quinta-feira, 13 de dezembro de 2018

TI CDU RECEBERÁ DUAS ALIMENTADORAS



TI CDU recebe mais duas linhas alimentadoras


O Terminal Integrado Severino Luiz Nunes Pereira (TI CDU), situado na Avenida Caxangá, passa a contar com mais duas linhas a partir deste sábado (15). Com o acréscimo, a rede de linhas que compõe o terminal fica com quatro linhas alimentadoras, uma troncal e uma interterminal, totalizando seis linhas que beneficiarão 10 mil passageiros por dia.
As duas linhas que passam a integrar no TI CDU são a 2423 – Engenho do Meio/EBRT Caiara e a 2425 – Barbalho (Detran)/EBRT BR-101, cujos nomes mudam para 2423 – Engenho do Meio/TI CDU e 2425 – Barbalho (Detran)/TI CDU. Os usuários realizarão a integração física dentro do TI CDU e permanecerão com opção de realizar integração temporal com a EBRT BR-101. Neste caso, o passageiro utiliza cartão VEM na primeira linha e poderá integrar com mais uma linha de ônibus ou metrô, no período de até duas horas, sem que nenhuma nova passagem seja descontada no bilhete eletrônico.
Além disso, a linha 2433 – Brasilit/TI CDU, que já alimenta o terminal, terá seu itinerário modificado, devido à finalização das obras de pavimentação das vias do entorno do TI.
Confira como ficam os itinerários dessas três linhas:
2423 – Engenho do Meio/TI CDU
Sentido Terminal/Ponto de Retorno:
Praça João de Souza Miguel Júnior, Rua José dos Santos, Rua Antônio Curado, Rua Manoel Estevão da Costa, Rua Bom Pastor, Rua Osvaldo Guimarães, Rua Gáspar Pérez, Rua Emiliano Braga, Avenida Professor Morais Rego (Pista Local Leste da BR-101), Retorno sob o Viaduto Caxangá, Avenida Professor Morais Rego (Pista Local Oeste da BR-101), Rua Emiliano Braga, Rua Professor Antônio Coelho, Terminal Integrado CDU.
Sentido Ponto de Retorno/Terminal:
Terminal Integrado CDU, Rua Professor Antônio Coelho, Avenida Caxangá, Rua Gáspar Pérez, Rua Osvaldo Guimarães, Rua Bom Pastor, Rua Manoel Estevão da Costa, Rua Antônio Curado, Rua José dos Santos, Rodovia BR-101 (Pista Local Leste), Rua Dom João Moura, Travessa Valdemar Falcão, Praça João de Souza Miguel Júnior.
2425 – Barbalho (Detran)/TI CDU
Sentido Terminal/Ponto de Retorno:
Rua Desembargador Oscar Coutinho, Avenida Jornalista Possidônio Cavalcanti Bastos, Rua Maria de Fátima Soares, Rua Pereira Coutinho Filho, Avenida Maurício de Nassau (Radial Leste), Rua São Mateus, Estrada do Barbalho, Rua Manoel Joaquim de Almeida, Rua Emiliano Braga, Avenida Professor Morais Rego (Pista Local Leste da BR-101), Retorno sob o Viaduto Caxangá, Avenida Professor Morais Rego (Pista Local Oeste da BR-101), Rua Emiliano Braga, Rua Professor Antônio Coelho, Terminal Integrado CDU.
Sentido Ponto de Retorno/Terminal:
Terminal Integrado CDU, Rua Professor Antônio Coelho, Avenida Caxangá, Avenida Professor Morais Rego (Pista Local Oeste da BR-101), Rua Emiliano Braga, Avenida Professor Chaves Batista, Rua Paul Harris, Rua Professor Mussa Hazin, Avenida Luis de Lacerda, Rua Professor Júlio Oliveira, Avenida Professor Joaquim Cavalcanti (Pista Local Oeste da BR-101), Retorno sob o Viaduto Caxangá, Avenida Professor Joaquim Cavalcanti (Pista Local Leste da BR-101), Rua Quipapá, Estrada do Barbalho, Rua São Mateus, Avenida Maurício de Nassau (Radial Leste), Rua Pereira Coutinho Filho, Rua Maria de Fátima Soares, Avenida Jornalista Possidônio Cavalcanti Bastos, Rua Desembargador Oscar Coutinho, Rua João Rique, Rua Lucilo Varejão, Rua Desembargador Oscar Coutinho.
2433 – Brasilit/TI CDU
Sentido Terminal/Ponto de Retorno:
Avenida Barão de Bonito, Rua Emetério Maciel, Rua João Sales Menezes, Avenida Barão de Bonito, Rua Engenheiro Vasconcelos Bittencourt, Rua Abatiá, Rua General Polidoro, Rua João Sales Menezes, Rua Professor Antônio Coelho, Terminal Integrado CDU.
Sentido Ponto de Retorno/Terminal:
Terminal Integrado CDU, Rua Professor Antônio Coelho, Avenida Caxangá, Rua Professor Morais Rego (Pista Local Oeste da BR-101), Rua João Sales Menezes, Rua General Polidoro, Rua Abatiá, Rua Engenheiro Vasconcelos Bittencourt, Avenida Barão de Bonito, Rua Emetério Maciel, Rua João Sales Menezes, Avenida Barão de Bonito.
Durante os primeiros dias, o Grande Recife vai acompanhar a operação das linhas e contará com equipes de divulgadores para tirar dúvidas dos usuários e cartazes informativos nas linhas e paradas de ônibus. Em caso de dúvidas, sugestões ou reclamações o usuário também pode entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente (0800 081 0158) ou WhatsApp para reclamações, (99488.3999)
Fonte: Via emae-m ao blog GRMPE

terça-feira, 11 de dezembro de 2018

AGAMENON VAI RECEBER DOIS CORREDORES UM BRS( Bus Rapit Service) e um corredor de BRT ( Bus Rapit Transit)

