sábado, 4 de outubro de 2014
Eleições 2014 - GRANDE RECIFE ORGANIZA ESQUEMA ESPECIAL PARA AS ELEIÇÕES 2014 E SUA MOBILIDADE PARA OS ELEITORES.
O Grande Recife, com objetivo de auxiliar o deslocamento dos eleitores, organizou um esquema especial de ônibus para o próximo domingo (5/10).
Linhas do Sistema Público de Transporte de Passageiro terão acréscimo de frota e viagem. Além disso, 21 linhas não usualmente não operam aos domingos e feriados funcionaram no dia da votação. Ao todo, serão 1.248 veículos realizando 14.768 viagens, o que corresponde a 263 carros e 2.245 viagens a mais do que um domingo normal.
Confira abaixo a relação das linhas que operarão excepcionalmente neste domingo (5/10).
013 – Jardim Beira Rio (Pina)
018 – Brasília Teimosa
033 – Aeroporto
039 – Setúbal (Príncipe)
042 – Aeroporto (Opcional)
072 – Candeias (Opcional)
111 – Pinheiros
304 – Circular (Curados)
330 – Casa Amarela/CDU (TRT)
347 – TI TIP (Derby)
514 – Nova Descoberta (Córrego do Joaquim)
644 – Largo do Maracanã
1933 – Abreu e Lima/Paulista
1935 – Paratibe/PE-15
1949 – Caetés/Centro de Paulista (Paratibe)
1979 – TI Pelópidas (Dantas Barreto)
1986 – Rio Doce/Derby
1988 – Desterro (Integração)
2448 – Jardim Petrópolis
2477 – Santa Terezinha/TI Camaragibe
517 – Córrego do Inácio
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sexta-feira, 3 de outubro de 2014
Sem terra e sem tetos - TI Joana Bezerra volta a ter terreno invadido no Recife.
Terminal Integrado Joana Bezerra deve ser inaugurado até o fim deste outubro, segundo a Secretaria das Cidades
foto: Elvis de Lima Ne10.
Enquanto a construção do novo Terminal Integrado Joana Bezerra, na área central do Recife, não sai do papel, comunidades circunvizinhas voltam a ocupar o espaço que deveria ser público. Diversas famílias chegaram a receber indenizações para sair do local onde o terminal está sendo erguido desde setembro de 2012, mas, sem fiscalização, algumas voltaram para o mesmo local ou para áreas bem próximas que também deverão ser desapropriadas.
Em meio a um cenário sem calçamento e saneamento básico, várias famílias continuam construindo casas livremente no entorno do terminal. Cimento, areia, tijolos e madeiras reaproveitadas são alguns materiais usados na construção de novas moradias. Numa viela, bem próximo a uma das entradas da obra cercada por tapumes, uma senhora cava um buraco na tentativa de facilitar a passagem da água de esgoto que é despejada a céu aberto. Do outro lado, homens usam furadeiras para instalar uma porta numa das casas recém-construídas, sem medo de fiscalização.
De acordo com uma dona de casa, que não quis ser identificada temendo retaliação, várias famílias receberam indenizações "de valor muito baixo". "Minha casa [de alvenaria] foi avaliada em R$ 24 mil. Onde é que eu vou comprar uma casa nova com esse dinheiro? Fui praticamente obrigada a sair do lugar onde vivi durante 14 anos", disse. Ainda segundo a mulher, ela mesma construiu uma nova casa, também de alvenaria, apenas alguns metros dos tapumes que cercam a obra do terminal.
A Procuradoria Geral da União (PGU), órgão responsável pelas desapropriações no terminal, informou que os valores das indenizações foram aceitos das famílias. "É importante frisar que, nas desapropriações judiciais (apenas 10 processos judiciais), o justo preço é definido pelo Poder Judiciário que, através da perícia judicial, realizada por perito especializado indicado pelo juiz competente, determina, subsidiado nos dados apresentados, o valor que deve ser considerado como justo". No total, já foram pagos R$ 3.241.514,97 em indenizações para a obra do TI de Joana Bezerra entre dezembro de 2012 e outubro de 2013.
Fui praticamente obrigada a sair do lugar onde vivi durante 14 anos
Ainda segundo a PGU, as famílias que foram contempladas com as indenizações podem utilizar o valor pago para adquirir novas unidades habitacionais. Ao todo, 194 casas precisaram ser desapropriados pela Procuradoria. Desse número, 184 foram concluídos e dez foram ajuizados. A PGU informou que em apenas três casos o pagamento da indenização ainda não foi realizado devido a impedimentos por problemas processuais.
TERMINAL INTEGRADO - O Governo do Estado de Pernambuco, através da Secretaria da Cidades, divulgou um novo prazo para a entrega do Terminal Integrado Joana Bezerra. Orçada em R$ 9, 4 milhões, a obra, que devia ser concluída há um ano, tem previsão agora de ser inaugurada até o fim deste outubro. Segundo a Secretaria das Cidades, o atraso se deu por causa das chuvas e da demora no repasse de recursos do Governo Federal. Hoje 90% da obra já foram executadas.
O TI Joana Bezerra contará com bicicletário, lanchonetes, central de atendimento ao cliente e acessibilidade plena. As plataformas serão construídas para receber os coletivos comuns e os que operam o sistema BRT (Bus Rapid Transit), nos quais o embarque e desembarque são feitos em nível, oferecendo mais conforto e segurança para os passageiros.
Para os estudantes André Luís, 20 anos, e Bianca Oliveira, 17, o terminal já deveria ter sido inaugurado
No local, circulam diariamente 50 mil pessoas e a expectativa é que o número aumente para 67 mil. Para não prejudicar as pessoas que precisam pegar ônibus na área, a antiga estrutura continua funcionando normalmente até a conclusão das obras do novo terminal, construído ao lado do velho. O Grande Recife, responsável pela relação das linhas de ônibus e BRTs que deverão circular quando o novo terminal estiver pronto, disse que ainda não definiu as alterações necessárias.
Sujeira, ambulantes circulando livremente, falta de espaço, calçadas estreitas, demora e longas filas, além da ausência de uma estrutura confortável que proteja os usuários dos ônibus contra chuva e sol foram alguns dos problemas relatados. Os estudantes André Luís, 20 anos, e Bianca Oliveira, 17, criticam a demora na entrada do novo terminal. "Eu acho que essa obra já deveria ter sido entregue há muito tempo. Mas, pelo visto, deve demorar ainda bastante tempo. Isso é uma falta de planejamento", comentou André.
Dona de casa Rosilene Maria, 27, sente na pele as dificuldades da atual situação do TI
A dona de casa Rosilene Maria, 27, sente na pele as dificuldades da atual situação do TI. "Não vejo a hora do novo terminal ficar pronto. Essa obra parece estar sendo feito a passos de tartaruga", critica Rosilene, que precisa se distanciar de Camaragibe até Recife toda semana, para levar a filha à Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD), localizada próximo.
INVESTIGAÇÃO - Em 2013, o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) divulgou através do Diário Oficial a instauração de inquérito civil com o objetivo de investigar possíveis irregularidades nos licenciamentos ambientais e urbanísticos do TI Joana Bezerra.
Em nota, o MPPE disse que a Promotoria de Justiça de Habitação e Urbanismo enviou ofícios às secretarias de Habitação do Recife e das Cidades do Estado, mas ainda não teria recebido resposta. A solicitação foi feita um ano atrás. As secretarias deveriam ter enviado as informações em um prazo de dez dias úteis, de acordo com a publicação do Diário Oficial do Estado de Pernambuco no dia 10 de setembro de 2013. O documento está disponível publicamente no site do MPPE.
PALAVRAS-CHAVE:ônibus pernambuco recife invasão notícias grande recife brt terminal terminal integrado joana bezerra
quinta-feira, 2 de outubro de 2014
BRT EXPRESSO - CORREDOR NORTE/SUL GANHA MAIS UMA LINHA DO VIA LIVRE BRT
A partir desta sexta-feira (3/10), os usuários do Via Livre Norte/Sul terão mais uma opção de linha para se deslocar até o centro do Recife.A 1979 – TI Pelópidas (Dantas Barreto) passa a operar exclusivamente com BRT atendendo, nos dois sentidos, as quatro estações em operação no corredor: Tacaruna, 13 de Maio, Riachuelo e Praça da República. Com a mudança, a linha sairá do TI Pelópidas Silveira, deixará de trafegar pela Rua do Sol e passará a fazer retorno na Av. Dantas Barreto, realizando itinerário pela AV. Cruz Cabugá, Rua do Hospício, Rua do Riachuelo, Rua da Aurora, Ponte Princesa Isabel, Praça da República, AV. Dantas Barreto, Rua Siqueira Campos, Rua Cleto Campelo, Av. Guararapes, Ponte Duarte Coelho, Rua da Aurora, Rua do Riachuelo.
