terça-feira, 29 de março de 2016

BRTs entram na mira dos vândalos. Que pena!

Fotos: Divulgação
Fotos: Divulgação

Os ônibus do sistema BRT também viraram alvo dos vândalos que andam por aí destruindo o transporte coletivo. A Empresa Itamaracá, que integra o Consórcio Conorte – responsável pela operação do Corredor Norte-Sul –  teve três ônibus depredados por vândalos, na tarde do domingo (27/3) e madrugada da segunda-feira (28/3). Os veículos trafegavam pelo viaduto dos Bultrins, em Olinda, quando foram apedrejados. Janelas, pára-brisas e portas foram danificadas.
Pelas contas do Consórcio Conorte, o prejuízo financeiro é superior a R$ 6 mil. Socialmente, o impacto atinge 900 passageiros que ficaram com menos coletivos em operação, já que os veículos passaram o dia sem rodar, sob manutenção.  Em 2015, os jogos de futebol proporcionaram a depredação de 848 ônibus. Este ano, já são 103. Sem falar do Carnaval, quando os danos atingem, em média, de 700 a 800 coletivos.

BRT 100bbbbb


Por ironia, enquanto alguns destroem, outros imploram pela preservação. É o caso do grupo Coletivo Recife, que está realizando o movimento QUEREMOS BRTer 100% PRONTO e busca apoio da população para forçar o governo de Pernambuco a concluir os dois corredores do sistema: Leste-Oeste e Norte-Sul. Atualmente, as obras estão 70% concluídas e beneficiam apenas 86 mil passageiros, quando deveriam atender a 335 mil pessoas.

 Fonte: De Olho no Trânsito com Roberta Soares do JC.



Nenhum comentário:

Postar um comentário