MOBILIDADEAgamenon terá dois corredores de ônibusAlém da Faixa Azul no lado direito da calçada, nos dois sentidos, está previsto também o ramal do BRT


Imagem: Arquivo/DP
Imagem: Arquivo/DP

Após muitas idas e vindas sobre qual projeto de mobilidade caberia de forma mais adequada à Avenida Agamenon Magalhães, a Prefeitura do Recife e o governo do estado decidiram pela implantação do Sistema BRS (Bus Rapid Service) e do ramal de Bus Rapid Transit (BRT) do Corredor Norte Sul, que já estava previsto para ser concluído antes da Copa do Mundo em 2014 mas ainda não foi implantado. A Faixa Azul é o que está mais próximo de se tornar realidade, com previsão de sair do papel no primeiro semestre do próximo ano, segundo a Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU). A Secretaria estadual de Cidades informou que ainda está na fase de realização dos estudos necessários para a implantação do corredor de BRT na primeira perimetral da cidade.
“O projeto de Faixa Azul na Agamenon Magalhães depende de uma série de intervenções. Começamos a realizá-las desde o início deste ano, mas os estudos iniciaram no ano passado. A primeira foi a mudança de circulação do bairro da Ilha do Leite, favorecendo o tráfego da Agamenon na intercessão com a Rua Paissandu. Em seguida, foi a vez de alterar o trânsito na Ilha do Retiro. E, na semana passada, foram feitas ações na Avenida Beira Rio, no bairro da Torre, na altura da Rua José Osório, que complementa o tráfego da Rua Joaquim Nabuco, uma via radial importante da Agamenon”, explica a presidente da CTTU, Taciana Ferreira. 


Outras intervenções previstas até o início do próximo ano, de acordo com Taciana, devem ocorrer no Derby e no Parque Amorim, para que as faixas da direita da Avenida Agamenon Magalhães se tornem corredor exclusivo para ônibus. Também devem ser realizadas algumas obras físicas, como as de requalificação do passeio público do canteiro central do corredor viário para retirar a inclinação das calçadas, e a desativação de algumas agulhas. 

Toda a rede semafórica da Agamenon Magalhães será requalificada. O giro à esquerda, de quem vem de Boa Viagem, para entrar na Rua Joaquim Nabuco, que passa ao lado do Hospital da Restauração, poderá ser retirado para evitar retenções. Mas, ainda segundo Taciana, apesar da priorização do transporte público, não deverá haver restrição em relação à circulação de automóveis particulares.

“Essas intervenções são necessárias porque na Agamenon existem as agulhas, que são as entradas e saídas da pista central para as vias locais que deságuam nas radiais. Num corredor por onde circulam mais de 300 veículos de ônibus por hora, sobretudo no entroncamento do Derby, não podemos simplesmente pintar uma faixa azul exclusiva, sem realizar um estudo cuidadoso dos impactos que trará em toda a cidade. Qualquer mudança na Avenida Agamenon Magalhães traz reflexos em todo o Recife e em Olinda”, disse Taciana. Segundo ela, no futuro, se houver condições de receber uma ciclovia, o equipamento também será implantado no corredor que liga Olinda à Zona Sul do Recife. “Mas hoje o foco é o transporte público”, disse a presidente da CTTU. 
Como primeira perimetral do Recife, a artéria recebe e fornece o fluxo de vias radiais importantes para a cidade, como as avenidas Abdias de Carvalho, Rui Barbosa, Rosa e Silva, Conde da Boa Vista e Joaquim Inácio. Pelos 4,8 km de extensão da Agamenon Magalhães, circula uma média de 98 mil veículos diariamente (somando os dois sentidos), com 60 linhas de ônibus que, juntas, fazem 4,1 mil viagens diárias, transportando 280 mil passageiros por dia. A via possui 17 semáforos e 12 agentes de trânsito atuam diariamente no local. 

Fonte: CTTU/SECRETARIA DAS CIDADES .
MATÉRIA: DP

sexta-feira, 7 de dezembro de 2018

ATENÇÃO MORADORES DA VÁRZEA

Duas linhas de ônibus da Várzea terão mudança de itinerário neste domingo (09)


Um serviço de poda de árvores interdita a Rua Mário Campelo, no bairro da Várzea, neste domingo (09). A via ficará fechada no período das 08h às 17h, período em que o Grande Recife muda o itinerário de duas linhas que passam pela localidade. Confira, abaixo, quais são estas linhas e os desvios que serão realizados nos dois sentidos da viagem:

Sentido Várzea/CDU
302 – TI TIP/Caxangá
2432 – CDU (Várzea)

...Avenida Afonso Olindense, Praça Pinto Dâmaso (Praça da Várzea), Rua Amaro Gomes Poroca, Rua Acadêmico Hélio Ramos...

Sentido CDU/Várzea
2432 – CDU (Várzea)

...Rua Acadêmico Hélio Ramos, Rua Amaro Gomos Poroca, Rua Coronel Pacheco, Praça Pinto Dâmaso (Praça da Várzea), Avenida Afonso Olindense...

Em caso de dúvidas, sugestões ou reclamações o usuário pode entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente (0800 081 0158) ou WhatsApp para reclamações, (99488.3999).

Fonte GRCT via e-mail a impresa

quinta-feira, 6 de dezembro de 2018

FESTA DO MORRO ATENÇÃO AS LINHAS QUE MUDAM AO ENTORNO DO EVENTO RELIGIOSO

Linhas da Zona Norte do Recife terão reforço para a Festa do Morro da Conceição


Milhares de fiéis sobem o morro, a partir desta sexta-feira (07), para saudar Nossa Senhora da Conceição. Para que todos possam participar da festa e prestar suas homenagens à santa, o Grande Recife vai dar um reforço de frota e viagem em 27 linhas de ônibus, fará a implantação de parada provisória na Avenida Norte e deve manter o Terminal Integrado da Macaxeira funcionando durante toda a madrugada do sábado (08).

Ao todo, 48 linhas passam nas proximidades do Morro da Conceição. Dessas, 27 receberão algum tipo de reforço já na sexta-feira e a operação será intensificada no sábado, dia de maior movimento no local. Serão 437 ônibus circulando pela região que juntos farão 3.725 viagens nos dois dias. Ou seja, 65 veículos e 646 viagens a mais que em dias comuns.

Para facilitar o embarque e desembarque de passageiros na Avenida Norte, no sentido cidade/subúrbio, a parada de nº 110044 – em frente à Escola Profissionalizante Dom Bosco – se tornará temporariamente seletiva atendendo apenas as linhas 641 – TI Macaxeira/Encruzilhada e 645 – TI Macaxeira/Avenida Norte.

Após o Largo Dom Luis, junto ao Armazém Santos – Materiais de Construção, será implantada uma parada provisória atendendo as outras 11 linhas que passam pelo local: 330 – Casa Amarela/CDU; 517 – Córrego do Inácio; 612 – Morro da Conceição; 621 – Alto Treze de Maio; 622 – Vasco da Gama (Cabugá); 623 – Vasco da Gama (João de Barros); 624 – Brejo; 631 – Nova Descoberta (Cabugá); 632 – Alto do Refúgio; 642 – Guabiraba (Córrego do Jenipapo) e 644 – Largo do Maracanã.

Especificamente a linha 612 – Morro da Conceição terá seu terminal transferido para a Rua Pedro Allain, das 04h às 23h30 do sábado (08). Já os ônibus da linha 622 – Vasco da Gama (Cabugá) terão seu itinerário modificado, no sentido cidade/subúrbio, na noite da sexta-feira até o fim da operação no sábado. Neste período, os veículos farão o seguinte itinerário:

...Avenida Norte, Rua Vasco da Gama...

Com TI Macaxeira operando na madrugada do sábado, seis linhas irão realizar 26 viagens a mais, a partir das 00h30. São elas: 202 – Barro/Macaxeira (Várzea); 207 – Barro/Macaxeira (BR-101); 601 – Bola na Rede/Macaxeira; 1906 – TI Pelópidas/TI Macaxeira; 902 – Mirueira/Macaxeira e 948 – Arthur Lundgren II/Macaxeira. Nestas viagens, os demais terminais integrados estarão fechados. Por isso, os pontos de retorno serão na BR-101.

Confira, abaixo, as linhas que terão reforço de frota e viagem:

202 – Barro/Macaxeira (Várzea)
207 – Barro/Macaxeira (BR-101)
515 – Nova Descoberta (Bacurau)
517 – Córrego do Inácio
601 – Bola na Rede/Macaxeira
624 – Brejo
626 – Brejo (Bacurau)
631 – Nova Descoberta (Cabugá)
632 – Alto do Refúgio
641 – TI Macaxeira/Encruzilhada
645 – TI Macaxeira (Avenida Norte)
680 – Vasco da Gama/Afogados
612 – Morro da Conceição
613 – Morro da Conceição (Bacurau)
622 – Vasco da Gama (Cabugá)
640 – Guabiraba/Derby
642 – Guabiraba (Córrego do Jenipapo)
643 – Córrego do Jenipapo (Bacurau)
644 – Largo do Maracanã
710 – Beberibe/Derby
901 – TI Abreu e Lima/TI Macaxeira
1906 – TI Pelópidas/TI Macaxeira
1964 – TI Igarassu/TI Macaxeira
330 – Casa Amarela/CDU
533 – Casa Amarela (Bacurau)
902 – Mirueira/Macaxeira
948 – Arthur Lundgren II/Macaxeira

Em caso de dúvidas, sugestões ou reclamações o usuário pode entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente (0800 081 0158) ou WhatsApp para reclamações, (99488.3999).
Fonte

ASSALTANTES FAZEM HORA EXTRA PRA GARANTIR SEU 13° E OS ÔNIBUS SÃO SEU ALVO


Oito ônibus são assaltados nas últimas 24 no Grande Recife
Do dia 1° de janeiro até as últimas horas, 2.333 coletivos foram alvos de ações criminosas no Grande Recife - Foto: Foto: Bobby Fabisak/JC Imagem
INVESTIDAS

Oito ônibus são assaltados nas últimas 24 no Grande Recife

Em dezembro, até o momento, 24 ônibus foram alvos de assaltantes na RM

Com informações da Central de Apuração/ SJCC
Oito ônibus foram alvos de ações criminosas na Região Metropolitana do Recife, sendo dois do sistema BRT. As informações são da Editoria de Polícia da Rádio Jornal em conjunto com o Sindicato dos Rodoviários.
Em dezembro, até o momento, 24 veículos foram assaltados na RMR. Já do dia 1° de janeiro até as últimas horas, 2.333 coletivos foram alvos de ações criminosas no Grande Recife.