Os usuários do TI PE-15 também serão beneficiados com a nova linha. Com o início da operação só com BRT, a 1979 também passará a integrar no terminal, tanto no sentido cidade/subúrbio quanto subúrbio/cidade, dando mais opções aos usuários com destino ao centro do Recife. Dentro do TI PE-15 o embarque e desembarque da linha serão indicados nas plataformas.
Ao todo, a 1979 irá circular com 12 BRTs realizando 88 viagens com um intervalo de cinco minutos nos horários de pico. Esta linha circula de segunda a sexta das 5h30 às 19h40. A operação do Via Livre 1915 – PE-15 (Dantas Barreto) não será alterada e continuará com 14 BRTs, 147 viagens e um intervalo de cinco minutos entre um veículo e outro.Com a novidade, as duas linhas do Via Livre Norte/Sul passe a atender 17.800 mil passageiros por dia.
HISTÓRICO DO CORREDOR
Desde julho desde ano, o corredor Norte/ Sul encontra-se em operação com a linha 1915 – TI PE-15 (Dantas Barreto) que circula de domingo a domingo das 5h às 22h. Cada estação de BRT tem capacidade para atender cerca 300 pessoas.
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quarta-feira, 1 de outubro de 2014
Falência -Decretada a falência do Grupo Busscar
Juiz da 5ª Vara Cível de Joinville, Luís Felipe Canever, publicou a sentença no final da manhã desta terça
O juiz Luís Felipe Canever, da 5ª Vara Cível de Joinville, julgou improcedente o pedido de recuperação judicial e decretou a falência do Grupo Busscar, formado pelas empresas Busscar Ônibus S.A.; Busscar Comércio Exterior S/A; Bus Car Investimentos e Empreendimentos Ltda.; TSA Tecnologia S.A.; Tecnofibras HVR Automotiva S.A.; Climabuss Ltda.; Nienpal Empreendimentos e Participações Ltda. e Lambda Participações, cujos administradores são Cláudio Roberto Nielson e Fábio Luis Nielson. A sentença foi publicada no final da manhã desta terça-feira.
O juiz confirma como administrador judicial da massa falida o Instituto Professor Rainoldo Uessler (IPRU), tendo como representante Rainoldo Uessler, que já vinha cuidando do caso.
Canever também determinou a continuidade provisória das atividades da falida Tecnofibras HVR Automotiva S. A, alegando que a empresa sempre se manteve operacional e que ela terá a fiscalização do administrador judicial, responsável por tomar as medidas necessárias para a "boa administração da massa e da empresa".
A decisão do juiz confirma o resultado da sétima assembleia de credores da Busscar, realizada no dia 9 de setembro, que indicou a provável falência da ex-fabricante de ônibus de Joinville.
Na ocasião, os bancos Santander, BNDES e os tios dos sócios da empresa, os principais credores, rejeitaram o plano de recuperação apresentado pela companhia.
Entre os trabalhadores, 53% votaram a favor do plano de recuperação da empresa, especialmente aqueles que eram funcionários da Tecnofibras, única empresa do grupo que ainda permanece sadia e atuante no mercado, com mais de 400 funcionários.
Na ocasião, os bancos Santander, BNDES e os tios dos sócios da empresa, os principais credores, rejeitaram o plano de recuperação apresentado pela companhia.
Entre os trabalhadores, 53% votaram a favor do plano de recuperação da empresa, especialmente aqueles que eram funcionários da Tecnofibras, única empresa do grupo que ainda permanece sadia e atuante no mercado, com mais de 400 funcionários.
VLT - USO RACIONAL E INTELIGENTE EMPOU DA MOBILIDADE ... AV NORTE NECESSITA DISTO.
O estudo para operação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) prevê a eliminação de 125 linhas do transporte coletivo de Cuiabá, Várzea Grande e Intermunicipal, além da extinção do funcionamento dos micro-ônibus na Capital.
Porém, o plano de funcionamento poderá ser colocado em prática somente com a conclusão total dos dois trechos do modal e não há previsão de entrega das obras. O material é elaborado com base no atual modelo de transporte das cidades, que hoje contam com 630 ônibus circulando. Quando colocado em prática, o número de ônibus será reduzido para 480 veículos. O maior impacto é previsto para as regiões “cortadas” pelo VLT, que terá uma linha partindo do Aeroporto Marechal Rondon, em Várzea Grande, até o Terminal do CPA 1, em Cuiabá.
