sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

SAIU O RESULTADO DA LICITAÇÃO DO RECIFE


ATA DA SESSÃO PÚBLICA
CONCORRÊNCIA nº 003/2013 – CEL STPP/RMR
PROCESSO LICITATÓRIO nº 003/2013 – CEL STPP/RMR

Aos 17 (treze) dias do mês de janeiro, do ano de 2014 (dois mil e quatorze), às 09h10 (nove horas e dez minutos), no Auditório localizado na sede do Consórcio de Transportes da Região Metropolitana do Recife Ltda. – CTM, sito no Cais de Santa Rita, n°. 600, bairro de Santo Antonio, Recife-PE, CEP n°. 50020-360, reuniu-se a Comissão Especial de Licitação (CELSTPP/ RMR), composta pelos membros Paulo Roberto Coêlho Lócio (Presidente), Rafael Ferraz C. Goiana Novaes (membro), Tatiana Vitória Bezerra Furtado (membro), Taciana Carolina Alípio Nilo e Maria Ivana Vanderlei (membro). Antes da abertura da sessão, informamos que as respostas às impugnações estão disponíveis no site do Grande Recife – CTM, bem como no processo licitatório, sendo disponibilizados neste momento cópia das respostas às impugnações a todos os presentes interessados.

A presente sessão tem por finalidade a abertura da Concorrência nº 003/2013-CEL, que tem como objeto a “A DELEGAÇÃO À PESSOA JURÍDICA DA EXPLORAÇÃO DOS SERVIÇOS DE TRANSPORTE COLETIVO PÚBLICO URBANO DE PASSAGEIROS DO STPP/RMR, ORGANIZADOS EM LOTES DE LINHAS, APÓS A SELEÇÃO DA PROPOSTA MAIS VANTAJOSA À ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E AO USUÁRIO” (LOTES 03, 04, 05, 06 e 07).

Foram entregues os envelopes lacrados de Habilitação e das Propostas Comerciais, juntamente com o Credenciamento.

A Empresa Rodoviária Caxangá S/A apresentou credenciamento composto de 79 laudas, sendo representada pelos Srs. Antônio Renato Lima da Rocha e Valter Antônio de Souza
Fernandes;

A Empresa São Paulo Ltda. apresentou credenciamento composto de 14 laudas, sensendo representada pelos Srs.Maria Christina Morato de Souza e Vanderlan de Pontes Siqueira;

O Consórcio Tejipió, formado pelas Empresas Metropolitana S/A e Rodoviária Borborema Ltda., apresentou credenciamento composto de 90 laudas, sendo representado pelos Srs. Tatiana de Cássia Vasconcelos e Daniel de Magalhaes Pimenta;

A Empresa Expresso Vera Cruz Ltda. apresentou credenciamento composto de 16 laudas, sendo representada pelos Srs. Eduardo Tude de Melo, Renato de Mendonça Canuto Neto e Renato Tertuliano da Silva;

O Consórcio Litoral Sul, formado pelas Empresas Borborema Imperial Transportes Ltda. e José Faustino e Cia. Ltda., apresentou credenciamento composto de 58 laudas, sendo representado pelos Srs. Ricardo de Castro e Silva Dalle e Eduardo Porto Carreiro Coelho Cavalcanti. Na oportunidade, a numeração do credenciamento foi retificada pelo representante do Consórcio, Sr. Ricardo de Castro e Silva Dalle;

A Empresa Rodolinda Transportes e Turismo Ltda. apresentou credenciamento composto de 21 laudas, sendo representada pelo Sr. Francisco de Barros Alheiros Filho;

O Consórcio Capibaribe, formado pelas Empresas Transportadora Globo Ltda., Empresa Pedrosa Ltda. e TRANSCOL – Transportes Coletivos Ltda., apresentou credenciamento composto de 53 laudas, sendo representado pelos Srs. Gustavo de Freitas Cavalcanti Costa e Aristóteles de Queiroz Câmara. Foi fraqueada vista das Propostas Comerciais a todos os participantes que opuseram visto dos documentos, nada tendo sido constado em Ata.

Após a abertura dos envelopes referentes à proposta comercial, se constatou a seguinte proposta para o LOTE 03:

O Consórcio Tejipió apresentou Proposta Comercial composta de 160 (cento e sessenta) laudas, incluindo CD-R, sendo apresentado o valor do PRO de R$ 1,432 (um real, quatrocentos e trinta e dois milésimos de real) por passageiro equivalente catracado.

Constatou-se ainda a seguinte proposta para o LOTE 04:

A Empresa Expresso Vera Cruz Ltda. apresentou Proposta Comercial composta de 170 (cento e setenta) laudas, incluindo CD-R, sendo apresentado o valor do PRO de R$ 1,483 (um real, quatrocentos e oitenta e três milésimos de real) por passageiro equivalente catracado.

Constatou-se ainda a seguinte proposta para o LOTE 05:

O Consórcio Capibaribe apresentou Proposta Comercial composta de 166 (cento e sessenta e seis) laudas, incluindo CD-R, sendo apresentado o valor do PRO de R$ 1,975 (um real, novecentos e setenta e cinco milésimos de real) por passageiro equivalente catracado.

Constatou-se a seguinte proposta para o LOTE 06:

A Empresa São Paulo Ltda. apresentou Proposta Comercial composta de 64 (sessenta e quatro) laudas, incluindo CD-R, sendo apresentado o valor do PRO de R$ 1,699 (um real, seiscentos e noventa e nove milésimos de real) por passageiro equivalente catracado;

A Empresa Rodolinda Transportes e Turismo Ltda. apresentou Proposta Comercial composta de 66 (sessenta e seis) laudas, incluindo CD-R, sendo apresentado o valor do PRO de R$ 1,699 (um real, seiscentos e noventa e nove milésimos de real) por passageiro equivalente catracado;

A Empresa Rodoviária Caxangá S/A apresentou Proposta Comercial composta de 157 (cento e cinquenta e sete) laudas, incluindo CD-R, sendo apresentado o valor do PRO de R$ 1,699 (um real, seiscentos e noventa e nove milésimos de real) por passageiro equivalente catracado.

