sábado, 4 de janeiro de 2014

ACIDENTE ENTRE CAXANGÁ 925 E BORBOREMA 007 DEIXA 10 FERIDOS.

04/01/2014 10h03 - Atualizado em 04/01/2014 14h51

Batida entre dois ônibus no Centro do 

Recife deixa feridos e derruba paradas

Acidente ocorreu na Avenida Dantas Barreto.


Duas paradas de ônibus foram derrubadas pela colisão.

Do G1 PE

Cinco pessoas ficaram feridas, incluíndo uma grávida de oito meses. (Foto: Paulo Ricardo Sobral/TV Globo)Cinco pessoas ficaram feridas, incluíndo uma grávida de
oito meses (Foto: Paulo Ricardo Sobral/TV Globo)
Uma batida entre dois ônibus no cruzamento entre a Avenida Dantas Barreto e a Rua Siqueira Campos, no Centro do Recife, na manhã deste sábado (4), deixou cinco feridos e derrubou duas paradas na Dantas Barreto. No momento do acidente, não havia ninguém nos pontos.

O Corpo de Bombeiros e a Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) foram ativados por volta das 6h.
"[O sinal] pra mim estava aberto, estava verde, aí eu passei. Não imaginei que um cara ia ultrapassar o sinal assim do jeito que ele fez, né? Aí bateu em mim, eu subi no meio-fio, derrubei duas paradas para não atingir outros pedestres", explicou o motorista de um dos ônibus, Reginaldo Severino da Silva. O outro motorista não quis gravar entrevista.
"As investigações vão ser feitas através das filmagens que estiverem nas câmeras do Ciods. O perito técnico já esteve no local", revelou o agente da CTTU, Nelson Dias
Entre as vítimas estava uma grávida de oito meses. Ela foi socorrida por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). As outras quatro foram atendidas pelos bombeiros e, mesmo tendo apenas ferimentos leves, foram encaminhadas para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) dos Torrões, na Zona Oeste do Recife.
Os dois coletivos, um da empresa Borborema e outro da Caxangá foram retirados da via, que ficou interditada do cruzamento até a Praça da Independência. A CTTU liberou o trecho para o trânsito de veículos por volta das 9h30.

MOBILIDADE GRANDE RECIFE - TI XAMBÁ E SEU CAOS

Mesmo caótica, Avenida Presidente Kennedy aumenta velocidade dos ônibus e reduz perda de viagens. Você acredita?

Publicado em 03/01/2014, Às 18:26

Fotos: Roberta Soares
Fotos: Roberta Soares

Os problemas da Avenida Presidente Kennedy, em Olinda, na Região Metropolitana do Recife, são muitos e estão todos lá, em meio à desordem que ainda persiste na via. A Kennedy continua sendo vista como um monstro por muitas pessoas, sejam passageiros de ônibus, pedestres, motoristas, moradores ou comerciantes. Mas, mesmo com inúmeros ajustes gritantes a serem feitos, o corredor de faixa exclusiva vem mostrando, operacionalmente, resultados positivos para aquele que sempre foi o seu propósito – o transporte coletivo feito por ônibus. Nas ruas, a população não acredita e até ri da reportagem. Mas os números operacionais estão aí para comprovar: houve um ganho de 21% na velocidade média dos ônibus e o sistema perdeu três vezes menos viagens do que perdia antes da operação, mesmo ruim, do corredor.
Muita gente já deve estar duvidando e criticando a reportagem, dizendo ser impossível obter números positivos numa via como a Presidente Kennedy, cuja obra até hoje não foi entregue oficialmente porque há erros que constrangem os gestores. Sejam da Prefeitura de Olinda ou do governo de Pernambuco, já que todos estão envolvidos no projeto e têm sua parcela de culpa pela sucessão de equívocos que virou a via. Mas eles existem e são da empresa Caxangá, que opera 18 linhas pela Kennedy e Terminal Integrado de Xambá, três delas troncais e extremamente carregadas. Depois da inauguração do TI, na segunda quinzena de agosto, o que forçou a operação na Kennedy, mesmo incompleta e degradada, a perda de viagens teve uma queda. Entre setembro e novembro de 2012, antes do TI, as 18 linhas que hoje passam pelo terminal e pela Kennedy perderam quase 1.700 viagens, mantendo-se equiparadas com a perda de viagens das outras 25 linhas da empresa – 1.813 perdas.

Kennedy_Cortada1

Entre os mesmos meses de 2013, pós-inauguração do TI Xambá e da faixa exclusiva da Kennedy, o não cumprimento das viagens caiu para 777 perdas nas linhas do TI, enquanto que as outras linhas ampliaram o prejuízo – 2.444 viagens não realizadas. Outro ganho foi em relação à velocidade dos ônibus. Os números da Caxangá apontam que os coletivos passaram a andar numa velocidade média de 20 km/h, quando antes desenvolviam 16 km/h.
“Os ganhos estão começando, não há dúvidas. Não são expressivos porque o trecho é muito curto (a extensão do corredor da Kennedy é de quatro quilômetros). São difíceis de serem percebidos pela população por isso. Ninguém vai perceber, por exemplo, uma redução de cinco munutos no tempo de viagem. Mas o que queremos mostrar é que, quando há prioridade ao transporte coletivo, o ganho sempre vem. Esse desempenho da Kennedy poderia ser ampliado se os ajustes necessários fossem feitos e o espaço para o ônibus na rua fosse ampliado para outras vias que se interligam com ela, como a Avenida Cruz Cabugá, por exemplo”, defende José Luiz dos Santos, assessor de planejamento da Caxangá e Empresa Metropolitana, empresas que compõem o mesmo grupo.
O Grande Recife Consórcio de Transporte também possui números que mostram resultados positivos na operação dos ônibus a partir do TI Xambá e do corredor da Kennedy. Assemelham-se aos da Caxangá. No sentido suburbio-Centro, algumas linhas chegam a desenvolver velocidades ainda maiores – pularam de 16,1 km/h para 21,95 km/h.

