sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Transportes - Terminal Joana Bezerra é entregue à população 13 anos após ser projetado


Pelo TI, passam 50 mil passageiros diariamente. Governo promete iniciar a operação em novembro


Da editoria de Cidades

 / Foto: Guga Matos/JC Imagem

Foto: Guga Matos/JC Imagem

Dez anos de promessas, dois anos de obras e pelo menos um ano de atraso na entrega. Foram necessários 13 anos para que o novo Terminal Integrado Joana Bezerra, localizado na área central da capital, seja entregue à população. Terceiro maior do sistema de transporte por ônibus da Região Metropolitana do Recife, por onde passam 50 mil pessoas diariamente, o TI está em obras desde setembro de 2012. Agora, o governo do Estado promete finalizá-lo no fim do mês, iniciando a operação em novembro.

Quem passa pelo canteiro de obras percebe que, de fato, o TI está bem mais perto de virar realidade. A unidade foi projetada para ser a maior em operação do Sistema Estrutural Integrado (SEI), com cinco mil metros quadrados de área construída e capacidade para atender 67 mil pessoas por dia. Tinha previsão de receber três linhas de BRT (Bus Rapid Transit) do eixo Agamenon Magalhães do Corredor Norte-Sul. Mas isso não acontecerá, segundo a Secretaria Estadual das Cidades, porque o projeto da Agamenon não saiu do papel.
AFOGADOS

Está em operação desde o fim de setembro o Terminal Integrado Largo da Paz, que faz parte do SEI e fica localizado na Avenida Sul, ao lado da estação do metrô, com expectativa de atender três mil passageiros por dia. O terminal é pequeno e, pelo menos inicialmente, está operando apenas com duas linhas de ônibus já existentes, além da integração com a Linha Sul do metrô. São elas: a 115 (TI Aeroporto/TI Afogados), que passa pela nova unidade, e a 870 (TI Xambá/Afogados), que mudará o nome para TI Xambá/TI Largo da Paz.

quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Mudança - Em preparação pra assinatura da licitação do Recife,empresas fazem trocas de linhas é só o começo.


Zona Sul do Recife com mudanças de operadoras nas linhas do Ibura‏



Usuários de algumas linhas de ônibus do Ibura, zona sul da cidade vão sofrer alteração de operadoras, isto porque faz parte de uma mudança continuada em relação a licitação ocorrida este ano na qual a cidade foi dividida em lotes, e está mudança ocorrerá nos lotes 3 e 4 onde atuam as empresas Metropolitana e Vera Cruz.
Os dois primeiros lotes já estão em operação, inclusive com linhas BRT's.

O lote 1, que corresponde ao corredor Norte/Sul, entre Igarassu e Recife com 33,2 km de extensão e 33 estações de embarque e desembarque, já está nas mãos do consórcio Conorte, formado pelas empresas de ônibus: Itamaracá, Cidade Alta e Rodotur.

Já o lote 2 referente ao corredor Leste/Oeste, entre Camaragibe e Recife com 12 km de extensão nestá sendo operado pela empresa Rodoviária Metropolitana.

Os outros cinco lotes devem foram licitados em uma segunda etapa, sendo eles o corredor da José Rufino e Abdias de Carvalho; Mascarenhas de Moraes; Rosa e Silva, Rui Barbosa e Avenida Norte; Beberibe e Presidente Kennedy; Domingos Ferreira e BR-101 Cabo/Ipojuca. Segundo o governo, o custo estimado para a prestação de serviço nos sete lotes é de R$ 15 bilhões, sendo que os dois primeiros têm uma previsão de R$ 4,5 bilhões ao ano. 

Neste caso agora está sendo implantado as alterações nos lotes 3 e 4, o que diz respeito ao corredor da José Rufino e Abdias de Carvalho e Mascarenhas de Moraes.

Confira algumas linhas que terão suas operadoras mudadas a partir deste sábado.

