terça-feira, 5 de abril de 2016

MOBILIDADE RECIFE - Quase 2 anos após prazo para fim de obras,TIs são retrato do abandono G1 e TV Globo visitaram 6 obras inacabadas e encontraram muitos problemas. Descaso ilustrado pelo lixo, focos de Aedes e total descaso com passageiros.

Terminal IV Perimetral Recife (Foto: Thays Estarque/G1)Visão do TI da IV Perimetral é quase apocalíptica de total abandono (Foto: Thays Estarque/G1)
Dos 25 novos terminais integrados (TIs) prometidos à população pelo governo do estado na Região Metropolitana do Recife, seis foram definitivamente esquecidos pelo poder público. As obras, que deveriam ter sido concluídas em 2014, seguem paradas e entregues à ação do tempo. Praticamente dois anos após o prazo previsto para conclusão, o que se vê, na maioria dos casos, são verdadeiros cemitérios de concreto. O G1 percorreu essas seis construções e pôde constatar um total abandono, com focos do Aedes aegypti, pontos de consumo de drogas e até um terminal transformado em pasto. Enquanto isso, passageiros não têm acesso às melhorias prometidas no transporte público.
Na placa, erguida na frente dos Terminais Integrados de ônibus da III e IV Perimetral, na Avenida Caxangá, na Zona Oeste do Recife, uma previsão: término da obra em novembro de 2014. O que seria, na sua concepção, uma explicação para o usuário acabou se transformando em um motivo de revolta e insatisfação.

Do lado de fora, reclamações e questionamentos dos passageiros sobre o porquê da construção estar parada. Dentro, encoberto por tapumes e longe dos olhos da sociedade, entre as depredações, focos do Aedes aegypti e ponto de uso de drogas.
São terminais quase ou totalmente prontos para receber a população que estão sendo consumidos pela ação do tempo. O investimento total para as obras da III e IV perimetrais, por exemplo, chegou a R$ 9 milhões. Se já estivessem prontoa, atenderiam, respectivamente, cerca de 40 mil e 53 mil pessoal diariamente.
terminal III perimetral recife (Foto: Thays Estarque/G1)Telhas de aço e materiais para acamendo de obra estão amontoados no chão do TI da III Perimetral (Foto: Thays Estarque/G1)
III Perimetral
Telhas de aço e alguns materiais para acabamento de obra amontoados no chão evidenciam que aquele lugar parou pouco antes de ser entregue aos usuários do transporte público. Até a parte que já foi concluída acaba se deteriorando. É meio-fio pintado, portas, janelas e fiação para lâmpadas instaladas e, em contraponto, muito lixo, mato alto, ferragens expostas e água parada.
terminal III perimetral recife (Foto: Thays Estarque/G1)Duas grandes cisternas servem de criadouro de
mosquito no TI da III Perimetral
(Foto: Thays Estarque/G1)
Uma vigilante, que preferiu não se identificar, fez questão de mostrar duas grandes cisternas. Entre um saco de lixo e outro, era possível ver muitas larvas de mosquitos. “Trabalhamos com medo de pegar uma dessas doenças [dengue, chikungunya e vírus da zika]. Não temos o que fazer, temos que trabalhar, mas é uma vergonha como cidadã ver o que acontece aqui”, desabafa.

Enquanto isso, os passageiros precisam se espremer no espaço entre o muro do terminal e a rua, em um ponto de ônibus deteriorado. A consultora de vendas, Bruna Gomes, 24 anos, trabalha bem em frente à lll Perimetral, mas precisa caminhar cerca de 30 minutos para chegar ao serviço. “Esse terminal ia facilitar minha vida e de outras pessoas. A gente paga imposto para ver isso parado? É difícil, é um descaso com o povo”, reclama.

Com 67 anos, 23 deles dedicados ao trabalho de chaveiro, Osias Araújo tem que dividir seu tempo entre passar repelente e fazer uma chave. Com seu estabelecimento colado ao muro do terminal, ele se torna um alvo fácil para os mosquitos. “Veja como está o capim e o lixo. Minha filha teme por mim. Ela compra esses repelentes para eu passar, porque imagina se eu pego uma dessas doenças do Aedes aegypti. Passo o dia todo pensando em pôr o repelente. Tenho medo”, destaca.
Terminal IV Perimetral Recife (Foto: Thays Estarque/G1)TI da IV Perimetral está totalmente abandonado e deteriorado (Foto: Thays Estarque/G1)
IV Perimetral
Se na III Perimetral a situação é ruim, no IV beira o absurdo. Tubos de cola, pratos de comida e roupas espalhadas pelo local indicam que, além do grande acúmulo de lixo, o espaço também se tornou ponto de consumo de drogas e moradia de pessoas em situação de rua. Até preservativos usados foram encontrados jogados em diversas partes do terminal. Compondo o cenário de destruição, uma cama carbonizada é vista bem no meio do pátio, onde passariam os coletivos.
Terminal IV Perimetral Recife (Foto: Thays Estarque/G1)Placa improvisada parece não surtir efeito e salas
são transformadas em abrigo e banheiro
(Foto: Thays Estarque/G1)
O que deveria ser um ambiente organizado e funcional para o usuário de transporte público se tornou um grande cemitério de concreto, fiação exposta e ferragens.
Em uma das salas, onde funcionaria o setor administrativo, uma placa improvisada com os dizeres: “Não entre”. No entanto, o aviso parece não surtir efeito. Em outras salas, fezes se misturam com restos de cigarros e centenas de palitos de fósforos. O odor forte é predominante em todo terminal.