O segundo trecho segue do Porto até o Coxipó, na Capital. Assessor de mobilidade urbana Rafael Detoni, da Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo (Secopa), garante que a redução do número de linhas e ônibus não afetará a frequência dos coletivos e a espera dos passageiros nos pontos, uma vez que o novo modelo prevê a redução do tempo de circulação dos carros, em decorrência da diminuição do percurso percorrido.
Destaca que, atualmente, os coletivos partem dos bairros sentido ao Centro, ou outros pontos mais distantes. Com isso, há uma coincidência de linhas em alguns trechos como, por exemplo, na avenida Historiador Rubens de Mendonça. Com o novo modelo, os ônibus terão as viagens reduzidas dos bairros até os pontos de integração com o VLT, que percorrerá as linhas mais longas.
Assim, não haverá necessidade dos coletivos “concorrerem” com o modal e passarão a atuar de forma mais concentrada nos bairros, funcionando como alimentadores da linha principal. Cita que regiões mais distantes do percurso do VLT também terão impacto, porém bem menor que os previstos para os bairros próximos às linhas do modal. Das atuais 232 linhas operantes em Cuiabá, Várzea Grande e Intermunicipal, somente nove não serão alteradas com o início da operação do VLT e três do Intermunicipal serão mantidas. Isso reflete em redução de quilômetros rodados ao mês de 18% em todo o sistema.
Em Cuiabá, a queda será de 21% e no intermunicipal, 45%. Em Várzea Grande haverá um aumento de 21% na quilometragem operada mensalmente. Detoni aponta que isso ocorrerá na cidade em decorrência da mudança do Terminal André Maggi para a região do Aeroporto. “A maioria dos ônibus de Várzea Grande faz integração no Terminal. Com a mudança de local, os ônibus terão que percorrer uma distância maior, por isso o incremento”. O estudo foi realizado entre agosto e dezembro de 2013.
Questionado se a demora na entrega da obra compromete a validade do projeto de operação, Detoni afirma que não. Já a entrega parcial do VLT não surtiria o efeito desejado com o planejamento. “É um modelo de transporte integrado e as duas linhas são necessárias para o funcionamento adequado do modelo de operação proposto”. Atualmente as obras do VLT estão concentradas na avenida da FEB, em Várzea Grande, e a previsão oficial de entrega do modal é dezembro de 2014.
Informações: Só Notícias/Gazeta Digital
Greve - Metroviários decidem fazer greve padrão ,com metro em horaário de picos e sem nas horas normais.
foto : Diário Pernambuco
Após três horas de assembleia, os metroviários do estado decretaram greve, na tarde desta terça-feira (30). A paralisação, no entanto, só começa na próxima terça (07) e uma nova assembleia está marcada para a segunda (06), quando serão definidos os detalhes da manifestação.
De acordo com o presidente do Sindicato dos Metroviários de Pernambuco, Carlos Ribeiro, os trabalhadores optaram por esperar as eleições para comprovar que a decisão é apartidária. "Não estamos nos manifestando por questões políticas. Realmente queremos a melhoria das nossas condições de trabalho. É um risco para as nossas vidas", justificou.
Assaltos, insegurança, sucateamento - - esses termos resumem bem a realidade do metrô do Recife - um bem público que deveria oferecer o que há de melhor a população ( já que é mantido pelos nossos impostos) mas que porém caminha em uma desenfreada degradação. Nós, metroviários, atuantes nesse sistema queremos mostrar nossa indignação através da greve por tempo indeterminado, um movimento que não busca aumento salarial mas sim CONDIÇÕES DIGNAS DE TRABALHO, SEGURANÇA NÃO SÓ PARA NÓS MAS TAMBÉM PARA OS USUÁRIOS que também estão sofrendo com a insegurança (muitos já foram assaltados dentro dos trens e nas plataformas das estações) .
Esperamos que todos compreendam nossas intenções e se unam a nós apoiando e de alguma forma demonstrando a sua indignação .
