Mais atrasos no BRT pernambucano
Publicado em 18/06/2014, Às 12:21
Os atrasos na operação do sistema BRT (Bus Rapid Transit) pernambucano continuam. Além de o Corredor Leste-Oeste, principal eixo de transporte para os jogos da Copa do Mundo no Estado ter entrado em operação atrasado e com menos de 10% de sua capacidade, agora é o Corredor Norte-Sul que passa por dificuldades e, por isso, não entrou em funcionamento como prometido no último domingo, dia 15. Depois de vários adiamentos, a operação comercial do corredor, que começou a ser construído antes do Leste-Oeste e deveria estar pronto desde dezembro de 2013, está sendo jogada para julho.
E, mesmo assim, com apenas duas estações (Tacaruna e Praça da República, na Avenida Dantas Barreto) e sem uma data certa. Apenas mais uma previsão de muitas feitas pelo governo de Pernambuco nos últimos meses, devido ao atraso nas obras. Agora, o Grande Recife Consórcio de Transportes fala no dia 5 de julho. A data, um sábado, marcaria o início da operação comercial do sistema, quando passageiros são transportados. E, assim como foi e está sendo o BRT Leste-Oeste, num horário reduzido: das 9h às 16h. Nada mais, nada menos.
Na verdade, diante de tantos atrasos envolvendo as obras de mobilidade para a Copa do Mundo no Estado (apenas a passarela ligando o Aeroporto Internacional do Recife e o metrô e o TI Cosme Damião foram finalizados, mas com mais de uma ano depois do prometido), o Norte-Sul terminou sendo preterido diante do Corredor Leste-Oeste. “Infelizmente tivemos que escolher onde concentrar esforços e optamos por agilizar os trabalhos no Leste-Oeste, que é o eixo principal de transporte para a Arena Pernambuco. Nem as estações ficaram prontas nem tínhamos fôlego operacional para os dois corredores”, afirmou o presidente do Grande Recife Consórcio de Transporte, Nelson Menezes.
Nenhuma estação de BRT do Corredor Norte-Sul está finalizada e, agora, com a Copa do Mundo acontecendo, é que o ritmo diminuiu. Praticamente não se vê gente trabalhando nas unidades ao longo do percurso do corredor. O Norte-Sul entrou parcialmente em operação apenas para o primeiro jogo da Copa no Estado, no último sábado, sem nenhuma estação exclusiva do corredor pronta. Funcionou do TI PE-15 (sem qualquer melhoria para receber o BRT) para a Estação Guararapes, que é o principal ponto de troca dos dois corredores, e transportando apenas 250 mil dos 2 milhões de passageiros que usaram o sistema BRT no dia.
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