quarta-feira, 28 de outubro de 2015

MOBILIDADE MUNDO - Veja fotos e saiba mais sobre os modelos apresentados na maior feira de ônibus do mundo

Evento na Bélgica mostrou que o ônibus é sim um veículo para o futuro e revelou tendências do setor.
JOSÉ CARLOS SECCO ( correspondente)
Design, tecnologia e conforto. É a evolução constante dos ônibus que se mostram sim como veículos que fazem parte das soluções no presente e no futuro para melhorar o deslocamento das pessoas nas cidades e estradas. Na foto Crelis Le Mans – Iveco. Foto: Divulgação /Matéria: José Carlos Secco /Publicação: Blog Ponto de Ônibus – Adamo Bazani
Design, tecnologia e conforto. É a evolução constante dos ônibus que se mostram sim como veículos que fazem parte das soluções no presente e no futuro para melhorar o deslocamento das pessoas nas cidades e estradas. Na foto Crelis Le Mans – Iveco. Foto: Divulgação /Matéria: José Carlos Secco /Publicação: Blog Ponto de Ônibus – Adamo Bazani
Jornalista que atua no segmento de transportes, José Carlos Secco, esteve na Bélgica acompanhando a Busworld Kortrijk, a mais importante feira de ônibus do mundo, e compartilha com os leitores do Blog Ponto de Ônibus um material especial que serve para gestores públicos, empresas, indústria nacional, profissionais do setor e admiradores de ônibus. A feira mostrou de tudo um pouco, como novos conceitos de negócios, a exemplo da tendência da venda de ônibus completos e não mais chassis e carrocerias separados, soluções para o meio ambiente com veículos de emissões zero, design, tecnologia e conforto. Alguns modelos e conceitos não devem ser vistos no Brasil tão já, mas o conhecimento é importante para que ao menos parte destas soluções inovadoras seja aplicada para a realidade dos passageiros por aqui.
Acompanhe:
Até este dia 21 de outubro de 2015, está sendo realizada em Kortrijk, na Bélgica, a 23ª edição da Busworld Kortrijk, a maior e mais importante feira e exposição de ônibus do mundo. Para quem trabalha no setor ou é apaixonado por ônibus, o evento é, sem dúvida, um pedacinho do paraíso aqui na terra.
As últimas novidades do mercado, novas tecnologias, novos fabricantes e, principalmente, tudo o que o ônibus pode representar para o desenvolvimento e melhoria da mobilidade urbana foram apresentadas. Nada melhor do que passear pelos estandes das principais montadoras para conhecer de perto um pouco do que, desejamos, um dia chegue ao mercado brasileiro.
Elétrico, híbrido, a gás natural, diesel ou etanol. Piso baixo, Low Entry ou piso convencional, com degraus. De cinco a 28 metros de comprimento. Convencional, articulado, biarticulado, midi e minibus. Rodoviário, urbano ou “all-rounder”, não importa. O que importa é atender as necessidades e desejos dos passageiros para atrai-los para o ônibus, e ter preço e serviço para garantir o retorno sobre o investimento dos operadores.

MEIO AMBIENTE É PREOCUPAÇÃO DO MUNDO PARA OS TRANSPORTES POR ÔNIBUS

O futuro é a pluralidade de combustíveis, do diesel convencional ao elétrico, passando pelo biogás e híbrido, entre outros. O objetivo é alcançar zero emissões, mas isto vai depender das legislações em cada diferente mercado, da exigência cada vez maior do usuário e também da capacidade de investimento dos operadores.
Foram 411 expositores, sendo 67 diferentes fabricantes de ônibus, de 36 países, espalhados por 10 pavilhões que totalizam quase 50 mil metros quadrados de área. A meta dos organizadores é superar os 33 mil visitantes e, para isso, os fabricantes de ônibus colocaram à disposição dos participantes 76 veículos para teste no espaço externo do Kortrijk Expo.

MUITO MAIS QUE ÔNIBUS

Para convencer os clientes, os principais fabricantes, da Alemanha à Suécia e da China à Turquia, todos estão oferecendo muito mais do que apenas o ônibus. Pelo menos na Europa, somente o veículo não atende mais a necessidade das cidades e de seus operadores. Além do produto, os fabricantes estão fornecendo o que (quase todos) chamaram de uma solução completa. Esta solução completa inclui suporte quase que total, como instituições que facilitam o financiamento para a aquisição, monitoramento e manutenção da frota do cliente, imediata reposição de peças a até auxílio para revender o ônibus usado.

ÔNIBUS COMPLETOS SÃO TENDÊNCIA

Outra característica cada vez mais forte no mercado, bem diferente do Brasil, é que não existe mais a diferenciação entre fabricante de chassi e fabricante de carrocerias (encarroçador). Quase todos são definidos agora como fabricantes de ônibus. As tradicionais montadoras, como Iveco, MAN, Mercedes-Benz, Scania e Volvo produzem seus veículos completos. Já as grandes encarroçadoras fecharam parcerias com fornecedores de powertrain, como ZF, DAF, Cummins, Allison, para comercializar o ônibus completo e são responsáveis pelo pós-venda de todo o veículo.
Existem ainda as tradicionais encarroçadoras, de médio e pequeno portes, mas são poucas e estão perdendo espaço para as mais fortes.

URBANOS PRÓXIMOS DOS RODOVIÁRIOS

Outra grande novidade é que, para atrair mais usuários (principalmente proprietários de automóveis) os ônibus urbanos estão com configurações internas muito próximas às dos rodoviários e não como no Brasil, com um interior espartano para não dizer totalmente desconfortável e nada convidativo. Os urbanos da Europa parecem automóveis de alto luxo, tanto por dentro como por fora, inclusive com poltronas que giram.