102*Ibura Santa Luzia (Vera Cruz para Metropolita)
106*Parque da Aeronáutica  (Vera Cruz para Metropolita)
128*UR-03/Barro  (Vera Cruz para Metropolita)
136*UR-05 (Metropolitana para Vera Cruz)
135*UR-10  (Metropolitana para Vera Cruz)
134*Lagoa Encantada   (Metropolitana para Vera Cruz)

Os horários e itinerários permanecem os mesmos.

Fonte: Blog Meu Transporte

Metrô continua com problemas nesta manhã de quarta dia 15/10/14.

Ver imagem em site externoCom problemas de fornecimento de energia,as 5 (cinco) estações entre elas: Alto do Céu , Rodoviária, Cosme Damião e Camaragibe esta com suas atividades suspensas e segundo o Metrorec os trabalhos foi concluído as 5 horas da manhã e aos poucos se restabelecerá a sua normalidade.Mas o que se vê são ,estações e trens lotados e até as 8:00 da manhã as estações continuavam fechadas. E o rumores de que mais fios foram roubados em outro trecho oposto da via onde o Metrorec estava.

Foto: Problema hoje pela manhã na linha centro do Metrô foi ocasionado por baixa pressão no sistema de ar do trem, que por motivo de segurança trava o freio automaticamente, imobilizando-o. Segundo informações do Centro de Controle Operacional da #CBTU #METROREC, usuários em outras estações desceram a via dificultando o restabelecimento do sistema. 

Neste momento o Metrô funciona normalmente.

#SINDMETRO

terça-feira, 14 de outubro de 2014

Metrô quebrado - Problema no metrô do Recife deixa cinco estações fechadas no ramal Camaragibe.

O trem quebrou na Estação Alto do Céu / Foto: Alexandre Lopes/ Especial para o NE10
 Foto: Alexandre Lopes/ Especial para o NE10

Um problema na alimentação da rede elétrica do metrô do Recife deixa cinco estações fechadas, no ramal que atende Camaragibe, no Grande Recife, na tarde desta terça-feira (14). Cerca de 40 mil pessoas passam pelo metrô todos os dias, neste horário.
De acordo com informações do assessor de comunicação do Metrorec, Salvino Gomes, as estações Alto do Céu, Curado, Rodoviária, Cosme Damião e Camaragibe estão fechadas desde as 14h40, devido a problemas na rede. Os trens que atendem o ramal Camaragibe estão seguindo até a Estação Coqueiral. A linha Jaboatão está operando normalmente. Algumas pessoas passaram mal devido ao calor dentro do trem. Somente depois de 20 minutos que as portas foram abertas. Não havia uma informação oficial do que estava acontecendo e os passageiros aguardaram dentro dos trens até que um funcionário do metrô auxiliou com uma escada.
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Metrô quebrado

Algumas pessoas começaram a passar mal nos trens
Crédito: Alexandre Lopes / Especial para o NE10

Metrô quebrado

Passageiros esperavam dentro dos trens
Crédito: Alexandre Lopes / Especial para o NE10

Metrô quebrado

Um funcionário do metrô auxiliou os passageiros com uma escada
Crédito: Alexandre Lopes / Especial para o NE10

Metrô quebrado

As pessoas começaram a sair cerca de 20 minutos após o metrô parar
Crédito: Alexandre Lopes / Especial para o NE10

Metrô quebrado

No terminal de ônibus de Cavaleiro, muitos passageiros tentavam embarcar
Crédito: Alexandre Lopes / Especial para o NE10
Ainda de acordo com Salvino, foi solicitado ao Grande Recife Consórcio de Transportes o reforço de ônibus para atender ao usuários de metrô. Não há previsão para regularização da situação. Técnicos do Metrorec estão no local.
O Grande Recife reforçou quatro linhas: 2469 - Camaragibe / CDU  esticou o itinerário até o TI Barro, 2450 - BRT Camaragibe / Centro, 346 - TIP / Conde da Boa Vista e 2410 - Parque Capibaribe / TI TIP.
Ver imagem em site externo

Mudanças -BRT gera reclamações na linha 2.450 que roda agora só como BRT

Extinção da linha convencional Camaragibe/ Conde da Boa Vista gera reclamações

Percurso passou a ser feito somente por veículos do BRT, que não param na avenida

 Tiago André Santos, da Folha de PernambucoA+
Arquivo Folha
Passageiros reclamam que há poucas estações
O primeiro dia após o fim da linha convencional Camaragibe/Conde da Boa Vista, que passou a operar apenas com ônibus do sistema Bus Rapid Transit (BRT) foi marcado pelas críticas e falta de informação por parte dos usuários. No Terminal Integrado (TI) de passageiros de Camaragibe, de onde saem as duas linhas do corredor Leste-Oeste em direção ao Centro do Recife, a manhã foi de reclamações de parte das pessoas, principalmente aquelas que utilizaram a linha antiga para descer na avenida Conde da Boa Vista.
No sistema do BRT, os passageiros só podem embarcar e desembarcar nas estações fechadas. Até o momento, porém, as plataformas improvisadas da Boa Vista não estão prontas. Com isso os usuários só podem descer na estação da Praça do Derby ou na Avenida Guararapes, em frente ao prédio dos Correios. A solução encontrada para essa questão foi a integração temporal, quando é dada a opção ao passageiro pegar outra linha acessar o Centro, sem precisar pagar uma segunda passagem, porém falta informação entre quem precisa.
"Não sabia que existia essa opção. Pegava o Camaragibe/Conde da Boa Vista, mas agora é preciso descer do Derby e andar muito", disse a autônoma Luciane Liberato. Segundo a Secretaria das Cidades do Governo do Estado, as estações da Conde da Boa Vista só ficarão prontas no final de novembro.

segunda-feira, 13 de outubro de 2014

Roubo - Metrô do Recife volta a quebrar por roubo de fios,entre a estação Werneck e Barro e isso já prejudica as demais estações.

Foto enviada pelo whatsapp grátis por usuários agora.
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mais informações daqui a pouco.




fotos arquivo do blog.

Segundo usuários eles estão esperando e os intervalos vem aumentando, e a cada momento que se passa a quantidade de pessoas ,só aumenta nas estações.Isso já se reflete nas demais estações.
fotos arquivo do blog.

sexta-feira, 10 de outubro de 2014

LINHA 2450 – CAMARAGIBE (CENTRO) PASSA A OPERAR EXCLUSIVAMENTE COM BRT VIA LIVRE


A partir dessa segunda-feira (13/10) a linha 2450 – Camaragibe (Centro) passará a circular exclusivamente com veículos BRT. A ação é mais um passo para a implantação total do Corredor Leste/Oeste, com previsão até o final do ano. Devido à mudança, a linha 2480 – Camaragibe/Derby terá acréscimo de cinco veículo na operação e passa a circular com 15 BRTs, realizando 97 viagens e com intervalo de sete minutos no horário de pico. A linha 2450 continua operando com 18 veículos e realizando 119 viagens por dia, com o mesmo intervalo de sete minutos.

As linhas do Via Livre têm origem no Terminal Integrado de Camaragibe e seguem para a Praça do Derby e para a Av. Guararapes, no centro, atendendo todas as dez estações em funcionamento do corredor, sendo elas: Capibaribe, BR-101, Caiara, Parque do Cordeiro, Forte do Arraial, Getúlio Vargas, Zumbi, Abolição, Derby e Guararapes. 

Com a novidade, os usuários moradores do município de Camaragibe, com destino ao centro do Recife, continuam com as opções de deslocamento por integração temporal ou pelas linhas que seguem direto para o Centro do Recife, sendo elas: 2459 – Loteamento Santos Cosme e Damião, 2442 – Jardim Primavera (Vale das Pedreiras), 2445 - Tabatinga e 2446 – UR-07. 

Para a integração temporal, o usuário dispõe das seguintes linhas: 2402 – Parque Capibaribe/Caxangá, 2460 – TI Camaragibe (Príncipe) e 2469 – TI Camaragibe/CDU que realizam integração temporal com as linhas 2459 – Loteamento Santos Cosme e Damião, 2442 – Jardim Primavera (Vale das Pedreiras), 2445 - Tabatinga e 2446 – UR-07 e com todas as estações de BRT do Leste/Oeste. A operação funciona tanto no sentido subúrbio/cidade quanto cidade/subúrbio. Ou seja, o usuário que quiser utilizar o BRT pode pegar uma das linhas citadas acima, descer na Caxangá e embarcar em qualquer uma das estações de BRT do corredor e seguir nas linhas 2450 – Camaragibe (Centro) e 2480 – Camaragibe/Derby. 

A integração temporal é válida para os usuários que possuem o Vale Eletrônico Metropolitano (VEM) Estudante, Trabalhador, Comum e Livre Acesso. Os passageiros terão até duas horas, após ter embarcado em suas linhas de origem, para validar novamente o VEM em outro ônibus sem pagar uma nova passagem. 

Para mais informações, os usuários dispõem da Central de Atendimento ao Cliente no número 0800.081.0158.

MOBILIDADE - Radial Sul ligará orla de Boa Viagem ao Ibura


Projeto viário já está pronto e a prefeitura diz que os recursos já estão garantidos. Entretanto, reconhece que é uma obra de execução lenta e complicada


Do JC Online

A Avenida Antônio Falcão será requalificada e ganhará faixa exclusiva de ônibus, novas calçadas e ciclovia / Edmar Melo/JC Imagem

A Avenida Antônio Falcão será requalificada e ganhará faixa exclusiva de ônibus, novas calçadas e ciclovia

Edmar Melo/JC Imagem

O projeto viário ainda está no papel e poderá levar anos para virar realidade. Mas, vingando, será uma boa alternativa para interligar os bairros da Zona Sul recifense, não só para quem usa carro de passeio, mas também para passageiros do transporte coletivo, ciclistas e pedestres. A chamada Radial Sul, assim batizada pela Prefeitura do Recife, tem como proposta a requalificação de vias já existentes – e problemáticas – para transformá-las em um corredor viário de seis quilômetros de extensão, entre a Avenida Boa Viagem e a BR-101 Sul, na altura do bairro do Ibura. Uma via com faixas exclusivas de ônibus, ciclofaixa bidirecional, calçadas amplas e acessíveis, fiação embutida e nova iluminação.

INFOGRÁFICO

Projetos da Radial Sul e das perimetrais
No total, a Radial Sul será composta por 14 vias que se espalham por quatro bairros da região. De acordo com o projeto, o corredor começa e termina em Boa Viagem, cortando também os bairros da Imbiribeira, Ipsep e Ibura. Tem início na Avenida Antônio Falcão, seguindo pela Avenida General Mac Arthur (Imbiribeira), Ruas Itacari, Itanagé e São Nicolau (Ipsep), até as Avenidas Dom Hélder Câmara e Dois Rios (Ibura). No sentido contrário, faz percurso paralelo, pelos mesmos bairros, começando nas Avenidas Dois Rios e Dom Hélder Câmara e seguindo pelas Ruas Pintor Antônio de Albuquerque, Itanagé, Potengy, Pampulha (Ipsep), Joaquim Bandeira (Imbiribeira), Avenida Antônio Torres Galvão e Rua Félix de Brito.
A proposta da prefeitura é transformar completamente essas vias, dotando-as de acessibilidade, arborização e iluminação moderna. “Quatro dos seis quilômetros do corredor serão formados pelo binário das Avenidas Antônio Falcão/General Mac Arthur e Antônio Torres Galvão/Félix de Brito. Onde houver espaço na via, implantaremos faixas exclusivas para os ônibus e ciclofaixas bidirecionais. Onde não for possível, haverá sempre uma faixa para o transporte coletivo e as rotas cicláveis terão continuidade por ruas menores. Vamos melhorar as calçadas e a arborização, além de construir um duto para enterrar a fiação aérea”, explica a diretora de Projetos da Empresa de Urbanização do Recife (URB), Norah Neves.