Na ocasião, nenhum vigilante foi visto. Um possível foco de Aedes aegypti também foi notado na IV Perimetral. A água fica acumulada em um espaço de uma das fundações. Em contraponto, um pedaço de papel destoa da cena apocalíptica. Colado em uma pilastra, a última vistoria realizada pelo Programa de Saúde Ambiental do Recife, em dezembro do ano passado.
Terminal IV Perimetral Recife (Foto: Thays Estarque/G1)Fezes se misturam com restos de cigarros e centenas de palitos de fósforos onde deveria ser o setor administrativo do terminal (Foto: Thays Estarque/G1)
Com lágrimas nos olhos, a aposentada Geraldina Ferreira, 78 anos, é o retrato de tristeza, revolta e medo dos usuários. Com dificuldade para andar, lamenta não ter um local seguro e adequado para pegar o ônibus e visitar sua filha.
“Pegando os ônibus [do lado de fora] eu posso cair, me machucar. Tenho medo de atravessar a rua e um carro me atropelar. Se tivesse um terminal eu poderia saltar com calma e me sentar. É muito triste isso”, diz chorando.
Carregando o pequeno Isack de apenas seis meses nos braços, a dona de casa Rafaela da Silva, 26 anos, comenta que não passa pelo lugar à noite. “Arrisco-me a ser assaltada e estuprada. Não vejo ninguém olhando essa obra, eles [vigilantes] só chegam à noite e não é todo dia”, reclama. Rafaela enfatiza que tanto o terminal quanto o seu entorno são pouco policiados. [Veja vídeo abaixo]


Respostas
G1 e a TV Globo solicitaram entrevistas com algum representante da Secretaria das Cidades para falar sobre os problemas verificados nos TIs. A pasta, no entanto, preferiu se manifestar através de nota. De acordo com texto, os terminais da Caxangá fazem parte do pacote de obras do corredor Leste/Oeste, que também aguarda levantamento dos serviços inacabados.

“Passada essa fase, a previsão é de que em entre maio e junho deste ano já seja possível iniciar processo licitatório para continuidade das obras. Isso porque, em 2015, houve rescisão unilateral e aplicação de multa contratual ao consórcio construtor Mendes Jr/Servix (responsável pelo corredor de BRT Leste/Oeste), por abandono das obras e quebra de contrato. A Secretaria das Cidades (Secid) contratou, então, a empresa projetista Policonsult para fazer o levantamento do remanescente”, disse a nota enviada.
Informa, ainda, que já foram investidos nas obras R$ 6,4 milhões no Terminal Integrado da III Perimetral e R$ 8 milhões no da IV Perimetral. Segundo a Secid, não é possível informar ainda o valor final da obra, pois uma empresa será contratada para avaliar o remanescente. As obras dos terminais integrados começaram em fevereiro de 2013. A reportagem ainda não conseguiu contato com o consórcio Mendes Jr/Servix.
Já a Vigilância Ambiental do Recife informou que os agentes visitam as construções a cada 15 dias e dão orientações para eliminar os criadouroso do Aedes aegypti. Reforçou que para solicitar visitas, qualquer cidadão pode telefonar para a ouvidoria da Saúde no telefone: 0800.281.1520
Fonte:secretária das Cidades ,reportagem G1 PE

sexta-feira, 1 de abril de 2016

Projeto prevê que todos os assentos do ônibus sejam preferenciais
Proposta apresentada na Câmara do Recife não entrou em votação. Iniciativa tem dividido opiniões entre os passageiros.

Do G1 PE
Para melhorar a convivência no transporte público, um projeto de lei apresentado na Câmara de Vereadores do Recife propõe que todos os assentos de um ônibus sejam preferenciais para gestantes, idosos e pessoas com dificuldades de locomoção. A proposta do vereador Romerinho Jatobá (PR) foi publicada no Diário Oficial no dia 27 de fevereiro e ainda não entrou em votação, sem data definida. [Veja vídeo acima]

Atualmente, os lugares que ficam na parte da frente do coletivo são reservados para esses passageiros. Na Assembleia Legislativa, tramita outro projeto semelhante, que pretende instituir a mesma medida nos ônibus intermunicipais.

A iniciativa divide opiniões. Para algumas pessoas, a medida não seria justa com quem paga a passagem. “E os outros? Não tá pagando? Tem que dividir”, critica o porteiro Marcelo Paes. Outro porteiro, Ivan Alves, não acredita na viabilidade da proposta. “Não daria certo, principalmente em horário de pico”, afirma.

No entanto, muitos defendem o projeto. “Interessante, é educação”, opina a recepcionista Shirley Ferreira. "Porque tem idosos que ficam em pé. Eu acho que é questão de educação. Você dá assento para o idoso e gestante porque com o ônibus lotado, correm risco de cair", completa Shirley. “É uma questão de se sensibilizar”, acredita a enfermeira Fernanda dos Prazeres.

Já há aqueles que creem ser uma questão da consciência de cada um, sem que houvesse a necessidade de uma lei para isso. “Não seria necessário, mas uma obrigação. Acho que, no horário de pico, não daria muito certo, porque vai da consciência”, pondera o auxiliar de serviços gerais Edson Gomes.

O estudante universitário Pedro Izidio participa do projeto Buzão Feliz, que, desde o ano passado, procura estimular as pessoas a tomar boas práticas de convivência no transporte público. "A proposta ajudaria as pessoas a pensar nessa necessidade dos idosos e gestantes de terem seus direitos preservados, mas na prática fica complicado conseguir esse objetivo. Tem o problema da superlotação, os ônibus estão muito lotados, os terminais também tem um fluxo de pessoas grande”, pontua.

Para a doméstica Rosineide Maria da Silva, só será possível saber a viabilidade da medida quando ela for posta em prática. “Tem que tentar pra saber”, declara.

De acordo com o Grande Recife Consórcio de Transportes, a fiscalização sobre os atuais assentos preferenciais é feita nos terminais. Ainda segundo o órgão, os motoristas e cobradores também são responsáveis por garantir a correta ocupação dos assentos.

Para denunciar infrações praticadas no transporte coletivo, é preciso entrar em contato com a Central de Atendimento do Grande Recife pelo telefone 0800 081 0158. Para formalizar a denúncia, é necessário ainda informar nome e número da linha, número de ordem do veículo, nome da empresa, data, hora e local da ocorrência.
Fonte: G1 Pe

Exame toxicológico para motoristas profissionais continua valendo em PE

Foto: Fotos Públicas
Fotos: Fotos Públicas

A Justiça Federal em Pernambuco (JFPE) não atendeu ao pedido do Detran-PE e decidiu pela continuidade da exigência de exame toxicológico aos motoristas que vão se habilitar ou renovar suas habilitações nas categorias C, D e E. A decisão, ajuizada pelo juiz federal da 3ª Vara, Frederico José Pinto de Azevedo, tem caráter liminar e, por isso, cabe recurso junto ao Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5).
O Detran-PE tinha solicitado a suspensão, retroativa a 02/03/2016 (quando a resolução nº 145 do Contran passou a valer nacionalmente), da obrigação de condicionar a concessão ou renovação das habilitações nas categorias C, D e E  ao exame toxicológico. O principal argumento do Detran-PE se baseia no fato de que a exigência foi criada sem que a infraestrutura necessária fosse fornecida.
“Em primeiro lugar, assim como diversas instituições sérias do setor, entendemos que o exame pode fornecer um falso resultado porque não é exigido do motorista no momento em que ele está exercendo a profissão. Ou seja, quando está ao volante. O condutor profissional que sabe que irá se submeter ao exame pode se preparar para isso e, após o teste, voltar a usar qualquer substância psicotrópica. A janela do exame é muita larga e envolve qualquer substância – maconha, cocaína e até álcool”, argumentou Charles Ribeiro, presidente do Detran-PE.
Mas de nada valeram os argumentos do órgão, pelo menos por enquanto. O juiz federal concedeu 72 horas para a União se manifestar e, após ouvir os representantes do governo federal, decidiu pela manutenção da obrigatoriedade do exame. O magistrado usou a segurança viária como principal argumento. Na decisão, reconhece o que os Detrans do País alegam – que o motorista tem como evitar o consumo de drogas antes do exame – mas pondera que a determinação é o começo de uma ação efetiva e, por isso, é fundamental ser mantida.
greve-caminhoneiros
“No histórico brasileiro houve um incremento no transporte rodoviário em detrimento do ferroviário e isso gerou um aumento sensível nos acidentes com vítimas fatais envolvendo veículos pesados de carga e passageiros. Sabe-se que para o cumprimento dos prazos e comissões de ordem financeira, muitos motoristas utilizam-se de drogas estimulantes. Pergunta-se então, se a modificação trazida pela lei n° 13103/2015, cuja aplicação já foi prorrogada mais de uma vez por resoluções do Contran, mudaria esse contexto? Certamente que não, já que muitos motoristas somente realizarão os testes sem a utilização das citadas drogas. mas já sinaliza um avanço que pode ser acentuado com um aumento substancial de campanhas educacionais e de fiscalização intensa nas rodovias federais e estaduais do País.”, argumentou.
Com a palavra, o Detran-PE.
Fonte: Blog de Olho no Trânsito com Roberta Soares do Jc

