sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

GRANDE RECIFE - FOI DECRETADO O AUMENTO DAS PASSAGENS ANEL A 2,25


12:49:28

GRANDE RECIFE // TRANSPORTE

Passagem aumenta 5,53% no Grande Recife

Publicado em 04.01.2013, às 10h31


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O percentual do reajuste ficou abaixo até do que foi adiantado pelo Grande Recife Consórcio de Transporte, de 5,7%
Foto: Patrícia Bonfim/JC Trânsito

Do NE10Com informações de Patrícia Bonfim, do JC Trânsito
ATUALIZADA ÀS 11H30
A passagem de ônibus no Grande Recife vai aumentar 5,53% a partir deste domingo (6). A decisão foi tomada nesta sexta-feira (4), em reunião do Conselho Superior de Transporte Metropolitano (CSTM), realizada no auditório do prédio do 16º Batalhão da Polícia Militar, que fica ao lado da sede do Grande Recife Consórcio de Transporte, no Cais de Santa Rita, Centro da capital pernambucana.

Com o reajuste, o Anel A (atualmente R$ 2,15) deve ficar em R$ 2,25 e o B, que custa R$ 3,25, R$ 3,45. O anel D, hoje a R$ 2,60, deve passar para R$ 2,75. O G, pelo qual atualmente são pagos R$ 1,40, deve ir para R$ 1,50.

Apesar de a porcentagem do aumento ter sido divulgada, os valores corretos, já arredondados, só devem ser divulgados neste sábado (5), depois de ser definido pela Agência de Regulação de Pernambuco (Arpe). A publicação será feita no Diário Oficial.
O percentual do aumento está abaixo do que estava previsto. A reunião do CSTM começou com duas propostas. A primeira era do Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros de Pernambuco (Urbana/PE), que pediu 13% de aumento nas tarifas. O Grande Recife adiantou propôs reajuste de 5,75%, índice correspondente ao Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) acumulado até a segunda quinzena de dezembro de 2012.
PROTESTO Movimentos estudantis se mobilizaram, já durante esta manhã, contra o aumento no preço das passagens. Depois de inciarem o protesto pacificamente apenas colando cartazes nos muros do edifício-sede do Grande Recife, invadiram o prédio exigindo participar da reunião.
Durante aproximadamente uma hora, eles gritaram frases como "o povo não é bovo, aumento da passagem é roubo". Após a confusão, foram encaminhados para uma sala para participar de uma reunião com representante do Consórcio.
Em seguida, às 14h, os estudantes vão debater, ainda no Grande Recife, se será realizada alguma manifestação na cidade. À noite, no Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), haverá uma reunião para elaborar o cronograma da mobilização contra o aumento.

quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

GRANDE RECIFE -TRANSITO E A CIDADE SERÁ UM CAOS POR COMPLETO EM 2013


Mais paciência »Grandes obras afetarão o trânsito do Recife em 2013Corredores exclusivos de BRT, viadutos e um túnel estão entre as principais obras que serão executadas na cidade este ano


Publicação: 03/01/2013 09:00 Atualização: 03/01/2013 16:25

Na Agamenon Magalhães, principal corredor viário da cidade, os quatro viadutos que viabilizam o corredor exclusivo de Bus Rapid Transit (BRT) deverão sair do papel este ano. Foto: Alcione Ferreira/DP/D.A Press/Arquivo
Na Agamenon Magalhães, principal corredor viário da cidade, os quatro viadutos que viabilizam o corredor exclusivo de Bus Rapid Transit (BRT) deverão sair do papel este ano. Foto: Alcione Ferreira/DP/D.A Press/Arquivo
O ano de 2013 será marcado por situações atípicas que terão impacto direto na mobilidade urbana do Recife. Obras de grande porte, como a construção de viadutos, corredores de ônibus e até um túnel, deverão exigir ainda mais paciência dos motoristas.

Na Agamenon Magalhães, principal corredor viário da cidade, os quatro viadutos que viabilizam o corredor exclusivo de Bus Rapid Transit (BRT) deverão sair do papel este ano. Eles estarão nos cruzamentos com as vias que apresentam maiores retenções: Bandeira Filho, Paissandu, Dom Bosco e Rui Barbosa. Eles fazem parte do corredor Norte/Sul.

Além dos viadutos, a Agamenon terá intervenções ao longo de toda a sua extensão, por conta da construção do corredor com as estações do BRT, o alargamento do viaduto da João de Barros e a passarela do Chié, na altura do Tacaruna.

A Avenida Cruz Cabugá, que também faz parte do corredor Norte/Sul, será outra via a ficar totalmente em obras em 2013.

Na Avenida Caxangá, os transtornos já começaram. Lá, um viaduto está em construção assim como estações de BRT, como parte do corredor Leste/Oeste. Um túnel será construído na altura do Museu da Abolição, na Madalena. Por ele, passarão os veículos que vierem pela Real da Torre em direção à rua João Ivo. Já os veículos que transitarem entre o Benfica e a Caxangá, em vice-versa, passarão por cima do túnel.

A secretaria das Cidades, responsável pela execução dos projetos, já informou que está dialogando com a Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) para elaborar planos de circulação a fim de amenizar os transtornos causados ao trânsito durante as obras.

GRANDE RECIFE- GERALDO JULIO FALA COMO SERÁ SEU GOVERNO E AS PRINCIPAIS AÇÕES.


03/01/2013 09h26 - Atualizado em 03/01/2013 11h31

Limpeza de galerias começa nesta quinta no Recife, diz Geraldo Julio

Em entrevista ao Bom Dia Pernambuco, prefeito falou dos primeiros passos.
Também hoje ele assina a cessão do terreno para Hospital da Mulher.