AS NOVIDADES DOS PRINCIPAIS EXPOSITORES

VOLVO

Ônibus 100% elétrico da Volvo, modelo 7900. Solução em prol do meio ambiente que deve ser comercializado em 2016. Infraestrutura de recarga será vendida junta. Foto: Divulgação /Matéria: José Carlos Secco /Publicação: Blog Ponto de Ônibus – Adamo Bazani
Ônibus 100% elétrico da Volvo, modelo 7900. Solução em prol do meio ambiente que deve ser comercializado em 2016. Infraestrutura de recarga será vendida junta. Foto: Divulgação /Matéria: José Carlos Secco /Publicação: Blog Ponto de Ônibus – Adamo Bazani
Os destaques da Volvo na Busworld 2015 são os lançamento do novo ônibus 7900 de 12 metros 100% elétrico e o sistema de condução dinâmica da Volvo (VDS). Pela primeira vez na história, a Volvo lança um ônibus elétrico na configuração de 12 metros de comprimento para produção em série. As vendas começam em 2016 e ampliam a gama de ônibus movidos a energia elétrica. O novo Volvo 7900 elétrico é executado silenciosamente, não emite gases de escape e é cerca de 80% mais eficiente em termos energéticos do que um ônibus diesel correspondente.
A Volvo 7900 elétrico possuem baterias de lítio-íon que são carregadas tanto pela energia gerada sempre que os freios são acionados e também por intermédio da rede de corrente eléctrica quando para no final do trajeto. Cada carga através da rede leva de três a seis minutos. Cada minuto de carga permite a 5-10 minutos de condução. O ônibus é projetado para rotas entre 10-20 km.
O Volvo 7900 elétrico será principalmente comercializado como uma solução completa “turnkey”, que engloba financiamento e manutenção do veículo e da bateria. A infraestrutura de recarga também será incluída no pacote através da cooperação da Volvo com a Siemens e ABB. Juntamente com parceiros locais, a Volvo Buses pode fornecer serviços de oficina. Configuração de velocidade e outras características de gestão da zona, serviços de depósitos e de gestão do tráfego é oferecido opcionalmente.
O sistema de condução dinâmica da Volvo tem sido um equipamento dos caminhões da Volvo desde 2013. Agora, passa a ser oferecido também nos ônibus para ampliar as características de segurança. Na Europa, o sistema de direção Assistida Volvo Dinâmico (VDS) está sendo integrada aos modelos Volvo 9500, 9700 e 9900, bem como os chassis com motores Euro 6 de 8 ou 11 litros.
O sistema compensa automaticamente o piso irregular, e elimina vibrações e trancos no volante, tornando a condução muito mais fácil e confortável. Ao dirigir em baixas velocidades, volante de inércia é reduzido em cerca de 75%, o que também torna muito mais fácil as manobras. O sistema também facilita a direção, e retorna o volante para posição central automaticamente quando o condutor o solta. Em altas velocidades, o ônibus mantém direção consistente, mesmo em estradas com superfícies ruins.

SCANIA

O Scania Interlink, é considerado um “all-rounder”, ou seja, um único modelo que pode atender desde as necessidades do transporte urbano, como também intermunicipal e rodoviário Foto: Divulgação /Matéria: José Carlos Secco /Publicação: Blog Ponto de Ônibus – Adamo Bazani
O Scania Interlink, é considerado um “all-rounder”, ou seja, um único modelo que pode atender desde as necessidades do transporte urbano, como também intermunicipal e rodoviário Foto: Divulgação /Matéria: José Carlos Secco /Publicação: Blog Ponto de Ônibus – Adamo Bazani
A fabricante sueca apresenta uma gama de motorizações que vão do etanol ao 100% elétrico, passando pelo diesel, biogás e híbrido. A montadora também aposta na solução total, com o seu “fleet care”. Para ela, o importante é promover a utilização do ônibus com produtos específicos para cada mercado. Entre os produtos, a novidade foi o lançamento da nova família Scania Interlink, considerada um “all-rounder”, ou seja, um único modelo que pode atender desde as necessidades do transporte urbano, como também intermunicipal e rodoviário. O modelo é oferecido em comprimentos de 11 a 15 metros, com dois ou três eixos, movido a gás, diesel e híbrido.

VAN HOOL

Exqui, da Van Hool, é um modelo diferenciado, que passa a mensagem de que o ônibus está entre as soluções que se modernizaram para os transportes
Exqui, da Van Hool, é um modelo diferenciado, que passa a mensagem de que o ônibus está entre as soluções que se modernizaram para os transportes
O grande diferencial do fabricante belga é oferecer modelos de ônibus diferenciados para nichos de mercado e sistemas de transporte em diversas partes do mundo. Sobretudo na Europa e América do Norte, onde possui uma fábrica de rodoviários e detém 8% de participação do mercado. A empresa é um dos bons exemplos de parceria, no caso com a DAF, para motores e eixos, e com a ZF para transmissões.
Os modelos de maior sucesso são o modelo TDX27 Astromega, um double decker, e o Exqui, veículo com desenho vanguardista e inusitado, produzido em tamanhos de 18 e 24 metros como motorização diesel híbrido, fuel cell e trolley (elétrico em linhas eletrificadas). Esses ônibus rodam em diversos programas e sistemas nos Estados Unidos, na França, na Escócia, na Alemanha e, recentemente, foram fornecidos para Martinica, um departamento ultramarino insular francês no Caribe. O modelo Double Decker, TDX27 Astromega é sucesso de vendas nos Estados Unidos, com mais de 1.100 unidades comercializadas.

VDL

VDL Futura FDD2. O ônibus de dois andares tem, entre as novidades, a altura interna do pavimento inferior maior que a do superior. Em geral, nos ônibus rodoviários deste tipo, embaixo a altura é maior. Foto: Divulgação /Matéria: José Carlos Secco /Publicação: Blog Ponto de Ônibus – Adamo Bazani
VDL Futura FDD2. O ônibus de dois andares tem, entre as novidades, a altura interna do pavimento inferior maior que a do superior. Em geral, nos ônibus rodoviários deste tipo, embaixo a altura é maior. Foto: Divulgação /Matéria: José Carlos Secco /Publicação: Blog Ponto de Ônibus – Adamo Bazani
A novidade da outra fabricante belga também é o lançamento de um novo Double Decker, o Futura FDD2. O veículo tem acabamento primoroso e inova em sua configuração, onde a altura do piso inferior é maior que a do piso superior (1,855m e 1,724m, respectivamente). Para garantir maior conforto e segurança, o modelo conta com diversos equipamentos eletrônicos para condução e tem capacidade para transportar 96 passageiros, além de 9,3 metros cúbicos de espaço para bagagem.

SOLARIS

Urbino 12, da Solaris, é elétrico e tem sistema de carga rápida das baterias durante o trajeto. As baterias foram instaladas em blocos espalhados pela carroceria para distribuir melhor o peso e melhorar o desempenho. Foto: Divulgação /Matéria: José Carlos Secco /Publicação: Blog Ponto de Ônibus – Adamo BazaniUrbino 12, da Solaris, é elétrico e tem sistema de carga rápida das baterias durante o trajeto. As baterias foram instaladas em blocos espalhados pela carroceria para distribuir melhor o peso e melhorar o desempenho. Foto: Divulgação /Matéria: José Carlos Secco /Publicação: Blog Ponto de Ônibus – Adamo Bazani
Urbino 12, da Solaris, é elétrico e tem sistema de carga rápida das baterias durante o trajeto. As baterias foram instaladas em blocos espalhados pela carroceria para distribuir melhor o peso e melhorar o desempenho. Foto: Divulgação /Matéria: José Carlos Secco /Publicação: Blog Ponto de Ônibus – Adamo Bazani
A polonesa Solaris comemora, em 2016, 20 anos de sua fundação e apresenta dois novos modelos: o novo Urbino 12 elétrico com um sistema de carregamento pantográfico no teto, e o novo Urbino 12 LE, (Low Entry). Livre de emissões e limpo, o “zero emissão” Urbino 12 elétrico tem um novo processo de construção com leve e rígido bodyframe que garante menor peso total e interior espaçoso. O veículo apresentado é equipado com baterias de alta energia da Solaris que geram 240 kWh. O conjunto foi dividido em seis blocos separados de 40 kWh cada. Quatro blocos estão localizados na parte traseira do veículo, enquanto o resto é montado no teto, ao longo do primeiro eixo. Esta solução garante uma distribuição adequada da carga nos eixos e, além disso, oferece espaço adicional no compartimento de passageiros. O novo de 12 metros Urbino elétrico é equipado com o eixo de acionamento elétrico com motores montado no eixo, 125 kW de potência máxima cada. Este conceito libera espaço para os passageiros e reduz significativamente o peso do veículo.
O novo Urbino 12 elétrico foi equipado com um sistema de carregamento pantográfico inovador. Com 450 kW de potência, permite uma recarga rápida das baterias na rota. Um plug-in de conexão tradicional também é fornecido e pode ser usado para carregar durante a noite na garagem.
Já o novo ônibus Urbino 12 LE (Low Entry) é significativamente mais leve do que o seu antecessor, devido ao novo processo de construção, e teve a sua capacidade de passageiros aumentada para 44 passageiros sentados e 94 no total. Para isso, os engenheiros da Solaris aliviaram o peso no eixo de tração, melhorando as cargas por eixo, graças à movimentação de todos os tanques de ar para a parte da frente do veículo e posicionando tanques de combustível sobre os arcos das rodas dianteiras. Também relevante é que a versão 12LE foi preparada para acomodar motores Euro 6 de várias capacidades. O modelo que é apresentado na Busworld está equipado com um motor Cummins ISB6.7, mas os clientes também podem escolher o motor Paccar / DAF MX-11.

IVECO

O Magelys, considerado do Ônibus do Ano de 2016, foi um dos destaques da Iveco na exposição mundial do setor. Modelo reúne requinte para o passageiro e facilidade de operação para a empresa Foto: Divulgação /Matéria: José Carlos Secco /Publicação: Blog Ponto de Ônibus – Adamo Bazani
O Magelys, considerado do Ônibus do Ano de 2016, foi um dos destaques da Iveco na exposição mundial do setor. Modelo reúne requinte para o passageiro e facilidade de operação para a empresa Foto: Divulgação /Matéria: José Carlos Secco /Publicação: Blog Ponto de Ônibus – Adamo Bazani
As novidades na Iveco estão na nova motorização Euro 6 e na oferta de veículos com diversos combustíveis, como o diesel convencional, o biogás, híbrido e 100% elétrico. O novo Crealis, desenvolvido exclusivamente para o conceito de Bus Rapid Transit, é produzido movido a Diesel, gás natural ou híbrido elétrico, com motorizações fornecidas pela FPT.
O Magelys foi eleito o “Ônibus Rodoviário do Ano 2016”. O modelo conta com design elegante e dinâmico, e possui três versões, cada uma disponível em dois comprimentos diferentes (12,20 e 12,80 m): Line, para viagens de média distância em condições de conforto excepcional; Pro, para serviços sofisticados nas linhas intermunicipais, nacionais e internacionais, e Lounge, uma nova versão completa baseada na Pro e com diferenciais como ZF AS-Tronic transmissão automatizada, lateral sol cego, assento do motorista com apoio de braço, degelo elétrico na janela do motorista, GPS, câmera de marcha a ré, câmera para a porta do centro, microfone, câmera, máquina de café, câmera filmando a estrada para os passageiros e teto central, de vidros duplos. Os seguintes equipamentos opcionais estão disponíveis: assentos com encosto de cabeça ajustável, entradas USB, display touchscreen de rádio e duas mesas de jogos na parte traseira com capacidade para oito passageiros.
Já o Urbanway é o modelo urbano de maior sucesso da Iveco é disponível em versões curta (10,60 m), padrão (12 m) e articulados (18 m); com motorizações Euro 6 HI-SCR, a gás natural (CNGs) e elétrica híbrida. Medindo 12 metros de comprimento, o ônibus apresentado na Busworld é alimentado pelo motor Iveco Cursor 9 Euro 6 HI-SCR de 360 hp. Tem capacidade para acomodar 21 passageiros, com espaço para um cadeirante, e oferece iluminação ambiente com LEDs embutidos no teto, que é projetado para ser compatível com a decoração personalizada selecionada pelo cliente; o fluxo de ar a partir do sistema de ar-condicionado é otimizado pelo uso de “cortina de ar” nas portas.

