sexta-feira, 16 de setembro de 2016

Mobilidade - Recuperação de trecho da BR-101 Norte começa na segunda-feira

As obras entre Igarassu e Paulista devem ser concluídas até janeiro.
Serviço de requalificação tem investimento total de mais de R$ 15 milhões.


O Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (DNIT) apresentou nesta quinta-feira (15) os detalhes da obra de requalificação do trecho de 10,2 Km da BR-101 Norte entre Igarassu e Paulista, na Região Metropolitana do Recife. Estiveram presentes representantes da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Secretaria de Cidades de Pernambuco e Grande Recife Consórcio de Transportes, além das prefeituras dos municípios afetados. [Veja vídeo acima]
Com custo total de mais de R$ 15 milhões, a obra tem cronograma de execução dividido em cinco etapas, de modo a minimizar os transtornos no trânsito. O serviço, que tem início na próxima segunda-feira (19) próximo ao Mercado de Abreu e Lima, compreende substituição de placas de concreto, reposição de dispositivos de drenagem, aplicação de revestimento asfáltico e implantação de nova sinalização horizontal. A previsão é que as obras estejam concluídas até o final de janeiro de 2017. 
O chefe da unidade local do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), Lincolin Oliveira, falou dos benefícios da obra para a região. “Haverá melhor escoamento nos veículos no local. No início, a gente melhora o que a gente chama de conforto da condução e, com isso, melhora o escoamento nos veículos no local”, explicou.
Em Abreu e Lima, por exemlo, a pista é toda irregular. Buracos provocam trânsito lento e causam muitos transtornos aos motoristas. Em alguns trechos sequer há acostamento. "Está péssimo, quebrando os carros direto, fazendo manutenção", disse um motorista sem se identificar.
Cerca de 45 mil a 50 mil veículos passam diariamente pelo trecho. Para tentar diminuir os impactos da obra no trânsito, a pista exclusiva para os ônibus será liberada para veículos comuns. Dezesseis linhas de ônibus que passam pelo trajeto transportando 40 mil passageiros por dia também serão atingidas.
"Dessas 16, 14 são do Sistema Estrutural Integrado (SEI), do TI de Igarassu e do TI de Abreu e Lima. Esses usuários terão que ter um pouquinho mais de paciência por conta da interferência das obras, tanto no trânsito normal quanto no transporte público de passageiros", afirmou o coordenador de operações do Grande Recife Consórcio de Transportes, Mário Sérgio Cornélio.
FONTE: Cláudia Ferreira  Do G1 PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário