A Câmara do Recife aprovou nessa quarta-feira (7) o projeto de lei do vereador Raul Jungmann (PPS) que prevê a instalação de suporte ou a destinação de espaço específico para o transporte de bicicletas nos ônibus da cidade. O projeto segue agora para sanção do prefeito Geraldo Julio (PSB).
A regra vale para veículos que transportem mais de 30 passageiros. Pela lei, a população não precisará pagar taxa extra pelo transporte das bicicletas. A ideia da proposta é estimular o uso de bicicleta para melhorar a mobilidade e agredir menos o meio ambiente.
Caso a proposta seja sancionada, a Prefeitura do Recife terá um prazo de 30 dias para regulamentar o seu funcionamento. Depois disso, as empresas que fazem o transporte terão mais 90 dias para se adequarem á legislação.
De Bike ao Trabalho reúne voluntários e novos ciclistas para estimular uso da bicicleta diariamente
Bike Anjo com funcionários do colégio CFC Foto: Israel Costa / Divulgação
Nesta sexta-feira (9), milhares de pessoas em todo o Brasil vão mudar a rotina na segunda edição do dia De Bike ao Trabalho. A iniciativa tem como objetivo estimular o uso bicicletas como meio de transporte.
No Recife, a ação é coordenada pelo coletivo Bike Anjo – formado por ciclistas experientes. O grupo auxilia de forma gratuita os interessados em andar de bicicleta com segurança no trânsito, como explica o coordenador geral da Associação Metropolitana de Ciclistas do Grande Recife (Ameciclo), Cezar Martins, em entrevista à JC News:
Na internet, existem rotas seguras para quem vai ao trabalho principalmente nos bairros do Recife. Informações podem ser obtidas no site. Ano passado, a mobilização contou com atividades em 44 cidades brasileiras.
Início da operação do BRT no Recife adiada para 1º de junho
Usuários terão que esperar um pouco mais para utilizar o sistema de Bus Rapid Transit (BRT) no Corredor Leste-Oeste, no Recife. Previsto anteriormente para o dia 17 de maio, o início dos testes com passageiros do novo modal de transporte público só acontecerá no dia 1º de junho. A informação foi passada por Nadja Uchôa, integrante do planejamento da Mobibrasil (antiga Rodoviária Metropolitana), empresa que será responsável pela operação do sistema. Segundo ela, o Grande Recife Consórcio de Transportes encaminhou um comunicado, na última quarta-feira (30), informando a prorrogação da data. Não foi explicado, no documento, o motivo específico para o atraso. “Imaginamos que o fator para a mudança é pelas estações ainda continuarem em obras. Os veículos BRT não terão cobrador, então as estações de embarque precisam estar em funcionamento”, explicou Uchôa. Desde o dia 3 de abril, o Via Livre – denominação dos novos veículos – tem rodado pelo Corredor Leste-Oeste em forma de teste, mas sem a presença dos passageiros. Durante esta fase de adaptação, algumas falhas vêm sendo apontadas pelos próprios motoristas. De acordo com membro da Oposição dos Rodoviários de Pernambuco, Roberto Carlos Torres, os novos veículos só têm animados os profissionais, porém há ainda a serem ajustados.
“A responsabilidade pelo alinhamento dos ônibus agora é muito maior, por causa da plataforma. Então seria necessária a colocação de borrachas de alinhamento, nas estações, ou barras de aço fixadas ao chão para servir de guia ao condutor. Até agora, em nenhuma das estações prontas têm este tipo de ferramenta”, afirmou Torres.
Nadja Uchôa reitera a preocupação em relação aos tubos-guia (nomenclatura das barras de orientação). “A acoplagem precisa ser perfeita, porque não existe margem para o motorista errar. O motorista não pode nem atrasar, nem adiantar um pouco na hora de estacionar. Por isso estamos aguardando, porque isso não é impeditivo, mas é muito importante”, ressaltou.