MERCEDES-BENZ

Soluções que ajudam a reduzir a emissão de poluentes mostram a preocupação da sociedade que faz com que as empresas s e mobilizem. Citaro NGT mostra que gás natural está nos planos da Mercedes-Benz Foto: Divulgação /Matéria: José Carlos Secco /Publicação: Blog Ponto de Ônibus – Adamo Bazani
Soluções que ajudam a reduzir a emissão de poluentes mostram a preocupação da sociedade que faz com que as empresas s e mobilizem. Citaro NGT mostra que gás natural está nos planos da Mercedes-Benz Foto: Divulgação /Matéria: José Carlos Secco /Publicação: Blog Ponto de Ônibus – Adamo Bazani
A Mercedes-Benz lança o novo urbano Citaro NGT (Tecnologia de Gás Natural). O veículo se destaca pelo silêncio e redução de emissões de CO2 – ambas são vantagens cruciais no tráfego pesado do centro da cidade. O modelo é comercializado nas versões convencional e articulado. O Citaro NGT também está aprovado para utilização com fontes de energia renováveis ​​nos termos de gás natural com a norma DIN 51624, sem restrições.
O novo motor M 936 G a gás natural tem níveis ainda mais baixos de ruído do que o OM 936 diesel. Dependendo da forma de condução, as emissões de ruído são até 4 dB (A) inferiores, o qual corresponde ao nível de ruído percebido quase 50% menor.
O novo Mercedes-Benz M 936 G motor de gás natural com um deslocamento de 7,7 l é atualmente o motor a gás natural mais compacto de sua categoria. Ele oferece o desempenho de um motor diesel ao definir normas para as emissões de escape e sonoras. O motor é especialmente leve e compacto. Pesando apenas 747 kg, incluindo o catalisador primário, é cerca de 230 kg, ou quase 25% mais leve do que o motor antecessor com um deslocamento de 12,0 l.
O M 936 G é baseado no motor OM 936 turbodiesel, motor já está em uso no Citaro e Citaro G e Euro 6. O motor mono combustível de seis cilindros instalado na vertical funciona a gás natural comprimido (GNC). Ele tem potência de 222 kW (302 hp) a 2000 rpm e torque máximo de 1200 Nm entre 1200-1600 rpm.
fonte: OB com 

MOBILIDADE RECIFE - Estado de menino que caiu de ônibus no Recife é grave

Ônibus fazia a linha Prazeres/Boa Viagem; acidente aconteceu no Pina, na Zona Sul do Recife / Foto: reprodução/TV Jornal
Ônibus fazia a linha Prazeres/Boa Viagem; acidente aconteceu no Pina, na Zona Sul do RecifeFoto: reprodução/TV Jornal
Após cair de um ônibus no bairro do Pina, na Zona Sul do Recife, Douglas da Silva Clementino do Nascimento, 11 anos, está em estado grave na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pediátrica do Hospital da Restauração, no Derby, área central da capital pernambucana, nesta quarta-feira (28). Ele passou por neurocirurgia e foi encaminhado ao espaço devido à gravidade do quadro, segundo a unidade de saúde.

O acidente aconteceu na noite dessa terça (27), quando o menino brincava com amigos da mesma faixa etária dentro do veículo. De acordo com relatos de passageiros, o motorista abriu a porta para alguém descer e um colega empurrou a criança, que acabou caindo e batendo a cabeça no meio-fio da calçada da Rua Manuel de Brito.

Os outros garotos teriam fugido após a criança cair do ônibus, que fazia a linha Prazeres/Boa Viagem. Douglas foi socorrido no local pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e segundo testemunhas, estava consciente.

fonte : JC Trânsito

terça-feira, 27 de outubro de 2015

MOBILIDADE RECIFE - Transporte PL que proíbe embarque pela porta do meio dos ônibus é aprovado em comissão

Passageiros discordam do PL alegando que a porta do meio facilita embarque e desembarque em ônibus lotados / Foto: Edmar Melo/JC Imagem
Passageiros discordam do PL alegando que a porta do meio facilita embarque e desembarque em ônibus lotadosFoto: Edmar Melo/JC ImagemO polêmico projeto de lei 206/2015, para proibir embarque e desembarque pela porta do meio dos ônibus, recebeu parecer favorável da Comissão de Legislação e Justiça (CLJ) nesta terça-feira (27). Se o PL apresentado pelo vereador Carlos Gueiros (PTB) for aprovado, essa porta central só poderá ser usada nos terminais integrados e, ao longo do itinerário, apenas por deficientes.
Agora, estão sendo aguardados pareceres de mais duas comissões, as de Meio Ambiente, Transporte e Trânsito e de Defesa dos Direitos Humanos, do Contribuinte e do Consumidor. Se os grupos forem favoráveis à aprovação, poderá ser incluído na pauta de votação dos vereadores.

Segundo o vereador, o projeto tem o objetivo de aumentar a segurança dos passageiros. Recentemente representantes de 13 empresas de ônibus assinaram um termo em que se comprometiam em cumprir regras, incluindo a de só abrir a terceira porta nos casos previstos pelo projeto de lei.
fonte: Jc Trânsito.

segunda-feira, 26 de outubro de 2015

MOBILIDADE RECIFE - LINHAS TÊM MUDANÇAS NOS ATENDIMENTO ÀS PARADAS DE ÔNIBUS NO CENTRO DO RECIFE


As linhas 1992 – Pau Amarelo e 1993 – Conjunto Praia do Janga terão mudança no atendimento às paradas no entorno do Parque 13 de Maio, no centro do Recife, a partir da próxima terça-feira (27). 

A alteração acontecerá a pedidos dos usuários que utilizam os abrigos da localidade. As linhas 1992 e 1993 deixarão de atender a parada nº 180518, localizado na Rua Princesa Isabel, em frente à Faculdade de Direito. A partir de agora irão parar no ponto nº 180084, na Rua do Hospício, próximo ao cruzamento com a Rua do Príncipe, em frente ao imóvel nº 619, Defensoria Pública.

