quarta-feira, 31 de julho de 2013

GRANDE RECIFE - Corredor Norte/Sul: retorno desativado na Agamenon Magalhães, próximo ao Memorial Arcoverde

Corredor Norte/Sul

 | TransporteMobilidadeTrânsito
secidA partir dessa segunda-feira (29) está desativado permanentemente o retorno da Agamenon Magalhães, localizado antes do Espaço Ciência, próximo ao Parque Memorial Arcoverde (sentido Olinda/Recife). Com a mudança, os motoristas que vêm de Olinda e desejam voltar para a cidade devem passar direto e utilizar o retorno localizado pouco antes do Shopping Tacaruna (uma distância de 2 km).

A intervenção será realizada com apoio de agentes de trânsito do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), a pedido da Secretaria das Cidades, que está dando continuidade à obra de implantação do Corredor Exclusivo de TRO (Transporte Rápido por Ônibus) com a construção de uma Estação no canteiro central da via, em frente ao Memorial Arcoverde. A área receberá tapumes para abrigar o canteiro de obras do Consórcio EMSA/ATERPA, responsável pela construção do Corredor.

Corredor Norte/Sul: A obra, com orçamento de R$ 151 milhões, está em andamento e já conta com mais de 67% executada. O corredor sai de Igarassu e segue até o centro do Recife, passando pelos municípios de Abreu e Lima, Paulista e Olinda. Ao longo de seu percurso, 33 estações estão sendo construídas. Será um percurso de 33,2 km que vai facilitar a vida de mais de 300 mil passageiros de ônibus que utilizam o trecho, sobretudo os usuários que utilizam os Terminais Integrados de Igarassu, Abreu e Lima, Pelópidas Silveira e PE-15. A obra é um compromisso do Governo do Estado para a Copa do Mundo, mas há um esforço do Governo para que ela seja entregue em março de 2014.

terça-feira, 30 de julho de 2013

GRANDE RECIFE - SAIU A PRIMEIRA PARTE DA LICITAÇÃO

Concluída primeira parte da licitação das linhas de ônibus

O consórcio Conorte venceu o lote referente ao corredor Norte-Sul, enquanto o Rodoviária Metropolitana apresentou o menor preço para o segundo lote, do Leste-Oeste

Publicado em 30/07/2013, às 12h14

Do JC Online

 / Foto: JC Imagem

Foto: JC Imagem

Desta vez, não deu deserta. Após o governo estadual jogar duro no relançamento da concorrência pública do serviço que transporta 2 milhões de pessoas por dia e movimenta R$ 60 milhões por mês, a licitação das linhas de ônibus do Sistema de Transporte Público de Passageiros da Região Metropolitana do Recife (STPP) terminou no final da manhã desta terça-feira (30) com resultados concretos.
O consórcio Conorte, formado pelas empresas Itamaracá, Cidade Alta e Rodotur, ganhou o processo licitatório do lote 1, que se refere ao corredor Norte-Sul. Já o lote 2, referente ao Leste-Oeste, foi vencido pelo consórcio Rodoviária Metropolitana, que apresentou o menor preço. São as mesmas empresas que já operavam os trechos.
O Grande Recife Consórcio Metropolitano de Transporte terá 15 dias para análise e julgamento das propostas apresentadas. O edital sofreu alterações após o fracasso da primeira licitação, quando nenhuma empresa apareceu. O Estado alterou três importantes pontos para evitar que a licitação desse novamente deserta (quando nenhum candidato se habilita para a disputa). O primeiro deles, e o mais emblemático pelo aspecto político, foi a divisão da concorrência pública em duas etapas.

Conheça as empresas que apresentaram menor preço para a licitação dos corredores de BRT no Recife.


Terminal da Macaxeira - Foto - Hélder Tavares DP/D.A.Press
Os lotes 1 e 2 da licitação dos corredores de ônibus do BRT (Bus Rapid Transit) da Região Metropolitana do Recife já estão com as empresas classificadas com o critério de menor preço. O lote 1, que corresponde ao corredor Norte/Sul, entre Igarassu e Recife com 33,2 km de extensão e 33 estações de embarque e desembarque, deve ficar nas mãos do consórcio Conorte, formado pelas empresas de ônibus: Itamaracá, Cidade Alta e Rodotur.
Já o lote 2 referente ao corredor Leste/Oeste, entre Camaragibe e Recife com 12 km de extensão, teve como menor proposta de preço, segundo o Grande Recife Consórcio de Transporte Metropolitano, a empresa Rodoviária Metropolitana.
Dentro de 15 dias haverá análise das propostas técnicas e no dia 13 de agosto ocorrerá a classificação provisória e a abertura da habilitação propriamente dita.
Os outros cinco lotes devem ser licitados em uma segunda etapa, prevista para o dia 30 de agosto deste ano, sendo eles o corredor da José Rufino e Abdias de Carvalho; Mascarenhas de Moraes; Rosa e Silva, Rui Barbosa e Avenida Norte; Beberibe e Presidente Kennedy; Domingos Ferreira e BR-101 Cabo/Ipojuca. Segundo o governo, o custo estimado para a prestação de serviço nos sete lotes é de R$ 15 bilhões, sendo que os dois primeiros têm uma previsão de R$ 4,5 bilhões ao ano.
A licitação passou por mudanças também em seu modelo, que passa a se basear apenas na menor remuneração, seguindo sugestão do Tribunal de Contas do Estado (TCE), embora sejam exigidos a comprovação de capacidade técnica operacional das empresas. Os vencedores do edital terão direito de exploração de 15 anos, renováveis por mais cinco.
Os requisitos e indicadores de qualidade foram mantidos no novo edital, que coloca a idade média máxima da frota em três anos e meio para ônibus convencionais e oito anos para os articulados e TROs, sendo que cada veículo convencional só poderá rodar por até sete anos, enquanto os articulados, por dez anos.
O processo licitatório exige ainda que as linhas de TRO atuem com ar-condicionado até junho de 2014 e que as linhas ‘troncais’ contem com o equipamento até junho de 2015. O Grande Recife Consórcio de Transporte ainda estuda como estender para o resto da frota o benefício. O edital pode ser conferido na página do Grande Recife.
Sistema de monitoramento

O Grande Recife abriu também licitação para o Sistema Inteligente de Monitoramento da Operação (Simop), publicado no Diário Oficial no dia 14 de junho. Estimado em R$ 53,7 milhões, o processo deve ser concluído até agosto.