Segundo Uchôa, a prorrogação não surpreendeu os funcionários. “Melhor do que ninguém, eles estão lá todo o dia, vendo a falta de conclusão das obras. O problema para nós são em relação às pessoas admitidas para dirigir os BRTs. Tínhamos contratado profissionais para iniciarem no dia 16 e tivemos que adiar o início dos trabalhos. É complicado para a programação da empresa e tem risco dos trabalhadores desistirem de atuar”, complementou a representante da Mobibrasil. fonte:Leia já.
Terceiro teste do BRT será o retorno no Derby
Opções a serem avaliadas são as ruas Feliciano Gomes, Severino Pinheiro ou um looping de quadra em frente ao Quartel do Derby
07/05/2014 18:12 - Stella Soares do FolhaPE, com informações da assessoria
Os veículos BRT que começarão a operar no corredor Leste/Oeste ainda no mês de maio, vão passar por mais um teste na noite desta quarta-feira (07). A terceira avaliação vai analisar três alternativas de retorno na Praça do Derby, que tem como opções as ruas Feliciano Gomes, Severino Pinheiro ou um looping de quadra em frente ao Quartel do Derby. O teste será feito apenas com o motorista para saber qual dessas será a melhor alternativa de rota, já que as dimensões do ônibus são maiores que o tradicional (entre 19 e 21 metros).
O experimento poderá acontecer em qualquer momento da noite / madrugada à partir das 22h, por questões de segurança. Segundo o Grande Recife Consórcio de Transporte, o início dos testes com passageiros para os veículos BRT começarão no próximo dia 17 de maio. A diferença dos ônibus atuais para o BRT é a capacidade de passageiros que poderá levar; um ônibus atualmente leva de 80 a 120 pessoas, enquanto um BRT transporta 160 passageiros, além de possuir câmbio automático, motor central ou traseiro e ar-condicionado.
O protesto dos usuários do Terminal Integrado de Camaragibe que interditou a Avenida Belmino Correia na manhã desta quarta-feira (7) terminou em confronto entre manifestantes e policiais do Batalhão de Choque. Cerca de seis pessoas ficaram feridas por balas de borracha e bombas de efeito moral. O grupo bloqueou a via depois de protestar sobre os trilhos da estação. Desde a última terça-feira, os usuários aguardam o conserto do metrô. Milhares de pessoas ficaram sem transporte, ocasionando o enorme tumulto.
Foto: Priscila Silva/ Reprodução/ WhatsApp
Os manifestantes atearam fogo em pneus e entulhos para bloquaros dois sentidos da via, formando duas enormes filas de carros. O Batalhão de Choque tentaram negociar, mas algumas pessoas estavam bastante exaltadas, o que motivou o confronto. Os policiais utilizaram bombas de efeito moral e balas de borracha para dispersar os manifestantes. Um dos feridos, um homem, foi atingido nas costas por uma bala de borracha.
Foto: Bobby Fabisak/JC Imagem
Segundo o major da PM, Cleidson Canel, quatro pessoas foram detidas por vandalismo, incitação à violência e desacato à autoridade. Todos foram conduzidas para a delegacia. Integrantes da Frente de Luta pelo Transporte Público participaram do protesto. Alguns manifestantes reclamaram da truculência dos policiais durante o confronto, mas a polícia negou que alguém tivesse passado dos limites. "Não houve excesso por parte da polícia", exclamou o major da PM.
Por volta das 11h20, ainda havia policiais na frente do TI Camaragibe, para evitar que o protesto começasse novamente. Nesta hora, muitas pessoas continuavam aglomeradas na área do terminal de ônibus. Nenhum veículo saía do local. Na porta da estação de metrô, os funcionários só permitiam a entrada das pessoas assim que o trem chegasse à plataforma.
Informações: NE 10
opinião: Jailson Silva
O Recife já não aguenta mais, as ações da policia de violência. Seria necessário isto? Vejo o GRCT como o real responsável pelo caos que nossa cidade vive. Hoje se você já percebeu os ônibus sumiram e os terminais a cada dia mais cheios e a frota de pouco mas de 3400 ônibus,parece que existe apenas 1000,e a té quando isso vai acontecer?