Confira abaixo como ficará o atendimento a cada parada:

Parada 180084 - Rua do Hospício, em frente ao imóvel nº 619, Defensoria Pública

1958 – Costa Azul
1971 – Amparo
1973 - Casa Caiada
1974 - Jardim Atlântico
1983 - Rio Doce (Princesa Isabel) 
1992 – Pau Amarelo
1993 – Conjunto Praia Do Janga 
1994 - Conjunto Beira Mar

Parada 180518 - Rua Princesa Isabel, em frente à Faculdade de Direito

532 – Casa Amarela (Cruz Cabugá)
631 – Nova Descoberta
632 – Alto Do Refúgio
742 – Linha Do Tiro
820 – TI Xambá (Cabugá)
824 - Jardim Brasil II (Cruz Cabugá) 
1967 – TI Igarassu (Dantas Barreto)


Para mais informações os usuários devem entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente no 0800.081.0158.  
FONTE:SITE  GRCT
 

PRESIDENTE DO CONSÓRCIO SE REÚNE COM O PREFEITO DE PAULISTA



O presidente do Grande Recife Consórcio de Transporte, Francisco Papaléo, recebeu em seu gabinete na manhã desta quarta-feira (14), o prefeito do município de Paulista, Júnior Matuto (PSB). Na pauta do encontro, estavam os últimos ajustes para que a cidade faça parte do Consórcio. Estiveram presentes também à reunião o diretor de Projetos Especiais do órgão, José Carlos Guerra e o vereador de Paulista, João Mendonça (PTB). Apesar de fazer parte da Região Metropolitana do Recife, Paulista ainda não faz parte do Consórcio, que conta com as cidades de Recife e Olinda.

“A entrada de Paulista no Consórcio é muito importante, pois trata-se de um município de grande densidade populacional”, afirmou o presidente do Grande Recife, Francisco Papaléo. O presidente destacou ainda que a reunião foi importante para escutar também os pleitos do município, onde alguns estudos serão realizados para a viabilidade dos pedidos. “Com a participação de Paulista, linhas municipais passariam a integrar ao Sistema, aumentando o leque de opções para a população”, frisou.

Outros temas, que representam um ganho na qualidade dos serviços de transporte que são prestados à população da cidade, foram abordados no encontro. Na ocasião, foi citada a chegada do novo empreendimento Paulista Nort Way Shopping. “Quero oferecer um transporte de qualidade a população, através do Terminal Pelópidas da Silveira, contemplando também o novo Shopping”, destacou o prefeito Júnior Matuto. 
 fonte:site do GRCT 

MOBILIDADE BRASIL - VLT de qualidade já os do nordeste são carroças.

O primeiro dos 27 VLTs, sistema de veículos leves sobre trilhos, produzido no Brasil para o Rio de Janeiro foi apresentado e submetido a teste nesta quarta-feira (21) na fabricante Alstom, em Taubaté (SP). Na ocasião, o início da operação da primeira fase, com 17 pontos de parada, foi confirmada para abril de 2016 - a quatro meses das Olimpíadas. A tarifa é estimada em R$ 3,10.
Pista de teste do VLT  na Alstom, em Taubaté (Foto: Nicole Melhado/G1)

O valor da passagem é previsto no contrato entre a prefeitura e concessionária VLT Carioca, segundo o governo. Para o uso do transporte, a prefeitura estuda além da venda das passagens em terminais de autoatendimento, a integração com o transporte coletivo por meio do Bilhete Único Carioca e estadual. O VLT, quando for concluído, vai ligar vai ligar o Centro à região portuária.

“Ainda está em estudo a ampliação da integração para que o usuário possa usar meios de transporte distintos pagando apenas uma passagem”, disse Luiz Carlos Lobo, diretor de operações da Companhia de Desenvolvimento Urbano da Região do Porto do Rio de Janeiro (Cdurp).

Demanda
De acordo com o Secretário especial de Concessões e Parcerias Público-Privadas do Rio de Janeiro, Jorge Arraes, simultâneamente está sendo feito um estudo de demanda para o VLT para definir o preço exato da passagem, a ser concluído em novembro.

"O preço estimado em contrato é de R$ 3,10, mas essa é apenas uma referência. Para saber o valor real a ser pago pelo usuário está sendo feito um estudo de demanda", disse. Com isso, a tarifa pode ser maior ou menor que R$ 3,10, dependendo da projeção de usuários e eventuais subsídios do governo.

Sem catracas e cobradores, o sistema vai depender da validação voluntária do usuário. A fiscalização deve conferir se o pagamento foi feito - modelo semelhante é adotado em VLTs na Europa.

Itinerários
A primeira etapa do VLT, inaugurada no próximo mês de abril vai ligar a rodoviária ao aeroporto Santos Dummont e terá nove veículos operando com 17 pontos de parada. O percurso deve ser feito em 25 minutos.

A segunda etapa do VLT vai ligar a Central do Brasil até a Praça 15 de Novembro e será inaugurada no mês de agosto. Ao todo o sistema terá 28 quilômetros e 32 paradas - dez a menos que as previstas inicialmente na licitação.

O VLT apresentado nesta quarta-feira em Taubaté deve ser entregue no Rio de Janeiro em dezembro. Outros dois, dos cinco produzidos pela Alstom na França,  foram entregues e estão passando por testes no Rio. A previsão é que os outros três cheguem da Europa na próxima semana.
Em Taubaté, além do veículo testado, outros seis estão em produção. Ao todo, serão entregues 32 veículos pela Alstom ao consórcio.

Cada unidade tem sete vagões, totalizando 44 metros de comprimento, e capacidade para 420 passageiros. As composições funcionarão 24 horas por dia, todos os dias da semana. “O VLT terá prioridade no semáforo, mas como a passagem é rápida, não causará grande impacto no trânsito de automóveis”, garante o gerente de Operações Paulo Ferreira.