Confira as linhas, com o horário e o local, que foram alvos de assaltantes nas últimas 24h:

6h55: Guabiraba/Derby – Na Joana Bezerra
14h50: (BRT) TI Pelópidas/PCR – Na PE-15, Bultrins
15h18: Aeroporto – Avenida Antônio de Góes
16h20: (BRT) TI Igarassu/PCR – Em Salgadinho
19h: Dois Unidos/Derby – Academia da Cidade, Joana Bezerra
19h50: Beberibe/Derby – Avenida Beberibe, Fundão
21h20: Jaboatão/Parador – Avenida Sul, São José
22h10: TI TIP/Conde da Boa Vista – Avenida Abdias de Carvalho.
Fonte: Sindicato dos Rodoviários
Matéria: Radio Jornal

ASSALTANTES FAZEM ARRASTÃO VIOLENTO AO LADO DE UMA BASE DA POLICIA MILITAR E NÃO TEMEM AO PODER POLICIAL E TODOS OS DIAS ASSALTAM NO MESMO LOCAL IMPUNEMENTE



Passageiros de ônibus são assaltados na Ilha de Joana Bezerra
Os suspeitos subiram no coletivo na parada próxima a Academia da Cidade - Foto: Reprodução/Google Street View
VIOLÊNCIA

Passageiros de ônibus são assaltados na Ilha de Joana Bezerra

Cerca de 15 pessoas estavam no ônibus no momento do assalto

Da central de apuração do SJCC
Um ônibus que fazia a linha 760 - Dois Unidos/Derby foi assaltado na noite dessa terça-feira (4), na Ilha de Joana Bezerra, bairro do Coque, área central do Recife. Segundo a polícia, um grupo de cerca de seis jovens subiu no coletivo na parada próxima a Academia da Cidade e já pediram os celulares e pertences dos passageiros.
A ação ocorreu por volta das 19h e, ainda de acordo com a polícia, foi rápida mas as vítimas relataram muita agressividade por parte dos suspeitos. Em média, 15 pessoas estavam no ônibus no momento do assalto.
Todas as vítimas tiveram os celulares roubados e prestaram queixa na Central de Plantões da Capital (Ceplanc), no bairro de Campo Grande, Zona Norte do Recife.

Números

Em dezembro, até a manhã dessa terça, 16 ônibus foram assaltados na RMR. Já do dia 1° de janeiro até o mesmo período, 2.325 coletivos foram alvos de ações criminosas no Grande Recife.

Matéria: Rádio Jornal
Fonte: Sindicato dos Rodoviários enviada ao blog GRMPE.

terça-feira, 4 de dezembro de 2018

ATENÇÃO AV NORTE FESTA DO MORRO

Linhas da Zona Norte do Recife terão reforço para a Festa do Morro da Conceição


Milhares de fiéis sobem o morro, a partir desta sexta-feira (07), para saudar Nossa Senhora da Conceição. Para que todos possam participar da festa e prestar suas homenagens à santa, o Grande Recife vai dar um reforço de frota e viagem em 27 linhas de ônibus, fará a implantação de parada provisória na Avenida Norte e deve manter o Terminal Integrado da Macaxeira funcionando durante toda a madrugada do sábado (08).

Ao todo, 48 linhas passam nas proximidades do Morro da Conceição. Dessas, 27 receberão algum tipo de reforço já na sexta-feira e a operação será intensificada no sábado, dia de maior movimento no local. Serão 437 ônibus circulando pela região que juntos farão 3.725 viagens nos dois dias. Ou seja, 65 veículos e 646 viagens a mais que em dias comuns.

Para facilitar o embarque e desembarque de passageiros na Avenida Norte, no sentido cidade/subúrbio, a parada de nº 110044 – em frente à Escola Profissionalizante Dom Bosco – se tornará temporariamente seletiva atendendo apenas as linhas 641 – TI Macaxeira/Encruzilhada e 645 – TI Macaxeira/Avenida Norte.

Após o Largo Dom Luis, junto ao Armazém Santos – Materiais de Construção, será implantada uma parada provisória atendendo as outras 11 linhas que passam pelo local: 330 – Casa Amarela/CDU; 517 – Córrego do Inácio; 612 – Morro da Conceição; 621 – Alto Treze de Maio; 622 – Vasco da Gama (Cabugá); 623 – Vasco da Gama (João de Barros); 624 – Brejo; 631 – Nova Descoberta (Cabugá); 632 – Alto do Refúgio; 642 – Guabiraba (Córrego do Jenipapo) e 644 – Largo do Maracanã.

Especificamente a linha 612 – Morro da Conceição terá seu terminal transferido para a Rua Pedro Allain, das 04h às 23h30 do sábado (08). Já os ônibus da linha 622 – Vasco da Gama (Cabugá) terão seu itinerário modificado, no sentido cidade/subúrbio, na noite da sexta-feira até o fim da operação no sábado. Neste período, os veículos farão o seguinte itinerário:

...Avenida Norte, Rua Vasco da Gama...

Com TI Macaxeira operando na madrugada do sábado, seis linhas irão realizar 26 viagens a mais, a partir das 00h30. São elas: 202 – Barro/Macaxeira (Várzea); 207 – Barro/Macaxeira (BR-101); 601 – Bola na Rede/Macaxeira; 1906 – TI Pelópidas/TI Macaxeira; 902 – Mirueira/Macaxeira e 948 – Arthur Lundgren II/Macaxeira. Nestas viagens, os demais terminais integrados estarão fechados. Por isso, os pontos de retorno serão na BR-101.

