quinta-feira, 9 de julho de 2015

ESTA NA UTI PEDRIATICA DA RESTAURAÇÃO, ADOLESCENTE QUE SURFAVA EM ÔNIBUS DA EMPRESA CAXANGÁ


Menino estava pendurado fora do ônibus quando o veículo passou por um buraco e ele caiu 
Foto: Herveton Souza/Comuniq



Um menino de 12 anos teve a perna direita esmagada ao cair de um ônibus na Estrada do Passarinho, em Olinda, na Região Metropolitana do Recife, na manhã desta quinta-feira (9).
De acordo com o usuário do Comuniq Herveton Souza, que vive no local onde aconteceu o acidente, a vítima estava "morcegando" - pegando "carona" pendurado do lado de fora do veículo - quando aconteceu o acidente. "O ônibus passou por um buraco, ele escorregou e caiu", contou.
A fiscalização do Grande Recife Consórcio de Transportes afirmou que o motorista chegou a parar o ônibus e advertir o menino sobre o risco de queda. Porém, ele teria insistido.
O garoto é conhecido na comunidade por, em troca de dinheiro, ajudar motoristas a fugirem dos buracos na via quando há alagamentos.
Consciente e reclamando de muita dor, o adolescente foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros e levado para o Hospital da Restauração, no Centro do Recife. O menino sofreu laceração na nádega e na coxa direita e passa por cirurgia, mas ainda não há informações sobre o estado de saúde dele.
O Instituto de Criminalística (IC) esteve no local para fazer a perícia. Depois do procedimento, a empresa Caxangá retirou de lá o ônibus envolvido no acidente.

SEGUNDO CASO - Outro adolescente, de 16 anos, morreu após cair de um ônibus em São Lourenço da Mata, também no Grande Recife, enquanto "surfava" no veículo na noite dessa quarta-feira (8). O jovem chegou a ser socorrido pelo Corpo de Bombeiros e levado para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade, mas não resistiu.

FONTE> JC TRANSITO.

quarta-feira, 8 de julho de 2015

METROVIÁRIOS ACEITAM PROPOSTA DO METROREC E NÃO HAVERÁ GREVE.


Reunidos em assembléia geral na noite dessa terça-feira (07) na estação Recife, os Metroviários de Pernambuco decidiram, por unanimidade, aceitar a proposta dereajuste salarial da CBTU de 8,17 por cento.
O Sindicato lembra que o lema da campanha: avançar sem perder o que já conquistamos, foi alcançado, uma vez que a categoria conseguiu manter todos as conquistas históricas nos últimos dois anos.
Diante da atual conjuntura econômica e política a categoria avaliou que não deveria se submeter ao desgaste de uma greve nesse momento.
O Sindmetro/PE foi o último sindicato do sistema da CBTU a aceitar a proposta no Brasil, e com a decisão de hoje praticamente se encerra o processo de negociações salariais da categoria, ficando afastada, nesse momento, qualquer possibilidade de greve por salários.
A diretoria do Sindmetro/PE parabeniza a todos/as pela conquista e agradece a confiança e o apoio da categoria em todo o processo de negociação.
FONTE:Sindmetro- Pe

terça-feira, 7 de julho de 2015

Descaso Sem fiscais, passageiros do TI Xambá passam apuros para pegar ônibus Quando o coletivo chega, as pessoas se espremem e chegam a brigar, literalmente, pelo espaço


Quem depende do transporte público no Grande Recife enfrenta diariamente diversos problemas, que vão desde a superlotação até a demora dos ônibus. Em Olinda, no Terminal de Xambá, os passageiros precisam lidar ainda com a falta de orientadores de fila. Quando o coletivo chega, os usuários se espremem e chegam a brigar, literalmente, pelo espaço.

A situação ficou assim há cerca de um mês, quando os fiscais e orientadores foram dispensados. Desde então, os passageiros reclamam do empurra, empurra, e dos acidentes no momento do embarque. A demora dos coletivos também é motivo de muitas criticas.

Através de nota, o Grande Recife Consórcio anunciou que está sendo feito um rodízio com os orientadores de filas em todos os terminais integrados da Região Metropolitana. Com isso, os do terminal de Xambá foram remanejados para outros terminais. Não há prazo para que eles retornem ao trabalho no local.

Fonte: TV JORNAL

CORREDOR NORTE/SUL PASSA A OPERAR COM 22 ESTAÇÕES DE BRT


O Corredor Norte/Sul do BRT Via Livre passará a contar com mais duas estações em funcionamento, a partir desta quarta-feira (8). A estação Araripina, localizada na Av. Cruz Cabugá, próxima ao prédio da Contax, e a estação IEP, também situada na Av. Cruz Cabugá, próxima ao Instituto de Educação de Pernambuco (IEP) e a Igreja Assembleia de Deus terão suas operações iniciadas a partir das 4h e seguirão até às 23h40.

