segunda-feira, 31 de agosto de 2015

MORRE - suspeitos de fazer assaltos dentro do metro do Recife na estaxao largo da paz foi baleado por policial civil.


Policial atirou nos assaltantes na Estação Largo da Paz
Foto: Rádio Jornal


Do JC Trânsito com informações da Rádio Jornal
Dois rapazes suspeitos de arrastão na Estação Largo da Paz, sentido Cajueiro Seco, Linha Sul do Metrô do Recife, foram mortos por policial militar no meio da tarde desta segunda-feira (31). Eles estariam assaltando os passageiros junto com mais um adolescente. A informação inicial era de que apenas um deles tinha sido morto.

Via ComuniQ/ Otoniel Cosmo
De acordo com o 12º Batalhão, o terceiro rapaz foi ferido. Menor de idade, ele foi apreendido e encaminhado para o Departamento de Polícia da Criança e do Adolescente (DPCA). Foi achado com o trio uma arma calibre 38.
Segundo a polícia, um deles tentou atirar contra o PM, mas a arma falhou. Quando o segundo rapaz foi pegar a arma para atirar no agente, o policial reagiu e o matou.
De acordo com a Perita do IML Vanja Coelho, os dois corpos ainda não foram identificados. Cada um recebeu dois tiros disparados pelo policial civil que estava no vagão e flagrou a ação. A perita não informou nem a idade aparente dos assaltantes que morreram e os locais das perfurações. 
No momento da ação, um quarto homem que vendia pipoca no local estava correndo nos trilhos fugindo da revista. Quando os seguranças foram verificar a sacola, encontraram uma faca e mais uma touca que cobre o rosto (conhecida como Ninja) - geralmente utilizada para assaltos. A polícia anunciou a prisão do pipoqueiros, mas a sua participação no crime foi descartada pela polícia.
Os passageiros entraram em pânico e uma mulher passou mal. As câmeras vão verificar se esse é o mesmo grupo que vem praticando assaltos nas últimas semanas.
Fonte: JC TRÂNSITO 
Fotos: enviadas do whatsapp










domingo, 30 de agosto de 2015

FAIXA AZUL - valendo ja nesta segunda a quarta faixa resurge das cinzas,e multas valendo com fiscalização com guardas da Cttu e amarelinhos.

Quarta Faixa Azul do Recife pretende aumentar velocidade dos ônibus em até 20%.


A Faixa Azul da Real da Torre, a quarta implantada no Recife, entra em operação a partir da próxima segunda–feira com o desafio de aumentar em até 20% a velocidade das dez linhas de ônibus que cortam os bairros da Torre e da Madalena, na Zona Oeste, e transportam 52 mil passageiros por dia. A faixa exclusiva, entretanto, tem uma extensão pequena – 1,5 quilômetro –, mas terá um impacto positivo porque irá compor um “corredor” com a faixa azul da Rua Cosme Viana, em Afogados, a primeira implantada na cidade. Com o novo equipamento, o Recife passa a ter 23 quilômetros de corredores prioritários ao transporte público.“Quando implantamos a Faixa Azul da Cosme Viana, que é uma via larga, sabíamos que o grande gargalo das linhas que circulam no local era na Rua Real da Torre. Por isso agora estamos implantado essa nova faixa. Será ela que irá aumentar a velocidade dos coletivos e provocar um impacto positivo no tempo de viagem dessas linhas. Ainda não temos como saber de quanto será porque a linhas percorre outras vias, mas ele acontecerá”, explicou a presidente da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU), Taciana Ferreira.


Fonte: blog de olho no Trânsito
Com Roberta Soares
Imagens:Sergio Bernardo JC imagens

sexta-feira, 28 de agosto de 2015

USUÁRIOS DA LINHA 060 – TI TANCREDO NEVES/TI MACAXEIRA TERÃO MAIS OPÇÕES DE DESLOCAMENTO


Os usuários de ônibus que utilizam a linha 060 – TI Tancredo Neves/T. Macaxeira terão, a partir da próxima segunda-feira (31), mais opções de deslocamento pela Região Metropolitana pagando apenas uma passagem. 

É que a 060 passará a fazer integração temporal com outras 17 linhas do Sistema de Transporte Público de Passageiros. Ou seja, os usuários que utilizam o Vale Eletrônico Metropolitano (VEM) terão até duas horas para embarcar na 060, desembarcar e entrar em uma das 17 linhas, sem pagar uma nova passagem.

Confira abaixo as linhas que passarão a fazer integração temporal com a 060 - TI Tancredo Neves/TI Macaxeira: 

110 – Ibura/Ipsep
123 – Três Carneiros Baixo/TI Tancredo Neves
124 – Vila do Sesi/TI Tancredo Neves
125 – Córrego da Gameleira/TI Tancredo Neves
126 – UR-03/ TI Tancredo Neves
132 – UR-02 (Ibura)/TI Tancredo Neves
133 – Três Carneiros/TI Tancredo Neves
134 – Lago Encantada/TI Tancredo Neves
135 – UR-10/TI Tancredo Neves
136 – UR-05/TI Tancredo Neves
137 – UR-11/TI Tancredo Neves
138 – Zumbi do Pacheco/TI Tancredo Neves
141 – Jardim Monte Verde/TI Tancredo Neves
142 – Alto Dois Carneiros/TI Tancredo Neves
143 – UR-06/ TI Tancredo Neves
144 – UR-04/TI Tancredo Neves
190 – UR-11/Ipsep
Fonte: site Grct
Fotos retirada da web.

Avaliação » Apesar dos problemas, BRT é aprovado pelos passageiros Um ano depois de implantação, usuários ressaltam padrão superior do modal, que ainda tem obras atrasadas em seus corredores


Pouco mais de um ano depois de começar a operar na Região Metropolitana do Recife, o BRT (Bus Rapid Transit) é bem avaliado pela maior parte dos 86 mil passageiros atendidos, segundo pesquisa da Urbana-PE. Mas esses usuários representam apenas 4,3% dos dois milhões de pessoas que se locomovem no sistema de transporte público da RMR e são só 25% dos 335 mil previstos para o modal, quando os corredores Leste/Oeste e Norte/Sul estiverem totalmente concluídos. Neste início do segundo ano de operações do BRT, o Diario foi às ruas ouvir os passageiros, que aprovam a operação, mas cobram a conclusão das obras. 

O grau de satisfação dos usuários do BRT tem nome: o conforto das estações e dos ônibus. Pelo menos para eles, não há o que reclamar. Também não há parâmetro com nenhum outro sistema que opere na Região Metropolitana do Recife. O BRT é o principal sistema de transporte público atual, só falta ainda garantir seu sobrenome: Rapidez. A expectativa é que ao fim das obras, os corredores disponham de faixas exclusivas para os ônibus. 

Os comentários elogiosos, porém, quase sempre são acompanhados de sugestões para que melhorias sejam implementadas no sistema. Respeito de outros condutores ao corredor exclusivo de ônibus, aumento no número de veículos para diminuir a quantidade de passageiros nos coletivos e mais opções de linhas nos corredores Norte/Sul e Leste/Oeste são os pedidos dos usuários.

Mesmo operando sem todos os terminais e com estações ainda por concluir, uma pesquisa de satisfação com usuários do corredor Leste/Oeste, que liga Camaragibe ao Centro do Recife, mostrou que 76% dos passageiros estão satisfeitos com o BRT. A climatização dos veículos foi apontada como o principal motivo da aprovação. 

Assentos confortáveis, limpeza e segurança foram outras razões mencionadas. O estudo, encomendado pelo Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros de Pernambuco (Urbana-PE), foi realizado em dezembro de 2014. Dos 600 entrevistados, 10% afirmaram estar insatisfeitos com o sistema. 

O coordenador da Regional Nordeste da Associação Nacional de Transporte Público (ANTP), César Cavalcanti, avaliou que os usuários elogiam o BRT, porque o comparam com os convencionais. “O nosso BRT ainda não merece esse título, pois faltam algumas características importantes do modelo, como a total priorização de circulação dos ônibus. No entanto, o usuário elogia as estações e os veículos, pois são muito melhores que os tradicionais”, pontuou.

