A LICITAÇÃO ESTA SOB RISCO DE NÃO ACONTECER MAIS...
A licitação das linhas de ônibus da Região metropolitana do Recife,sonho antigo de gestores e usuários, do sistema de transportes, caminha para ser anulada.
Não só a segunda etapa como todos os 5 lotes dos concessionários escolhidos e os lotes 1 e 2 já licitados,onde os BRTs fazem parte e está em operação a 2 anos.O assunto surgiu nos bastidores do governo de Pernambuco,e a decisão técnica sugere a sua anulação.
O governos calcula que os subsídios cheguem a mais de R$300 milhões de reais e a sua anulação é inevitável, ( incluindo os BRT, os Terminais integrados, as estações de BRT e todo modal.
Essa licitação é de 2012,ainda no Governo de Eduardo Campos , onde o Pais crescia 4% ao ano e hoje esta paralisado.O governados Paulo Câmara não sabe onde buscar, tanto dinheiro.
O Que se se sabe é que, na empolgação da copa do mundo , onde o dinheiro tinha em abundancia, o Governo hoje de Pernambuco, meteu a mão e m tudo e esqueceu de fazer seu dever de casa e de separar um pouco.
fonte: Jornal do Comercio
domingo, 10 de abril de 2016
A Mobibrasil abre sua garagem pra receber, o Club dos Busologos de Pernambuco e o Blog Grande Recife Mobilidade Pe.
Foi uma semana onde o Blog GRMPE foi convidado, para uma exclusiva sessão de fotos e a um encontro com a diretoria.
Diretoria da Mobibrasil Drº Alexandre e o Chefe de comunicação Sanderson recebe o Blog GRMPE.
O Sandeson chefe de comunicação da Mobibrasil Recife,fez as honras da empresa Mobibrasil.
Além da recepção calorosa, houve uma conversa aberta sobre as novidades da Mobibrasil.
Essa renovação é total destinada a 2.920 Rio Doce / CDU.
assista a apresentação do Apache Vip IV
fotos: Igor Felipe, Blog Grande Recife Mobilidade PE
Entregue após quase dois anos, TI de Prazeres tem movimento tranquilo Terminal conta, inicialmente, com apenas duas linhas de ônibus. Segundo o Grande Recife Consórcio, não há previsão de abertura total.
Foto:cortesia whatsapp
Após uma demora de quase dois anos, o Terminal Integrado (TI) de Prazeres, foi entregue para a população neste sábado (9). Inicialmente, o TI conta apenas com duas linhas de ônibus. Com isso, o terminal, que tem capacidade para atender 25 mil usuários diariamente, realizará apenas 152 viagens com 16 ônibus, o que corresponde a 8 mil passageiros por dia.
Foto:Blog grande Recife Mobilidade Pe
Nesta primeira etapa, o terminal contará com duas linhas já existentes, a 206 – Barro/Prazeres e a 161 – Brigadeiro Ivo Borges/TI Aeroporto. Após a inauguração, essas linhas serão batizadas de 161 – TI Aeroporto/TI Prazeres e 206 – TI Barro/TI Prazeres. O valor da tarifa será de R$2,80 (Anel A). O Grande Recife Consórcio de Transporte garante que o intervalo será de até 5 minutos nos horários de pico.Na realidade a 161 estava com intervalo de 50 minutos e com 1 veículo na linha, já a 206 ficou com intervalo de 15 minutos e com desorganização pois chegava sempre em comboios.
Foto:Blog grande Recife Mobilidade Pe
"Mesmo que ele [usuário] não vá usar o metrô, ele tem a opção de usar o ônibus pagando a tarifa do metrô, que é de R$ 1,60. Hoje o usuário de transporte público sai de uma parada de ônibus usual para vir para dentro do Terminal Integrado com todo conforto", pondera o coordenador de operações do Grande Recife Consórcio de Transporte, Mario Sérgio Cornélio.
O terminal conta com seis plataformas de embarque e duas para desembarque, além de rampas de acesso. O TI ainda conta com uma área construída de 4.080 m², sendo 1.412 m² desse espaço destinado à plataformas.
O terminal conta com seis plataformas de embarque e duas para desembarque, além de rampas de acesso. O TI ainda conta com uma área construída de 4.080 m², sendo 1.412 m² desse espaço destinado à plataformas.
o esrudante Lucas Gomes, de 17 anos, passava pelo local todo dia e lamentava o fato de não poder usar o serviço. Agora, comemora a quantidade de linhas já disponíveis. "A situação aqui estava muito precária. Espero que isso [inauguração] possa contribuir para o fluxo de passageiros que vão passar por aqui", completa.
Na segunda-feira (4), o Blog GRMPE percorreu os seis terminais esquecidos pelo poder público. No TI de Prazeres, o espaço, que deveria ser uma melhoria para a população, tinha sido transformado em estacionamento de carros e motos. De acordo com o Grande Recife Consórcio, ainda não há previsão para inaugurar a segunda e última etapa.
Os moradores de Jd Piedade e Candeias clamando por este terminal, e os técnicos do GRCT não sinaliza está possibilidade. O que vimos foi, um terminal aberto ao público com duas linhas sem expressão de funcionalidade, e a estação metro se acessibilidade a idosos e cadeirantes (Elevador e escada rolante quebradas).
Reportagem : Jailson Silva do Blog GRMPE.
sábado, 9 de abril de 2016
Linhas novas criadas pra atender a uma reivindicações antigas, das comunidades de Paulista cria a linha Circular Shopping e TI Pelopidas Janga.
Durante encontro com jovens da cidade, o prefeito de Paulista, Junior Matuto (PSB), anunciou neste sábado (9) que os moradores do município poderão contar com duas novas linhas de ônibus: Circular/Shopping e Janga/T.I. Pelópidas Silveira. Acompanhado do vice, Jorge Carreiro, o gestor informou que os coletivos devem começar a rodar num prazo de 30 dias, obedecendo um cronograma estabelecido pelo Grande Recife Consórcio de Transportes.
A novidade, fruto de negociações com os diretores do órgão estadual, vai beneficiar, especialmente, os moradores das áreas das praias, que antes dependiam do sistema de transporte complementar para chegar ao Centro da cidade. Com a criação das novas linhas, algumas localidades serão beneficiadas diretamente, já que os ônibus devem percorrer rotas alternativas, como as paralelas do Canal do Araxá, Avenida Costa Azul, Av. Estados Unidos, rodovia PE-22, entre outras.
Na ocasião, Junior Matuto prestou contas dos três anos de gestão e voltou a reafirmar o compromisso com a juventude – considerada por ele “a esperança do País”.
“Nossa caminhada sempre contou com a participação de muitos jovens. Isso fez o nosso governo trabalhar com um olhar ainda mais sensível às causas do segmento. Hoje temos certeza que já conseguimos avançar em diversas políticas públicas, como a valorização da mão de obra local, criação de áreas de lazer e convivência, qualificação profissional por meio da oferta de cursos, incentivo à prática esportiva, entre outros. Apesar disso, sabemos que ainda há muito por fazer”, disse o prefeito.
Durante a apresentação das ações do governo, Junior Matuto fez questão de falar sobre a oferta de 2,7 mil oportunidades de trabalho preenchidas por moradores da cidade no Paulista North Way Shopping. O que também aconteceu – em menor proporção – com as demais empresas atraídas pelo município durante os últimos três anos.
Fonte: Prefeitura de Paulista
sexta-feira, 8 de abril de 2016
Violência Grupos de até 5 bandidos assaltam sete ônibus em Pernambuco nas primeiras horas desta sexta
Rotina diária para quem usa o transporte coletivo para se locomover, a violência dentro dos ônibus teve sete registros apenas nas primeiras horas desta sexta-feira (8) em cidades do interior de Pernambuco e da Região Metropolitana do Recife (RMR). Em algumas ocorrências, os assaltantes agiram em grupos de até cinco pessoas.
O primeiro registro aconteceu na Encruzilhada de São João, em Caruaru, no Agreste de Pernambuco. Um ônibus seguia para a Feira de Toritama e foi parado por quatro homens armados que estavam em um Fiat Siena. Eles roubaram os pertences dos passageiros.
Na Usina Estreliana, no município de Ribeirão, Zona da Mata Sul do Estado, quatro homens e uma mulher assaltaram um ônibus, levando o celular e R$ 200 do motorista.
Na Avenida Bom Jesus, perto do Campo do Giz, no bairro do Zumbi do Pacheco, em Jaboatão dos Guararapes (RMR), um ônibus da empresa Metropolitana que fazia a linha Zumbi do Pacheco/Barro Loteamento foi assaltado por dois bandidos que levaram o celular da cobradora e o dinheiro da renda do veículo.
Na Avenida Conde da Boa Vista, no Centro do Recife, um ônibus foi invadido por um ladão que levou a bolsa de uma senhora, residente no bairro de Água Fria, na Zona Norte da capital pernambucana.
Já na Avenida Agamenon Magalhães, no bairro de Santo Amaro, passageiros de um coletivo que fazia a linha T.I Xambá/Joana Bezerra foram surpreendidos por quatro ladrões levaram o celular, notebook e R$ 200 de um dos passageiros, além de R$ 800 e o celular de outra passageira.
NA BR-101, perto do prédio da Justiça Federal, em Jardim São Paulo, Zona Oeste do Recife, um ônibus da empresa CRT que fazia a linha T.I Tancredo Neves/T.I Macaxeira foi assaltado e duas passageiras tiveram os celulares roubados pelos bandidos.
Um veículo do tipo BRT que fazia a linha T.I Pelópidas/PCR foi assaltado por um bandido, nas imediações da integração da PE-15, no bairro de Ouro Preto, em Olinda. Nesse caso, o assaltante não obteve sucesso e acabou preso depois de roubar o celular de um dos passageiros. O ladrão foi autuado na Central de Plantões da Capital. Ele foi identificado como Alexsandro Faustino da Silva, 24 anos de idade, e que mora nas imediações da rodovia PE-15.
Nessa quinta-feira (7), o JC Trânsito já havia noticiado que seis assaltos a ônibus haviam sido registrados na RMR em poucas horas.
Com informações da Rádio Jornal.
INAUGURAÇÃO - TI PRAZERES TEM INICIO NESTE SÁBADO 09/04/16.
TERMINAL INTEGRADO DE PRAZERES INICIA OPERAÇÃO NESTE SÁBADO (9)
Os usuários do transporte público da Região Metropolitana do Recife (RMR) passam a contar com mais um equipamento do Sistema Estrutural Integrado. O Terminal Integrado de Prazeres, localizado na Av. Barreto de Menezes, no bairro de Prazeres, Jaboatão dos Guararapes, inicia sua primeira etapa de operação começa neste sábado (9) a partir das 4h20. As linhas que integrarão o Terminal atendem cerca de 8 mil usuários/dia.
Nesta primeira fase, o terminal irá operar com uma linha de metrô e duas linhas de ônibus já existentes, a 206 – Barro/Prazeres e a 161 – Brigadeiro Ivo Borges/TI Aeroporto. Com a inauguração, as linhas passam a ser interterminais e têm suas nomenclaturas alteradas para 161 – TI Aeroporto/TI Prazeres e 206 – TI Barro/TI Prazeres.
Esta nova integração disponibilizará aos usuários do TI Prazeres mais opções de deslocamento pela RMR pagando apenas uma passagem. Ao todo, serão realizadas inicialmente 152 viagens a partir de 16 ônibus que irão operar com a tarifa de R$2,80 (Anel A) e terão o intervalo de até 5 minutos nos horários de pico.
O terminal conta com seis plataformas de embarque e duas para desembarque, rampas de acesso, piso tátil (que facilita a orientação de pessoas com deficiência visual e visibilidade reduzida), e mecanismos antiderrapantes, para evitar quedas e escorregões e acesso ao metrô, já apto para ampliação de uma segunda etapa. O TI, que conta com uma área construída de 4.080 m² e área de plataforma de 1.412 m², beneficiará a população da Zona Sul da Região Metropolitana, que terão ligação com outros municípios da RMR, através das linhas interterminais.
Com a inauguração deste terminal, o Sistema Estrutural Integrado passa a contar com um total de 20 TIs em operação, são eles: Aeroporto, Afogados, Barro, Cabo, Cajueiro Seco, Camaragibe, Cavaleiro, Caxangá, Igarassu, Jaboatão, Joana Bezerra, Macaxeira, PE-15, Pelópidas Silveira, Recife, Tancredo Neves, TIP, Xambá, Largo da Paz e Prazeres.
A expansão do SEI possibilita que um número maior de usuários se desloque pela RMR pagando apenas uma passagem por sentido.
Confira abaixo o novo itinerário das linhas:
206 – TI Barro/TI Prazeres: Terminal Integrado do Barro, Rodovia BR-101, Av. Dois Rios Recife, Rua Rio Xingú, Rua Emílio Monteiro Fonsêca, Rua Nova Canãa, Rua Doutor Álvaro Ferraz, Rua Alberto Lundgreen, Praça Sebastião Malta, Av. Maria Irene, Av. Centenário Alberto S. Dumont, Estrada da Batalha, Av. Barreto de Menezes, Rua Aarão Lins de Andrade, Via Leste da Av. Ayrton Senna da Silva, Rua Dr. Miguel Arcanjo, Av. Bernardo Vieira de Melo, Rua Coronel Francisco Galvão, Rua Emiliano Ribeiro, Travessa da Linha, Estrada da Batalha, Av. Barreto de Menezes, Terminal Integrado de Prazeres, Travessa da Linha, Estrada da Batalha, Av. Marechal Mascarenhas de Moraes, Praça Ministro Salgado Filho, Av. Marechal Mascarenhas de Moraes, Av. Maria Irene, Praça Sebastião Malta, Rua Alberto Lundgreen, Rua Dr. Álvaro Ferraz, Rua Nova Canaã, Rua Monteiro Fonseca, Rua Rio Xingú, Rua Rio Tapado, BR-101, Terminal Integrado do Barro.