A licitação prevê a implantação de computadores de bordo em toda a frota do Sistema, a fim de otimizar a gestão e conseguir passar à população uma previsão real dos horários dos ônibus. As informações do processo também podem ser consultadas na página do Grande Recife

GRANDE RECIFE - O MAIOR SHOW DO MUNDO NA ARENA PERNAMBUCO E SUA MOBILIDADE.



  • Ônibus durante toda a madrugada e metrô com horário antecipado para o evento
  • ÔNIBUS:
    O público que decidir ir até a área da Arena de ônibus devem optar pelas linhas Conde da Boa Vista-TIP (Linha 346); Derby - TIP (Linha 347), Caxangá-TIP (Linha 302) Jaboatão-TIP (Linha 219), Aeroporto-TIP (linha 370) e São Lourenço da Mata-TIP (linha 410).
    As linhas da Conde da Boa Vista, Derby e Caxangá funcionarão com ônibus saindo de cinco em cinco minutos durante toda a madrugada do festival.
    Já as linhas Jaboatão, Aeroporto e São Lourenço da Mata funcionarão até às 23h. As passagens custam R$ 2,15.
    Também todas as linhas com destino aos Terminais Integrados podem ser utilizadas, já que a partir dos TIs o público terá acesso, de metrô, ao TIP, até às 23h.
    Ao desembarcar no Terminal Integrado de Passageiros (TIP), ônibus exclusivos estarão fazendo o expresso TIP até entrada da Arena Pernambuco com passagem também a R$ 2,15.
    Na volta ônibus ligarão a ARENA ao TIP, com venda de passagens antecipada, com locais de venda no TIP e na Arena.
    METRÔ:
    O metrô funcionará, no sábado, até às 23h levando o público até o TIP. A passagem custará R$ 1,60. A grande novidade neste transporte é a antecipação do horário de abertura na madrugada de sábado (3) para domingo (4). Em vez de voltar a funcionar apenas às 5h da manhã, o metrô abrirá a partir das 3h da manhã, em operação especial, com viagens expressas entre o TIP e TI RECIFE (sem paradas nas estações) entre 3h e 5h, neste horário haverá ônibus ligando o TI Recife ao Terminal Cais de Santa Rita, de onde partem as linhas do bacurau.
    TÁXI:
    Os táxis do Recife e de São Lourenço da Mata poderão circular livremente entre as cidades levando e buscando passageiros para a Arena Pernambuco. A resolução foi uma parceria entre a Prefeitura do Recife com a Prefeitura de São Lourenço da Mata.
    Outra opção é o agendamento de táxis à Arena Pernambuco já a partir desta segunda-feira (29) na empresa Teletaxi, devido a convênio entre a produção do evento e a empresa para atender o público do evento.
    TRANSPORTE PRIVADO:
    A Itaipava Arena Pernambuco possui 4.700 vagas de estacionamento. A área já vem sendo utilizada nos jogos do Náutico, diferente do padrão apresentado durante a Copa das Confederações em que a FIFA não utilizou o estacionamento. Os pontos de venda antecipada serão divulgados em breve. O preço varia de R$ 10 (motos) a R$ 100 (ônibus).
    Como chegar: O acesso preferencial à Arena é pela BR 408. Vindo da zona Norte(Avenida Norte, 17 de agosto ou Abdias de Carvalho) o percurso passa pela BR 101 e BR 232. São cerca de 20 minutos. A partir da zona Sul o caminho pode ser feito pela Avenida Recife, BR 101 e 232. O tempo médio também é de 20 a 30 minutos.
    Se você ainda não comprou, CLIQUE AQUI ou vá correndo até uma das Óticas Diniz e compre seu ingresso antes que acabe.

    GRANDE RECIFE - Maxibus Dolphin Agrale SERIA UMA BOA OPÇÃO DAS LINHAS COMPLEMENTARES DO GRANDE RECIFE ,ONDE A POPULAÇÃO SOFRE COM MICRO-ÔNIBUS PEQUENOS E LOTADOS.


    Descasos no Transporte Complementar 

    Escrito por Carlos H Silva Gente, venho postar esse tópico para manifestar minha insatisfação (e acredito que de diversos usuários) com as vans do transporte Complementar no Recife. Além do tamanho pequeno, esses veículos costumam andar lotados e sempre dispostos a colocar "mais um" passageiro.

    Pessoas um pouco mais altas sofrem com o tamanho baixo de alguns veículos que possuem apenas uma porta, e isso causa desconforto, mau estar e confusão entre os passageiros. No nosso caso específico, falamos da linha JD. Planalto/ Shopping, que acabou absorvendo os usuários da linha 360- Totó/ Boa Viagem, por causa do pouco número de ônibus (vamos ver se agora com a passagem A o Grande recife vai aumentar o número de veículos).

    Enfim, gostaria que comentassem como anda o serviço desse transporte em suas comunidades, e a quem podemos reclamar sobre os abusos cometidos por esse tipo de transporte.

    segunda-feira, 29 de julho de 2013

    GRANDE RECIFE - ONIBUS HIBRIDO DEFINITIVO AGORA.

    Ônibus com baixa emissão de poluentes vai circular no Recife em setembro

     

    O ônibus híbrido possui uma tecnologia de baixa emissão de carbono, ou seja, é um meio de transporte verde

    Publicado em 29/07/2013, às 15h33

    Primeiro ônibus híbrido do Estado é lançado no Recife

    Geraldo: “Necessitamos de uma prestação de serviço moderna, com inovação e voltada para a economia verde”. (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)
    Soluções para os problemas da cidade que envolvam projetos em energia limpa integram o programa de governo da Prefeitura do Recife. No mês dedicado ao Meio Ambiente, a PCR e o Estado colocaram em teste o primeiro ônibus elétrico híbrido de Pernambuco. O prefeito Geraldo Julio participou, nesta quinta-feira (13), da primeira viagem do veículo, que fará atendimento especial ao público na Copa das Confederações, nos dias 16, 19 e 23 de junho. Nos demais dias do mês, o ônibus fará o percurso de linha CDU/Caxangá/Boa Viagem.
    A tecnologia permite que o ônibus híbrido seja movido através de energia limpa, gerada por biocombustíveis e por baterias do Grupo Moura, sem emissão de gás carbônico. Também participam do projeto empresas com a Mercedes, que fabricou o motor gerador veicular; Weg, que construiu o motor elétrico; e Electra, responsável por desenvolver a tecnologia híbrida. Equipado com ar condicionado, o veículo tem capacidade para 28 passageiros sentados.


    De acordo com o prefeito, a questão do meio ambiente deve ocupar papel de destaque em um novo conceito de modernidade para todas as cidades. “Já está mais do que provado; não existe vida sem a melhoria da sustentabilidade. O ato de hoje está vinculado à essa essência que vivemos hoje em todo o mundo. Necessitamos de uma prestação de serviço moderna, com inovação e voltada para a economia verde. Tenho esperança que, um dia, um projeto como esse seja possível em todas as cidades do mundo”, pontuou Geraldo Julio.

    O ônibus híbrido é movido através de energia limpa, gerada por biocombustíveis. (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)
    PERCURSO – Após a apresentação da tecnologia, o prefeito Geraldo Julio, o secretário estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Sérgio Xavier, o presidente do Grande Recife Consórcio de Transporte, Nelson Menezes, e representantes das empresas fabricantes fizeram um percurso no ônibus híbrido. O trajeto saiu do edifício-sede da PCR e seguiu para o Marco Zero, retornando depois à PCR.
    Para Sérgio Xavier, a “iniciativa será de muito sucesso e o Recife, mais uma vez, se insere em um projeto de ponta, que tem tudo para dar certo”. João Braga, secretário municipal de Mobilidade e Controle Urbano, classificou a experiência como fundamental para o avanço da cidade. “Vamos dar continuidade à essa parceria entre o município e Estado para o bem da população, que só tem a ganhar com isso”, comentou.
    Diretor-presidente do Grupo Moura, Paulo Salles se mostrou entusiasmado com o lançamento do projeto e com o bem que ele pode proporcionar à população. “Atualmente, todo o desenvolvimento deve ser pensado na lógica da sustentabilidade e é isso que estamos fazendo quando lançamos um projeto como este”, afirmou.
    - See more at: http://www2.recife.pe.gov.br/primeiro-onibus-hibrido-do-estado-e-lancado-no-recife/#sthash.yLQDLgdP.dpuf

    Do JC Online

    O Recife vai ganhar, a partir de Setembro, mais viagens do ônibus elétrico híbrido, veículo que têm baixa emissão de gases poluentes. A iniciativa das secretarias das cidades e recursos hídricos da prefeitura do Recife, vai alternar as linhas nas quais o ônibus vai operar.
    O ônibus híbrido possui uma tecnologia de baixa emissão de carbono, ou seja, é um meio de transporte verde. O seu mecanismo permite que o veículo tenha autonomia para gerar a energia necessária para se locomover, contando com a ajuda de um motor movido a biodiesel para dar partida e recarregando a bateria durante as pausas.
    Em junho, no primeiro momento o ônibus fez, durante duas semanas, o percurso da linha 040 (Cidade Universitária/Boa Viagem/Derby/Cidade Universitária), além de ter realizado atendimento especial ao público daCopa das Confederações, nos dias 16, 19 e 23 de junho, fazendo o trecho do Estacionamento Parqtel a Arena da Copa.
     

    Primeiro ônibus híbrido do Estado é lançado no Recife

    Geraldo: “Necessitamos de uma prestação de serviço moderna, com inovação e voltada para a economia verde”. (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)
    Soluções para os problemas da cidade que envolvam projetos em energia limpa integram o programa de governo da Prefeitura do Recife. No mês dedicado ao Meio Ambiente, a PCR e o Estado colocaram em teste o primeiro ônibus elétrico híbrido de Pernambuco. O prefeito Geraldo Julio participou, nesta quinta-feira (13), da primeira viagem do veículo, que fará atendimento especial ao público na Copa das Confederações, nos dias 16, 19 e 23 de junho. Nos demais dias do mês, o ônibus fará o percurso de linha CDU/Caxangá/Boa Viagem.
    A tecnologia permite que o ônibus híbrido seja movido através de energia limpa, gerada por biocombustíveis e por baterias do Grupo Moura, sem emissão de gás carbônico. Também participam do projeto empresas com a Mercedes, que fabricou o motor gerador veicular; Weg, que construiu o motor elétrico; e Electra, responsável por desenvolver a tecnologia híbrida. Equipado com ar condicionado, o veículo tem capacidade para 28 passageiros sentados.


