terça-feira, 11 de agosto de 2015

A força do sistema de BRT no mundo



Corredor de BRT no Rio de Janeiro. Foto: Embarq


Da Embarq Brasil
(embarqbrasil.org)
Mês a mês aumenta em todo o mundo o número de corredores dedicados ao Bus Rapid Transit (BRT) e o de passageiros que os percorrem diariamente nesse sistemas ou em outros que tenham prioridade ao ônibus.
Conforme os dados mais recentes do BRTdata.org, atualizado na semana passada, 32,4 milhões de pessoas são beneficiadas todos os dias em 194 cidades por 399 corredores que, juntos, totalizam 5.162 quilômetros de prioridade ao ônibus.
No último mês, três novos corredores foram inaugurados na cidade de Jinan (China). Além disso, também foram traçados os mapas dos corredores de Cambridge, no Reino Unido, e de Haifa,  em Israel.









O BRTdata é fruto da parceria entre quatro organizações globais: Centro de Excelência BRT – Across Latitudes and Cultures (ALC-BRT CoE) e WRI Cidades, em colaboração com a Associação Latino-Americana de Sistemas Integrados e BRT (SIBRT) e a Agência Internacional de Energia (IEA). A plataforma é atualizada mensalmente com dados e informações atuais e confiáveis sobre sistemas BRT e de prioridade ao ônibus em todo o mundo.

Fonte: De Olho no Trânsito
Com Roberta Soares 

Um comentário:

  1. Ai vem o Sr. Jaime Lener precursor desse sistema nos idos de 1970 em Curitiba uma cidade planejada e que na época não tinha mais de 650 mil habitantes,em um seminário de mobilidade "patrocinado por um fabricante de chassi de ônibus",recentemente nesta cidade do Recife e diz: Aqui não existe sistema de BRT, é apenas uma frota de ônibus articulados com ar condicionado....ponto.

    ResponderExcluir