TIXambá_Cortada

TI XAMBÁ FARÁ INTEGRAÇÃO COM O LARGO DA PAZ EM JANEIRO
Há planos para corrigir os erros e lacunas deixados nos projetos tanto do corredor da Avenida Presidente Kennedy como do TI Xambá. Assim, os pequenos ganhos obtidos poderão ser ampliados e a população, quem sabe, começará a senti-los. Pelo menos essa é a promessa dos gestores públicos do governo do Estado e da Prefeitura de Olinda. A principal mudança será a integração com o terminal do Largo da Paz, em Afogados, prevista para começar ainda no mês de janeiro. Ajustes na geometria da Kennedy e implantação de travessias elevadas de pedestres e da rede semafórica também estão programados.
A integração do TI Xambá com o TI Largo da Paz já será de grande ajuda. Isso porque uma das grandes críticas feitas ao terminal de Olinda é que ele foi inaugurado sem agregar integrações. A única existente é com o TI Joana Bezerra (linha TI Xambá-Joana Bezerra), que já existia antes da construção do TI (feita pela antiga linha Santa Casa-Joana Bezerra). André Melibeu, do Grande Recife Consórcio de Transporte, explica que a linha que hoje sai de Xambá para Afogados e para fora do terminal do bairro, obrigando o passageiro a pagar outra tarifa para acessar o metrô, agora integrará no Largo da Paz. Ficará faltando a ligação com o TI da Macaxeira, que está superlotado e, até ser construído o novo, não tem espaço para receber uma linha de Xambá.
O secretário de Transportes e Trânsito de Olinda, Osvaldo Lima Neto, garante que ainda no mês de janeiro estará dando a ordem de serviço para implantação da sinalização semafórica do corredor da Kennedy, que passará a ter oito pontos de travessia de pedestres. A pavimentação das vias usadas como desvio para construção do viaduto da Pan Nordestina e a correção da geometria das paradas também estão previstas para serem feitas pelo governo do Estado. Não há, entretanto, data certa

ENTENDA OS GANHOS
* Redução das viagens perdidas pelos ônibus (Dados da empresa Caxangá):
Viagens NÃO REALIZADAS – set a nov/2012
(Linhas TI Xambá – 18) – 1.656
(Demais Linhas – 25) – 1.813
Viagens NÃO REALIZADAS – set a nov/2013
(Linhas TI Xambá – 18) – 777
(Demais Linhas – 25) – 2.444
* Ganho de velocidade dos ônibus (Dados da empresa Caxangá):
Velocidade média antes do TI e do corredor – 16,3 km/h
Velocidade média atual – 19,7 km/h
* Ganho de velocidade dos ônibus ((Dados do Grande Recife Consórcio):
Velocidade média antes do TI e do corredor – 16,1 km/h
Velocidade média atual – 20,47 km/h

CORREDOR DA PRESIDENTE KENNEDY E TI XAMBÁ
Vantagens
1) Os passageiros não pegam mais ônibus nas calçadas destruídas da Presidente Kennedy, sob sol e chuva. Agora contam com as estações (mesmo com defeitos) e a estrutura do TI Xambá.
2) Mesmo fazendo integração apenas com o TI Joana Bezerra (que já existia), a partir do TI Xambá os passageiros podem entrar no SEI e dispor de deslocamentos para vários bairros do Grande Recife pagando uma única tarifa.
3) A frota foi renovada. Cinquenta ônibus novos foram adquiridos para a operação do novo terminal.
Desvantagens
1) A população reclama que perdeu as linhas que saíam direto dos bairros para o Centro do Recife, sendo obrigada a fazer integração no TI Xambá, perdendo tempo e enfrentando filas.
2) Com exceção da integração com o TI Joana Bezerra – antes feito pela linha Santa Casa-Joana Bezerra -, o TI Xambá não possui nenhuma outra integração. Faltam linhas que integrem no TI PE-15 e TI Macaxeira, por exemplo.
3) O corredor de faixas exclusivas da Kennedy possui erros grosseiros de geometria, que dificultam o acesso não só dos pedestres, mas também dos passageiros às estações. Os ônibus também têm dificuldade para sair das estações sem invadir a pista de tráfego misto.
16 de agosto de 2013 o TI Xambá entrou em operação
19 linhas estão em operação no terminal
44 mil usuários é a demanda diária estimada
185 ônibus fazem a operação
2.175 viagens são feitas por dia
3 minutos é o intervalo médio, nos horários de pico, das duas maiores linhas do TI Xambá (861 – TI Xambá/TI Joana Bezerra e 820 – TI Xambá (Cabugá))
Fonte: Empresa Caxangá/Grande Recife Consórcio de Transporte/Prefeitura de Olinda

Postado por Roberta Soares

-ca de 30 barracos

quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

MOBILIDADE GRANDE RECIFE - COMO JÁ ERA PREVISTO O GOVERNO DE PERNAMBUCO FARÁ FEIO NA COPA , OBRAS SEM CONCLUÇÃO E MUITA FALTA DE COMPROMISSO POR PARTE DA EQUIPE DO PRÉ CANDIDATO A PRESIDENTE EDUARDO CAMPOS( ADM. UMA NAÇÃO PEDE MAS ATENÇÃO E COMPROMISSO).