A paralisação afeta as linhas que atendem à zona sul do Recife, principalmente ao bairro de Boa Viagem. Os trabalhadores o pagamento de horas extras em atraso.
Os usuários começam a sentir os efeitos da mobilização. Pelo WhatsApp do Diario de Pernambuco, o leitor Thiago Bezerra reclama que esperou por um coletivo há mais de uma hora e meia.
Entre as linhas de ônibus afetadas pela paralisação estão Setúbal/Príncipe, Piedade / Derby e Candeias. Internautas também enviam imagens de paradas de ônibus lotadas. A situação é a mesma no Terminal Integrado de Joana Bezerra.
Revoltados com atraso, passageiros depredam ônibus no TI do Barro
A Polícia Militar foi acionada e negociou com a população o fim da mobilização, que durou cerca de 40 minutos
Publicado em 05/05/2014, às 10h03
Do JC Online
Foto: Kennedy Anderson/Especial para o JC
Passageiros da linha TI Cajueiro Seco/TI Barro (216) se revoltaram com o atraso do ônibus e fizeram protesto na manhã desta segunda-feira (5) no Terminal Integrado do Barro, na Zona Oeste do Recife. Segundo a assessoria do Consórcio Grande Recife de Transportes, a manifestação durou cerca de 40 minutos. A Polícia Militar foi acionada e negociou com a população o fim da mobilização.
O Grande Recife disse que a linha 216 pegou engarrafamento na BR-101 Sul, atrasando a sua chegada ao terminal do Barro. Quando o ônibus chegou na entrada do TI, os passageiros acionaram as travas da saída de emergência do veículo, quebrando as janelas, que ficaram dependuradas.
Foto: Kennedy Anderson/Especial para o JC
O motorista Kennedy Anderson estava no local do protesto e relatou que os passageiros chegaram a interditar a entrada de veículos no TI. "Eles paravam os ônibus do lado de fora do terminal. Nenhum veículo entrava no Barro", contou Kennedy.
Com a chegada dos policiais militares, o tumulto se acalmou. Não foram registrados maiores alterações, como feridos ou outros ônibus depredados além do veículo envolvido.
Infelizmente isso é muito comum nas linhas da Viação Vera Cruz, ônibus velhos caindo aos pedaços, inclusive na linha UR 11 Barro, recentemente adquirida pela empresa devido a retirada da Viação Santa Cruz,no dia de hoje por volta das 5:40 minutos o ônibus com defeito ( sem freios e já abarrotado) chega a esse terminal precariamente. Todos os dias dias após a retirada das carrancas da Santa Cruz, os usuários são obrigados a se servirem dessa carroças com arranque a manivela brasa e fumaça além de goteiras e pingueiras em dia de chuva. Fora os intervalos de 12 minutos a 17 minutos pela manhã, enquanto que a outra empresa( Santa Cruz) o intervalo não chegava a 3 minutos nos horários de maior pico. Um tremendo absurdo... Será que a Grande Recife não vai tomar providências, ônibus quebrando todos os dias nessa famigerada linha da Viação Vera Cruz?
Por Silva,05/05/2014
Sou contra a violência, Isso que aconteceu é que a população não aguenta as desculpas do gestores do transporte público........em todos os bairros já está insuportavel a espera pela condução e quando se liga é desculpa que não aguentamos mais....antes do transito caotico era que tinha carro quebrado.... Vocês já observaram que a Empresa nunca tem culpa? è o culpado somos nós que precisamos do transporet público que de melhor não tem nada mesmo....por isso quem tem condições compra uma carro para não depender do ônibus e nem ir para uma Integração que foi a puior coisa que o GOVERNO DEU DE PRESENTE AO POVO. ATÉ HOJE NINGUÉM AGUENTA A ESPERA TANTO NOS PONTOS COMO NA INTEGRAÇÃO..............ESTAMOS SENDO PREJUDICADOS ATÉ AGORA MELHORAS PARA QUEM ??????? CONHEÇO PESSOAS QUE ESTÃO DESISTINDO DE SAIR DE CASA POR CAUSA DA DIFICULDADE EM LOCOMOVER-SE....... TENHO MEDO DESTAS REAÇÕES POIS PAGAMOS UM PREÇO MUITO ALTO PELA IMCOMPETENCIA DOS GESTORES............ É ISSO
Por Monica,05/05/2014
Concordo com o comentário Por Bando de Idiotas. É isso aí protestar do jeito certo, não com violencia e quebra-quebra.Vamos fazer o dia D,ninguém vai trabalhar e ai quando nada com nada fi=uncionar vão mudar tudo pode apostar.O povo deve unir-se desta forma.
O blog grande Recife Mobilidade também aderiu a campanha mudou de cor para alertar sobre a violência no trânsito brasileiro. Substituiu o azul pelo amarelo para apoiar o Movimento Maio Amarelo, instituído há quatro anos pela ONU como uma das iniciativas da Década de Ações para a Segurança no Trânsito (2011-2020). O amarelo significa advertência. Diante de um trânsito cada dia mais violento, que deixa 60 mil mortos por ano no País (números que podem ser maiores) e recebe a cada dia mais e mais automóveis, oBlog Grande Recife mobilidade Pe vestiu a camisa e se pintou de amarelo. A mudança de cor permanece durante todo o mês de maio e pretende, assim, provocar uma reflexão sobre o que somos e como agimos no trânsito. Não só ao volante, mas também como pedestre e ciclista. Participe você também. O Movimento Maio Amarelo não pertence a um, mas a todos. Não é do setor público nem do privado. Todos, sem exceção, podem e devem participar. Basta vestir, pintar, representar e usar o amarelo onde e da forma que for mais interessante. Em Pernambuco, o movimento é coordenado pelo Detran-PE e está sendo chamado de Pernambuco Amarelo. ps: texto retirado do blog De Olho no Trânsito autoria: Roberta Soares. assista os vídeos relacionados a campanha:
Cerca de 2,1 milhões de habitantes, esse é o número de usuários transportados todos os dias na Região Metropolitana do Recife segundo o GRCT, mas algo está acontecendo nos últimos meses, pois a sensação é que os ônibus estão sumindo.
Só quem usa o transporte coletivo que pode perceber na realidade que andar de ônibus ultimamente na Região Metropolitana do Recife está ficando pior a cada dia que passa, pois além do desconforto, falta de pontualidade e segurança, é notável vermos novamente ônibus e terminais superlotados deixando a sensação de piora para os usuários.
É como se pudéssemos voltar ao passado, pois é fácil vermos ônibus circulando com passageiros em cima do motor na qual não cabe mais ninguém, expremidos nas portas ou com as portas abertas, deixando outros usuários prejudicados nas paradas.
Muitos usuários também reclamam dos terminais integrados, pois toda semana a relatos de mini protestos dos passageiros que reclamam da demora e superlotação.
Agente trabalha o dia inteiro e fica numa parada escura e cheia dessas, porque não passa ônibus, e quando vem, passa cheio demais relata Josenilda Silva, moradora de Camaragibe.
O sistema não paga
Um dos fatores que pesam na falta de ônibus é o déficit que as empresas estão tendo com a política tarifária do governo, pois informações extra-oficiais relatam que as mesmas estão tendo sérios prejuízos financeiros, ou seja, estão operando no vermelho.
Isto também tem a ver com muitas pesquisas já realizadas na qual não somente o preço é atrativo para um transporte coletivo, pois o principal fator que os usuários relatam é a eficiência e a qualidade, pois melhor seria pagar um valor a mais e ter qualidade e quantidade, sinal que ter uma tarifa barata não atende aos anseios da maioria dos usuários que pagando R$ 2,15, sofrem com a superlotação dentro dos ônibus e terminais, ou seja, esses mesmos R$ 2,15 acabam se tornando caro demais para o sistema hiperlotado que se encontra hoje.