BNDES
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) financiou R$ 746,5 milhões, 42% do valor total do projeto orçado em R$ 1,77 bilhão. O financiamento foi concedido à Concessionária do VLT Carioca que vai explorar o sistema por 25 anos.

Por Nicole Melhado
Informações: G1 Vale do Paraíba e Região

Busólogo - Cearense transforma hobby de desenhar ônibus em negócio voltado para empresas de transporte

Júnior aprendeu sozinho como mexer em programas de design (FOTO: Arquivo pessoal)
Júnior Vasconcelos aprendeu sozinho a utilizar programas de design, depois de ter usado o jurássico Paint para desenhar ônibus

Desde pequeno ele gostava de ônibus. Em casa, em vez de colecionar figurinhas do álbum de futebol, guardava recortes de jornal e revistas com imagens do veículo. O auxiliar administrativo Júnior Vasconcelos, de 24 anos, fez da paixão um negócio. Hoje, o cearense ganha dinheiro praticando um hobby: design para os transportes.
“Sempre me interessei por pinturas. Depois que me juntei à equipe do ‘Portal Bus’, eu contei com a ajuda de um amigo, o Maurício. A gente fazia tudo no Paint”, explicou. Depois de ser aprimorar nos desenhos, foi a hora de Júnior procurar programas mais profissionais. A partir daí, tornou-se autodidata, já que aprendeu tudo sozinho.
Negócio
Ainda sem ter o design como principal atividade econômica, Junior já vendeu oficialmente dois desenhos, inclusive para empresa de fora do Ceará. Entretanto, ele desenhou bem mais, mas “praticamente doou” o trabalho.
“As agências de publicidade geralmente cobram a partir de R$ 3 mil, R$ 5 mil. Eu não estipulo um preço, porque eu faço mais por hobby, sabe? Se o trabalho for mais difícil, chego a demorar dois ou três dias. Mas sempre separo uma hora do meu dia para desenhar”, revelou.
Atencioso, gosta de conhecer a história da empresa ou do local para iniciar o desenho. Ele utiliza elementos da história e de que local o ônibus vai circular. Apesar de gostar mais de desenhos da área de turismo, Junior ressalta que seria um êxtase ver uma frota de ônibus de linha com sua marca. “Seria o topo”, finalizou.

sábado, 24 de outubro de 2015

Mobilidade Brasil - Metrô do Recife reduz em 40% casos de violência


Após uma onda de assaltos e furtos nos vagões de metrô da Região Metropolitana do Recife, a CBTU anunciou que nos últimos 30 dias o número de ocorrências diminuiu. Entre 16 de setembro e 16 de outubro, sete assaltos foram registrados dentro das estações e dos trens. Outros três episódios ocorreram fora do sistema.
Segundo a CBTU, a redução chega a 40% dos casos. Nas duas estações com maior número de ocorrências (locais não divulgados), uma não teve roubos ou assaltos registrados nesse período, e na segunda, apenas uma ocorrência foi contabilizada.
Segundo o gerente operacional de segurança empresarial, Joelson Chaves, três ações contribuíram para essa redução: o convite da CBTU para que os batalhões da Polícia Militar conhecessem o sistema e seus pontos vulneráveis e a posterior presença das viaturas da PM em ronda nas proximidades das estações; a vigilância ostensiva de 18h por parte da segurança interna (horário de pico) e a intensificação das estratégias contra os ambulantes.
Desde julho, assaltos dentro dos vagões de metrô passaram a ser frequentes. Em 31 de agosto deste ano, dois assaltantes foram mortos e um adolescente apreendido durante uma investida na Estação Largo da Paz, na Linha Sul, sentido Centro.  Um policial civil à paisana conseguiu evitar o roubo em série.
fonte: CBTU

Mobilidade Recife - Grande Recife reforça linhas de ônibus para o Enem 2015


As provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) serão realizadas em todo o Brasil, no próximo sábado (24) e domingo (25). Para auxiliar os estudantes da Região Metropolitana do Recife (RMR) a chegarem aos locais de prova, o Grande Recife Consórcio de Transporte organizou um esquema especial de ônibus com reforço de linhas.
No sábado (24), primeiro dia de prova, serão reforçadas 34 linhas além da reativação da linha 431 – Cidade Universitária. Neste dia, 1.766 veículos realizarão cerca de 20.075 mil viagens, ou seja, 37 veículos e 351 viagens a mais que um sábado normal.
 
Já no domingo (25), 41 linhas estarão reforçadas e mais três linhas serão reativadas, são elas: 116 – Circular (Príncipe), 431 – Cidade Universitária e 424 - CDU/Torrões (Via San Martin). Ao todo, neste dia estarão nas ruas 1.392 veículos realizando cerca de 16.914 mil viagens para atender os estudantes, 63 veículos e 569 viagens a mais que um domingo usual. 
 
É importante lembrar que o estudante deve se deslocar para o local de prova com antecedência, evitando imprevistos. 
 
Confira as linhas reforçadas abaixo:
 
1900 – TI PE-15 (PCR)
1905 – TI Igarassu/TI Pelópidas Silveira
1906 – TI Pelópidas/TI Macaxeira
1915 – TI PE-15 (Dantas Barreto)
1921 – Ouro Preto (Jatobá I)
1946 – TI Igarassu (PCR)
1955 – Engenho Maranguape/TI Pelópidas
1964 – TI Igarassu/TI Macaxeira
1971 – Amparo
1976 – TI Pelópidas (PCR)
1977 – TI Pelópidas (Conde da Boa Vista)
1980 – Igarassu/Cidade Tabajara
1984 – Loteamento Bonfim/TI Pelópidas
1988 – Desterro/TI Pelópidas 
1990 – Pau Amarelo/Varadouro
060 - TI Tancredo Neves/TI Macaxeira 
423 – Engenho do Meio
424 – CDU/Torrões (Via San Martin)
431 – Cidade Universitária
432 – CDU (Várzea)
116 – Circular (Príncipe)
118 – Prazeres/Boa Viagem
123 – Três Carneiros Baixo/ TI Tancredo Neves
133 – Três Carneiros/ TI Tancredo Neves
137 – UR-11/TI Tancredo Neves
142 – Alto Dois Carneiros/ TI Tancredo Neves
152 – Jordão Baixo/ TI Aeroporto 
168 – TI Tancredo Neves (Conde da Boa Vista)
520 – Macaxeira/Parnamirim
521 – Alto Santa Isabel
522 – Dois Irmãos (Rui Barbosa)
524 – Sítio dos Pintos (Dois Irmãos)
527 – Sítio dos Pintos/IMIP (Joana Bezerra)
532 – Casa Amarela (Cabugá)
902 – Mirueira/Macaxeira
948 – Arthur Lundgren II/ Macaxeira
2410 – Parque Capibaribe/TI TIP
2450 – TI Camaragibe (Centro)
2460 – TI Camaragibe (Príncipe)
2490 – TI Camaragibe/TI Macaxeira
200 – Jaboatão (Parador)
202 – Barro/Macaxeira (Várzea)
243 – Vila Dois Carneiros
412 – San Martin (Largo da Paz)
731 – Beberibe/Espinheiro 
860 – TI Xambá (Príncipe)
882 – TI Xambá/Rio Doce (C.L.Cavalcanti)
020 – Candeias/TI Tancredo Neves
026 – TI Aeroporto/TI Joana Bezerra
060 – TI Tancredo Neves/TI Macaxeira
061 – Piedade
346 – TI TIP (Conde da Boa Vista)
360 – Totó/Boa Viagem
181 – Cabo (Cohab)/TI Cajueiro Seco
640 – Guabiraba/Derby
710 – Beberibe/Derby
910 – Piedade/Rio Doce
 
Em caso de dúvidas, o Consórcio disponibiliza a Central de Atendimento ao Cliente, no 0800.081.0158.

sexta-feira, 23 de outubro de 2015

MOBILIDADE SCANIA - Scania já recebeu consultas de empresas e gestores sobre ônibus biarticulado

Montadora divulga vídeo especial com o veículos em operação. Ônibus é indicado para sistemas de BRT.
Ônibus biarticulado da Scania fotografado em São Bernardo do Campo. Marca diz que já recebeu consultas sobre o modelo de diversas regiões do país.
Ônibus biarticulado da Scania fotografado em São Bernardo do Campo. Marca diz que já recebeu consultas sobre o modelo de diversas regiões do país. Foto: Jeferson Rocha Ferreira.
A Scania confirmou que já recebeu consultas de empresas de ônibus e de gestores de transportes sobre o modelo biarticulado, o primeiro da marca no Brasil, lançado oficialmente na semana passada.
Por questões de estratégia, a montadora não revelou quem realizou as consultas até o momento, mas garantiu que os pedidos de informações sobre o ônibus indicado para sistemas de corredores BRT partiram de “diversas regiões do país”.
O Blog Ponto de Ônibus apurou que entre as cidades interessadas no produto estão Rio de Janeiro e Curitiba.
No caso se Curitiba, além de a cidade ser considerada o berço do BRT do mundo com o primeiro sistema entrando em operação em 1974, o mercado local tem forte presença da Volvo, cuja sede é no município e até então, desde 1992, era a única no País a fabricar ônibus biarticulados.
No caso do Rio de Janeiro, onde ocorreu a apresentação do veículo, atualmente os dois corredores de ônibus, Transoeste e Transcarioca somam 91 quilômetros e atendem 430 mil pessoas por dia. Mas o sistema deve crescer, chegando a 157 quilômetros em 2018, transportando 2 milhões de passageiros por dia, com investimentos totais de R$ 5,6 bilhões. Apenas o corredor Transbarsil, que vai passar pela Avenida Brasil ligando Deodoro, na zona Oeste, ao centro da cidade, em 28 quilômetros, deve atender a 820 mil pessoas por dia, segundo a Secretaria Municipal de Transportes do Rio de Janeiro.
A região metropolitana do Rio de Janeiro deve também contar com uma rede de corredores de ônibus. A outorga paga pelas empresas operadoras na licitação do sistema intermunicipal, que está em andamento, vai ser usada para a construção de ao menos quatro corredores de ônibus.
O ônibus biarticulado F 360 HA pode transportar até 270 passageiros, dependendo da configuração interna da carroceria, possui 28 metros de comprimento e piso alto, podendo servir estações de corredores com o piso no mesmo nível do assoalho do veículo.
São justamente as cidades que possuem BRTs ou que ainda vão oferecer o sistema que estão entre os alvos da montadora de ônibus. De acordo com o Ministério das Cidades, responsável pela liberação das verbas do PAC – Programa de Aceleração do Crescimento – destinadas à mobilidade urbana, existem hoje no Brasil 61 projetos de corredores de ônibus de alta velocidade, os BRTs – Bus Rapid Transit.
O ônibus biarticulado F 360 HA possui motor dianteiro de 360 cavalos e torque é de 1.850Nm em baixas rotações, segundo a fabricante. O câmbio é automático B 516R de seis marchas, da Allison. O peso bruto total é de 43,5 toneladas.
As carrocerias atualmente disponíveis para o modelo são Neobus Mega BRT e Caio Millennium BRT.
A Scania diz que está atenta às mudanças em relação à mobilidade urbana e intensificou a divulgação dos ônibus urbanos que fabrica destacando soluções de veículos menos poluentes, como os ônibus a etanol e a biometano (gás proveniente da decomposição do lixo) ou a GNV.A marca lançou um vídeo apresentando os modelos atualizados. Clique para assistir.