GALERIA DE IMAGENS

Visão aérea do binário das Ruas Antônio Falcão e Félix de Brito, em Boa Viagem
Legenda
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O JC fez o percurso da futura Radial Sul e identificou inúmeros problemas que terão que ser resolvidos pelo município. Os principais estão nas Avenidas Dois Rios e Dom Hélder Câmara, entre o Ipsep e o Ibura. A primeira tem graves deficiências de drenagem, alagando em dias de chuva. Também sofre com a ocupação desordenada das vias de rolamento e das calçadas. O segundo corredor, embora melhor conservado, tem trechos desnivelados que atrapalham a circulação dos veículos. “Estamos cientes de que será uma obra trabalhosa”, reconheceu Norah Neves.
A Radial Sul está no mesmo pacote dos corredores da Segunda e Terceira Perimetrais, mais extensos e também com propostas de requalificação da malha viária existente. São quase R$ 800 milhões previstos no PAC da Mobilidade, verba já garantida, segundo a prefeitura. Os corredores estão na fase de projeto e devem ser licitados no início de 2015.

Colisão de ônibus - atinge mais três carros e deixa feridos na Domingos Ferreira Um dos coletivos atravessou a avenida. Quatro pessoas foram socorridas,Motorista infarta e morre em Boa Viagem hoje pela manhã.

Um acidente complicou o trânsito na manhã desta sexta-feira (10) na avenida Domingos Ferreira. Uma colisão entre dois ônibus acabou envolvendo outros três veículos e uma motocicleta e deixou vários feridos. Quatro pessoas foram socorridas, sendo três homens e uma mulher. Dois homens e uma mulher foram socorridos para a UPA da Imbiribeira, e um homem foi levado pelo Samu para o Hospital da Restauração. A Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) está no local para organizar o tráfego, uma vez que a cena não foi desmontada à espera do Instituto de Criminalística (IC). Duas faixas da pista da esquerda da via estão ocupadas.
De acordo com testemunhas, por volta das 05h20, o motorista de um ônibus da Borborema, Edson Ramos de Andrade, 51 anos, sofreu um infarto e perdeu o controle do veículo, se chocando com a traseira de outro. Ele foi socorrido para o hospital da Restauração. Após a colisão que ocorreu em frente ao supermercado Bompreço, o ônibus atravessou a avenida e atingiu outros três carros que estavam estacionados no Conjunto Pernambucano, do outro lado da via. A batida com o ônibus não foi mais forte, porque o outro motorista, José Edmilson dos Santos, 44 anos, percebeu a chegada do coletivo e iniciou a saída do seu veículo.

Acidente em Afogados - Na rua 21 de abril foi palco de um acidente trágico com 3 mortos.

Três pessoas morrem em grave acidente de carro no bairro de Afogados, Zona Oeste

Além dos mortos, uma mulher ficou ferida e foi socorrida para a Restauração

 Geraldo Lélis e Júlia Montenegro, do FolhaPE















Atualizada às 8h25
O motorista de um Celta, de cor preta, colidiu, na manhã desta sexta-feira (10), por volta das 6h30, com uma árvore na rua 21 de Abril, no bairro de Afogados, na Zona Oeste do Recife. No acidente, três pessoas morreram - dois homens e uma mulher - e uma outra mulher ficou ferida e foi encaminhada ao Hospital da Restauração, no bairro do Derby, na área Central do Recife. Segundo a assessoria de imprensa da unidade de saúde, a mulher ainda não foi identificada e o estado de saúde é considerado grave.
Peritos do Instituto de Criminalística estão no local. Dentro do veículo, foram encontradas latas de cerveja. Testemunhas informaram que as quatro vítimas moravam no bairro de Jardim São Paulo, também na Zona Oeste, e passaram a noite bebendo em um bar próximo ao local. Ainda de acordo com testemunhas, o motorista do veículo, que é dono de um box de peixes no Mercado de Afogados e foi identificado, apenas, como Charles, dirigia em alta velocidade.
As duas mulheres que estavam no carro eram funcionárias do motorista. O outro homem era namorado de uma das mulheres. Dois corpos ainda estão presos às ferragens. O Corpo de Bombeiros está no local e vai precisar serrar a lataria do carro para retirar duas vítimas fatais. O Instituto Médico Legal (IML) já chegou no local para fazer o transporte dos corpos.