Confira, abaixo, as linhas que terão reforço de frota e viagem:

202 – Barro/Macaxeira (Várzea)
207 – Barro/Macaxeira (BR-101)
515 – Nova Descoberta (Bacurau)
517 – Córrego do Inácio
601 – Bola na Rede/Macaxeira
624 – Brejo
626 – Brejo (Bacurau)
631 – Nova Descoberta (Cabugá)
632 – Alto do Refúgio
641 – TI Macaxeira/Encruzilhada
645 – TI Macaxeira (Avenida Norte)
680 – Vasco da Gama/Afogados
612 – Morro da Conceição
613 – Morro da Conceição (Bacurau)
622 – Vasco da Gama (Cabugá)
640 – Guabiraba/Derby
642 – Guabiraba (Córrego do Jenipapo)
643 – Córrego do Jenipapo (Bacurau)
644 – Largo do Maracanã
710 – Beberibe/Derby
901 – TI Abreu e Lima/TI Macaxeira
1906 – TI Pelópidas/TI Macaxeira
1964 – TI Igarassu/TI Macaxeira
330 – Casa Amarela/CDU
533 – Casa Amarela (Bacurau)
902 – Mirueira/Macaxeira
948 – Arthur Lundgren II/Macaxeira

Em caso de dúvidas, sugestões ou reclamações o usuário pode entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente (0800 081 0158) ou WhatsApp para reclamações, (99488.3999).

quinta-feira, 29 de novembro de 2018

TI CDU RECEBERÁ LINHAS ALIMENTADORA EM DEZEMBRO 2018

Foto:arquivo do blog GRMPE


PLANEJAMENTO DO GRCT RESPODEU AO BLOG GRMPE VIA TELEFONE.

O TI CDU receberá 4 linhas e hoje dia 29/11/18 acabei de falar com o GRCT que já mim passou a real data do início da operação.
 Dia 15/12/18 tem início às linhas TI CDU / ENG DO MEIO, TI CDU/ BARBALHO DETRAN, TI CDU UR7, TI CDU/ VÁRZEA (circular).

Mas nesta mesma data teremos no TI GETÚLIO VARGAS O INÍCIO DA LINHA: TI GETÚLIO/ CIRCULAR.


JÁ A LINHA  TI GETÚLIO / SAN MARTIN (412) ESTA LINHA 412 - SAN MARTINS LG DA PAZ NÃO MAS SEGUIRA PARA A DANTAS BARRETO E AFOGADOS,ASSIM ELA TERA O ITINERÁRIO DO TERMINAL EM SAN MARTIN ATÉ O TI CDU DIRETO.

 A LINHA 424 - SAN MARTIN / CDU ELA VAI SER INTEGRADA AO TI GETÚLIO VARGAS E SERÁ INTERMINAL E LIGARA O TI CDU AO TI GETÚLIO VARGAS PASSANDO PELA ABDIAS,RUA DA LAMA E PARTE DA BR101 Até O TI CDU.

 ESTAS DUAS LINHAS CITADAS 412,424 VAI TER INÍCIO EM DEZEMBRO DESTE ANO, MAS A DATA SERÁ DEFINIDA EM DEZEMBRO.

A LINHA TI GETÚLIO VARGAS ( CIRCULAR) QUE INICIA NO DIA 15/12/18 vai ser operada pela MOBIBRASIL.

Fonte: GRCT ( Órgão Gestor)

quarta-feira, 28 de novembro de 2018

OPERAÇÃO ESPECIAL TI COSME DAMIÃO

Final de Campeonato Sub-20 terá esquema especial de mobilidade para Arena


Santa Cruz e Porto protagonizam, na noite desta quinta-feira (29), a grande final do Campeonato Pernambuco Sub-20, na Arena de Pernambuco. Torcedores dos dois clubes que desejarem conferir a partida, que tem início às 20h, terão o apoio do Grande Recife para chegar e sair do Estádio. O Consórcio preparou um esquema de mobilidade com a linha especial 047 – Cosme e Damião/Arena. Veja, abaixo, como utilizar o serviço.

Indo pela linha Centro do Metrô e desembarcando na estação Cosme e Damião, a linha especial 047 – TI Cosme e Damião/Arena estará à disposição das 18h às 22h50. Para ter acesso ao serviço, pulseiras serão vendidas antecipadamente no valor de R$3,20, facilitando o retorno para casa.

O serviço pode ser adquirido tanto em dinheiro quanto por meio do cartão VEM Trabalhador ou Comum, no TI Cosme e Damião. É importante lembrar que como se trata de uma linha especial, a tarifa será cobrada integralmente e não haverá gratuidade.

Em caso de dúvidas, sugestões ou reclamações o usuário pode entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente (0800 081 0158) ou WhatsApp para reclamações, (99488.3999).
Fonte: GRCT via e-mail.

segunda-feira, 26 de novembro de 2018

VÂNDALOS AGINDO E DANIFICADO AS ESTAÇÕES DO CONORTE ( corredor Norte Sul)

As estações onde se tem maior concentração de ambulantes e sempre tem esse tipo de acontecimentos são elas.#estações :

*José de Alencar
*São Francisco
*Bultrins
*Riachuelo
*Nossa Senhora do Carmo
*Matias de Albuquerque.

Mais hoje a situação já passou dos limites e um ambulante para entrar na estação forçou e quebrou a porta da Estação São Francisco e eu perdi o medo e tirei as fotos ( leitor Albuquerque de Almeida) enviou como cortesia ao Blog GRMPE.
Agora não deve generalizar pois existe ambulantes do bem e país de família.






Foto: Leitor Albuquerque e Jailson Silva edição.


O Blog GRMPE foi ao local e fez as entrevistas com os funcionários e os mesmos não quiz dizer nada , para não se comprometer. A coisa está pior depois que o Conorte instalou , novas catracas eletrônicas e portões automáticos. Pelas fotos os ambulantes dão pesadas nos portões e danificam os mesmos. Falei com alguns passageiros e eles relatão brigas, palavrões, consumo de drogas e muita sujeira nos Brts.
O Conorte tenta organizar mas parece não conseguir ,pois o poder público lavou as mãos e se você perceber os assaltos nos Brts tem média de 3 todos os dias e só acontece no corredor Norte Sul.
Pedimos a Polícia Militar mas rondas nos locais acima (estações) e fica com a palavra o senhor Albuquerque leitor do blog revoltado.
O blog GRMPE agradece ao leitor que nos enviou as fotos e fez seus relatos.