Os usuários das linhas do BRT Via Livre 1915 – PE-15 (Dantas Barreto), 1979 – TI Pelópidas (Dantas Barreto), 1976 – TI Pelópidas (PCR) e 1946 – TI Igarassu (PCR) agora contarão com 22 estações de embarque e desembarque ao longo do Corredor Norte/Sul, são elas: José de Alencar, Hospital Central, São Salvador do Mundo, Cidade Tabajará, Jupirá, Aloísio Magalhães, Bultrins, Quartel, Sítio Histórico, Mathias de Albuquerque, Kennedy, Tacaruna, Santa Casa da Misericórdia, Araripina, IEP, Treze de Maio, Riachuelo, Praça da República, Nossa Senhora do Carmo, Maurício de Nassau, Istmo do Recife e Forte do Brum.
Fonte:GrandeRecife site

sábado, 4 de julho de 2015

Enfim, a fiscalização nos corredores de BRS do Recife




Fotos: JC Imagem

Margarette Andreamagadea@gmail.com

A tão esperada fiscalização eletrônica para coibir o uso indevido da Faixa Azul (exclusiva para transporte coletivo) por veículos particulares finalmente está saindo do papel. As primeiras 22 câmeras das 206 licitadas estão sendo implantadas na Avenida Mascarenhas de Morais, na Imbiribeira, Zona Sul do Recife, e metade delas (sentido subúrbio-Centro) começa a multar os infratores na segunda quinzena deste mês. As demais entrarão em funcionamento na sequência.
A avenida foi a escolhida por ser a que registra maior número de reclamações de desrespeito à legislação. “As câmeras vão atuar em pares. Somente os motoristas que forem flagrados por dois equipamentos serão multados, pois isso comprovará que ele estava circulando irregularmente pela faixa exclusiva. Esse processo evita penalizar quem vai acessar vias ou lotes à direita”, explica a presidente da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), Taciana Ferreira.
A implantação da Faixa Azul faz parte de um projeto maior, o Serviço de Ônibus Rápido (BRS, na sigla em inglês), que, além da implantação de cinco corredores exclusivos, inclui recuperação de calçadas, pavimentação, arborização e fiscalização eletrônica. Em novembro de 2014, o Ministério das Cidades assegurou R$ 98,3 milhões para essas obras, mas cada via exige um projeto específico e esse processo ainda está em andamento via Empresa de Urbanização do Recife (URB), conforme explica Taciana Ferreira.

“Diante das reclamações e necessidade de se priorizar o transporte público, o município decidiu sinalizar algumas vias e contratar a fiscalização eletrônica, etapa que será suprimida dos projetos em andamento. Isso não inviabiliza o BRS, faz parte dele”, esclarece. As faixas começaram a ser pintadas em dezembro de 2013, quando se anunciou cronograma para implantação de 50,6 quilômetros até junho de 2014. Hoje, são apenas 21,4 quilômetros.
A ampliação vinha sendo diretamente atrelada à contratação da fiscalização eletrônica, pois foi verificado alto índice de desrespeito às faixas. Mas, mesmo com a licitação das câmaras, esse processo continuará em ritmo lento, por questões orçamentárias, conforme a CTTU. Três câmeras instaladas para teste na Avenida Herculano Bandeira vão entrar em funcionamento logo após as da Mascarenhas de Morais, mas as próximas só devem operar em novembro, inaugurando também um novo corredor, na Avenida Recife. “Neste caso estamos dependendo da recuperação do pavimento da Rua Hélio Brandão”, diz Taciana Ferreira.
As demais não têm prazo para funcionar. Elas serão instaladas nas Avenidas Conselheiro Aguiar (17), Domingos Ferreira (17) e Antônio de Góis (2), em Boa Viagem, Zona Sul; e em conjunto na Rua Cosme Viana, em Afogados, e Real da Torre, na Madalena, Zona Oeste (25 equipamentos). Outros corredores anunciados anteriormente (como as Avenidas Abdias de Carvalho e Beberibe) também estão sem previsão.
Fonte: Blog De Olho no Trânsito - Roberta Soares.

sexta-feira, 3 de julho de 2015

PARALISAÇÃO RELÂMPAGO DE RODOVIÁRIOS , E NESTE MOMENTO ESTA VOLTANDO AO NORMAL, MAS FICA A ATENÇÃO E A DICA PRA O FIM DA TARDE.