    De acordo com o prefeito, a questão do meio ambiente deve ocupar papel de destaque em um novo conceito de modernidade para todas as cidades. “Já está mais do que provado; não existe vida sem a melhoria da sustentabilidade. O ato de hoje está vinculado à essa essência que vivemos hoje em todo o mundo. Necessitamos de uma prestação de serviço moderna, com inovação e voltada para a economia verde. Tenho esperança que, um dia, um projeto como esse seja possível em todas as cidades do mundo”, pontuou Geraldo Julio.

    O ônibus híbrido é movido através de energia limpa, gerada por biocombustíveis. (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)
    PERCURSO – Após a apresentação da tecnologia, o prefeito Geraldo Julio, o secretário estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Sérgio Xavier, o presidente do Grande Recife Consórcio de Transporte, Nelson Menezes, e representantes das empresas fabricantes fizeram um percurso no ônibus híbrido. O trajeto saiu do edifício-sede da PCR e seguiu para o Marco Zero, retornando depois à PCR.
    Para Sérgio Xavier, a “iniciativa será de muito sucesso e o Recife, mais uma vez, se insere em um projeto de ponta, que tem tudo para dar certo”. João Braga, secretário municipal de Mobilidade e Controle Urbano, classificou a experiência como fundamental para o avanço da cidade. “Vamos dar continuidade à essa parceria entre o município e Estado para o bem da população, que só tem a ganhar com isso”, comentou.
    Diretor-presidente do Grupo Moura, Paulo Salles se mostrou entusiasmado com o lançamento do projeto e com o bem que ele pode proporcionar à população. “Atualmente, todo o desenvolvimento deve ser pensado na lógica da sustentabilidade e é isso que estamos fazendo quando lançamos um projeto como este”, afirmou.
    - See more at: http://www2.recife.pe.gov.br/primeiro-onibus-hibrido-do-estado-e-lancado-no-recife/#sthash.yLQDLgdP.dpuf

    Primeiro ônibus híbrido do Estado é lançado no Recife

    Geraldo: “Necessitamos de uma prestação de serviço moderna, com inovação e voltada para a economia verde”. (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)
    Soluções para os problemas da cidade que envolvam projetos em energia limpa integram o programa de governo da Prefeitura do Recife. No mês dedicado ao Meio Ambiente, a PCR e o Estado colocaram em teste o primeiro ônibus elétrico híbrido de Pernambuco. O prefeito Geraldo Julio participou, nesta quinta-feira (13), da primeira viagem do veículo, que fará atendimento especial ao público na Copa das Confederações, nos dias 16, 19 e 23 de junho. Nos demais dias do mês, o ônibus fará o percurso de linha CDU/Caxangá/Boa Viagem.
    A tecnologia permite que o ônibus híbrido seja movido através de energia limpa, gerada por biocombustíveis e por baterias do Grupo Moura, sem emissão de gás carbônico. Também participam do projeto empresas com a Mercedes, que fabricou o motor gerador veicular; Weg, que construiu o motor elétrico; e Electra, responsável por desenvolver a tecnologia híbrida. Equipado com ar condicionado, o veículo tem capacidade para 28 passageiros sentados.


    De acordo com o prefeito, a questão do meio ambiente deve ocupar papel de destaque em um novo conceito de modernidade para todas as cidades. “Já está mais do que provado; não existe vida sem a melhoria da sustentabilidade. O ato de hoje está vinculado à essa essência que vivemos hoje em todo o mundo. Necessitamos de uma prestação de serviço moderna, com inovação e voltada para a economia verde. Tenho esperança que, um dia, um projeto como esse seja possível em todas as cidades do mundo”, pontuou Geraldo Julio.

    O ônibus híbrido é movido através de energia limpa, gerada por biocombustíveis. (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)
    PERCURSO – Após a apresentação da tecnologia, o prefeito Geraldo Julio, o secretário estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Sérgio Xavier, o presidente do Grande Recife Consórcio de Transporte, Nelson Menezes, e representantes das empresas fabricantes fizeram um percurso no ônibus híbrido. O trajeto saiu do edifício-sede da PCR e seguiu para o Marco Zero, retornando depois à PCR.
    Para Sérgio Xavier, a “iniciativa será de muito sucesso e o Recife, mais uma vez, se insere em um projeto de ponta, que tem tudo para dar certo”. João Braga, secretário municipal de Mobilidade e Controle Urbano, classificou a experiência como fundamental para o avanço da cidade. “Vamos dar continuidade à essa parceria entre o município e Estado para o bem da população, que só tem a ganhar com isso”, comentou.
    Diretor-presidente do Grupo Moura, Paulo Salles se mostrou entusiasmado com o lançamento do projeto e com o bem que ele pode proporcionar à população. “Atualmente, todo o desenvolvimento deve ser pensado na lógica da sustentabilidade e é isso que estamos fazendo quando lançamos um projeto como este”, afirmou.
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    sábado, 27 de julho de 2013

    GRANDE RECIFE - ACIDENTE GRAVE ÔNIBUS.


    Colisão entre dois ônibus deixa trânsito complicado no centro do Recife

    Publicado em 27.07.2013, às 09h13

    jc  transito 
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    O acidente envolveu dois coletivos da empresa Caxangá
    Foto: João Carvalho/Jornal do Commercio

    Do JC Trânsito
    ATUALIZADA ÀS 19H20

    Uma colisão envolvendo dois ônibus da empresa Caxangá deixou o trânsito complicado na manhã deste sábado (27), no Centro do Recife. O acidente aconteceu por volta das 7h no cruzamento da Rua do Imperador com a Rua Siqueira Campos, no bairro de Santo Antônio, na área central da capital pernambucana. Com o impacto, cinco pessoas ficaram feridas.
    O motorista de um dos veículos, Valdson Carneiro da Silva, o cobrador, José Carlos e uma passageira foram encaminhados para o Hospital da Restauração, no Derby, também na área central do Recife. Outros dois passageiros, não identificados, foram atendido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

    Um dos coletivos ficou completamente destruído. Somente à tarde o trânsito só foi liberado an Rua Siqueira Campos.

