terça-feira, 18 de dezembro de 2018

COMO ASSIM ? BRT SEM FAIXA PRIORIDADE


Ônibus e BRTs perderão corredor na Avenida Conde da Boa Vista

Imagem divulgada pela Prefeitura do Recife de como fciará a Avenida Conde da Boa Vista após a requalificação


O segundo dia da séria A Nova Conde da Boa Vista mostra as mudanças para o transporte público, que tem na avenida um dos principais corredores do sistema em toda  Região Metropolitana.  No projeto, ônibus convencionais e BRTs vão perder o corredor e voltar a se misturar aos carros. Mas o município garante que, mesmo assim, terão ganho de velocidade.
A circulação do transporte público será, entre todas, a que mais passará por mudanças no novo projeto da Avenida Conde da Boa Vista, no Centro do Recife. Nas promessas da gestão municipal, não haverá mais um corredor para os ônibus convencionais e os BRTs. Na verdade, eles deverão dominar a circulação na via, já que 50% das pessoas que passam diariamente pelo corredor chegam e saem nos coletivos. A lógica é que os ônibus convencionais circulem à direita e os BRTs à esquerda da avenida. Os carros e motos que atualmente trafegam numa única faixa, sempre à direita da via, não terão mais esse espaço exclusivo. Voltarão no tempo, antes da reforma de 2008, quando disputavam espaço com os coletivos.
Essa briga por espaço entre ônibus, BRTs e veículos particulares deverá ser, inclusive, mais um obstáculo para desestimular a presença de automóveis, motos e caminhões no corredor após as mudanças. É o que diz a lógica da Prefeitura do Recife. A ideia do município é que os veículos particulares usem as vias do entorno no lugar da avenida. O projeto prevê que os pontos de embarque e desembarque dos ônibus convencionais retornem às calçadas e sejam aumentados de 14 para 20 paradas. Já os BRTs terão as estações construídas no canteiro central, que será verde e ocupará toda a extensão da avenida – 1,6 quilômetro.
As seis estações de embarque e desembarque do sistema, que desde 2017 operam no improviso e na precariedade, serão reduzidas a duas centrais, instaladas nas imediações da Rua da Soledade e da Rua Gervásio Pires. As unidades seguirão o modelo adotado pelo sistema nos Corredores Norte-Sul e Leste-Oeste e serão amplas, como as instaladas na Avenida Guararapes e na Praça do Derby. Terão quatro metros de largura e 60 metros de comprimento. Pelo projeto apresentado, o design é que mudará um pouco e será semelhante à estação reconstruída após sofrer danos de caminhões, em frente à Prefeitura do Recife, no Cais do Apolo. Elas terão a cobertura estreita para evitar futuros danos.
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“Das 310 mil pessoas que diariamente circulam pela Avenida Conde da Boa Vista, 155 mil estão no transporte público. Ou seja, há razões de sobra para que ele tenha total prioridade na via. Nosso objetivo ao decidir pela transferência das paradas convencionais para a direita e pela permanência das estações de BRT no centro da via foi dar velocidade operacional a eles. A avenida será prioritariamente dos ônibus e BRTs”, argumenta a presidente da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU), Taciana Ferreira.
A decisão de manter os ônibus convencionais circulando na Conde da Boa Vista teve embasamento técnico. Uma pesquisa de origem e destino em 51 linhas que há três anos operavam no corredor, hoje reduzidas para 49 ligações. A pesquisa foi feita pela Secretaria das Cidades e coordenado pelo professor Maurício Pina, especialista em transporte público que ensina na Universidade Federal de Pernambuco e na Universidade Católica de Pernambuco (Unicap). A principal conclusão do estudo foi que seria impossível reduzir o número de linhas convencionais na via, deixando o tráfego exclusivo ou prioritário para os BRTs.


Apesar de ônibus perderem corredor, prefeitura garante que velocidade comercial aumentará. FotO: Felipe Ribeiro/JC Imagem


“O percentual de interesse na Conde da Boa Vista é muito grande entre as pessoas que utilizam as linhas que passam na via. É difícil ignorá-lo. Embora a avenida represente apenas 6% da extensão de muitas das linhas que se dirigem ao corredor, ela é o destino principal de 35%, em média, dos passageiros que usam essas linhas. Há casos em que a avenida representa o destino de 83% dos passageiros”, pondera o professor Maurício Pina.
A força do transporte público na Avenida Conde da Boa Vista, de fato, é incontestável. Além das linhas de ônibus convencionais, quatro linhas de BRT passam na avenida, que recebe 180 ônibus por hora nos horários de pico. Mais de 150 mil pessoas chegam à Conde da Boa Vista de ônibus, sendo que 80% estão nos ônibus convencionais e 20% nos BRTs. “Por isso não podemos deixar apenas os BRTs circulando”, reforça Maurício Pina.

quinta-feira, 13 de dezembro de 2018

Mudanças no TI Getúlio Vargas


Itinerário da linha 2422 – Monsenhor Fabrício/TI Getúlio Vargas é modificado


Neste sábado (15), a linha 2422 – Monsenhor Fabrício/TI Getúlio Vargas passa a operar com um novo trajeto. A mudança visa atender à solicitação da comunidade, que deseja realizar integração temporal com a Estação de BRT Caiara. Por este motivo, o itinerário passa a contar com um ponto de desembarque na Avenida Caxangá, em frente à Movida Aluguel de Carros. Confira abaixo a mudança no percurso da linha:
Itinerário Principal
Sentido Terminal/Ponto de Retorno:
Rua Leal de Barros, Rua São Mateus, Rua Simonesia, Avenida Jornalista Possidônio Cavalcanti Bastos, Rua Maria de Fátima Soares, Rua Pereira Coutinho Filho, Avenida Mauricio de Nassau (Radial Leste), Rua Santa Lúcia, Rua Dr. José Anastácio da Silva Guimarães, Rua Leal de Barros, Rua São Mateus, Rua Dr. Gastão Silveira, Rua Cap. Aurélio de Araujo, Avenida Caxangá, Rua Dr. Nina Rodrigues, Avenida Mal. Cordeiro de Farias, Rua São Mateus, Avenida Maurício de Nassau (Radial Leste), Rua Odete Monteiro, Avenida Prof. Estevão Francisco da Costa, Avenida Gen. San Martin, Terminal Integrado Getúlio Vargas.
Sentido Ponto de Retorno/Terminal: 
Terminal Integrado Getúlio Vargas, Rua Manoel Moreira, Avenida Caxangá, Avenida Gen. San Martin, Rua Honório Correia, Rua Gregório Júnior, Rua Souza Bandeira, Rua Dianópolis, Rua Odete Monteiro, Avenida Maurício de Nassau (Radial Leste), Rua São Mateus, Rua Dr. Gastão da Silveira, Rua Dr. Nina Rodrigues, Rual Mal. Cordeiro de Farias, Rua São Mateus, Rua Simonesia, Avenida Possidônio Cavalcanti Bastos, Rua Maria de Fátima Soares, Rua Pereira Coutinho Filho, Avenida Maurício de Nassau (Radial Leste), Rua Dr. Anastácio da Silva Guimarães, Rua Leal de Barros.
Via Estrada do Barbalho
Sentido Terminal/Ponto de Retorno:
Terminal, Rua Leal de Barros, Rua São Mateus, Estrada do Barbalho, Avenida Maurício De Nassau, Rua Odete Monteiro, Avenida Prof. Estevão Francisco da Costa, Avenida Gen. San Martin, Terminal Integrado Getúlio Vargas.
Sentido Ponto de Retorno/Terminal:
Terminal Integrado Getúlio Vargas, Rua Manoel Moreira, Avenida Caxangá, Avenida Gen. San Martin, Rua Honório Correia, Rua Gregório Júnior, Rua Souza Bandeira, Rua Dianópolis, Rua Odete Monteiro, Avenida Maurício de Nassau, Estrada do Barbalho, Rua São Mateus, Rua Leal de Barros, Rua Desembargador Oscar Coutinho, Retorno na Avenida Jornalista Possidônio Cavalcanti Bastos, Rua Desembargador Oscar Coutinho, Rua Leal de Barros, Terminal.
Em caso de dúvidas, sugestões ou reclamações o usuário pode entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente (0800 081 0158) ou WhatsApp para reclamações, (99488.3999)
Fonte: grct via e-mail ao blog GRMPE

TI CDU RECEBERÁ DUAS ALIMENTADORAS



TI CDU recebe mais duas linhas alimentadoras


O Terminal Integrado Severino Luiz Nunes Pereira (TI CDU), situado na Avenida Caxangá, passa a contar com mais duas linhas a partir deste sábado (15). Com o acréscimo, a rede de linhas que compõe o terminal fica com quatro linhas alimentadoras, uma troncal e uma interterminal, totalizando seis linhas que beneficiarão 10 mil passageiros por dia.
As duas linhas que passam a integrar no TI CDU são a 2423 – Engenho do Meio/EBRT Caiara e a 2425 – Barbalho (Detran)/EBRT BR-101, cujos nomes mudam para 2423 – Engenho do Meio/TI CDU e 2425 – Barbalho (Detran)/TI CDU. Os usuários realizarão a integração física dentro do TI CDU e permanecerão com opção de realizar integração temporal com a EBRT BR-101. Neste caso, o passageiro utiliza cartão VEM na primeira linha e poderá integrar com mais uma linha de ônibus ou metrô, no período de até duas horas, sem que nenhuma nova passagem seja descontada no bilhete eletrônico.
Além disso, a linha 2433 – Brasilit/TI CDU, que já alimenta o terminal, terá seu itinerário modificado, devido à finalização das obras de pavimentação das vias do entorno do TI.
Confira como ficam os itinerários dessas três linhas:
2423 – Engenho do Meio/TI CDU
Sentido Terminal/Ponto de Retorno:
Praça João de Souza Miguel Júnior, Rua José dos Santos, Rua Antônio Curado, Rua Manoel Estevão da Costa, Rua Bom Pastor, Rua Osvaldo Guimarães, Rua Gáspar Pérez, Rua Emiliano Braga, Avenida Professor Morais Rego (Pista Local Leste da BR-101), Retorno sob o Viaduto Caxangá, Avenida Professor Morais Rego (Pista Local Oeste da BR-101), Rua Emiliano Braga, Rua Professor Antônio Coelho, Terminal Integrado CDU.
Sentido Ponto de Retorno/Terminal:
Terminal Integrado CDU, Rua Professor Antônio Coelho, Avenida Caxangá, Rua Gáspar Pérez, Rua Osvaldo Guimarães, Rua Bom Pastor, Rua Manoel Estevão da Costa, Rua Antônio Curado, Rua José dos Santos, Rodovia BR-101 (Pista Local Leste), Rua Dom João Moura, Travessa Valdemar Falcão, Praça João de Souza Miguel Júnior.
2425 – Barbalho (Detran)/TI CDU
Sentido Terminal/Ponto de Retorno:
Rua Desembargador Oscar Coutinho, Avenida Jornalista Possidônio Cavalcanti Bastos, Rua Maria de Fátima Soares, Rua Pereira Coutinho Filho, Avenida Maurício de Nassau (Radial Leste), Rua São Mateus, Estrada do Barbalho, Rua Manoel Joaquim de Almeida, Rua Emiliano Braga, Avenida Professor Morais Rego (Pista Local Leste da BR-101), Retorno sob o Viaduto Caxangá, Avenida Professor Morais Rego (Pista Local Oeste da BR-101), Rua Emiliano Braga, Rua Professor Antônio Coelho, Terminal Integrado CDU.
Sentido Ponto de Retorno/Terminal:
Terminal Integrado CDU, Rua Professor Antônio Coelho, Avenida Caxangá, Avenida Professor Morais Rego (Pista Local Oeste da BR-101), Rua Emiliano Braga, Avenida Professor Chaves Batista, Rua Paul Harris, Rua Professor Mussa Hazin, Avenida Luis de Lacerda, Rua Professor Júlio Oliveira, Avenida Professor Joaquim Cavalcanti (Pista Local Oeste da BR-101), Retorno sob o Viaduto Caxangá, Avenida Professor Joaquim Cavalcanti (Pista Local Leste da BR-101), Rua Quipapá, Estrada do Barbalho, Rua São Mateus, Avenida Maurício de Nassau (Radial Leste), Rua Pereira Coutinho Filho, Rua Maria de Fátima Soares, Avenida Jornalista Possidônio Cavalcanti Bastos, Rua Desembargador Oscar Coutinho, Rua João Rique, Rua Lucilo Varejão, Rua Desembargador Oscar Coutinho.
2433 – Brasilit/TI CDU
Sentido Terminal/Ponto de Retorno:
Avenida Barão de Bonito, Rua Emetério Maciel, Rua João Sales Menezes, Avenida Barão de Bonito, Rua Engenheiro Vasconcelos Bittencourt, Rua Abatiá, Rua General Polidoro, Rua João Sales Menezes, Rua Professor Antônio Coelho, Terminal Integrado CDU.
Sentido Ponto de Retorno/Terminal:
Terminal Integrado CDU, Rua Professor Antônio Coelho, Avenida Caxangá, Rua Professor Morais Rego (Pista Local Oeste da BR-101), Rua João Sales Menezes, Rua General Polidoro, Rua Abatiá, Rua Engenheiro Vasconcelos Bittencourt, Avenida Barão de Bonito, Rua Emetério Maciel, Rua João Sales Menezes, Avenida Barão de Bonito.
Durante os primeiros dias, o Grande Recife vai acompanhar a operação das linhas e contará com equipes de divulgadores para tirar dúvidas dos usuários e cartazes informativos nas linhas e paradas de ônibus. Em caso de dúvidas, sugestões ou reclamações o usuário também pode entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente (0800 081 0158) ou WhatsApp para reclamações, (99488.3999)
Fonte: Via emae-m ao blog GRMPE