Plano B para os corredores do BRT na Região Metropolitana do Recife

Obras do corredor Leste/Oeste no Recife - Foto: Nando Chiappetta
Obras do corredor Leste/Oeste no Recife – Foto: Nando Chiappetta
O ano de 2013 era para ser acelerado em relação às obras de mobilidade em Pernambuco. A ideia era fazer acontecer neste ano, o que não foi possível em 2012. Mesmo com a entrega dos viadutos dos Bultrins e Ouro Preto, em Olinda, que compõem o corredor Norte/Sul, ainda não foi bastante para entrar em 2014 sem pressa. Agora o tempo é quase nenhum.
O otimismo da Secretaria das Cidades em relação à entrega dos dois corredores (Norte/Sul e Leste/Oeste), em março de 2014, não encontra eco no ritmo das obras. A essa altura, no entanto, a pressa pode comprometer a qualidade das obras que têm objetivos muito além da Copa do Mundo. A Secretaria de Planejamento já trabalha com o plano B, que significa deixar os corredores em condições de trafegabilidade, mesmo que algumas obras sejam entregues ao longo de 2014.
Entre os projetos que estavam previstos, alguns não tiveram as obras iniciadas ou ainda estão em fase primária. É o caso de algumas obras do corredor Leste/Oeste, projeto mais diretamente ligado à Copa. O túnel da Abolição, por exemplo, que tinha previsão de ficar pronto em 10 meses, não deve ser entregue em março. “Mesmo o túnel sendo entregue depois, o corredor vai poder passar por cima”, explicou o secretário de Planejamento, Fred Amâncio.
Já no município de Camaragibe, uma alternativa de mobilidade para a demanda não se concentrar no Terminal Cosme e Damião – que já provou na Copa das Confederações, neste ano, que não suporta tamanha demanda -, não tem nem sinal de obra. Ou melhor tem no que se refere à demolição de imóveis desapropriados. Na Avenida Belmino Gouveia, houve alteração no projeto que prevê duas estações no centro da via e outras quatro, sendo duas por sentido, nas calçadas. A mudança foi para evitar mais desapropriações.
Obras corredor Norte/Sul - Ttrecho de Olinda - Foto: Nando Chiappetta
Obras corredor Norte/Sul – Ttrecho de Olinda – Foto: Nando Chiappetta
Em agosto, o secretário das Cidades, Danilo Cabral, acreditava que as obras das estações no município seriam iniciadas em setembro. Passados quatro meses, nem sinal das estações. Agora a previsão é iniciar as obras em janeiro.
Situação complicada também no terminal integrado de Camaragibe, que previa expansão para receber os ônibus do BRT. O único indício é um terreno ao lado do terminal com casas demolidas. Mas não é só isso, o ramal da Copa, que ligará o terminal de Camaragibe ao Terminal Cosme e Damião, também está na fase de derrubada de imóveis. “Apesar de ser um ramal curto, há muitas desapropriações a serem feitas”, explicou Fred Amâncio.
Uma das estações do BRT em Obras - Foto - Nando Chiappetta
Uma das estações do BRT em Obras – Foto – Nando Chiappetta
Norte/Sul
No caso do corredor Norte/Sul, os terminais de integração Pelópidas da Silveira, PE-15 e o de Igarassu, que previam obras de expansão, depois reduzidas à adaptação para receber os ônibus no modelo BRT (Bus Rapid Transit), sequer foram iniciadas. “A ideia, por conta do prazo, é fazer uma adaptação nesses terminais e, posteriormente, fazer a obra de expansão”, revelou Fred Amâncio.
No Norte/Sul, o avanço maior é ao longo da PE-15, onde todas as estações foram iniciadas e a maioria se encontra com cobertura e vidro. No trecho entre Igarassu e Abreu e Lima, há um intervalo de 7 km e apenas duas estações, cujas obras estão no início. Os trechos entre Paulista e Olinda são os mais adiantados. No Recife, onde estão previstas 13 estações, o nível das obras ainda é lento.
No Centro da cidade, as obras das estações sequer chegaram na fase do alicerce. Já o ramal da Agamenon Magalhães, que estava com a obra prevista para ser iniciada em dezembro, não tem mais prazo definido. “Não podemos iniciar uma obra na Agamenon sem ter todos os projetos aprovados e estamos aguardando alguns na área ambiental para dar início às obras”, afirmou o governador Eduardo Campos. Ainda segundo o governador, as obras dos corredores serão entregues em 2014. “Nosso compromisso é 2014 e os corredores serão entregues no prazo e com excelência”.
Saiba mais
Obras do Corredor Leste/Oeste
Terminais do Leste/Oeste
Terminal de Camaragibe – expansão não iniciada
Terminal da Caxangá – em operação
Terminal da 4ª Perimetral – em obras
Terminal da 3º Perimetral – em obras
Estações do Corredor Leste/Oeste:
1. Estação do Derby – em obras
2. Estação Benfica – Obra não iniciadas
3. Estação/Abolição – em acabamento
4. Estação/Farmácia em acabamento
5. Estação/FM Veículos – em acabamento
6. Estação/Hospital Getulio Vargas – em acabamento
7. Estação/China in Box – em acabemento
8. Estação/Renault – em acabamento
9. Estação/Big Ben – em acabamento
10. Estação/Caxangá Veículos – em acabamento
11. Estação/Italiana – em acabamento
12. Estação/Golf – em acabamento
13. Estação/Terminal Caxangá – em acabamento
14. Estação/Joaquim Ribeiro.3 – em acabamento
15. Estação/Joaquim Ribeiro.2 – em acabamento
16. Estação/Joaquim Ribeiro.1 – em acabamento
17. Estação/Belmino Correia.5 – não iniciada
18. Estação/Belmino Correia.4 – não iniciada
19. Estação/Belmino Correia.3 – não iniciada
20. Estação/Belmino Correia.2 – não iniciada
21. Estação/Belmino Correia.1 – não iniciada
Obras do corredor Norte/Sul 
Terminais do Norte/Sul
Terminal de Igarassu – Obra não iniciada
Terminal Pelópidas Silveira – Obra não iniciada
Terminal da PE-15 – Obra não iniciada
Estações do Corredor Norte/Sul
Igarassu (1 estação)
Estação em Cruz de Rebouças (obra iniciada)
Abreu e Lima (1 estação)
Estação no centro de Abreu e Lima (não iniciada)
Paulista (4 estações)
Estação José Alencar (em obras)
Estação Escadaria (em obras)
Estação Hospital Central (em acabamento)
Estação BR-101 (em obras)
Olinda (13 estações)
Estação Taguari (em acabamento)
Estação Tabajara (em acabamento)
Estação Jupirá (em obras)
Estação Escola Guedes Alcoforado (em obras)
Estação Praça da Cohab (em obras)
Estação Peixe Agulha (em obras)
Estação Bultrins (em obras)
Estação Quartel (em obras)
Estação Atacadão (em obras)
Estação Kenedy (em obras)
Estação Duarte Coelho (em obras)
Estação Sobradinho (em obras)
Estação Centro de Convenções (em obras)
Recife (13 estações):
Avenida Cruz Cabugá (6 estações)
1- Em frente ao terreno da Marinha (em obras)
2- Em frente à Praça Onze de Junho (não iniciada)
3- Em frente à Praça Gen Abreu e Lima (em obras)
4- Em frente à Rua Arthur Coutinho (não iniciada)
5- Em frente à Assembleia de Deus (não iniciada)
6- Em frente ao Parque 13 de maio (em obras)
Centro do Recife (7 estações)
1 – Em frente ao prédio do Ministério da Justiça (não iniciada)
2- Em frente ao Tribunal Regional da 6ª Região (não iniciada)
3 – Em frente à Rua da União (em obras)
4- Em frente ao Edifício JK (em obras)
5- Em frente ao AIP (em obras)
6- Na Avenida Martins de Barros (em obras)
7- Na Avenida Guararapes (em obras)
Fonte: Diario de Pernambuco (Tânia Passos)

