terça-feira, 7 de março de 2017

Vagão para mulheres deve ser estendido aos 34 trens que atendem à RMR Ainda não há prazo para a medida, mas a implantação deve ser realizada de forma gradativa

Vagão rosa no metrô do Recife. Foto: Mandy Oliver/Esp.DP
A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) no Recife deverá ampliar a implantação dos vagões exclusivos para mulheres em toda a malha viária. Ainda não há prazo para a medida, mas a implantação deve ser realizada de forma gradativa nos 34 trens que atendem aos municípios de Recife, Camaragibe e Jaboatão dos Guararapes.

O primeiro vagão rosa, como foi batizado, começou a operar no dia 15 de janeiro deste ano devidamente sinalizado, disponíveis apenas nos horários de pico da malha metroviária, que vão das 6h às 8h30 e das 16h30 às 19h30.

A medida, que causou polêmica, é adotadas em grandes cidades, como o Rio de Janeiro e São Paulo, e tem o objetivo de dar mais proteção às mulheres que utilizam o transporte público. O projeto prevê um espaço nos trens destinado para uso exclusivo das passageiras. De acordo com o consultor de segurança do metrô do Recife, coronel Luiz Meira, o sistema transporta hoje 400 mil usuários por dias e 38% são mulheres.
fonte:Metrorec

Nenhum comentário:

Postar um comentário