terça-feira, 24 de junho de 2014

BRT E METRÔ FAZ SUCESSO NA COPA 2014 E OS ESTACIONAMENTOS PARKTEL DE 40,00 FICO EM SEGUNDO PLANO.


21/06/2014 13h51 - Atualizado em 21/06/2014 14h06
Aumenta número de torcedores que usam metrô e BRT para ir à Arena PE
Mais de 24.000 utilizaram os modais para chegar ao estádio, diz Secopa.
Conforme balanço, 3.483 usaram ônibus (8,65%) e 11.965, trem (29,7%).
Do G1 PE



Governo apresentou balanço do 2º jogo na Arena PE neste
sábado (Foto: Débora Soares/G1)
A Secretaria Extraordinária da Copa em Pernambuco (Secopa-PE) informou, neste sábado (21), que a quantidade de torcedores que utilizaram o Bus Rapid Transit (BRT) e metrô para chegarem à Arena Pernambuco, no segundo jogo do Mundial no estado, aumentou. Itália e Costa Rica se enfrentaram na sexta (20). Conforme o balanço, 3.483 pessoas usaram ônibus (8,65% do total) e 11.965, trem (29,7%). Na primeira partida, foram 2.171 e 10.097 passageiros, respectivamente.
No Corredor Norte-Sul, foram 13 viagens feitas por sete BRTs em um intervalo de 37 minutos. No Leste-Oeste, foram 70 viagens por 30 ônibus de 9 em 9 minutos. Para quem chegou de metrô, foram utilizados 51 circulares para fazer o percurso Cosme e Damião-Arena PE, com intervalo de 3 minutos. Utilizaram os estacionamentos periféricos 22,44% dos torcedores e o restante do público (39,21%) seguiu para o estádio em veículos credenciados pela Fifa.


+ DA COPA
Tudo sobre as cidades-sede e os jogos
cobertura completa
tabela e jogos
brasil visto de fora
o dia na copa
além da copa, teve isto
guia das cidades-sede
"Apesar de pequenos, tivemos um aumento no número de pessoas transportadas por modais públicos, 24.488 [contra 23.418], o que era nosso objetivo. Em uma hora e meia, conseguimos retirar todas as pessoas das paradas ao redor da Arena", informou a secretária-executiva das Cidades de Pernambuco, Ana Suassuna. Os números foram apresentados no Centro Aberto de Mídia, na Torre Malakoff, Bairro do Recife, área central da cidade.
Já o fluxo dos estacionamentos periféricos diminuiu em comparação ao jogo entre Japão e Costa do Marfim, em 14 de junho. No Parqtel foram 6.295 torcedores, 2.164 no RioMar e 611 no Cordeiro.
Na ida ao estádio, muitos torcedores reclamaram de retenção na Avenida Abdias de Carvalho e na BR-232. Segundo o secretário extraordinário da Copa, Ricardo Leitão, o problema ocorreu porque a seleção da Costa Rica se atrasou para sair do hotel. "A operação que traz e leva as delegações é coordenada pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) e eles acharam melhor esperar a chegada do ônibus que trazia a Costa Rica, deixando a Abdias bloqueada por mais tempo", explicou.

Postos de saúde atenderam a 82 pessoas, sem casos graves (Foto: Vitor Tavares / G1)
Alimentos estragados
A Vigilância Sanitária fez 79 inspeções e identificou 320 kg de arroz e feijão impróprios para consumo, além de salada crua e pudim. Segundo a secretária-executiva de Saúde de Pernambuco, Ivette Buril, os alimentos seriam consumidos pelos trabalhadores. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) foi informada sobre o caso, assim como a Fifa, e irá notificar a empresa responsável pela distribuição, com sede em Campinas (SP).
Os postos de saúde dentro da Arena Pernambuco atenderam a 82 pessoas, sendo 42 torcedores, 36 trabalhadores e quatro pessoas da equipe da Fifa ou público VIP. Em sua maioria, os casos foram resolvidos no local, mas dois pacientes foram levados para rede privada e um para o Hospital Pelópidas Silveira. Ivette Buril não soube informar se eles já haviam recebido alta.
Já as Unidades de Apoio Avançadas (UAA) realizaram oito atendimentos, mas todas as pessoas foram medicadas e liberadas em seguida.
Esquema de segurança
De acordo com a Secopa, 2.250 profissionais das polícias Militar, Civil, Federal, Rodoviária Federal, Científica, Corpo de Bombeiro, Guarda Municipal e Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) trabalharam no esquema de segurança do jogo. No total, 11 boletins de ocorrência foram registrados por motivos diversos, como extravio e furto. Nas proximidades da estação Cosme e Damião, sete pessoas foram abordadas por estarem se comportando de maneira suspeita. O grupo foi liberado após consulta de antecedentes criminais. O público total da partida foi de 40.285 torcedores.

Público do jogo de Itália e Costa Rica foi de 40.285 (Foto: Fernando Rêgo Barros/TV Globo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário