terça-feira, 24 de dezembro de 2013

MOBILIDADE GRANDE RECIFE - TUNEL DA ABOLIÇÃO SERÁ INTERDITADO E CRUZAMENTO DA CAXANGÁ FICARÁ MAS DEMORADO , USEM OUTROS CAMINHOS.

MOBILIDADE

Obra de túnel muda trânsito na Caxangá

Cruzamento da avenida, entre as Ruas Real da Torre e Benfica, será interditado na quinta para construção da via, que faz parte do Corredor Leste-Oeste

Publicado em 24/12/2013, às 06h12

Do JC Online

 / Foto: Rodrigo Lôbo/JC Imagem

Foto: Rodrigo Lôbo/JC Imagem

Os motoristas que cruzam a Avenida Caxangá, no trecho entre as Ruas Real da Torre e Benfica, na Zona Oeste do Recife, devem ficar atentos às alterações no trânsito local. A partir de quinta-feira, o cruzamento será interditado para que sejam iniciados os serviços de instalação das estacas e concretagem de vigas que fazem parte das obras de construção do Túnel da Abolição. Durante a ação, todos os veículos que trafegam no sentido subúrbio/cidade deverão desviar pela Rua João Ivo da Silva. Já os que desejam seguir pela Benfica precisarão, após entrar na Rua João Ivo da Silva, pegar à esquerda na Rua Nobre de Lacerda e em seguida acessar a Rua Monsenhor Júlio Maria até chegar à Rua Benfica. Não haverá alteração para os usuários de ônibus.

A interdição vai durar 12 dias, seguindo até 5 de janeiro. A construção do Túnel da Abolição, orçado em R$ 16 milhões, é mais uma etapa do Corredor Leste-Oeste, que será operado por Bus Rapid Transit (BRT) e ligará o bairro do Derby, na região central do Recife, ao município de Camaragibe.

Com uma extensão de 287 metros, sendo 53 metros de área coberta, o túnel terá três faixas de rolamento e vai atender aos veículos particulares e coletivos que vierem da Rua Real da Torre e seguirem para a Rua João Ivo da Silva.

De acordo com a Secretaria das Cidades, o tráfego proveniente da Rua Carlos Gomes, recentemente estabelecido como um corredor para ônibus, também terá um ganho de velocidade. Por dia, cerca de 56 mil veículos de passeio e quase 6 mil ônibus circulam nas vias do entorno da Real da Torre.

Todas as interdições contam com o apoio dos órgãos de trânsito, como a CTTU, o Detran e o BPTran, além do Consórcio Grande Recife. Os agentes vão atuar na orientação aos motoristas e usuários de ônibus. As vias do entorno receberão sinalização durante todo o processo. Segundo a secretaria, guardas municipais estarão nas imediações orientando o trânsito e haverá distribuição de panfletos nas vias próximas, nos semáforos e paradas de ônibus, com informações sobre a obra.

O Túnel da Abolição promete otimizar um dos principais pontos de retenção do Corredor Caxangá/Benfica, melhorando a velocidade média do tráfego misto e do corredor de transporte da Avenida Caxangá. Com a intervenção, a capacidade viária do cruzamento da Rua Benfica com a Real da Torre, que hoje é de 4.620 veículos/hora, vai passar para 8.250 veículos/hora, de acordo com a Secretaria das Cidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário