terça-feira, 30 de junho de 2015

Conclusão do BRT Norte-Sul é adiada mais uma vez. Agora, a promessa é agosto




Foto: Sérgio Bernardo/JC Imagem


Com informações do JC Trânsito
Depois do atraso de mais de um ano e de vários adiamentos, o Corredor de BRT (Bus Rapid Transit) Norte-Sul, que liga o  Recife a Igarassu, no Norte da Região Metropolitana, ganha um novo prazo de conclusão: o mês de agosto. As obras deveriam estar sendo finalizadas este mês (julho), mas as chuvas atrasaram o processo. Ao menos essa é a atual justificativa da Secretaria Estadual das Cidades, responsável pelo projeto e execução dos trabalhos. O BRT Norte-Sul, assim, como o BRT Leste-Oeste (corredor que liga o Centro do Recife à Zona Oeste da Região Metropolitana), deveriam ter sido concluídos ainda para a Copa do Mundo de 2014, mas se arrastam desde então. A situação do Leste-Oeste é ainda pior porque os trabalhos estão paralisados desde o fim de 2014 e não têm previsão de retomada desde que a Construtora Mendes Júnior quebrou ao ser envolvida nas denúncias do Petrolão.
Tivemos muitas dificuldades com as chuvas”
Gustavo Gurgel

De acordo com o gerente de obras da Secretaria das Cidades, Gustavo Gurgel, faltam ser concluídas quatro estaçõesno Corredor Norte-Sul. As duas que estão em construção na Avenida Cruz Cabugá, no Centro do Recife, devem ficar prontas ainda este mês. Outra, próximo à Igreja de São Francisco, em Olinda, poderia ser aberta se a passarela que dá acesso a ela estivesse concluída. A última, próximo ao Parque Memorial Arcoverde, só deverá ser entregue em agosto. “Tivemos muitas dificuldades com a chuvas”, justificou Gurgel.
Segundo o gerente, a secretaria terminou as obras das estações Cruz de Rebouças, em Igarassu, e Miguel Arraes, em Paulista. A data do início da operação está sendo definida pelo Grande Recife Consórcio de Transportes. Além delas, há duas estações que sequer começaram a ser erguidas: uma delas próximo ao Centro de Convenções e outra na Avenida Cruz Cabugá, em frente ao Mercado de Santo Amaro. Gurgel explica que ainda faltam ser feitas, inclusive, algumas desapropriações no Centro do Recife para que a construção seja iniciada.
 Fonte: De Olho no Trânsito


O Norte/Sul liga por 33 quilômetros o Recife ao município de Igarassu. Com prazo inicial para o fim de 2013, ainda não chega perto do que era previsto antes dos atrasos por falta de recursos. Das oito linhas previstas, apenas quatro estão funcionando. Dos 88 BRTs adquiridos pelo Consórcio Conorte (formado pelas empresas Itamaracá, Cidade Alta e Rodotur), 30 ainda permanecem nas garagens, sob sol e chuva, à espera de linhas para operá-las. O sistema, que deveria transportar 150 mil passageiros por dia, atende a apenas 45 mil.
 Fonte:De olho no Trânsito

Nenhum comentário:

Postar um comentário