SEMANA AGITADA NO TI ABREU LIMA E TUDO SE CONSPIRA, PRA SUA INAUGURAÇÃO NESTE MÊS DE ABRIL.


FOTOS: BLOG GRANDE RECIFE MOBILIDADE PE


quinta-feira, 31 de março de 2016

Crise faz 20 milhões deixarem de usar ônibus Queda da demanda de passageiros na RMR foi de 5,21%, pior resultado da década e tendência em todo o Brasil


Aumento do desemprego, das tarifas e da inflação estão entre possíveis causas da fuga de usuários do transporte público, o que também impacta investimentos em melhorias
Os ônibus da Região Metropolitana do Recife transportaram 20,4 milhões de passageiros a menos em 2015. A queda foi de 5,21% em relação a 2014, a sétima pior entre 16 cidades. É o que revelam dados da Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU). No País, a redução foi de 4,1%, com piores cenários em Curitiba e Goiânia (ver ar te).

    A grande vilã, crê o setor, é a crise financeira, que gerou desemprego e a impossibilidade de os passageiros assimilarem as tarifas. Como comprar e manter um veículo também é caro, não é difícil prever que as ruas são cada vez mais de quem busca alternativas de se locomover, a pé ou de bicicleta. O pior é que o quadro parece longe do fim. Em janeiro, na RMR, a evasão de usuários teve índice de 9,15%. Em fevereiro, de 6,75%.

    Arte/FolhaPE
    O autônomo Raimundo Bertoldo, 55 anos, tem percebido as dificuldades, mas ainda não pensou em recorrer a outra for ma de transporte. “Essa crise pega, principalmente, quem mais precisa de ônibus. A pessoa fica desempregada e não tem condição de ficar gastando passagem para procurar emprego. Uma coisa tem impacto na outra”, opina. Já a universitária Joana Dias, 29, acredita que o que houve mesmo foi a redução da frota. “Não senti diferença nessa questão de passageiros. A crise está aí, mas as pessoas precisam sair. A superlotação é que continua. É mais fácil as empresas terem diminuído o número de ônibus, porque a demora é grande.”

    CENÁRIO - No Brasil, o mau resultado equivale a menos 900 mil passageiros por dia. As cidades pesquisadas, 14 delas capitais, detêm quase dois terços das pessoas transportadas, o que dá uma ideia do impacto negativo. A queda, que ocorre pelo quarto ano seguido, é a maior da década no setor. “Vejo uma combinação de fatores. Com a crise, a pessoa nem sai para procurar emprego porque não acha. Ocorre o estímulo aos deslocamentos a pé. O imobilismo das cidades, com os congestionamentos, também frustra. Ou seja, é uma equação da qual é difícil sairmos ainda este ano”, avalia o presidente da NTU, Otávio Cunha. “Um caminho seriam alternativas de subvenção. Pegamos São Paulo e vemos que a redução de demanda foi pequena (0,9%). Lá, o poder público banca 30% da tarifa. O cidadão sente menos”, completa.
    O presidente do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Pernambuco (Urbana-PE), Fernando Bandeira, ressalta que o início de ano difícil também teve influência das férias e do Carnaval e acredita que o resultado pode ser revertido se investimentos em corredores exclusivos continuarem. Por outro lado, reconhece que o cenário pode comprometer investimentos. “Quando houve o realinhamento tarifário, não foi prevista essa queda. Com um déficit, é natural que a primeira providência seja fazer readequações, o que afeta a renovação de frota, inclusive porque as taxas de financiamento estão muito ruins”, diz, sem adiantar em que proporção as aquisições de ônibus podem ser prejudicadas.
    FONTE: FOLHA PE

    terça-feira, 29 de março de 2016

    GRATUITO Terminais e estações-tubo metropolitanos têm internet

    Usuários do transporte público portadores do cartão Metrocard, podem utilizar o serviço da rede wifi nas estações tubo enquanto aguradam o ônibus. Na foto, Rosângela de Fátima Machado. Curitiba, 24/03/2016. Foto: Pedro Ribas/ANPr
    Enquanto aguardam a chegada dos ônibus, os usuários de 9 terminais e 5 estações-tubos metropolitanos já podem se conectar à internet gratuitamente. O serviço de rede Wi-Fi nestes locais iniciou no mês passado e pode ser utilizado por todos os portadores do cartão Metrocard. 

    “Em breve, como todos os ônibus da Região Metropolitana de Curitiba estarão equipados com aparelho GPS, os usuários terão à disposição um aplicativo para saber com exatidão que horas o ônibus passará no seu ponto”, informa Omar Akel, diretor-presidente da Comec (Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba). Por meio deste aplicativo também será possível acompanhar o itinerário de todas as linhas metropolitanas. 

    “A nossa preocupação com a melhoria da qualidade de vida da população inclui também a eficiência e eficácia dos serviços prestados nos mais diferentes setores, inclusive no transporte público metropolitano”, diz o secretário estadual do Desenvolvimento Urbano, Ratinho Júnior. Segundo ele, a bilhetagem eletrônica, o acesso à internet gratuita, o sistema de biometria facial e o aplicativo dos horários dos ônibus são parte desses serviços que beneficiam o dia a dia dos cidadãos. “E vamos melhorar ainda mais a mobilidade urbana para todos”, afirmou. 

    INTERNET - Para fazer a conexão com a internet basta procurar, no smartphone ou tablet, pela rede Metrocard Wi-Fi. O usuário deve informar o CPF e o número do cartão Metrocard e preencher um breve cadastro para fazer a autenticação. Assim, poderá desfrutar do serviço durante 30 minutos, podendo renovar a conexão após 10 minutos. Em média a utilização tem sido de 10 minutos, tempo que os usuários aguardam a chegada do ônibus. 

    Todos os portadores do cartão Metrocard têm acesso à internet para consulta de horários e para navegar no site da Metrocard. Os usuários que utilizaram o cartão Metrocard nos últimos 60 dias (colocaram crédito ou pagaram uma passagem) podem acessar a internet em outros aplicativos e sites, exceto streaming de vídeos e sites impróprios. 

    Os 09 terminais metropolitanos onde a rede Wi-Fi já pode ser acessada são: Colombo (Maracanã e Guaraituba), Fazenda Rio Grande (Novo e Velho), Almirante Tamandaré (Cachoeira), Pinhais, Araucária (Central), São José dos Pinhais (Central) e Campo Largo. 

    A rede também está disponível em 05 estações-tubo metropolitanas: 19 de Dezembro (Centro Cívico), Rui Barbosa (Centro), Carlos Gomes (Centro), PUC (Prado Velho) e Camilo Di'Lellis (Pinhais). 

    NOVOS PONTOS - Nos próximos meses novos pontos permitirão o acesso à internet gratuita. São os terminais de Almirante Tamandaré; Araucária (Maria Angélica); Colombo (Roça Grande), Campina Grande do Sul (Jardim Paulista); Quatro Barras e Piraquara. 

    E as estações-tubo Autódromo (Pinhais); Paulo Kissula (Capão da Imbuia); Pastor Manoel Virgílio de Souza (Cajuru); Vila Nova (Capão da Imbuia); Ferrari (Campo Largo) e Aeroporto (São José dos Pinhais
    Fonte: agência notícias do Paraná.
    Saiba mais sobre o trabalho do governo do Estado em: http:///www.facebook.com/governopr ewww.pr.gov.br

    BRTs entram na mira dos vândalos. Que pena!

    Fotos: Divulgação
    Fotos: Divulgação

    Os ônibus do sistema BRT também viraram alvo dos vândalos que andam por aí destruindo o transporte coletivo. A Empresa Itamaracá, que integra o Consórcio Conorte – responsável pela operação do Corredor Norte-Sul –  teve três ônibus depredados por vândalos, na tarde do domingo (27/3) e madrugada da segunda-feira (28/3). Os veículos trafegavam pelo viaduto dos Bultrins, em Olinda, quando foram apedrejados. Janelas, pára-brisas e portas foram danificadas.
    Pelas contas do Consórcio Conorte, o prejuízo financeiro é superior a R$ 6 mil. Socialmente, o impacto atinge 900 passageiros que ficaram com menos coletivos em operação, já que os veículos passaram o dia sem rodar, sob manutenção.  Em 2015, os jogos de futebol proporcionaram a depredação de 848 ônibus. Este ano, já são 103. Sem falar do Carnaval, quando os danos atingem, em média, de 700 a 800 coletivos.