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    quarta-feira, 24 de julho de 2013

    GRANDE RECIFE - OBRAS DO CORREDOR BR 101 NORTE JÁ INICIOU ESTE MÊS.

    A Secretaria das Cidades inicia as obras de construção da Estação Cruz de Rebouças, que ficará localizada no Corredor Exclusivo da BR 101(Norte). Devido a essa atividade, o Grande Recife irá alterar o itinerário de algumas linhas de ônibus que trafegam naquela localidade. 

    Os veículos que seguem no sentido Abreu e Lima/Igarassu, ao fazer o retorno (localizado em frente à Oficina Humberto Carros e Rodas) deverão acessar a pista de tráfego misto, percorrendo cerca de 2 km. Após esse caminho, os veículos poderão retornar ao corredor exclusivo de ônibus no retorno que fica em frente ao posto de combustível Cassino e ao Hotel L’amour. 

    Já os ônibus que seguem no sentido Igarassu/Abreu e Lima, ao fazer o retorno que fica em frente ao posto de combustível Cassino e em frente ao Hotel L’Amour, deverão acessar a pista de trafego misto, percorrendo cerca de 2 km. Após esse caminho, os veículos poderão retornar ao corredor exclusivo de ônibus, no retorno localizado em frente à Oficina Humberto Carros e Rodas. 

    As obras têm previsão de três a quatro meses de duração. Em caso de dúvidas, o Consórcio disponibiliza a Central de Atendimento ao Cliente, no 0800 081 0158.

    Informações: Sec. das Cidades

    terça-feira, 23 de julho de 2013

    GRANDE RECIFE - GRUPO MASCARELLO GANHOU A LICITAÇÃO POR 129.000.000,00

    NAO SE SABE O TAMANHO SE 18M OU 23 METROS



    Mascarello ganha disputa acirrada para os fornecer os ônibus para os corredores Norte/Sul e Leste/Oeste.


    Desde o mês de abril deste ano que o Governo do Estado de Pernambuco abriu  licitação para a compra de 180 veículos tipo BRT´s ( Transporte Rápido por Ônibus), esse esquema do governo deu-se no caso da licitação das linhas de ônibus STPP-RMR falhar, e isso não interromper o pleno funcionamento do mesmo na Copa do Mundo de 2014.
    Em abriu a licitação foi adiada, mais agora em julho ela veio com tudo, ontem 23/07/2013 foi á disputa de preços, e com o lance mínimo, a Mascarello Carrocerias de Ônibus LTDA deu o lance vencedor.
    Entenda mais como funciona a licitação.
    É como se fosse um leilão; as empresas interessadas vão dando seus lançes, e o mais barato vence. Exemplo: o Governo deu como valor referência o preço de: 137 Milhões todos os 180 ônibus BRT´s. olhe a Tabela abaixo. 
    O Primeiro lance foi da Marcopolo S/A; 162 milhões, seguido pela Gotemburgo Veículos com o mesmo preço, e assim sucessivamente até chegar o lance com o preço mais baixo. O lance vencedor foi o da Mascarello de 129 milhões.

    Dentro desse preço o governo pede seus requisitos para o veículo, que é ar condicionado, câmeras de seguranças, quantidade de portas, piso, motorização, estilo das bancadas, espelhos retrovisores, entre outros. Estes contidos do edital da licitação.
    Há uma especulação sobre o tamanho do veículo se é 18.60m ou 23m, é muito  provável que seja o de 18.60m, pois quem ganhou a licitação foi a Mascarello, então ela que vai escolher o chassi/motorização que usar, é obvio que ela vai no mais barato pra ela, mais claro dentro dos padrões exigidos pelo governo.
    A licitação está na fase de Aceitabilidade, o resultado será divulgado no dia 26/07/2013 ás 09:30h.  Participaram desta licitação: ‎
    MARCOPOLO  S‎/‎A‎,
    COMIL ONIBUS S‎.‎A‎.,
    Nordeste Automotores Norasa ‎Ltda‎,
    Mascarello ‎- ‎Carrocerias e ‎Onibus Ltda,
    ‎SAN MARINO ONIBUS E ‎IMPLEMENTOS LTDA,
    DIVENA LITORAL VEICULOS ‎LTDA‎,
    GOTEMBURGO VEÍCULOS ‎LTDA,
    ‎MAN LATIN AMERICA ‎INDUSTRIA E COMERCIO DE VEICULOS LTDA,
    Scania Latin America LTDA‎.

    quinta-feira, 18 de julho de 2013

    GRANDE RECIFE - ESSES ENGENHEIROS NO DIA DA MUDANÇA EU DEI ESTA IDEIA,MAS DICERAM ASSIM: ESTUDAMOS A MELHOR FORMA E ESTA SENDO CUMPRIDO O PROCEDIMENTO.