Constatou-se a seguinte proposta para o LOTE 07:

O Consórcio Litoral Sul apresentou Proposta Comercial composta de 169 (cento e sessenta e nove) laudas, incluindo CD-R, sendo apresentado o valor do PRO de R$ 1,978 (um real,novecentos e setenta e oito milésimos de real) por passageiro equivalente catracado.

Foi fraqueada vistas das Propostas Comerciais apresentada a todos os participantes interessados para visto e considerações. Foi dada a oportunidade aos licitantes para apresentarem, por escrito, suas considerações ao presente processo, tendo sido apresentada oralmente apenas uma consideração para registro de presença dos Srs. Marcus Sérgio Mendes Silva de Amorim e Carlos Soares Santanna, advogados da Empresa Viacao Mirim Ltda.

Todos os envelopes de Habilitação foram rubricados pelos licitantes presentes, tendo sido confirmada a inviolabilidade dos envelopes.
A Comissão de Licitação publicará a data de julgamento das Propostas Comerciais e abertura do prazo recursal. Transcorrido o prazo recursal ou ocorrendo a renúncia expressa ao direito de recurso por parte de todos os licitantes, será marcada a data de abertura dos envelopes de habilitação. Como nada mais havia a tratar, eu, Paulo Roberto Coêlho Lócio, lavrei a presente ata que será assinada por mim e pelos demais membros da Comissão Especial de Licitação – CEL STPP/RMR.

Recife, 17 de janeiro de 2014.

Fonte:
http://www.granderecife.pe.gov.br/do...ATA-SESSAO.pdf

http://www.granderecife.pe.gov.br/linhas2.asp
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celo8
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R E S U M O
As empresas Viação Mirim, Cruzeiro e Santa Cruz ficaram de fora ;

A Expresso Vera Cruz apresentou proposta sozinha para o lote 04 ;

Três empresas diferentes (Rodolinda, São Paulo e Rodoviária Caxangá) apresentaram propostas para o lote 06 ;

Consórcios:

Lote 03 - Consórcio Tejipió (Rodoviária Borborema e Empresa Metropolitana)

Lote 05 - Consórcio Capibaribe (Empresa Pedrosa, Globo e Transcol)
Lote 06 - Consórcio Caxangá ( Sao paulo,Rodolinda e Caxangá)
Lote 07 - Consórcio Litoral Sul (Borborema Imperial e São Judas Tadeu)

Nenhuma empresa ou consórcio de outras cidades ou estados

segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

O RECIFE SE VESTINDO DE FAIXAS AZUIS...

A partir de amanhã (13), a Avenida Mascarenhas de Morais ganhará um corredor exclusivo para transporte público. Com sete quilômetros de extensão, inicialmente a Faixa Azul, como foi batizada, será instalada apenas no sentido cidade/subúrbio. A segunda via exclusiva instalada na capital funcionará de segunda a sexta-feira, das 6h às 22h. A ação faz parte das estratégias de melhoria de tráfego da Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano (Semoc) e da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU).

A Faixa Azul vai da Rua Júlio Verne até a Rua Arthur Lopes. Diariamente, são transportadas cerca de 60 mil passageiros através das 11 linhas de ônibus que trafegam na via (no sentido da implantação). São 1.151 viagens de transporte coletivo por dia. Foram gastos cerca de R$ 160 mil com a sinalização horizontal e vertical nesse trecho. A expectativa é que, até o final deste mês, seja implantado também o trecho da Avenida Marechal Mascarenhas de Morais que fica no sentido subúrbio/cidade.
Projeto
Este é o segundo de seis corredores que receberão a iniciativa até junho de 2014. A primeira via a receber o projeto foi a Rua Cosme Viana, em Afogados, no dia 16 de dezembro. Ao final das implantações, serão cerca de 60 quilômetros de faixas exclusivas para o transporte público. Atualmente, existem 7,6 quilômetros de corredor exclusivo no Recife.
A princípio, a fiscalização será realizada pelos agentes de trânsito da CTTU. Posteriormente, serão instalados equipamentos de fiscalização eletrônica para coibir a invasão de automóveis no corredor. A licitação para a aquisição das 406 câmeras responsáveis por fiscalizar os 60 quilômetros de Faixa Azul será realizada em fevereiro.

Multa
O veículo flagrado trafegando pela faixa será autuado em R$ 53,20 (infração leve – 3 pontos na Carteira Nacional de Habilitação). Além dos ônibus, também vão ter acesso às Faixas Azuis os táxis que estiverem transportando passageiros durante o trajeto. Os demais veículos só poderão entrar no corredor quando precisarem realizar conversões e acessar os lotes à direita. A sinalização horizontal vai mostrar aos condutores, quando a linha for pontilhada, que é possível entrar na faixa.

Vias que ainda receberão a Faixa Azul:
- Avenida Recife
- Avenida Beberibe
- Avenida Herculano Bandeira
- Avenida Antônio de Gois
- Rua Cônego Barata
- Estrada dos Remédios
- Avenida Visconde de Albuquerque
- Estrada Velha de Água Fria

Informações: Diário de Pernambuco

JOÃO PESSOA SAI NA FRENTE - Sistema de ônibus rápido começa a ser implantado em março, em João Pessoa

Sistema de ônibus rápido começa a ser implantado em março, em João Pessoa

Fonte: Portal Correio / Jornal Correio da Paraíba
Matéria / Texto: Aline Martins
Fotos: JC Barboza / Divulgação

O ano da mobilidade urbana é 2014. Foi o que garantiu o superintendente executivo de Mobilidade Urbana de João Pessoa, Nilton Pereira. Na Capital será aplicado o projeto Bus Rapid Transit (BRT) que contemplará cinco corredores de maior fluxo de veículos. A previsão é que as obras comecem entre os meses de março e abril na Avenida Cruz das Armas. Já na Grande João Pessoa, o projeto Veículos Leves sobre Trilhos (VLT) modificará o transporte ferroviário. A estimativa é que a quantidade de passageiros cresça de 10 mil para 30 mil, por dia, com o novo transporte. O primeiro VLT chega à Paraíba em maio e, até dezembro, oito VLTs estarão em funcionamento na Capital, Bayeux, Cabedelo e Santa Rita. O investimento do Ministério das Cidades em BRTs e VLT passa dos R$ 300 milhões.

