terça-feira, 4 de outubro de 2016

MOBILIDADE EM PERNAMBUCO - Projetos de mobilidade, que incluem corredores de ônibus, ciclofaixas e alargamento de calçadas, estão ameaçados no Recife.


Além da falta de recursos para contrapartida, município alega que projetos precisam de ajustes. A construção de uma alça no cruzamento da Avenida Dom Hélder Câmara com a Avenida Recife é um deles. Fotos: Bobby Fabisak/JC Imagem

Três projetos que poderiam tirar o Recife do atraso no tema mobilidade, oferecendo prioridade ao transporte coletivo de passageiros, implantação de ciclofaixas bidirecionais, arborização das vias e alargamento das calçadas, estão parados, sem qualquer previsão de sair do papel, mesmo com recursos federais à disposição. São os corredores da Segunda e Terceira Perimetrais, interligando as Zonas Oeste e Norte da capital, e o corredor Radial Sul, um elo entre o Ibura e a orla de Boa Viagem, na Zona Sul. Juntos, os três projetos totalizam R$ 812 milhões e estão com os recursos autorizados pelo governo federal, mas o município alega não dispor dos R$ 200 milhões necessários como contrapartida.

"Estamos falando de concepções ainda dos anos 80 e muita coisa precisou ser revista porque não havia soluções previstas. Um exemplo é a solução para acomodar o tráfego que sairá do Ibura e terá que entrar na Avenida Recife, no caso da Radial Sul. Ali teremos que construir uma alça. Outro problema é a quantidade de desapropriações para requalificar a Terceira Perimetral, que antes não existiam”
Alexandre Rebelo, secretário de Planejamento e Gestão do Recife


Os corredores seriam viabilizados com recursos do PAC 2 Mobilidade Grandes Cidades, anunciado pelo governo federal ainda em 2012, na época em que o País preparava a arrumação para a Copa do Mundo de 2014, com a promessa de remodelar a mobilidade em metrópoles. Essa verba estava no pacote de R$ 2,9 bilhões destinados à Região Metropolitana do Recife – e que incluía a implantação do sistema BRT, parcialmente implementado. Do total de R$ 812 milhões, R$ 150 milhões seriam apenas para custear as desapropriações de imóveis, fundamentais às obras.



Pela proposta divulgada na época, o corredor da Segunda Perimetral teria 18 quilômetros e ligaria o Largo da Paz, em Afogados, na Zona Oeste, à Avenida Presidente Kennedy, Zona Norte do Recife, no limite com Olinda. Passaria por Afogados, Madalena e Torre, na Zona Oeste, e Tamarineira e Água Fria, na Zona Norte da capital.
Já o corredor da Terceira Perimetral ligaria a Zona Norte, a partir do Rio Morno, na Linha do Tiro, à Zona Sul, passando por bairros como Areias, Imbiribeira e Boa Viagem. Já o corredor Radial Sul seria uma ligação direta entre a BR-101 (Quarta Perimetral) e a Avenida Boa Viagem, utilizando vias de bairros como Ibura, Ipsep e Boa Viagem. Pela última previsão da gestão municipal, as obras começariam, já com atraso, no segundo semestre de 2015.





Os corredores seriam viabilizados através de dois contratos. O primeiro, no valor de R$ 528,9 milhões, sendo R$ 389 milhões de empréstimo com recursos do FGTS e contrapartida do município no valor de R$ 139,8 milhões. Segundo a Caixa Econômica Federal (CEF), os desembolsos dos recursos desse contrato são realizados conforme o percentual de obra executada, ou seja, nada ainda foi liberado. A vigência vai até fevereiro de 2018. O segundo contrato tem recursos do Orçamento Geral da União (OGU) no valor inicial de R$ 292 milhões. Devido a alterações, o valor subiu para R$ 329 milhões, sendo R$ 62 milhões de contrapartida do município. A quantia de R$ 27 milhões chegou a ser liberada pela União para a elaboração dos projetos dos três corredores, mas a prefeitura utilizou apenas R$ 5,5 milhões. A empresa JBR Engenharia foi contratada após licitação e teria começado os projetos.

Secretário de Planejamento e Gestão do Recife, Alexandre Rebelo, reconhece a dificuldade do município, mas garante que os corredores são prioridade da gestão. “De fato, não conseguimos os recursos para entrar com a contrapartida. Boa parte do dinheiro viria do Banco Mundial, mas depois de vencermos uma longa etapa para viabilizar a liberação de US$ 220 milhões – que incluiria outros projetos da cidade –, a crise nacional fez com que o banco desistisse da modalidade de financiamento acertada e agora estamos refazendo todo o caminho”, explica. Na prática, a prefeitura teria que entrar com uma média de R$ 3 milhões por mês de contrapartida para dar início às obras.