Do G1 PE
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A promessa de campanha de limpar o Recife, segundo o prefeito Geraldo Julio, começa ainda nesta quinta-feira (3), em vários bairros. "A partir de hoje a equipe da Prefeitura está limpando as galerias onde ocorreram esses alagamentos ontem", afirmou. São ações emergenciais, uma vez que, segundo o prefeito, "o que precisa, de fato, é do tratamento de drenagem, possivelmente por bombeamento. Estamos atentos", declarou.

"Acompanhamos ontem as chuvas que aconteceram, houve dois deslizamentos, uma pedra que era complemento de um muro de arrimo e não comprometeu a estrutura do imóvel, a família continua em casa. No outro imóvel, a Codecir já foi lá remover a família, que está na casa de parentes e já estamos cuidando da ação emergencial nesses dois locais", citou. Segundo ele, a previsão de chuva hoje é de 9 milímetros.

O prefeito disse que vai começar um planejamento imediatamente para acabar com os riscos trazidos pelas chuvas. "Ontem choveu 67 milímetros na Zona Sul do Recife. Foi muita água", ponderou. Ele afirmou que os alagamentos aconteceram em pontos já conhecidos e que precisam ser tratados, pois acontecem há muito tempo, como as avenidas Dom Hélder, Boa Viagem e Mascarenhas de Moraes.
Hospital da mulher
O prefeito do Recife, Geraldo Julio, na manhã desta quinta-feira (3), vai visitar o terreno onde será construído o primeiro Hospital da Mulher, a primeira maternidade de alto risco do Recife. O prefeito foi empossado no dia 1º de janeiro e já neste segundo dia de mandato vai ao local, onde será assinada a cessão do terreno pelo Governo Federal à Prefeitura da Cidade do Recife (PCR), para a construção da unidade de saúde.
Vamos fazer um plano para quando o Recife completar 500 anos".
Geraldo Julio
Para o prefeito, o Hospital da Mulher tem um diferencial fundamental, que é a Casa das Mães. Esta será uma ala do hospital onde as mulheres poderão ficar acomodadas enquanto os filhos estão em tratamento de internação. "Serão 20 acomodações, com sala de estar, refeitório, cozinha. Elas vão poder ficar próximas dos filhos, acompanhando todo o seu tratamento", explica o prefeito. "A população do Recife me pediu muito isso durante a campanha. As mulheres falaram muito, transformamos isso em projeto e hoje estamos aqui mostrando que vai ser realidade", completa.
De acordo com Geraldo Julio, foram analisados 17 terrenos no Recife para a construção do Hospital da Mulher. O terreno escolhido pertence ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e, nesta quinta-feira, será assinada a cessão para a PCR. "Feito isso, faremos a licitação. Para antecipar essa licitação, fizemos uma parceria importante com o Governo do Estado. No mês de julho pretendemos estar começando a obra desse hospital. Será grande, vai custar entre 45 e 50 milhões", define. A previsão é de que a unidade de saúde fique pronta em dois anos.
Ainda sobre as parcerias, Geraldo reafirma que vai buscar apoio do Governo Estadual e Federal durante seu mandato. Ele traz um exemplo prático: "O Hospital da Mulher é um exemplo. Estamos com um dia e meio de gestão no Recife e estou tendo a felicidade de apresentar o hospital. Já em janeiro ou fevereiro queremos publicar a licitação do projeto. E tudo isso só foi antecipado pelas parcerias com o governo federal e estadual, que nos cederam o terreno e o projeto. Sem elas, só conseguiríamos mostrar à população em junho ou julho", conta.

"Fica próximo à Ceasa, tem muitas linhas de ônibus que têm acesso ao local. O pessoal que vem da Zona Sul - Ibura, Jordão... - pode vir pela BR-101 ou pela Avenida Recife. Quem mora no Centro da cidade tem acesso pela Abdias de Carvalho e Avenida Caxangá pegando no sentido da BR-101. E quem mora na Zona Norte pegando a Avenida Norte, pegando a BR-101. É um lugar de fácil acesso por toda a cidade", comentou.
Em entrevista ao Bom Dia Pernambuco, o prefeito também falou das prioridades no início do mandato, além do Hospital da Mulher, e afirmou querer transformar o Recife em cidade modelo para a região e para o país. "Queremos uma cidade que tenha exemplos de vida com qualidade, equilíbrio e desenvolvimento sustentável para ser modelo para o Nordeste e para o Brasil. Tenho certeza que vamos cumprir cada uma das linhas de governo", diz Geraldo.
Ele comentou os planos para o trânsito do Recife, transporte público e os nomes escolhidos para seu secretariado. "Eu quis formar uma equipe do tamanho do desafio. Fui à academia, conversei com a universidade, quis trazer profissionais de sucesso do mundo privado. Pessoas que já viveram situações importantes. Procuramos fazer uma equipe que tivesse a cara do Recife", diz. Os secretários que tomaram posse na quarta-feira (2) já foram empossados na nova estrutura administrativa da PCR, lei sancionada pelo próprio Geraldo Julio como primeiro ato de sua gestão.
Mobilidade urbana
Um dos temas mais badalados da campanha política de todos os candidatos à prefeitura da cidade no ano passado foi a mobilidade urbana do Recife. Geraldo Julio propôs uma inversão de prioridades. "O trânsito é apenas um dos pontos, precisamos cuidar da mobilidade. Cuidar das calçadas para os que usam, utilização de bicicletas, ciclovias, ciclofaixas. Precisamos valorizar o transporte público para que ele seja mais rápido do que o individual e fazer com que ele tenha qualidade e conforto para as pessoas poderem optar". Um dos planos do prefeito para a tal rapidez do transporte coletivo é a construção de corredores como o Leste-Oeste da Avenida Caxangá, já em obras.
Com tanta coisa em mente para um mandato de quatro anos, será que vai dar tempo? "Vamos trabalhar muito em quatro anos. Eu tenho um plano de governo registrado em cartório, um compromisso com o povo do Recife. O foco é melhorar a cidade já para a Copa das Confederações", diz o prefeito. Mas projetos imediatos não são a única preocupação de Geraldo Julio. Ele acredita que, mesmo sem a presença dele na prefeitura, o Recife precisa de planos de longo prazo. "Vivemos muitas consequências que vêm de um processo de desenvolvimento sem planejamento. Vamos fazer um plano para quando o Recife completar 500 anos, para que daqui a 25 anos possamos chegar ao Recife que a gente pretende. Não é um plano de prefeitura com a cidade, mas sim de recifense para recifense", afirma.
Para o sucesso esperado no mandato, o espaço físico do trabalho de seus gestores é de fundamental importância. "Nós vamos ter que trabalhar muito na estrutura física da prefeitura porque o ambiente de trabalho é muito favorável a resultado, à condição das pessoas de fazer seu trabalho e oferecer resultado, então nos vamos ter que trabalhar de fato, porque a estrutura da Prefeitura precisa de uma mudança muito forte".
Para Geraldo, todos os resultados vão chegar tranquilamente se o foco permanecer o mesmo. Para isso, a cidade também precisa viver uma paz política não perder tempo com o que não é interessante para a população. "É importante que utilizemos nosso tempo para cuidar daquilo que é importante e não ficar fazendo discussões que não interessam à população", explica, firmemente. "A paz política ajuda você a botar toda a energia e usar seu tempo em favor do povo. O debate que não faz a vida do povo melhorar não deve consumir nosso tempo", conclui o prefeito.