"É a parte mais agradável da viagem. Tem ar-condicionado"

A empregada doméstica Mozelita Oliveira, 47 anos, percorre 20 km diariamente entre Bultrins, em Olinda, - onde mora - e Boa Viagem, Zona Sul do Recife - onde trabalha. Mais da metade do percurso é feita num ônibus do sistema BRT. “É a parte mais agradável da viagem. Tem ar-condicionado”, diz. “Queria eu que tivesse BRT até Boa Viagem”, completa.

Para chegar ao local de trabalho, Mozelita pega um coletivo da linha TI PE-15 (Dantas Barreto) na estação Quartel do corredor Norte/Sul. Segue até a Avenida Dantas Barreto. São 12 km diários num veículo do Via Livre. De lá, escolhe entre um ônibus da linha Aeroporto ou Jardim Piedade. “Preferia só usar esses ônibus, mesmo que tivesse que trocar de veículo.
Fonte,: DP com Ana Maria Nascimento

quinta-feira, 27 de agosto de 2015

Há décadas, mesmos sobrenomes comandam o transporte urbano na RMR Mesmo com a licitação dos ônibus, nomes como o da família Chaves e Schwambach não perdem a influência

O Governo do Estado finalmente promoveu em 2014 a licitação dos ônibus. O resultado porém não trouxe surpresas. Empresas que controlam há décadas o gerenciamento do transporte urbano na Região Metropolitana do Recife (RMR) foram as vencedoras. Por trás delas, está o peso de sobrenomes como o das família Chaves e Schwambach, que juntas chegam a comandar quase 50% da frota, com a nova licitação, e há anos mantém intacta a influência sobre o transporte urbano na RMR. 
Na primeira etapa, os vencedores da licitação foram o Consórcio Conorte, para operar o BRT Norte/Sul, e a MobiBrasil, responsável pelo Leste/Oeste. A primeira é formada pelas empresas Transportadora Itamaracá, de Alfredo José Bezerra Leite, Cidade Alta e Rodotur, as duas gerenciadas pelos Filizzola.
A família Chaves está à frente da MobiBrasil, antiga Rodoviária Metropolitana, que comprou a CRT outrora finada CTU-Recife. Na presidência estão justamente Andrea Chaves e Niege Chaves, filhas do deputado federal José Chaves (PTB).
A família ainda emplacou dois lotes da segunda etapa da licitação. Integrada no Consórcio Tejipió, a empresa do sobrinho do parlamentar, Paulo Chaves Junior, chamada Metropolitana, ficou com a operação do lote 3. Através da Rodoviária Caxangá, também do empresário Paulo Chaves, a família também ganhou o lote 6. Os dois lotes somam uma frota de 796 veículos, o que significa 42% do total dessa segunda etapa (lotes 3,4,5,6,7).
Os Schwambach são vencedores dos lotes 3, com a família Chaves, e 7, com o Consórcio Litoral Sul. Esse último, dividido com a Empresa São Judas Tadeu, atualmente comandada pelo presidente do Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros de Pernambuco (SETRANS-PE), Fernando Bandeira, é responsável por 54 linhas e uma frota de 431 veículos. 
Aliás, Bandeira ainda está à frente das empresas Pedrosa e Transcol, que ao lado da Transportadora Globo formaram o Consórcio Capibaribe, vencedora do lote 5. Esse opera 43 linhas e uma frota de 352 veículos. O vereador do Recife, decano da Casa José Mariano, Carlos Gueiros (PTB), é o proprietário da Transportadora Globo.
O lote 4, responsável pela operação de 313 veículos, está nas mãos da Expresso Vera Cruz, dos empresários Francisco e Eduardo Tude de Melo. Com a licitação, caíram fora a São Paulo LTDA, que faliu, e a Rodolinda Transportes e Turismo. 

Fonte: JC caderno Política 
Com Carolina Albuquerque.



quarta-feira, 26 de agosto de 2015

SEGURANÇA ? - Mais um assalto na Linha Sul do metrô

As imagens das câmeras de videomonitoramento do metrô já foram solicitadas e deverão auxiliar na identificação dos suspeitos



Mais um assalto foi registrado na Linha Sul do metrô, na tarde desta quarta-feira. De acordo com a Companhia Brasileira de Trens Urbanos, os suspeitos abordaram os passageiros entre as estações Joana Bezerra e Largo da Paz. Eles estariam armados e levaram celulares e dinheiro dos passageiros. Apenas três usuários registraram a queixa oficialmente, mas há suspeita de que muitos outros tenham sido alvos do arrastão. O crime aconteceu por volta de 13h30.

Segundo a CBTU, até mesmo a Polícia Civil foi acionada para tentar minimizar os crimes no modal. "A gente acredita que é o mesmo grupo criminoso. Eles aproveitam esse horário do almoço, quando o metrô não está tão lotado, cometem os assaltos e fogem na próxima estação", detalhou o assessor de imprensa da CBTU, Salvino Gomes.

As imagens das câmeras de videomonitoramento do metrô já foram solicitadas e deverão auxiliar na identificação dos suspeitos.

terça-feira, 25 de agosto de 2015

MANIFESTAÇÃO Moradores do Ibura queimam ônibus em novo protesto na BR-101

Um ônibus foi queimado em novo protesto na BR-101, na manhã desta terça-feira (25). Essa foi a terceira manifestação realizada por moradores do bairro do Ibura, na Zona Sul do Recife.
O trânsito foi bloqueado no sentido Recife/Jaboatão da rodovia por volta das 10h15. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), os manifestantes pararam o ônibus, atearam fogo e saíram. O Corpo de Bombeiros apagou as chamas quase duas horas depois e a rodovia foi liberada. Ninguém ficou ferido.
Mesmo após o fim do protesto, o trânsito continuou muito complicado na rodovia:


Fonte: JC TRÂNSITO

Via Metropolitana Norte anda a passos lentos Trecho de 6,1 km entre Olinda e Paulista está envolto em pendenga jurídica

Obras foram retomadas há pouco mais de uma semana
Guga Matos/JC Imagem
Anunciada em 2013 como a solução para o moroso tráfego entre os municípios de Olinda e Paulista, no Grande Recife, a Via Metropolitana Norte chega ao segundo semestre de 2015 como uma obra em ritmo lento e envolta numa pendenga jurídica que pode atrasar ainda mais sua conclusão. De um lado, o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) cobra estudos de impacto ambiental para que o serviço prossiga. Alega que haverá mudanças drásticas, tanto ambientais como sociais, para a população no entorno dos 6,1 quilômetros da via, entre o Terminal da PE-15, em Olinda, e as imediações da Ponte do Janga, já em Paulista. Do outro, o governo do Estado afirma ter urgência para concluir os trabalhos, uma vez que um dos maiores gargalos do trânsito ao norte da Região Metropolitana do Recife pode ser aliviado com o novo acesso.
A pedido da promotora de Meio Ambiente de Olinda, Belize Câmara, a 1ª Vara da Fazenda Pública do município concedeu, no último dia 25 de junho, liminar suspendendo as obras até que o Estudo de Impacto Ambiental (EIA-Rima) fosse feito. O governo do Estado, através da Companhia Estadual de Habitação e Obras (Cehab) e da Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), recorreu ao Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) e conseguiu cassar a liminar, alegando ter realizado estudo simplificado, suficiente para a execução das obras. De acordo com a Cehab, os trabalhos no Rio Fragoso, hoje resumido a um estreito canal, recomeçaram dia 3. Três dias depois a reportagem esteve no local. Não havia trabalhadores nem máquinas onde deveria ser um canteiro de obras.
  •  - Foto: Guga Matos/JC Imagem
    - Foto: Guga Matos/JC Imagem
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    - Foto: Guga Matos/JC Imagem
  •  - Foto: Guga Matos/JC Imagem
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    - Foto: Guga Matos/JC Imagem
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A Via Metropolitana Norte prevê duas pistas de 10,5 metros cada, com três faixas de rolamento em cada uma, além de uma ciclovia. Paralelamente, estão sendo feitos drenagem e alargamento do Rio Fragoso. Uma das queixas dos moradores dos bairros de Fragoso e Jardim Atlântico, ambos em Olinda, é a derrubada da vegetação. “Não existe qualquer preocupação com o meio ambiente. O pessoal chega, destrói árvores e joga todas no rio. Isso fez com que nas últimas chuvas houvesse um festival de alagamentos na área”, diz o comerciante Wellington Amorim, que mora na Rua Pedro Álvares Cabral, em Fragoso, um dos trechos onde as obras deveriam estar acontecendo. Segundo ele, foram derrubados pés de jaca e de cajá, raros na região. O cenário hoje às margens do curso-d’água é de blocos de concreto abandonados e máquinas paradas.
Muitas famílias também reclamam do baixo valor oferecido a título de indenização pelas moradias. “O governo avaliou minha casa em R$ 28 mil e eu sabia que esse não era o preço. Resisti, coloquei um advogado e eles concordaram em pagar R$ 42 mil. O problema é que nem todo mundo aqui pode fazer isso”, explica o comerciante Manuel Severino da Silva.
A promotora Belize Câmara explica que o Ministério Público de Pernambuco não é contra a realização da obra. “Apenas discordamos da forma como ela está sendo conduzida, sem qualquer diretriz sobre os impactos ao meio ambiente e à própria comunidade”, diz. Segundo ela, os serviços preveem o alargamento do rio, a desapropriação de dois mil imóveis, remoção de mil árvores e de uma parte do mangue. “O mínimo que o Estado deve fazer é apresentar um estudo que norteie a execução da obra. A lei obriga que após a conclusão do estudo seja realizada audiência pública com a população, para que ela possa dar sugestões ao projeto”, completa. Belize afirma que já contestou a decisão do Tribunal de Justiça em cassar a liminar determinando a suspensão das obras e realização do estudo de impacto ambiental, e aguarda o julgamento da questão.
Segundo a Companhia Estadual de Habitação (Cehab), os serviços estão divididos entre o alargamento do rio e a construção da Via Metropolitana propriamente dita. As obras no curso-d’água foram retomadas segunda-feira. A segunda etapa aguarda assinatura de ordem de serviço para início das obras, mas ainda não há previsão. No total, cerca de 2.000 desapropriações estão previstas, sendo 700 na área do rio e 1.300 na segunda etapa. Até agora, 543 famílias já foram indenizadas e deixaram suas casas. De acordo com a Cehab, o valor da desapropriação é estipulado com base no estado, tempo e tamanho da unidade habitacional.