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domingo, 25 de novembro de 2018

BRT PELO BRASIL E NO MUNDO

MATÉRIA ESPECIAL DO JORNAL DO COMÉRCIO 

Nacionalmente, sistemas de BRT sofrem


As feridas do sistema BRT são nacionais. Em todas as cidades onde o projeto do ‘metrô sobre pneus’ vingou há problemas. O maior deles é, hoje, a integração urbana com a cidade. Os planejadores esqueceram de priorizá-la. Ignoraram a capacidade de sociabilidade do sistema. E, como consequência, o BRT tem sofrido com a baixa demanda. Transporta menos passageiros do que foi projetado. É difícil chegar e sair das estações de embarque e desembarque, não importa o projeto nem a cidade brasileira. É como se os corredores funcionassem às margens das cidades. O BRT é visto apenas como corredor de transporte de acesso ao trabalho. O Brasil ainda não aprendeu a vê-lo como um equipamento integrado às áreas urbanas.

Essa é a principal deficiência na avaliação de quem entende de sistemas de BRT no Brasil e no mundo, como o Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento (ITDP), entidade mundial que criou critérios técnicos para caracterizar o modelo nacional e mundialmente. “O BRT é uma evolução do sistema de ônibus convencional. “Os números mostram que de 15% a 20% dos passageiros que usam o BRT não faziam uso daquele corredor anteriormente. Ou seja, são viagens novas, de pessoas que passaram a usar porque o equipamento mudou. Revelam o potencial do sistema. Por isso é preciso atrair o usuário oferecendo acesso às estações através da caminhada e da bicicleta. São muitas dificuldades enfrentadas para chegar e sair das estações de BRT. Não há calçadas, ciclofaixas nem travessias sinalizadas e seguras, por exemplo”, alerta Gabriel Tenenbaum de Oliveira, do ITDP.

Para quem estuda e analisa o sistema brasileiro é preciso revelar ao passageiro o potencial do BRT. Comunicar-se com ele. Mostrar que no entorno das estações há vida, oportunidades, oferta de serviços e lazer. “Hoje, os problemas do BRT são enfrentados por todos os sistemas. É preciso dar acesso às oportunidades existentes no entorno dos corredores. Mostrar que eles fazem parte da cidade. Muitas estações estão em bairros que têm pontos de atração, mas os passageiros não sabem porque falta essa informação. É preciso dizer às pessoas que ali, a poucos metros daquela estação de embarque e desembarque, há uma faculdade, uma unidade de saúde da família, por exemplo”, ensina Gabriel Tenenbaum de Oliveira.



Os números mostram que de 15% a 20% dos passageiros que usam o BRT não faziam uso daquele corredor anteriormente. Ou seja, são viagens novas, de pessoas que passaram a usar porque o equipamento mudou. Revelam o potencial do sistema. Por isso é preciso atrair o usuário oferecendo acesso às estações através da caminhada e da bicicleta. São muitas dificuldades enfrentadas para chegar e sair das estações de BRT. Não há calçadas, ciclofaixas nem travessias sinalizadas e seguras, por exemplo.Gabriel Tenenbaum de Oliveira, do ITDP

Não são problemas de um único corredor, mas de quase todos os 14 projetos caracterizados pelo ITDP como corredores de BRT em oito cidades brasileiras. A maior parte dos usuários ainda mora a mais de um quilômetro dos sistemas de transporte de média e alta capacidade. E, por isso, essas pessoas precisam chegar às estações. As linhas de ônibus alimentadoras, que têm o papel de levar o passageiro até o corredor ou terminal de BRT, por exemplo, têm deficiências em todos os projetos nacionais. “É comum o passageiro do BRT esperar muito nos terminais integrados com o sistema de ônibus convencional por deficiências na oferta de linhas alimentadoras. É preciso cuidar delas. Não podemos construir corredores sem pensar nelas”, ensina o técnico.

Não há dúvida, entretanto, que a escolha pelo BRT em 2010, quando o País começou, de fato, as definições sobre os modelos da futura mobilidade para a Copa do Mundo, foi acertada. O Rio de Janeiro é o melhor exemplo desso acerto. “Foram construídos três corredores que totalizaram 125 quilômetros em menos de cinco anos. Bem mais rápido do que a Linha 4 do metrô do Rio e o VLT Carioca, que transportam menos passageiros. E um quarto corredor - o TransBrasil – está com as obras paradas, mas em algum momento será finalizado. Mesmo com as falhas, o BRT conseguiu dar um sopro de infraestrutura para as cidades”, avalia Gabriel Tenenbaum de Oliveira.

Na avaliação do ITDP, pelo tempo e recursos disponíveis na época, a expansão dos sistemas de BRTs foi, sem dúvida, uma escolha acertada para o Brasil. O Rio é um exemplo da eficiência num espaço relativamente curto. Os 125 quilômetros de corredores têm uma extensão maior do que a linha de metrô existente há décadas. “Se tivéssemos optado por outro modal não teríamos conseguido o mesmo. Belo Horizonte (Minas Gerais) também implemantou dois corredores enquanto o metrô não sofreu expansão. O BRT da Região Metropolitana do Recife é outro exemplo. Foram feitos dois corredores sem qualquer ampliação do metrô. Conseguimos mais com o BRT. Apesar dos problemas, é um sistema que cumpriu a função de dar um sopro de infraestrutura a cidades que estavam há decadas sem receber qualquer tipo de investimento em transporte público de média e alta capacidade. Agora, é fato que o BRT custa caro para ser eficiente”, pondera o especialista do ITDP.