Acidente Grave - BR101 enfrente ao hospital das clinicas do Recife.




Um motociclista ficou gravemente ferido, na manhã desta sexta-feira, após a colisão com um caminhão. O acidente aconteceu na BR-101, em frente ao Hospital das Clínicas (HC), na Cidade Universitária, no Recife. O helicóptero da Polícia Rodoviária Federal (PRF) foi acionado para socorrer a vítima.

Foto: WhatsApp/Cortesia.

Greve - encerrada e metroviários vão aguardar as medidas pela CBTU em 90 dias.


Metroviários encerram greve e voltam ao trabalho já nesta sexta

Publicação: 09/10/2014 22:22 Atualização: 09/10/2014 22:30
A greve dos metroviários  chegou ao fim após três dias de paralisação. A categoria parou os trens para pedir mais segurança e deixou cerca de 400 mil usuários sem opção de transporte ferroviário. A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), que até então não havia se pronunciado, concordou com a elaboração de um estudo para a implantação de um plano de segurança para o funcionamento do metrô. Em assembleia, na noite desta quinta-feira (09), os funcionários decidiram aguardar o estudo e voltar ao trabalho já nesta sexta (10).

O levantamento deverá ser apresentado em até 90 dias e terá a participação do Sindicato dos Metroviários e da CBTU/PE. A proposta foi construída na sede da CBTU no Rio de Janeiro e contou a presença do presidente do Sindicato dos Metroviários, Diogo Morais e do superintendente da CBTU/PE, Bartolomeu Carvalho. Em assembleia realizada na noite de ontem, os metroviários decidiram voltar ao trabalho nesta sexta-feira.

O acordo foi uma alternativa depois do impasse criado na audiência de conciliação, ocorrida na última quarta-feira, junto ao Tribunal Regional do Trabalho (TRT) que terminou sem consenso entre as parte. Na ocasião, a proposta era para que os metroviários voltassem ao trabalho nos horários de pico e mais a redução no valor da multa de R$ 800 mil para R$ 50 mil, mas foi rejeitada. Com o fim do impasse, o sindicato terá agora que negociar a suspensão ou redução no valor da multa aplicada pelo TRT.



quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Reforma infinita - TI Afogados muda mas uma vez , e o povo sofre com lentidão e entulhos.


LINHAS DO TI AFOGADOS TÊM MUDANÇA DE ITINERÁRIO

Os usuários que utilizam o Terminal Integrado de Afogados devem ficar atentos as mudanças de itinerários de algumas linhas. A partir desta quinta-feira (09/10) serão realizadas obras de pavimentação na área interna do TI e com isso, o fluxo de ônibus será alterado. 

As linhas 115 – TI Aeroporto/TI Afogados e 914 – PE-15/Afogados passarão a ser seguir no sentido Estrada dos Remédios/Rua Nicolau Pereira. 

Confira abaixo as mudanças provisórias no trajeto das linhas: 

115 – TI AEROPORTO / TI AFOGADOS

Sentido: TI AEROPORTO / TI AFOGADOS

Alteração de itinerário:… Ponte Motocolombó, Avenida Sul, TI Largo da Paz, Avenida Sul, Rua Leônidas Cravo Gama, Rua da Paz, Largo da Paz, Estrada dos Remédios, TI Afogados.