terça-feira, 31 de dezembro de 2013

MOBILIDADE GRANDE RECIFE - VEJA COMO USAR ONIBUS NO RÉVEILLON RECIFE

Réveillon de Boa Viagem receberá reforço de ônibus e táxis

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Os passageiros recebem um reforço de duas linhas exclusivas do Expresso Réveillon
Foto: Inaldo Menezes/PCR

Do NE10
Doze ônibus especiais e um aumento de 50% na frota de táxis são as opções apresentadas pela Prefeitura do Recife para tentar diminuir os transtornos de quem pretende passar o Réveillon na praia de Boa Viagem, na Zona Sul da cidade. Todos os anos, recifenses e turistas que desejam conferir as atrações oferecidas na praia encontram dificuldades para se locomover até o local. Os ônibus do Expresso Réveillon partirão dos shoppings RioMar e Recife, também na Zona Sul. Cada centro de compras contará com seis ônibus, que terão passagens com o custo de R$ 6, com direito a ida e volta.

Os usuários receberão uma pulseira de identificação, semelhante ao que já acontece durante o carnaval e o Expresso Folia. Os passageiros devem apresentar na cabine de pagamento do estacionamento dos centros de compras, sendo cobrada apenas a tarifa simples de cada estabelecimento por todo período de utilização. 
O Expresso Réveillon funcionarão das 20h às 5h e o intervalo entre as viagens variam de 10 a 15 minutos, de acordo com a demanda dos usuários. Além do Expresso Réveillon, as pessoas que utilizam transporte coletivo contarão com um corredor exclusivo de 3,5 quilômetros. Cerca de 80 agentes de trânsito atuarão na fiscalização e orientação dos condutores durante a operação. A mesma faixa também poderá ser usada pelos táxis que estiverem transportando passageiros. Isso garante uma melhor fluidez do trânsito, sobretudo após a queima de fogos, quando as pessoas deixam a praia de Boa Viagem.
Para a presidente da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) Taciana Ferreira, a expectativa é de que seja realizadas aproximadamente 46 viagens, nas duas linhas e, cerca de 5.000 pessoas utilizem o serviço. Os dois centros de compras contam com 11 mil vagas de estacionamento.
ITINERÁRIOS:
RioMar Shopping
Ida - RioMar Shopping, Avenida República do Líbano, Rua Manoel de Brito, Avenida República Árabe Unida, Rua São Luiz, Avenida Herculano Bandeira, Avenida Domingos Ferreira (Pista Leste).
Volta - Rua Dhália, Avenida Conselheiro Aguiar, Avenida Antônio de Góes (Pista Sul), Rua Manoel Brito, Túnel do Pina, Avenida República Árabe Unida, Viaduto RioMar Shopping.
Shopping Recife
Ida - Pátio do Shopping Center Recife, Rua Tenente Domingos de Brito, Rua Ernesto de Paula Santos, Avenida Conselheiro Aguiar.
Volta - Avenida Herculano Bandeira, Avenida Domingos Ferreira, Avenida Ribeiro de Brito, Rua Visconde de Jequitinhonha, Pátio do Shopping Center Recife.
Os coletivos terão três paradas  na Avenida Conselheiro Aguiar na altura dos números 3553 (Loja Americana Express), 3217 (Galeria Porta do Sol) e 85 (Bar Socaldinho).
CORREDOR EXCLUSIVO - Será implantado um corredor exclusivo de 3,5 quilômetros na Avenida Conselheiro Aguiar entre as 20h do dia 31 e as 5h do dia 1º. Os coletivos e os táxis que estiverem transportando passageiros vão trafegar pelo corredor que fica entre a Rua Bruno Veloso até a Avenida Herculano Bandeira.
INTERDIÇÃO- A Avenida Boa Viagem será bloqueada a partir das 6h do dia 31 de dezembro até o meio-dia do dia 1º de janeiro no trecho entre a Ribeiro de Brito até a Padre Bernardino Pessoa (na altura da Padaria Boa Viagem) e na Rua Tomé Gibson até a Herculano Bandeira, no Pina.
TÁXIS - Para facilitar a saída dos que irão curtir a festa na orla, a CTTU implantou quatro pontos de táxis provisórios no bairro de Boa Viagem, localizados na Praça Cidade do Porto (entre as avenidas Conselheiro Aguiar e Engenheiro Domingos Ferreira), em frente ao Clinical Center (na Avenida Domingos Ferreira) e na Avenida Boa Viagem (um nas imediações da Rua Tomé Gibson e outro na altura da Rua Padre Bernardino Pessoa), além dos shopping Recife e RioMar. Em média, serão 420 vagas de táxis em todos os pontos.
Além disso, o Convênio Táxi Metropolitano foi assinado para elevar em quase 50% a frota de táxis que irá operar no dia 31. Os veículos de Olinda, Paulista, Jaboatão dos Guararapes, Camaragibe e São Lourenço estão autorizados a circular no Recife desde as 6h do dia 24 de dezembro até às 23h59 do dia 1º de janeiro. A frota atual conta com 6.125 táxis e, durante esse período,pode chegar a 9 mil.

segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

MOBILIDADE GRANDE RECIFE - FELIZ 2014 O ANO DA MOBILIDADE NO RECIFE.




