    BRT 100bbbbb


    Por ironia, enquanto alguns destroem, outros imploram pela preservação. É o caso do grupo Coletivo Recife, que está realizando o movimento QUEREMOS BRTer 100% PRONTO e busca apoio da população para forçar o governo de Pernambuco a concluir os dois corredores do sistema: Leste-Oeste e Norte-Sul. Atualmente, as obras estão 70% concluídas e beneficiam apenas 86 mil passageiros, quando deveriam atender a 335 mil pessoas.

     Fonte: De Olho no Trânsito com Roberta Soares do JC.



    BRT - Vídeo mostra depredação de estação do BRT em protesto em Madureira


    Estação do Transcarioca foi depredada durante manifestação. 

    Grupo invadiu local e promoveu quebra quebra após morte de menino Ryan.

    Do G1 Rio

    Ainda no início do protesto que praticamente parou Madureira na tarde desta segunda-feira (28), bairro no Subúrbio do Rio, imagens do circuito interno de câmeras do Consórcio BRT registraram o momento em que um grupo invadiu e depredou a Estação Otaviano, no Corredor Transcarioca. Outra estação, Vila Queiroz, foi incendiada.

    A confusão e ações de vândalos que culminaram na depredação ocorreram por volta de 13h, quando manifestantes tomaram a Edgar Romero em protesto pela morte do menino Ryan Gabriel, de apenas 4 anos.
    Dois ônibus, um deles do consórcio e avaliado em R$ 900 mil, também foram queimados e a circulação de veículos foi interrompida totalmente na Avenida Ministro Edgar Romero, uma das principais vias da região.
    Baleada no peito na noite do Domingo de Páscoa (27) durante uma troca de tiros entre traficantes na Comunidade do Cajueiro, a criança não resistiu ao ferimento e morreu nesta segunda de manhã no Hospital Estadual Getúlio Vargas, na Penha.
    Taiane Pereira da Silva, mãe do menino Rian Gabriel, é consolada por familiares no IML do Rio. O menino de 4 anos morreu na noite da véspera após cirurgia no Hospital Getúlio Vargas, após ser atingido no peito por uma bala perdida no Morro do Cajueiro (Foto: Severino Silva/Agência O Dia/Estadão Conteúdo)Taiane Pereira da Silva, mãe do menino Rian
    Gabriel, é consolada (Foto: Severino Silva/Agência
    O Dia/Estadão Conteúdo)
    "Acabou meu mundo, acabou... tiraram o meu filho... que isso, senhor... meu mundo acabou, ai meu filho", gritou, inconsolável, a mãe de Ryan ao saber da morte do filho na porta do hospital. A família ainda levou cinco horas para conseguir liberar o corpo no IML.
    Desesperado, o avô da criança, Milton Amparo, contou que durante a troca de tiros só teve tempo de puxar o neto, mas que quando o fez a criança já havia sido baleada. "Foi o pior momento da minha vida", afirmou.  
    Além de Ryan, uma adolescente de 17 anos também foi baleada durante o tiroteio entre criminosos e está internada.
    PM acionada para conter manifestantes
    Para conter a ira dos manifestantes e ação dos vândalos, a Polícia Militar foi acionada e chegou a Madureira por volta de 14h30. Os militares fizeram uso de gás lacrimogêneo e bombas de efeito moral. Também foram efetuados disparos de bala de borracha. Foram deslocados para a região, área do 9º BPM (Rocha Miranda), policiais do Batalhão de Choque e do 14º BPM (Bangu).
    Menino Ryan tinha 4 anos e foi baleado na porta da casa da avó, em Madureira (Foto: Reprodução / Globo)Menino Ryan tinha 4 anos e foi baleado na porta da casa da avó, em Madureira (Foto: Reprodução / Globo)fonte: G1 RJ

    Obra em rua no bairro da Torre muda itinerário de três linhas de ônibus Troca de tubulação na Rua Thomaz Gonzaga ocasiona a interdição da via. Obra da Emlurb, que começa na terça (29), deve ser concluída em 20 dias.

    Do G1 PE

    Rua Thomaz Gonzaga, no bairro da Torre, na Zona Oeste do Recife (Foto: Reprodução/Google Street View)Interdição na Rua Thomaz Gonzaga, no bairro da Torre, na Zona Oeste da capital pernambucana, é causada pela troca de uma tubulação na via (Foto: Reprodução/Google Street View)
    A Rua Thomaz Gonzaga, no bairro da Torre, na Zona Oeste do Recife, será interditada a partir das 9h desta terça-feira (29). Nas proximidades do número 115 da via, a Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb) trocará uma tubulação para recuperar o sistema de drenagem. A previsão é que a obra seja concluída em 20 dias.

    Durante esse período, o tráfego será desviado pela Rua Marquês de Maricá. No primeiro dia da interdição, quatro agentes da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU), além de dois orientadores, irão monitorar o tráfego na área. Com a Rua Thomaz Gonzaga interditada, três linhas de ônibus que passam pelo local terão novos itinerários provisórios. São elas:

    Linha 414 – Torre (sentido subúrbio/cidade)
    Duas paradas localizadas na Rua Thomaz Gonzaga serão desativadas temporariamente: a que fica após o cruzamento com a Rua Souza Bandeira e a situada perto da esquina com a Rua Conselheiro Teodoro. Como opções aos usuários, há, respectivamente, a parada em frente ao Edifício Marina, nº 341, após o cruzamento com a Rua Joaquim Alheiros, e a localizada na Rua Dom Manoel da Costa, próximo à esquina com a Rua Visconde do Uruguai, lado oposto ao imóvel de nº 528.
    Linha 413 - Av. do Forte (sentido subúrbio/cidade)
    A parada situada na Rua Thomaz Gonzaga, próxima à esquina com a Rua Souza Bandeira, será desativada temporariamente, assim como a localizada perto da esquina com a Rua Conselheiro Teodoro. As alternativas para os usuários são, respectivamente, as paradas que ficam na Rua Souza Bandeira, em frente ao imóvel nº 68, próximo ao cruzamento com a Ribeiro Romã, e na Rua Dom Manoel da Costa, próximo à esquina com a Rua Visconde do Uruguai.

    Linha 427 - Monsenhor Fabrício/Bacurau (sentido cidade/subúrbio)
    Durante as madrugadas, essa linha fará o seguinte itinerário: Rua Conde de Irajá, Praça da Torre, Rua Conselheiro Teodoro, Rua Marquês de Maricá, Rua Souza Bandeira, Rua Thomas Gonzaga, Rua Professor Estevão Francisco da Costa.
    fonte: G1 Globo Pe

    Sistema de transporte coletivo de Maceió recebe ônibus com novo layout

    A capital alagoana está recebendo 50 novos ônibus que vão atender ao sistema de transporte público de Maceió. Essa aquisição está prevista no edital do processo licitatório de concessão, que determina a renovação de parte da frota já no primeiro ano após a realização do certame. 

    De acordo com a SMTT, a previsão é de que até o final deste ano, 150 novos ônibus estejam circulando diariamente em toda a cidade.  Os veículos adquiridos neste primeiro momento foram fabricados pela montadora Marcopolo e contaram com investimento de aproximadamente R$ 13 milhões.

    “Estamos cumprindo com o que está no edital e ele exige que 20% da frota seja renovada com ônibus zero quilômetro. Dessa forma, vamos tirar de circulação muitos dos veículos com estado de conservação precário. Para o usuário do serviço, bem como para os rodoviários, a ação trará mais comodidade, agilidade e segurança”, disse o Prefeito Rui Palmeira.

    Os novos carros adquiridos chegam a Maceió padronizados e com as cores correspondentes aos seus respectivos lotes. Essa ação vai valorizar as cores da bandeira do Município, além de criar uma identidade visual padrão para o Sistema Integrado de Mobilidade de Maceió. Com a renovação da frota, Maceió também passa a ser a única capital do país a exigir duas vagas para cadeirantes.

    domingo, 27 de março de 2016

    Governo dá prazos para conclusão de obras pendentes Diante do levantamento feito pelo TCE sobre obras paralisadas, secretarias informam data de conclusão dos projetos

    Estação de BRT do Complexo de Salgadinho ainda está em obras
    Estação de BRT do Complexo de Salgadinho ainda está em obras
    Guga Matos/JC Imagem
    O levantamento feito pelo Tribunal de Contas do Estado sobre a situação das obras paralisadas em Pernambuco foi finalizado no ano passado, após a entrega da prestação de contas de 2014 por parte das prefeituras e do governo estadual. Um novo mapeamento será feito este ano e divulgado até o final do primeiro semestre. Apesar de ser relativo a 2014, o atual balanço foi atualizado não só em relação aos valores investidos, como também o TCE incluiu novas obras ao longo dos últimos meses. “Muitos dos projetos de mobilidade, por exemplo, não estavam na lista. Agora eles já podem ser considerados paralisados”, explica Rogério Carvalheira, responsável pelo levantamento
    Por solicitação do tribunal, prefeituras e governo do Estado encaminharam ofícios informando a situação atualizada das obras pendentes. Em relação à Barragem Serro Azul, a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico informou que o empreendimento apresenta 85% do projeto executado. O reservatório está sendo construído em três turnos de trabalho, com previsão de entrega no próximo mês de junho.