Sentido: TI AFOGADOS / TI AEROPORTO

Alteração de itinerário: TI Afogados, Rua Nicolau Pereira, Rua Dr. Adelino, Rua Cosme Viana, Rua 21 de Abril, Estrada dos Remédios, Largo da Paz, Rua Motocolombó, Ponte Motocolombó......
 

914 – PE-15 / AFOGADOS

Sentido: TI PE-15 / TI AFOGADOS

Alteração de itinerário:…Rua Cosme Viana, Rua 21 de Abril, TI Afogados

Sentido: TI AFOGADOS / TI PE-15

Alteração de itinerário: TI Afogados, Rua Nicolau Pereira, Estrada dos Remédios…

Para mais informações os usuários devem entrar em contato com a Central de Atendimento de qualidade ao Cliente no número 0800.081.0158. 

quarta-feira, 8 de outubro de 2014

Segurança e Mobilidade - Greve mantida com 100% de trens parados.




Após assembleia na Estação Central do Recife, os funcionários do metrô decidiram manter a greve em 100% do sistema. Na ocasião, a direção do Sindicato dos Metroviários apresentou a proposta da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) de que 30% da operação fosse retomada, o que não foi aceito pela categoria. Com menos opções de deslocamento, cerca de 400 mil passageiros terão que enfrentar ônibus e terminais integrados ainda mais lotados nesta quinta-feira (9), terceiro dia da paralisação.
A greve poderia ter chegado ao fim à tarde, durante uma reunião entre as partes na sede do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-PE). Como não houve consenso, foi discutido o cumprimento da ordem judicial que previa a operação dos trens nos horários de pico, ou seja, das 5h às 9h e das 17h às 21h, de segunda a sexta, e das 5h às 13h, aos sábados. Na ocasião, a entidade que representa os trabalhadores sugeriu redução nessa carga horária, se comprometendo a levar para avaliação da classe. Se fosse aceita, a proposta também incluiria o perdão da dívida de R$ 800 mil pelos dois dias de paralisação e a redução da multa, em caso de novos descumprimentos, para R$ 50 mil diários. 
Em greve desde a última terça-feira (7), os metroviários pedem mais segurança. Eles alegam que as estações e os trens do sistema são alvos, constantemente, de assaltos, invasões e atos de vandalismo. Entre as reivindicações, estão um convênio com a Polícia Militar, a contratação de mais vigilantes patrimoniais armados e mais segurança nos dias de partidas de futebol nos estádios da Região Metropolitana do Recife.
Nesta quinta-feira, às 14h, o sindicato terá uma reunião com a CBTU no Rio de Janeiro para tratar dos pontos pedidos pela categoria, que não incluiu cláusulas econômicas, como aumento de salário, na pauta de reivindicações. Além disso, uma audiência com o Ministério Público do Trabalho (MPT-PE) ficou acertada para o próximo dia 16.

terça-feira, 7 de outubro de 2014

BRT - A greve dos Metroviários poem a prova a capacidade do sistema e mostra fragilidade e despreparo do GRCT.

Em dia de greve,a população sai de casa e não sabe que horas chega ao seu destino,e como opção hoje boa parte da população teve uma modal de transporte pra usar, foi o BRT Leste Oeste, e por sua vez mostrou-se ineficiente e também mostra que com 52 carros em circulação ,não andou vazio em nenhum momento. Ligando o TI Camaragibe ao Centro do Recife,foi uma ajuda e tanto, mas mostrou que com invasões de faixas e sema faros sem sincronizações,e o cidadão suou dentro dos BRTs cheios e lentos em alguns trechos.A estação Guararapes filas gigantes,validadores de cartões sem funcionar por varias vezes, e dentro da estação aperto e com uma entrada e saída, ai eu queria saber como pode isso acontecer, e que logica isso é correto, Sem policiamento próximo das estações e com ausência do Grande Recife.Veja as fotos abaixo e tirem as sua conclusões,


Interior da estação Guararapes.