terça-feira, 11 de dezembro de 2018

AGAMENON VAI RECEBER DOIS CORREDORES UM BRS( Bus Rapit Service) e um corredor de BRT ( Bus Rapit Transit)

MOBILIDADEAgamenon terá dois corredores de ônibusAlém da Faixa Azul no lado direito da calçada, nos dois sentidos, está previsto também o ramal do BRT


Imagem: Arquivo/DP
Imagem: Arquivo/DP

Após muitas idas e vindas sobre qual projeto de mobilidade caberia de forma mais adequada à Avenida Agamenon Magalhães, a Prefeitura do Recife e o governo do estado decidiram pela implantação do Sistema BRS (Bus Rapid Service) e do ramal de Bus Rapid Transit (BRT) do Corredor Norte Sul, que já estava previsto para ser concluído antes da Copa do Mundo em 2014 mas ainda não foi implantado. A Faixa Azul é o que está mais próximo de se tornar realidade, com previsão de sair do papel no primeiro semestre do próximo ano, segundo a Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU). A Secretaria estadual de Cidades informou que ainda está na fase de realização dos estudos necessários para a implantação do corredor de BRT na primeira perimetral da cidade.
“O projeto de Faixa Azul na Agamenon Magalhães depende de uma série de intervenções. Começamos a realizá-las desde o início deste ano, mas os estudos iniciaram no ano passado. A primeira foi a mudança de circulação do bairro da Ilha do Leite, favorecendo o tráfego da Agamenon na intercessão com a Rua Paissandu. Em seguida, foi a vez de alterar o trânsito na Ilha do Retiro. E, na semana passada, foram feitas ações na Avenida Beira Rio, no bairro da Torre, na altura da Rua José Osório, que complementa o tráfego da Rua Joaquim Nabuco, uma via radial importante da Agamenon”, explica a presidente da CTTU, Taciana Ferreira. 


Outras intervenções previstas até o início do próximo ano, de acordo com Taciana, devem ocorrer no Derby e no Parque Amorim, para que as faixas da direita da Avenida Agamenon Magalhães se tornem corredor exclusivo para ônibus. Também devem ser realizadas algumas obras físicas, como as de requalificação do passeio público do canteiro central do corredor viário para retirar a inclinação das calçadas, e a desativação de algumas agulhas. 

Toda a rede semafórica da Agamenon Magalhães será requalificada. O giro à esquerda, de quem vem de Boa Viagem, para entrar na Rua Joaquim Nabuco, que passa ao lado do Hospital da Restauração, poderá ser retirado para evitar retenções. Mas, ainda segundo Taciana, apesar da priorização do transporte público, não deverá haver restrição em relação à circulação de automóveis particulares.

“Essas intervenções são necessárias porque na Agamenon existem as agulhas, que são as entradas e saídas da pista central para as vias locais que deságuam nas radiais. Num corredor por onde circulam mais de 300 veículos de ônibus por hora, sobretudo no entroncamento do Derby, não podemos simplesmente pintar uma faixa azul exclusiva, sem realizar um estudo cuidadoso dos impactos que trará em toda a cidade. Qualquer mudança na Avenida Agamenon Magalhães traz reflexos em todo o Recife e em Olinda”, disse Taciana. Segundo ela, no futuro, se houver condições de receber uma ciclovia, o equipamento também será implantado no corredor que liga Olinda à Zona Sul do Recife. “Mas hoje o foco é o transporte público”, disse a presidente da CTTU. 
Como primeira perimetral do Recife, a artéria recebe e fornece o fluxo de vias radiais importantes para a cidade, como as avenidas Abdias de Carvalho, Rui Barbosa, Rosa e Silva, Conde da Boa Vista e Joaquim Inácio. Pelos 4,8 km de extensão da Agamenon Magalhães, circula uma média de 98 mil veículos diariamente (somando os dois sentidos), com 60 linhas de ônibus que, juntas, fazem 4,1 mil viagens diárias, transportando 280 mil passageiros por dia. A via possui 17 semáforos e 12 agentes de trânsito atuam diariamente no local. 

Fonte: CTTU/SECRETARIA DAS CIDADES .
MATÉRIA: DP

sexta-feira, 7 de dezembro de 2018

ATENÇÃO MORADORES DA VÁRZEA

Duas linhas de ônibus da Várzea terão mudança de itinerário neste domingo (09)


Um serviço de poda de árvores interdita a Rua Mário Campelo, no bairro da Várzea, neste domingo (09). A via ficará fechada no período das 08h às 17h, período em que o Grande Recife muda o itinerário de duas linhas que passam pela localidade. Confira, abaixo, quais são estas linhas e os desvios que serão realizados nos dois sentidos da viagem:

Sentido Várzea/CDU
302 – TI TIP/Caxangá
2432 – CDU (Várzea)

...Avenida Afonso Olindense, Praça Pinto Dâmaso (Praça da Várzea), Rua Amaro Gomes Poroca, Rua Acadêmico Hélio Ramos...

Sentido CDU/Várzea
2432 – CDU (Várzea)

...Rua Acadêmico Hélio Ramos, Rua Amaro Gomos Poroca, Rua Coronel Pacheco, Praça Pinto Dâmaso (Praça da Várzea), Avenida Afonso Olindense...

Em caso de dúvidas, sugestões ou reclamações o usuário pode entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente (0800 081 0158) ou WhatsApp para reclamações, (99488.3999).

Fonte GRCT via e-mail a impresa

quinta-feira, 6 de dezembro de 2018

FESTA DO MORRO ATENÇÃO AS LINHAS QUE MUDAM AO ENTORNO DO EVENTO RELIGIOSO

Linhas da Zona Norte do Recife terão reforço para a Festa do Morro da Conceição


Milhares de fiéis sobem o morro, a partir desta sexta-feira (07), para saudar Nossa Senhora da Conceição. Para que todos possam participar da festa e prestar suas homenagens à santa, o Grande Recife vai dar um reforço de frota e viagem em 27 linhas de ônibus, fará a implantação de parada provisória na Avenida Norte e deve manter o Terminal Integrado da Macaxeira funcionando durante toda a madrugada do sábado (08).

Ao todo, 48 linhas passam nas proximidades do Morro da Conceição. Dessas, 27 receberão algum tipo de reforço já na sexta-feira e a operação será intensificada no sábado, dia de maior movimento no local. Serão 437 ônibus circulando pela região que juntos farão 3.725 viagens nos dois dias. Ou seja, 65 veículos e 646 viagens a mais que em dias comuns.

Para facilitar o embarque e desembarque de passageiros na Avenida Norte, no sentido cidade/subúrbio, a parada de nº 110044 – em frente à Escola Profissionalizante Dom Bosco – se tornará temporariamente seletiva atendendo apenas as linhas 641 – TI Macaxeira/Encruzilhada e 645 – TI Macaxeira/Avenida Norte.

Após o Largo Dom Luis, junto ao Armazém Santos – Materiais de Construção, será implantada uma parada provisória atendendo as outras 11 linhas que passam pelo local: 330 – Casa Amarela/CDU; 517 – Córrego do Inácio; 612 – Morro da Conceição; 621 – Alto Treze de Maio; 622 – Vasco da Gama (Cabugá); 623 – Vasco da Gama (João de Barros); 624 – Brejo; 631 – Nova Descoberta (Cabugá); 632 – Alto do Refúgio; 642 – Guabiraba (Córrego do Jenipapo) e 644 – Largo do Maracanã.

Especificamente a linha 612 – Morro da Conceição terá seu terminal transferido para a Rua Pedro Allain, das 04h às 23h30 do sábado (08). Já os ônibus da linha 622 – Vasco da Gama (Cabugá) terão seu itinerário modificado, no sentido cidade/subúrbio, na noite da sexta-feira até o fim da operação no sábado. Neste período, os veículos farão o seguinte itinerário:

...Avenida Norte, Rua Vasco da Gama...

Com TI Macaxeira operando na madrugada do sábado, seis linhas irão realizar 26 viagens a mais, a partir das 00h30. São elas: 202 – Barro/Macaxeira (Várzea); 207 – Barro/Macaxeira (BR-101); 601 – Bola na Rede/Macaxeira; 1906 – TI Pelópidas/TI Macaxeira; 902 – Mirueira/Macaxeira e 948 – Arthur Lundgren II/Macaxeira. Nestas viagens, os demais terminais integrados estarão fechados. Por isso, os pontos de retorno serão na BR-101.

Confira, abaixo, as linhas que terão reforço de frota e viagem:

202 – Barro/Macaxeira (Várzea)
207 – Barro/Macaxeira (BR-101)
515 – Nova Descoberta (Bacurau)
517 – Córrego do Inácio
601 – Bola na Rede/Macaxeira
624 – Brejo
626 – Brejo (Bacurau)
631 – Nova Descoberta (Cabugá)
632 – Alto do Refúgio
641 – TI Macaxeira/Encruzilhada
645 – TI Macaxeira (Avenida Norte)
680 – Vasco da Gama/Afogados
612 – Morro da Conceição
613 – Morro da Conceição (Bacurau)
622 – Vasco da Gama (Cabugá)
640 – Guabiraba/Derby
642 – Guabiraba (Córrego do Jenipapo)
643 – Córrego do Jenipapo (Bacurau)
644 – Largo do Maracanã
710 – Beberibe/Derby
901 – TI Abreu e Lima/TI Macaxeira
1906 – TI Pelópidas/TI Macaxeira
1964 – TI Igarassu/TI Macaxeira
330 – Casa Amarela/CDU
533 – Casa Amarela (Bacurau)
902 – Mirueira/Macaxeira
948 – Arthur Lundgren II/Macaxeira

Em caso de dúvidas, sugestões ou reclamações o usuário pode entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente (0800 081 0158) ou WhatsApp para reclamações, (99488.3999).
Fonte

ASSALTANTES FAZEM HORA EXTRA PRA GARANTIR SEU 13° E OS ÔNIBUS SÃO SEU ALVO


Oito ônibus são assaltados nas últimas 24 no Grande Recife
Do dia 1° de janeiro até as últimas horas, 2.333 coletivos foram alvos de ações criminosas no Grande Recife - Foto: Foto: Bobby Fabisak/JC Imagem
INVESTIDAS

Oito ônibus são assaltados nas últimas 24 no Grande Recife

Em dezembro, até o momento, 24 ônibus foram alvos de assaltantes na RM

Com informações da Central de Apuração/ SJCC
Oito ônibus foram alvos de ações criminosas na Região Metropolitana do Recife, sendo dois do sistema BRT. As informações são da Editoria de Polícia da Rádio Jornal em conjunto com o Sindicato dos Rodoviários.
Em dezembro, até o momento, 24 veículos foram assaltados na RMR. Já do dia 1° de janeiro até as últimas horas, 2.333 coletivos foram alvos de ações criminosas no Grande Recife.

Confira as linhas, com o horário e o local, que foram alvos de assaltantes nas últimas 24h:

6h55: Guabiraba/Derby – Na Joana Bezerra
14h50: (BRT) TI Pelópidas/PCR – Na PE-15, Bultrins
15h18: Aeroporto – Avenida Antônio de Góes
16h20: (BRT) TI Igarassu/PCR – Em Salgadinho
19h: Dois Unidos/Derby – Academia da Cidade, Joana Bezerra
19h50: Beberibe/Derby – Avenida Beberibe, Fundão
21h20: Jaboatão/Parador – Avenida Sul, São José
22h10: TI TIP/Conde da Boa Vista – Avenida Abdias de Carvalho.
Fonte: Sindicato dos Rodoviários
Matéria: Radio Jornal

ASSALTANTES FAZEM ARRASTÃO VIOLENTO AO LADO DE UMA BASE DA POLICIA MILITAR E NÃO TEMEM AO PODER POLICIAL E TODOS OS DIAS ASSALTAM NO MESMO LOCAL IMPUNEMENTE



Passageiros de ônibus são assaltados na Ilha de Joana Bezerra
Os suspeitos subiram no coletivo na parada próxima a Academia da Cidade - Foto: Reprodução/Google Street View
VIOLÊNCIA

Passageiros de ônibus são assaltados na Ilha de Joana Bezerra

Cerca de 15 pessoas estavam no ônibus no momento do assalto

Da central de apuração do SJCC
Um ônibus que fazia a linha 760 - Dois Unidos/Derby foi assaltado na noite dessa terça-feira (4), na Ilha de Joana Bezerra, bairro do Coque, área central do Recife. Segundo a polícia, um grupo de cerca de seis jovens subiu no coletivo na parada próxima a Academia da Cidade e já pediram os celulares e pertences dos passageiros.
A ação ocorreu por volta das 19h e, ainda de acordo com a polícia, foi rápida mas as vítimas relataram muita agressividade por parte dos suspeitos. Em média, 15 pessoas estavam no ônibus no momento do assalto.
Todas as vítimas tiveram os celulares roubados e prestaram queixa na Central de Plantões da Capital (Ceplanc), no bairro de Campo Grande, Zona Norte do Recife.

Números

Em dezembro, até a manhã dessa terça, 16 ônibus foram assaltados na RMR. Já do dia 1° de janeiro até o mesmo período, 2.325 coletivos foram alvos de ações criminosas no Grande Recife.

Matéria: Rádio Jornal
Fonte: Sindicato dos Rodoviários enviada ao blog GRMPE.

terça-feira, 4 de dezembro de 2018

ATENÇÃO AV NORTE FESTA DO MORRO

Linhas da Zona Norte do Recife terão reforço para a Festa do Morro da Conceição


Milhares de fiéis sobem o morro, a partir desta sexta-feira (07), para saudar Nossa Senhora da Conceição. Para que todos possam participar da festa e prestar suas homenagens à santa, o Grande Recife vai dar um reforço de frota e viagem em 27 linhas de ônibus, fará a implantação de parada provisória na Avenida Norte e deve manter o Terminal Integrado da Macaxeira funcionando durante toda a madrugada do sábado (08).

Ao todo, 48 linhas passam nas proximidades do Morro da Conceição. Dessas, 27 receberão algum tipo de reforço já na sexta-feira e a operação será intensificada no sábado, dia de maior movimento no local. Serão 437 ônibus circulando pela região que juntos farão 3.725 viagens nos dois dias. Ou seja, 65 veículos e 646 viagens a mais que em dias comuns.

Para facilitar o embarque e desembarque de passageiros na Avenida Norte, no sentido cidade/subúrbio, a parada de nº 110044 – em frente à Escola Profissionalizante Dom Bosco – se tornará temporariamente seletiva atendendo apenas as linhas 641 – TI Macaxeira/Encruzilhada e 645 – TI Macaxeira/Avenida Norte.

Após o Largo Dom Luis, junto ao Armazém Santos – Materiais de Construção, será implantada uma parada provisória atendendo as outras 11 linhas que passam pelo local: 330 – Casa Amarela/CDU; 517 – Córrego do Inácio; 612 – Morro da Conceição; 621 – Alto Treze de Maio; 622 – Vasco da Gama (Cabugá); 623 – Vasco da Gama (João de Barros); 624 – Brejo; 631 – Nova Descoberta (Cabugá); 632 – Alto do Refúgio; 642 – Guabiraba (Córrego do Jenipapo) e 644 – Largo do Maracanã.

Especificamente a linha 612 – Morro da Conceição terá seu terminal transferido para a Rua Pedro Allain, das 04h às 23h30 do sábado (08). Já os ônibus da linha 622 – Vasco da Gama (Cabugá) terão seu itinerário modificado, no sentido cidade/subúrbio, na noite da sexta-feira até o fim da operação no sábado. Neste período, os veículos farão o seguinte itinerário:

...Avenida Norte, Rua Vasco da Gama...

Com TI Macaxeira operando na madrugada do sábado, seis linhas irão realizar 26 viagens a mais, a partir das 00h30. São elas: 202 – Barro/Macaxeira (Várzea); 207 – Barro/Macaxeira (BR-101); 601 – Bola na Rede/Macaxeira; 1906 – TI Pelópidas/TI Macaxeira; 902 – Mirueira/Macaxeira e 948 – Arthur Lundgren II/Macaxeira. Nestas viagens, os demais terminais integrados estarão fechados. Por isso, os pontos de retorno serão na BR-101.

Confira, abaixo, as linhas que terão reforço de frota e viagem:

202 – Barro/Macaxeira (Várzea)
207 – Barro/Macaxeira (BR-101)
515 – Nova Descoberta (Bacurau)
517 – Córrego do Inácio
601 – Bola na Rede/Macaxeira
624 – Brejo
626 – Brejo (Bacurau)
631 – Nova Descoberta (Cabugá)
632 – Alto do Refúgio
641 – TI Macaxeira/Encruzilhada
645 – TI Macaxeira (Avenida Norte)
680 – Vasco da Gama/Afogados
612 – Morro da Conceição
613 – Morro da Conceição (Bacurau)
622 – Vasco da Gama (Cabugá)
640 – Guabiraba/Derby
642 – Guabiraba (Córrego do Jenipapo)
643 – Córrego do Jenipapo (Bacurau)
644 – Largo do Maracanã
710 – Beberibe/Derby
901 – TI Abreu e Lima/TI Macaxeira
1906 – TI Pelópidas/TI Macaxeira
1964 – TI Igarassu/TI Macaxeira
330 – Casa Amarela/CDU
533 – Casa Amarela (Bacurau)
902 – Mirueira/Macaxeira
948 – Arthur Lundgren II/Macaxeira

Em caso de dúvidas, sugestões ou reclamações o usuário pode entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente (0800 081 0158) ou WhatsApp para reclamações, (99488.3999).

quinta-feira, 29 de novembro de 2018

TI CDU RECEBERÁ LINHAS ALIMENTADORA EM DEZEMBRO 2018

Foto:arquivo do blog GRMPE


PLANEJAMENTO DO GRCT RESPODEU AO BLOG GRMPE VIA TELEFONE.

O TI CDU receberá 4 linhas e hoje dia 29/11/18 acabei de falar com o GRCT que já mim passou a real data do início da operação.
 Dia 15/12/18 tem início às linhas TI CDU / ENG DO MEIO, TI CDU/ BARBALHO DETRAN, TI CDU UR7, TI CDU/ VÁRZEA (circular).

Mas nesta mesma data teremos no TI GETÚLIO VARGAS O INÍCIO DA LINHA: TI GETÚLIO/ CIRCULAR.


JÁ A LINHA  TI GETÚLIO / SAN MARTIN (412) ESTA LINHA 412 - SAN MARTINS LG DA PAZ NÃO MAS SEGUIRA PARA A DANTAS BARRETO E AFOGADOS,ASSIM ELA TERA O ITINERÁRIO DO TERMINAL EM SAN MARTIN ATÉ O TI CDU DIRETO.

 A LINHA 424 - SAN MARTIN / CDU ELA VAI SER INTEGRADA AO TI GETÚLIO VARGAS E SERÁ INTERMINAL E LIGARA O TI CDU AO TI GETÚLIO VARGAS PASSANDO PELA ABDIAS,RUA DA LAMA E PARTE DA BR101 Até O TI CDU.

 ESTAS DUAS LINHAS CITADAS 412,424 VAI TER INÍCIO EM DEZEMBRO DESTE ANO, MAS A DATA SERÁ DEFINIDA EM DEZEMBRO.

A LINHA TI GETÚLIO VARGAS ( CIRCULAR) QUE INICIA NO DIA 15/12/18 vai ser operada pela MOBIBRASIL.

Fonte: GRCT ( Órgão Gestor)

quarta-feira, 28 de novembro de 2018

OPERAÇÃO ESPECIAL TI COSME DAMIÃO

Final de Campeonato Sub-20 terá esquema especial de mobilidade para Arena


Santa Cruz e Porto protagonizam, na noite desta quinta-feira (29), a grande final do Campeonato Pernambuco Sub-20, na Arena de Pernambuco. Torcedores dos dois clubes que desejarem conferir a partida, que tem início às 20h, terão o apoio do Grande Recife para chegar e sair do Estádio. O Consórcio preparou um esquema de mobilidade com a linha especial 047 – Cosme e Damião/Arena. Veja, abaixo, como utilizar o serviço.

Indo pela linha Centro do Metrô e desembarcando na estação Cosme e Damião, a linha especial 047 – TI Cosme e Damião/Arena estará à disposição das 18h às 22h50. Para ter acesso ao serviço, pulseiras serão vendidas antecipadamente no valor de R$3,20, facilitando o retorno para casa.

O serviço pode ser adquirido tanto em dinheiro quanto por meio do cartão VEM Trabalhador ou Comum, no TI Cosme e Damião. É importante lembrar que como se trata de uma linha especial, a tarifa será cobrada integralmente e não haverá gratuidade.

Em caso de dúvidas, sugestões ou reclamações o usuário pode entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente (0800 081 0158) ou WhatsApp para reclamações, (99488.3999).
Fonte: GRCT via e-mail.

segunda-feira, 26 de novembro de 2018

VÂNDALOS AGINDO E DANIFICADO AS ESTAÇÕES DO CONORTE ( corredor Norte Sul)

As estações onde se tem maior concentração de ambulantes e sempre tem esse tipo de acontecimentos são elas.#estações :

*José de Alencar
*São Francisco
*Bultrins
*Riachuelo
*Nossa Senhora do Carmo
*Matias de Albuquerque.

Mais hoje a situação já passou dos limites e um ambulante para entrar na estação forçou e quebrou a porta da Estação São Francisco e eu perdi o medo e tirei as fotos ( leitor Albuquerque de Almeida) enviou como cortesia ao Blog GRMPE.
Agora não deve generalizar pois existe ambulantes do bem e país de família.






Foto: Leitor Albuquerque e Jailson Silva edição.


O Blog GRMPE foi ao local e fez as entrevistas com os funcionários e os mesmos não quiz dizer nada , para não se comprometer. A coisa está pior depois que o Conorte instalou , novas catracas eletrônicas e portões automáticos. Pelas fotos os ambulantes dão pesadas nos portões e danificam os mesmos. Falei com alguns passageiros e eles relatão brigas, palavrões, consumo de drogas e muita sujeira nos Brts.
O Conorte tenta organizar mas parece não conseguir ,pois o poder público lavou as mãos e se você perceber os assaltos nos Brts tem média de 3 todos os dias e só acontece no corredor Norte Sul.
Pedimos a Polícia Militar mas rondas nos locais acima (estações) e fica com a palavra o senhor Albuquerque leitor do blog revoltado.
O blog GRMPE agradece ao leitor que nos enviou as fotos e fez seus relatos.

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domingo, 25 de novembro de 2018

BRT PELO BRASIL E NO MUNDO

MATÉRIA ESPECIAL DO JORNAL DO COMÉRCIO 

Nacionalmente, sistemas de BRT sofrem


As feridas do sistema BRT são nacionais. Em todas as cidades onde o projeto do ‘metrô sobre pneus’ vingou há problemas. O maior deles é, hoje, a integração urbana com a cidade. Os planejadores esqueceram de priorizá-la. Ignoraram a capacidade de sociabilidade do sistema. E, como consequência, o BRT tem sofrido com a baixa demanda. Transporta menos passageiros do que foi projetado. É difícil chegar e sair das estações de embarque e desembarque, não importa o projeto nem a cidade brasileira. É como se os corredores funcionassem às margens das cidades. O BRT é visto apenas como corredor de transporte de acesso ao trabalho. O Brasil ainda não aprendeu a vê-lo como um equipamento integrado às áreas urbanas.

Essa é a principal deficiência na avaliação de quem entende de sistemas de BRT no Brasil e no mundo, como o Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento (ITDP), entidade mundial que criou critérios técnicos para caracterizar o modelo nacional e mundialmente. “O BRT é uma evolução do sistema de ônibus convencional. “Os números mostram que de 15% a 20% dos passageiros que usam o BRT não faziam uso daquele corredor anteriormente. Ou seja, são viagens novas, de pessoas que passaram a usar porque o equipamento mudou. Revelam o potencial do sistema. Por isso é preciso atrair o usuário oferecendo acesso às estações através da caminhada e da bicicleta. São muitas dificuldades enfrentadas para chegar e sair das estações de BRT. Não há calçadas, ciclofaixas nem travessias sinalizadas e seguras, por exemplo”, alerta Gabriel Tenenbaum de Oliveira, do ITDP.

Para quem estuda e analisa o sistema brasileiro é preciso revelar ao passageiro o potencial do BRT. Comunicar-se com ele. Mostrar que no entorno das estações há vida, oportunidades, oferta de serviços e lazer. “Hoje, os problemas do BRT são enfrentados por todos os sistemas. É preciso dar acesso às oportunidades existentes no entorno dos corredores. Mostrar que eles fazem parte da cidade. Muitas estações estão em bairros que têm pontos de atração, mas os passageiros não sabem porque falta essa informação. É preciso dizer às pessoas que ali, a poucos metros daquela estação de embarque e desembarque, há uma faculdade, uma unidade de saúde da família, por exemplo”, ensina Gabriel Tenenbaum de Oliveira.