GRANDE RECIFE - AUMENTO DE PASSAGENS EU JÁ SABIA,E A QUALIDADE DOS SERVIÇOS? COMO FICA...


TRANSPORTES

Passagem de ônibus terá reajuste esta sexta-feira

Percentual será definido na reunião do Conselho Superior de Transporte Metropolitano. Empresas pedem majoração de 13% e o Estado quer seguir o IPCA, de 5,7%

 / Foto: Hélia Scheppa/JC Imagem

Foto: Hélia Scheppa/JC Imagem

O Conselho Superior de Transporte Metropolitano (CSTM) reúne-se esta sexta (4) para definir o reajuste da passagem de ônibus na Região Metropolitana do Recife (RMR). A reunião foi convocada pelo Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros de Pernambuco (Urbana/PE), que pediu 13% de aumento nas tarifas.

INFOGRÁFICO

Veja os valores das passagens de ônibus
No entanto, o Grande Recife Consórcio de Transporte adiantou que vai apresentar uma contraposta de reajuste de 5,75%, índice correspondente ao Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) acumulado até a segunda quinzena de dezembro de 2012. O reajuste com base no IPCA vem sendo aplicado pelo governo desde 2007. A reunião será às 8h, na sede do Grande Recife, no Cais de Santa Rita. A imprensa não poderá acompanhar.

Caso o reajuste proposto pelo Urbana seja aprovado, a tarifa do Anel A, aplicado na maioria das linhas que circulam pela RMR, sairá dos atuais R$ 2,15 para R$ 2,43. Com o reajuste proposto pelo governo, a passagem ficaria em R$ 2,27 (veja quadro acima). Os valores devem ser arredondados para facilitar o troco.

De acordo com a assessoria de imprensa do sindicato, o reajuste com percentual de 13% é necessário por causa de gastos referentes a combustível, manutenção dos veículos, compras de pneus e pagamento da folha dos funcionários das empresas.

O último reajuste das passagens de ônibus ocorreu em janeiro do ano passado, quando foi aplicado um aumento de 6,5% nas tarifas. Na época, os empresários haviam defendido um acréscimo de 17,2%.

O CSTM é composto por membros do governo do Estado, prefeituras e câmaras de vereadores da Região Metropolitana, empresários do sistema de transporte, representantes de usuários e de classes estudantis.

terça-feira, 1 de janeiro de 2013

GRANDE RECIFE - RÉVEILLON UM CAOS NO TRANSPORTE DE PESSOAS

terça-feira, 1 de janeiro de 2013

“Lotado, lotado, sem condições”. Nesta terça-feira (1º), as palavras do comerciante Márcio de Amorim definem o sufoco que os pernambucanos passaram na virada do ano para conseguir pegar táxis. Márcio tinha trabalhado a noite inteira e queria chegar em casa para descansar. As paradas de ônibus ficavam lotadas. Quando passava um táxi, já vinha com passageiros. Alguns taxistas não queriam ir pra Boa Viagem, na Zona Sul do Recife. Outros, cobravam preço fechado, sem taxímetro.

A exemplo do carnaval e do último Réveillon, neste ano, os taxistas do Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes e São Lourenço da Mata, cidades da Região Metropolitana, puderam circular livremente entre os quatro municípios. Com isso, a expectativa era a melhor possível. Até 7.692 veículos à disposição da população.

Nas ruas de Olinda, o problema continuava. Na Avenida Getúlio Vargas, uma das mais movimentadas, poucos táxis e nenhum livre. Na Praça do Carmo, havia alguns na parada. Adriano Bezerra era o motorista de um deles e estava quase indo embora – ficaria até as 23h e passaria o carro para um amigo. Já Edmilson da Costa não vai para casa tão cedo. É trabalhando que ele vai receber o ano novo e não acha ruim. "Minha mulher está viajando. Tem muita demanda na rua, eu vou trabalhar, atender o pessoal", conta ele.

