sexta-feira, 12 de janeiro de 2018

Bairro da Ilha do Retiro ganha novo esquema de mobilidade

As mudanças serão implantadas em duas etapas. A primeira delas começa na próxima terça-feira (16), enquanto a segunda entra em operação a partir do dia 20
Por: Portal FolhaPE
Túnel Chico ScienceO bairro da Ilha do Retiro, na Zona Oeste do Recife, ganha a partir da próxima terça (16) um novo plano de circulação. De acordo com a Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU), as alterações, divididas em duas etapas, visam melhorar o trânsito nos bairros de Joana Bezerra, Ilha do Retiro, Madalena, Torres e Derby. Os detalhes e os benefícios esperados para a mobilidade na área foram divulgados na tarde desta quinta-feira (11) pelo secretário de Mobilidade e Controle Urbano, João Braga, e a presidente da CTTU, Taciana Ferreira.

Leia também:
CTTU estuda implantar um supercorredor de ônibus
Por segurança, CTTU muda posição de lombada no Bairro do Recife


"O principal objetivo do novo plano de circulação para a Ilha do Retiro são três: O primeiro é a melhoria e segurança para o pedestre. Nós estamos implantando novas travessias com semáforos e faixas para o pedestre. A segunda melhoria da mobilidade é potencializar o acesso aos bairros da madalena, Torres, Graças e com isso a gente pode melhorar o terceiro objetivo, que é melhoria da fluidez das vias", explicou a presidente da CTTU.

Na primeira etapa, marcada para entrar em operação na próxima terça-feira (16), a rua Benfica formará um binário com as ruas Benedito Monteiro e José Múcio Monteiro. Já na segunda etapa, que começará a partir do dia 20, a avenida Beira-Rio formará um binário com a avenida Prefeito Lima de Castro. Nesta intervenção, o túnel Chico Science ficará em sentido único Ilha do Retiro/Derby. 



O secretário João Braga comentou que esta é apenas uma das mudanças previstas pela prefeitura ao longo de 2018 para o Recife. "Nossa prioridade é o transporte público de passageiros. Nós estudamos muito a cidade para potencializar, como de fato está acontecendo, o uso do nosso sistema viário atual. Ao longo de 2018, devemos realizar por mês duas intervenções deste porte", disse.

Confira os detalhes da nova circulação:

Primeira Etapa (16 de janeiro de 2018) 

Binário entre Rua Benfica e ruas professor Benedito Monteiro/José Múcio Monteiro: A Rua Benfica (no trecho entre o Túnel Chico Science e a Praça do Internacional) passa a ser mão única no sentido Derby, formando um binário com as ruas Professor Benedito Monteiro e José Múcio Monteiro. Esta última terá o sentido de circulação invertido, ficando em direção à Avenida Sport Clube do Recife (Engenheiro Abdias de Carvalho).

Novo acesso na Rua Benfica: Um novo acesso será aberto na intercessão da Rua Benfica e Rua Doutor Severino Pinheiro, na altura da Praça do Internacional, permitindo o acesso aos bairros da Torre e Graças, através da Avenida Beira Rio, sem a necessidade de girar à direita em direção à Praça do Derby. Nesta área, um semáforo será implantado para coordenar os movimentos dos veículos e dar mais segurança na travessia dos pedestres.

Novo acesso na Avenida Sport Clube do Recife (Engenheiro Abdias de Carvalho): Nesta primeira etapa, também haverá a abertura do canteiro central na Avenida Sport Clube do Recife (continuação da Avenida Engenheiro Abdias de Carvalho), permitindo que o condutor oriundo das ruas Benedito Monteiro e José Múcio Monteiro possa acessar a via também no sentido da Avenida Governador Agamenon Magalhães. Um outro semáforo será implantado nessa intercessão para coordenar os movimentos dos veículos e dar mais segurança aos pedestres que circulam pelo local. 

Segunda Etapa (20 de janeiro de 2018)


Binário entre a Avenida Beira Rio e a Avenida Prefeito Lima de Castro: No trecho compreendido entre o Túnel Chico Science e a Rua Dr. Hisbelo Campos, as avenidas Beira Rio e Prefeito Lima de Castro deixarão de ter sentido duplo de circulação e passam a formar um binário. A Avenida Beira Rio terá circulação no sentido Derby, e a Avenida Prefeito Lima de Castro passa a seguir na direção dos bairros de Joana Bezerra e Boa Viagem. 

Túnel Chico Science: Complementando a nova circulação, o Túnel Chico Science passa a ser mão única, no sentido Derby. Com isso, os condutores que vêm das avenidas Beira Rio e Sport Clube do Recife (Avenida Engenheiro Abdias de Carvalho) e do bairro da Ilha do Leite poderão acessar os bairros da Torre e Graças com mais facilidade, sem a necessidade de utilizar a Avenida Governador Agamenon Magalhães.

Principais direções:

Avenida Beira Rio/ Ilha do Leite: O condutor oriundo da Avenida Beira Rio, com destino à Ilha do Leite, deverá girar à esquerda após o Túnel Chico Science, na rotatória da Praça da Bandeira, acessando a Avenida Sport Clube do Recife no sentido BR-232, girar à direita na R. Benedito Monteiro e à direita novamente na R. José Múcio Monteiro, onde poderá seguir pela a Avenida Sport Clube do Recife no sentido Avenida Governador Agamenon Magalhães.

Avenida Beira Rio/ Bairro da Torre e Graças: O condutor deverá seguir em frente, passar pelo Túnel Chico Science, Rua Benfica e, através do novo acesso, contornar a Praça do Internacional, seguindo pelas ruas Arlindo Gouveia ou Heitor Maria Filho, e acessando a Avenida Beira Rio com destino aos bairros da Torre e Graças.

Avenida Sport Clube do Recife/ Bairro da Torre e Graças: O condutor que segue no sentido Centro deverá acessar o Túnel Chico Science, Rua Benfica e Avenida Beira Rio com destino aos bairros da Torre e Graças.

Ilha do Leite/ Torre e Graças: Após passar a Rua Paissandu, contornar a Praça da Bandeira à direita, seguir pela Rua Benfica e, através do novo acesso, contornar a Praça do Internacional e seguir pelas ruas Arlindo Gouveia ou Heitor Maia Filho, acessando a Avenida Beira Rio com destino aos bairros da Torre e Graças.

Avenida Sport Clube do Recife/ Joana Bezerra: O condutor deverá realizar o giro à direita na Avenida Prefeito Lima de Castro, uma vez que um trecho da Avenida Beira Rio se tornará mão única no sentido Derby.

Nenhum comentário:

Postar um comentário