Motoristas e cobradores pararam os ônibus por volta das 10h desta sexta-feira (3) para cobrar mais agilidade nas negociações por reajuste salarial da categoria, além de melhores condições para o transporte coletivo na Região Metropolitana do Recife, considerado caótico por eles. Passageiros precisaram seguir a pé e o trânsito ficou complicado. A previsão é que o ato, promovido por uma oposição à presidência do sindicato, dure três horas e afete 10% da frota.

quinta-feira, 2 de julho de 2015

ASSALTO METRÔ - NÃO É NOTICIA REPETIDA ,GENTE VIROU MODA E DESCASO, E NÃO É NOTICIA VELHA .

Passageiros são assaltados em vagão no metrô do Recife
Vagão na Estação Joana Bezerra / Foto: Mariana Campello/ JC Trânsito
Vagão na Estação Joana BezerraFoto: Mariana Campello/ JC Trânsito
Mais um assalto aconteceu no metrô do Recife. Desta vez a ação foi dentro do vagão que faz a Linha Sul, entre as estações Largo da Paz e Joana Bezerra. O assalto aconteceu na tarde desta quinta-feira (2). O último assalto no metrô foi registrado faz apenas dois dias. 
De acordo com o assessor de imprensa do Metrorec Salvino Gomes, dois bandidos roubaram os pertences de alguns passageiros e fugiram pela Estação Largo da Paz. Nenhuma das vítimas quis prestar queixa. Salvino reforça a importância de denunciar o ato para  sejam criadas medidas de segurança. "O registro é importante para pedir verba de segurança e maior apoio das autoridades", afirmou o assessor.

VIOLÊNCIA - Bandidos armados assaltaram três mulheres na estação Werneck, Zona Oeste do Recife, nessa última terça-feira (30). Os rapazes foram encontrados com um arma de fogo calíbre 28 e suas munições, 6 celulares - 3 correspodendo aos das vítimas do assalto -, e uma pequena quantidade de maconha.

FONTE: JC TRANSITO NE10

POLICIA CIVIL EM ESTADO DE GREVE E ATENÇÃO AO RETORNAR PRA CASA OU SAIR PRA TRABALHAR, POIS O TRANSPORTES PUBLICO, É O ALVO PRINCIPAL

ESTA POSSÍVEL GREVE, DEVE ATINGIR EM CHEIO OS TRANSPORTES, RODOVIÁRIOS E METROVIÁRIOS, QUE HOJE VIROU ALVO FÁCIL PELOS BANDIDOS, E O GOVERNADOR PAULO CÂMARA, CALADO ESTA E CALADO FICA DESDE QUE ASSUMIU.

METRÔ GASTA 9 MILHÕES COM LIMPEZA POR ANO.

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Usuários e até servidores do metrô do Recife se queixam do excesso de lixo em estações, trilhos e vagões (Foto Ricardo Labastier)
Lixo, lixo e lixo. É só andar pela cidade – seja em bairros populares ou sofisticados – para se observar o descarte indevido de detritos em ruas, rios, praias, praças. Como mostrou o JC de quarta-feira, a culpa pela seboseira não é só do poder público. Mas sobretudo da população, carente de educação doméstica. Pois agora as reclamações que chegam à coluna vêm do metrô. São enviadas por usuários e até pelos próprios servidores. Eles se queixam da sujeira em escadarias, trilhos, vagões. “Nossa cidade é suja, e somos parte disso. Os trens são limpos a cada viagem, mas no quesito educação, o passageiro ainda tem muito o que aprender”, desabafa um funcionário do Metrô do Recife (Metrorec). “Uso esse meio de transporte, mas acho que a principal fonte da sujeira são os ambulantes”, acusa o economista Henrique Inojosa Cavalcanti. Conta que os “vendedores” não se limitam a oferecer as mercadorias. “Gritam, empurram, transportam sacos enormes e até ameaçam os passageiros”, diz o bancário.
Ele já foi até ameaçado de levar uma facada, só porque exigiu o seu direito livre de ir e vir. “As autoridades não fazem nada, mas é porque não querem”, conclui. O leitor faz comparação. “Qualquer cidade civilizada não possui ambulantes no metrô”. Lembra que na última sexta-feira pegou um trem em Camaragibe, e que estava repleto de camelôs. “Já fui ameaçado por um deles, só porque reclamei dos empurrões”. Ele relata, em e-mail enviado ao JC nas ruas, que os ambulantes fazem uma corrente para avisar sobre uma eventual fiscalização. “Mas nem precisa, porque quando o metrô abre as portas, não se vê fiscal nenhum”. E indaga: “as câmeras existem prá quê”?     A Companhia Brasileira de Transportes Urbanos (CBTU) gasta R$ 9 milhões por ano para recolher lixo em trilhos, trens e estações. Mas não informou a quantidade de detritos recolhidos.  Henrique  reside em Camaragibe e trabalha em uma agência bancária no Recife Antigo.
“Com relação ao metrô, o que acho mais absurdo é a situação dos ambulantes, porque parece uma coisa sem controle. Na estação Joana Bezerra, eles invadiram a área completamente. E quando se olha para os trilhos, o que se vê é um mar de garrafas plásticas de água mineral. Os vigilantes parecem não querer problemas para eles, porque nada fazem, só observam. Os passageiros contribuem, porque compram dos ambulantes e descartam o material no chão, nos trilhos do metrô, em todo lugar. Já vi turistas pasmos com aquela situação selvagem no metrô. Nas estações, vemos escadas rolantes quase sem funcionar, sujeira, superlotação, fiscais que não fazem nada”, relata. Conta que quem reclama dos empurrões pode até se dar mal. Para o passageiro, viajar de metrô é um suplício. “Nunca presenciei assalto em metrô, mas há uns seis meses atrás, peguei um trem por volta das oito da noite, e de repente arremessaram uma pedra do lado de fora que quebrou uma das janelas do vagão onde eu estava. Foi vidro para todo lado. Quando desci, avisei a um segurança da estação de Camaragibe”.
E relata que quem leva empurrão, pode até se dá mal se exigir mais educação dos outros passageiros. “Outra vez, reclamei a um homem que dizia pertencer a entidade que ajudava a drogados, e estava vendendo canetas.Reclamei porque viajava tranquilo e ele passou empurrando passageiros que estavam de pé. Ele começou a me xingar, quando desci na Estação de Camaragibe. Na porta, ele gritou para mim: “Da próxima vez que te encontrar, estarei com uma faca. Quando cheguei em casa, enviei e-mail para o Disk-denúncia”, conta.
FONTE:JC TRANSITO.
REPORTAGEM: LETÍCIA LINS.

quarta-feira, 1 de julho de 2015

ROTINA DE ASSALTOS E AGORA BANG BANG NO TI JOANA.


Assalto termina com suspeito baleado dentro do Terminal Integrado de Joana Bezerra



Três homens foram presos após tentarem assaltar um vigilante do Terminal Integrado de Joana Bezerra, na região central do Recife, por volta das 16h desta quarta-feira. De acordo com a Polícia Militar, o trio abordou o trabalhador no intuito de roubar a arma dele, no entanto, um passageiro do sistema de integração - ainda não identificado - viu a investida e atirou contra os suspeitos. Um dos assaltantes foi atingido, Maurício Morrison Gomes da Silva, de 19 anos.

Policiais da Rocam foram acionadas para a ocorrência. O suspeito baleado está sob custódia no Hospital da Restauração e os outros dois foram encaminhados para a Central de Flagrantes. De acordo com a PM, o baleado estaria portando um revólver calibre 32, que foi apreendido.

Segundo o Grande Recife Consório de Transportes, o assalto, em verdade, seria contra uma mulher que estava fora da integração. Assustada, ela entrou na área dos ônibus e pediu ajuda ao vigilante de apoio. Em seguida, um dos suspeitos entrou em luta corporal com o trabalhador. Ainda de acordo com o Grande Recife, o vigilante não estava armado. O Terminal Integrado abraça dez linhas de ônibus e atende cerca de 40 mil usuários por dia.

FONTE: DIÁRIO PERNAMBUCO

MOBILIDADE - SECRETÁRIOS E MEMBROS DO GOVERNO DISCUTINDO AÇÕES DE DIGNIDADE NO TRANSPORTES, SERÁ QUE ADIANTA ALGO...


O secretário André de Paula recebeu, na tarde desta terça, 30, Pedro Josephi, representante da Frente de Luta pelo Transporte Público de Pernambuco. Juntamente com o presidente do Grande Recife Consórcio de Transporte, Francisco Antonio Toni Papaléo, e com os secretários executivos da Casa Civil e da Secretaria das Cidades, Marcelo Canuto e Ruy Rocha, o secretário ouviu as ponderações da Frente acerca da mobilidade urbana da Região Metropolitana do Recife (RMR) e apresentou algumas das propostas da Secretaria Das Cidades para a melhoria do sistema, entre elas, a ampliação da participação dos usuários do transporte coletivo no Conselho Superior do Transporte Metropolitano (CSTM). Destaque-se que esse será um dos principais temas discutidos na Conferência Metropolitana de Transporte, que já está sendo planejada.
Foto: Raul Buarque/Secid
FONTE: SEC DAS CIDADES