    Mais uma faixa liberada na Real da Torre

    Publicado em 18.07.2013, às 08h07


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    Mudança no trânsito na Rua Real da Torre tenta amenizar o tráfego local
    Foto: Mariana Dantas/NE10

    Do JC Trânsito Mais uma mudança foi realizada na Rua Real da Torre, na Madalena, Zona Oeste do Recife. Dessa vez veio para ajudar o tráfego no local. Duas das quatro faixas no trecho da Real da Torre que liga a Rua José Osório à Avenida Caxangá foram liberadas para ônibus, moradores e comerciantes.
    Outra determinação é que os coletivos que vêm pela Real da Torre só devem seguir em frente, e não mais à direita na José Osório, como era a proposta inicial.
    Quatro agentes da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) estão no cruzamento da José Osório com a Caxangá orientando os motoristas. Segundo informações da CTTU, novas modificações serão feitas nos próximos dias na região para melhorar o tráfego e atender à demanda de veículos com a volta às aulas.
    OBRAS DO TÚNEL DA ABOLIÇÃO - As mudanças no trânsito na Rua Real da Torre, no bairro da Madalena, por conta das obras do Túnel da Abolição, deixou o trânsito complicado para quem usa o transporte coletivo.

    domingo, 14 de julho de 2013

    GRANDE RECIFE - Prevenido, governo de PE lança edital para compra de 180 BRTs sem esperar a licitação das linhas de ônibus

    Publicado em 12/07/2013, Às 17:45

    BRT

    Por Fernando Castilho
    Da coluna JC Negócios
    Por até R$ 135 milhões, o governo de Pernambuco está disposto a comprar 180 ônibus BRTs para os Corredores Norte-Sul e Leste-Oeste, aposta para a mobilidade da Região Metropolitana do Recife da RMR, que são objetos do primeiro lote das licitações dos novos operadores do Sistema de Transporte Público de Passageiros, aberta dia 27 pelo Consórcio Grande Recife.
    O edital de Pregão Eletrônico (Nº 030/2013) com as exigências foi publicado na terça-feira (9/7) com prazo de apresentação de propostas para o dia 23. Pelo edital, a Secretaria de Administração se dispõe a comprar os 180 veículos num lote único divididos em dois itens. Um de 92 ônibus (que devem ser utilizados para o corredor Norte-Sul) ao preço de até R$ 69 milhões e outro de 88 veículos (para o corredor Leste-Oeste) ao preço de até R$ 66 milhões.
    O edital não vincula a compra à operação ou à licitação em aberto, mas segundo o secretário das Cidades, Danilo Cabral, estão relacionados, pois os ônibus estão sendo adquiridos para utilização das empresas vencedoras na futura operação. Cabral revelou que o governo está se antecipando, pois a produção dos BRTs exige o prazo mínimo de seis meses. Desta forma, a compra seria uma antecipação de contratação do equipamento para que as futuras operadoras dos corredores possam colocar o modal exigido no edital quando ele estiver concluído em 2014.
    A decisão do governo do Estado de “bancar” a compra dos ônibus BRTs para os futuros corredores da cidade revela a aposta na existência de interessados nos dois lotes já abertos da licitação do Grande Recife Consórcio e que, escolhidos os vencedores, eles aceitarão o repasse do pacote negociado, transferindo a compra para cada um dos operadores. Segundo esclarecimento do Consórcio Grande Recife, no edital de licitação da concessão das linhas do STPP já está previsto que os ônibus serão repassados pelo preço de nota fiscal ao operador.
    O Consórcio também esclarece que a decisão vem exatamente no sentido de garantir que os corredores entrem em operação no tempo previsto devido ao tempo de fabricação. O Consórcio Grande Recife informou que, quanto aos recursos que serão gastos na compra, caberá ao Estado viabilizar os recursos, caso necessário, para a aquisição dos veículos. No edital, o custo máximo operacional do corredor Norte-Sul é R$ 1,677 por passageiro. No Leste-Oeste ele baixa para R$ 1,409. E estima o valor máximo de cada BRT em R$ 702 mil.

    Postado por Roberta Soares

    sexta-feira, 12 de julho de 2013

    GRANDE RECIFE - TORINOS 2014 G12


    Seria o novo ônibus global da Marcopolo?
    Postado por: Jerry Souza em 12/07/2013 - 21:21:03



    Clicado pela primeira vez por Marcio Bruxel, o publicitário Emerson Carlos trabalha em cima da imagem em Março/ 2013. Em julho aparece no site da Superpolo a foto oficial do carro, produzido na Colômbia.

    Com o tema "Integração é a chave da Competitividade Global", a Marcopolo convocou suas empresas coligadas ao redor do mundo para a discussão, na sede da empresa em Caxias do Sul/ RS, em junho de 2013. Além das palestras sobre o tema, os participantes visitaram a fábrica em Ana Rech e Planalto, e conheceram o lançamento dos PROJETOS GLOBAIS (como o desenvolvimento de modelos de ônibus globais) e a identificação da marca Marcopolo através do design.
    Esse encontro dá uma amostra, uma perspectiva, dos novos rumos que a Marcopolo deve tomar nos próximos anos em termos de estratégias de produtos.

    Em teste desde março/ 2013, o empresário Marcio Bruxel (Transexpress tur) clicou as primeiras fotos do modelo encoberto por máscaras de um desses PROJETOS GLOBAIS, oferecido nesse momento da Colômbia.
    Onibus Magazine pediu para o especialista e publicitário Emerson Carlos (Idea Publicidade) para dar uma suposta aparência ao novo carro, que finalmente apareceu no site da Superpolo (http://www.marcopolo.com..../produto/padron). Acertamos na mosca.

    Porém um novo carro, um suposto Torino, continua circulando e clicado dessa vez por Michel Santos, em julho/ 2013.
    Seria dessa vez a aposentadoria do vovô Torino, precisando de uma renovação em seu último design lançado em 2007?