161 – TI Aeroporto/TI Prazeres: Terminal Integrado Aeroporto, Rua 10 de Julho, Rua 20 de Janeiro, Rua Barão de Souza Leão, Av. Mascarenhas de Moraes, Viaduto do Aeroporto, Av. Mascarenhas de Moraes, Praça Ministro Salgado Filho, Estrada da Batalha, Viaduto de retorno, Estrada da Batalha, Av. Armindo Moura, Rua Ulisses Montarroyos, Rua 4 de Outubro, Av. Agamenon Magalhães, Rua Aarão Lins de Andrade, Av. Ayrton Senna, Acesso ao Shopping Guararapes, Pátio do Shopping Guararapes, Rua Hermínio Alves de Queiroz, Rua Aarão Lins de Andrade, Rua Professora Sílvia Ferreira, Rua Emiliano Ribeiro, Travessa da Linha, Estrada da Batalha, Av. Barreto de Menezes, Terminal Integrado de Prazeres, Travessa da Linha, Estrada da Batalha, Av. Barreto de Menezes, Rua Aarão Lins, Rua Professora Sílvia Ferreira, Rua Emiliano Ribeiro, Av. Agamenon Magalhães, Rua 4 de Outubro, Rua Ulisses Montarroyos, Av. Armindo Moura, Estrada da Batalha, Av. Mascarenhas de Moraes, Rua 10 de Julho, TI Aeroporto.
Interdição da Ulisses Montarroyos - Os usuários devem ficar atentos, pois a Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes está realizando obras na Rua Ulisses Montarroyos, que ficará interditada. Com isso, a linha 161 - TI Aeroporto/TI Prazeres irá realizar, provisoriamente, o trajeto abaixo. Posteriormente, com a liberação da via, a linha voltará a operar com seu itinerário oficial descrito acima.
Desvio de itinerário provisório:
Sentido TI Aeroporto / TI Prazeres (viagens com o atendimento ao Shopping Guararapes) - Terminal Integrado Aeroporto (terminal), Rua Dez de Julho, Av. Vinte de Janeiro, Rua Barão de Souza Leão, Av. Marechal Mascarenhas de Morais, Viaduto do Aeroporto (Norte), Praça Ministro Salgado Filho (Pista Oeste), Av. Marechal Mascarenhas de Morais, Estrada da Batalha, Viaduto Ferradura (em formato de), Estrada da Batalha, Av. Armindo Moura, Rua Visconde de Jequitinhonha, Rua Quatro de Outubro, Av. Governador Agamenon Magalhães, Rua Aarão Lins de Andrade, Via Marginal Oeste da Av. Ayrton Senna da Silva, Acesso ao Shopping Center Guararapes, Pátio do Shopping Center Guararapes, Avenida Ulisses Montarroyos, Rua Aarão Lins de Andrade, Rua Professora Sílvia Ferreira, Rua Emiliano Ribeiro, Travessa da Linha, Estrada da Batalha, Av. Barreto de Menezes, TI Prazeres (ponto de retorno).
Sentido TI Aeroporto/TI Prazeres (viagens que NÃO atendem ao Shopping Guararapes) - Terminal Integrado Aeroporto (terminal), Rua Dez de Julho, Av. Vinte de Janeiro, Rua Barão de Souza Leão, Av. Marechal Mascarenhas de Morais, Viaduto do Aeroporto (Norte), Praça Ministro Salgado Filho (Pista Oeste), Av. Marechal Mascarenhas de Morais, Estrada da Batalha, Viaduto Ferradura (em formato de), Estrada da Batalha, Av. Armindo Moura, Rua Visconde de Jequitinhonha, Rua Quatro de Outubro, Av. Governador Agamenon Magalhães, Rua Aarão Lins de Andrade, Rua Professora Sílvia Ferreira, Rua Emiliano Ribeiro, Travessa da Linha, Estrada da Batalha, Av. Barreto de Menezes, TI Prazeres (ponto de retorno).
Sentido TI Prazeres/TI Aeroporto - TI Prazeres (ponto de retorno), Travessa da Linha, Estrada da Batalha, Av. Barreto de Menezes, Rua Aarão Lins de Andrade, Rua Professora Sílvia Ferreira, Rua Emiliano Ribeiro, Av. Governador Agamenon Magalhães, Rua Quatro de Outubro, Praça Diário de Pernambuco, Contorno na Praça Diário de Pernambuco, Rua Quatro de Outubro (pista local Sul), Av. Ulisses Montarroyos, Rua Professor Hecliano Pires, Rua Maria de Souza, Av. Armindo Moura, Estrada da Batalha, Av. Marechal Mascarenhas de Morais, Rua Dez de Julho, Terminal Integrado Aeroporto (terminal).
Durante a interdição, algumas paradas deixarão de ser atendidas e os usuários terão as seguintes opções:
Paradas nº010025 e 010026, localizadas na Rua Visconde de Jequitinhonha
Os usuários devem pegar a linha 161 – TI Aeroporto/TI Prazeres na parada anterior, de nº10024, localizada nesta mesma via próximo (antes) ao cruzamento com a Rua Quatro de Outubro.
Parada nº010027 localizada na Rua Visconde de Jequitinhonha
Opção: utilizar a linha 161 – TI Aeroporto/TI Prazeres na parada 010273, localizada na Rua Emiliano Ribeiro, próxima à esquina com a Rua Hermínio Alves de Queirós
Parada nº010272 situada na Rua Emiliano Ribeiro
Os veículos da linha 161 irão atender a parada seguinte, nº 010273, localizada nesta mesma via.
Parada sem número, ao lado do supermercado BomPreço, localizado na Rua Miguel Arcanjo (sentido Av. Ayrton Sena da Silva / Av. Bernardo Vieira de Melo).
Os usuários podem utilizar a parada nº 010081, localizada na Av. Bernardo Vieira de Melo, esquina com a Rua Chimarrão. Quem se deslocar para esta parada deverá embarcar na linha 020 – Candeias/TI Tancredo Neves, descer no TI Tancredo Neves e embarcar no Metrô, sentido TI Aeroporto.
Paradas nº 010082, 010083, 010084 e 010085 da Av. Bernardo Vieira de Melo
Neste ponto, os usuários também deverão embarcar na linha 020 – Candeias/TI Tancredo Neves, descer no TI Tancredo Neves e embarcar no Metrô, sentido TI Aeroporto.
Paradas nº010086 e 010087 na Av. Beira Mar
Neste ponto, os usuários também deverão embarcar na linha 020 – Candeias/TI Tancredo Neves, descer no TI Tancredo Neves e embarcar no Metrô, sentido TI Aeroporto.
Paradas desatendidas nº010255 e 010256 na Av. Armindo Moura (sentido Av. Boa Viagem /Estrada da Batalha).
Os veículos da linha 161 – TI Aeroporto/TI Prazeres atenderão a parada nº010265, localizada na Rua Maria de Souza, próxima à esquina com a Rua João Batista Carneiro da Silva, e a parada 010482, localizada na Av. Ulisses Montarroyos, próximo à esquina com a Rua Manoel Benício Fontenele.
Para informações complementares sobre a operação das linhas, os usuários podem entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente (0800.0810158) ou acessar o site: www.granderecife.pe.gov.br.
Nesta primeira fase, o terminal irá operar com uma linha de metrô e duas linhas de ônibus já existentes, a 206 – Barro/Prazeres e a 161 – Brigadeiro Ivo Borges/TI Aeroporto. Com a inauguração, as linhas passam a ser interterminais e têm suas nomenclaturas alteradas para 161 – TI Aeroporto/TI Prazeres e 206 – TI Barro/TI Prazeres.
