MOBILIDADE
Obra de túnel muda trânsito na Caxangá
Cruzamento da avenida, entre as Ruas Real da Torre e Benfica, será interditado na quinta para construção da via, que faz parte do Corredor Leste-Oeste
Publicado em 24/12/2013, às 06h12
Do JC Online
Foto: Rodrigo Lôbo/JC Imagem
Os motoristas que cruzam a
Avenida Caxangá, no trecho entre as Ruas Real da Torre e Benfica, na
Zona Oeste do Recife, devem ficar atentos às alterações no trânsito
local. A partir de quinta-feira, o cruzamento será interditado para que
sejam iniciados os serviços de instalação das estacas e concretagem de
vigas que fazem parte das obras de construção do Túnel da Abolição.
Durante a ação, todos os veículos que trafegam no sentido
subúrbio/cidade deverão desviar pela Rua João Ivo da Silva. Já os que
desejam seguir pela Benfica precisarão, após entrar na Rua João Ivo da
Silva, pegar à esquerda na Rua Nobre de Lacerda e em seguida acessar a
Rua Monsenhor Júlio Maria até chegar à Rua Benfica. Não haverá alteração
para os usuários de ônibus.
A interdição vai durar 12 dias, seguindo até 5 de janeiro. A construção do Túnel da Abolição, orçado em R$ 16 milhões, é mais uma etapa do Corredor Leste-Oeste, que será operado por Bus Rapid Transit (BRT) e ligará o bairro do Derby, na região central do Recife, ao município de Camaragibe.
Com uma extensão de 287 metros, sendo 53 metros de área coberta, o túnel terá três faixas de rolamento e vai atender aos veículos particulares e coletivos que vierem da Rua Real da Torre e seguirem para a Rua João Ivo da Silva.
De acordo com a Secretaria das Cidades, o tráfego proveniente da Rua Carlos Gomes, recentemente estabelecido como um corredor para ônibus, também terá um ganho de velocidade. Por dia, cerca de 56 mil veículos de passeio e quase 6 mil ônibus circulam nas vias do entorno da Real da Torre.
Todas as interdições contam com o apoio dos órgãos de trânsito, como a CTTU, o Detran e o BPTran, além do Consórcio Grande Recife. Os agentes vão atuar na orientação aos motoristas e usuários de ônibus. As vias do entorno receberão sinalização durante todo o processo. Segundo a secretaria, guardas municipais estarão nas imediações orientando o trânsito e haverá distribuição de panfletos nas vias próximas, nos semáforos e paradas de ônibus, com informações sobre a obra.
O Túnel da Abolição promete otimizar um dos principais pontos de retenção do Corredor Caxangá/Benfica, melhorando a velocidade média do tráfego misto e do corredor de transporte da Avenida Caxangá. Com a intervenção, a capacidade viária do cruzamento da Rua Benfica com a Real da Torre, que hoje é de 4.620 veículos/hora, vai passar para 8.250 veículos/hora, de acordo com a Secretaria das Cidades.
A interdição vai durar 12 dias, seguindo até 5 de janeiro. A construção do Túnel da Abolição, orçado em R$ 16 milhões, é mais uma etapa do Corredor Leste-Oeste, que será operado por Bus Rapid Transit (BRT) e ligará o bairro do Derby, na região central do Recife, ao município de Camaragibe.
Com uma extensão de 287 metros, sendo 53 metros de área coberta, o túnel terá três faixas de rolamento e vai atender aos veículos particulares e coletivos que vierem da Rua Real da Torre e seguirem para a Rua João Ivo da Silva.
De acordo com a Secretaria das Cidades, o tráfego proveniente da Rua Carlos Gomes, recentemente estabelecido como um corredor para ônibus, também terá um ganho de velocidade. Por dia, cerca de 56 mil veículos de passeio e quase 6 mil ônibus circulam nas vias do entorno da Real da Torre.
Todas as interdições contam com o apoio dos órgãos de trânsito, como a CTTU, o Detran e o BPTran, além do Consórcio Grande Recife. Os agentes vão atuar na orientação aos motoristas e usuários de ônibus. As vias do entorno receberão sinalização durante todo o processo. Segundo a secretaria, guardas municipais estarão nas imediações orientando o trânsito e haverá distribuição de panfletos nas vias próximas, nos semáforos e paradas de ônibus, com informações sobre a obra.
O Túnel da Abolição promete otimizar um dos principais pontos de retenção do Corredor Caxangá/Benfica, melhorando a velocidade média do tráfego misto e do corredor de transporte da Avenida Caxangá. Com a intervenção, a capacidade viária do cruzamento da Rua Benfica com a Real da Torre, que hoje é de 4.620 veículos/hora, vai passar para 8.250 veículos/hora, de acordo com a Secretaria das Cidades.
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