    Confira a matéria original na Onibus Magazine 02, na versão online:
    http://issuu.com/revistao...site_edicao_002


    Helios apresenta novos MASCARELLO ROMA 370 e inaugura sua nova sede em Carazinho RS

    Postado por: Jerry Souza em 28/06/2013 - 16:16:55



    foto noturna de João H.Z. Lemos.
    Na quinta-feira, dia 27 de junho de 2013, a empresa Helios de Carazinho RS, apresentou seus novos carros MARCARELLO ROMA 370. Sendo 6 unidades mercedes-Benz O-500RSD 2436 e 3 Scania K-360IB 6x2, o evento contou com a presença de autoridades, clientes , fornecedores e diretores da Helios, além dos representantes da Mascarello no RS, Radanez Velho e Ricardo A. Senger.
    Estiveram presentes também os representantes da Scania/ Suvesa, Sr. Alexandre e o representante da MBB Sr. Rubens.
    Com essa apresentação oficial, os novos carros passam a rodar na linha Erechim RS x Santa Maria RS em caráter provisório até que sejam locados nas linhas de longa distancia da empresa.
    Acompanhe a historia da empresa e os detalhes dessa nova fase na revista Onibus Magazine 03/ junho/ 2013, já enviada aos assinantes.


    quinta-feira, 11 de julho de 2013

    GRANDE RECIFE - TÚNEL ABOLIÇÃO AGORA SAI... INTERDIÇÃO.

    JC TRÂNSITO // INTERDIÇÕES

    Trânsito será alterado no bairro da Madalena para obras de construção do Túnel da Abolição

    Publicado em 11.07.2013, às 16h42


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    Três faixas da Rua Real da Real da Torre, entre o cruzamento com a Rua José Osório e Av. Caxangá serão interditadas
    Foto: Alexandre Godim/JC Imagem

    Do JC Trânsito
    Três faixas da Rua Real da Real da Torre, entre o cruzamento com a Rua José Osório e Av. Caxangá, terá o acesso limitado de veículos a partir das 00h deste sábado (13). A medida é devido ao início da cravação das estacas para construção do Túnel da Abolição, localizado ao lado do Museu de mesmo nome.
    Os motoristas que desejarem cruzar a Av. Caxangá ou seguir para a Rua Benfica, pela Rua Real da Torre, serão obrigados a desviar na Rua José Osório e retornar pela Av. Caxangá. Apenas os moradores, comerciantes e o transporte publico terá acesso ao trecho que estará em obras, por uma das faixas que ficará livre. O acesso ao comércio local será permitido com saídas pelas ruas Lopes de Carvalho, 19 de Novembro ou Av. Caxangá.
    A cravação será iniciada pela Real da Torre, depois segue pela a Rua João Ivo da Silva e por fim será feita no cruzamento da Caxangá. Após essa fase, que deve durar cinco meses, será feita a escavação e o assentamento da laje de cobertura do Túnel.
    Além da cravação das estacas, as quatro faixas da João Ivo da Silva, onde foram demolidos os imóveis, serão pavimentadas. Para orientar os motoristas sobre as mudanças no trânsito, a Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), Batalhão de Trânsito (BPTran), Detran e o Consórcio Grande Recife vão atuar para orientar os motoristas e usúarios do transporte do publico.
    Durante as obras, as vias estarão sinalizadas e guardas municipais também vão orientar o tráfego nas redondezas. Divulgadores também estarão circulando em vias próximas, nos semáforos, com faixas e panfletos informando aos motoristas sobre a obra e as vias alternativas.
    TÚNEL DA ABOLIÇÃO - É um obra que está sendo feita com o objetivo de desafogar o trânsito na Zona Norte do Recife. O túnel terá 287 metros de extensão e nove de largura, com três faixas de rolamento num sentido único. Ele vai ter início na Rua Real da Torre, ao lado do Museu da Abolição, vai passar por baixo do encontro entre a Rua Benfica e a Avenida Caxangá e sairá pela Rua João Ivo da Silva. A previsão é que esteja pronto em janeiro de 2014.

    GRANDE RECIFE - Eduardo Campos e Geraldo Julio pedem até R$ 6,4 bilhões ao Governo Federal


    POSTADO ÀS 12:12 EM 10 DE JULHO DE 2013
    Foto: Humberto Pradera/Divulgação
    Em reunião na manhã desta quarta-feira (10) com os ministros Aguinaldo Ribeiro, das Cidades, e Miriam Belchior, do Planejamento, o governador Eduardo Campos e o prefeito do Recife Geraldo Julio apresentaram uma lista de projetos que as duas gestões possuem para a área de mobilidade. As medidas demanda recursos que variam entre R$ 4,4 bilhões e R$ 6,4 bilhões.

    Se aprovadas as reivindicações, o principal projeto deverá ser a implantação de um equipamento de transporte público de massa a ser implantado na Avenida Norte. Os socialistas apresentaram duas opções aos ministros: a criação de uma linha do metrô, que custaria R$ 4,1 bilhões, ou a construção de um monotrilho de nove quilômetros, orçado em R$ 2,1 bilhões.
    Na lista de propostas levada pelos dois gestores consta também a colocação de um sistema de Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) no Centro do Recife e na Avenida Conselheiro Aguiar e a implantação dos Bus Rapid Service (BRS) nas Avenidas Abdias de Carvalho, Mascarenhas de Moraes, Domingos Ferreira e Beberibe. Também foi levado para análise a implantação de um novo corredor fluvial, integrado aos projetos já em curso.
    Na apresentação, também foram apresentadas ações de mobilidade no interior do Estado. Em Caruaru, pode haver a implantação de BRT, num valor de R$ 187 milhões. Já em Petrolina, também pode ser construído 4,8 quilômetros de VLT, o que custaria R$ 85 milhões.
    A reunião com Eduardo Campos e Geraldo Julio foi a última de uma rodada realizada com governadores e prefeitos de capitais de oito Estados para discutir projetos de mobilidade urbana. No dia 24 de junho, a presidente Dilma Rousseff (PT) anunciou um pacote de R$ 50 bilhões para obras de mobilidade em todo o Brasil. A medida foi tomada como resposta a onda de protestos ocorrida no país.
    Conheça os projetos e os custos de cada obra.