No Recife, a situação se complicou. Havia muitos táxis circulando nas ruas, o que não era garantia de nada. Quem quisesse ir para o bairro de Boa Viagem não podia contar com o taxista José de Lima, por exemplo. "Tem muita avenida que está interditada. Fui lá e para sair está complicado", argumenta ele. Para Tuane Cantarelli, auxiliar administrativo, o problema maior era a tarifa.  Ela contou que havia motoristas cobrando um valor fechado pela corrida do Derby até Boa Viagem. "Não ia ser no relógio, ia ser o preço que ele pediu, R$ 40", disse ela.

Às três da manhã, o auxiliar administrativo Marcos Brás ainda tentava pegar um táxi de Boa Viagem para Casa Amarela, onde mora. A promessa de um esquema especial montado na área por trás do palco na Avenida Boa Viagem, após a queima de fogos, foi motivo de frustração para quem quis voltar para casa. Sem táxi, as paradas de ônibus ficaram lotadíssimas.

Informações: G1 PE

sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

GRANDE RECIFE: METRÔ NOVO DO RECIFE EM TESTES

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RÉVEILLON 2013 RECIFE: TRANSPORTE FARTO NA CAPITAL E REGIÃO METROPOLITANA


Grande Recife Divulga Reforço das Linhas Para o Réveillon 2013

Grande Recife divulga reforço das linhas para o Reveillon 2013


Para atender aos usuários que irão se deslocar ao centro do Recife e ao bairro de Boa Viagem, o Grande Recife Consórcio de Transporte reforçará a operação de 42 linhas de bacurau na virada do ano.

A programação especial contará, ao todo, com 350 viagens, sendo 170 a mais durante o período da madrugada, com intervalos entre 10 (mínimo) e de 30 minutos (máximo). Das 42 linhas envolvidas na operação, sete terão seus horários de atendimento prolongados até às 4h30 do dia 1º de janeiro. Já outras seis linhas normais terão seus atendimentos prolongados na noite de segunda-feira (31/12), reduzindo os intervalos entre as viagens, para 15 minutos, no período das 20h30 até 22h10 (Ver lista abaixo).


Para mais informações, os usuários podem entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente do Grande Recife, através do 0800.0810158, ou pelo site


Linhas bacuraus envolvidas na programação especial:
35 linhas


036 - AEROPORTO (BACURAU)
038 - RES.BOA VIAGEM (BACURAU)
063 - JARDIM PIEDADE (BACURAU)
073 - CANDEIAS (BACURAU)
333 - TOTÓ (BACURAU)
352 - CURADO II (BACURAU)
362 - CURADO IV (BACURAU)
715 - ALTO STA. TEREZINHA (BACURAU
827 - JARDIM BRASIL (BACURAU)
846 - AGUAS COMPRIDAS (BACURAU)
927 - OURO PRETO (BACURAU)
928 - MARANGUAPE II (BACURAU)
975 – AMPARO (BACURAU)
985 - RIO DOCE (BACURAU)
995 - PAU AMARELO (BACURAU)
435 - CDU VÁRZEA (BACURAU)
233 - CAVALEIRO (BACURAU)
322 - JARDIM SÃO PAULO (BACURAU)
936 - MIRUEIRA (BACURAU)
956 - IGARASSU (BACURAU)
957 - CAETÉS (BACURAU)
515 - NOVA DESCOBERTA (BACURAU)
613 – MORRO DA CONCEIÇÃO (BACURAU)
626 - BREJO (BACURAU)
426 – TORRÕES (BACURAU)
427 – MONSENHOR FABRÍCIO (BACURAU)
457 - SÃO LOURENÇO (BACURAU)
462 - LOT. S. COSME E DAMIÃO (BACURAU)
184 - CABO (BACURAU)
515 - NOVA DESCOBERTA (BACURAU)
533- CASA AMARELA (BACURAU)
643 - C.DO JENIPAPO (BACURAU)
146 - UR-11 (BACURAU)
254 - JABOATÃO (BACURAU)
258- MORENO (BACURAU)
744 - DOIS UNIDOS (BACURAU)
745 – ALTO JOSÉ BONIFÁCIO (BACURAU)
523 - DOIS IRMÃOS/ RUI BARBOSA (BACURAU)
131 - UR-02 (BACURAU)
145 - ALTO DOIS CARNEIROS (BACURAU)
154 - JORDÃO (BACURAU)
172 - CONJ.MARCOS FREIRE (BACURAU)


Linhas com atendimento prolongado até as 4h30 do dia 01/01


036 – AEROPORTO (BACURAU)
038 – RESIDENCIAL BOA VIAGEM (BACURAU)
063 – JARDIM PIEDADE (BACURAU)
073 – CANDEIAS (BACURAU)
626 – BREJO (BACUARU)
715 – ALTO SANTA TEREZINHA (BACURAU)
846 – ÁGUAS COMPRIDAS (BACURAU)


Linhas normais com atendimento prolongado até a noite de segunda-feira 31/12



032 – SETÚBAL (Conde da Boa Vista)
043 – AEROPORTO/TACARUNA (DERBY)
061 – PIEDADE
062 – JARDIM PIEDADE
071 – CANDEIAS
082 – JOANA BEZERRA/BOA VIAGEM