    Sobre as obras de mobilidade, a Secretaria das Cidades afirmou que o Terminal Integrado de Abreu e Lima, a Estação Complexo Salgadinho do BRT e duas passarelas do Corredor Norte-Sul ficam prontos até maio deste ano. Após a rescisão do contrato com a empresa Mendes Júnior para execução do Corredor Leste-Oeste, a secretaria fez levantamento do remanescente do que ficou inacabado. A previsão é de que seja aberto novo processo licitatório em maio. Já o Ramal da Copa terá a obra retomada até o final deste ano.

    A previsão de construção do ramal do BRT da Avenida Agamenon Magalhães é 2017. Houve desistência da empresa vencedora da licitação e a secretaria está em processo de distrato contratual. Ainda não há um cronograma para informar em quanto tempo os serviços serão executados. Em relação à dragagem do Rio Capibaribe, para a implantação de uma linha fluvial, já foram dragados 8,5 quilômetros, o que corresponde a 80% do projeto. A dragagem foi interrompida em função das palafitas que se encontram nas margens do rio.
    De acordo com a Compesa, a reforma e ampliação da estação de esgotos da Cabanga teve o projeto alterado para readequação da solução técnica. Até o próximo mês, a empresa espera publicar o edital de licitação para execução do projeto.
    Fonte: Secretária das Cidades retirada do JC caderno cidades com Ciara Carvalho.

    Mercado: Volvo ingressa na faixa de ônibus rodoviários de 310cv prometendo economia

    Disponível na configuração 4×2 de até 14 metros de comprimento, chassi Volvo B310 R promete gastar até 3% menos óleo diesel que os concorrentes da Scania e Mercedes-Benz. Itens de série são os mesmos da linha da marca

    Divulgação/Volvo
    Na mira do K 310, principal chassi para ônibus da Scania, e do Mercedes-Benz O-500 R 1830, a Volvo ingressa na faixa de ônibus rodoviários de 310cv (cavalos) com o B310 R. Disponível na configuração 4×2, o novo modelo se posiciona entre o B290 R e B340 R na linha da marca sueca prometendo média de consumo 3% inferior aos dos principais concorrentes. Pode ser montado em carrocerias de até 14 metros de comprimento, ampliando a capacidade de passageiros em até quatro lugares – em relação ao modelo menos potente.
    A aplicação é indicada para fretamento e viagens de curtas e médias distâncias. “Este modelo abre um novo nicho de mercado de ônibus rodoviários para a Volvo Bus. É um veículo dedicado a aplicações específicas, e que chega para ser o mais econômico da sua categoria”, diz o presidente da Volvo Bus Latin America, Luis Carlos Pimenta.
    Com o B310 R, a Volvo brasileira passa a contar com oito opções de chassis rodoviários. O motor utilizado é o de 11 litros, já utilizado no B340R e com os mesmos itens de série: caixa de câmbio automatizada I-Shift, freio motor VEB com 390cv de potência, suspensão eletrônica e freio a disco EBS 5.
    Motor traseiro de 11 litros é o mesmo que equipa o mais potente B340R - Divulgação/VolvoMotor traseiro de 11 litros é o mesmo que equipa o mais potente B340R
    ATRATIVO Enquanto o chassi da Scania privilegia o torque e o da Mercedes-Benz a relação custo x benefício, o novo Volvo ataca no consumo. O peso cerca de 400kg mais leve que os dos similares permite gastar menos óleo diesel, representando economia operacional. “É o chassi mais leve do mercado, o que permite uma melhor relação de peso e potência para as aplicações às quais se destina.”, aponta o engenheiro de vendas da Volvo, Renan Schepanski.
    As primeiras unidades do novo chassi foram vendidas para a empresa Princesa dos Campos, de Ponta Grossa (PR), tradicional frotista Volvo que acaba de integrar à frota o chassi de motor dianteiro B270 F na configuração longa, de 14 metros e com 52 assentos.
    Com informações: VRUM

    MOBILIDADE Com engarrafamento para ir e voltar, transporte público foi melhor opção para Arena Pernambuco


    Havia poucas filas no TI Cosme e Damião para pegar o Circular Arena 
    Foto: Diego Nigro/JC Imagem


    Do JC Trânsito
    Se teve gente que demorou mais de duas horas de carro na ida para o jogo entre Brasil e Uruguai na Arena Pernambuco, na Região Metropolitana do Recife, essa noite (25), a volta não está sendo nada melhor. O congestionamento para sair do estádio começa desde o estacionamento. Com o trânsito travado na BR-408, a melhor opção foi o transporte público
    Fonte: JC TRÂNSITO caderno mobilidade