terça-feira, 30 de junho de 2015

Conclusão do BRT Norte-Sul é adiada mais uma vez. Agora, a promessa é agosto




Foto: Sérgio Bernardo/JC Imagem


Com informações do JC Trânsito
Depois do atraso de mais de um ano e de vários adiamentos, o Corredor de BRT (Bus Rapid Transit) Norte-Sul, que liga o  Recife a Igarassu, no Norte da Região Metropolitana, ganha um novo prazo de conclusão: o mês de agosto. As obras deveriam estar sendo finalizadas este mês (julho), mas as chuvas atrasaram o processo. Ao menos essa é a atual justificativa da Secretaria Estadual das Cidades, responsável pelo projeto e execução dos trabalhos. O BRT Norte-Sul, assim, como o BRT Leste-Oeste (corredor que liga o Centro do Recife à Zona Oeste da Região Metropolitana), deveriam ter sido concluídos ainda para a Copa do Mundo de 2014, mas se arrastam desde então. A situação do Leste-Oeste é ainda pior porque os trabalhos estão paralisados desde o fim de 2014 e não têm previsão de retomada desde que a Construtora Mendes Júnior quebrou ao ser envolvida nas denúncias do Petrolão.
Tivemos muitas dificuldades com as chuvas”
Gustavo Gurgel

De acordo com o gerente de obras da Secretaria das Cidades, Gustavo Gurgel, faltam ser concluídas quatro estaçõesno Corredor Norte-Sul. As duas que estão em construção na Avenida Cruz Cabugá, no Centro do Recife, devem ficar prontas ainda este mês. Outra, próximo à Igreja de São Francisco, em Olinda, poderia ser aberta se a passarela que dá acesso a ela estivesse concluída. A última, próximo ao Parque Memorial Arcoverde, só deverá ser entregue em agosto. “Tivemos muitas dificuldades com a chuvas”, justificou Gurgel.
Segundo o gerente, a secretaria terminou as obras das estações Cruz de Rebouças, em Igarassu, e Miguel Arraes, em Paulista. A data do início da operação está sendo definida pelo Grande Recife Consórcio de Transportes. Além delas, há duas estações que sequer começaram a ser erguidas: uma delas próximo ao Centro de Convenções e outra na Avenida Cruz Cabugá, em frente ao Mercado de Santo Amaro. Gurgel explica que ainda faltam ser feitas, inclusive, algumas desapropriações no Centro do Recife para que a construção seja iniciada.
 Fonte: De Olho no Trânsito


O Norte/Sul liga por 33 quilômetros o Recife ao município de Igarassu. Com prazo inicial para o fim de 2013, ainda não chega perto do que era previsto antes dos atrasos por falta de recursos. Das oito linhas previstas, apenas quatro estão funcionando. Dos 88 BRTs adquiridos pelo Consórcio Conorte (formado pelas empresas Itamaracá, Cidade Alta e Rodotur), 30 ainda permanecem nas garagens, sob sol e chuva, à espera de linhas para operá-las. O sistema, que deveria transportar 150 mil passageiros por dia, atende a apenas 45 mil.
 Fonte:De olho no Trânsito

LINHA 060 AGORA SERÁ EXPRESSO,E JÁ ERA SEM TEMPO ISSO ACONTECER, ENGENHARIA DO GRCT SEMPRE ATRASADA NAS SOLUÇÕES.

LINHA 060 – TI TANCREDO NEVES/TI MACAXEIRA TERÁ VIAGENS EXPRESSAS NOS HORÁRIOS DE PICO




A linha 060 – TI Tancredo Neves/TI Macaxeira passará a realizar oito viagens expressas durante o dia, a partir desta quarta-feira (1º). A novidade acontecerá nos horários de pico da manhã e da tarde, sendo quatro viagens em cada período.

Os ônibus realizarão as viagens expressas a partir do TI Macaxeira, ponto de retorno da linha, até a Av. Recife, trafegando pela BR-101. Os usuários devem ficar atentos ao letreiro dos ônibus que irão indicar a viagem expressa ou normal da linha.

Mais informações na Central de Atendimento ao Cliente, no 0800.081.0158. 

segunda-feira, 29 de junho de 2015

ÔNIBUS BRASILEIRO MOVIDO A ÁGUA - HIDROGÊNIO OU PRA OS QUE NÃO SABEM , ÁGUA..