Segundo dados divulgados pela Polícia Ferroviária Federal, somente neste ano foram registrados 1,6 mil assaltos no metrô do Recife.
sexta-feira, 26 de setembro de 2014
Integração Temporal - BRT VIA LIVRE ATENDERÁ MORADORES DA PE-05 E BELMÍNO CORREIA
Os usuários de ônibus moradores da rodovia PE-005 e Avenida Belmino Correia, no município de Camaragibe, poderão utilizar o BRT Via Livre Leste/Oeste para chegar ao centro do Recife.
Os passageiros poderão pegar a linha 2469 – Camaragibe/CDU e fazer integração temporal na Estação Capibaribe, sem pagar nova tarifa. Para facilitar o acesso à estação, a linha 2469 terá três veículos e 29 viagens com retorno no TI Caxangá, dois veículos e 21 viagens permanecem com seus itinerários normais até a Cidade Universitária.
Ou seja, os usuários poderão desembarcar no TI ou na Av. Caxangá, entrar na Estação Capibaribe e pegar as linhas 2450 – Camaragibe (Centro), com destino a Av. Guararapes, ou a 2480 – Camaragibe/Derby, com retorno na Estação Derby.
As integrações funcionarão tanto no sentido subúrbio/cidade quanto cidade/subúrbio. A integração temporal é válida para os usuários que possuem o Vale Eletrônico Metropolitano (VEM) Estudante, Trabalhador, Comum e Livre Acesso. Os passageiros terão até duas horas, após ter embarcado na sua linha de origem, para validar novamente o VEM em outro ônibus sem pagar uma nova passagem.
Os passageiros poderão pegar a linha 2469 – Camaragibe/CDU e fazer integração temporal na Estação Capibaribe, sem pagar nova tarifa. Para facilitar o acesso à estação, a linha 2469 terá três veículos e 29 viagens com retorno no TI Caxangá, dois veículos e 21 viagens permanecem com seus itinerários normais até a Cidade Universitária.
Ou seja, os usuários poderão desembarcar no TI ou na Av. Caxangá, entrar na Estação Capibaribe e pegar as linhas 2450 – Camaragibe (Centro), com destino a Av. Guararapes, ou a 2480 – Camaragibe/Derby, com retorno na Estação Derby.
As integrações funcionarão tanto no sentido subúrbio/cidade quanto cidade/subúrbio. A integração temporal é válida para os usuários que possuem o Vale Eletrônico Metropolitano (VEM) Estudante, Trabalhador, Comum e Livre Acesso. Os passageiros terão até duas horas, após ter embarcado na sua linha de origem, para validar novamente o VEM em outro ônibus sem pagar uma nova passagem.
A partir desta segunda-feira (29/09), os usuários de transporte público do município de Camaragibe terão mais opções para se deslocar até a Av. Conde da Boa Vista, no centro do Recife.
Os passageiros que embarcarem nas linhas alimentadoras do Terminal Integrado de Camaragibe, poderão usar as linhas de BRT e fazer integração temporal com as linhas troncais que atendem as paradas da Conde da Boa Vista. Ou seja, no sentido subúrbio/cidade, o usuário poderá pegar a linha do Via Livre 2480 – Camaragibe (Derby), descer na Estação Derby, e nas paradas convencionais localizadas na Praça do Derby, pegar uma das quatro linhas troncais 2442 – Jardim Primavera (Vale das Pedreiras), 2445 – Tabatinga, 2446 – UR-06 ou 2459 – Loteamento Santos Cosme e Damião com destino a avenida do centro da cidade sem pagar nova passagem.
No sentido cidade/subúrbio, os passageiros que estiverem na Conde da Boa Vista poderão utilizar as linhas citadas, descer na Praça do Derby e embarcar no BRT com destino ao TI Camaragibe também sem pagar outra tarifa. A linha 2402 – Parque Capibaribe/Caxangá também será uma opção para os usuários. Esta linha fará integração temporal, nos dois sentidos, com a Estação Capibaribe, ao lado do TI Caxangá.
A integração temporal é válida para os usuários que possuem o Vale Eletrônico Metropolitano (VEM) Estudante, Trabalhador, Comum e Livre Acesso. Os passageiros terão até duas horas, após ter embarcado, para validar novamente o VEM em outro ônibus sem pagar uma nova passagem.
Para mais informações os usuários dispõem da Central de Atendimento ao Cliente no número 0800.081.0158.
Os passageiros que embarcarem nas linhas alimentadoras do Terminal Integrado de Camaragibe, poderão usar as linhas de BRT e fazer integração temporal com as linhas troncais que atendem as paradas da Conde da Boa Vista. Ou seja, no sentido subúrbio/cidade, o usuário poderá pegar a linha do Via Livre 2480 – Camaragibe (Derby), descer na Estação Derby, e nas paradas convencionais localizadas na Praça do Derby, pegar uma das quatro linhas troncais 2442 – Jardim Primavera (Vale das Pedreiras), 2445 – Tabatinga, 2446 – UR-06 ou 2459 – Loteamento Santos Cosme e Damião com destino a avenida do centro da cidade sem pagar nova passagem.
No sentido cidade/subúrbio, os passageiros que estiverem na Conde da Boa Vista poderão utilizar as linhas citadas, descer na Praça do Derby e embarcar no BRT com destino ao TI Camaragibe também sem pagar outra tarifa. A linha 2402 – Parque Capibaribe/Caxangá também será uma opção para os usuários. Esta linha fará integração temporal, nos dois sentidos, com a Estação Capibaribe, ao lado do TI Caxangá.
A integração temporal é válida para os usuários que possuem o Vale Eletrônico Metropolitano (VEM) Estudante, Trabalhador, Comum e Livre Acesso. Os passageiros terão até duas horas, após ter embarcado, para validar novamente o VEM em outro ônibus sem pagar uma nova passagem.
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BRT Ajustes - BRT VIA LIVRE LESTE/OESTE TEM AJUSTE NA OPERAÇÃO
A partir da próxima segunda-feira (29/09), os usuários do Via Livre Leste/Oeste contarão com um ajuste na operação para agilizar as viagens até o Derby e a Av. Guararapes.
Devido ao aumento da demanda de passageiros do novo modal, serão acrescentados dois BRT a operação. A linha 2450 – Camaragibe (Centro) circulará seis veículos a mais, totalizando 18 BRTs realizando 119 viagens por dia. Já a linha 2480 – Camaragibe /Derby passará a operar com 10 carros, realizando 61 viagens por dia.
Segundo o coordenador de operações do Grande Recife, Mário Sérgio Cornélio, o ajuste beneficiará os dois trechos que o modal percorre: “O menor intervalo no trecho Camaragibe/Derby será de cinco minutos e no trecho Derby/Guararapes será de sete. Com o acompanhamento da operação que estamos realizando, vimos a necessidade do aumento da frota e da redução do intervalo”, explicou.
A expectativa é atender cerca de 36 mil passageiros por dia. O modal circula na linha de domingo a domingo das 4h às 22h.
Os usuários podem realizar embarque e desembarque em dez estações de BRT do corredor Leste/Oeste: Capibaribe, BR-101, Caiara, Parque do Cordeiro, Forte do Arraial, Getúlio Vargas, Zumbi, Abolição, Derby e Guararapes.
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Devido ao aumento da demanda de passageiros do novo modal, serão acrescentados dois BRT a operação. A linha 2450 – Camaragibe (Centro) circulará seis veículos a mais, totalizando 18 BRTs realizando 119 viagens por dia. Já a linha 2480 – Camaragibe /Derby passará a operar com 10 carros, realizando 61 viagens por dia.
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Inauguração e Integração - TI Largo da Paz terá seu inicio neste sábado com a integração da linha 870 - Xambá/Afogados.
Têm inicio neste sábado a integração da linha TI Xambá / Afogados através do terminal integrado Largo da Paz
Os usuários do transporte público da Região Metropolitana do Recife ganham, a partir deste sábado (27/09), mais um equipamento do Sistema Estrutural Integrado. O TI Largo da Paz, localizada na AV. Sul, ao lado da estação de metrô, inicia sua operação com a expectativa de atender 3.000 mil pessoas por dia.
O terminal, inicialmente, irá operar com duas linhas de ônibus já existentes e uma linha de metrô. A linha 115 – TI Aeroporto/TI Afogados que passará a atender o TI Largo da Paz e a 870 – TI Xambá / Afogados que mudará o nome para TI Xambá/TI Largo da Paz, que disponibilizará aos usuários do TI Xambá mais uma integração com o metrô, além do TI Joana Bezerra. Ao todo, serão 229 viagens realizadas a partir de 22 ônibus que irão operar com a tarifa de R$2,15 (Anel A) e terão intervalos, nos dias úteis, de cerca de seis minutos.
Os usuários irão dispor de uma plataforma de embarque e desembarque, rampas de acesso, piso tátil (que facilita a orientação de pessoas com deficiência visual e visibilidade reduzida), e mecanismos antiderrapantes, para evitar quedas e escorregões e acesso ao metrô através de escada rolante e elevador.
