terça-feira, 14 de maio de 2013

GRANDE RECIFE - TI TIP INAUGURA AGORA OFICIAL.

Terminal Integrado TIP deve ser inaugurado nesta quinta

População questiona a forma como o projeto foi conduzido

14/05/2013 01:40 - Laiziane Soares, da Folha de Pernambuco
Laiziane Soares/Cortesia
Apresentação do projeto reuniu representantes do Grande Recife Consórcio de Transporte e os moradores dos Curados
Como parte do projeto de mobilidade urbana da Região Metropolitana do Recife (RMR), entrará em operação no próximo sábado (18) o novo terminal do Sistema Estrutural Integrado (SEI), o terminal integrado TIP. A inauguração oficial está prevista para esta quinta-feira (16), mas data ainda pode sofrer alteração devido a agenda do governador, entre outros fatores técnicos. A informação foi confirmada durante a apresentação do projeto na noite desta segunda (13), em evento que reuniu representantes do Grande Recife Consórcio de Transporte e os moradores dos Curados II e III.
Além de atender as comunidades dos bairros do Curado II, Curado III, Curado IV e Curado IV, o novo terminal também vai integrar o Parque Capibaribe, comunidade de São Lourenço da Mata. Entre os benefícios apresentados durante a reunião estão: a redução das tarifas de todas as tarifas dos ônibus que atendem a população, que passará do anel D (R$ 2,75) para o anel A (R$ 2,25); ligação com toda a malha do SEI; acesso a toda a RMR; redução de volume no corredor, que terá um aumento na velocidade.
Apesar de a proposta visar a melhoria do serviço de transporte da região, a maioria dos moradores reprovou o projeto e, principalmente, a forma como ele foi planejado. Segundo o advogado Ivo Porto, de 29 anos,  a reunião para apresentar o projeto foi uma imposição. “No final das contas, não houve um debate. As propostas vieram prontas, não consultaram a comunidade, apenas apresentaram”, destacou.
O designer Lívia Cecília, de 25 anos, também viu reprovou o projeto do novo terminal. “Isso é uma falta de respeito com o usuário. Com um ônibus direto para o Centro nossa vida já é complicada. Passamos mais de uma hora para chegar ao Recife. Imagine só ter que esperar outra condução no TIP ou optar pelo metrô, que chega de Camaragibe lotado?”, indagou.
Na reunião, a Associação dos Moradores dos Curado II e III entregou um ofício, no qual solicitava a modificação de alguns itinerários e de algumas linhas que farão integração no novo terminal. Segundo o organizador da proposta, o estudante de Direito David Freitas, a ideia é “superar a situação caótica. “Todos os moradores acreditam que não haverá benefícios, e sim transtornos”, contou o universitário, que para elaborar o texto do ofício, consultou os comentários deixados pelos curtidores da página do Facebook “Trends do Curado”.
Entre as propostas da associação estão a utilização de veículos articulados em todos os horários e a possibilidade de viagens expressas nos horários de pico, como acontece no Terminal de Camaragibe.

8 comentários:

  1. Articulado?eu ouvi bem?o povo dos curados acha q tem demanda pra isso?estavam indo tão bem nas críticas ao projeto mas no final,deram uma senhora pisada na bola!NÃO TEM DEMANDA PARA ARTICULADO!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. LEONARDO-PE SÓ O TI TIP MOVIMENTARÁ DIA 70.000 MIL PESSOAS DIAS E SE ISSO NÃO É TER DEMANDA,SEI NÃO HEIM!

      Excluir
    2. só o Curado 4 tem 50 mil moradores.mas desses não tem sequer a metade usando ônibus.mas desculpas aos amigos,pois não sabia q iria ter essa demanda.pelo menos,se não ter articulado,bota os alongados!

      Excluir
  2. Abre o grupo de facebook, gosto de ver as opiniões do povo.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, pode copiar e colar, mas cola direito, da a fonte.

      Excluir
    2. ACHO QUE PRA CRITICAR TEM MUITOS COVARDES QUE NÃO SE MOSTRA,E OPIÃO ANONIMOS,E ENGRAÇADO VCS NÃO DEIXA DE VISITAR AQUI ,SEJA BEM VINDOS

      Excluir
    3. Mas é para ajudar você Jailson a dar mais qualidade ao seu blog

      Excluir