MOBILIDADE GRANDE RECIFE - FAIXA DE BRS FRUSTA USUARIOS E COMO É SEMPRE AQUI EM RECIFE OS ORGÃOS GESTORES FAZEM TUDO INCOMPLETO.


domingo, 29 de dezembro de 2013
Implementada há 15 dias, a faixa preferencial da Av.Cosme Viana apareceu muito timidamente para quem quer realmente ver o transporte coletivo como prioridade nas principais vias da cidade, embora já em operação mesmo estando incompleta, isso porque essa faixa preferencial será ampliada até aos redores de Beberibe dando assim o real sentido da via e consequentemente prioridade aos ônibus, mas por enquanto, os resultados de ganho de tempo na área já implantada não foi percebido pelos usuários.

Mais algumas dúvidas ainda imperam neste começo de faixa azul na cidade, pois quando de fato as câmeras serão instaladas, e se as faixas serão divididas por tachões para melhor sinalizar a divisão, bem como os trechos que os carros podem sair e entrar na faixa.

Espera-se que as faixas vão melhorar de fato a vida de quem precisa dos ônibus quando elas forem implantadas nas avenidas Recife, Mascarenhas de Moraes, Domingos Ferreira, Ernesto de Paula Santos e Abdias de Carvalho, vias essas com engarrafamentos constantes.

Em alguns trechos da nova faixa azul da Cosme Viana, motoristas de ônibus reclamavam do pouco espaço da faixa, principalmente nas curvas.

Outro problema encontrado foi o alto número de ciclistas que circulam na avenida e que não tem ciclovias para circularem com segurança.

A multa para quem desrespeitar a faixa azul, que tem 1,6 quilômetros, é de R$ 53,20 e o motorista ainda leva três pontos na carteira. A permanência no espaço por no máximo 20 metros é permitida em caso de necessidade de se dobrar à direita, por exemplo. Há uma área pontilhada para os condutores de ônibus em casos de ultrapassagens.

Entenda o Faixa Azul
O que é:
O corredor de BRS (Bus Rapid Service) é um modelo de prioridade viária ao ônibus, implantado com sucesso no Rio de Janeiro, São Paulo, Fortaleza e Goiânia (GO).

Consiste numa faixa pintada à direita da via, na qual o ônibus circula com preferência.
Como funciona:
A faixa preferencial é do ônibus. Os veículos particulares só podem trafegar nela por 20 metros, sendo obrigados a fazer a conversão à direita ou acessar algum estabelecimento depois dessa distância.

Qual o horário:
De segunda à sexta-feira, das 6h às 22h. A intenção da CTTU é que todas as faixas funcionem no mesmo horário e dias.

Como é a punição:
Quem não cumprir a determinação será multado. O Faixa Azul começará sem os radares eletrônicos, que deverão ser instalados a cada 300 metros. A fiscalização será feita por agentes de trânsito.
Local da Avenida sem prioridade para os ônibus

Futuros corredores de Faixa Azul, que totalizam 60 quilômetros e que serão implantados até agosto de 2014:

• Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes
• Avenida Recife
• Avenida Beberibe
• Avenida Engenheiro Abdias de Carvalho
• Avenida Engenheiro Domingos Ferreira
• Avenida Herculano Bandeira
• Avenida Conselheiro Aguiar
• Avenida Antônio de Gois
• Rua Cônego Barata
• Estrada dos Remédios
• Avenida Visconde de Albuquerque
• Estrada Velha de Água Fria


 

domingo, 29 de dezembro de 2013

MOBILIDADE GRANDE RECIFE-Arco Metropolitano do Recife sai até 2016

Arco Metropolitano sai até 2016

Obra da rodovia de 77 km que contornará a RMR, tão polêmica quanto fundamental para o desenvolvimento, será dividida em dois lotes, de forma simultânea. Licitação terá Regime Diferenciado de Contratação

Publicado em 28/12/2013, às 20h04

Cabo de Santo Agostinho, Jaboatão dos Guararapes, Moreno, São Lourenço da Mata, Paudalho, Abreu e Lima e Igarassu são os lugares que a obra vai passar

Do JC Online

 / Foto: Edmar Melo/JC Imagem

Foto: Edmar Melo/JC Imagem

O Arco Viário (ou Metropolitano), rodovia de 77 quilômetros que contornará o Grande Recife, foi dividido em dois grandes lotes. Eles serão licitados ao mesmo tempo, terão obras simultâneas e respeitarão um cronograma único: 30 meses de execução. Se tudo correr sem sobressaltos na disputa entre as empresas, a obra será entregue no final de 2016. A licitação ocorrerá pelo Regime Diferenciado de Contratação (RDC), que segundo o governo federal dará maior agilidade, embora utilize uma espécie de “orçamento sigiloso”. Em outras palavras, ainda não se sabe quanto o Arco irá custar aos cofres públicos. Entretanto, apresentações oficiais do governo do Estado, que norteiam debates sobre o impacto do projeto em seu entorno, estimam R$ 763 milhões.

O valor é quase 30% abaixo do R$ 1,21 bilhão calculado na época em que seria um projeto 100% estadual, viabilizado por uma Parceria Público-Privada (PPP) que não engrenou. O deságio mínimo estipulado para a disputa é de 0,25%. Isso faz com que o Arco, na pior das hipóteses, de baixa concorrência, custe R$ 761 milhões aos brasileiros. Antes da publicação do edital de licitação no dia seguinte à visita da presidente Dilma Roussef a Pernambuco, no último dia 17, pairava a possibilidade de que a estrada ganhasse corpo por partes.

Através de sua assessoria de imprensa, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) informou que o prazo de 30 meses começa a ser contado a partir da homologação da licitação. As propostas serão entregues somente em março de 2013, mais precisamente no dia 19, às 14h. A empresa ou consórcio vencedor terá 150 dias para elaborar o projeto básico da obra e 750 para finalizar o projeto executivo e executar os serviços.

O Dnit determinou que até três companhias possam formar consórcios para disputar os dois lotes do Arco e vedou a estruturação de um grupo com empresas de pequeno porte apenas - “Em virtude da complexidade do empreendimento e do orçamento estimado para a contratação”, assinalou o edital. A escolha do vencedor será por meio de propostas de preço e técnica. Ou seja, ganha quem oferecer o menor valor e o melhor projeto e condições de execução.