Os números mostram que de 15% a 20% dos passageiros que usam o BRT não faziam uso daquele corredor anteriormente. Ou seja, são viagens novas, de pessoas que passaram a usar porque o equipamento mudou. Revelam o potencial do sistema. Por isso é preciso atrair o usuário oferecendo acesso às estações através da caminhada e da bicicleta. São muitas dificuldades enfrentadas para chegar e sair das estações de BRT. Não há calçadas, ciclofaixas nem travessias sinalizadas e seguras, por exemplo.Gabriel Tenenbaum de Oliveira, do ITDP

Não são problemas de um único corredor, mas de quase todos os 14 projetos caracterizados pelo ITDP como corredores de BRT em oito cidades brasileiras. A maior parte dos usuários ainda mora a mais de um quilômetro dos sistemas de transporte de média e alta capacidade. E, por isso, essas pessoas precisam chegar às estações. As linhas de ônibus alimentadoras, que têm o papel de levar o passageiro até o corredor ou terminal de BRT, por exemplo, têm deficiências em todos os projetos nacionais. “É comum o passageiro do BRT esperar muito nos terminais integrados com o sistema de ônibus convencional por deficiências na oferta de linhas alimentadoras. É preciso cuidar delas. Não podemos construir corredores sem pensar nelas”, ensina o técnico.

Não há dúvida, entretanto, que a escolha pelo BRT em 2010, quando o País começou, de fato, as definições sobre os modelos da futura mobilidade para a Copa do Mundo, foi acertada. O Rio de Janeiro é o melhor exemplo desso acerto. “Foram construídos três corredores que totalizaram 125 quilômetros em menos de cinco anos. Bem mais rápido do que a Linha 4 do metrô do Rio e o VLT Carioca, que transportam menos passageiros. E um quarto corredor - o TransBrasil – está com as obras paradas, mas em algum momento será finalizado. Mesmo com as falhas, o BRT conseguiu dar um sopro de infraestrutura para as cidades”, avalia Gabriel Tenenbaum de Oliveira.

Na avaliação do ITDP, pelo tempo e recursos disponíveis na época, a expansão dos sistemas de BRTs foi, sem dúvida, uma escolha acertada para o Brasil. O Rio é um exemplo da eficiência num espaço relativamente curto. Os 125 quilômetros de corredores têm uma extensão maior do que a linha de metrô existente há décadas. “Se tivéssemos optado por outro modal não teríamos conseguido o mesmo. Belo Horizonte (Minas Gerais) também implemantou dois corredores enquanto o metrô não sofreu expansão. O BRT da Região Metropolitana do Recife é outro exemplo. Foram feitos dois corredores sem qualquer ampliação do metrô. Conseguimos mais com o BRT. Apesar dos problemas, é um sistema que cumpriu a função de dar um sopro de infraestrutura a cidades que estavam há decadas sem receber qualquer tipo de investimento em transporte público de média e alta capacidade. Agora, é fato que o BRT custa caro para ser eficiente”, pondera o especialista do ITDP.


Da vitrine à decadência – o Exemplo do Rio de Janeiro

O sucesso do sistema de BRT da cidade maravilhosa durou pouco. De referência nacional, o Rio de Janeiro passou a simbolizar o prejuízo que as mazelas sociais podem provocar quando o transporte público é esquecido pelos gestores. Saiu da vitrine para a decadência. Os três corredores de BRT da cidade (TransOeste, TransCarioca e TransOlímpica), construídos em cerca de cinco anos, deram visibilidade nacionalmente ao modelo. Mais até do que o BRT de Curitiba, criado pelo arquiteto e urbanista Jaime Lerner 40 anos atrás. Atualmente, entretanto, os projetos cariocas sofrem mais do que todos. Exatamente porque foram do céu ao inferno. Convivem, agora, com a disputa das milícias e do tráfico de drogas. Estão no meio dela, inclusive.

Além do vandalismo nas estações e o calote crescente no sistema – são 72 mil passageiros circulando sem pagar diariamente, segundo o Consórcio BRT –, trechos estão sem operar por causa do domínio da milícia. A operação dos BRTs do eixo da Avenida Cesário de Melo, que integra o corredor TransOeste, o primeiro a ser construído na cidade, está suspensa desde o mês de maio. Como se não bastasse, setor empresarial e gestão pública iniciaram uma guerra jurídica. De um lado, o Consórcio BRT acusa o município de não cumprir o papel de garantir a segurança, integridade e manutenção dos equipamentos essenciais à operação. No item segurança, o Consórcio alega que as estações, os terminais e as vias exclusivas foram abandonados pelo poder público. Compara os calotes no BRT à superlotação do Estádio do Maracanã e que a pouca manutenção ainda feita pela prefeitura no pavimento dos corredores não passa de maquiagem. Assim, a briga segue.



Embora um sistema sobre pneus custe menos que um sistema sobre trilhos, isto não é motivo para ignorar as melhorias complementares e necessárias ao entorno das estações, a climatização de estações e veículos e a qualidade e segurança de acessos”Jaime Lerner, arquiteto e urbanista – o criador do sistema BRT – no estudo Avaliação Comparativa das Modalidades de Transporte Público Urbano


Mas, mesmo no meio desses conflitos, o BRT carioca continua a demonstrar força. Os 440 veículos que compõem a frota do BRT Rio transportam 500 mil passageiros nas 24 horas de operação do sistema carioca (é como se todos os moradores de Copacabana fossem transportados pelo BRT). E são 125 quilômetros de corredores segregados. O Rio também tenta combater o vandalismo e a evasão com o Decreto Municipal 44.837, publicado em agosto, que multa as pessoas que entrarem no BRT sem pagar a tarifa. A fiscalização seria feita nas estações pela Guarda Municipal e a multa prevista para quem der calote seria de R$ 170. Em caso de reincidência, o valor poderia chegar a R$ 255. O auto de infração seria expedido mesmo que a pessoa se recusasse a assiná-lo. O infrator que não pagar a multa poderia ter o nome inscrito na Dívida Ativa do município e nos órgãos de proteção ao crédito. O valor está previsto na Lei 6.299, de 5 de dezembro de 2017, regulamentada pelo Decreto 44.837. Houve um ensaio, mas a fiscalização ainda não começou para valer.


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