O TI, que conta com uma área construída de 686 m² e área de plataforma de 462 m², beneficiará a população do Largo da Paz, que terão ligação direta com o município de Olinda através do TI Xambá. As comunidades da Região Oeste também terão mais uma ligação com toda a Região Metropolitana através das linhas interterminais e do Terminal Integrado de Joana Bezerra. Cerca de 15 bairros de Recife e Olinda serão beneficiados entre eles, Largo da Paz, Afogados, Imbiribeira, Aguazinha; Nova Olinda; Águas Compridas; Alto da Bondade; Santa Casa; Alto Nova Olinda; Córrego do Abacaxi; Caixa D’água; Alto da Conquista; Alto do Cajueiro; Alto do Sol Nascente e Alto da Sucupira.
Com a inauguração deste terminal, operam no SEI um total de 20 TIs. Com isso, mais usuários terão direito a utilizar o sistema pagando apenas uma passagem para se locomover na RMR, por sentido.
Para informações complementares sobre a operação das linhas, os usuários podem entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente (0800.0810158) ou acessar o site: www.granderecife.pe.gov.br.
quinta-feira, 25 de setembro de 2014
Descaso - TCE constata lentidão das obras dos corredores de BRT Norte-Sul e Leste-Oeste
Não é novidade e confirma o que a população sabe há muito tempo. Um grupo técnico do Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE), incluindo a conselheira da instituição, Teresa Duere, fez uma visita na sexta-feira (19/9) às obras dos corredores exclusivos de BRT (Bus Rapid Transit) Leste-Oeste e Norte-Sul e constatou que o sistema ainda funciona de forma precária.
A visita teve como objetivo acompanhar o que efetivamente está funcionado entre as obras de mobilidade e avaliar a qualidade dos serviços prestados à população. Teresa Duere estava acompanhada de uma equipe do Núcleo de Engenharia do Tribunal, os engenheiros Gustavo Pimentel, Ayrton Alcoforado, Fábio Rodrigues, Rogério Carvalheiras, Caio Barbosa e Carnot Nogueira.
A primeira parada da equipe foi no município de Igarassu para conferir as obras do Terminal Integrado, a reforma da antiga estação de ônibus e a requalificação das vias de trânsito. De lá, a comitiva seguiu para o Terminal Integrado de Abreu e Lima, onde conheceu as instalações da sala de monitoramento de parte do sistema. No Terminal Integrado da PE15, a conselheira embarcou num ônibus para testar o funcionamento de um BRT. A ideia foi avaliar a eficiência do sistema, a qualidade dos veículos e o tempo do trajeto.
“Conversamos com vários usuários e constatamos que o projeto considerado referência em transporte coletivo – pelo conforto, eficiência e comodidade – ainda funciona de maneira muito precária. Os passageiros reconhecem o conforto do transporte, mas criticam a eficiência do sistema”, ressaltou a conselheira. A equipe levou mais de uma hora e trinta minutos no trajeto da PE15 à estação da Avenida Guararapes devido às retenções da Avenida Cruz Cabugá.
“O grande atraso do tempo ocorre porque as faixas exclusivas para os BRT’s ainda não foram liberadas. Eles estão dividindo as vias com os ônibus convencionais, com os veículos de passeio e utilitários, perdendo, temporariamente, o conceito de serviços de linhas expressas”, pontuou o engenheiro Rogério Carvalheiras.
Na estação da Avenida Guararapes os técnicos do TCE seguiram para conhecer o Túnel da Abolição, na Madalena, Zona Oeste do Recife, e depararam-se com outras insatisfações. “Os usuários questionaram o acesso às estações, como por exemplo, a entrada e a saída dos passageiros que ficam no mesmo espaço, ocasionando tumulto no horário de pico e dificultando o acesso dos idosos e pessoas com mobilidade reduzida”, acrescentou o engenheiro Fábio Rodrigues.
Desde a publicação do edital de licitação das obras do BRT, o TCE já realizou 15 auditorias de acompanhamento. Os investimentos dos corredores Leste-Oeste e Norte-Sul, cujas obras estão sendo executadas pelos consórcios Mendes Junior Trading/Servix e EMSA/ATERPA-M.MARTINS, já totalizam mais de R$ 344 milhões.
Postado por Roberta Soares
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