terça-feira, 24 de dezembro de 2013

MOBILIDADE GRANDE RECIFE - VIA EXPRESSA COM PEDAGIO R$ 5,60

Via expressa que liga Suape ao Litoral Sul começa a operar neste sábado

24/12/2013 
Do NE10

Foto: Divulgação
A primeira etapa da via expressa concessionada que ligará o Complexo Industrial Portuário de Suape às praias do Litoral Sul de Pernambuco começará a operar à 0h deste sábado (28). Nesta primeira fase, três praças entrarão em operação: no entroncamento na nova rodovia PE-009 com a PE-028; no acesso principal de Suape; e na VPE-052, estrada que liga a PE-060 à Avenida Portuária. A rodovia ficará totalmente pronta no mês de janeiro, quando as duas praças restantes estarão concluídas.
http://produtos.ne10.uol.com.br/saojoao/wp-content/uploads/2013/12/mapa_4701.jpg
Duas praças restantes serão abertas em janeiro de 2014 (Foto: Divulgação)
A tarifa básica de acesso à via, com um total de 43 quilômetros de extensão, será de R$ 5,60. Este valor será cobrado para veículos de passeio e por eixo para veículos de grande porte. Motocicletas pagam metade. A tarifa funcionará da forma unidirecional, ou seja, o veículo paga apenas uma vez para trafegar pelo sistema.

O trecho concessionado começará na altura do Hospital Dom Helder Câmara, na BR-101, no Cabo de Santo Agostinho, até a PE-038, no distrito de Nossa Senhora do Ó. O trecho deve facilitar o acesso a praias conhecidas - como Porto de Galinhas, Muro Alto e Maracaípe - uma vez que reduzirá o trajeto em 8,4 quilômetros. Segundo a Concessionária Rota do Atlântico, responsável pela via expressa, a redução representará uma economia de 30% no percurso e de pelo menos 20 minutos, considerando a velocidade permitida de 100 km/h.

São cinco viadutos e 14 alças de acesso próximo ao hospital,com cerca de quatro quilômetros de extensão. A via seguirá pelo Contorno do Cabo - novo treco com cerca de 8 quilômetros - até a PE-28, sob um viaduto para a ligação às TRD-Norte e Sul, em Suape, com nove quilômetros. Este trecho será ligado com a rotatória conhecida como Curva, onde começa a nova estrada. A via que liga Suape À PE-038 tem 5,5 quilômetros.
http://produtos.ne10.uol.com.br/saojoao/wp-content/uploads/2013/12/cco_470.jpg
Via expressa é monitorada por Centro de Controle Operacional (CCO) (Foto: Divulgação)

SERVIÇOS - A Rota do Atlântico disponibilizará aos condutores que trafegarem pela via expressa um Centro de Controle Operacional (CCO), que atuará no reforço da segurança viária através do monitoramento por câmeras. Também estará à serviço dos motoristas o Serviço de Auxílio ao Usuário (SAU), com atendimento 24 horas de guinchos leve e pesado, ambulância de resgate, entre outras viaturas de combate a acidentes.

Desde fevereiro de 2012 que os serviços são oferecidos aos condutores. Neste período, cerca de 4 mil ocorrências foram registradas. O atendimento de emergência pode ser acionado pelo 0800.031.0009, com ligação gratuita de telefones móveis ou fixos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário