quinta-feira, 13 de agosto de 2015

BRT DE VERDADE NO RIO DE JANEIRO - QUE RECEBEU 7 SUPER BRT DE 23 METROS.


BRT Rio recebe sete novos ônibus superarticulados
Boa notícia para quem anda de BRT! O sistema vai ser reforçado com sete novos ônibus. Todos são do modelo superarticulado - têm 23 metros de comprimento e capacidade para 200 passageiros cada. Pelas características do veículo, os carros devem circular, preferencialmente, no Transoeste, que atende 200 mil pessoas por dia.
A compra foi feita por três empresas consorciadas, e os veículos vem de Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul. Na escala de capacidade de passageiros, o super articulado fica abaixo apenas do biarticulado, que tem 28 metros de comprimento e transporta 270 pessoas.

FONTE: BRT RIO
RETIRADO DO BLOG MEU TRANSPORTE.

3 comentários:

  1. Quer dizer,mesmo sofrendo sérias críticas,é o BRT que deu certo. já o de Recife foi ridicularizado.mas,como o povo daqui é muito"bairrista",criticou foi o Jaime Lerner que falou apenas a verdade. é um ônibus com Ar Condicionado! para isso aqui andar pra frente vai demorar!

    ResponderExcluir
  2. E quem disse que o Transoeste deu certo???....A cidade de Recife não merece ser ridicularizada pelos prováveis equívocos dos seus administradores na questão da Mobilidade.Saibam pois que o Transoeste do Rio não é e nunca foi a oitava maravilha do mundo,e com apenas 3 anos de operação já está saturado (A Prefeitura já admitiu o erro na escolha do modal e disse que o projeto foi sub-dimensionado em relação a atual demanda) com o piso rolante bastante degradado e a sua velocidade média reduzida,é preciso que se conheça realmente o sistema antes de se creditar elogios ao mesmo.O remédio,ou o erro,é o mesmo utilizado no Transmilénio de Bogotá com a inserção de biarticulados no sistema aumentando mais ainda o grau de congestionamentos nas calhas dos corredores.O BRT de Bogotá,Transmilénio, opera hoje com uma velocidade média de 12,5 km/h,incompatível até para ônibus comuns,o sistema esta estrangulado e já é chamado pelos seus usuários de Transmilento e Transmicheio (Existem vários vídeos com reportagens das TVs de Bogotá sobre o assunto,procurar pelos nomes Transmicheio e Transmilento).A discussão desse tema,Mobilidade em recife não pode e não deve ficar única e exclusivamente presa aos sistemas de BRT como se fosse ele o grande "remédio" para resolver todos os graves e atuais problemas da mobilidade não só em Recife mais como em qualquer outra cidade Brasileira,o BRT não é a solução para tudo.A Mobilidade deve ser vista como uma "piramide" com uma hierarquia de capacidade de atendimento de demanda bem definidos,nessa ordem:Trens,Metrôs,VLTs,Ônibus,Micro-ônibus,vãs,carros motos bicicletas e viagens a pé,todos são importantes,todos sem exceção,porem cada um dentro da sua função e dos seus limites.Por isso é preciso ampliar esse debate além do BRT,sem alimentar a ilusão que o mesmo sera´sempre o principal esteio da mobilidade pois isso é totalmente irreal,e a paixão não pode superar a racionalidade,isso cabe apenas as torcidas de clubes de futebol. É preciso discutir a Mobilidade num contexto mais genérico e democrático, como "cidades para pessoas",questões do uso racional do transporte individual,calçadas para pedestres e a utilização das bicicletas na complementação dos deslocamentos e até como meio de circulação interna nos bairros.O transporte de massa tem uma função importante e fundamental funcionando integrado a outros sistemas com tarifação única por tempo de viagem.Um fórum de discussão para a melhoria,modernização e ampliação do Metrô de Recife,cobrar a manutenção (atualmente descuidada) do VLT do Cabo de Sto.Agostinho já em processo de degradação bem como a ampliação de outra linhas desse modal e estudos para se detectar onde o BRT realmente se enquadraria dentro dos seus limites de atendimento de demanda articulado e complementando outros modais.Se esse debate não for forte e ampliado além da esfera administrativa,com participação da sociedade civil,movimentos populares e sociais,com uma visão para médio e longo prazo para que resultados positivos possa ser em fim obtidos,apenas continuarão a malhar em ferro frio e tudo será absolutamente improdutivo.Peço licença para convida-los a conhecer a nossa Pagina do Movimento "Salvador Sobre Trilhos", mobilidade com sustentabilidade no Facebook.

    ResponderExcluir
  3. Em tempo - A cidade de Recife tem um enorme potencial que não pode ser desprezado,a utilização de sistemas de transportes hidroviário,que pelas suas características essa deveria ser uma vocação natural e não eventual.

    ResponderExcluir