Assessoria de Imprensa

quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

GRANDE RECIFE: NOVOS METRÔS E VLT ESSA É A PROMESSA DA CBTU ATÉ O FIM DE JANEIRO


Publicado em 27/12/2012, Às 11:53


Fotos: Bobby Fabisak/JC Imagem
Fotos: Bobby Fabisak/JC Imagem

Novo Metro_Bob2

Em um mês, os passageiros da Região Metropolitana do Recife começarão a usufruir de um novo metrô. Pelo menos esses são os planos da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) para o sistema metroviário que transporta quase 300 mil pessoas todos os dias. O fim de janeiro é a data que está sendo apontada para o início da operação do primeiro de 15 novos trens e de quatro dos sete Veículos Leves sobre Trilhos (VLTs) que estão sendo adquiridos pelo governo federal. Equipamentos esperados desde 2011.
Quando entrarem em operação, os novos trens e VLTs representarão um salto de qualidade no sistema. Além do avanço tecnológico que proporcionará conforto aos passageiros, o metrô do Recife passará a contar com mais composições e, consequentemente, com intervalos menores e viagens mais rápidas. Inicialmente, apenas na Linha Sul, que, por falta de trens, tem uma demanda reprimida de 150 mil passageiros. Em resumo, deverá minimizar uma das principais reclamações dos usuários do sistema: a superlotação dos trens, consequência da pouca oferta de composições.
VLTs também entraão em operação. Foto: George Salles
VLTs também entraão em operação. Foto: George Salles

Um primeiro trem entrará em operação no fim de janeiro, outros quatro até o meio do semestre e os dez restantes até, no máximo, o início de 2013. Promessa do Metrorec. “Estamos trabalhando para isso. A previsão para o início da operação já foi março, depois antecipamos para fevereiro e, agora, contamos para o fim de janeiro. Queremos dar esse presente aos nossos usuários, que terão oportunidade de andar num equipamento de primeiro mundo”, estima o atual superintendente do metrô do Recife, José Marques de Lima.
O otimismo do superintendente se estende ao início do funcionamento dos VLTs, que há quase um ano chegaram ao Recife, mas desde então ficam apenas em fase de teste. O principal problema para a operação comercial de fato (quando passageiros pagam e são transportados no equipamento) é a duplicação e adequação da chamada via permanente, ou seja, os 18 quilômetros onde o trem circula, no caso entre as Estações Cajueiro Seco (Jaboatão dos Guararapes) e Cabo de Santo Agostinho.
“Os sete VLTs já estão no Recife, sendo testados. Iniciamos uma operação branca (quando passageiros são levados, mas sem pagar) nos sábados e, recentemente, nas quartas-feiras. Em paralelo estamos preparando a linha para garantir uma melhor operação dos VLTs. As pessoas não sabem, mas são investimentos nunca feitos em 29 anos de operação do metrô do Recife. Representam R$ 320 milhões em recursos (R$ 200 milhões na compra dos 15 novos trens, R$ 80 milhões dos sete VLTs e R$ 32 milhões para duplicação da via entre Jaboatão e o Cabo)”, lembra José Marques de Lima.


COBRANÇA POR MAIS INVESTIMENTOS
Muitas das estações da Linha Centro do metrô estão degradadas, principalmente por fora. Fotos: Bernardo Soares/JC Imagem
Muitas das estações da Linha Centro do metrô estão degradadas, principalmente por fora. Fotos: Bernardo Soares/JC Imagem

O otimismo do superintendente do metrô do Recife não é compartilhado por muitos funcionários e, principalmente, pelo Sindmetro, o Sindicato dos Metroviários de Pernambuco. Eles comemoram a compra e a chegada dos novos trens e VLTs, reconhecendo ser um avanço na história do sistema, mas lembram que o metrô precisa de mais investimentos. É como se, dessa forma, a CBTU estivesse cuidando apenas da carcaça, deixando-a oca por dentro. Saindo do aspecto técnico, muitas estações do sistema (especialmente da Linha Centro) estão degradadas por fora, constrangendo os usuários.
A principal preocupação é com relação ao déficit de funcionários e de peças de manutenção e reposição dos trens, tendo como consequência o sucateamento da atual frota. “Não adianta ter trens se não tiver funcionários para operar. Temos um déficit superior a 600 funcionários. Soubemos que a CBTU pediu a contratação de 670 funcionários, mas só foi autorizado concurso público para 201 novos servidores. E, mesmo assim, o concurso que deveria ter saído em 2012 não aconteceu e está sem data para ser aberto”, revelou o presidente do Sindmetro, <MC0>Lenival José de Oliveira.
Estação metrô2_BS_cortada

Diogo Morais, diretor de comunicação e imprensa do Sindmetro, lembra que o maior reflexo da falta de investimento no sistema é verificado na Linha Sul, embora seja o ramal mais novo e, por enquanto, melhor organizado.  A falta de pessoal, peças de reposição, ferramentas e sucateamento da frota atual tem impedido que a Linha Sul tenha as condições necessárias para suportar o aumento do número de usuários a serem transportados. É tanto que dois novos terminais integrados com ônibus estão prontos e fechados. A ampliação do número de usuários que hoje é de aproximadamente 300 mil pessoas por dia, saltará para mais de 400 mil passageiros, pondo o serviço prestado pelo metrô em xeque. O sindicato alerta a sociedade e questiona o governo federal, temendo um apagão no sistema metroviário do Estado.”
Confira as imagens do novo metrô por dentro e um vídeo com o gerente regional de manutenção do metrô do Recife, Bartolomeu Carvalho:

(Imagens: Bobby Fabisak)

(Imagens: Roberta Soares)