Esta nova integração disponibilizará aos usuários do TI Prazeres mais opções de deslocamento pela RMR pagando apenas uma passagem. Ao todo, serão realizadas inicialmente 152 viagens a partir de 16 ônibus que irão operar com a tarifa de R$2,80 (Anel A) e terão o intervalo de até 5 minutos nos horários de pico.
O terminal conta com seis plataformas de embarque e duas para desembarque, rampas de acesso, piso tátil (que facilita a orientação de pessoas com deficiência visual e visibilidade reduzida), e mecanismos antiderrapantes, para evitar quedas e escorregões e acesso ao metrô, já apto para ampliação de uma segunda etapa. O TI, que conta com uma área construída de 4.080 m² e área de plataforma de 1.412 m², beneficiará a população da Zona Sul da Região Metropolitana, que terão ligação com outros municípios da RMR, através das linhas interterminais.
Com a inauguração deste terminal, o Sistema Estrutural Integrado passa a contar com um total de 20 TIs em operação, são eles: Aeroporto, Afogados, Barro, Cabo, Cajueiro Seco, Camaragibe, Cavaleiro, Caxangá, Igarassu, Jaboatão, Joana Bezerra, Macaxeira, PE-15, Pelópidas Silveira, Recife, Tancredo Neves, TIP, Xambá, Largo da Paz e Prazeres.
A expansão do SEI possibilita que um número maior de usuários se desloque pela RMR pagando apenas uma passagem por sentido.
Confira abaixo o novo itinerário das linhas:
206 – TI Barro/TI Prazeres: Terminal Integrado do Barro, Rodovia BR-101, Av. Dois Rios Recife, Rua Rio Xingú, Rua Emílio Monteiro Fonsêca, Rua Nova Canãa, Rua Doutor Álvaro Ferraz, Rua Alberto Lundgreen, Praça Sebastião Malta, Av. Maria Irene, Av. Centenário Alberto S. Dumont, Estrada da Batalha, Av. Barreto de Menezes, Rua Aarão Lins de Andrade, Via Leste da Av. Ayrton Senna da Silva, Rua Dr. Miguel Arcanjo, Av. Bernardo Vieira de Melo, Rua Coronel Francisco Galvão, Rua Emiliano Ribeiro, Travessa da Linha, Estrada da Batalha, Av. Barreto de Menezes, Terminal Integrado de Prazeres, Travessa da Linha, Estrada da Batalha, Av. Marechal Mascarenhas de Moraes, Praça Ministro Salgado Filho, Av. Marechal Mascarenhas de Moraes, Av. Maria Irene, Praça Sebastião Malta, Rua Alberto Lundgreen, Rua Dr. Álvaro Ferraz, Rua Nova Canaã, Rua Monteiro Fonseca, Rua Rio Xingú, Rua Rio Tapado, BR-101, Terminal Integrado do Barro.
161 – TI Aeroporto/TI Prazeres: Terminal Integrado Aeroporto, Rua 10 de Julho, Rua 20 de Janeiro, Rua Barão de Souza Leão, Av. Mascarenhas de Moraes, Viaduto do Aeroporto, Av. Mascarenhas de Moraes, Praça Ministro Salgado Filho, Estrada da Batalha, Viaduto de retorno, Estrada da Batalha, Av. Armindo Moura, Rua Ulisses Montarroyos, Rua 4 de Outubro, Av. Agamenon Magalhães, Rua Aarão Lins de Andrade, Av. Ayrton Senna, Acesso ao Shopping Guararapes, Pátio do Shopping Guararapes, Rua Hermínio Alves de Queiroz, Rua Aarão Lins de Andrade, Rua Professora Sílvia Ferreira, Rua Emiliano Ribeiro, Travessa da Linha, Estrada da Batalha, Av. Barreto de Menezes, Terminal Integrado de Prazeres, Travessa da Linha, Estrada da Batalha, Av. Barreto de Menezes, Rua Aarão Lins, Rua Professora Sílvia Ferreira, Rua Emiliano Ribeiro, Av. Agamenon Magalhães, Rua 4 de Outubro, Rua Ulisses Montarroyos, Av. Armindo Moura, Estrada da Batalha, Av. Mascarenhas de Moraes, Rua 10 de Julho, TI Aeroporto.
Interdição da Ulisses Montarroyos - Os usuários devem ficar atentos, pois a Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes está realizando obras na Rua Ulisses Montarroyos, que ficará interditada. Com isso, a linha 161 - TI Aeroporto/TI Prazeres irá realizar, provisoriamente, o trajeto abaixo. Posteriormente, com a liberação da via, a linha voltará a operar com seu itinerário oficial descrito acima.
Desvio de itinerário provisório:
Sentido TI Aeroporto / TI Prazeres (viagens com o atendimento ao Shopping Guararapes) - Terminal Integrado Aeroporto (terminal), Rua Dez de Julho, Av. Vinte de Janeiro, Rua Barão de Souza Leão, Av. Marechal Mascarenhas de Morais, Viaduto do Aeroporto (Norte), Praça Ministro Salgado Filho (Pista Oeste), Av. Marechal Mascarenhas de Morais, Estrada da Batalha, Viaduto Ferradura (em formato de), Estrada da Batalha, Av. Armindo Moura, Rua Visconde de Jequitinhonha, Rua Quatro de Outubro, Av. Governador Agamenon Magalhães, Rua Aarão Lins de Andrade, Via Marginal Oeste da Av. Ayrton Senna da Silva, Acesso ao Shopping Center Guararapes, Pátio do Shopping Center Guararapes, Avenida Ulisses Montarroyos, Rua Aarão Lins de Andrade, Rua Professora Sílvia Ferreira, Rua Emiliano Ribeiro, Travessa da Linha, Estrada da Batalha, Av. Barreto de Menezes, TI Prazeres (ponto de retorno).
Sentido TI Aeroporto/TI Prazeres (viagens que NÃO atendem ao Shopping Guararapes) - Terminal Integrado Aeroporto (terminal), Rua Dez de Julho, Av. Vinte de Janeiro, Rua Barão de Souza Leão, Av. Marechal Mascarenhas de Morais, Viaduto do Aeroporto (Norte), Praça Ministro Salgado Filho (Pista Oeste), Av. Marechal Mascarenhas de Morais, Estrada da Batalha, Viaduto Ferradura (em formato de), Estrada da Batalha, Av. Armindo Moura, Rua Visconde de Jequitinhonha, Rua Quatro de Outubro, Av. Governador Agamenon Magalhães, Rua Aarão Lins de Andrade, Rua Professora Sílvia Ferreira, Rua Emiliano Ribeiro, Travessa da Linha, Estrada da Batalha, Av. Barreto de Menezes, TI Prazeres (ponto de retorno).
Sentido TI Prazeres/TI Aeroporto - TI Prazeres (ponto de retorno), Travessa da Linha, Estrada da Batalha, Av. Barreto de Menezes, Rua Aarão Lins de Andrade, Rua Professora Sílvia Ferreira, Rua Emiliano Ribeiro, Av. Governador Agamenon Magalhães, Rua Quatro de Outubro, Praça Diário de Pernambuco, Contorno na Praça Diário de Pernambuco, Rua Quatro de Outubro (pista local Sul), Av. Ulisses Montarroyos, Rua Professor Hecliano Pires, Rua Maria de Souza, Av. Armindo Moura, Estrada da Batalha, Av. Marechal Mascarenhas de Morais, Rua Dez de Julho, Terminal Integrado Aeroporto (terminal).
Durante a interdição, algumas paradas deixarão de ser atendidas e os usuários terão as seguintes opções:
Paradas nº010025 e 010026, localizadas na Rua Visconde de Jequitinhonha
Os usuários devem pegar a linha 161 – TI Aeroporto/TI Prazeres na parada anterior, de nº10024, localizada nesta mesma via próximo (antes) ao cruzamento com a Rua Quatro de Outubro.
Parada nº010027 localizada na Rua Visconde de Jequitinhonha
Opção: utilizar a linha 161 – TI Aeroporto/TI Prazeres na parada 010273, localizada na Rua Emiliano Ribeiro, próxima à esquina com a Rua Hermínio Alves de Queirós
Parada nº010272 situada na Rua Emiliano Ribeiro
Os veículos da linha 161 irão atender a parada seguinte, nº 010273, localizada nesta mesma via.
Parada sem número, ao lado do supermercado BomPreço, localizado na Rua Miguel Arcanjo (sentido Av. Ayrton Sena da Silva / Av. Bernardo Vieira de Melo).
Os usuários podem utilizar a parada nº 010081, localizada na Av. Bernardo Vieira de Melo, esquina com a Rua Chimarrão. Quem se deslocar para esta parada deverá embarcar na linha 020 – Candeias/TI Tancredo Neves, descer no TI Tancredo Neves e embarcar no Metrô, sentido TI Aeroporto.
Paradas nº 010082, 010083, 010084 e 010085 da Av. Bernardo Vieira de Melo
Neste ponto, os usuários também deverão embarcar na linha 020 – Candeias/TI Tancredo Neves, descer no TI Tancredo Neves e embarcar no Metrô, sentido TI Aeroporto.
Paradas nº010086 e 010087 na Av. Beira Mar
Neste ponto, os usuários também deverão embarcar na linha 020 – Candeias/TI Tancredo Neves, descer no TI Tancredo Neves e embarcar no Metrô, sentido TI Aeroporto.
Paradas desatendidas nº010255 e 010256 na Av. Armindo Moura (sentido Av. Boa Viagem /Estrada da Batalha).
Os veículos da linha 161 – TI Aeroporto/TI Prazeres atenderão a parada nº010265, localizada na Rua Maria de Souza, próxima à esquina com a Rua João Batista Carneiro da Silva, e a parada 010482, localizada na Av. Ulisses Montarroyos, próximo à esquina com a Rua Manoel Benício Fontenele.
Para informações complementares sobre a operação das linhas, os usuários podem entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente (0800.0810158) ou acessar o site: www.granderecife.pe.gov.br.
quinta-feira, 7 de abril de 2016
Arrastão assusta passageiros do TI Pelópidas Silveira Segundo o Grande Recife Consórcio, cerca de 30 jovens pegaram BRT no Centro do Recife e iniciaram tumulto ao chegar ao terminal
Passageiros do Terminal Integrado Pelópidas Silveira, em Paulista, na Região Metropolitana do Recife, passaram por momentos de pânico por volta das 15h desta quinta-feira (7). Um grupo de cerca de 30 adolescentes entraram no terminal, provocou tumulto e teria roubado celulares e bolsas dos usuários.
De acordo com o Grande Recife Consórcio de Transporte, os jovens entraram em um BRT (Bus Rapit Transit) no Centro do Recife e desceram em estações ao longo da PE-15 para entrar em outros veículos e seguir até o Pelópidas Silveira.
Ao chegar ao terminal, segundo o Consórcio, que administra o local, o grupo iniciou o arrastão. A ação durou poucos minutos.
Os adolescentes conseguiram entrar em ônibus que estavam parados no T.I. e deixar o terminal. Uma viatura do 17º Batalhão da Polícia Militar só chegou depois que a confusão já havia terminado e não conseguiu apreender nenhum dos jovens. A assessoria de imprensa da PM informou que fez rondas no entorno do Pelópidas Silveira, mas não encontrou suspeitos.
A gerência do terminal não soube informar se os adolescentes estavam armados. A administração recebeu a informação de que o destino deles era o recém-inaugurado Paulista North Shopping. Nenhum dos passageiros procurou o atendimento do local para fazer reclamações sobre pertences roubados.
De acordo com o Grande Recife Consórcio de Transporte, os jovens entraram em um BRT (Bus Rapit Transit) no Centro do Recife e desceram em estações ao longo da PE-15 para entrar em outros veículos e seguir até o Pelópidas Silveira.
Ao chegar ao terminal, segundo o Consórcio, que administra o local, o grupo iniciou o arrastão. A ação durou poucos minutos.
Os adolescentes conseguiram entrar em ônibus que estavam parados no T.I. e deixar o terminal. Uma viatura do 17º Batalhão da Polícia Militar só chegou depois que a confusão já havia terminado e não conseguiu apreender nenhum dos jovens. A assessoria de imprensa da PM informou que fez rondas no entorno do Pelópidas Silveira, mas não encontrou suspeitos.
A gerência do terminal não soube informar se os adolescentes estavam armados. A administração recebeu a informação de que o destino deles era o recém-inaugurado Paulista North Shopping. Nenhum dos passageiros procurou o atendimento do local para fazer reclamações sobre pertences roubados.
VIOLÊNCIA - O primeiro bimestre deste ano foi mais violento do que o mesmo período do ano passado para os passageiros de ônibus. Em janeiro e fevereiro as empresas registraram 154 queixas de roubos a coletivos só na Região Metropolitana do Recife, um aumento de 54% em relação aos dois primeiros meses de 2015. Os números são da Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS).
Fonte:JC Trânsito
quarta-feira, 6 de abril de 2016
terça-feira, 5 de abril de 2016
MOBILIDADE - TI ABREU E LIMA PRESTES A SAIR DA SUA INÉRCIA.
COM PREVISÃO DE FUNCIONAMENTO PRA ESTE MÊS DE ABRIL A SECRETARIA DAS CIDADES AINDA NÃO CONFIRMOU.
MAS OS TESTES SÃO DIÁRIOS NO TERMINAL.
FONTE: whatsapp cortesia Club dos Busólogos
CDA fazendo testes hoje 05/04/16.
MAS OS TESTES SÃO DIÁRIOS NO TERMINAL.
FONTE: whatsapp cortesia Club dos Busólogos
CDA fazendo testes hoje 05/04/16.
MOBILIDADE RECIFE - Quase 2 anos após prazo para fim de obras,TIs são retrato do abandono G1 e TV Globo visitaram 6 obras inacabadas e encontraram muitos problemas. Descaso ilustrado pelo lixo, focos de Aedes e total descaso com passageiros.
Visão do TI da IV Perimetral é quase apocalíptica de total abandono (Foto: Thays Estarque/G1)
Dos 25 novos terminais integrados (TIs) prometidos à população pelo governo do estado na Região Metropolitana do Recife, seis foram definitivamente esquecidos pelo poder público. As obras, que deveriam ter sido concluídas em 2014, seguem paradas e entregues à ação do tempo. Praticamente dois anos após o prazo previsto para conclusão, o que se vê, na maioria dos casos, são verdadeiros cemitérios de concreto. O G1 percorreu essas seis construções e pôde constatar um total abandono, com focos do Aedes aegypti, pontos de consumo de drogas e até um terminal transformado em pasto. Enquanto isso, passageiros não têm acesso às melhorias prometidas no transporte público.
Na placa, erguida na frente dos Terminais Integrados de ônibus da III e IV Perimetral, na Avenida Caxangá, na Zona Oeste do Recife, uma previsão: término da obra em novembro de 2014. O que seria, na sua concepção, uma explicação para o usuário acabou se transformando em um motivo de revolta e insatisfação.
Do lado de fora, reclamações e questionamentos dos passageiros sobre o porquê da construção estar parada. Dentro, encoberto por tapumes e longe dos olhos da sociedade, entre as depredações, focos do Aedes aegypti e ponto de uso de drogas.
Do lado de fora, reclamações e questionamentos dos passageiros sobre o porquê da construção estar parada. Dentro, encoberto por tapumes e longe dos olhos da sociedade, entre as depredações, focos do Aedes aegypti e ponto de uso de drogas.
São terminais quase ou totalmente prontos para receber a população que estão sendo consumidos pela ação do tempo. O investimento total para as obras da III e IV perimetrais, por exemplo, chegou a R$ 9 milhões. Se já estivessem prontoa, atenderiam, respectivamente, cerca de 40 mil e 53 mil pessoal diariamente.
Telhas de aço e materiais para acamendo de obra estão amontoados no chão do TI da III Perimetral (Foto: Thays Estarque/G1)
III Perimetral
Telhas de aço e alguns materiais para acabamento de obra amontoados no chão evidenciam que aquele lugar parou pouco antes de ser entregue aos usuários do transporte público. Até a parte que já foi concluída acaba se deteriorando. É meio-fio pintado, portas, janelas e fiação para lâmpadas instaladas e, em contraponto, muito lixo, mato alto, ferragens expostas e água parada.
Telhas de aço e alguns materiais para acabamento de obra amontoados no chão evidenciam que aquele lugar parou pouco antes de ser entregue aos usuários do transporte público. Até a parte que já foi concluída acaba se deteriorando. É meio-fio pintado, portas, janelas e fiação para lâmpadas instaladas e, em contraponto, muito lixo, mato alto, ferragens expostas e água parada.
Duas grandes cisternas servem de criadouro de
mosquito no TI da III Perimetral
(Foto: Thays Estarque/G1)
mosquito no TI da III Perimetral
(Foto: Thays Estarque/G1)
Uma vigilante, que preferiu não se identificar, fez questão de mostrar duas grandes cisternas. Entre um saco de lixo e outro, era possível ver muitas larvas de mosquitos. “Trabalhamos com medo de pegar uma dessas doenças [dengue, chikungunya e vírus da zika]. Não temos o que fazer, temos que trabalhar, mas é uma vergonha como cidadã ver o que acontece aqui”, desabafa.
Enquanto isso, os passageiros precisam se espremer no espaço entre o muro do terminal e a rua, em um ponto de ônibus deteriorado. A consultora de vendas, Bruna Gomes, 24 anos, trabalha bem em frente à lll Perimetral, mas precisa caminhar cerca de 30 minutos para chegar ao serviço. “Esse terminal ia facilitar minha vida e de outras pessoas. A gente paga imposto para ver isso parado? É difícil, é um descaso com o povo”, reclama.
Com 67 anos, 23 deles dedicados ao trabalho de chaveiro, Osias Araújo tem que dividir seu tempo entre passar repelente e fazer uma chave. Com seu estabelecimento colado ao muro do terminal, ele se torna um alvo fácil para os mosquitos. “Veja como está o capim e o lixo. Minha filha teme por mim. Ela compra esses repelentes para eu passar, porque imagina se eu pego uma dessas doenças do Aedes aegypti. Passo o dia todo pensando em pôr o repelente. Tenho medo”, destaca.
Enquanto isso, os passageiros precisam se espremer no espaço entre o muro do terminal e a rua, em um ponto de ônibus deteriorado. A consultora de vendas, Bruna Gomes, 24 anos, trabalha bem em frente à lll Perimetral, mas precisa caminhar cerca de 30 minutos para chegar ao serviço. “Esse terminal ia facilitar minha vida e de outras pessoas. A gente paga imposto para ver isso parado? É difícil, é um descaso com o povo”, reclama.
Com 67 anos, 23 deles dedicados ao trabalho de chaveiro, Osias Araújo tem que dividir seu tempo entre passar repelente e fazer uma chave. Com seu estabelecimento colado ao muro do terminal, ele se torna um alvo fácil para os mosquitos. “Veja como está o capim e o lixo. Minha filha teme por mim. Ela compra esses repelentes para eu passar, porque imagina se eu pego uma dessas doenças do Aedes aegypti. Passo o dia todo pensando em pôr o repelente. Tenho medo”, destaca.
TI da IV Perimetral está totalmente abandonado e deteriorado (Foto: Thays Estarque/G1)
IV Perimetral
Se na III Perimetral a situação é ruim, no IV beira o absurdo. Tubos de cola, pratos de comida e roupas espalhadas pelo local indicam que, além do grande acúmulo de lixo, o espaço também se tornou ponto de consumo de drogas e moradia de pessoas em situação de rua. Até preservativos usados foram encontrados jogados em diversas partes do terminal. Compondo o cenário de destruição, uma cama carbonizada é vista bem no meio do pátio, onde passariam os coletivos.
Se na III Perimetral a situação é ruim, no IV beira o absurdo. Tubos de cola, pratos de comida e roupas espalhadas pelo local indicam que, além do grande acúmulo de lixo, o espaço também se tornou ponto de consumo de drogas e moradia de pessoas em situação de rua. Até preservativos usados foram encontrados jogados em diversas partes do terminal. Compondo o cenário de destruição, uma cama carbonizada é vista bem no meio do pátio, onde passariam os coletivos.
Placa improvisada parece não surtir efeito e salas
são transformadas em abrigo e banheiro
(Foto: Thays Estarque/G1)
são transformadas em abrigo e banheiro
(Foto: Thays Estarque/G1)
O que deveria ser um ambiente organizado e funcional para o usuário de transporte público se tornou um grande cemitério de concreto, fiação exposta e ferragens.
Em uma das salas, onde funcionaria o setor administrativo, uma placa improvisada com os dizeres: “Não entre”. No entanto, o aviso parece não surtir efeito. Em outras salas, fezes se misturam com restos de cigarros e centenas de palitos de fósforos. O odor forte é predominante em todo terminal.
Na ocasião, nenhum vigilante foi visto. Um possível foco de Aedes aegypti também foi notado na IV Perimetral. A água fica acumulada em um espaço de uma das fundações. Em contraponto, um pedaço de papel destoa da cena apocalíptica. Colado em uma pilastra, a última vistoria realizada pelo Programa de Saúde Ambiental do Recife, em dezembro do ano passado.
Em uma das salas, onde funcionaria o setor administrativo, uma placa improvisada com os dizeres: “Não entre”. No entanto, o aviso parece não surtir efeito. Em outras salas, fezes se misturam com restos de cigarros e centenas de palitos de fósforos. O odor forte é predominante em todo terminal.
Na ocasião, nenhum vigilante foi visto. Um possível foco de Aedes aegypti também foi notado na IV Perimetral. A água fica acumulada em um espaço de uma das fundações. Em contraponto, um pedaço de papel destoa da cena apocalíptica. Colado em uma pilastra, a última vistoria realizada pelo Programa de Saúde Ambiental do Recife, em dezembro do ano passado.
Fezes se misturam com restos de cigarros e centenas de palitos de fósforos onde deveria ser o setor administrativo do terminal (Foto: Thays Estarque/G1)
Com lágrimas nos olhos, a aposentada Geraldina Ferreira, 78 anos, é o retrato de tristeza, revolta e medo dos usuários. Com dificuldade para andar, lamenta não ter um local seguro e adequado para pegar o ônibus e visitar sua filha.
“Pegando os ônibus [do lado de fora] eu posso cair, me machucar. Tenho medo de atravessar a rua e um carro me atropelar. Se tivesse um terminal eu poderia saltar com calma e me sentar. É muito triste isso”, diz chorando.
Carregando o pequeno Isack de apenas seis meses nos braços, a dona de casa Rafaela da Silva, 26 anos, comenta que não passa pelo lugar à noite. “Arrisco-me a ser assaltada e estuprada. Não vejo ninguém olhando essa obra, eles [vigilantes] só chegam à noite e não é todo dia”, reclama. Rafaela enfatiza que tanto o terminal quanto o seu entorno são pouco policiados. [Veja vídeo abaixo]
Respostas
O G1 e a TV Globo solicitaram entrevistas com algum representante da Secretaria das Cidades para falar sobre os problemas verificados nos TIs. A pasta, no entanto, preferiu se manifestar através de nota. De acordo com texto, os terminais da Caxangá fazem parte do pacote de obras do corredor Leste/Oeste, que também aguarda levantamento dos serviços inacabados.
“Passada essa fase, a previsão é de que em entre maio e junho deste ano já seja possível iniciar processo licitatório para continuidade das obras. Isso porque, em 2015, houve rescisão unilateral e aplicação de multa contratual ao consórcio construtor Mendes Jr/Servix (responsável pelo corredor de BRT Leste/Oeste), por abandono das obras e quebra de contrato. A Secretaria das Cidades (Secid) contratou, então, a empresa projetista Policonsult para fazer o levantamento do remanescente”, disse a nota enviada.
O G1 e a TV Globo solicitaram entrevistas com algum representante da Secretaria das Cidades para falar sobre os problemas verificados nos TIs. A pasta, no entanto, preferiu se manifestar através de nota. De acordo com texto, os terminais da Caxangá fazem parte do pacote de obras do corredor Leste/Oeste, que também aguarda levantamento dos serviços inacabados.
“Passada essa fase, a previsão é de que em entre maio e junho deste ano já seja possível iniciar processo licitatório para continuidade das obras. Isso porque, em 2015, houve rescisão unilateral e aplicação de multa contratual ao consórcio construtor Mendes Jr/Servix (responsável pelo corredor de BRT Leste/Oeste), por abandono das obras e quebra de contrato. A Secretaria das Cidades (Secid) contratou, então, a empresa projetista Policonsult para fazer o levantamento do remanescente”, disse a nota enviada.
Informa, ainda, que já foram investidos nas obras R$ 6,4 milhões no Terminal Integrado da III Perimetral e R$ 8 milhões no da IV Perimetral. Segundo a Secid, não é possível informar ainda o valor final da obra, pois uma empresa será contratada para avaliar o remanescente. As obras dos terminais integrados começaram em fevereiro de 2013. A reportagem ainda não conseguiu contato com o consórcio Mendes Jr/Servix.
Já a Vigilância Ambiental do Recife informou que os agentes visitam as construções a cada 15 dias e dão orientações para eliminar os criadouroso do Aedes aegypti. Reforçou que para solicitar visitas, qualquer cidadão pode telefonar para a ouvidoria da Saúde no telefone: 0800.281.1520
Fonte:secretária das Cidades ,reportagem G1 PE
sexta-feira, 1 de abril de 2016
Projeto prevê que todos os assentos do ônibus sejam preferenciais
Proposta apresentada na Câmara do Recife não entrou em votação. Iniciativa tem dividido opiniões entre os passageiros.
Do G1 PE
Para melhorar a convivência no transporte público, um projeto de lei apresentado na Câmara de Vereadores do Recife propõe que todos os assentos de um ônibus sejam preferenciais para gestantes, idosos e pessoas com dificuldades de locomoção. A proposta do vereador Romerinho Jatobá (PR) foi publicada no Diário Oficial no dia 27 de fevereiro e ainda não entrou em votação, sem data definida. [Veja vídeo acima]
Atualmente, os lugares que ficam na parte da frente do coletivo são reservados para esses passageiros. Na Assembleia Legislativa, tramita outro projeto semelhante, que pretende instituir a mesma medida nos ônibus intermunicipais.
A iniciativa divide opiniões. Para algumas pessoas, a medida não seria justa com quem paga a passagem. “E os outros? Não tá pagando? Tem que dividir”, critica o porteiro Marcelo Paes. Outro porteiro, Ivan Alves, não acredita na viabilidade da proposta. “Não daria certo, principalmente em horário de pico”, afirma.
No entanto, muitos defendem o projeto. “Interessante, é educação”, opina a recepcionista Shirley Ferreira. "Porque tem idosos que ficam em pé. Eu acho que é questão de educação. Você dá assento para o idoso e gestante porque com o ônibus lotado, correm risco de cair", completa Shirley. “É uma questão de se sensibilizar”, acredita a enfermeira Fernanda dos Prazeres.
Já há aqueles que creem ser uma questão da consciência de cada um, sem que houvesse a necessidade de uma lei para isso. “Não seria necessário, mas uma obrigação. Acho que, no horário de pico, não daria muito certo, porque vai da consciência”, pondera o auxiliar de serviços gerais Edson Gomes.
O estudante universitário Pedro Izidio participa do projeto Buzão Feliz, que, desde o ano passado, procura estimular as pessoas a tomar boas práticas de convivência no transporte público. "A proposta ajudaria as pessoas a pensar nessa necessidade dos idosos e gestantes de terem seus direitos preservados, mas na prática fica complicado conseguir esse objetivo. Tem o problema da superlotação, os ônibus estão muito lotados, os terminais também tem um fluxo de pessoas grande”, pontua.
Para a doméstica Rosineide Maria da Silva, só será possível saber a viabilidade da medida quando ela for posta em prática. “Tem que tentar pra saber”, declara.
De acordo com o Grande Recife Consórcio de Transportes, a fiscalização sobre os atuais assentos preferenciais é feita nos terminais. Ainda segundo o órgão, os motoristas e cobradores também são responsáveis por garantir a correta ocupação dos assentos.
Para denunciar infrações praticadas no transporte coletivo, é preciso entrar em contato com a Central de Atendimento do Grande Recife pelo telefone 0800 081 0158. Para formalizar a denúncia, é necessário ainda informar nome e número da linha, número de ordem do veículo, nome da empresa, data, hora e local da ocorrência.
Atualmente, os lugares que ficam na parte da frente do coletivo são reservados para esses passageiros. Na Assembleia Legislativa, tramita outro projeto semelhante, que pretende instituir a mesma medida nos ônibus intermunicipais.
A iniciativa divide opiniões. Para algumas pessoas, a medida não seria justa com quem paga a passagem. “E os outros? Não tá pagando? Tem que dividir”, critica o porteiro Marcelo Paes. Outro porteiro, Ivan Alves, não acredita na viabilidade da proposta. “Não daria certo, principalmente em horário de pico”, afirma.
No entanto, muitos defendem o projeto. “Interessante, é educação”, opina a recepcionista Shirley Ferreira. "Porque tem idosos que ficam em pé. Eu acho que é questão de educação. Você dá assento para o idoso e gestante porque com o ônibus lotado, correm risco de cair", completa Shirley. “É uma questão de se sensibilizar”, acredita a enfermeira Fernanda dos Prazeres.
Já há aqueles que creem ser uma questão da consciência de cada um, sem que houvesse a necessidade de uma lei para isso. “Não seria necessário, mas uma obrigação. Acho que, no horário de pico, não daria muito certo, porque vai da consciência”, pondera o auxiliar de serviços gerais Edson Gomes.
O estudante universitário Pedro Izidio participa do projeto Buzão Feliz, que, desde o ano passado, procura estimular as pessoas a tomar boas práticas de convivência no transporte público. "A proposta ajudaria as pessoas a pensar nessa necessidade dos idosos e gestantes de terem seus direitos preservados, mas na prática fica complicado conseguir esse objetivo. Tem o problema da superlotação, os ônibus estão muito lotados, os terminais também tem um fluxo de pessoas grande”, pontua.
Para a doméstica Rosineide Maria da Silva, só será possível saber a viabilidade da medida quando ela for posta em prática. “Tem que tentar pra saber”, declara.
De acordo com o Grande Recife Consórcio de Transportes, a fiscalização sobre os atuais assentos preferenciais é feita nos terminais. Ainda segundo o órgão, os motoristas e cobradores também são responsáveis por garantir a correta ocupação dos assentos.
Para denunciar infrações praticadas no transporte coletivo, é preciso entrar em contato com a Central de Atendimento do Grande Recife pelo telefone 0800 081 0158. Para formalizar a denúncia, é necessário ainda informar nome e número da linha, número de ordem do veículo, nome da empresa, data, hora e local da ocorrência.
Fonte: G1 Pe
Exame toxicológico para motoristas profissionais continua valendo em PE
A Justiça Federal em Pernambuco (JFPE) não atendeu ao pedido do Detran-PE e decidiu pela continuidade da exigência de exame toxicológico aos motoristas que vão se habilitar ou renovar suas habilitações nas categorias C, D e E. A decisão, ajuizada pelo juiz federal da 3ª Vara, Frederico José Pinto de Azevedo, tem caráter liminar e, por isso, cabe recurso junto ao Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5).
O Detran-PE tinha solicitado a suspensão, retroativa a 02/03/2016 (quando a resolução nº 145 do Contran passou a valer nacionalmente), da obrigação de condicionar a concessão ou renovação das habilitações nas categorias C, D e E ao exame toxicológico. O principal argumento do Detran-PE se baseia no fato de que a exigência foi criada sem que a infraestrutura necessária fosse fornecida.
“Em primeiro lugar, assim como diversas instituições sérias do setor, entendemos que o exame pode fornecer um falso resultado porque não é exigido do motorista no momento em que ele está exercendo a profissão. Ou seja, quando está ao volante. O condutor profissional que sabe que irá se submeter ao exame pode se preparar para isso e, após o teste, voltar a usar qualquer substância psicotrópica. A janela do exame é muita larga e envolve qualquer substância – maconha, cocaína e até álcool”, argumentou Charles Ribeiro, presidente do Detran-PE.
Mas de nada valeram os argumentos do órgão, pelo menos por enquanto. O juiz federal concedeu 72 horas para a União se manifestar e, após ouvir os representantes do governo federal, decidiu pela manutenção da obrigatoriedade do exame. O magistrado usou a segurança viária como principal argumento. Na decisão, reconhece o que os Detrans do País alegam – que o motorista tem como evitar o consumo de drogas antes do exame – mas pondera que a determinação é o começo de uma ação efetiva e, por isso, é fundamental ser mantida.
“No histórico brasileiro houve um incremento no transporte rodoviário em detrimento do ferroviário e isso gerou um aumento sensível nos acidentes com vítimas fatais envolvendo veículos pesados de carga e passageiros. Sabe-se que para o cumprimento dos prazos e comissões de ordem financeira, muitos motoristas utilizam-se de drogas estimulantes. Pergunta-se então, se a modificação trazida pela lei n° 13103/2015, cuja aplicação já foi prorrogada mais de uma vez por resoluções do Contran, mudaria esse contexto? Certamente que não, já que muitos motoristas somente realizarão os testes sem a utilização das citadas drogas. mas já sinaliza um avanço que pode ser acentuado com um aumento substancial de campanhas educacionais e de fiscalização intensa nas rodovias federais e estaduais do País.”, argumentou.
Com a palavra, o Detran-PE.
Fonte: Blog de Olho no Trânsito com Roberta Soares do Jc
SEMANA AGITADA NO TI ABREU LIMA E TUDO SE CONSPIRA, PRA SUA INAUGURAÇÃO NESTE MÊS DE ABRIL.
FOTOS: BLOG GRANDE RECIFE MOBILIDADE PE
quinta-feira, 31 de março de 2016
Crise faz 20 milhões deixarem de usar ônibus Queda da demanda de passageiros na RMR foi de 5,21%, pior resultado da década e tendência em todo o Brasil
Aumento do desemprego, das tarifas e da inflação estão entre possíveis causas da fuga de usuários do transporte público, o que também impacta investimentos em melhorias
Arte/FolhaPE
CENÁRIO - No Brasil, o mau resultado equivale a menos 900 mil passageiros por dia. As cidades pesquisadas, 14 delas capitais, detêm quase dois terços das pessoas transportadas, o que dá uma ideia do impacto negativo. A queda, que ocorre pelo quarto ano seguido, é a maior da década no setor. “Vejo uma combinação de fatores. Com a crise, a pessoa nem sai para procurar emprego porque não acha. Ocorre o estímulo aos deslocamentos a pé. O imobilismo das cidades, com os congestionamentos, também frustra. Ou seja, é uma equação da qual é difícil sairmos ainda este ano”, avalia o presidente da NTU, Otávio Cunha. “Um caminho seriam alternativas de subvenção. Pegamos São Paulo e vemos que a redução de demanda foi pequena (0,9%). Lá, o poder público banca 30% da tarifa. O cidadão sente menos”, completa.
O presidente do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Pernambuco (Urbana-PE), Fernando Bandeira, ressalta que o início de ano difícil também teve influência das férias e do Carnaval e acredita que o resultado pode ser revertido se investimentos em corredores exclusivos continuarem. Por outro lado, reconhece que o cenário pode comprometer investimentos. “Quando houve o realinhamento tarifário, não foi prevista essa queda. Com um déficit, é natural que a primeira providência seja fazer readequações, o que afeta a renovação de frota, inclusive porque as taxas de financiamento estão muito ruins”, diz, sem adiantar em que proporção as aquisições de ônibus podem ser prejudicadas.
FONTE: FOLHA PE
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