Da vitrine à decadência – o Exemplo do Rio de Janeiro

O sucesso do sistema de BRT da cidade maravilhosa durou pouco. De referência nacional, o Rio de Janeiro passou a simbolizar o prejuízo que as mazelas sociais podem provocar quando o transporte público é esquecido pelos gestores. Saiu da vitrine para a decadência. Os três corredores de BRT da cidade (TransOeste, TransCarioca e TransOlímpica), construídos em cerca de cinco anos, deram visibilidade nacionalmente ao modelo. Mais até do que o BRT de Curitiba, criado pelo arquiteto e urbanista Jaime Lerner 40 anos atrás. Atualmente, entretanto, os projetos cariocas sofrem mais do que todos. Exatamente porque foram do céu ao inferno. Convivem, agora, com a disputa das milícias e do tráfico de drogas. Estão no meio dela, inclusive.

Além do vandalismo nas estações e o calote crescente no sistema – são 72 mil passageiros circulando sem pagar diariamente, segundo o Consórcio BRT –, trechos estão sem operar por causa do domínio da milícia. A operação dos BRTs do eixo da Avenida Cesário de Melo, que integra o corredor TransOeste, o primeiro a ser construído na cidade, está suspensa desde o mês de maio. Como se não bastasse, setor empresarial e gestão pública iniciaram uma guerra jurídica. De um lado, o Consórcio BRT acusa o município de não cumprir o papel de garantir a segurança, integridade e manutenção dos equipamentos essenciais à operação. No item segurança, o Consórcio alega que as estações, os terminais e as vias exclusivas foram abandonados pelo poder público. Compara os calotes no BRT à superlotação do Estádio do Maracanã e que a pouca manutenção ainda feita pela prefeitura no pavimento dos corredores não passa de maquiagem. Assim, a briga segue.



Embora um sistema sobre pneus custe menos que um sistema sobre trilhos, isto não é motivo para ignorar as melhorias complementares e necessárias ao entorno das estações, a climatização de estações e veículos e a qualidade e segurança de acessos”Jaime Lerner, arquiteto e urbanista – o criador do sistema BRT – no estudo Avaliação Comparativa das Modalidades de Transporte Público Urbano


Mas, mesmo no meio desses conflitos, o BRT carioca continua a demonstrar força. Os 440 veículos que compõem a frota do BRT Rio transportam 500 mil passageiros nas 24 horas de operação do sistema carioca (é como se todos os moradores de Copacabana fossem transportados pelo BRT). E são 125 quilômetros de corredores segregados. O Rio também tenta combater o vandalismo e a evasão com o Decreto Municipal 44.837, publicado em agosto, que multa as pessoas que entrarem no BRT sem pagar a tarifa. A fiscalização seria feita nas estações pela Guarda Municipal e a multa prevista para quem der calote seria de R$ 170. Em caso de reincidência, o valor poderia chegar a R$ 255. O auto de infração seria expedido mesmo que a pessoa se recusasse a assiná-lo. O infrator que não pagar a multa poderia ter o nome inscrito na Dívida Ativa do município e nos órgãos de proteção ao crédito. O valor está previsto na Lei 6.299, de 5 de dezembro de 2017, regulamentada pelo Decreto 44.837. Houve um ensaio, mas a fiscalização ainda não começou para valer.


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sábado, 24 de novembro de 2018

Obra do Miniarco vai sair do papel


Construção começará no 2º semestre de 2019. Orçada em R$ 180 milhões, obra terá recurso privado. Investidor vai poder cobrar pedágio


Por: Eduarda Barbosa, da Folha de Pernambuco

Abreu e LimaFoto: Reprodução/Google


Lançado em 2016 com a previsão de ficar pronto até o final deste ano, o Miniarco terá suas obras finalmente iniciadas em 2019. Após mudanças de prazos e paralisações no seu processo, o projeto viário deve sair do papel no segundo semestre do próximo ano, de acordo com o Governo de Pernambuco. Os recursos serão da iniciativa privada e a licitação dever ser lançada no segundo semestre. O retorno do investidor será garantido pela cobrança de pedágio. Com a proposta de desafogar o trânsito que sai da BR-101 para o Recife, via município de Abreu e Lima, o Miniarco é uma alternativa ao Arco Metropolitano - que deveria contar com recursos do Governo Federal -, que ainda não teve obras iniciadas.

O principal motivo do atraso foi a interrupção dos estudos técnicos por parte do consórcio Assist-Comol. “A insegurança política do último ano e a crise fez com que o estudo fosse interrompido. Dentro de três a quatro meses, a empresa vai retomar esses estudos para serem concluídos”, informou o gerente geral de projetos da Secretaria Estadual de Transportes, Luiz Alberto de Araújo. Esses estudos foram iniciados em meados de 2017 e interrompidos em outubro do mesmo ano.

Após essa etapa, será lançada a licitação para contratar a empresa responsável pela execução das obras. “A previsão de contratar e começar as obras é no segundo semestre de 2019. Existe uma modelagem já, mas é preciso realizar uma avaliação técnica para indicar os valores corretos de custo da obra”, disse Araújo, ao acrescentar que o investimento será privado e a empresa vencedora da licitação irá reembolsar o consórcio que realizou o estudo. Mesmo ainda o valor de investimento não sendo o final, a estimativa do governo é que seja entre R$ 170 milhões e R$ 180 milhões.


Em contrapartida, o Governo Estadual realizará a desapropriação das moradias ao redor da via. “A desapropriação deve acontecer depois de contratar a empresa ganhadora da licitação”, comentou Luiz Alberto de Araújo.

O Miniarco, de 14,4 quilômetros (km), é o projeto que vai realizar duplicações das vias em dois sentidos: do entroncamento da PE-35 com a BR-101 (na entrada de Itamaracá) até o entroncamento da PE-15 com a BR-101 (próximo ao Hospital Miguel Arraes). Nesses pontos, 46 mil veículos passam por dia. “O projeto atende 90% da demanda da região e prevê que a estrada seja pedagiada”, disse presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (AD Diper), Antônio Xavier.