Postado por Roberta Soares

quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

GRANDE RECIFE: TI RECIFE JÁ É UM CAOS E VEM AI CAJUEIRO SECO NA SEGUNDA SEMANA DE JANEIRO




A atual operação do Terminal Integrado do Recife, interligado com a estação central do metrô, no bairro de São José, é um alerta para o poder público. Ele reflete diretamente o crescimento da demanda de passageiros da Linha Sul. O TI funciona como uma espécie de termômetro. Está lotado e não é de hoje. Segundo os passageiros, o serviço já não dá conta da quantidade de usuários desde que o ramal do metrô começou a receber mais passageiros.
O TI, que transporta 35 mil pessoas por dia, é pequeno e tem pouca oferta de linhas. Na manhã da última terça-feira, um ‘mar’ de gente se espremia no pequeno espaço à espera dos coletivos que operam as três linhas do terminal. Os coletivos, especialmente os que rodam nas linhas Circular Prefeitura e Circular Príncipe, saiam minuto após minuto completamente abarrotados. Mesmo às 9h, horário considerado fora pico. “Ganhamos tempo usando o metrô, mas perdemos nesse terminal. Dia de sábado é ainda pior”, reclama a usuária Ana Paula Borges.
Atento ao problema e prevendo o que vem por aí com o início da operação dos três terminais integrados à Linha Sul, o Grande Recife Consórcio de Transporte irá ampliar o serviço. Nova área de desembarque será criada para evitar que os ônibus percam tempo com manobras, o número de coletivos aumentará e uma das linhas, a Circular Prefeitura, terá o itinerário desmembrado.
Fotos Priscilla Buhr/JC Imagem
MAIS DEMANDA DE PASSAGEIROS
A Linha Sul do metrô terá um terceiro gerador de demanda de passageiros para se preocupar – o ramal de VLT que o governo do Estado pretende construir para acessar o Complexo Portuário Industrial de Suape. Ele terá dez quilômetros e a missão de pelo menos reduzir a invasão dos ônibus fretados para o complexo. Atualmente, por causa da fraca oferta de transporte público, 1.020 veículos entram diariamente no porto, contratados pelas empresas para transportar os funcionários.
O novo ramal, entretanto, dependerá diretamente do bom desempenho da Linha Sul e do VLT que irá operar na Linha Diesel porque serão essas composições que levarão o passageiro até a entrada do sistema para Suape, na altura da Estação Cidade Garapu, no Cabo. Ponderado, o diretor de planejamento do complexo, Jaime Alheiros, prefere não duvidar da capacidade operacional da CBTU. “O cenário que temos recebido dos técnicos é positivo e não temos porque duvidar. Eles garantem que vão suportar e nós confiamos”, afirma.
Por garantia, o projeto das estações do futuro ramal prevê espaço para receber outros tipos de modais de transporte, como ônibus e automóveis. Também será implantada uma rede integrada de ônibus que levará os passageiros das três estações previstas no ramal para as diferentes áreas do complexo. O trecho deve começar a ser construído até o fim do ano e está orçado em R$ 47 milhões. Outros R$ 55 milhões serão gastos na compra de seis VLTs.

Postado por Roberta Soares

segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

GRANDE RECIFE - UMA BAIRRO A SER RECONSTRUÍDO E FICARÁ LINDO.


Por um Bairro do Recife mais humanizado
Publicado em 21/12/2012.



Avenida Rio Branco

Este post é para servir de reflexão e inspiração. Muita gente vai dizer que é utopia, que é uma cidade imaginável, quase impossível. Mas não é. Com base em mais um trabalho da equipe do arquiteto e urbanista César Barros, é proposta a construção de um Bairro do Recife mais acessível, aprazível e humanizado. Um novo Bairro do Recife. No lugar de um grande estacionamento de carros a céu aberto – o que, de fato, o local virou -, a ideia é transformá-lo, de verdade, numa ilha de mobilidade e de interação entre as pessoas. Um lugar onde o carro deixe de ser protagonista. Vire coadjuvante. Leia o texto, veja as imagens e imagine como seria bom…

BAIRRO DO RECIFE: MOBILIDADE E HUMANIZAÇÃO

Por César Barros (arquiteto e urbanista)

O Bairro do Recife vem acumulando perdas na qualidade da sua ambiência urbana nas últimas decadas, fruto da hegemonia dos automóveis individuais. Com a predominância dos carros por todo o território que compreende a “ilha”, o espaço urbano foi se desumanizando com as nossas vias perdendo a dinâmica social gerada pela circulação e encontro das pessoas.


Cais do Apolo

Procuramos mostrar uma alternativa de organização e otimização do trânsito e transporte, através da restrição do tráfego de ônibus, a limitação de circulação de carros particulares, a implantação de ciclovias e ciclofaixas em vias estratégicas, bem como uma nova forma de ocupação da frente dágua. Com a priorização para os modais não motorizados e a implantação de um Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), aproveitando os trilhos existentes que cruzam o marco zero da nossa cidade. Uma forma de resgatar a convivência urbana estabelecendo maior segurança e conforto.

A Avenida Rio Branco no Bairro do Recife, assim como a maioria das ruas da “ilha” são superdimensionadas e apenas servem como dormitórios de carros em plena luz do dia ou se justificam como binário para viabilizar maior acúmulo de veículos em horários de pico. Isto compromete a qualidade da ambiência urbana e inviabiliza a democratização do espaço público. Todas as vias secundárias poderiam ter apenas 6 metros de largura, com a ampliação das calçadas, o que possibilitaria a circulação de todos os meios de deslocamento.