O Terminal Integrado (TI) Santa Luzia, no bairro da Estância, na Zona Oeste do Recife, já deveria estar beneficiando 14 mil passageiros do transporte coletivo desde janeiro de 2012, mas as obras extrapolaram dois prazos e ainda estão em andamento. De acordo com usuários, os serviços estavam parados e eles têm que conviver com o improvisos das paradas de ônibus e do acesso à estação do metrô.
De acordo com moradores do entorno, o cenário de obras e os incômodos causados por elas existem há cerca de quatro anos. Em nota, a Secretaria Estadual das Cidades disse que o andamento das obras do TI Santa Luzia foi prejudicado por causa do atraso dos fornecedores na entrega dos materiais. A obra já foi retomada, está em fase de acabamento e tem previsão de conclusão no mês de maio. O terminal vai operar com oito linhas de ônibus.
Novo esquema de operação dos BRTs para a Copa do Mundo no Recife
Publicado em 30/04/2014, Às 21:00
BRT pernambucano se chamará Via Livre. Fotos: Hélia Scheppa/JC Imagem
Nem duas, nem três estações. Agora, a previsão do governo do Estado é que o sistema Bus Rapid Transit (BRT) pernambucano entre em operação para a Copa do Mundo com cinco estações novas, três improvisadas na Avenida Conde da Boa Vista, e um terminal integrado, o TI da PE-15, em Olinda. Talvez, mais uma estação na Avenida Caxangá, na altura do Bairro do Cordeiro. Outra novidade: em dia de competição, o serviço BRT será exclusivo para quem for assistir aos jogos na Arena Pernambuco, com ingresso em mãos. Esse é o planejamento atual de operação que a Secretaria das Cidades está trabalhando para ter início no dia 7 de junho, a sete dias do primeiro jogo da Copa no Recife e a cinco dias do início do mundial. Os corredores Leste-Oeste e Norte-Sul, entretanto, só estarão funcionando plenamente, com todas as 45 estações, os três TIs construídos (Abreu e Lima, III e IV Perimetral), os elevados e o Túnel da Abolição (Zona Oeste do Recife), no fim do ano.
Essas são as previsões apresentadas pelo novo secretário estadual das Cidades, Evandro Avelar, que garantiu que o atendimento ao torcedor que estiver no Recife para assistir aos jogos da Copa do Mundo e quiser chegar à Arena da Copa de BRT será feito com eficiência. A expectativa é de que 6 mil pessoas optem pelo sistema de ônibus para chegar à Arena durante os cinco jogos da competição realizados em Pernambuco, segundo estimativa da Secretaria da Copa (Secopa).
O Corredor Leste-Oeste, o mais importante para o mundial, irá operar, a partir do dia 7 de junho, com as estações Guararapes e Derby (novas, com embarque em nível e pagamento antecipado da tarifa) e as três provisórias da Avenida Conde da Boa Vista (que terão pagamento antecipado, mas não terão embarque no mesmo nível dos BRTs nem serão refrigeradas). As estações novas terão ar-condicionado, mas ainda sem o sistema de informação ao usuário, que indica o horário dos coletivos em tempo real.
Já o Corredor Norte-Sul, menos importante para a demanda de passageiros interessados em chegar à Arena da Copa, mas mesmo assim com um papel fundamental na alimentação do metrô e do Corredor Leste-Oeste, entrará em operação com três estações novas: Tacaruna, 13 de Maio e Riachuelo. A operação do Norte-Sul começará no TI da PE-15, em Olinda, passará pela estação Guararapes e chegará à estação Recife do metrô. “O ideal, sem dúvida, era que estivéssemos operando com mais estações. Entendemos a cobrança da população e ela é correta. Mas é preciso considerar o montante de investimentos que está sendo feito na mobilidade do Grande Recife. Estamos falando de R$ 1,5 bilhão em projetos pensados para a Copa do Mundo, sem dúvida, mas que ficarão para a população”, lembrou Evandro Avelar.