O primeiro lote teria como preço de referência algo em torno de R$ 328 milhões. Serão 33,3 km que partem da BR-101 em Igarassu, cruza a PE-027 em Paudalho e a PE-005 em São Lourenço da Mata, chegando até a um entroncamento com a BR-408 no mesmo município. O segundo lote, de 44,1 km, parte da BR-408, cruza a BR-232 em Moreno e atravessa um trecho da área rural do município. Termina na BR-101 no Cabo de Santo Agostinho. O valor cogitado nos bastidores é de R$ 435 milhões.

terça-feira, 24 de dezembro de 2013

MOBILIDADE GRANDE RECIFE - TUNEL DA ABOLIÇÃO SERÁ INTERDITADO E CRUZAMENTO DA CAXANGÁ FICARÁ MAS DEMORADO , USEM OUTROS CAMINHOS.

MOBILIDADE

Obra de túnel muda trânsito na Caxangá

Cruzamento da avenida, entre as Ruas Real da Torre e Benfica, será interditado na quinta para construção da via, que faz parte do Corredor Leste-Oeste

Publicado em 24/12/2013, às 06h12

Do JC Online

 / Foto: Rodrigo Lôbo/JC Imagem

Foto: Rodrigo Lôbo/JC Imagem

Os motoristas que cruzam a Avenida Caxangá, no trecho entre as Ruas Real da Torre e Benfica, na Zona Oeste do Recife, devem ficar atentos às alterações no trânsito local. A partir de quinta-feira, o cruzamento será interditado para que sejam iniciados os serviços de instalação das estacas e concretagem de vigas que fazem parte das obras de construção do Túnel da Abolição. Durante a ação, todos os veículos que trafegam no sentido subúrbio/cidade deverão desviar pela Rua João Ivo da Silva. Já os que desejam seguir pela Benfica precisarão, após entrar na Rua João Ivo da Silva, pegar à esquerda na Rua Nobre de Lacerda e em seguida acessar a Rua Monsenhor Júlio Maria até chegar à Rua Benfica. Não haverá alteração para os usuários de ônibus.

A interdição vai durar 12 dias, seguindo até 5 de janeiro. A construção do Túnel da Abolição, orçado em R$ 16 milhões, é mais uma etapa do Corredor Leste-Oeste, que será operado por Bus Rapid Transit (BRT) e ligará o bairro do Derby, na região central do Recife, ao município de Camaragibe.

Com uma extensão de 287 metros, sendo 53 metros de área coberta, o túnel terá três faixas de rolamento e vai atender aos veículos particulares e coletivos que vierem da Rua Real da Torre e seguirem para a Rua João Ivo da Silva.

De acordo com a Secretaria das Cidades, o tráfego proveniente da Rua Carlos Gomes, recentemente estabelecido como um corredor para ônibus, também terá um ganho de velocidade. Por dia, cerca de 56 mil veículos de passeio e quase 6 mil ônibus circulam nas vias do entorno da Real da Torre.

Todas as interdições contam com o apoio dos órgãos de trânsito, como a CTTU, o Detran e o BPTran, além do Consórcio Grande Recife. Os agentes vão atuar na orientação aos motoristas e usuários de ônibus. As vias do entorno receberão sinalização durante todo o processo. Segundo a secretaria, guardas municipais estarão nas imediações orientando o trânsito e haverá distribuição de panfletos nas vias próximas, nos semáforos e paradas de ônibus, com informações sobre a obra.

O Túnel da Abolição promete otimizar um dos principais pontos de retenção do Corredor Caxangá/Benfica, melhorando a velocidade média do tráfego misto e do corredor de transporte da Avenida Caxangá. Com a intervenção, a capacidade viária do cruzamento da Rua Benfica com a Real da Torre, que hoje é de 4.620 veículos/hora, vai passar para 8.250 veículos/hora, de acordo com a Secretaria das Cidades.

MOBILIDADE GRANDE RECIFE - VIA EXPRESSA COM PEDAGIO R$ 5,60

Via expressa que liga Suape ao Litoral Sul começa a operar neste sábado

24/12/2013 
Do NE10

Foto: Divulgação
A primeira etapa da via expressa concessionada que ligará o Complexo Industrial Portuário de Suape às praias do Litoral Sul de Pernambuco começará a operar à 0h deste sábado (28). Nesta primeira fase, três praças entrarão em operação: no entroncamento na nova rodovia PE-009 com a PE-028; no acesso principal de Suape; e na VPE-052, estrada que liga a PE-060 à Avenida Portuária. A rodovia ficará totalmente pronta no mês de janeiro, quando as duas praças restantes estarão concluídas.
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Duas praças restantes serão abertas em janeiro de 2014 (Foto: Divulgação)
A tarifa básica de acesso à via, com um total de 43 quilômetros de extensão, será de R$ 5,60. Este valor será cobrado para veículos de passeio e por eixo para veículos de grande porte. Motocicletas pagam metade. A tarifa funcionará da forma unidirecional, ou seja, o veículo paga apenas uma vez para trafegar pelo sistema.

O trecho concessionado começará na altura do Hospital Dom Helder Câmara, na BR-101, no Cabo de Santo Agostinho, até a PE-038, no distrito de Nossa Senhora do Ó. O trecho deve facilitar o acesso a praias conhecidas - como Porto de Galinhas, Muro Alto e Maracaípe - uma vez que reduzirá o trajeto em 8,4 quilômetros. Segundo a Concessionária Rota do Atlântico, responsável pela via expressa, a redução representará uma economia de 30% no percurso e de pelo menos 20 minutos, considerando a velocidade permitida de 100 km/h.