Ônibus brasileiro movido a hidrogênio começa a rodar em São Paulo

Redação do Site Inovação Tecnológica - 08/04/2009
Ônibus brasileiro movido a hidrogênio começa a rodar em São Paulo
Primeiro de uma frota de quatro ônibus a hidrogênio fabricados no Brasil.[Imagem: EMTU]
O primeiro ônibus brasileiro equipado com células a combustível a hidrogênio foi fabricado em Caxias do Sul e começará a rodar na cidade de São Paulo ainda neste mês de Abril.
Ônibus sem poluentes
O hidrogênio é considerado o combustível mais promissor quando se estudam alternativas ao petróleo para uso em transportes. A célula a combustível é um dispositivo que utiliza o hidrogênio para gerar eletricidade. A eletricidade alimenta os motores elétricos do veículo, emitindo apenas água como subproduto - não há poluentes.
O primeiro ônibus movido a célula de combustível a hidrogênio tem 12 metros de comprimento, capacidade para até 63 passageiros (1 motorista / 29 sentados / 32 em pé / 1 cadeirante), ar-condicionado e piso baixo para maior conforto e segurança dos passageiros.
Sistema igual ao da Fórmula 1
A tração elétrica do ônibus é alimentada de forma híbrida, usando tanto a energia de baterias recarregáveis quanto a eletricidade provinda das células a combustível.
Ele possui ainda um sistema regenerativo para recuperação de energia cinética durante as frenagens (KERS), o mesmo sistema utilizado nos carros de Fórmula 1.
A potência total do sistema é de 230 kW e o consumo de hidrogênio deverá ficar em cerca de 15 quilogramas para cada 100 quilômetros rodados. A autonomia do ônibus a hidrogênio é de 300 km.
O combustível para o ônibus - o hidrogênio - será produzido em São Bernardo do Campo, por meio de uma parceria com a Petrobras. O hidrogênio é produzido por eletrolisadores da água, que têm a função de separar as moléculas de oxigênio e hidrogênio, aproveitando este último como combustível.
Vilão
Embora os projetos de veículos movidos a hidrogênio tenham sido alvo de grande interesse no período recente, quando o petróleo superou a barreira dos US$100,00 por vários meses, a queda atual do preço do barril torna economicamente inviáveis todas as alternativas disponíveis para sua substituição em veículos.
Ainda assim, o uso do hidrogênio como combustível é uma alternativa interessante do ponto de vista ambiental e as pesquisas devem continuar para que se possa baratear a tecnologia e chegar a opções mais interessantes também do ponto de vista econômico.
Hidrogênio de fontes sujas
Outro grande problema dos veículos a hidrogênio é a produção do hidrogênio. A eletrólise da água é um processo intensivo em energia, tornando o combustível caro demais e deixando negativo o balanço geral de consumo de energia dessa alternativa de combustível.
Além disso, a maioria do hidrogênio produzido industrialmente hoje no mundo é fabricado a partir do gás natural, um combustível fóssil como o petróleo.
Ônibus brasileiro movido a hidrogênio começa a rodar em São Paulo
Uma das alternativas mais promissoras para resolver esse impasse é a chamada "fotossíntese artificial", por meio da qual os cientistas estão tentando produzir hidrogênio com a utilização da luz solar (veja Célula fotoeletroquímica faz fotossíntese artificial e gera hidrogênio e Hidrogênio produzido por fotossíntese artificial já não depende de metal nobre).
Ônibus nacional movido a hidrogênio
O primeiro ônibus nacional movido a hidrogênio vai trafegar no Corredor Metropolitano ABD (São Mateus - Jabaquara), um ponto ideal para este tipo de experimento devido à alta concentração de emissões.
Além disso, na via exclusiva o veículo pode desenvolver velocidade média superior a 25 km/h, o que favorece atingir rapidamente a quilometragem que permite avaliar seu desempenho de forma mais aproximada. Este trabalho será feito ao longo de 2009 e 2010.
Tecnologia nacional 
O projeto de construções de ônibus a hidrogênio no Brasil é uma iniciativa do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e conta com a parceria da EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos, de São Paulo), a GEF (Global Environment Facility) e da FINEP (Financiadora de Estudos e Projetos).
Este é o primeiro de quatro ônibus a hidrogênio previstos no projeto.
O Brasil é o quarto país no mundo a deter a tecnologia de fabricação de ônibus de transporte de passageiros movido a hidrogênio (os outros são os EUA, Alemanha e China).
Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize o link http://tnh1.ne10.uol.com.br/noticia/brasil/2015/06/28/325990/comecam-a-circular-no-brasil-primeiros-onibus-movidos-a-hidrogenio ou as ferramentas oferecidas na pá

sexta-feira, 26 de junho de 2015

URBANA - PE ANUNCIA MUDANÇAS DE LINHA, PRA ESTE SÁBADO DIA 27/06/15


foto: ilustrativa

A linha 641 - TI Macaxeira/Encruzilhada passará agora a circular aos sábados e domingos. As mudanças começam a vigorar a partir deste sábado (27).

fonte:URBANA PE

quinta-feira, 25 de junho de 2015

GREVE - Rodoviários e metroviários não vão parar nesta sexta

Acordo firmado com o Sindicato dos Rodoviários de Pernambuco junto ao Ministério Público-PE garantido que não haverá paralisação ou protesto até o final das negociações do conflito coletivo da categoria,  / Foto: Guga Matos/JC Imagem

Acordo firmado com o Sindicato dos Rodoviários de Pernambuco junto ao Ministério Público-PE garantido que não haverá paralisação ou protesto até o final das negociações do conflito coletivo da categoria,Foto: Guga Matos/JC Imagens
Ao contrário do que circula nas redes sociais, os rodoviários não vão paralisar suas atividades nesta sexta-feira (26), segundo nota divulgada pelo Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros no Estado de Pernambuco (Urbana-PE). Os metroviários também afirmaram que a paralisação é um boato.
Nota oficial divulgada pelo Sindicato dos Metroviários de Pernambuco
Nota oficial divulgada pelo Sindicato dos Metroviários de PernambucoFoto: divulgação/Sindmetro-PE
A Urbana afirma que os rodoviários não vão parar seus serviços nesta sexta-feira (26) devido a acordo firmado com o Sindicato dos Rodoviários de Pernambuco junto ao Ministério Público-PE de que não haverá paralisação ou protesto até o final das negociações do conflito coletivo da categoria, processo a ser iniciado na próxima semana.
Quanto aos boatos sobre a paralisação dos metroviários que circularam no WhatsApp, o presidente do Sindicato dos Metroviários de Pernambuco (Sindmetro-PE), Diogo Morais, publicou em seu perfil na rede social Facebook que não há convocação alguma para paralisação da categoria nesta sexta: "Quando formos realmente parar, utilizaremos dos meios oficiais de divulgação e da imprensa", afirmou. A categoria também divulgou nota oficial sobre o episódio.
Em abril deste ano, rodoviários, metroviários, dentre outros profissionais de diversas categorias aderiram à parasalição nacional convocada pela CUT contra a aprovação do projeto de lei 4330/04 da terceirização.
fonte: NE10

GREVE GERAL EM PERNAMBUCO 26/06/15 90% DE NÃO SER ADERIDO PELOS PERNAMBUCANOS.

Os Rodoviário deve resolver se para, as atividades nesta noite, já os Metroviários deve funcionar normalmente, já o comercio em geral não vai participar desta vez.
mas noticias nas próximas horas, aqui no blog Grande Recife Mobilidade Pe
texto:Jailson Silva
foto:ilustrativa

GREVE do dia 26/06/15 esta sendo, organizada pelas redes sociais, e espera nesta sexta paralizar os transportes e a cidade do Recife em geral.



Uma greve esta marcada para o dia 26/06/15 das 00:00 desta quinta até as 00:00 da sexta, e a previsão é de parar o Brasil por 24 horas e os seguintes serviços: Ônibus, Metro, Delegacias, Policia Militar, Aeroportos, Portos, Ferrovias, Restaurantes,Hospitais e etc...

Assim eles querem mostras , na mídia o sucesso da greve, e mostrar que o povo manda no Brasil.

O sucesso desta greve só amanhã saberemos e teremos a realidade desta paralisação.
O sindicato dos Metroviários já se colocou seus esclarecimentos.


O blog Grande Recife Mobilidade estará, amanhã teremos mais noticias, ou ainda hoje, não saia de casa sem acessar nosso blog.

texto: Jailson Silva
foto ilustrativa.

terça-feira, 23 de junho de 2015

Mobilidade - Linha 518 faz o maior sucesso mas passageiros querem percurso maior para justificar tarifa

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Linha nova, a 518 – Apipucos-RioMar – está fazendo sucesso entre passageiros, mas eles querem percurso maior para justificar tarifa de R$ 4,60.
Está fazendo o maior sucesso a nova linha de ônibus (518), com percurso entre Zonas Norte e Sul, a Apipucos-RioMar. A nova linha começou a circular no último dia 6 de junho, e já ganhou a simpatia dos usuários que, no entanto, exigem que o caminho seja prolongado até Piedade, em Jaboatão dos Guararapes. Atualmente o fim da linha é no Pina. O coletivo sai de do Parque da Macaxeira, passa por Casa Forte, Jaqueira, Graças, Derby, Pina, onde retorna para o ponto de origem.
São sete veículos, que fazem 48 viagens diárias, de segunda a sábado, entre 6h30m e 20h. O valor da tarifa é R$4,60. O opcional tem ar condicionado, é novo e confortável, e aceita os VEMs do trabalhador e o comum. O problema é que os usuários acham que, pelo preço da tarifa, a linha deveria ser estendida.
“Como pode essa nova linha Apipucos-RioMar ter tarifa de R$4,60, a mesma do de Candeias opccional, quando tem apenas a metade do percurso?”, indaga o passageiro Edilson Santos. “A linha 518 vem agradando muito, mas necessita de ajustes, como a retirada de cortinas, que facilitam a vida dos bandidos. Também acho que o ônibus deveria percorrer toda a Zona Sul, indo até o Shopping Guararapes, em Piedade, Jaboatão”, afirma o leitor Izaldo Correia. “É preciso mais divulgação”, apela.
Quem quiser conferir, o roteiro é o seguinte, segundo o Grande  Recife Consórcio de Transportes:
Parque da Macaxeira/Shopping RioMar: Rua Cel. João Batista do Rêgo Barros (Terminal), Ponte sobre o Açude de Apipucos, Rua de Apipucos, Av. 17 de Agosto, Av. Parnamirim, Av. Rui Barbosa, Praça do Entroncamento, Av. Gov. Agamenon Magalhães (pista local), Av. Gov. Agamenon Magalhães, Ponte Papa João Paulo II (José de Barros Lima), Viaduto Capitão Temudo, Ponte Governador Paulo Guerra, Alça de acesso ao RioMar Shopping, Via interna do Shopping RioMar com ponto de retorno na parada 010350.
E no retorno:
RioMar Shopping/Parque da Macaxeira: Via de contorno do RioMar Shopping, Rua Amador Bueno, Rua Dr. Dirceu Velloso Toscano de Brito, Rua Manuel de Brito, Túnel sob a Rua Herculano Bandeira, Av. Eng. Antônio de Góes (pista da esquerda), Ponte Gov. Agamenon Magalhães, Viaduto Capitão Temudo, Rua Juiz César Barreto, acesso à Ponte José de Barros Lima, Ponte José de Barros Lima, Av. Gov. Agamenon Magalhães (1º acesso a via local), Praça do Parque Amorim, Rua Dr. Bandeira Filho, Av. Conselheiro Rosa e Silva, Estrada do Arraial, Rua Des. Góis Cavalcante, Av. 17 de Agosto, Rua de Apipucos, Ponte sobre o Açude de Apipucos, Rua Cel. João Batista do Rego Barros, Parque da Macaxeira.

fonte: JC nas ruas caderno Cidades.

* Na matéria informa que os veículos são novos e na realidade não são. Ônibus reformados e pintados na nova cor da licitação de transportes do Recife.
Jailson Silva.


segunda-feira, 22 de junho de 2015

SISTEMA DE TRANSPORTE - O SEI E SEUS TERMINAIS QUE SE CLASSIFICA-SE COMO A CASA DO TERROR OU OS INFERNOS SEM FIM.

O transporte de passageiros de Recife, passou por mas, uma capitulo do caos dos Transportes de massa.Com a trágica morte do estudante, Harlynton dos Santos, de 20 anos, que caiu do coletivo quando tentava embarcar na linha Tancredo Neves/ Imip, no Cais de Santa Rita. Teve o terrível destino de Camila Mirele Pires, 18anos que 40 dias antes, deste episodio, viajava próximo à porta do coletivo da linha 207- Barro Macaxeira BR 101 e foi lançada para fora do ônibus da empresa EME-Metropolitana de transportes com sede em jardim Uchôa em Recife.




Camila Mirele e Harlyson dos Santos.


greve ônibus em recife (Foto: globonews)

O que se ver, é uma vergonha pois pessoas morrendo e o Governo do Estado nada faz, e sempre a população espremidos feita sardinhas, no calor pois estamos no nordeste e mesmo com ar ligado a minima no inverno é 29 graus. Apenas 43 carros com ar-condicionado, isso significa nem 3% da frota que hoje é de 3 mil veículos.
Terminais mau construídos, a exemplo do TI Barro onde pela manha e a tarde a posição da construção do terminal ficou nos dois horários, na posição do sol escaldante e no dia de chuva tanto de frente ou de por trás você se molha e sem falar que a noite o terminal fica as escuras por motivo de curto circuitos se a administração ascender todas as luzes.Assim é um dos exemplos de dinheiro mau aplicado nestes terminais do SEI, e a falta de manutenção dos mesmos e se fosse relatar, as dificuldades de cada TI, teríamos que escrever uma cartilha de mau, feitorias e má administração do Governo de Pernambuco.As eleições vem ai, e eu reintegro a seguinte nota a população, vamos retirar do poder, estes políticos que não fazem nada.E a luta por um transporte de qualidade e dias de tranquilidade e de menos acidente, preservando a vida das pessoas e dando uma qualidade de vida.

Agora, se os filhos do Governador pega-se ônibus e seus familiares e também dos executivos e diretores do grande Recife consorcio, a qualidade seria outra, mas todos andam de carro com motorista ou tem seu próprio carro.

TI Santa Luzia esta pronto a meses, e o povo fica na chuva e sol e os seguranças não deixa as pessoas entrar quando chove, e a área esta virando ponto de venda de drogas.
TI Abreu que também esta pronto e nada de entregar a população, TI Joana poderia liberar, já esta 90% e sua liberação era possível e aos poucos finalizava a parte do Brt, e hoje como esta aquele terminal é que esta impraticável seu uso.

E por ai várias outras obras paralisadas e sem previsão.

Reportagem: Jaílson Silva
fotos: Facebook.