O secretário explica o motivo de a operação nos dias de jogo ser exclusiva para quem estiver com o ingresso. “Os corredores já estão passando por alguns testes, os motoristas começaram a treinar nos veículos. Mas essa operação que estamos montando é apenas para a Copa. O teste do sistema começará pelo Leste-Oeste, em 17 de maio”, afirmou. O restante do sistema BRT pernambucano entrará em operação gradativamente. Evandro Avelar não quis adiantar, mas um cronograma está quase fechado para os próximos meses, à medida que as obras vão sendo finalizadas. “Nossa expectativa é que até o fim do ano tudo esteja operando integralmente, com terminais integrados, túnel e todas as estações”, prometeu o secretário.
Conheça um pouco o futuro veículo BRT,assista o vídeo:
EMPRESAS SÃO PAULO E RODOLINDA JÁ FORA DO SISTEMA
Pelo menos duas empresas que hoje operam o transporte por ônibus na Região Metropolitana do Recife já estão fora do futuro sistema que está sendo licitado. As empresas São Paulo Ltda e Rodolinda Transporte e Turismo Ltda não passaram na primeira fase da segunda etapa da concorrência, que começou no início do ano e prevê uma nova operação para as linhas que não atenderão ao BRT (Bus Rapid Transit). Na fase de avaliação dos preços, as duas empresas deixaram de atender à exigência de documento que garante recursos para a prestação dos serviços contratados. Como o documento não foi apresentado, foram desclassificadas pela Comissão de Licitação.
A São Paulo e a Rodolinda disputavam o lote 6 juntamente com a empresa Rodoviária Caxangá S/A, única classificada. Depois de quase dez anos de discussões e ensaios, o governo de Pernambuco lançou a licitação do sistema de transporte público da Região Metropolitana do Recife, dividida em duas etapas. A primeira, que licitou os Corredores Leste-Oeste e Norte-Sul de BRT, teve o contrato assinado em novembro de 2013 e já deu início a fase de testes na primeira semana de abril. A segunda etapa da licitação passou pela avaliação de preços e no final de março foram abertos os envelopes de habilitação, que é a fase atual, onde está sendo avaliada a documentação das empresas. Não há prazo, por enquanto, para o resultado final
A segunda etapa representa um sistema avaliado em R$ 10,5 bilhões, com os corredores: José Rufino e Abdias de Carvalho, Mascarenhas de Moraes, Rosa e Silva, Rui Barbosa e Avenida Norte, Beberibe e Presidente Kennedy, Domingos Ferreira e BR-101 Cabo/Ipojuca.
A Via Mangue já é fato. É verdade que teve sua conclusão atrasada em mais de um ano e meio, que gerou polêmica por representar um alto investimento – atualmente de R$ 433 milhões – para o transporte individual e que destruiu quilômetros de mangue quando se deveria preservá-lo. Mas é verdade também que o corredor viário pensado e discutido há mais de dez anos como solução ao trânsito sufocante da Zona Sul do Recife está em vias de tornar-se realidade. Por isso, já é propriedade da cidade, não só dos recifenses, mas de toda a Região Metropolitana. Impossível ignorá-la. Se ficará pronta em 31 de maio, a tempo da Copa do Mundo, como garante com veemência a Prefeitura do Recife, ou se atrasará mais alguns dias, a essa altura, pouco importa. O Blog De Olho no Trânsito percorreu toda a obra e constatou que o corredor está quase concluído. Falta pouco, muito pouco. Se os cinco quilômetros da Via Mangue – dois deles de vias propriamente ditas – vão resolver ou ao menos amenizar o tráfego pesado da Zona Sul por alguns anos, desafogando ruas completamente saturadas do Pina e de Boa Viagem, como as Avenidas Herculano Bandeira, Domingos Ferreira, Conselheiro Aguiar e Antônio de Góis, é impossível garantir. Mas olhando para a via, desapegado das intrigas políticas e do que ficou para trás, é indiscutível que será uma obra que ajudará na mobilidade das pessoas. Não terá faixa ou corredor para ônibus – até porque nunca foram previstos no projeto – mas terá ciclovia bidirecional (de fato segregada do tráfego de veículos), com 2,5 metros, e um passeio público de três metros. Quem hoje leva, quase sempre, mais de uma hora para sair, por exemplo, do Centro do Recife e chegar no fim do bairro de Boa Viagem ou em Piedade, em Jaboatão dos Guararapes, sentirá os benefícios.
