terça-feira, 7 de maio de 2013

PARAIBA - GRANDES IDEIAS AI SIM EU DOU VALOR.

Estudantes de João Pessoa estão isentos de pagar ônibus na capital

sexta-feira, 12 de abril de 2013
Cerca de 55 mil estudantes da rede municipal de ensino de João Pessoa começaram a usufruir, nesta quinta-feira (11), da gratuidade do transporte público na capital. O Passe Livre, sistema oficializado pelo prefeito Luciano Cartaxo nessa quarta, funcionará a partir de um cadastro de todos os alunos de escolas públicas municipais, que receberão cartões carregados com duas passagens por dia letivo.

O benefício, porém, não poderá ser utilizado para passeios ou outras ocasiões. Para garantir o uso adequado do programa, a Prefeitura vai instalar equipamentos validadores em cada uma das instituições de ensino. O aluno receberá o crédito de uma passagem e, ao chegar na escola, haverá uma máquina onde ele deve confirmar sua presença e creditar o valor da passagem da volta para casa e do dia seguinte, para retornar à escola. Caso não vá para o colégio, a passagem daquele dia será descontada e, mais na frente, precisará ser paga.

De acordo com a Secretaria de Educação, a verificação da assiduidade dos alunos é um dos principais objetivos da concessão do benefício. Segundo o prefeito Luciano Cartaxo, a medida também ajuda a combater a evasão escolar. Após a instalação das máquinas que atestarão a presença dos alunos, a Prefeitura entregará um cartão exclusivo para o crédito das passagens. Enquanto o sistema completo não é implantado, o crédito está sendo colocado nos cartões de passe que os estudantes já possuem. 

O cadastramento dos alunos deve ser realizado diretamente nas escolas, que repassarão os dados à Associação das Empresas de Transportes Coletivos Urbanos de João Pessoa (AETC-JP). Pelo menos cinco unidades de ensino informaram o cadastramento completo de todos os alunos.

Por Vanessa Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário