quarta-feira, 25 de junho de 2014

Mobilidade - Integração Temporal Eletrônica sendo aplicada aos poucos no Recife.

Os moradores do município de Camaragibe, que tem como destino a Cidade Universitária, passarão a ter outras opções de deslocamento. Isso porque, a partir do sábado (28), a linha 469 – Camaragibe/CDU será extinta.
Os usuários terão do dia 23 ao dia 27 de junho para se adaptar a nova operação que será feita através de integração temporal. A mudança faz parte do processo de racionalização do SEI e do projeto de haver apenas tráfego de BRT na Avenida Caxangá.
Os passageiros poderão utilizar as linhas convencionais 2480 – Camaragibe/Derby, 2450 – TI Camaragibe (Centro) e 2460 – TI Camaragibe/Príncipe, que transitam pela Av. Caxangá. A partir do dia 30 de junho, os passageiros do TI Camaragibe deverão utilizar as linhas 2450 – TI Camaragibe (Centro) e 2460 – TI Camaragibe/Príncipe, não mais a 2480.
Os usuários deverão descer nas duas primeiras paradas da Av. Caxangá no sentido subúrbio/cidade, e se deslocar para o Terminal Integrado da Caxangá ou para a Av. Afonso Olindense.
No TI Caxangá, os usuários utilizarão a integração temporal na bilheteria do terminal e poderão embarcar na linha 202 – Barro/Macaxeira (Várzea) ou na 303 – Curado II/Caxangá (BR-232), que atendem à Cidade Universitária. Quem optar por seguir para a Av. Afonso Olindense também terá a opção da linha 432 – CDU (Várzea), além das linhas 303 e 202.
A linha 2450 – TI Camaragibe (Centro) terá um reforço de 4 veículos, passando a operar com uma frota de 17 ônibus realizando 116 viagens.Com a integração temporal, os usuários que utilizam o Vale Eletrônico Metropolitano (VEM) terão duas horas para embarcar das linhas 2480, 2450 ou 2460 para uma das linhas 303, 202 ou 432, sem pagar uma nova passagem. Mais informações no 0800.081.0158.

terça-feira, 24 de junho de 2014

BRT E METRÔ FAZ SUCESSO NA COPA 2014 E OS ESTACIONAMENTOS PARKTEL DE 40,00 FICO EM SEGUNDO PLANO.


21/06/2014 13h51 - Atualizado em 21/06/2014 14h06
Aumenta número de torcedores que usam metrô e BRT para ir à Arena PE
Mais de 24.000 utilizaram os modais para chegar ao estádio, diz Secopa.
Conforme balanço, 3.483 usaram ônibus (8,65%) e 11.965, trem (29,7%).
Do G1 PE



Governo apresentou balanço do 2º jogo na Arena PE neste
sábado (Foto: Débora Soares/G1)
A Secretaria Extraordinária da Copa em Pernambuco (Secopa-PE) informou, neste sábado (21), que a quantidade de torcedores que utilizaram o Bus Rapid Transit (BRT) e metrô para chegarem à Arena Pernambuco, no segundo jogo do Mundial no estado, aumentou. Itália e Costa Rica se enfrentaram na sexta (20). Conforme o balanço, 3.483 pessoas usaram ônibus (8,65% do total) e 11.965, trem (29,7%). Na primeira partida, foram 2.171 e 10.097 passageiros, respectivamente.
No Corredor Norte-Sul, foram 13 viagens feitas por sete BRTs em um intervalo de 37 minutos. No Leste-Oeste, foram 70 viagens por 30 ônibus de 9 em 9 minutos. Para quem chegou de metrô, foram utilizados 51 circulares para fazer o percurso Cosme e Damião-Arena PE, com intervalo de 3 minutos. Utilizaram os estacionamentos periféricos 22,44% dos torcedores e o restante do público (39,21%) seguiu para o estádio em veículos credenciados pela Fifa.


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"Apesar de pequenos, tivemos um aumento no número de pessoas transportadas por modais públicos, 24.488 [contra 23.418], o que era nosso objetivo. Em uma hora e meia, conseguimos retirar todas as pessoas das paradas ao redor da Arena", informou a secretária-executiva das Cidades de Pernambuco, Ana Suassuna. Os números foram apresentados no Centro Aberto de Mídia, na Torre Malakoff, Bairro do Recife, área central da cidade.
Já o fluxo dos estacionamentos periféricos diminuiu em comparação ao jogo entre Japão e Costa do Marfim, em 14 de junho. No Parqtel foram 6.295 torcedores, 2.164 no RioMar e 611 no Cordeiro.
Na ida ao estádio, muitos torcedores reclamaram de retenção na Avenida Abdias de Carvalho e na BR-232. Segundo o secretário extraordinário da Copa, Ricardo Leitão, o problema ocorreu porque a seleção da Costa Rica se atrasou para sair do hotel. "A operação que traz e leva as delegações é coordenada pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) e eles acharam melhor esperar a chegada do ônibus que trazia a Costa Rica, deixando a Abdias bloqueada por mais tempo", explicou.

Postos de saúde atenderam a 82 pessoas, sem casos graves (Foto: Vitor Tavares / G1)
Alimentos estragados
A Vigilância Sanitária fez 79 inspeções e identificou 320 kg de arroz e feijão impróprios para consumo, além de salada crua e pudim. Segundo a secretária-executiva de Saúde de Pernambuco, Ivette Buril, os alimentos seriam consumidos pelos trabalhadores. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) foi informada sobre o caso, assim como a Fifa, e irá notificar a empresa responsável pela distribuição, com sede em Campinas (SP).
Os postos de saúde dentro da Arena Pernambuco atenderam a 82 pessoas, sendo 42 torcedores, 36 trabalhadores e quatro pessoas da equipe da Fifa ou público VIP. Em sua maioria, os casos foram resolvidos no local, mas dois pacientes foram levados para rede privada e um para o Hospital Pelópidas Silveira. Ivette Buril não soube informar se eles já haviam recebido alta.
Já as Unidades de Apoio Avançadas (UAA) realizaram oito atendimentos, mas todas as pessoas foram medicadas e liberadas em seguida.
Esquema de segurança
De acordo com a Secopa, 2.250 profissionais das polícias Militar, Civil, Federal, Rodoviária Federal, Científica, Corpo de Bombeiro, Guarda Municipal e Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) trabalharam no esquema de segurança do jogo. No total, 11 boletins de ocorrência foram registrados por motivos diversos, como extravio e furto. Nas proximidades da estação Cosme e Damião, sete pessoas foram abordadas por estarem se comportando de maneira suspeita. O grupo foi liberado após consulta de antecedentes criminais. O público total da partida foi de 40.285 torcedores.

Público do jogo de Itália e Costa Rica foi de 40.285 (Foto: Fernando Rêgo Barros/TV Globo)

domingo, 22 de junho de 2014

Mobilidade - Opreço que se paga por uma copa do mundo, e a população fica nas paradas a espera do coletivo e o GRCT direciona a frota pra Arena.



O Grande Recife consorcio, mobilizou quase toda sua frota do eixo central da região Metropolitana do Recife , isso ocorreu nesta sexta  feira dia 20/06/14 pra atender o jogo na Arena Pernambuco.

Várias linhas foram desfalcadas de veículos e entre as 09hrs até as 17 hrs a população ficou nas paradas de ônibus sem saber o que estava acontecendo.O que se viu, foi o usuário sem vez no quesito serviço, e o GRCT por sua vez deu prioridade a Arena- PE, isso foi um absurdo.

Aqui vai alguns exemplos de linhas afetadas: Roda de Fogo 02 carros rodando entre as 9:00 e 17:00 hrs , CDU/BVIAGEM/CAXANGÀ 06 carros rodando neste periodo,Eng do Meio 03 carros e assim por diante.
Outra area afetada foi as linhas que a Cidade Alta,Itamaracá, Transcol, Globo Transportes atua, onde os usuários atendidos por essas empresas sofreram nas paradas e muitos se perguntavá se era greve ou protestos.E aguardem que segunda tem mas jogo na Arena e além da frota reduzida pra atender a Arena - PE neste mesmo horário as pessoas estaram voltado pra casa para assistir o jogo da seleção Brasileira...
espero que todos se preparem pra este dilema que o Òrgão GRCT tem preparado pra você usuário comum do dia a dia.

quinta-feira, 19 de junho de 2014

Mobibrasil - Licitação começa com tudo agora.


 





Linhas começam a ser operadas por empresas vencedoras da licitação

Com o término da 1ª etapa da licitação das linhas de ônibus, a empresa vencedora do segundo lote, MobiBrasil (antiga Rodoviária Metropolitana) começou a fazer as adequações necessárias para este novo momento do Sistema de Transporte Público de Passageiros da Região Metropolitana do Recife (STPP/RMR). Todas as linhas terão acrescentado o número 2 na frente, além disso, ela também operará a 920 – Rio Doce/CDU, antes de responsabilidade da Rodoviária Caxangá.

Confira as linhas que passarão para a MobiBrasil e seus novos códigos:

2402- Parque Capibaribe/ Caxangá
2410- Parque Capibaribe/ TI TIP
2419- Matriz da Luz / TI Camaragibe
2420- Muribaba/ TI Camaragibe
2442- Jd Primavera(V. Pedreiras)
2445- Tabatinga
2446- UR-07
2448- Jardim Petrópolis
2450- T.I. Camaragibe (Centro)
2457- São Lourenço( Bacurau)
2459- Cosme e Damião
2460- TI Camaragibe( Príncipe)
2462- Lot. Santos Cosme Damião( Bacurau)
2463- Araçoiaba/ TI Camaragibe
2464- Jardim Teresópolis / T.I. Caxangá
2466-Vera Cruz/ TI Camaragibe
2467- Chã de Cruz/ TI Camaragibe
2469- TI Camaragibe/CDU
2473- Lot. João Paulo II/ TI Camaragibe
2475- Timbi/ TI Camaragibe
2476- Santa Mônica/ TI Camaragibe
2477- Santa Terezinha/ TI Camaragibe
2478- Santana/ TI Camaragibe
2480- T.I. Camaragibe/ Derby
2483- Lot. S. João e S. Paulo/ TI Camaragibe
2486- Penedo/ T.I. Camaragibe
2487- Várzea Fria/ T.I. Camaragibe
2488- Vila da Fábrica/ T.I. Caxangá
2489- Bairro dos Estados/ T.I. Caxangá
2490- T.I. Camaragibe/ T. I Macaxeira
2491- São Lourenço/ TI Camaragibe
2492- Parque Capibaribe/ TI Camaragibe
2493- Tiúma/ TI Camaragibe
2920- Rio Doce/ CDU



 http://www.granderecife.pe.gov.br/web/grande-recife/exibir_noticia?groupId=1726912&articleId=3076877&templateId=1731187


Metrô - rumo a Arena Pernambuco pra 20/06/2014.




Metrô vai circular às 9h para suprir demanda de torcedores que vão à Arena PE

Frota disponibilizada suporta atender até 13 mil passageiros por hora

19/06/2014 12:10 - Do FolhaPE, com informações da assessoria
Nesta sexta-feira (20), dia do jogo entre Itália e Costa Rica na Arena Pernambuco, o esquema de circulação do metrô será alterado. De acordo com a CBTU, todos os trens da linha Centro que circulam para Camaragibe vão começar a circular às 9h.  O intuito é conseguir suprir a demanda de usuários que vão à Arena para assistir a partida, que começa às 13h.
Ainda conforme a CBTU, o intervalo médio de espera nas plataformas será de cinco minutos e a frota disponibilizada suporta atender até 13 mil passageiros por hora. O referido esquema funcionará das 15h às 18h para o retorno dos torcedores após o jogo.
Os usuários das linhas Recife/Jaboatão nos dois sentidos devem desembarcar na estação Coqueiral onde deverão seguir em outro trem com destino a Jaboatão ou Recife. O trecho de Coqueiral a Jaboatão funcionará com intervalo médio de quinze minutos para facilitar a circulação dos passageiros.
O esquema de circulação da Copa encerrará às 18 horas, quando os trens da linha Centro voltarão a circular normalmente com 01 trem para Camaragibe e 01 trem para Jaboatão.

Mobilidade - BRT como se esperava nada aqui em Pernambuco se entrega na data, se uma obra tiver uma data de conclusão coloque mais 3 vezes .

Mais atrasos no BRT pernambucano

Publicado em 18/06/2014, Às 12:21

Estações ainda incompletas. Foto: Héli Scheppa/JC Imagem
Estações ainda incompletas. Foto: Héli Scheppa/JC Imagem

Os atrasos na operação do sistema BRT (Bus Rapid Transit) pernambucano continuam. Além de o Corredor Leste-Oeste, principal eixo de transporte para os jogos da Copa do Mundo no Estado ter entrado em operação atrasado e com menos de 10% de sua capacidade, agora é o Corredor Norte-Sul que passa por dificuldades e, por isso, não entrou em funcionamento como prometido no último domingo, dia 15. Depois de vários adiamentos, a operação comercial do corredor, que começou a ser construído antes do Leste-Oeste e deveria estar pronto desde dezembro de 2013, está sendo jogada para julho.

E, mesmo assim, com apenas duas estações (Tacaruna e Praça da República, na Avenida Dantas Barreto) e sem uma data certa. Apenas mais uma previsão de muitas feitas pelo governo de Pernambuco nos últimos meses, devido ao atraso nas obras. Agora, o Grande Recife Consórcio de Transportes fala no dia 5 de julho. A data, um sábado, marcaria o início da operação comercial do sistema, quando passageiros são transportados. E, assim como foi e está sendo o BRT Leste-Oeste, num horário reduzido: das 9h às 16h. Nada mais, nada menos.
Na verdade, diante de tantos atrasos envolvendo as obras de mobilidade para a Copa do Mundo no Estado (apenas a passarela ligando o Aeroporto Internacional do Recife e o metrô e o TI Cosme Damião foram finalizados, mas com mais de uma ano depois do prometido), o Norte-Sul terminou sendo preterido diante do Corredor Leste-Oeste. “Infelizmente tivemos que escolher onde concentrar esforços e optamos por agilizar os trabalhos no Leste-Oeste, que é o eixo principal de transporte para a Arena Pernambuco. Nem as estações ficaram prontas nem tínhamos fôlego operacional para os dois corredores”, afirmou o presidente do Grande Recife Consórcio de Transporte, Nelson Menezes.
Nenhuma estação de BRT do Corredor Norte-Sul está finalizada e, agora, com a Copa do Mundo acontecendo, é que o ritmo diminuiu. Praticamente não se vê gente trabalhando nas unidades ao longo do percurso do corredor. O Norte-Sul entrou parcialmente em operação apenas para o primeiro jogo da Copa no Estado, no último sábado, sem nenhuma estação exclusiva do corredor pronta. Funcionou do TI PE-15 (sem qualquer melhoria para receber o BRT) para a Estação Guararapes, que é o principal ponto de troca dos dois corredores, e transportando apenas 250 mil dos 2 milhões de passageiros que usaram o sistema BRT no dia.
Leia mais na edição impressa do JC

Postado por Roberta Soares

BLOG GRANDE RECIFE MOBILIDADE PE: Conorte entra na ativa,esta licitação até o fim de...

BLOG GRANDE RECIFE MOBILIDADE PE: Conorte entra na ativa,esta licitação até o fim de...: CONORTE   Até o final do ano, toda a frota da Cidade Alta Transportes receberá nova marca e novas cores. É que a partir de primeiro de ma...

Conorte entra na ativa,esta licitação até o fim deste ano de 2014.

CONORTE
 
Até o final do ano, toda a frota da Cidade Alta Transportes receberá nova marca e novas cores. É que a partir de primeiro de maio a empresa passa a fazer parte do CONORTE. O consórcio ficará responsável por todo o transporte público de passageiros na área norte da Região Metropolitana do Recife. Além da Cidade Alta, outras duas empresas também vão integrar o consórcio, são elas: Rodotur e Itamaracá. Com a mudança, a população não verá mais nas ruas os ônibus das três empresas, mas sim, os coletivos com a marca do consórcio. Para os passageiros haverá mais opções de itinerários e mais veículos à disposição. Ao todo, serão 535 ônibus que vão atuar em 70 linhas, desde Araçoiaba até o Recife. Para quem trabalha nas três empresas, a mudança virá em forma de cursos de qualificação. Principalmente por conta do novo sistema de transporte que será implantado na Região: o BRT. Ao longo do itinerário, os passageiros só poderão embarcar em terminais exclusivos, onde eles pagam a passagem antes mesmo de entrar no veículo.
Os coletivos serão maiores e mais confortáveis: todos são equipados com ar condicionado, câmbio e piloto automático, o que exigirá menos esforço dos motoristas, e terão 21 metros de comprimento por 2,5m de largura. 
 
Algumas fotos:
   

terça-feira, 17 de junho de 2014

Mobilidade - faixa azul ou transparente , pois os condutores não estão vendo ou a impunidade fala mas alto.

Faixa Azul de Boa Viagem entra em operação com muito desrespeito

Invasão da Faixa Azul foi comum no primeiro dia de operação. Multa é de R$ 53,20. Fotos: Guga Matos/JC Imagem
Invasão da Faixa Azul foi comum no primeiro dia de operação. Multa é de R$ 53,20. Fotos: Guga Matos/JC Imagem

O terceiro corredor de BRS (Bus Rapid Service) do Recife, batizado de Faixa Azul, entrou em operação nesta segunda-feira (16/6) na Avenida Domingos Ferreira, em Boa Viagem, Zona Sul, evidenciando a necessidade urgente de a Prefeitura do Recife implantar a fiscalização eletrônica para evitar a invasão do espaço exclusivo dos ônibus pelos veículos particulares. Embora em menor quantidade do que na Avenida Mascarenhas de Morais, na Imbiribeira, onde funciona o segundo corredor, foram muitos os flagrantes de desrespeito no Pina e em Boa Viagem.
Mesmo assim, quem andou de ônibus estimou um ganho entre dez e quinze minutos na viagem. O Faixa Azul da Domingos Ferreira tem 5,8 quilômetros e, na verdade, começa na Avenida Herculano Bandeira, no Pina, após o acesso ao RioMar Shopping. Segue pela pista oeste da Domingos Ferreira até a Rua Barão de Souza Leão. Funciona das 6h às 22h, de segunda à sexta-feira. Os veículos particulares podem entrar no Faixa Azul apenas para acessar o comércio e edifícios, além de fazer conversões à direita. Quem for pego trafegando livremente poderá ser multado em R$ 53,20.
No corredor trafegam 34 linhas de ônibus, que transportam 200 mil passageiros por dia. Por enquanto, está sem equipamento de fiscalização eletrônica, contando apenas com os agentes de trânsito, que são poucos para a extensão da via. Mas a presidente da CTTU, Taciana Ferreira, garante que na segunda quinzena de agosto as câmeras deverão ser instaladas, forçando o respeito.  A fiscalização eletrônica está em fase de licitação. A implantação da Faixa Azul foi possível após a liberação da pista oeste da Via Mangue, que deverá absorver 49% do tráfego da Domingos Ferreira.

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Postado por Roberta Soares

sábado, 14 de junho de 2014

Via Mangue - Via Mangue engarrafa em menos de uma hora de inaugurada

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Do JC Trânsito
A primeira parte da Via Mangue, que liga as zonas Norte e Sul do Recife, foi inaugurada na tarde desta sexta-feira (13), e em poucos minutos após ser liberada para o tráfego de veículos já ficou engarrafada. A liberação aconteceu por volta das 18h, no entanto estava prevista para às 17h.
Os primeiros motoristas a passar pela nova pista oeste da nova via,  que tem o fluxo sentido Centro/Boa Viagem, ainda conseguiram encontrar tráfego tranquilo. Com o passar dos minutos e a chegada do horário de pico o local sofreu com seu primeiro congestionamento.
Já a pista leste, sentido Boa Viagem/Centro, deve ser inaugurada no dia 1º de setembro. a obra só deve ser totalmente entregue à população no mês de dezembro deste ano.
Antes mesmo de ser inaugurada, a Via Mangue já era motivo de piada nas redes sociais, uma vez que os internautas já previam o engarrafamento. Um evento foi criado no Facebook, intitulado " 1º Engarrafamento da Via Mangue", com a confirmação de  2,3 mil usuários da rede social.

Mobilidade BRT e Metrô foi os escolhidos já os parktel ficou as moscas com muitos ônibus e poucos passageiros.


NO DERBY AS 18:30
Torcedores super lotam o BRT pois nos estacionamentos vc pagar uma media de 46,00 por cabeça, e ai fica difícil e o que se ver é os torcedores optando por  BRT  e os organizadores não previram isso o que houve foi uma super lotação e os intervalos longos e olhe que a caxanga estava  livre.




fotos: Jailson Silva

Torcedores enfrentam longa espera em fila na Arena Pernambuco



Quem chega à Arena Pernambuco na noite deste sábado para assistir ao jogo Japão x Costa do Marfim enfrenta uma longa fila para entrar no estádio. Os torcedores ficam parados por mais de quarenta minutos.

Foto: Mariana Dantas/NE10
Um dos motivos para a demora é que faltam pessoas para organizar a entrada. Não há policiais exercendo essa função e os voluntários da Fifa só são vistos depois das catracas. Sem orientação, alguns visitantes acabam furando a fila e atrasando ainda mais quem já espera.

Foto: Mariana Dantas/NE10
Outro problema é a falta de agentes para manusear os detectores de metal. Alguns desses itens ainda estão embrulhados. O resultado é muita gente vaiando e reclamando da demora.

Detectores de metal ainda estão embrulhados na entrada da Arena. Foto: Mariana Dantas/NE10
O administrador Diógenes Lima, de 48 anos, veio ver o jogo com um grupo de amigos. Chegou à Arena às 19h30 e uma hora e meia depois ainda não tinha entrado. "Acho um absurdo faltar pessoas para atender o torcedor. As pessoas pagam caro para passar por isso. É uma falta de respeito", disse à reportagem do NE10.

Administrador Diógenes Lima diz que fila é absurda. Foto: Mariana Dantas/NE10
Nos arredores do estádio, policiais militares disseram que não era responsabilidade da PM organizar as filas. Depois que alguns torcedores começaram a ameaçar empurrar as grades um outro detector de metais começou a funcionar dando mais fluidez ao processo.


Originally Posted by Pernambuco 1817 
TRANSPORTE 

saldo positivo até o momento.


O japonês Santoshi Alcazawa aprovou o novo BRT. "Limpo e com bandeirinhas, só as cadeiras que são feitas de plástico, diferente do Japão, que usa um material mais resistente", disse.




Na passarela que liga o aeroporto ao metrô do Recife, uma das obras inauguradas para a Copa, a torcida encontra alguma fila para comprar o bilhete de acesso ao transporte coletivo.




A família do americano Jeff Mosebarqer soube do BRT através de um folheto distribuído no hotel. "O ônibus parece bom e dizem que leva direto para a Arena. Estamos adorando Pernambuco. O povo é muito acolhedor", disse.


A bilheteria cobra R$ 8,05 pelo ingresso que permite entrar na passarela. O valor inclui ida e volta ao estádio, usando o metrô e o ônibus.


O motorista Leandro Alves dirigia ônibus articulado e agora foi treinado para o BRT. "Tem nem comparação. É mais confortável, tudo automatizado. Coisa de primeiro mundo", comentou.


Biz Boyle veio da Nova Zelândia e está adorando a cidade. Mesmo em pé no veículo do BRT, não reclamou. "A gente não precisa de ônibus novo, nem de arena nova. Eu faria tudo igual, com a mesma diversão", disse.


Konishi Takahisa, 32, e Konishi Natsumi, 31, moram em SP há um ano e meio, falam português e conseguiram desenrolar fácil para chegar ao metrô. "Achei o processo bem simples, mas não tem muitas instruções para quem não sabe português, né?", comentou ele.


Movimento tranquilo na estação Aeroporto do metrô


Melissa, Julian, Alejandro e José são da Colômbia e vão acompanhar o jogo na Arena PE. "Não teve dificuldade para chegar. Viemos de ônibus e vamos de metrô ate o estádio", contou Alejandro.


Simon Hill, 31, e Jodi Hill, 37, são americanos. Foram para sete jogos na Copa da África do Sul e acharam a organização de lá terrível. Aqui, o processo está bem mais fácil. "Estamos na Boa Vista. Pegamos um metrô até aqui e daqui vamos para a Arena. Depois para Natal, assistir EUA contra Gana", contou ele.


Torcida animada aguarda chegada de metrô para ir à Arena Pernambuco.


A recifense Bianca Régis foi esperta. Optou por pegar o BRT na Avenida Guararapes e está sentada. "Meu pai pesquisou todas as formas de ir para a Arena e escolheu o BRT pelo custo-benefício. Mais barato que metrô e a viagem é direta, só devia ter mais oferta de veículos", disse.


BRT chega cheio a Camaragibe, já bem perto da Arena Pernambuco. Apesar do volume de gente, não há confusão.


A torcedora Maria Luna gostou da viagem de BRT, apesar de ficar em pé. "Pelo menos tem ar condicionado e a passagem ficou barata para ir e vir, já que normalmente é R$ 2,15 a R$ 3,25. Agora não sei como vai ser a volta, pois vai sair todo mundo na mesma hora", comentou.


Movimento é bastante tranquilo na estação Cosme e Damião, para quem sai do metrô e vai pegar o circular até a Arena.


Fantasiado de samurai, Tatsuya Nakano veio com amigos e gostou da viagem de BRT. São quatro veículos saindo do terminal da PE-14 e mais 46 da Avenida Guararapes.


Vagões do metrô estão cheios, mas não apinhados. A viagem é tranquila, neste momento


Jaqueline e Gabriel aprovaram viagem de BRT: acharam o transporte cômodo e rápido.


Quem vem de BRT tem que andar cerca de 500 metros até a Arena Pernambuco.


Desembarque na estação Cosme e Damião é tranquilo, pois rampa facilita acesso dos passageiros aos ônibus circulares que levam à Arena.


único ponto negativo até o momento... mas rapidamente solucionado.


A assessoria do Metrô do Recife informa que pneus foram jogados nos trilhos, entre as estações Cosme e Damião e Rodoviária. Depois, os vândalos atearam fogo a esses pneus. O maquinista viu as chamas, parou o trem e acionou o sistema de segurança. A brigada de combate a incêndio foi chamada para conter o fogo. O incidente interrompeu o funcionamento do sistema, das 20h15 a 20h35. Tudo já voltou a funcionar normalmente.

http://g1.globo.com/pernambuco/recif...014/cobertura/

Transporte público funciona normalmente levando torcedores para a Arena Pernambuco



Quem optou por chegar à Arena Pernambuco para assistir ao jogo do Japão com a Costa do Marfim de metrô está encontrando tranquilidade no caminho. Na Estação Recife, algumas pessoas embarcaram, incluindo um grupo de japoneses – que utilizaram um mapa das linhas para chegar à Arena. Funcionários do metrô que falam inglês estão ajudando os turistas a se localizarem e pegarem a direção correta. O percurso até a Estação Cosme Damião demorou 30 minutos e o clima é de paz.

No caso do BRT a situação também é tranquila na Estação Guararapes, de onde partem os veículos para a Arena Pernambuco. Há poucas pessoas nas filas. Os torcedores se identificam mostrando os ingressos, pagam R$ 5 e recebem uma pulseira laranja. Segundo o Grande Recife Consórcio, foram colocados 44 BRTs na linha Leste/Oeste e quatro veículos na linha Norte/Sul.

Os veículos começaram a funcionar a partir das 17h15 e vão seguir levando os torcedores até as 21h. A única parada é no bairro do Derby e depois o ônibus segue de forma expressa até a Arena.

No metrô, o maior parte dos turistas estrangeiros é formada por japoneses. Segundo o coordenador do voluntariado, Cristiano Carrilho, tem surpreendido que os japoneses chegam falando português e entendem as respostas em português. Os voluntários estão utilizando tablets e quando não conseguem explicar aos turistas, utilizam a ferramenta para traduzir e encontrar a melhor forma de repassar a informação.

A volta do BRT terá início à meia-noite e continua até o último ususário, funcionando sob demanda. Nas três paradas do percurso (a estações Guararapes, Derby e Camaragibe) os usuários podem trocar à vontade de veículos, desde que estejam utilizando a pulseirinha de identificação.
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sexta-feira, 13 de junho de 2014

TI Come Damião enorme e só duas linhas, esse grande Recife já outros TIs pequenos e com muitas linhas


Sexta-feira, 13 de junho de 2014 às 17:24
Terminal Cosme e Damião vai receber 30% do público da Arena Pernambuco

A presidenta Dilma Rousseff visitou, nesta sexta-feira (13), o Terminal Integrado Cosme e Damião, que será aberto ao público a partir deste sábado (14), data da primeira partida da Copa do Mundo em Pernambuco. O Terminal, construído na divisa entre as cidades de Recife e Camaragibe, vai interligar os usuários do metrô aos ônibus que farão o transporte de torcedores para a Arena Pernambuco.

Com um investimento total de R$ 18 milhões, o TI Cosme e Damião tem capacidade estimada de atender até 20 mil passageiros por mês. De acordo com o secretário executivo de mobilidade urbana de Pernambuco, Gustavo Gurgel, cerca de 30% do público que vai prestigiar os jogos da Copa na Arena Pernambuco vai se deslocar de metrô. O acesso mais próximo será o TI Cosme e Damião, que terá uma linha de ônibus fazendo o trajeto terminal-arena.





Após o mundial, a população de toda a Região Metropolitana do Recife (RMR) vai ter integração direta com o metrô, com acesso a diversos deslocamentos pagando apenas uma tarifa. Serão beneficiados principalmente, os moradores do Recife da comunidade UR-07 por meio da integração do TI Cosme e Damião com o TI Caxangá. Já os moradores dos loteamentos Santos Cosme e Damião, São Paulo, Santo Antônio e Viana, do município de Camaragibe, também passarão a ter acesso ao Sistema Estrutural Integrado (SEI).

Duas linhas irão operar no Terminal, sendo uma alimentadora (TI Cosme e Damião – Circular) com dois veículos realizando 60 viagens diariamente e uma interterminal (TI Cosme e Damião/TI Caxangá – IV Perimetral) com 8 veículos realizando 116 viagens. Os moradores da região serão beneficiados com a redução da tarifa de R$ 2,15 para R$ 1,60 para usuários que usarem metrô em seu deslocamento de retorno.

Mobilidade - Metro pela copa vai funcionar bem e com mas trens e durante o dia dia de trabalho do povo é um te vira ...

Metrô opera em esquema especial em dias de jogos na Arena Pernambuco

CLEMILSON CAMPOS
Foto: Clemilson Campos / JC Imagem
Usuários do metrô precisam ficar atentos ao esquema de mobilidade especial para os jogos na Arena Pernambuco. Quatro horas antes da partida deste sábado (14), entre Japão e Costa do Marfim, portanto, a partir das seis horas da noite, todos os trens da  Linha Centro vão seguir para a Estação Camaragibe, ramal da Copa, com intervalo médio de quatro minutos.
A operação continua até duas horas depois do fim do jogo, como orienta o assessor de comunicação do metrô do Recife, Salvino Gomes. O passageiro que vai descer na Estação Cosme e Damião e não vai para a arena não terá seu itinerário mudado.
Os torcedores também vão contar com mais duas formas de acesso a arena. Através dos ônibus do sistema BRT, corredor Norte/Sul com embarque no terminal da PE-15 em Olinda, e corredor Leste/Oeste, com embarque na Estação Guararapes, no centro do Recife. Quem for de carro vai contar com estacionamentos e linhas especiais, nos shoppings e no parque de exposições do cordeiro.

