sexta-feira, 25 de setembro de 2015

MOBILIDADE - Transporte Entrega dos TIs de Joana Bezerra e Prazeres é adiada mais uma vez

Estrutura do prédio de Joana Bezerra está pronta / Foto: Amanda Miranda/JC Trânsito
Estrutura do prédio de Joana Bezerra está prontaFoto: Amanda Miranda/JC Trânsito
Prometida para este mês, a entrega dos terminais integrados de Joana Bezerra, na área central do Recife, e de Prazeres, na Região Metropolitana, foi adiada mais uma vez. De acordo com a Secretaria das Cidades, os dois agora devem ser inaugurados até o fim de outubro.
Em nota enviada ao JC Trânsito, a assessoria do órgão afirmou que o prédio de Joana Bezerra foi concluído. Porém, a Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb) ainda não fez a concretagem dos acessos ao TI, o que está previsto para o próximo mês. 

A obra começou em 2011 - mas as promessas são de mais de dez anos. A Secretaria das Cidades alega que os atrasos foram pela escassez de recursos e por causa da necessidade de readequações de projetos.

O custo para erguer o novo terminal de Joana Bezerra foi de R$ 9,4 milhões. Quando estiver pronto, o vai beneficiar 67 mil passageiros por dia, em 14 linhas de ônibus, enquanto atualmente são 40 mil usuários em dez linhas. O TI recebe críticas diárias sobre desorganização e insegurança.

O último atraso em Prazeres, de um mês para cá, foi nos serviços terceirizados, como impermeabilização na caixa d'água e colocação de granito e de esquadrias, além do projeto paisagístico. A obra está atrasada em cerca de dois anos e, apesar de a secretaria prever a inauguração ainda para setembro, já era previsto esse adiamento.

Quando Prazeres estiver pronto, sete linhas de ônibus vão atender 25 mil passageiros por dia. Hoje, a "integração" com o metrô está só nas placas afixadas na estação de mesmo nome e em alguns trens, prestando um desserviço à população. O investimento total no TI foi de R$ 3,8 milhões.

ZONA OESTE - 
Está em andamento desde 2012 a obra no TI Santa Luzia, na Zona Oeste da capital pernambucana. A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) solicitou alguns ajustes após a conclusão do projeto e o processo licitatório para a contratação de empresa que vai fazer o serviço está em fase final. O TI atenderá 17 mil pessoas diariamente, em oito linhas de ônibus, quando estiver pronto.
FONTE:JC TRANSITO
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SAMBA RECIFE - GRANDE RECIFE REFORÇA LINHAS QUE ATENDEM AO CENTRO DE CONVENÇÕES NO SAMBA RECIFE



O Samba Recife é o maior festival de samba do Brasil. O evento acontece esse final de semana, nos dias 26 e 27 de setembro, na área externa do Centro de Convenções, em Olinda, e contará com diversas atrações musicais de todo o país.

Para auxiliar o público que pretende curtir os shows, o Grande Recife Consórcio de Transporte reforçou o número de viagens de uma linha convencional e cinco linhas bacuraus, que atendem ao local do evento. Ao todo, 6 linhas realizarão, juntas, nos dois dias do evento, 142 viagens. Ou seja, 28 viagens a mais que a programação normal dos fins de semana.

Confira abaixo, as linhas que atenderão ao Centro de Convenções:
1985 – Rio Doce (Bacurau)
1995 – Pau Amarelo (Bacurau)
1956 – Igarassu (Bacurau)
1928 – Maranguape II (Bacurau)
643 – Córrego do Jenipapo (Bacurau)
043 – Aeroporto/Tacaruna
 FONTE: SITE GRCT
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BRT - ESTAÇÃO ABREU E LIMA INICIA OPERAÇÃO NO CORREDOR NORTE/SUL



O Corredor Norte/Sul do BRT Via Livre passará a contar com mais uma estação para embarque e desembarque, a partir desta segunda-feira (28). A estação Abreu e Lima está localizada na Rodovia PE-15, no município de Abreu e Lima, próximo ao Hospital Miguel Arraes. O novo ponto de embarque atenderá aos usuários da linha 1946 – TI Igarassu (PCR), que opera de domingo a domingo, das 4h10 às 21h30. 

Com a novidade, o Corredor Norte/Sul passará a contar com 23 estações, são elas: Abreu e Lima, José de Alencar, Hospital Central, São Salvador do Mundo, Cidade Tabajará, Jupirá, Aloísio Magalhães, Bultrins, Quartel, Sítio Histórico, Mathias de Albuquerque, Kennedy, Tacaruna, Santa Casa da Misericórdia, Araripina, IEP, Treze de Maio, Riachuelo, Praça da República, Nossa Senhora do Carmo, Maurício de Nassau, Istmo do Recife, Forte do Brum. 
FONTE: GRCT SITE
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BOMBA JÁ ANUNCIADA DE UM GOVERNO SEM EXPRESSÃO E SEM COMPROMISSOS COM AS PAUTAS DE CAMPANHAS, ESSE GOVERNO MUDO E SEM AÇÃO DO GOVERNADOR PAULO CAMARÁ.