FONTE: SCANIA BRASIL  COM ADAMO BAZANI - OB ônibus brasil

quinta-feira, 22 de outubro de 2015

No Grande Recife, 26 ônibus BRT novos do consorcio Conorte e 46 da Mobibrasil, estão parados devido a obras inacabadas

Mais atrasos nas obras dos dois corredores de BRT da Região Metropolitana do Recife. Depois do anúncio em março, de que o corredor Norte/Sul - de Igarassu ao Centro do Recife - ficaria pronto em dezembro deste ano, a Secretaria das Cidades informou que “não há prazo estipulado” para a conclusão das obras. Sem data de conclusão também para o corredor Leste/Oeste, que vai de Camaragibe até a área central da capital pernambucana. Quando lançados, em 2010, os corredores exclusivos de ônibus deveriam ficar prontos para a Copa do Mundo de 2014.
Estação Benfica - Foto: Rafael Martins/ DP/ DA Press
De acordo com o cronograma inicial do Programa Estadual de Mobilidade Urbana (Promob), o Leste/Oeste seria entregue em dezembro de 2013. E o Norte/Sul ficaria pronto três meses depois, em maio de 2014. De lá para cá, várias datas foram divulgadas. Em março deste ano, o secretário das Cidades, André de Paula, disse que, “se tudo corresse de acordo com o previsto”, até o fim deste ano “a maioria das intervenções seria concluída”. Segundo ele, essa era uma exigência do governador Paulo Câmara, que havia definido os trabalhos de mobilidade como prioridade número 1. 
O Diario visitou estações inacabadas. No corredor Norte/Sul, a Estação Complexo do Salgadinho, que está pronta, ainda necessita de conclusão do sistema viário do entorno para começar a operar. Rodeada de tapume e com um matagal crescendo ao seu redor, a estação permanece fechada. A Estação da Benfica, do corredor Leste/Oeste, está com as obras completamente paradas. 

Sobre os atrasos, a Secretaria das Cidades informou que está finalizando a contratação da empresa para concluir as obras do Leste/Oeste e abandonadas pelo consórcio de empresas contratado para a execução dos serviços. Com relação ao corredor Norte-Sul, a Secid está buscando uma programação com a empresa para finalizar os serviços. Mas sem definir prazo.

Frota de ônibus está ociosa

O atraso na conclusão das obras do BRT causa prejuízos aos veículos que já estão prontos para rodar, mas que permanecem ociosos. Nas garagens das empresas do Consórcio Conorte - formado pelas operadoras Itamaracá, Rodotur e Cidade Alta e que opera no corredor Norte/Sul - 26 coletivos novos estão sem uso há um ano e três meses. 

No total, são 88 BRTs do consórcio, dos quais 62 estão rodando. “Temos um custo de manutenção porque esses ônibus se desgastam pelo não uso. Colocamos os veículos para circularem internamente nas garagens para retardar esse desgaste”, explicou o diretor institucional da Conorte, Gbson Pereira, sem precisar, no entanto, o valor mensal do prejuízo. A frota parada fica dividida nas garagens das três empresas do consórcio.

Segundo Gbson, o preço de um ônibus que opera no sistema BRT é três vezes maior que um convencional. Já os custos de operação dos veículos são de 30 a 40% maiores que os dos ônibus tradicionais. “A licitação previa um sistema de operação integrada e com vias segregadas. Sem as vias segregadas, a operação, que custa caro, é comprometida”, afirmou Pereira.

Por Anamaria Nascimento
Informações: Diário de Pernambuco

Acidentes com BRTs preocupam Em 16 meses, já foram contabilizados 78. Ausência de faixa exclusiva é uma das causas


Desde que o sistema Bus Rapid Transport (BRT) Via Livre foi implantado na Região Metropolitana do Recife, os corredores exclusivos são constantemente invadidos por motos e carros. Em 16 meses de operação, os dois corredores já somaram 78 acidentes. A maioria acontece nas áreas onde a pista usada pelo BRT não tem barreira física separando os veículos particulares, o que só reforça a necessidade de segregação, não apenas para otimizar a operacionalização do sistema, quanto para oferecer qualidade ao ambiente viário.


No caso do Corredor Norte/Sul, que possui 33,2km de extensão, dos 46 acidentes registrados, oito ocorreram nos 20km segregados fisicamente, que vai de Igarassu até o 7º Regimento de Artilharia de Campanha - Regime Olinda. Os outros 36 acidentes aconteceram da Avenida Pan Nordestina, em Olinda, até o Centro do Recife, justamente dentro dos 13km onde o corredor não foi segregado.

“Os acidentes ocorridos no corredor de BRT são considerados leves. Não houve acidentes com vítimas fatais, apenas danos materiais. Mas com todo o corredor sendo segregado, traria mais segurança para o Sistema BRT”, comentou o diretor institucional da Conorte, Gibson Pereira. A Conorte é o consórcio operacional do Corredor Norte /Sul, formado pelas empresas Itamaracá, Cidade Alta e Rodotur.

Não condiz com a realidade esse nome.

Segundo a Mobi Brasil, consórcio que opera o Corredor Leste/Oeste, até agora, “todos os acidentes registrados no corredor foram resultados da invasão à faixa exclusiva por veículos que não são autorizados a utilizá-la. A situação mais frequente é a tentativa de fugir do engarrafamento”. Até o momento, neste ano, já foram registrados 24 acidentes. Em 2014, forma oito.


Os números do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PE) revelam que de janeiro a setembro deste ano, foram 642 multas aplicadas na RMR, por transitar com veículo privado em faixa exclusiva, incluindo as infrações na Faixa Azul. Ano passado, esse número quase quintuplicou.


Além da ausência de segregação física dos corredores de BRT, que facilita a infração, a responsabilidade da fiscalização é de competência de cada município por onde circula o sistema, ainda que ele seja metropolitano. O Grande Recife Consórcio de Transportes fiscaliza apenas a parte operacional (horários e frotas) do Via Livre. O grande problema é que a invasão aos corredores interfere diretamente na operacionalização do BRT, sobretudo nas cidades onde os órgãos de trânsito municipais são ausentes.


“Implantar o sistema de BRT é mais fácil do que fazer os motoristas obedecerem, porque não atingimos esse nível de cidadania ainda. Por isso, a solução é fiscalizar e punir. Mas é preciso que seja feito com equipamentos eletrônicos”, afirmou o coordenador das Associação Nacional de Transporte Público (ANTP), César Cavalcanti.
Fonte : DP caderno local - Mobilidade