Porta de entrada da estação,muito impura e impura e gente entra e saindo ao mesmo tempo.


Entrada da estação Guararapes fila e os validadores como todas as noites, fica fora do ar por horas.

Agora como será este sistema ao inaugurar as 7 linhas de BRTs e com uma frota de 98 carros,acho que a conta não bate,e a demanda desta área esta subestimada pelos dirigentes do GRCT.

Greve do Metrô Recife - Volta para casa não foi fácil no primeiro dia da greve do metroviários no Grande Recife


No TI Barro, passageiros se espremeram para embarcar
fonte:Luiz Filipe Freire, com informações de Rodrigo Passos

No primeiro dia da greve dos metroviários, a volta para casa foi mais tranquila em alguns pontos, mas ainda mais difícil em outros. No terminal integrado (TI) da Joana Bezerra, na área central do Recife, por exemplo, pessoas entrevistadas pela reportagem da Folha de Pernambuco afirmaram que a movimentação estava abaixo do que é registrado normalmente. No TI do Barro, entretanto, relatos deram conta de que a longa espera por ônibus, que já é comum nos dias sem greve, foi ainda mais humilhante para os passageiros.
Através do WhatsApp FolhaPE (81 8187.9290), o internauta Luiz Nogueira enviou imagens de como foi difícil embarcar em um coletivo, no início da noite. Filas gigantes, pessoas entrando nos ônibus sem esperar o desembarque de quem chegava e veículos saindo com as portas abertas por conta da superlotação foram cenas comuns de se ver. O problema começou antes mesmo de chegar ao TI.
“Na BR-101, os ônibus demoraram e não estavam parando. O povo só conseguia pegar um quando ia para o meio da pista e ficava na frente deles. Isso sem falar que eles estavam muito cheios quando vinham”, relatou o internauta, temendo pela segurança no local, que é deserto.
Nas ruas, a reclamação era a mesma. A situação não foi fácil, principalmente em pontos onde a concentração de pessoas, normalmente, costuma ser grande. Na avenida Conde da Boa Vista, na área central da Cidade, algumas linhas demoraram mais que o normal para passar.
O Grande Recife Consórcio de Transporte esclareceu que o reforço nas linhas de ônibus durante a greve não teve o objetivo de suprir a falta do metrô, que transporta cerca de 400 mil pessoas por dia, mas de tentar amenizar a demanda por transporte, principalmente nos TIs. Conforme o órgão, 123 linhas que circulam em áreas alimentadas pelos trens foram diretamente afetadas pela paralisação.
Foram colocados 81 ônibus a mais nas ruas do que em um dia útil normal. Além disso, houve a criação de duas linhas especiais: a TI Jaboatão/TI Barro e a TI Barro/TI Afogados/TI Joana Bezerra. O esquema continuará até o fim da greve, que é por tempo indeterminado.
Iniciada à 0h desta terça, a paralisação dos metroviários tem o objetivo de reivindicar mais segurança nas estações e trens do sistema, que, segundo os trabalhadores, são diariamente afetados por roubos, atos de vandalismo e invasões. De janeiro a setembro deste ano, teriam acontecido cerca de 1,6 mil casos do tipo.
Entre as reivindicações da categoria, estão a contratação de vigilantes patrimoniais armados e a formalização de convênios com a Polícia Militar para a garantia da segurança. A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CTTU), por sua vez, confirma somente quatro assaltos em trens até o início deste mês e 17 furtos ou tentativas de furto, além de três roubos em terminais da Linha Centro e em um da Linha Sul.
Apesar da determinação do Tribunal Regional do Trabalho (TRT-PE) de que os trens circulassem nos horários de pico - sob o risco de multa diária de R$ 800 mil, em caso de descumprimento -, a categoria paralisou 100% do sistema no primeiro dia do movimento. Nesta quarta (8), às 15h, representantes do Sindicato dos Metroviários e da CBTU terão uma reunião na sede do Tribunal para falar das reivindicações.