O projeto do BRT foi entregue à Caixa Econômica Federal (CEF) no final de dezembro e no começo deste ano se inicia o processo licitatório. Na Capital, cinco corredores de maior movimentação (Cruz das Armas, 2 de Fevereiro, Pedro II, Epitácio Pessoa e Tancredo Neves) foram contemplados com os terminais de integração do projeto. “Não tem um dia D, 2014 será o A da mobilidade urbana porque todo esse processo que a gente começou em 2011 de elaboração de estudos, busca de recursos do PAC da Mobilidade, o recurso que o Ministério das Cidades tem disponibilizado para os municípios e que a gente conseguiu aprovação, a gente agora vai começar a concretizar em 2014”, afirmou.


Os cinco corredores irão receber um tratamento de priorização do transporte público com faixas exclusivas, com as estações no canteiro central e na extremidade de cada um deles, vai ter um terminal de integração. “Vai ter também o Terminal de Integração Central. Então nós vamos fazer uma rede integrada de corredores que vai proporcionar muito mais facilidade e dá muito mais rapidez e conforto aos usuários e também criar uma alternativa importante para quem tem um carro porque o espaço vai ficar restrito para o carro e vai ser muito mais rápido você andar de ônibus do que andar de carro”, ressaltou.

Corredor do BRT de Bogotá na Colômbia

domingo, 12 de janeiro de 2014

EXPLOSÃO METRO DO RECIFE, VANDALISMO OU FALHA ESSE METRO ESTA UTRAPSSADO

Acidente »Explosão no Metrô paralisa operação de trens na linha sul

Publicação: 12/01/2014 12:27 Atualização: 12/01/2014 12:53

Sindmetro/Divulgação
Sindmetro/Divulgação
Uma explosão em uma subestação da linha sul do metrô do Recife deixou a linha completamente paralisada neste domingo (12) entre as 5h e 9h. Bombeiros foram acionados para controlar o incêndio. A linha sul do Metrô opera com apenas 3 trens, causando transtornos para os usuários com o aumento do intervalo. 

O acidente aconteceu por volta das 23h10 deste sábado (11). A explosão  destruiu equipamentos e fez parte da estrutura ruir. Horas depois, durante a madrugada deste domingo, ocorreram novas explosões. Os bombeiros foram  acionados para conter o fogo. Não houve vítimas.

A principal suspeita é de que a explosão tenha sido causada por uma sobrecarga no sistema e falhas na proteção.

Com informações do Sindicado dos Metroviários de Pernambuco

sábado, 11 de janeiro de 2014

TÚNEL DA CAXANGÁ E MAS INTERDIÇÃO

 / Foto: Divulgação

Linhas de ônibus terão itinerários alterados devido a nova etapa de construção do Túnel da Abolição 

Os usuários das linhas que trafegam pela Avenida Caxangá, Real da Torre e João Ivo devem ficar atentos às mudanças no trânsito desses locais nos próximos finais de semana. Devido a nova etapa de construção do Túnel da Abolição, na Madalena, 38 linhas de ônibus terão desvio de itinerários. A interdição acontecerá a partir dessa sexta-feira (10), no sábado (11) e domingo (12), e de 17 a 19 de janeiro, sempre a partir das 20h das sextas-feiras até as 24h dos domingos.

Nas sextas-feiras (10 e 17 de janeiro) e nos sábados (11 e 18 de janeiro) as linhas que trafegam pelo local farão o trajeto vindo da Av. Caxangá, virando a direita na rua João Ivo da Silva, e depois farão o itinerário pela rua Nobre de Lacerda, seguindo pela Monsenhor Júlio Maria chegando até a rua Benfica. Já os veículos que passam pela rua Carlos Gomes, entrarão na Rua Ricardo Salazar, Rua João Ivo da Silva, Rua Nobre de Lacerda, Rua Monsenhor Júlio Maria, Rua Benfica. Os ônibus sentido cidade/subúrbio seguirão pela Rua João Ivo da Silva.

Nos domingos (12 e 19 de janeiro) a Rua João Ivo da Silva ficará interditada e os ônibus também terão um itinerário diferente. Para viabilizar o desvio das linhas nos domingos, a CTTU/Recife irá inverter o sentido do fluxo de veículos da Rua Ricardo Salazar. Os veículos que seguirão sentido subúrbio/cidade farão o trajeto pela rua Av. Caxangá, Rua Carlos Gomes, na última entrada antes do cruzamento e em seguida pegar a Rua Ricardo Salazar, Rua João Ivo da Silva, Rua Nobre de Lacerda, Rua Monsenhor Júlio Maria, Rua Benfica.

Confira as linhas que farão o percurso acima:

312 – Mustardinha
321 – Jardim São Paulo (Abdias de Carvalho)
324 – Jardim São Paulo (Piracicaba)
330 – Casa Amarela/CDU (TRT)
413 – Av. do Forte
415 – Sítio das Palmeiras
416 – Roda de Fogo
421 – Torrões Principal
422 – Monsenhor Fabrício Principal
423 – Engenho do Meio Principal
425 – Barbalho (Detran)
431 – Cidade Universitária (TRT)
423 CDU (Várzea)
433 – Brasilit
437 Caxangá (Conde da Boa Vista)
440 – CDU/Caxangá/Boa Viagem
442 – Jardim Primavera (Vale das Pedreiras)
445 – Tabatinga
446 – UR-07
448 – Jardim Petrópolis
450 – Camaragibe (Conde da Boa Vista)
459 – Loteamento Santos Cosme e Damião
460 – Camaragibe (Príncipe)
480 – Camaragibe/Derby
920 – Rio Doce/CDU

Já no sentido cidade/subúrbio, os ônibus seguirão pela Av. Caxangá, Rua Carlos Gomes, Rua Ricardo Salazar e continuarão pela Rua João Ivo da Silva sentido bairro de Afogados.