MOBILIDADE

Estado desiste de implantar corredor de BRT na rodovia BR-101

Projeto foi engavetado por falta de recursos e não há prazo para ser retomado. Em outras palavras: nada de pista exclusiva para o transporte coletivo

As condições de trafegabilidade da rodovia são as piores possíveis. Obra atrasou por causa do projeto do BRT / Alexandre Gondim/JC Imagem

As condições de trafegabilidade da rodovia são as piores possíveis. Obra atrasou por causa do projeto do BRT

Alexandre Gondim/JC Imagem

A crise e a falta de perspectiva econômica do País travaram mais uma das inúmeras obras de mobilidade anunciadas com pompa pelo governo de Pernambuco, ainda na gestão do falecido ex-governador Eduardo Campos. Dessa vez a vítima é o corredor exclusivo de BRT (Bus Rapid Transit) previsto para ser construído na BR-101. Nada saiu do papel desde que foi anunciado, ainda no início de 2013, e agora a Secretaria das Cidades avisa: o projeto está engavetado, sem prazo para voltar a ser discutido. Por enquanto, a rodovia federal terá apenas a operação tapa-buraco e, só no futuro, será feita a restauração completa. Mas nada de transporte público de qualidade.
O Corredor de BRT seria implantado nos 30,6 quilômetros do contorno urbano que a BR-101 faz da Região Metropolitana do Recife. Ligaria o Terminal Integrado de Abreu e Lima, no extremo norte, ao TI de Cajueiro Seco, em Jaboatão dos Guararapes, no extremo sul. Na época, foi anunciado como um mega projeto pelo governo. Somente a implantação do corredor exclusivo de BRT custaria R$ 550 milhões. Todo o projeto da BR-101, incluindo a restauração do contorno e as obras d’arte, como são chamadas as pontes, viadutos e elevados, tinham custo superior a R$ 800 milhões.
Seriam construídas 39 estações de BRT e até um elevado exclusivo para os ônibus entre a Avenida Caxangá e a BR-232, exatamente no trecho de maior movimento da BR-101. A previsão era atender 150 mil passageiros. Hoje, as 13 linhas que circulam na rodovia – a quarta perimetral do Recife e de extrema importância operacional para o SEI (Sistema Estrutural Integrado) – transportam 120 mil pessoas por dia, mas em péssimas condições e sem qualquer conforto.
“Infelizmente tivemos que desistir do projeto. A implantação do corredor de BRT estava dividida em três segmentos de dez quilômetros cada e conseguimos assinar um termo de compromisso para receber R$ 132 milhões do governo federal apenas para o primeiro. Não para os outros. Diante do cenário nacional atual, decidimos que o corredor não é prioridade. Que não devemos tentar iniciar um novo projeto tendo outros pendentes. Temos que terminar o que está em obras. Esse é nosso compromisso”, explicou o gerente-geral de mobilidade da Secretaria das Cidades, Gustavo Gurgel.
Não pesou apenas a dificuldade financeira do governo estadual, que assinou decreto de contigenciamento para reduzir em 25% as despesas administrativas, mas principalmente a instabilidade econômica da União. “Não dá para, no momento atual, apostar em uma obra que dependa de recursos federais. É muito risco de descontinuidade. Também não dispomos, agora, de recursos para a contrapartida que o Estado teria que dar. Por isso decidimos que iremos fazer a recuperação emergencial da BR-101 e, futuramente, apenas a restauração da pista”, reforçou Gurgel. Dos R$ 182 milhões previstos para a restauração da rodovia, R$ 120 milhões já estão à disposição da Secretaria das Cidades.
FONTE: JC CADERNO CIDADES
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quinta-feira, 24 de setembro de 2015

FAIXA AZUL - MESMO COM CÂMERAS A FALTA DE RESPEITO JÁ MULTOU MAIS DE 1.400 PESSOAS NOS CORREDORES.


Apesar do ganho de velocidade dos ônibus com a fiscalização eletrônica na Faixa Azul da Imbiribeira (36%) e do Pina (47%), ambas na Zona Sul, motoristas recifenses ainda não aprenderam a respeitar o transporte público. Um mês após a instalação de 25 câmeras de monitoramento nos dois corredores, 1.420 multas foram aplicadas pelos equipamentos, conforme dados da Companhia de Trânsito e Transporte do Recife (CTTU). Isso representa uma média de 44 notificações ao dia em menos de 15 quilômetros de vias exclusivas.

Para se ter uma ideia melhor do que os números representam, em 2014 foram aplicadas 3,5 mil multas manuais em todos os corredores exclusivos, média de 9,5 ao dia. O valor da multa, contudo, não era o mesmo. Desde o dia 31 de julho, com mudanças em alguns artigos do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), invadir corredor exclusivo deixou de ser infração leve (de R$ 53 e três pontos na carteira) para se tornar gravíssima (R$ 191 e sete pontos).

Se todos pagassem a multa integralmente e sem recorrer, a quantidade representaria uma arrecadação de R$ 271,22 mil. Mas a CTTU explica que o cálculo é diferente. “Há um percentual de pessoas que recorrem, outro que não paga, e há aquelas pessoas que pagam antecipadamente e têm desconto de 20%”, explica a presidente do órgão, Taciana Ferreira. “Além disso, existe o custo de processamento da multa que vai para o Detran (nesse caso é de R$ 42 ) e 5% para o Funset (Fundo Nacional de Segurança e Educação de Trânsito). Por isso, chegar ao valor arrecadado não é tão simples”.

Conforme a CTTU, os recursos são aplicados em educação, fiscalização, sinalização e gestão do trânsito. Para a multa ser validada, veículos precisam ser flagrados por duas câmeras, pois podem acessar a Faixa Azul para entrar à direita.

A implantação dos corredores exclusivos e das câmeras de monitoramento é lenta. Hoje são apenas 22,9 quilômetros de Faixa Azul, sendo 14 nos dois sentidos da Avenida Mascarenhas de Moraes, 5,8 quilômetros na Avenida Engenheiro Domingos Ferreira/Herculano Bandeira, 1,5 quilômetro na Rua Real da Torre e 1,6 quilômetro na Rua Cosme Viana. 

Somando com o corredor da Avenida Sul, são 29,5 quilômetros de vias exclusivas para transporte público. A promessa era de 60 quilômetros até o final de 2014. Segundo a prefeitura, faltam recursos. A próxima Faixa Azul será implantada na Avenida Recife, Zona Sul, até o início de 2016. O próximo corredor a ter monitoramento é a Rua Real da Torre, que deveria ter sido inaugurado já com o serviço.

Informações: Jornal do Comércio

ACESSE; 

BRT X ROCK IN RIO - Uma facilidade a mais para os usuários do sistema BRT é ser levado ao Rock in Rio.

‪#‎DicaBRT‬ dessa semana é mais uma vez, claro, o Rock in Rio. No primeiro fim de semana, mais de 100 mil pessoas usaram o BRT para chegar e sair do festival. Problemas foram identificados e rapidamente sanados para tudo fluir com ainda mais facilidade dessa vez.
Já falamos bastante por aqui como funciona o esquema de transporte para o Rock in Rio, mas não custa lembrar:
> O embarque é no Terminal Alvorada, em uma plataforma especial apenas para o serviço do Rock in Rio (essa da foto). Siga a sinalização.
> O cartão é descontado em R$ 6,80 (ida e volta) de uma só vez. Faça a recarga ou compre com antecedência para evitar filas.
> Conserve bem a pulseira que garante seu embarque na volta.
> Tem espaço para todos e não tem engarrafameto. Então vá tranquilo e bom show!
Mais informações? Fizemos um tira-dúvidas completo! Confira aqui:

As Linhas Alimentadoras pro Rock in Rio são um complemento do eixo do BRT, fazendo o trajeto entre pontos de bairros periféricos, onde o corredor expresso não chega, e as estações BRT. São ônibus comuns, equipados com ar-condicionado e com o mesmo padrão de cores do BRT.

Um tira-dúvidas para quem pretende chegar à Cidade do Rock através do BRT:
Quero ir para o Rock In Rio, o que devo fazer?
Só vai ser possível chegar à cidade de Rock utilizando o BRT ou os ônibus executivos da Linha de Primeira Classe (este serviço não é operado pelo BRT Rio).

Então posso embarcar em qualquer estação do BRT para chegar na Cidade do Rock?
Sim, porém, os ônibus articulados dos serviços tradicionais do BRT não farão parada na Estação Rock in Rio. O cliente deve seguir viagem até o terminal Alvorada onde irá acessar a plataforma exclusiva do Rock in Rio. Dessa plataforma os ônibus partem direto para a estação Rock in Rio, sem paradas. A viagem tem duração de 20 minutos.

Quanto vou pagar? É o mesmo preço da tarifa modal?
Sim, mas seu cartão precisa ter pelo menos duas passagens, ou seja, ele precisa ter saldo de R$ 6,80. A passagem da volta será cobrada com antecedência, ao se embarcar na plataforma especial Rock in Rio.

Não tenho cartão, onde posso comprar?
Vendedores estarão na passagem subterrânea que leva à Plataforma exclusiva para vender cartões pré-carregados ao preço de R$ 7,80. O cartão contém R$ 6,80 que serão debitados na passagem pela roleta. Na volta, se não desejar guardar o cartão para uso posterior, o passageiro pode devolvê-lo “zerado” (sem saldo) na bilheteria e receber de volta R$ 1.
Também é possível comprar o cartão em qualquer bilheteria de estações do BRT. Nesse caso, peça um cartão com pelo menos duas passagens (R$ 6,80) para cada dia que você pretende ir ao festival. Além do valor das passagens você precisará pagar R$ 1,00 pelo cartão. Esse valor pode ser recuperado devolvendo o cartão “zerado” (sem saldo) em qualquer bilheteria.

É preciso comprar o cartão com antecedência?
Não é obrigatório, mas é recomendável. Assim você não enfrenta filas nem se atrasa pro show do seu artista.
Se quiser utilizar o cartão em outros dias do festival, o cliente pode recarregá-lo com antecedência nas bilheterias da RioCard ou nas máquinas de auto-atendimento distribuídas pelo Terminal Alvorada.

Preciso comprar um cartão para cada dia que irei ao evento?
Não. Você pode utilizar o mesmo cartão, desde que ele tenha saldo suficiente para cobrir a ida e a volta nos dias dos quais você pretende participar do festival. Por exemplo, se você pretende ir a todos os sete dias do evento, ele precisa ter saldo de pelo menos R$ 47,60. Neste caso, informe à bilheteira que deseja colocar ou completar este valor em créditos no cartão. Se você estiver comprando um cartão novo, será preciso pagar mais R$ 1 como caução do cartão, totalizando R$ 48,80.
Veja abaixo o valor mínimo para cada viagem.
1 dia - Pelo menos R$ 6,80
2 dias - Pelo menos R$ 13,60
3 dias - Pelo menos R$ 20,40
4 dias - Pelo menos R$ 27,20
5 dias - Pelo menos R$ 34,0
6 dias - Pelo menos R$ 40,8
7 dias - Pelo menos R$ 47,60

Linhas Alimentadoras - Para chegar ao BRT, preciso usar uma linha alimentadora. Já paguei R$ 3,40 ao embarcar. Quanto vai ser cobrado do meu cartão ao passar na roleta da plataforma exclusiva?
Mais R$ 3,40, desde que você chegue ao Alvorada em até 2h30. Tanto se você utilizar somente a linha alimentadora, ou se utilizar a linha alimentadora em conjunto com um serviço troncal do BRT.
Mas atenção. No retorno da Cidade do Rock, depois dos shows, para utilizar uma linha alimentadora será preciso sair do sistema troncal do BRT. Nesse caso, será preciso pagar uma nova passagem na alimentadora.
Certifique-se que o seu cartão tem saldo suficiente além dos R$ 6,80 necessários para o serviço exclusivo do BRT para o Rock in Rio.

Ônibus Comum - Para chegar ao Alvorada preciso usar uma linha de ônibus comum. Já paguei R$ 3,40 ao embarcar. Quanto vai ser cobrado do meu cartão ao passar na roleta da plataforma exclusiva?
Mais R$ 6,80, pois as linhas de ônibus comuns não farão integração com o serviço especial do BRT para o Rock in Rio. No retorno, ao sair do sistema especial, se desejar utilizar o ônibus comum ou alimentador, será preciso pagar nova passagem. Certifique-se que o seu cartão tem saldo suficiente além dos R$ 6,80 para o serviço exclusivo do BRT para o Rock in Rio.

Ônibus Comum e Alimentador - Para chegar ao Alvorada preciso usar uma linha de ônibus comum e uma linha alimentadora. Já paguei R$ 3,40 ao embarcar no primeiro ônibus e fiz integração no segundo. Quanto vai ser cobrado do meu cartão ao passar na roleta da plataforma exclusiva?
Mais R$ 6,80, pois as linhas de ônibus comuns não farão integração com o serviço especial do BRT para o Rock in Rio. Embora uma linha alimentadora esteja envolvida, a integração já foi utilizada.
No retorno, ao sair do sistema especial, se desejar utilizar o ônibus comum ou alimentador, será preciso pagar nova passagem. Certifique-se que o seu cartão tem saldo suficiente além dos R$ 6,80 para o serviço exclusivo do BRT para o Rock in Rio.

Já possuo um cartão Riocard ou cartão de Bilhete Único, preciso comprar outro cartão?
Não, mas certifique-se de que ele tem saldo suficiente para as viagens de ida e volta ao Rock in Rio e, além disso, para pagar qualquer linha alimentadora ou de ônibus comum que você pretenda utilizar. Ou seja, nesse caso, certifique-se que o seu cartão tem saldo suficiente além dos R$ 6,80.

PULSEIRA

Vou receber a pulseira quando comprar o cartão?
Não. A pulseira será entregue logo depois que você passar nas catracas de acesso à plataforma exclusiva do Rock in Rio, antes de embarcar no ônibus articulado do serviço exclusivo.

Depois que eu chegar na Cidade do Rock, posso tirar a pulseira?
Não. Você deve mantê-la no pulso. Não se preocupe, a pulseira foi projetada para que sua utilização não lhe traga nenhum incômodo.
Isso é muito importante, pois a pulseira é sua garantia de embarque na viagem de volta.
Só retire a pulseira depois que tiver concluído sua viagem de retorno.

Devo guardar a pulseira para usar no dia seguinte?
Não é necessário. Em cada dia do festival você irá receber uma pulseira diferente. As pulseiras utilizadas em dias anteriores não serão aceitas para embarque no BRT.

É preciso pagar pela pulseira?
Não é preciso pagar pela pulseira. Você vai recebê-la logo depois de passar pela catraca de acesso à plataforma exclusiva do Rock in Rio.

Se eu perder a pulseira, o que devo fazer?
Sem a pulseira não será possível embarcar na estação Rock in Rio, próxima à Cidade do Rock. Nesse caso, siga até a estação Rio 2 para embarcar em um dos serviços tradicionais do BRT. Será preciso pagar nova passagem, no valor de R$ 3,40. Certifique-se de possuir saldo suficiente em seu cartão ou procure a bilheteria da estação.

HORÁRIOS

Que horas o serviço para o Rock in Rio começa a funcionar?
A plataforma exclusiva para o Rock in Rio será aberta às 10h30 para as viagens de ida. Na volta, a estação Rock in Rio irá funcionar até duas horas depois do último show.

Quanto tempo leva para chegar na Cidade do Rock?
A viagem entre o Terminal Alvorada e a estação Rock in Rio leva 20 minutos. O mesmo tempo para a viagem de volta. O deslocamento será em pista exclusiva, sem paradas e livre do congestionamento. Planeje sua viagem com antecedência.

Na volta, ao chegar ao terminal Alvorada, vou encontrar transporte para chegar em casa em qualquer horário?
Os serviços troncais do BRT funcionam 24h.
Cinco linhas alimentadoras também irão funcionar 24h nos dias do festival:
810A - Curicica x Pontal
959A - Curicia x Salvador Allende
888A - Alvorada x Joatinga
991A - Alvorada x Taquara
954A - Curicica x Recreio (via Benvindo de Novais)
As demais linhas alimentadoras mantém o horário regular, de 4h à meia-noite. Veja a relação completa em www.brtrio.com/alimentadoras
Outros meios de transporte, como linhas de ônibus comum, metrô, trens, seguem suas próprias escalas de serviço. Verifique com antecedência se ele estará disponível no horário desejado junto à empresa operadora do serviço.

GRATUIDADES

Tenho um cartão RioCard de gratuidade. Vou ter que pagar para usar o serviço?
Os cartões de gratuidades para pessoas maiores de 65 anos e portadores de deficiência poderão ser utilizados para o serviço do BRT Rock in Rio . Os beneficiários também vão receber a pulseira para fazer a viagem de retorno.
Os demais cartões de gratuidade (estudantis) não poderão ser utilizados.
FONTE: BRT RIO OFICIAL

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BRT mais distante da Agamenon Governo do estado já não trabalha com prazos para implantar ramal, que terá sua viabilidade avaliada. Avenida pode ganhar Faixa Azul


O ramal do sistema Bus Rapid Transit (BRT) da Avenida Agamenon Magalhães corre risco de não sair do papel. Após vários prazos vencidos para o início das obras, o projeto está sendo avaliado pelo governo do estado, que vai decidir se o trecho é prioritário no atual momento. Embora ainda não tenha descartado oficialmente a implantação do BRT na artéria, a Secretaria de Cidades já não trabalha mais com prazos e diz que não sabe se a pauta vai entrar nos planos do estado. 

Diante da falta de perspectivas para o projeto, a Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) estuda implantar uma Faixa Azul na Agamenon Magalhães, com o objetivo de melhorar o fluxo do transporte coletivo no corredor. A velocidade média da via, em horários de pico, é de 17km/h.

“Houve a contratação de empresa para a implantação do Ramal Agamenon Magalhães, mas a companhia não tem interesse em continuar. Está ocorrendo processo de distrato contratual”, informou, através de nota, a assessoria da Secretaria das Cidades de Pernambuco. 

Segundo o gerente de Mobilidade da pasta, Gustavo Gurgel, há um termo de compromisso entre a secretaria e a Caixa Econômica Federal, no valor de R$ 120 milhões, para a realização das obras. Ele acrescenta que o grau de prioridade do serviço será uma avaliação administrativa que não se deve à falta de recursos. No inicío do ano, contudo, a pasta justificou que as obras, previstas inicialmente para serem entregues antes da Copa do Mundo, estavam atrasadas porque a verba do governo federal não havia sido liberada. 