Outras obras

Com recursos da AD Diper, o Governo planeja finalizar outras obras no próximo ano. Uma delas será o acesso viário para o distrito industrial de Arcoverde, no Sertão, local em que o governo planeja que indústrias sejam instaladas. O valor de custo é de R$ 3,6 milhões. “É uma obra fundamental para viabilizar unidades industriais no interior do Estado e desenvolver mais regiões”, destacou Xavier. Iniciado no início deste ano, o acesso viário, de 2 km e 3 km de extensão, tem previsão de conclusão para daqui a três meses.

No primeiro semestre do próximo ano também deve ser concluída a ponte de acesso ao distrito industrial do Cabo de Santo Agostinho. “É uma obra necessária para dar sustentação ao local importante para a região”, disse Xavier, ao informar que a ponte, de R$ 2,8 milhões, está sendo feita desde junho deste ano.

sexta-feira, 23 de novembro de 2018

VÁ DE ÔNIBUS AS COMPRAS

Grande Recife amplia horário de linhas de ônibus para compras do Black Friday


Por conta do Black Friday, os principais centros de compras da Região Metropolitana fecham mais tarde, nesta sexta-feira (23), e o Grande Recife amplia o horário de operação de 16 linhas que atendem aos shoppings RioMar, Recife e Guararapes. Especificamente a 021 – TI Joana Bezerra/Shopping RioMar continua com o esquema especial até o domingo quando ainda se espera um grande movimento no centro de compras da Zona Sul.

Confira abaixo as linhas e os seus últimos horários de viagem:

010 – Piedade/Shopping: realiza a última viagem às 23h20
011 – Piedade/Derby: última viagem às 23h30
021 – TI Joana Bezerra/RioMar: no dia 23/11, a linha realiza a última viagem às 01h30; no dia 24/11 às 00h40 e no dia 25/11 às 23h40. (Obs.: as viagens realizadas a partir das 23h não voltam mais para o TI Joana Bezerra, elas seguirão para o Cais de Santa Rita)
023 – TI Aeroporto/TI Tancredo Neves: última viagem às 23h45
024 – TI Tancredo Neves (Circular Boa Viagem): última viagem às 23h45
026 – TI Aeroporto/TI Joana Bezerra: última viagem às 23h20
031 – Shopping Center (Term. Res. Boa Viagem): última viagem às 23h30
043 – Aeroporto/Tacaruna: última viagem às 23h15
044 – Massangana (Boa Vista): última viagem às 23h10
053 – RioMar (Opcional): última viagem às 20h
069 – Conjunto Catamarã: última viagem às 22h40
070 – Linha desativada não existe mais.
118 – Prazeres/Boa Viagem: última viagem às 22h50
155 – Jordão Baixo/Boa Viagem: última viagem às 23h20
360 – Totó/Boa Viagem: última viagem às 22h50
910 – Rio Doce/Piedade: última viagem às 23h50

Em caso de dúvidas, sugestões ou reclamações o usuário pode entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente (0800 081 0158) ou WhatsApp para reclamações, (99488.3999).

quinta-feira, 22 de novembro de 2018

AÇÃO SOCIAL NOS TERMINAIS E INTEGRAÇÕES FEITA PELO GRCT

Foto: Ilustrativa

Passageiros do TI Abreu e Lima poderão participam da campanha “E Se Fosse Você?”


Com o objetivo de sensibilizar usuários e operadores do transporte público sobre os direitos da pessoa idosa e da pessoa com deficiência, o Grande Recife promove mais uma edição da campanha “E Se Fosse Você?”. A ação teve início em agosto e segue até o final do ano, onde semanalmente uma equipe da Divisão de Educação do Consórcio estará num Terminal Integrado da Região Metropolitana realizando ações educativas junto à população.

Nesta quinta-feira (22), das 09h às 11h, a campanha estará no TI Abreu e Lima. Os usuários que circulam no espaço receberão a iniciativa que envolve música, roda de conversa, fiscalização das Plataformas Elevatórias Veiculares (PEVs) dos ônibus e a vivência de situações que simulam a rotina de uma pessoa idosa ou com deficiência.

A ação funciona da seguinte forma: algumas pessoas são convidadas a embarcar nos ônibus utilizando muletas, óculos embaçados, caneleira de peso e protetor auricular. O objetivo é estimular o respeito e o cuidado dos demais usuários e operadores com estes dois segmentos, as pessoas idosas e as pessoas com deficiência, que têm prioridade no transporte público.

O “E Se Fosse Você?” já passou pelos Terminais Integrados de Pelópidas Silveira, Xambá, Camaragibe, Barro, Jaboatão, Cabo, Macaxeira, Cajueiro Seco, Joana Bezerra, Recife, Rio Doce e TIP.

A campanha “E Se Fosse Você?” faz parte do Programa Gentileza Faz a Diferença, do Consórcio em parceria com o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros (Urbana-PE). O Sistema de Transporte Público de Passageiros (STPP) transporta uma média de 1,8 milhão de usuários por dia. Desses, além dos idosos, 35 mil tem algum tipo de deficiência – física, visual, auditiva ou intelectual.

Confira, abaixo, as datas e locais onde a campanha deverá acontecer. É importante destacar que pode haver mudança de datas no calendário das atividades.

Novembro
22/11 - TI Abreu e Lima
29/11 - TI Aeroporto

Dezembro
03/12 – Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

Em caso de dúvidas, sugestões ou reclamações o usuário pode entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente (0800 081 0158) ou WhatsApp (99488.3999) exclusivo para reclamações.