Marco Zero

Essas vias poderiam ser bidirecionais, pois aumentariam as alternativas de percurso, diminuindo a circulação de veículos e consequente poluição, evitando que o ciclista estivesse sempre na contramão, situação frequente nos binários. Por fim seria possível o incremento da arborização, a implantação de vagas especiais (táxis, idosos, carga e descarga, entre outros), bem como a instalação de bicicletários e plataformas de convivência. Outras vias como a Dona Maria César poderiam ser pedestrianizadas, com os carros se movimentando lentamente, gerando maior conforto e segurança às pessoas que circulam entre os edifícios do entorno.

As frentes dágua devem ter outro tratamento, resgatando a relação perdida ao longo do tempo. Com a proibição do tráfego de veículos motorizados na Avenida Alfredo Lisboa e a implantação de um VLT permitiria que as pessoas tivessem outra relação de usufruto da paisagem que hoje é disputada com a velocidade dos carros em risco constante de atropelamento. O cais sofreria uma amplitude dos seus espaços públicos permitindo que a população desfrute das perspectivas generosas geradas pela paisagem local, conveniente aos novos quipamentos que serão mplantados.


Marco Zero

Complementando um parque urbano circulando toda a borda da Ilha teríamos a margem do Capibaribe a implantação de uma “ciclofresca” permitindo apenas os modais não motorizados (skate, patins, bicicleta, e o pedestre caminhando ou correndo) numa via extremamente arborizada, plantando novas árvores e ou
incrementando a vegetação existente. É preciso também reorganizar as linhas de ônibus, superpostas ao extremo, um dos grandes responsáveis pelo caos no tráfego.

O planejamento atual faz com que algumas vias estejam sobrecarregadas em detrimento de outras subutilizadas. É importante replanejar o sistema viário do Bairro do Recife, reordenando as linhas de ônibus, hierarquizando as vias e implantando ciclovias sombreadas em alamedas estratégicas.


Cais da Alfândega

A proposta visa restringir o tráfego de ônibus à Av. Cais do Apolo, que possui uma calha com dimensionamento que suporta este acúmulo. Por sua vez, os deslocamentos seriam feito a pé, o que não passa de 200 metros nos pontos mais extremos da Ilha, no sentido transversal. Dessa forma poderemos fazer fluir o
trânsito, priorizando o pedestre, onde os percursos a pé seriam a principal forma de deslocamento, possibilitando uma maior integração dos modais, com uma
ambiência urbana mais qualificada.

O incentivo à diversidade de usos e atividades se daria por meio de incentivos fiscais à moradia, semelhantes aos praticados hoje para o Porto Digital. Aplicados os instrumentos como IPTU progressivo entre outros, poderíamos ter de volta a dinâmica durante o dia e a noite, sem ter que o poder público apelar para política
de “pão e circo” que tem predominado nas administrações públicas nas duas últimas décadas.



Os projetos, ações e perspectivas da gestão pública ainda continuam tratando o carro como protagonista. Cidadãos, técnicos, especialistas, políticos, gestores públicos, entusiastas, e afins, chegamos num ponto onde todos precisam admitir que erramos. Seja por crenças equivocadas, desconhecimento e ou limitações circunstanciais, erramos. Precisamos daqui pra frente, mudar a lógica e os critérios, planejando a cidade para ser usufruída pelo cidadão com a qualidade urbana merecida, com alternativas simples e de baixo custo. Basta um olhar diferenciado, para soluções simples e factíveis, que talvez nosso orgulho ou cegueira, nos faça parecer tão distante.


Marco Zero


Marco Zero

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Unread December 22nd, 2012, 03:46 PM  #2135
2013! Alegria

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Infelizmente, o meio a promover essa transformação seria o transporte público, o qual nossos corredores BRT são apenas simples adaptações das vias locais e o sistema ferroviário demora de 15 a 20 pra sair da prancheta!!!

sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

GRANDE RECIFE:AS MUDANÇAS NA AGAMENON MAGALHÃES...