Análises
Por causa da intenção de implantar o ramal, a via ficou de fora das prioridades da CTTU para a Faixa Azul, sistema de faixas exclusivas para ônibus e táxis com passageiros que deve abranger 60km até o fim de 2016. “A possibilidade de implantar uma Faixa Azul na avenida não está descartada, mas depende dos resultados de uma série de análises técnicas e simulações de engenharia de tráfego, que indiquem a viabilidade de garantir um aumento considerável na velocidade dos transportes coletivos que circulam no local”, ponderou a CTTU, por nota. O órgão afirmou que os estudos serão realizados.

fonte: Diário Pernambuco
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Manifestação Protesto bloqueia os dois sentidos da Avenida Norte, no Rosarinho

A via está bloqueada com pneus e entulhos queimados / Foto: Getúlio Vargas Barros / Cortesia
A via está bloqueada com pneus e entulhos queimadosFoto: Getúlio Vargas Barros / Cortesia
Um protesto bloqueia os dois sentidos da Avenida Norte, nas proximidades do cruzamento com a Avenida Santos Dumont, no bairro do Rosarinho, Zona Norte do Recife, na manhã desta quinta-feira (24).
A via está bloqueada nos dois sentidos com pneus queimados. A manifestação é realizada por cerca de 40 moradores de rua, que ocupavam um terreno de propriedade do Departamento de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE), desocupado há cerca de um ano. Eles alegam que não receberam nenhum tipo de auxílio após serem retirados do local. Lavadores de carro que foram retirados da Rua Treze de Junho, no mesmo bairro do protesto, também teriam aderido ao protesto.
Um homem foi preso pela Polícia Militar
Um homem foi preso pela Polícia MilitarFoto: Getúlio Vargas Barros / Cortesia
A Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) está no local desviando o tráfego de veículos pela Avenida Santos Dumont, Rua Cônego Barata e Avenida Professor José dos Anjos.
Quando o Corpo de Bombeiros chegou ao local para apagar o fogo alguns moradores não permitiram a passagem da corporação, iniciando uma confusão que terminou com a prisão do líder do movimento, identificado como Eraldo Lira, por desordem e desacato à autoridade.
O fogo já foi apagado e os entulhos ainda precisam ser retirados da via para que ela seja liberada completamente. Os manifestantes prometeram seguir à Central de Plantões, para onde o líder do movimento teria sido levado, e protestar no local.
fonte: Jc Transito

Protesto na Avenida Norte

A via foi bloqueada com pneus e entulhos queimados
Crédito: Getúlio Vargas Barros / Cortesia

LINHA SUL METRO DO RECIFE - (Problemas técnicos atrasam viagens no metrô do Recife nesta manhã)

Problemas na linha Sul tiveram início por volta das 6h30  / Foto: Jardson Lemos via ComuniQ

Problemas na linha Sul tiveram início por volta das 6h30Foto: Jardson Lemos via ComuniQ
Dois problemas técnicos dificultaram as viagens na linha Sul do metrô do Recife na manhã desta quinta-feira (24). Um problema de tração deixou um trem parado na estação Prazeres e um problema de finalização na estação Porta Larga aumentou o tempo das viagens.
De acordo com informações repassadas pela Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CU), os problemas na linha tiveram início por volta das 6h30 e foram solucionadas às 7h15.BT
O problema de finalização na estação Porta Larga, no aparelho que liga o trem de uma estação à outra, já foi sanado. No entanto, o trem parado por dificuldades de tração ainda se encontrava parado às 7h30.
Por causa dessas dificuldades o intervalo entre as viagens na linha Sul aumentou, passando de 6 minutos para 14/15 minutos.

FONTE: JC TRANSITO
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quarta-feira, 23 de setembro de 2015

VLT RECIFE - PRESIDENTE DO SINDMETRO/PE FALA SOBRE SUCATEAMENTO.



Em entrevista concedida à Rede Brasil de Comunicação na última quarta-feira (16), o presidente do Sindmetro/PE, Diogo Morais, abordou de forma direta e incisiva os problemas de sucateamento e insegurança no metrô do Recife.

O companheiro Diogo falou sobre os VLTs (Veículo leve sobre trilhos) que estão parados por causa da dificuldade de repasse de recursos para a CBTU, argumentando que entre 2011 e 2014 o número de passageiros cresceu em 44% e, em contrapartida, houve uma diminuição no repasse dos recursos para manter o sistema.

“não há como justificar o sucateamento desses trens, até porque temos uma equipe de manutenção capacitada para recuperá-los, mas falta dinheiro para peça de reposição. Quanto mais tempo esses veículos passam parados eles acabam se degradando muito mais e o custo de manutenção e recuperação deles acaba sendo muito maior”, afirmou Diogo.


FONTE: SINDMETRO PE
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terça-feira, 22 de setembro de 2015

BRT - O VANDALISMO DEU FIM A 9 BTRS QUE FOI TOTALMENTE QUEIMADOS EM GOIÂNIA-( GOIAIS).

Após protestos e prejuízos contabilizados em quase R$ 6 milhões, a Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC) voltou atrás em relação a algumas mudanças anunciadas recentemente no transporte coletivo da Grande Goiânia.
Atos de vandalismo provocados por marginais e não de usuários vai prejudicar população, prejuízo chega a mais de R$ 6 milhões

Em reunião com representantes de bairros, na tarde desta segunda-feira (21/9), o órgão decidiu que linhas que atendem aos pontos de Conexão Triunfo e Primavera vão sair e retornar do Terminal Padre Pelágio para os bairros como linhas expressas.

A medida era uma das reivindicações de manifestantes, que depredaram 15 ônibus articulados da Metrobus, empresa responsável pelo Eixo Anhanguera, na GO-070, próximo ao Conjunto Primavera.

Em nota, a CMTC afirmou que está aberta ao diálogo com a população e lamentou os “graves atos de vandalismo”, que ocorreram na manhã desta segunda-feira. “Esses graves atos impensados de alguns prejudicam o acesso de milhares de cidadãos ao transporte público coletivo e colocam em risco a vida das pessoas”, salienta o comunicado.

Por fim, a companhia afirma que já encaminhou à Agência Goiana de Transportes e Obras (Agetop) a solicitação referente às melhorias necessárias na infraestrutura dos pontos de conexão ao longo da GO-060 e GO-070. Confira a íntegra da nota enviada à imprensa pela CMTC:

A Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC) informa que, após reunião com representantes dos moradores dos bairros Triunfo, Palmares e Primavera, foram planejadas as alterações recentemente implantadas na operação pelas equipes técnica da CMTC, em parceria com o Consórcio RMTC e Metrobus.

Em resposta às considerações dos moradores do Entorno da GO-070, das 16h30 até as 19h30 de hoje, as linhas que atendem aos pontos de Conexão Triunfo e Primavera, incluindo o bairro Palmares (150, 310 e 599), vão sair e retornar do Terminal Padre Pelágio para os bairros como linhas expressas. O atendimento das linhas com conexão no Ponto Cora Coralina continua normalmente.

Com esta mudança temporária, as linhas 150 – Res. São Bernardo/Palmares, 310 – Res. Triunfo I e 599 – Cj. Primavera, das 5 às 8 horas, que operam nas regiões dos pontos de conexão Triunfo e Primavera, vão sair dos bairros para o Terminal Padre Pelágio. Das 16h30 às 19h30, os ônibus seguirão do Terminal Padre Pelágio para os bairros. Nos demais horários, as linhas sairão dos bairros e irão até os pontos de conexão.

A CMTC reitera que está aberta ao diálogo com a população. Lamenta ainda os graves atos de vandalismo ocorridos, na manhã de hoje (21/09) que culminaram na destruição de 15 ônibus articulados do Eixo Anhanguera, sendo seis deles queimados e outros 9 depredados. Salienta ainda que, esses graves atos impensados de alguns, prejudicam o acesso de milhares de cidadãos ao transporte público coletivo e colocam em risco a vida das pessoas.

A CMTC encaminhou à Agência Goiana de Transportes e Obras (Agetop) a solicitação referente às melhorias necessárias na infraestrutura dos pontos de conexão ao longo da GO-060 e GO-070. Sendo que, algumas delas já estão em fase de implantação.

Informações: Jornal Opção

acesse : canal you tube

METRÔ DO RECIFE - SEM ISENÇÃO DE ICMS E DEVENDO AO CBTU MAIS DE 30 MIL, ESTÁ É A SITUAÇÃO DO ESTADO DO GOVERNO PAULO CAMARÁ.

O metrô do Recife trabalha com déficit de mais de 70% no orçamento anual. O serviço é bancado pelo governo federal, que aplica por ano cerca de R$ 300 milhões. A única fonte de renda vem da venda de bilhetes. A receita anual com passagens é de cerca de R$ 66 milhões e representa pouco mais de 24% na cobertura das despesas.

De acordo com o engenheiro da CBTU-PE, Bartolomeu Carvalho, é preciso um esforço dos três níveis de governo para ajudar o modal a se manter, principalmente com a tual crise econômica. “O metrô, mesmo pertencendo ao governo federal, trabalha para o estado. Hoje, metade das pessoas que usam o metrô não paga nada. E não temos nenhum tipo de subsídio”, aponta Carvalho.


Ele compara, por exemplo, o metrô do Rio de Janeiro, que é privado e tem isenção no ICMS (Imposto de Circulação de Mercadoria e Serviço) sobre a energia. “A energia é onde está o nosso maior custo. Pagamos por ano R$ 26 milhões e se tivéssemos isenção no imposto, haveria uma economia de 25% nesse valor”, revelou Bartolomeu.

Além de não oferecer isenção, o governo do estado, por meio do Consórcio Grande Recife, órgão gestor do Sistema de Transporte Público de Passageiros, não repassa, desde 2012, o valor referente ao cartão VEM. A dívida já ultrapassa os R$ 30 milhões. “É um dinheiro que nos faz muita falta. Infelizmente tivemos que colocar essa causa na justiça”, afirmou Carvalho. Por nota, o consórcio disse reconhecer parte da dívida, mas não informou qual o valor é reconhecido.

E para piorar a receita, o metrô tem a menor tarifa do país: R$ 1,60, a mesma desde 2012. “Acredito que a população poderia ajudar caso o bilhete fosse do mesmo valor da tarifa A do ônibus de R$ 2,45”, sugeriu Fernando Jordão da UFPE.

Por Tânia Passos
Informações: Diário de Pernambuco

ACESSE :
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BRT VIALE 1.131 CDA RODANDO COM AS LUZES APAGADAS 19/09/15 VID 20150919...



COM UM ANO DE FUNCIONAMENTO O SISTEMA DO BRT NORTE/SUL JÁ ACUMULA VARIAS IRREGULARIDADES NO SISTEMA.

* INTERIORES DOS BRTS SUJOS, PELAS MÃOS DOS FUNCIONÁRIOS DE MANUTENÇÃO, VOCÊ VER VARIAS MARCAS DE DEDOS DE GRAXA ESPALHADA PELOS BRT.
*BOLSAS DE SUSPENÇÃO A AR RASGADAS PELOS BURACOS E BRT TEM QUE RODAR SEPADOS,
*PORTAS COM DEFEITOS É O MAIS COMUM.
*TRAFEGO MISTO ABSURDO GERAL.
*FIAÇÃO EXPOSTAS .
E ENTRE OUTRAS COISAS.
LINHA - IGUARASSU (PCR)  HIPER LOTAÇÃO EM QUASE TODOS HORÁRIOS E PRA UM PERCURSO LOGO DEMAIS, PRA UM BRT CURTO, COM ISSO O NUMERO MAIOR DE USUÁRIOS ANDANDO EM PÉ.

fonte: Blog Grande Recife Mobilidade Pe
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DESFILE DE 07/09/15 ,TUMULTO NAS ESTAÇÕES DO METRO RECIFE WP 2015...

ESPERO QUE NO PRÓXIMO ANO A CBTU E O METROREC SE ORGANIZE , POIS JÁ É O TERCEIRO ANO DE TUMULTO.




FONTE: BLOG GRANDE RECIFE MOBILIDADE PE com Jailson Silva

Todo ano, há um dia reservado para você deixar o seu carro na garagem, sair da rotina e ir ao trabalho em outros meios de transporte ou mesmo fazer uma boa caminhada. Trata-se da campanha mundial sem carro que acontece em vários países do mundo e tem o objetivo de mostrar às pessoas a importância de se adotar a ecologia urbana e usar meios de transporte sustentáveis.
Essa ideia surgiu no Brasil em 2001, mas não teve muitos adeptos. Em 2012, mais de 20 municípios resolveram fazer a conscientização e aderiram ao projeto. A expectativa é que, com as constantes campanhas valorizando aecologia urbana em todo o país, a adesão cresça nos próximos anos.
Para quem ainda está resistente, abaixo segue 10 razões para apoiar o movimento:

Adeus engarrafamento

Ir a pé ao trabalho, por exemplo, significa ter tranquilidade, não ficar irritado e correr o risco de perder a hora.

O bolso agradece

Andar a pé ou de bicicleta significa não parar em um posto de gasolina e gastar dinheiro abastecendo o carro ou ter que pagar para deixá-lo estacionado.

Planeta mais saudável

Além de ser uma economia ótima para o seu bolso, você ainda adota uma atitude sustentável e contribui para a diminuição de gases poluentes no mundo.

Movimente-se

Ir ao trabalho de bicicleta poupa tempo e, de quebra, faz perder calorias e melhora a qualidade de vida.

Estresse nunca mais

Praticar algum tipo de atividade física ajuda na rotina e dá mais disposição para enfrentar os desafios do dia e, o melhor, tudo com muito bom humor.

Mais saúde

Deixar o carro um pouco de lado traz benefícios à saúde, como diminuição de doenças respiratórias e problemas auditivos, aumenta a imunidade e fortalece os músculos.

Riscos menores

Fazer uma caminhada, usar a bicicleta ou algum transporte público é muito mais seguro.

Praticidade

Uma bicicleta é estacionada em qualquer pequeno espaço, sem ter que pagar nada por isso. Muito mais prático e rápido.

Sono tranquilo

Fazer algum tipo de exercício físico aumenta os níveis de serotonina (o hormônio da felicidade), que relaxa o corpo e dá sono e um bom descanso.

Cidade e consciência limpas

Ações sustentáveis e saudáveis contribuem para um mundo melhor.
 foto Facebook Gustavo Arruda
fonte: Ecologia Urbana 
Apoio: Blog Grande Recife Mobilidade Pe