Confira as linhas que farão esse trajeto:

313 – San Martin (Abdias de Carvalho)
314 – Mangueira
315 – Bongi
321 – Jardim São Paulo (Abdias de Carvalho)
324 – Jardim São Paulo (Piracicaba)
331 – Totó (Jardim Planalto)
332 – Totó (Abdias de Carvalho)
341 – Curado I
411 – Estrada dos Remédios
412 – San Martin
680 – Vasco da Gama/Afogados
700 – Beberibe/Afogados
800 – Dois Unidos/Afogados
870 – TI Xambá/Afogados
914 – PE-15


Com a alteração no trajeto das linhas, a parada de número 060039, localizada na Rua Carlos Gomes, em frente ao COMEPE – Odontologia Especializada, e o ponto de ônibus de número 060162, na rua Ricardo Salazar, em frente ao Edf. Morada Farroupilha, serão desativadas apenas nos dois domingos. Para atender aos usuários das paradas que serão desativadas, o Grande Recife irá implantar uma parada de ônibus na calçada junto ao canal, em frente ao imóvel nº77 da Rua Ricardo Salazar. Lembramos que essa parada ficará ativada somente dos dias 12 e 19 de janeiro.

Para mais informações, os usuários podem entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente, no 0800.081.0158.

Fonte: http://www.granderecife.pe.gov.br/no...he.asp?id=2152
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quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

BRS SÓ DE VOLTA PRA CASA MAS A IDA PRO TRABALHO VAI SER DEPOIS - Mascarenhas de Morais ganha Faixa Azul na segunda-feira (13)

Mobilidade
| 08.01.14 - 14h40 

 / Foto: Diego Nigro/JC Imagem


O corredor exclusivo para transporte público será, inicialmente, em um dos lados da via, totalizando sete quilômetros de extensão. (Foto: Carlos Augusto/PCR)
A Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano (Semoc) e Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), vai implantar, a partir da próxima segunda-feira (13), a segunda Faixa Azul na cidade. Dessa vez, o corredor escolhido foi a Avenida Marechal Mascarenhas de Morais, no bairro da Imbiribeira. Com uma extensão de sete quilômetros, o corredor dará prioridade ao transporte público. A faixa funciona de segunda a sexta-feira, entre 6h e 22h.

Primeiramente, a Faixa Azul será instalada no sentido cidade/subúrbio e vai da Rua Júlio Verne até a Rua Arthur Lopes. Diariamente, são transportadas cerca de 60 mil passageiros através das 11 linhas de ônibus que trafegam na via (no sentido da implantação). São 1151 viagens de transporte coletivo por dia. Foram gastos cerca de R$ 160 mil com a sinalização horizontal e vertical nesse trecho. A expectativa da Companhia é que, até o final deste mês, seja implantado também o trecho da Avenida Marechal Mascarenhas de Morais que fica no sentido subúrbio / cidade.

Este é o segundo de seis corredores que receberão a iniciativa até junho de 2014. A primeira via a receber o projeto foi a Rua Cosme Viana, em Afogados, no dia 16 de dezembro. Ao final das implantações, serão cerca de 60 quilômetros de faixas exclusivas para o transporte público. Atualmente, existem 7,6 quilômetros de corredor exclusivo no Recife.

Para a presidente da CTTU, Taciana Ferreira, a iniciativa beneficia muito os passageiros do transporte coletivo. “Com a implantação dessas faixas, queremos fazer com que os usuários de transporte coletivo cheguem mais rápido aos seus destinos, uma vez que reduzirá o tempo de viagem. Esta é mais uma diretriz do prefeito Geraldo Julio para tornar o transporte público mais eficiente”, comentou.

A fiscalização será realizada, a princípio, através dos agentes de trânsito da Companhia. Posteriormente, serão instalados equipamentos de fiscalização eletrônica para coibir a invasão de automóveis no corredor. “A licitação para a aquisição das 406 câmeras responsáveis por fiscalizar os 60 quilômetros de Faixa Azul será realizada em fevereiro”, afirmou Taciana. O veículo flagrado trafegando pela faixa será autuado em R$ 53,20 (infração leve – 3 pontos na Carteira Nacional de Habilitação).

Além dos ônibus, também vão ter acesso às Faixas Azuis os táxis que estiverem transportando passageiros durante o trajeto. Os demais veículos só poderão entrar no corredor quando precisarem realizar conversões e acessar os lotes à direita. A sinalização horizontal vai mostrar aos condutores, quando a linha for pontilhada, que é possível entrar na faixa.

A AÇÃO – Até junho de 2014, cerca de 60 quilômetros de Faixas Azuis vão estar implantados em 12 ruas e avenidas da cidade.

Vias que receberão Faixa Azul, além da Rua Cosme Viana e da Avenida Marechal Mascarenhas de Morais:

Avenida Recife
Avenida Beberibe
Avenida Engenheiro Abdias de Carvalho
Avenida Engenheiro Domingos Ferreira
Avenida Herculano Bandeira
Avenida Conselheiro Aguiar
Avenida Antônio de Gois
Rua Cônego Barata
Estrada dos Remédios
Avenida Visconde de Albuquerque
Estrada Velha de Água Fria

BRS A VISTA -Mais 14 km de Faixa Azul O corredor exclusivo da Avenida Mascarenhas de Morais, na Imbiribeira, deverá entrar em operação até o dia 20

MOBILIDADE


Publicado em 08/01/2014, às 06h08


Do JC Online

 / Foto: Diego Nigro/JC Imagem

Foto: Diego Nigro/JC Imagem

A marcação na pista indica que a Faixa Azul está perto de tornar-se realidade na Avenida Mascarenhas de Morais, na Imbiribeira, Zona Sul do Recife, um dos corredores mais movimentados da cidade. As obras para implantação das faixas exclusivas para ônibus serão concluídas até a próxima quarta-feira e a expectativa da Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano é que o corredor comece a funcionar até o dia 20. Está será a segunda Faixa Azul do Recife. Até julho, 12 estarão em funcionamento, totalizando 60 quilômetros dedicados somente ao transporte público.