A Avenida Agamenon Magalhães terá pela frente um dos seus maiores desafios desde que foi inaugurada, em 1975. A primeira perimetral do Recife integrará o Corredor Norte/Sul, com faixa exclusiva de ônibus, nos moldes do sistema BRT (Bus Rapid Transit ou Transporte Rápido por Ônibus). As intervenções previstas propõem garantir mais velocidade ao transporte individual, com eliminação de semáforos em quatro cruzamentos, a partir da construção dos viadutos projetados para a via. Dentro desse contexto, há pelo menos dois aspectos que precisam ser observados: o crescimento da frota, que recebe uma média de 3,5 mil novos carros por mês, somente na capital, e a qualidade do transporte público para atrair o usuário do carro.
Um transporte público de qualidade é condição fundamental para que a cidade não entre em colapso até 2020, quando deverá ter um milhão de carros. O BRT é sucesso em várias metrópoles, como Bogotá e Cidade do México. No Recife, ainda não há estimativa de quanto ele será capaz de transferir, para o sistema coletivo, o usuário que hoje opta pelo transporte individual. Mais do que isso, a gestão dos novos ônibus articulados terá o desafio de manter no sistema os usuários que hoje dependem do transporte público e só aguardam oportunidade financeira de sair para um veículo próprio.
Segundo o secretário de Mobilidade da Secretaria das Cidades, Flávio Figueiredo, a demanda estimada para o Norte/Sul é de 328 mil passageiros por dia. Na Agamenon, passam por dia cerca de 100 mil carros, a maioria transportando apenas uma pessoa. Imagine a redução no número de veículos se parte desse público migrasse para o transporte público. “O corredor não atende a demanda de deslocamento de todo esse público que usa carro. Mas quem sai de Igarassu, Paulista ou Olinda, por exemplo, para o polo médico do Recife, na Ilha do Leite, é perfeitamente atendido”, explicou o engenheiro especialista em mobilidade, Germano Travassos.
Tornar o transporte público mais atraente do que o carro é o desafio. O técnico em eletrônica João Dourado dos Santos, 46 anos, conta que normalmente viaja sentado nos degraus do ônibus por falta de espaço. Ele chega a gastar mais de duas horas de Igarassu, limite Norte do corredor, ao Recife. “Se houvesse condições de ter um carro, eu deixaria o ônibus”.
Os argumentos do transporte individual são fortes: liberdade de ir e vir, conforto e total autonomia. “Não é fácil levar o usuário do carro para o transporte público. O ônibus precisa ser rápido, confortável e atender às necessidades de deslocamentos. Além disso, devem haver restrições ao transporte individual. Enquanto o carro valer a pena, o motorista não fará a migração”, apontou Travassos.
Com o aumento da velocidade na Agamenon, a estimativa do governo é que o número de automóveis na via passe de 3,3 mil para 4,2 mil por hora. A velocidade média atual no sentido Olinda/Boa Viagem, hoje de 20,9 km/h, passará a 30,3 km/h. No trecho mais crítico, na altura da Rua Paissandu, a velocidade em horário de pico, que é de 5 km/h, alcançará 18km/h.
O que muda no trânsito
José viaja nos degraus do ônibus devido à lotação
O tempo de viagem no trecho de 37 quilômetros do Corredor Norte/Sul, de Igarassu (Litoral Norte) até os dois ramais do Recife – estação do metrô Joana Bezerra e a estação central do metrô – deverá ter uma redução de cerca de 30 minutos, segundo estimativa da Secretaria das Cidades. As maiores mudanças serão sentidas no trecho da Avenida Agamenon Magalhães. Segundo o secretário executivo de mobilidade, Flávio Figueiredo, a PE-15, responsável pelo maior trecho do corredor, já dispunha de uma faixa central exclusiva para o ônibus. Mesmo assim, a velocidade poderá ser observada também por causa das estações de embarque, que terão pagamento antecipado e passagem em nível. Também na PE-15, haverá o fechamento de três dos quatro retornos existentes.
“O usuário do carro terá que fazer uma volta maior para fazer o retorno. A gente sabe que haverá crítica nesse sentido, mas o objetivo é garantir velocidade para o transporte público”, ressaltou. No trecho da BR-101 – entre os municípios de Igarassu e Abreu e Lima – também serão reduzidos os retornos. Atualmente há um retorno a cada 400 metros. O intervalo será ampliado para cada 2 quilômetros. “Essas intervenções irão permitir mais segurança e velocidade para o Corredor Norte-Sul”, apontou Flávio Figueiredo.
Na Agamenon, onde nos horários de pico o motorista gasta cerca de 45 minutos entre Tacaruna e a estação Joana Bezerra, o trecho será percorrido em 20 minutos. Segundo o secretário-executivo, na área mais crítica, entre o Derby e o Parque Amorim, são realizadas 7,7 mil viagens de ônibus por dia. Com o corredor a expectativa é de reduzir o número de viagens para seis mil por dia. Menos veículos, mas mais rápidos e eficientes.
A avenida que liga extremos
Bogotá já utiliza o transporte rápido por ônibus (TANIA PASSOS/DP/D.A PRESS) 
Bogotá já utiliza o transporte rápido por ônibus
Bogotá já utiliza o transporte rápido por ônibus
São sete mil metros dentro de um corredor de 37 km. Sem dúvida, o trecho mais polêmico e que exige maior atenção. A Agamenon Magalhães é uma perimetral estratégica por ligar o Recife de Norte a Sul e de Leste a Oeste. A avenida também serve de passagem para os municípios vizinhos e comporta uma frota maior do que muitas cidades pernambucanas. O governo escolheu implantar o sistema BRT entre outros dois tipos de modais: o Veículo Leve sobre Trilho (VLT) e o Monotrilho. Um dos argumentos foi de que o Plano Diretor de Transporte Urbano (PDTU) previa para a malha viária da Região Metropolitana corredores exclusivos de ônibus.
O BRT não chega a superar o metrô, mas tem vantagens. Segundo os especialistas, com as características que o diferenciam do modelo convencional do transporte por ônibus, o sistema pode transportar de 30 mil a 35 mil passageiros por hora. É o que ocorre, por exemplo, com o Transmilênio de Bogotá, Colômbia. Na defesa do modelo, o urbanista paranaense Jaime Lerner, que chegou a desenhar o projeto do Norte/Sul, disse: “O BRT pode ser implantado em dois anos e se paga sem precisar de subsídios necessários para construir o metrê”.
O corredor Norte/Sul terá dois ramais ao chegar no Recife. O primeiro passará pela Agamenon e se integrará à estação de metrô Joana Bezerra. O segundo passará pela Avenida Cruz Cabugá e se misturará ao tráfego misto até chegar à estação central do metrô. quando o usuário terá a opção de seguir viagem no metrô ou, se preferir, pegar uma embarcação em direção à Zona Oeste. O projeto de navegabilidade foi incluído no PAC Mobilidade, mas falta o governo definir a forma de financiamento. “Já estamos fazendo o estudo de impacto para não perdermos tempo”, revelou Flávio Figueiredo, secretário executivo de mobilidade.
O ônibus
160 pessoas é a capacidade prevista do ônibus articulado no sistema BRT
3 minutos é o intervalo de tempo de espera dos ônibus nas estações
Características do sistema BRT (Bus Rapid Transit)
Fonte: Diario de Pernambuco