quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

BRS SÓ DE VOLTA PRA CASA MAS A IDA PRO TRABALHO VAI SER DEPOIS - Mascarenhas de Morais ganha Faixa Azul na segunda-feira (13)

Mobilidade
| 08.01.14 - 14h40 

 / Foto: Diego Nigro/JC Imagem


O corredor exclusivo para transporte público será, inicialmente, em um dos lados da via, totalizando sete quilômetros de extensão. (Foto: Carlos Augusto/PCR)
A Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano (Semoc) e Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), vai implantar, a partir da próxima segunda-feira (13), a segunda Faixa Azul na cidade. Dessa vez, o corredor escolhido foi a Avenida Marechal Mascarenhas de Morais, no bairro da Imbiribeira. Com uma extensão de sete quilômetros, o corredor dará prioridade ao transporte público. A faixa funciona de segunda a sexta-feira, entre 6h e 22h.

Primeiramente, a Faixa Azul será instalada no sentido cidade/subúrbio e vai da Rua Júlio Verne até a Rua Arthur Lopes. Diariamente, são transportadas cerca de 60 mil passageiros através das 11 linhas de ônibus que trafegam na via (no sentido da implantação). São 1151 viagens de transporte coletivo por dia. Foram gastos cerca de R$ 160 mil com a sinalização horizontal e vertical nesse trecho. A expectativa da Companhia é que, até o final deste mês, seja implantado também o trecho da Avenida Marechal Mascarenhas de Morais que fica no sentido subúrbio / cidade.

Este é o segundo de seis corredores que receberão a iniciativa até junho de 2014. A primeira via a receber o projeto foi a Rua Cosme Viana, em Afogados, no dia 16 de dezembro. Ao final das implantações, serão cerca de 60 quilômetros de faixas exclusivas para o transporte público. Atualmente, existem 7,6 quilômetros de corredor exclusivo no Recife.

Para a presidente da CTTU, Taciana Ferreira, a iniciativa beneficia muito os passageiros do transporte coletivo. “Com a implantação dessas faixas, queremos fazer com que os usuários de transporte coletivo cheguem mais rápido aos seus destinos, uma vez que reduzirá o tempo de viagem. Esta é mais uma diretriz do prefeito Geraldo Julio para tornar o transporte público mais eficiente”, comentou.

A fiscalização será realizada, a princípio, através dos agentes de trânsito da Companhia. Posteriormente, serão instalados equipamentos de fiscalização eletrônica para coibir a invasão de automóveis no corredor. “A licitação para a aquisição das 406 câmeras responsáveis por fiscalizar os 60 quilômetros de Faixa Azul será realizada em fevereiro”, afirmou Taciana. O veículo flagrado trafegando pela faixa será autuado em R$ 53,20 (infração leve – 3 pontos na Carteira Nacional de Habilitação).

Além dos ônibus, também vão ter acesso às Faixas Azuis os táxis que estiverem transportando passageiros durante o trajeto. Os demais veículos só poderão entrar no corredor quando precisarem realizar conversões e acessar os lotes à direita. A sinalização horizontal vai mostrar aos condutores, quando a linha for pontilhada, que é possível entrar na faixa.

A AÇÃO – Até junho de 2014, cerca de 60 quilômetros de Faixas Azuis vão estar implantados em 12 ruas e avenidas da cidade.

Vias que receberão Faixa Azul, além da Rua Cosme Viana e da Avenida Marechal Mascarenhas de Morais:

Avenida Recife
Avenida Beberibe
Avenida Engenheiro Abdias de Carvalho
Avenida Engenheiro Domingos Ferreira
Avenida Herculano Bandeira
Avenida Conselheiro Aguiar
Avenida Antônio de Gois
Rua Cônego Barata
Estrada dos Remédios
Avenida Visconde de Albuquerque
Estrada Velha de Água Fria

4 comentários:

  1. Jailson: tenho lido seus comentários no"skyscrapercity" e bate exatamente com o que penso. fui para Igarassu Segunda-Feira e as obras do"corredor BRT",estão todas paradas! na verdade,o dinheiro todo é para a campanha eleitoral da qual a imprensa Recifense abraçou o"Dudu Traira". vexame em copa? a culpa é da Dilma que não liberou o dinheiro. é isso que a imprensa e Dudu Traira vão dizer!

    ResponderExcluir
  2. Cuidado em Jailson!!!! Quem avisa amigo é.

    ResponderExcluir
  3. esse anonimo só quer tumultuar. se voce não gosta de falar de onibus,está no seu direito. mas pare de ficar fazendo inferno cara! vai crescer!

    ResponderExcluir