Inauguração - Via Mangue enfim sai do papel e Dilma Rousseff visita o Recife para inauguração da Via Mangue

Tráfego de veículos é liberado no primeiro trecho da Via Mangue nesta sexta-feira


Via Mangue: primeiro trecho será liberado na próxima sexta (13) e contempla apenas a pista Oeste. Foto acima foi feita seis meses atrás (Foto: Vitor Tavares/G1)
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Primeiro trecho deve começar a funcionar a partir das 16h
Foto: Hélia Scheppa/JC Imagem

Do NE10
Nesta sexta-feira (13), a Prefeitura do Recife irá liberar o tráfego no primeiro trecho da Via Mangue, na Zona Sul do Recife. A previsão é de que a via expressa na pista oeste seja aberta, após a vinda da presidente Dilma, a partir das 16h. 
Para isso, a Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU), disponibilizou oito agentes, além de 40 arte-educadores para orientar os condutores nos primeiros dias de operação.
Nesta primeira etapa, haverá o alargamento de duas faixas da Ponte Paulo Guerra, Ponte Estaiada, Ponte Encanta Moça, além do trecho do aeroclube, a via elevada e os viadutos sobre a Rua Antônio Falcão. A pista oeste funcionará no sentido subúrbio, da Ponte Paulo Guerra até a Antônio Falcão. 
A velocidade máxima permitida será de 60 km/h e a fiscalização eletrônica será realizada através de seis câmeras distribuídas ao longo da pista. Com a abertura da Via Mangue, cerca de 49% do tráfego que circula pela Avenida Domingos Ferreira será migrada para a via expressa.
A obra chegou a ter aproximadamente 2.200 trabalhadores e um investimento total de R$ 431 milhões.
PISTA OESTE – Para acessar a Zona Sul pela Avenida Herculano Bandeira com destino à Imbiribeira, os condutores podem acessar a pista oeste a partir da Ponte Paulo Guerra. Com isso, os motoristas poderão chegar mais rápido nas ruas Dom João VI (Canal do Jordão), Fernando Simões Mendes (Canal de Setúbal) e na Avenida General Mac Arthur, que dá acesso à Avenida Mascarenhas de Morais. Para chegar as vias que antecedem a Rua Antônio Falcão, os condutores deverão continua utilizando a Avenida Domingos Ferreira, pois a via mangue não possui outras saídas.

Mobilidade - BRT uma piada essa gambiarra.

BRT Pernambucano: Ligeiro, malfeito e atrasado

Publicado em 12/06/2014, Às 12:30

Estações do BRT Pernambucano são as primeiras refrigeradas do Brasil e as segundas do mundo. Foto: Ricardo Labastier/JC Imagem
Estações do BRT Pernambucano são as primeiras refrigeradas do Brasil e as segundas do mundo. Foto: Ricardo Labastier/JC Imagem
Por Fernando Castilho
JC Negócios
Um engenheiro, com alguma expertise na implantação de BRTs em cidades da América Latina e da Europa, que desembarcasse no Recife para conhecer a implantação do BRT nos corredores Norte-Sul e Leste-Oeste do Recife certamente ficaria impressionado com o nível de desperdício de material, improvisação operacional e falta de padronização de processos. E com o custo final, especialmente, das estações.
O problema não está no fato de o BRT para os dois corredores ter sido licitado e contratado sobre um projeto básico, cujo desenvolvimento executivo chegou ao ponto de mudar o padrão construtivo das estações. O custo delas subiu de R$ 5,8 milhões para R$ 22,3 milhões cada, sob o argumento de que a substituição do modelo de concreto armado por metálico permitiria a entrega até a Copa de 2014. Como se viu, apenas quatro das 54 estações serão entregues, o que por si só já é grave. O problema está na falta de cuidado no processo construtivo, que fez com que cada uma delas fosse  construída com padrão diferente.
Não é preciso ser especialista para ver a forma artesanal como estão sendo feitas as estações, algumas delas abandonadas por meses. Também chama a atenção a profusão de itens das estações metálicas que não resistirão ao uso intenso e demandarão serviços de restauração. O BRT desmoralizou a Secretaria das Cidades quanto à data de sua inauguração. Desmoralizou a credibilidade de um modelo de sucesso ao redor do mundo. E vai desmoralizar o governo pela forma improvisada com que tratou a execução de uma obra tão importante para a capital. Talvez o TCE escape disso quando for conferir (como, aliás, já está conferindo) as suas contas.
O TCE encontrou indícios de irregularidades nos contratos do BRT que incluem a mudança do padrão construtivo das estações. O contrato de R$ 344,9 milhões teve aditivos de R$ 139,3 milhões, com supressão de itens de R$ 99,9 milhões. Como a supressão se refere à construção de obras como elevados e viadutos, quer dizer que o valor suprimido de um contrato será a base de outro contrato. Ou seja, o custo vai estourar com outro nome.
O discurso de entrega na Copa fez o consórcio improvisar o modelo das estações, que deveriam ser de concreto pré-moldado e passaram para o metálico, recebendo uma explosão de itens que dificilmente aguentariam o uso intenso.
Em algumas estações os tijolos intertravados foram cortados ao meio para adequar-se à largura do piso e serem cimentados. Noutras, a base da estação precisou ser recortada para colocação da proteção dos ônibus.

Postado por Roberta Soares