São cinco viadutos e 14 alças de acesso próximo ao hospital,com cerca de quatro quilômetros de extensão. A via seguirá pelo Contorno do Cabo - novo treco com cerca de 8 quilômetros - até a PE-28, sob um viaduto para a ligação às TRD-Norte e Sul, em Suape, com nove quilômetros. Este trecho será ligado com a rotatória conhecida como Curva, onde começa a nova estrada. A via que liga Suape À PE-038 tem 5,5 quilômetros.
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Via expressa é monitorada por Centro de Controle Operacional (CCO) (Foto: Divulgação)

SERVIÇOS - A Rota do Atlântico disponibilizará aos condutores que trafegarem pela via expressa um Centro de Controle Operacional (CCO), que atuará no reforço da segurança viária através do monitoramento por câmeras. Também estará à serviço dos motoristas o Serviço de Auxílio ao Usuário (SAU), com atendimento 24 horas de guinchos leve e pesado, ambulância de resgate, entre outras viaturas de combate a acidentes.

Desde fevereiro de 2012 que os serviços são oferecidos aos condutores. Neste período, cerca de 4 mil ocorrências foram registradas. O atendimento de emergência pode ser acionado pelo 0800.031.0009, com ligação gratuita de telefones móveis ou fixos.

FELIZ NATAL E QUE CRISTO NOS ABENÇOE.

Agradecemos sua presença, sua amizade e confiança dedicada durante esse ano que está terminando.
Que o natal seja um momento de reflexão e harmonia e que no próximo ano possamos compartilhar juntos as nossas conquistas.
Boas Festas e um Feliz Ano Novo!
São os nossos votos para você e toda a sua família!
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sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

MOBILIDADE GRANDE RECIFE - SE DESPEDE DO REI DO BREGA REGINALDO ROSSI QUE MORRI AOS 69 ANOS

HOMENAGEM DO BLOG GRANDE RECIFE MOBILIDADE PE
 
Partiu, na manhã desta sexta-feira, Reginaldo Rodrigues dos Santos Rossi.

Nosso Reginaldo Rossi. O Rei da música brega brasileira.

Sua música e sua performance cheias de irreverência certamente deixarão muitas saudades para os milhões de fãs de Pernambuco e do país inteiro.

A carreira foi extensa. Grandiosa. Começou em 64 quando a linguagem do rock feito aqui em Recife falou para o Brasil inteiro através da Jovem Guarda.

Em todo o seu acervo musical, Rossi cantou essencialmente o amor em todas as suas vertentes: o alegre, o sofrido, o brincalhão, o sensual.

Pelo Rei, muitos "brotos" se derreteram ouvindo o balanço do brega, dançando de rosto colado com o par amado.

"Se Meu Amor Não Chegar", "Garçom", "A Raposa e as Uvas", "Deixa de Banca", "Tô Doidão", "Mon Amour, meu bem, ma Femme"...

Reginaldo Rossi deixou um legado. Forte. E sempre que alguém tocar os seus sucessos, a reverência será garantida.

A voz de timbre inigualável de Reginaldo Rossi estará sempre nas lembranças mais alegres dos embalos das mesas de bar.

Sentiremos saudades.

quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

MOBILIDADE GRANDE RECIFE - PREFEITURA MOSTRA COMO SERÁ VLT NA AV NORTE.

No Recife, obras do VLT na Zona Norte 




começam no 2º semestre de 2014



Corredor será instalado na Avenida Norte e terá 13,4 quilômetros.

PCR detalhou nesta quinta investimentos anunciados pela presidente Dilma.

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Secretários Antônio Alexandre e Nilton Mota e a presidente da CTTU, Taciana Ferreira. (Foto: Katherine Coutinho/G1)Secretários Antônio Alexandre e Nilton Mota e a presidente
da CTTU, Taciana Ferreira (Foto: Katherine Coutinho/G1)
A Prefeitura do Recife detalhou, nesta quinta-feira (19), como será a aplicação dos investimentos de R$ 2,9 bilhões em mobilidade urbana anunciados pela presidente Dilma Rousseffdurante visita ao Complexo Portuário de Suape, no Litoral Sul do estado, na última terça (17). A linha de Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) na Avenida Norte, um dos projetos mais esperados para desafogar o trânsito na região, vai contar com 13,4 quilômetros e as obras devem ser iniciadas no segundo semestre de 2014, com previsão de 24 a 30 meses de duração.
O trecho Norte do VLT vai contar com 17 estações, do Terminal Integrado da Macaxeira até o TI Joana Bezerra, atendendo a uma demanda estimada em 128 mil passageiros por dia. “Esse é um projeto que atende uma área de alta densidade demográfica, que gera uma demanda muito forte para o sistema coletivo de transporte”, explicou o secretário de Desenvolvimento e Planejamento Urbano, Antônio Alexandre.
A licitação para a implantação do VLT deve sair em março do próximo ano e vai incluir tanto o projeto executivo, quanto a obra. “Com isso, nós ganhamos tempos ao incluir os dois, se não, seria uma licitação para o projeto, outra para a obra”, pontou o secretário de Infraestrutura e Serviço Urbano, Nilton Mota.
O corredor do VLT vai seguir pelo canteiro central da Avenida Norte, muito semelhante às pistas exclusivas de ônibus. Ele vai passar pela Avenida Cais do Apolo, Ponte Giratória, Avenida Sul até chegar ao TI Joana Bezerra. “Vão ser necessárias algumas desapropriações, mas tudo isso faz parte do estudo”, adiantou Alexandre. O projeto prevê, ainda, entre outros pontos, drenagem da via, embutimento de fios, uma ciclovia e obras nas calçadas.

A Avenida Domingos Ferreira, na Zona Sul da capital, também deve receber uma linha de VLT. Serão investidos R$ 31,7 milhões em estudos técnicos e de viabilidade econômica para a implantação do projeto na via e em outra área central do Recife. “Os corredores de ônibus já entram antecipando como prioridade de transporte coletivo na Avenida Domingos Ferreira para que, concluindo o estudo do VLT, ele entra e substitui”, detalhou a presidente da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), Taciana Ferreira.

Ônibus e barcos
Os cinco corredores exclusivos de ônibus, outro investimento anunciado pela presidente Dilma Rousseff, vão custar R$ 98,3 milhões e serão semelhantes à linha azul recém-implantada no Recife. Os projetos preveem 5,5 quilômetros de pista exclusiva na Avenida Abdias de Carvalho, sete quilômetros na Avenida Beberibe, 2,6 quilômetros na Avenida Recife, oito quilômetros na Avenida Abdias de Carvalho, onde já começou a troca de placas de concreto, e 11,3 quilômetros na Avenidas Domingos Ferreira.

Já o projeto do corredor fluvial sul, que irá transportar passageiros em barcos pelo Rio Capibaribe, conta com 9,5 quilômetros, saindo da Agência Central dos Correios, na Avenida Guararapes, passando pelo bairro da Imbiribeira até chegar ao ponto final na Bacia do Pina, na altura da Rua Antônio Falcão. O projeto, realizado através de uma parceria do governo federal com o estado, está orçado em R$ 172 milhões.
Linha de VLT vai sair do TI da Macaxeira e seguir até o da Joana Bezerra. (Foto: Katherine Coutinho/G1)Linha de VLT vai sair do TI da Macaxeira e seguirá até o da Joana Bezerra (Foto: Katherine Coutinho/G1)

MOBILIDADE GRANDE RECIFE - JOGUEM SAL GROSSO NESTE TREM... TÁ CARREGADO


Caminhão desloca pontilhão do metrô e estações no Recife ficam lotadas

Publicado em 19.12.2013, às 18h00


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Estações estão lotadas e usuários devem procurar outros meios de transporte
Foto: anyne Bib's/ Via Facebook

Do JC Trânsito
Um caminhão atingiu na tarde desta quinta-feira (19) o pontilhão do metrô que fica próximo ao Imip, no bairro dos Coelhos, área central do Recife. Devido ao acidente, os usuários enfrentam transtornos para retornar para casa, e as estações estão lotadas.
Com o impacto do caminhão, a linha Centro do metrô foi deslocada e encontra-se interditada no trecho que vai da estação Recife à Ipiranga. A Metrorec informou que os passageiros com destino a Jaboatão e Camaragibe devem procurar outro meio de transporte. Não há previsão de quando os trens vão voltar a circular.
Seguidores do JC Trânsito reclamam que há 50 minutos não passa nenhum trem na estação Recife.

Ver imagem no site de SkyDrive

MOBILIDADE GRANDE RECIFE - VLT NA AV NORTE EM TODA SUA EXTENÇÃO ATE A CRUZ CABUGÁ.



VLT vai para a Avenida Norte

 

Desenho do VLT na Avenida na 4ª perimetral - Imagem CBTU/Divulgação
Desenho do VLT na Avenida na 4ª perimetral – Imagem CBTU/Divulgação
A Avenida Norte será contemplada com o VLT. A presidente Dilma Rousseff confirmou, durante visita a Pernambuco, a liberação de recursos para a implantação do modal na via. O projeto inicial para a Avenida Norte era de BRT (Bus Rapid Transit), mas a avenida acabou ficando de fora das obras do PAC Mobilidade. No PAC Mob1, tiveram aprovação no estado os projetos dos corredores Norte/Sul, Leste/Oeste e o de navegabilidade.
A chance da Avenida Norte ter um corredor com modal definido ocorreu após as manifestações de junho. Na ocasião, a presidente Dilma anunciou mais pacote para a mobilidade e deu preferência aos projestos ferroviários. Essa foi a deixa e o governo do estado se apressou em modificar o projeto básico do BRT para o VLT. O sistema ferroviário na Avenida Norte não estava nos planos da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), que chegou a desenhar um modelo para a 4ª perimetral, já contemplada com o projeto do BRT.
Na visita ao estado, a presidente anunciou que o governo federal entrará com cerca de R$ 840 milhões a fundo perdido e o restante terá financiamento da Prefeitura do Recife. O projeto do VLT também inclui a ligação do Centro do Recife com o bairro de Boa Viagem. No pacote de obras para a capital pernambucana também estão incluídos os seis corredores de BRS, que já estão sendo implantados pelo município.
A presidente também anunciou a inclusão do corredor fluvial Sul para completar o projeto que já conta com os corredores Oeste e Norte. Pelo projeto da Secretaria das Cidades, a ampliação do ramal Sul inclui também a proposta de expansão da navegabilidade na área central da cidade por onde passa o rio. A proposta é suspender as pontes Seis de Março (Ponte Velha), Boa Vista (Ponte de Ferro) e a Duarte Coelho para permitir a passagem das embarcações.

quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

MOBILIDADE GRANDE RECIFE - BOGOTÁ FEZ E FAZ VALER APENA DEICHAR O CARRO EM CASA...

Bogota adimite limitação do BRT

Bogotá, a cidade que com maior sucesso implantou o sistema de BRT no mundo na ultima década reconheceu recentemente que o mesmo tem limitações na capacidade de transporte de passageiros que necessita que haja outro modal de transporte de alta capacidade nos principais corredores de transporte da cidade.
E não é surpresa que esse novo modal é o Metrô. Ao longo dos últimos 10 anos foram implantados 4 troncos principais de BRT, que hoje transportam mais de 1,7 milhões de passageiros por dia. Um grande avanço para a cidade que é repleta de ônibus quarentões e que tem engarrafamentos que se assemelham à São Paulo.
Mas a Prefeitura de Bogotá reconheceu a necessidade de implantar um meio de transporte que tenha capacidade maior, uma vez que o tronco principal do sistema esta saturado, transportando aproximadamente 340 mil pessoas por dia. Abaixo vocês podem ver um vídeo institucional sobre o Metrô de Bogotá que vai ser construído ate 2016.
ASSISTA ESTE VÍDEO:
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Enquanto isso no Rio de Janeiro a Prefeitura instalara 4 troncos BRT. O TransOlímpico terá demanda de 100 mil passageiros, ligando o Recreio à Deodoro. O TransOeste tem demanda de 220 mil passageiros, e ligará Santa Cruz ao Jardim Oceânico, Há sérias duvidas se o trecho Alvorada-J.Oceânico conseguira atender a demanda.
Já a TransCarioca ligará a Alvorada a Penha e ao Aeroporto Internacional Tom Jobim, com uma demanda esperada de 400 mil passageiros, mais do que qualquer BRT no mundo atende hoje em dia. E para completar temos a TransBrasil, com prometida demanda de 900 mil passageiros por dia, quase três vezes mais do que o principal tronco de BRT de Bogotá.