    Avenida Norte

    Metrô: R$ 4,1 bilhões
    Monotrilho (9 Km): R$ 2,1 bilhões

    VLT

    Centro do Recife (8,6 Km): R$ 1,02 bilhão
    Avenida Conselheiro Aguiar (9Km): R$ 1,08 bilhão
    BRS

    Av. Abdias de Carvalho (5,5 Km): R$ 5,5 milhões
    Av. Mascarenhas de Moraes (8 Km): R$ 8 milhões
    Av. Domingos Ferreira (11,5 Km): R$ 11,5 milhões
    Av. Beberibe (3,5 Km): R$ 3,4 milhões
    Ações complementares de recuperação de pavimento: R$ 67,2 milhões

    Corredores Fluviais

    Corredor Fluvial Sul e integração dos corredores Norte e Oeste (R$ 172 milhões)
    Caruaru

    BRT: R$ 187 milhões

    Petrolina

    VLT (4,8 Km): R$ 85 milhões

    GRANDE RECIFE - CTTU pode bloquear vias do Recife durante protesto de trabalhadores


    POSTADO ÀS 13:12 EM 11 DE Julho DE 2013
    Foto: Edmar Melo/JC Imagem
    Na manhã desta quinta-feira (11), o secretário de Mobilidade e Controle Urbano do Recife confirmou a possibilidade de bloqueio de algumas vias na região central do Recife durante o protesto marcado para o início da tarde por sete centrais sindicais. A CTTU, inclusive, já está de sobreaviso. "Se espera que a partir das 14h nós tenhãmos que fazer alguns desses bloqueios", disse.

    "[O bloqueio] é para o carro não ficar preso", afirmou. "Você faz o bloqueio para garantir a circulação dos ônibus e aquelas pessoas que queiram se dirigir para os subúrbios ou para outras partes da cidade têm que andar um pouco mais", resumiu.

    Hoje, o esquema de mobilidade a ser adotado pela PCR foi classificado pelo secretário como sempre "o de sempre". Ele afirmou ainda que a prefeitura já criou uma rotina para lidar com a série de protestos que têm acontecido na cidade desde junho.

    Ouça o áudio da entrevista.

    Leia também: Centrais sindicais prometem parar Pernambuco nesta quinta

    Dia Nacional de Luta em Pernambuco: governo colocará 1.300 policiais e bombeiros nas ruas

    GRANDE RECIFE - PARALIZAÇÃO GERAL HOJE EM PERNAMBUCO E NO BRASIL.(vem pra rua e o povo acordou) são os gritos dos manifestantes.

    GRANDE PROTESTO NO BRASIL E EM PERNAMBUCO ESPERA-SE MAIS DE 60 MIL PESSOAS NO CENTRO DO RECIFE.
     


     
    De acordo com o presidente da Força Sindical em PE, Aldo Amaral, o Complexo de Suape foi completamente parado, incluindo obras do PAC e as construções da Refinaria Abreu e Lima.
    Na Curva do Boi, no Complexo de Suape, manifestantes não deixam ônibus passarem sem trabalhadores descerem 
     Trabalhadores fecham entrada principal do Complexo Portuário de Suape

    GRANDE RECIFE - INAUGURA DIA 20 DE JULHO O TI XAMBA AGORA VAI






    é oficial xambá esta previsto p inaugurar dia 20/07
    Rodoviária Caxangá
    Senhor Fabrício dos Santos,

    Agradecemos o contato e informamos que a inauguração do Terminal Xambá está prevista para o próximo dia 20 de Julho de 2013.

    Atenciosamente,

    Serviço de Atendimento e Relacionamento com o Cliente- SARC
    Mensagem anterior
    Nome:fabricio dos santos

    Mensagem:
    gostaria de saber se procede a informaçao que o ti xamba ira inaugurar dia 20/07/13 

    terça-feira, 9 de julho de 2013

    GRANDE RECIFE - SOLUÇÕES E VONTADE COISA QUE FALTA NOS POLITICOS.

    Cidade
     // Projetos de moradores do Recife tentam solucionar o caos da mobilidade

    Publicado em 09/07/2013


    Imagem: TV Jornal
    Três moradores do Recife investiram seu tempo em criar soluções para a mobilidade urbana na capital pernambucana. Cansados dos problemas com o trânsito e o transporte público, eles buscaram alternativas para melhorar a qualidade de vida na cidade. Atualmente, mais de dois milhões de veículos circulam pelas ruas pernambucanas e mais de 74 mil carros foram acrescentados à frota de veículos do Estado, somente nos últimos seis meses. Enquanto isso, aproximadamente dois milhões de pessoas continuam dependendo do transporte público, que conta com apenas com três mil ônibus em circulação.

    O universitário Luís Melo é um deles. O estudante de ciência da computação criou um aplicativo para celular, sem fins lucrativos, que ajuda quem depende dos coletivos na cidade. Ele investiu R$ 2 mil no Busão Recife, que indica ao usuário que ônibus ele deve pegar para chegar onde precisa. Mais de 10 mil pessoas utilizam o serviço, e Luís já pensa em otimizá-lo em breve.

    Já o arquiteto Adriano Marcusso recriou as linhas de metrô existentes na Região Metropolitana. Ele utilizou as horas que passa diariamente nos congestionamentos para pensar em um mapa ideal para o sistema ferroviário. O projeto ficou pronto em duas semanas e foi disponibilizado em redes sociais, onde ganhou a aprovação e incentivo dos internautas.

    Pedro Fernandes, também universitário, dedicou o trabalho de conclusão do curso de arquitetura a uma ideia de utilizar o rio Capibaribe para melhorar a mobilidade no Recife. Uma plataforma sairia do bairro da Várzea, Zona Oeste, pelas margens do rio até o centro do Recife. O projeto beneficiaria pedestres e ciclistas, dando a eles espaço para se deslocarem com mais facilidade.
    VIDEO DA REPORTAGEM ASSISTA.
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