A Faixa Azul da Mascarenhas de Morais, que terá 14 quilômetros de extensão, foi traçada como prioridade pelo prefeito Geraldo Julio, mas sua implementação sofreu atrasos porque a Prefeitura do Recife verificou a necessidade de reparos na pista. Por essa razão, a Rua Cosme Viana, em Afogados, Zona Oeste, acabou sendo a primeira a receber o corredor exclusivo de BRS (Bus Rapid Service), o ônibus rápido.

A Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb) já concluiu a recuperação de pavimento no sentido cidade-subúrbio da pista, que já recebeu uma marcação. Restam apenas a pintura e a sinalização aérea. No outro lado da via, a Emlurb ainda realiza a troca de placas de concreto danificadas. Os serviços devem ser finalizados em uma semana.
Leia a matéria completa na edição desta quarta-feira(8) do Jornal do Commercio

terça-feira, 7 de janeiro de 2014

CAMARAGIBE E GOVERNO DE PERNAMBUCO CRIANDO SEM TETOS E SEM DOR.

 



POPULAÇÃO REVOLTADA EM CAMARAGIBE COM AS DESAPROPRIAÇÕES INJUSTAS QUE O GOVERNO EDUARDO CAMPOS IMPÕE AOS DONOS DE TERRENO E IMÓVEIS.
ASSISTA O VÍDEO:
http://www.youtube.com/embed/uOdU-e8d6k4

GREVE DA EMPRESA VERA CRUZ DE TRANSPORTE URBANO,DÁ CALOTE EM FUNCIONÁRIOS E GARANTE FAZER O PAGAMENTO ATÉ 08/01/13.


 
07/01/2014 11h04 - Atualizado em 07/01/2014 15h28

Em PE, funcionários de empresa de ônibus 

encerram protesto na BR-101

Trabalhadores haviam fechado a saída da garagem da Vera Cruz.
Coletivos da empresa voltaram a circular normalmente por volta das 7h30.

G1 PE
3 comentários
Terminou, ainda na manhã desta terça-feira (7), a paralisação dos motoristas e cobradores da empresa de ônibus Vera Cruz, que atende o Recife e a Região Metropolitana. Eles haviam interditado a saída da garagem da empresa, na BR-101, bairro de Prazeres, em Jaboatão dos Guararapes, reclamando melhores salários.
ASSISTA O VÍDEO:
http://g1.globo.com/videos/pernambuco/netv-1edicao/t/edicoes/v/funcionarios-fazem-protesto-e-onibus-da-vera-cruz-ficam-na-garagem-no-inicio-da-manha/3062716/

A assessoria do Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros no Estado de Pernambuco (Urbana) informou que, por volta das 7h30, o protesto já tinha terminado.
Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o protesto durou pouco e o trânsito no local só ficou complicado por causa de dois acidentes, sem vítimas, na rodovia. Todos os ônibus da frota da Vera Cruz já voltaram a prestar serviço aos passageiros.

A empresa conta com 38 linhas e atende 23 terminais na capital e no Grande Recife. A Urbana ainda disse que, na reunião entre a direção da Vera Cruz e os trabalhadores, questões como cálculos de hora extra e problemas dos terminais foram discutidos, visando o término da paralisação.

sábado, 4 de janeiro de 2014

CAXANGÁ COM REAL DA TORRE LIBERADA PRA CONSTRUÇÃO TÚNEL.

No Recife, cruzamento interditado para 



construção de túnel é liberado


Cruzamento da Avenida Caxangá com a Rua Real da Torre está livre.
Interdição foi por causa de obras para a construção do Túnel da Abolição.

Do G1 PE

Trecho foi liberado um dia antes do previsto. (Foto: Reprodução/CTTU)Interdição para instalação de estacas e concretagem de
vigas começou após o Natal (Foto: Reprodução/ TV Globo)
Foi liberado neste sábado (4) o cruzamento da Avenida Caxangá com a Rua Real da Torre, na Zona Norte doRecife. O trecho estava interditado desde o dia 26 de dezembro devido à instalação de estacas e concretagem das vigas para construção do Túnel da Abolição. A previsão da Secretaria das Cidades era de que a liberação ocorresse apenas neste domingo (5), mas as obras foram concluídas um dia antes.
Durante a interdição, a população reclamou do trânsito intenso na área. Mesmo quem utiliza bicicleta como meio de transporte foi afetado pela alteração, como o auxiliar de serviços gerais Elizeu Siqueira. "Está muito complicado o trânsito aqui, mesmo para quem vem de bicicleta. Acho que vai ser bem melhor quando inaugurar”, explicou o homem na época.
O motociclista Eduardo, que antes das obras levava apenas 15 minutos para ir da Várzea, onde mora, para o Derby, onde estuda, estava demorando de 40 a 50 minutos para percorrer o mesmo trecho desde o início das intervenções. “Acho que todo mundo tem dúvidas. Você vê como ficou a [Avenida] Conde da Boa Vista. Disseram que ia melhorar e eu não vi nada, ficou foi uma droga”, reclamou o estudante.

ACIDENTE ENTRE CAXANGÁ 925 E BORBOREMA 007 DEIXA 10 FERIDOS.

04/01/2014 10h03 - Atualizado em 04/01/2014 14h51

Batida entre dois ônibus no Centro do 

Recife deixa feridos e derruba paradas

Acidente ocorreu na Avenida Dantas Barreto.


Duas paradas de ônibus foram derrubadas pela colisão.

Do G1 PE

Cinco pessoas ficaram feridas, incluíndo uma grávida de oito meses. (Foto: Paulo Ricardo Sobral/TV Globo)Cinco pessoas ficaram feridas, incluíndo uma grávida de
oito meses (Foto: Paulo Ricardo Sobral/TV Globo)
Uma batida entre dois ônibus no cruzamento entre a Avenida Dantas Barreto e a Rua Siqueira Campos, no Centro do Recife, na manhã deste sábado (4), deixou cinco feridos e derrubou duas paradas na Dantas Barreto. No momento do acidente, não havia ninguém nos pontos.

O Corpo de Bombeiros e a Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) foram ativados por volta das 6h.
"[O sinal] pra mim estava aberto, estava verde, aí eu passei. Não imaginei que um cara ia ultrapassar o sinal assim do jeito que ele fez, né? Aí bateu em mim, eu subi no meio-fio, derrubei duas paradas para não atingir outros pedestres", explicou o motorista de um dos ônibus, Reginaldo Severino da Silva. O outro motorista não quis gravar entrevista.
"As investigações vão ser feitas através das filmagens que estiverem nas câmeras do Ciods. O perito técnico já esteve no local", revelou o agente da CTTU, Nelson Dias
Entre as vítimas estava uma grávida de oito meses. Ela foi socorrida por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). As outras quatro foram atendidas pelos bombeiros e, mesmo tendo apenas ferimentos leves, foram encaminhadas para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) dos Torrões, na Zona Oeste do Recife.
Os dois coletivos, um da empresa Borborema e outro da Caxangá foram retirados da via, que ficou interditada do cruzamento até a Praça da Independência. A CTTU liberou o trecho para o trânsito de veículos por volta das 9h30.

MOBILIDADE GRANDE RECIFE - TI XAMBÁ E SEU CAOS

Mesmo caótica, Avenida Presidente Kennedy aumenta velocidade dos ônibus e reduz perda de viagens. Você acredita?

Publicado em 03/01/2014, Às 18:26

Fotos: Roberta Soares
Fotos: Roberta Soares

Os problemas da Avenida Presidente Kennedy, em Olinda, na Região Metropolitana do Recife, são muitos e estão todos lá, em meio à desordem que ainda persiste na via. A Kennedy continua sendo vista como um monstro por muitas pessoas, sejam passageiros de ônibus, pedestres, motoristas, moradores ou comerciantes. Mas, mesmo com inúmeros ajustes gritantes a serem feitos, o corredor de faixa exclusiva vem mostrando, operacionalmente, resultados positivos para aquele que sempre foi o seu propósito – o transporte coletivo feito por ônibus. Nas ruas, a população não acredita e até ri da reportagem. Mas os números operacionais estão aí para comprovar: houve um ganho de 21% na velocidade média dos ônibus e o sistema perdeu três vezes menos viagens do que perdia antes da operação, mesmo ruim, do corredor.
Muita gente já deve estar duvidando e criticando a reportagem, dizendo ser impossível obter números positivos numa via como a Presidente Kennedy, cuja obra até hoje não foi entregue oficialmente porque há erros que constrangem os gestores. Sejam da Prefeitura de Olinda ou do governo de Pernambuco, já que todos estão envolvidos no projeto e têm sua parcela de culpa pela sucessão de equívocos que virou a via. Mas eles existem e são da empresa Caxangá, que opera 18 linhas pela Kennedy e Terminal Integrado de Xambá, três delas troncais e extremamente carregadas. Depois da inauguração do TI, na segunda quinzena de agosto, o que forçou a operação na Kennedy, mesmo incompleta e degradada, a perda de viagens teve uma queda. Entre setembro e novembro de 2012, antes do TI, as 18 linhas que hoje passam pelo terminal e pela Kennedy perderam quase 1.700 viagens, mantendo-se equiparadas com a perda de viagens das outras 25 linhas da empresa – 1.813 perdas.

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Entre os mesmos meses de 2013, pós-inauguração do TI Xambá e da faixa exclusiva da Kennedy, o não cumprimento das viagens caiu para 777 perdas nas linhas do TI, enquanto que as outras linhas ampliaram o prejuízo – 2.444 viagens não realizadas. Outro ganho foi em relação à velocidade dos ônibus. Os números da Caxangá apontam que os coletivos passaram a andar numa velocidade média de 20 km/h, quando antes desenvolviam 16 km/h.
“Os ganhos estão começando, não há dúvidas. Não são expressivos porque o trecho é muito curto (a extensão do corredor da Kennedy é de quatro quilômetros). São difíceis de serem percebidos pela população por isso. Ninguém vai perceber, por exemplo, uma redução de cinco munutos no tempo de viagem. Mas o que queremos mostrar é que, quando há prioridade ao transporte coletivo, o ganho sempre vem. Esse desempenho da Kennedy poderia ser ampliado se os ajustes necessários fossem feitos e o espaço para o ônibus na rua fosse ampliado para outras vias que se interligam com ela, como a Avenida Cruz Cabugá, por exemplo”, defende José Luiz dos Santos, assessor de planejamento da Caxangá e Empresa Metropolitana, empresas que compõem o mesmo grupo.
O Grande Recife Consórcio de Transporte também possui números que mostram resultados positivos na operação dos ônibus a partir do TI Xambá e do corredor da Kennedy. Assemelham-se aos da Caxangá. No sentido suburbio-Centro, algumas linhas chegam a desenvolver velocidades ainda maiores – pularam de 16,1 km/h para 21,95 km/h.

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TI XAMBÁ FARÁ INTEGRAÇÃO COM O LARGO DA PAZ EM JANEIRO
Há planos para corrigir os erros e lacunas deixados nos projetos tanto do corredor da Avenida Presidente Kennedy como do TI Xambá. Assim, os pequenos ganhos obtidos poderão ser ampliados e a população, quem sabe, começará a senti-los. Pelo menos essa é a promessa dos gestores públicos do governo do Estado e da Prefeitura de Olinda. A principal mudança será a integração com o terminal do Largo da Paz, em Afogados, prevista para começar ainda no mês de janeiro. Ajustes na geometria da Kennedy e implantação de travessias elevadas de pedestres e da rede semafórica também estão programados.
A integração do TI Xambá com o TI Largo da Paz já será de grande ajuda. Isso porque uma das grandes críticas feitas ao terminal de Olinda é que ele foi inaugurado sem agregar integrações. A única existente é com o TI Joana Bezerra (linha TI Xambá-Joana Bezerra), que já existia antes da construção do TI (feita pela antiga linha Santa Casa-Joana Bezerra). André Melibeu, do Grande Recife Consórcio de Transporte, explica que a linha que hoje sai de Xambá para Afogados e para fora do terminal do bairro, obrigando o passageiro a pagar outra tarifa para acessar o metrô, agora integrará no Largo da Paz. Ficará faltando a ligação com o TI da Macaxeira, que está superlotado e, até ser construído o novo, não tem espaço para receber uma linha de Xambá.
O secretário de Transportes e Trânsito de Olinda, Osvaldo Lima Neto, garante que ainda no mês de janeiro estará dando a ordem de serviço para implantação da sinalização semafórica do corredor da Kennedy, que passará a ter oito pontos de travessia de pedestres. A pavimentação das vias usadas como desvio para construção do viaduto da Pan Nordestina e a correção da geometria das paradas também estão previstas para serem feitas pelo governo do Estado. Não há, entretanto, data certa

