terça-feira, 13 de setembro de 2016

VLT do Ceará (Parangaba-Mucuripe) começa a operar no dia 27

Transportes sobre trilhos

Construído pela Seinfra, o VLT, que terá 13,4Km e cortará 22 bairros no total, está 60% concluído. As obras começaram em abril de 2012 e, inicialmente, tinham previsão de término para a Copa do Mundo de 2014.Os testes, que envolvem apenas profissionais do modal, ocorrerão entre o Montese e a Av. Borges de Melo


A fase de Operação Experimental do Veícu
Diário do Nordeste
 lo Leve sobre Trilho (VLT) Parangaba-Mucuripe, em Fortaleza, deverá ser iniciada a partir do dia 27 deste mês. Nesse procedimento, segundo a Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos (Metrofor), todos os dias, o trem circulará sobre os trilhos entre as estações do Montese e da Avenida Borges de Melo. O objetivo, conforme as informações do Metrofor, é permitir avaliação do funcionamento geral da via férrea. Nesta etapa, ainda não haverá transporte de passageiros.
Segundo o Metrofor, somente profissionais da área operacional participarão dos testes. Por dia três profissionais farão a condução dos dois trens do tipo VLT que serão usados neste momento inicial.
Construído pela Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), o VLT, que terá 13,4Km e cortará 22 bairros no total, está com 60% das obras concluídas. Ainda de acordo com o Metrofor, paralela a esta fase de Operação Experimental será realizada a seleção pública temporária para a contratação dos trabalhadores que atuarão no novo modal. O projeto de lei que autoriza as contratações foi aprovado na Assembleia Legislativa e o edital de seleção tem previsão de ser lançado ainda neste mês.
Dando continuidade aos testes, ao finalizar a Operação Experimental, segundo o Metrofor, será executada a fase de Operação Assistida, prevista para ser iniciada entre dezembro deste ano e março de 2017.
Esta projeção, de acordo com as informações repassadas pelo órgão, acompanha o período de finalização das contratações dos profissionais do modal.
Na Operação Assistida, três unidades do VLT transportarão a população de forma gratuita e o percurso será ampliado, indo da estação Parangaba até a estação Borges de Melo. Em um segundo momento desta operação, o trajeto será novamente estendido, interligando as estações Parangaba e Iate.

Andamento
As obras do VLT começaram em abril de 2012 e, inicialmente, tinham previsão de término para a Copa do Mundo de 2014. Porém, as intervenções tiveram atrasos e ficaram paradas de junho de 2014 a junho de 2015. Com a retomada, a previsão de encerramento das obras, divididas em três trechos, tem agora datas distintas.
No trecho I, que é o da passagem inferior da Borges de Melo, os trabalhos, retomados em abril deste ano, deverão ser concluídos em abril de 2017. No trecho II - entre as estações Borges de Melo e Parangaba - as obras que foram reiniciadas em outubro de 2015 devem ser concluídas no próximo mês. Já no trecho II - entre as estações Iate e Borges de Melo - a estimativa é que o encerramento das intervenções, retomadas em julho de 2015 - a contar desta data - fiquem prontas em 18 meses.
Os serviços nos três trechos, conforme a Seinfra, são executados pelo Consórcio VLT Fortaleza, formado pelas empresas AZVI S.A do Brasil e Construtora e Incorporadora Squadro Ltda. O valor total do VLT é de R$ 284.644.592,16. Até o momento foram investidos cerca de R$ 120 mi, equivalente a 42,2%.

Desapropriações
Para dar andamento à obra, segundo a Seinfra, o projeto prevê a desapropriação de 2.185 imóveis. Destes, 1.513 já foram desapropriados. Das 1.864 famílias (proprietários e inquilinos) desapropriadas, 640, segundo a pasta, receberam aluguel social. Atualmente, 503 famílias continuam recebendo o benefício e outras 137 receberam os apartamentos no Cidade Jardim, no bairro José Walter.
A Seinfra informou que do total de desapropriações, 44 casos foram judicializados. Para reassentamento, o governo adquiriu cinco terrenos em áreas próximas. O antigo CSU do Bairro de Fátima foi destinado para a comunidade Aldaci Barbosa.
Fonte - Diário do Nordeste  

Nenhum comentário:

Postar um comentário