domingo, 23 de agosto de 2015

Vagão do metrô é apedrejado por torcidas organizadas em Jaboatão

Uma briga entre integrantes de duas torcidas organizadas deixou duas janelas do metrô quebradas na Estação Montes Guararapes, em Jaboatão, Região Metropolitana do Recife (RMR), na manhã deste domingo (23).



De acordo com informações do Metrorec, será aberto um inquérito contra os vândalos na delegacia, que devem ser reconhecidos através das imagens do circuito interno de segurança, na manhã desta segunda-feira (24).

Fonte:Né 10
Foto: web cortesia.

quarta-feira, 19 de agosto de 2015

MOBILIDADE - ORIENTADORES DE FILA DE TODOS OS TERMINAIS DO SEI, ACABA DE DECRETAR PARALISAÇÃO E A EMPRESA LIBER E ADELIM PENSA EM ROMPER CONTRATO COM O GRANDE RECIFE.



Sem orientadores, as filas nos terminais vai virar terra sem ordem, e o rompimento do contrato mostra a falta de pagamento, entre o Governo e os terceirizados.



Esta parado também, farmácia do Estado, os serviços de limpeza dos hospitais, terminais de ônibus , orientadores de filas,e muitos outros serviços feitos pelos terceirizados.O protesto segue pelas ruas do Recife em direção a Prefeitura e depois seguirá até o Palácio dos Campos das Princesas.


fotos: capitadas da web.
fonte: Jornal da club - PE no AR


terça-feira, 18 de agosto de 2015

Faixa Azul até dia 31/08/15 na Real da Torre , o transito e o transporte publico agradece.

A Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) anunciou, nesta segunda-feira (17), a data para a implantação da quarta faixa azul da capital pernambucana. Segundo o órgão, o corredor exclusivo de ônibus da Rua Real da Torre, na Zona Oeste, estará funcionando no dia 31 deste mês, uma segunda-feira.

A faixa será interligada à da Rua Cosme Viana, em Afogados, também na Zona Oeste, e deverá ter aproximadamente dois quilômetros de extensão. A sinalização deverá ser instalada no fim do mês.

Como já ocorre nos outros corredores, apenas ônibus deverão circular pela faixa azul de segunda a sexta-feira, das 6h às 22h. Mesmo não havendo fiscalização eletrônica inicialmente, se os condutores forem flagrados por agentes de trânsito trafegando pela faixa, poderão ser multados em R$ 191,54.

Os corredores fazem parte do projeto de BRS (Bus Rapid Service) do Recife, que tem, ao todo, 21,4 quilômetros de faixas exclusivas para ônibus. O objetivo é incentivar o uso do transporte coletivo através da redução do tempo das viagens dos passageiros, medida defendida por especialistas em mobilidade.

ZONA SUL - Equipamentos instalados nas avenidas Mascarenhas de Moraes e Herculano Bandeira, na Zona Sul do Recife, passaram a registrar a placa de condutores que trafegam pelas faixas azuis nesta segunda-feira (17). Assim, a fiscalização será mais efetiva. Já há equipamentos licitados para as outras faixas.

Fonte: NE 10
retirado do Blog Meu Transporte 
com Clayton Leal

Ônibus elétrico da chinesa BYD chega a São Paulo Após Campinas, São Paulo é a segunda cidade brasileira onde a empresa começa a testar seus veículos



Em parceria com a SPTrans, a BYD inicia a primeira fase de testes do ônibus elétrico em São Paulo, que opera o transporte público de passageiros na cidade. O modelo K11, um articulado de 18,9 metros de comprimento de piso baixo e movido a bateria, foi desenvolvido para atender os mercados de BRT dos Estados Unidos e da América Latina. Possui autonomia de 260 km/h e acomoda até 120 passageiros.
Os testes serão acompanhados por uma empresa de auditoria credenciada pela SPTrans durante todos o trajeto da simulação de operação em rotas pré-estabelecidas pela SPTrans.
Uma segunda fase de testes já está prevista para começar em novembro deste ano. Em setembro, está prevista a visita de técnicos da SPTrans na fábrica para vistoria do veículo, uma nova versão do K11 desenvolvida especialmente para o mercado brasileiro.
São Paulo é a segunda cidade onde a BYD começa a testar seus veículos. Em julho, 10 ônibus elétricoscomeçaram a rodar em linhas regulares de Campinas,onde a empresa de origem chinesa a construção de um complexo industrial para abrigar uma fábrica de chassis de ônibus elétricos, um centro de pesquisa e desenvolvimento e linhas de montagem de baterias recarregáveis e de painéis solares fotovoltaicos. 
Em maio deste ano, a companhia previu inaugurar a primeira fase da fábrica em julho. No entanto, há uma nova previsão que aponta a abertura das portas da nova unidade para outubro desse ano.
Fonte: Automotive Business

ADIADO Corredor Norte-Sul fica para dezembro


Foto: Sérgio Bernardo/JC Imagem

Fonte
Do JC Trânsito
Previsto para estar em pleno funcionamento na Copa do Mundo, o Corredor Norte-Sul só deverá ser concluído um ano e meio após a competição, em dezembro deste ano. É o que anuncia a Secretaria das Cidades, responsável pela obra viária. Após vários atrasos nos últimos anos, o órgão já havia prometido terminá-la em junho, mas não cumpriu o prazo e programou a inauguração para este mês. Novamente, o corredor, que vai do Recife até Igarassu, não virou realidade.
Segundo a Secretaria das Cidades, houve dificuldades com relação a materiais e mão de obra. Em julho, a justificativa era a chuva. Para o órgão, esses são obstáculos comuns a empreendimentos. O orçamento previsto inicialmente era de R$ 151 milhões, mas deve acabar custando R$ 180 milhões.
A pasta estima que cerca de 90% do Norte-Sul foram concluídos, com 22 estações e cinco linhas de BRT (Bus Rapid Transit) em funcionamento. Mesmo assim, sem a conclusão do corredor, veículos comprados para atendê-lo se estragam sob sol e chuva nas garagens das empresas. Além disso, não há redução no tempo das viagens, que é o propósito do sistema, já que nem todas as faixas exclusivas estão delimitadas.

Agora, faltam três paradas específicas desse modal. Uma delas é no Complexo de Salgadinho, que está em obras.

As outras são em frente ao Mercado de Santo Amaro e ao Centro de Convenções, mas sequer começaram a ser erguidas. Em junho, o gerente de Mobilidade da secretaria, Gustavo Gurgel, explicou que ainda faltam ser feitas, inclusive, algumas desapropriações no Centro do Recife para que a construção seja iniciada.

Entretanto, esse não é o único problema. Resta ainda fazer a passarela São Francisco, na PE-15, em Olinda. Esse equipamento facilitará o acesso dos passageiros ao BRT na rodovia.

O Terminal Integrado de Abreu e Lima também está em obra. Já com mais de um ano de atraso, o TI foi prometido, no início de 2015, para abril. Ficou para oito meses depois. O terminal tem orçamento de R$ 9,5 milhões e atenderá, quando estiver pronto, 10 linhas de ônibus.
LESTE-OESTE - Se as obras do Norte-Sul estão a passos lentos, no Leste-Oeste, do Recife até Camaragibe, a situação é ainda pior: a construção está parada. Isso aconteceu há mais de um semestre, após problemas com a empreiteira responsável, a Mendes Júnior. Ocontrato não foi renovado e um novo processo licitatório para escolher a empresa que terminará o corredor foi iniciado. O custo, que era de R$ 168 milhões, deverá aumentar. Ainda não há prazo para a retomada da obra.

segunda-feira, 17 de agosto de 2015

A faixa azul agora multa e você ganha 7 pontos na carteira.


No Recife, Fiscalização eletrônica na Faixa Azul começa na segunda-feira
As faixas azuis das avenidas Mascarenhas de Morais e Herculano Bandeira terão finalmente os equipamentos de fiscalização eletrônica. Implantadas desde janeiro de 2014, as faixas eram constantemente desrespeitadas pelos motoristas. A partir de segunda-feira, vinte e cinco equipamentos de fiscalização eletrônica com fotossensores irão flagrar os infratores. E dessa vez, não há prazo para campanhas educativas. A Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) entende que já houve tempo suficiente para o motorista se conscientizar.

fonte: Blog Meu Transporte
com Cleyton Leal.

quinta-feira, 13 de agosto de 2015

BRT DE VERDADE NO RIO DE JANEIRO - QUE RECEBEU 7 SUPER BRT DE 23 METROS.


BRT Rio recebe sete novos ônibus superarticulados
Boa notícia para quem anda de BRT! O sistema vai ser reforçado com sete novos ônibus. Todos são do modelo superarticulado - têm 23 metros de comprimento e capacidade para 200 passageiros cada. Pelas características do veículo, os carros devem circular, preferencialmente, no Transoeste, que atende 200 mil pessoas por dia.
A compra foi feita por três empresas consorciadas, e os veículos vem de Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul. Na escala de capacidade de passageiros, o super articulado fica abaixo apenas do biarticulado, que tem 28 metros de comprimento e transporta 270 pessoas.

FONTE: BRT RIO
RETIRADO DO BLOG MEU TRANSPORTE.

terça-feira, 11 de agosto de 2015

BRT com combustível 100% reutilizado.

Por , em 10 de agosto de 2015.
Veículo de 23 metros de comprimento está sendo movido por Ethabiodiesel que, segundo a fabricante, pode emitir 16 vezes menos materiais particulados que o óleo diesel da atual geração.
Ônibus movido com Ethabiodiesel circula no Corredor Metropolitano ABD. Desempenho vai ser comparado com dos veículos de mesmo modelo.
Ônibus movido com Ethabiodiesel circula no Corredor Metropolitano ABD. Desempenho vai ser comparado com dos veículos de mesmo modelo.