ENTENDA OS GANHOS
* Redução das viagens perdidas pelos ônibus (Dados da empresa Caxangá):
Viagens NÃO REALIZADAS – set a nov/2012
(Linhas TI Xambá – 18) – 1.656
(Demais Linhas – 25) – 1.813
Viagens NÃO REALIZADAS – set a nov/2013
(Linhas TI Xambá – 18) – 777
(Demais Linhas – 25) – 2.444
* Ganho de velocidade dos ônibus (Dados da empresa Caxangá):
Velocidade média antes do TI e do corredor – 16,3 km/h
Velocidade média atual – 19,7 km/h
* Ganho de velocidade dos ônibus ((Dados do Grande Recife Consórcio):
Velocidade média antes do TI e do corredor – 16,1 km/h
Velocidade média atual – 20,47 km/h

CORREDOR DA PRESIDENTE KENNEDY E TI XAMBÁ
Vantagens
1) Os passageiros não pegam mais ônibus nas calçadas destruídas da Presidente Kennedy, sob sol e chuva. Agora contam com as estações (mesmo com defeitos) e a estrutura do TI Xambá.
2) Mesmo fazendo integração apenas com o TI Joana Bezerra (que já existia), a partir do TI Xambá os passageiros podem entrar no SEI e dispor de deslocamentos para vários bairros do Grande Recife pagando uma única tarifa.
3) A frota foi renovada. Cinquenta ônibus novos foram adquiridos para a operação do novo terminal.
Desvantagens
1) A população reclama que perdeu as linhas que saíam direto dos bairros para o Centro do Recife, sendo obrigada a fazer integração no TI Xambá, perdendo tempo e enfrentando filas.
2) Com exceção da integração com o TI Joana Bezerra – antes feito pela linha Santa Casa-Joana Bezerra -, o TI Xambá não possui nenhuma outra integração. Faltam linhas que integrem no TI PE-15 e TI Macaxeira, por exemplo.
3) O corredor de faixas exclusivas da Kennedy possui erros grosseiros de geometria, que dificultam o acesso não só dos pedestres, mas também dos passageiros às estações. Os ônibus também têm dificuldade para sair das estações sem invadir a pista de tráfego misto.
16 de agosto de 2013 o TI Xambá entrou em operação
19 linhas estão em operação no terminal
44 mil usuários é a demanda diária estimada
185 ônibus fazem a operação
2.175 viagens são feitas por dia
3 minutos é o intervalo médio, nos horários de pico, das duas maiores linhas do TI Xambá (861 – TI Xambá/TI Joana Bezerra e 820 – TI Xambá (Cabugá))
Fonte: Empresa Caxangá/Grande Recife Consórcio de Transporte/Prefeitura de Olinda

Postado por Roberta Soares

-ca de 30 barracos

quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

MOBILIDADE GRANDE RECIFE - COMO JÁ ERA PREVISTO O GOVERNO DE PERNAMBUCO FARÁ FEIO NA COPA , OBRAS SEM CONCLUÇÃO E MUITA FALTA DE COMPROMISSO POR PARTE DA EQUIPE DO PRÉ CANDIDATO A PRESIDENTE EDUARDO CAMPOS( ADM. UMA NAÇÃO PEDE MAS ATENÇÃO E COMPROMISSO).

Plano B para os corredores do BRT na Região Metropolitana do Recife

Obras do corredor Leste/Oeste no Recife - Foto: Nando Chiappetta
Obras do corredor Leste/Oeste no Recife – Foto: Nando Chiappetta
O ano de 2013 era para ser acelerado em relação às obras de mobilidade em Pernambuco. A ideia era fazer acontecer neste ano, o que não foi possível em 2012. Mesmo com a entrega dos viadutos dos Bultrins e Ouro Preto, em Olinda, que compõem o corredor Norte/Sul, ainda não foi bastante para entrar em 2014 sem pressa. Agora o tempo é quase nenhum.
O otimismo da Secretaria das Cidades em relação à entrega dos dois corredores (Norte/Sul e Leste/Oeste), em março de 2014, não encontra eco no ritmo das obras. A essa altura, no entanto, a pressa pode comprometer a qualidade das obras que têm objetivos muito além da Copa do Mundo. A Secretaria de Planejamento já trabalha com o plano B, que significa deixar os corredores em condições de trafegabilidade, mesmo que algumas obras sejam entregues ao longo de 2014.
Entre os projetos que estavam previstos, alguns não tiveram as obras iniciadas ou ainda estão em fase primária. É o caso de algumas obras do corredor Leste/Oeste, projeto mais diretamente ligado à Copa. O túnel da Abolição, por exemplo, que tinha previsão de ficar pronto em 10 meses, não deve ser entregue em março. “Mesmo o túnel sendo entregue depois, o corredor vai poder passar por cima”, explicou o secretário de Planejamento, Fred Amâncio.
Já no município de Camaragibe, uma alternativa de mobilidade para a demanda não se concentrar no Terminal Cosme e Damião – que já provou na Copa das Confederações, neste ano, que não suporta tamanha demanda -, não tem nem sinal de obra. Ou melhor tem no que se refere à demolição de imóveis desapropriados. Na Avenida Belmino Gouveia, houve alteração no projeto que prevê duas estações no centro da via e outras quatro, sendo duas por sentido, nas calçadas. A mudança foi para evitar mais desapropriações.
Obras corredor Norte/Sul - Ttrecho de Olinda - Foto: Nando Chiappetta
Obras corredor Norte/Sul – Ttrecho de Olinda – Foto: Nando Chiappetta
Em agosto, o secretário das Cidades, Danilo Cabral, acreditava que as obras das estações no município seriam iniciadas em setembro. Passados quatro meses, nem sinal das estações. Agora a previsão é iniciar as obras em janeiro.
Situação complicada também no terminal integrado de Camaragibe, que previa expansão para receber os ônibus do BRT. O único indício é um terreno ao lado do terminal com casas demolidas. Mas não é só isso, o ramal da Copa, que ligará o terminal de Camaragibe ao Terminal Cosme e Damião, também está na fase de derrubada de imóveis. “Apesar de ser um ramal curto, há muitas desapropriações a serem feitas”, explicou Fred Amâncio.
Uma das estações do BRT em Obras - Foto - Nando Chiappetta
Uma das estações do BRT em Obras – Foto – Nando Chiappetta
Norte/Sul
No caso do corredor Norte/Sul, os terminais de integração Pelópidas da Silveira, PE-15 e o de Igarassu, que previam obras de expansão, depois reduzidas à adaptação para receber os ônibus no modelo BRT (Bus Rapid Transit), sequer foram iniciadas. “A ideia, por conta do prazo, é fazer uma adaptação nesses terminais e, posteriormente, fazer a obra de expansão”, revelou Fred Amâncio.
No Norte/Sul, o avanço maior é ao longo da PE-15, onde todas as estações foram iniciadas e a maioria se encontra com cobertura e vidro. No trecho entre Igarassu e Abreu e Lima, há um intervalo de 7 km e apenas duas estações, cujas obras estão no início. Os trechos entre Paulista e Olinda são os mais adiantados. No Recife, onde estão previstas 13 estações, o nível das obras ainda é lento.
No Centro da cidade, as obras das estações sequer chegaram na fase do alicerce. Já o ramal da Agamenon Magalhães, que estava com a obra prevista para ser iniciada em dezembro, não tem mais prazo definido. “Não podemos iniciar uma obra na Agamenon sem ter todos os projetos aprovados e estamos aguardando alguns na área ambiental para dar início às obras”, afirmou o governador Eduardo Campos. Ainda segundo o governador, as obras dos corredores serão entregues em 2014. “Nosso compromisso é 2014 e os corredores serão entregues no prazo e com excelência”.
Saiba mais
Obras do Corredor Leste/Oeste
Terminais do Leste/Oeste
Terminal de Camaragibe – expansão não iniciada
Terminal da Caxangá – em operação
Terminal da 4ª Perimetral – em obras
Terminal da 3º Perimetral – em obras
Estações do Corredor Leste/Oeste:
1. Estação do Derby – em obras
2. Estação Benfica – Obra não iniciadas
3. Estação/Abolição – em acabamento
4. Estação/Farmácia em acabamento
5. Estação/FM Veículos – em acabamento
6. Estação/Hospital Getulio Vargas – em acabamento
7. Estação/China in Box – em acabemento
8. Estação/Renault – em acabamento
9. Estação/Big Ben – em acabamento
10. Estação/Caxangá Veículos – em acabamento
11. Estação/Italiana – em acabamento
12. Estação/Golf – em acabamento
13. Estação/Terminal Caxangá – em acabamento
14. Estação/Joaquim Ribeiro.3 – em acabamento
15. Estação/Joaquim Ribeiro.2 – em acabamento
16. Estação/Joaquim Ribeiro.1 – em acabamento
17. Estação/Belmino Correia.5 – não iniciada
18. Estação/Belmino Correia.4 – não iniciada
19. Estação/Belmino Correia.3 – não iniciada
20. Estação/Belmino Correia.2 – não iniciada
21. Estação/Belmino Correia.1 – não iniciada
Obras do corredor Norte/Sul 
Terminais do Norte/Sul
Terminal de Igarassu – Obra não iniciada
Terminal Pelópidas Silveira – Obra não iniciada
Terminal da PE-15 – Obra não iniciada
Estações do Corredor Norte/Sul
Igarassu (1 estação)
Estação em Cruz de Rebouças (obra iniciada)
Abreu e Lima (1 estação)
Estação no centro de Abreu e Lima (não iniciada)
Paulista (4 estações)
Estação José Alencar (em obras)
Estação Escadaria (em obras)
Estação Hospital Central (em acabamento)
Estação BR-101 (em obras)
Olinda (13 estações)
Estação Taguari (em acabamento)
Estação Tabajara (em acabamento)
Estação Jupirá (em obras)
Estação Escola Guedes Alcoforado (em obras)
Estação Praça da Cohab (em obras)
Estação Peixe Agulha (em obras)
Estação Bultrins (em obras)
Estação Quartel (em obras)
Estação Atacadão (em obras)
Estação Kenedy (em obras)
Estação Duarte Coelho (em obras)
Estação Sobradinho (em obras)
Estação Centro de Convenções (em obras)
Recife (13 estações):
Avenida Cruz Cabugá (6 estações)
1- Em frente ao terreno da Marinha (em obras)
2- Em frente à Praça Onze de Junho (não iniciada)
3- Em frente à Praça Gen Abreu e Lima (em obras)
4- Em frente à Rua Arthur Coutinho (não iniciada)
5- Em frente à Assembleia de Deus (não iniciada)
6- Em frente ao Parque 13 de maio (em obras)
Centro do Recife (7 estações)
1 – Em frente ao prédio do Ministério da Justiça (não iniciada)
2- Em frente ao Tribunal Regional da 6ª Região (não iniciada)
3 – Em frente à Rua da União (em obras)
4- Em frente ao Edifício JK (em obras)
5- Em frente ao AIP (em obras)
6- Na Avenida Martins de Barros (em obras)
7- Na Avenida Guararapes (em obras)
Fonte: Diario de Pernambuco (Tânia Passos)