Fotos: Bobby Fabisak/JC Imagem
A Via Mangue tem duas pistas e a proposta de ser expressa, sem semáforos ou interferências. A pista Oeste (próxima ao mangue) terá duas faixas, enquanto a pista Leste (próxima ao mar) contará com três – duas de tráfego e uma para aceleração e desaceleração dos veículos que entrarem na via pelos oito ou 13 acessos previstos inicialmente. O gradil verde, com quase dois metros, separa as pistas da via e o corredor do mangue e da área urbanizada de Boa Viagem. Além dos acessos, a via terá dois retornos, localizados a 800 metros um do outro, que permitirão sair de uma pista para a outra. “Está tudo certo e dia 31 de maio nós entregamos a Via Mangue completa, funcionando totalmente. Essa é a nossa meta. Ela está quase pronta. Pelo relatório do dia 15 de abril último, estava com 96,5% concluída nas cinco frentes de trabalho que criamos. Pegamos essa obra com 38% e, em 17 meses, estamos finalizando. A Via Mangue começou a ser construída em abril de 2011. Ou seja, fizemos mais da metade dos trabalhos em metade do tempo”, argumenta o diretor de engenharia da Empresa de Urbanização do Recife (URB), Vicente Perrusi. Os viadutos que ligam a Via Mangue às marginais dos Canais de Setúbal e Jordão, sobre a Avenida Antônio Falcão, estão prontos e até com a sinalização horizontal, faltando apenas finalizar a interligação dos elevados com a via elevada. Esta, está praticamente pronta, já com os gradis em toda sua extensão e a iluminação instalada.
GARGALOS, ENTRETANTO, PERMANECEM SEM SOLUÇÃO
As lacunas de projeto deixadas na Via Mangue permanecerão. A principal delas, o gargalo de tráfego existente na confluência do túnel construído sob a Avenida Herculano Bandeira, no Pina, desde a execução da primeira etapa do corredor, em 2009, não terá uma solução definitiva para o início da circulação, programada para o dia 31 de maio. A Prefeitura do Recife planeja apenas paliativos. A característica da via que vai, mas não volta – numa referência ao fato de que os veículos que estiverem trafegando no sentido subúrbio-cidade enfrentarão retenções no túnel para acessar a Avenida Antônio de Góis, no Pina – continuará. “As soluções para aquele ponto seriam o prolongamento do túnel sob a Antônio de Góis ou a construção de um elevado nessa mesma via, mas são grandes obras que não estão previstas para agora. Até porque não temos tempo. Vamos encontrar soluções de engenharia de tráfego, que melhorem a circulação na área, facilitando o acesso da população”, explica o diretor de engenharia da URB, Vicente Perrusi.
O planejamento da mobilidade da Via Mangue, ou seja, como será a circulação na via, começou em setembro do ano passado e está para ser concluído até o dia 15 de maio. “Temos algumas soluções, mas elas estão sendo analisadas pelos técnicos, inclusive pelo prefeito Geraldo Júlio. Uma solução maior e definitiva só no futuro”, diz. Leia mais na edição impressa do Jornal do Commercio desta quarta-feira (30/4)
Motorista de um dos coletivos ficou preso às ferragens. Foto: Ciro Guimarães/TV Clube
O engavetamento entre três ônibus da empresa Itamaracá deixou feridos na manhã desta quarta-feira, na PE-15, em Paulista. De acordo com o Corpo de Bombeiros, um dos motoristas teria ficado preso às ferragens do veículo e outras cinco pessoas também teriam ficado feridas.
Pelo WhatsApp, leitores do Diario de Pernambuco enviaram imagens do acidente, registrado nas imediações do 17º Batalhão de Polícia e do Cemitério de Paulista. Duas viaturas do Corpo de Bombeiros foram ao local. O Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRV) também foi acionado.
Mais cedo, a Companhia de Trânsito e Transportes Urbanos (CTTU) registrou outros dois acidentes na cidade.Na Avenida Mascarenhas de Morais, um veículo e um ônibus colidiram nas imediações do Terminal Integrado. Na Avenida Cruz Cabugá um carro e uma viatura do Corpo de Bombeiros também se chocaram em frente à Esposende. Ninguém ficou ferido.
Além das ruas alagadas, que nosso leitores enviaram via WhatsApp, agora há pouco o metrô de Jaboatão quebrou na estação de Afogados. Os passageiros tiveram que ir andando até o Largo da Paz em busca de um transporte alternativo.
Gostaria de “parabenizar” o metrô de Recife pelo péssimo serviço prestado aos seus usuários. São tantos que vou apenas citar alguns. Virou baderna dentro e fora das estações, os ambulantes tomaram conta de tudo, a sujeira impera nas estações, coisa que não se via antes, escadas rolantes em péssimo estado, e mais outra coisa que me chamou a atenção, cadê os trens novos? E hoje para aumentar o meu grau de “satisfação”, a linha sul parou logo após a estação Largo da Paz e nós tivemos que descer e ir caminhando até a estação Joana Bezerra. Foram momentos difíceis e humilhantes para nós, usuários, principalmente para as grávidas, crianças de colo, pessoas com deficiência, eu e meu marido e tantos outros sexagenários que viajavam. Nunca imaginaria em minha longa vida que iria passar por uma situação vexatória e constrangedora como essa. Agora deixo uma pergunta: É o treino para a Copa?
Postado pela usuaria:Luci Pimenta.
"TESTE PRA COPA DO MUNDO"
Foi assim que foi chamada uma palhaçada que fizeram dia 26/04/14 por volta das 16 horas com os usuários do metrô. Todos os metrôs que saiam de Recife estavam indo pra Camaragibe, os usuários que usam a linha que vai pra Jaboatão, foram orientados a ir até a estação coqueiral e la´receber orientações. Mas porquê? Bem isso não informaram, chegando lá vi pessoas com camisa escrito: Posso ajudar e Can help? logo imaginei que fosse algo relacionado à copa, só pude confirmar essa informação depois, e sinceramente, discordo dessa estratégia. Na linha SUL estavam os metrôs velhos. O metrô de Jaboatão só ia até coqueiral e voltava, agora imaginem o tumulto para pegar esse metrô. A demanda de pessoas que vão em sentido a Jaboatão é enorme, tava horrível pra transitar em coqueiral, e pra piorar fiquei sabendo por um dos orientadores que em dias de jogos na Arena vai ser assim, e que aquilo não passava de um treinamento pra copa. Ok. Treinamento pra beneficiar quem mesmo? A população aprovou? Deu certo joga o povo que vai pra Jaboatão num plataforma e os fazer esperar e ir em latas de sardinha? Deve ter dado porque eles não estavam no metrô que ia pra Jaboatão. Pra o povo de fora vai tá tudo lindo e perfeito, mas e pra quem é daqui? como fica? Fazem de tudo pra aumentar o uso do metrô, e ainda chama isso de melhoria, aperfeiçoamento do sistema. Isso deve ser revisto com urgência. Não sei como as pessoas reagiriam se isso fosse em um dia de semana. O sistema é pra ser melhorado e não interrompido pra privilegiar uma minoria.