Você já ouviu falar em Ethabiodiesel? É um biocombustível distribuído pela Ethabio que, segundo a fabricante, é 100% renovável e obtido pela transesterificação (reação química) de óleos vegetais com etanol ativo e posterior acréscimo de um aditivo da fabricante.
No ABC Paulista, um ônibus superarticulado de 23 metros de comprimento daMetra, projetado para operar com óleo diesel, está sendo abastecido e operando com este combustível no Corredor Metropolitano ABD, que liga São Mateus, na zona Leste da Capital Paulista, ao Jabaquara, na zona Sul de São Paulo, passando pelas cidades de Santo André, São Bernardo do Campo e Diadema.
De acordo com a produtora do combustível, as emissões de materiais particulados no ar podem ser 16 vezes menores em comparação ao óleo diesel dos atuais padrões, S 10, com 10 partículas de enxofre por milhão. O consumo é igual ao do biodiesel e 5% maior que o diesel convencional.
“Além de ser 100% renovável, o Ethabiodiesel ainda tem outras vantagens em relação ao óleo diesel (não renovável) e ao biodiesel (90% renovável). Enquanto a emissão de particulados dos dois primeiros são de 0,048 e 0,096, respectivamente, a do Ethabiodiesel é de apenas 0,03. O óleo diesel libera no ar 18,68 gramas de óxidos nitrosos (gás poluente) por quilometro por hora e o biodiesel, 10,39. Já o Ethabiodiesel, só 1,33.” – diz a nota.
Combustível emite 16 vezes menos materiais particulados, segundo fabricante.
Combustível emite 16 vezes menos materiais particulados, segundo fabricante.

Segundo a Ethabio, o combustível pode ser usado em motores do ciclo diesel sem nenhuma alteração das características originais dos propulsores. No caso do veículo da Metra, o motor é Mercedes-Benz O 500 UDA.
Ônibus movido com Ethabiodiesel circula no Corredor Metropolitano ABD. Desempenho vai ser comparado com dos veículos de mesmo modelo.
Ônibus movido com Ethabiodiesel circula no Corredor Metropolitano ABD. Desempenho vai ser comparado com dos veículos de mesmo modelo.

A presidente da Metra, Maria Beatriz Setti Braga, disse em nota que a empresa, que opera também trólebus e outros modelos elétricos, busca novas alternativas de transportes menos poluentes.
“ Nossos investimentos vão além da oferta de ônibus confortáveis e com design moderno. Estamos também buscando sempre novas alternativas e tecnologias de última geração para veículos cada vez mais limpos, menos poluentes … A história da Metra é marcada positivamente pela preocupação com o meio ambiente. Seja com a manutenção do Corredor Verde, onde cultivamos mais de 5 mil mudas de Manacás da Serra pelos mais de 30 km do Corredor ABD, com o reuso de água para a lavagem dos nossos ônibus e terminais, o que gera uma economia de mais de 10 milhões de litros de água por ano, e com uma frota de ônibus cada vez mais limpos”, destaca Maria Beatriz.
Ainda na nota, a empresa operadora de ônibus alerta para os prejuízos causados pela poluição, com o aumento do número de mortes em decorrência do problema.
“Uma preocupação que se justifica. De acordo com dados do Instituto Saúde e Sustentabilidade, em 2011, a poluição atmosférica foi responsável pela morte de mais de 2 milhões de pessoas pelo mundo. Em 2012, esse número mais do que triplicou, chegando a 7 milhões de mortes.”
Os testes ainda estão em andamento e os resultados devem ser divulgados após a conclusão e a comparação com o desempenho dos outros veículos de mesmos portes e modelos.

Fonte:OB.

A força do sistema de BRT no mundo



Corredor de BRT no Rio de Janeiro. Foto: Embarq


Da Embarq Brasil
(embarqbrasil.org)
Mês a mês aumenta em todo o mundo o número de corredores dedicados ao Bus Rapid Transit (BRT) e o de passageiros que os percorrem diariamente nesse sistemas ou em outros que tenham prioridade ao ônibus.
Conforme os dados mais recentes do BRTdata.org, atualizado na semana passada, 32,4 milhões de pessoas são beneficiadas todos os dias em 194 cidades por 399 corredores que, juntos, totalizam 5.162 quilômetros de prioridade ao ônibus.
No último mês, três novos corredores foram inaugurados na cidade de Jinan (China). Além disso, também foram traçados os mapas dos corredores de Cambridge, no Reino Unido, e de Haifa,  em Israel.









O BRTdata é fruto da parceria entre quatro organizações globais: Centro de Excelência BRT – Across Latitudes and Cultures (ALC-BRT CoE) e WRI Cidades, em colaboração com a Associação Latino-Americana de Sistemas Integrados e BRT (SIBRT) e a Agência Internacional de Energia (IEA). A plataforma é atualizada mensalmente com dados e informações atuais e confiáveis sobre sistemas BRT e de prioridade ao ônibus em todo o mundo.

Fonte: De Olho no Trânsito
Com Roberta Soares