Segundo o secretário, os projetos também passaram por diversos ajustes. “Estamos falando de concepções ainda dos anos 80 e muita coisa precisou ser revista porque não havia soluções previstas. Um exemplo é a solução para acomodar o tráfego que sairá do Ibura e terá que entrar na Avenida Recife, no caso da Radial Sul. Ali teremos que construir uma alça. Outro problema é a quantidade de desapropriações para requalificar a Terceira Perimetral, que antes não existiam”, argumenta Rebelo.Para quem participou da captação dos recursos ainda em 2012, a análise é de que a atual gestão não priorizou os corredores. “É visível a falta de prioridade da prefeitura com os projetos. E o mais grave é que, se perderem esses recursos porque o prazo dos contratos expiraram, o Recife ficará numa situação difícil porque não conseguirá buscar novos recursos já que não fez o Plano de Mobilidade Urbana. Ou seja, o risco é grande. Esse discurso de que não há dinheiro não se sustenta. O dinheiro está disponível e, por incompetência, a gestão municipal não pode utilizá-lo”, alerta um técnico que acompanhou de perto a busca por recursos para os três corredores.



Quantidade de desapropriações para implantar o corredor de transporte na Terceira Perimetral é outro obstáculo, segundo a prefeitura

Diferentemente do PAC Copa, que contemplou a Via Mangue, as obras que receberem recursos do PAC 2 Mobilidade não teriam que, necessariamente, ficar prontas até o mundial de futebol, em 2014. Recife foi uma das nove cidades-sede de região metropolitana a ter projetos contemplados. Na época, o prefeito era João da Costa. Ao todo, 51 municípios brasileiros receberiam dinheiro do programa. Os recursos para o Brasil chegavam a R$ 32 bilhões, dos quais R$ 22 bilhões eram provenientes do governo federal.


FONTE: BLOG DE OLHO NO TRANSITO COM ROBERTA SOARES
http://jc.ne10.uol.com.br/blogs/deolhonotransito/2016/10/04/projetos-de-mobilidade-que-incluem-corredores-de-onibus-ciclofaixas-e-alargamento-de-calcadas-estao-ameacados-no-recife/ 

Acidente entre ônibus e micro-ônibus deixa sete feridos, em Dois Unidos Segundo o Corpo de Bombeiros, seis viaturas foram acionadas e encaminhadas ao local ( ACIDENTE NA SEGUNDA DIA 03/10/16)

Ônibus e micro-ônibus colidiram frontalmente


Uma colisão entre um ônibus e um micro-ônibus, na avenida Hildebrando de Vasconcelos, no bairro de Dois Unidos, na Zona Norte do Recife, deixou sete feridos, por volta das 10h40 desta segunda-feira (3).
O acidente aconteceu próximo ao Centro de Treinamento do Santa Cruz. Segundo o Corpo de Bombeiros, seis viaturas foram acionadas e encaminhadas ao local. A corporação prestou os primeiros socorros.
No entanto, nenhuma das vítimas se feriu gravemente. Segundo os bombeiros, três pessoas foram levadas para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Olinda e as outras quatro foram para a UPA de Nova Descoberta. As causas do acidente ainda não foram informadas.

FONTE: FOLHA PE

Por mais respeito aos idosos nos ônibus Campanha “E se fosse você” segue até o dia 17 com a meta de chamar atenção para as dificuldades trazidas pela idade

Degraus altos dos coletivos: uma das dificuldades enfrentadas por quem passou dos 60

José Wanderley Pessoa tem 84 anos, mora em Olinda e todas as segundas e quintas enfrenta várias horas em um ônibus para ir à igreja no Recife. Rotina que poderia ter mais conforto e comodidade. “Sou muito ativo, mas nem todo mundo é assim. Muitos andam de muletas, não têm mais segurança em caminhar. Ainda assim, alguns motoristas de ônibus não respeitam. Parecem que estão carregando boi”, lamenta.

A queixa dele não é isolada. Na RMR, muitos idosos se queixam das más condições do transporte público. São poucos assentos, degraus altos e ainda a falta de paciência dos mais jovens. Para tentar sensibilizar os funcionários e passageiros, o Grande Recife Consórcio segue até o dia 17 deste mês com uma ação de conscientização em seis Terminais Integrados. O “E se fosse você?” busca fazer com que usuários e funcionários do transporte público se aproximem das condições enfrentadas pelos idosos e tenham mais respeito, paciência e gentileza com este grupo de passageiros.

Nos terminais, agentes educadores convidam os voluntários a passar pela experiência de andar com muletas, caneleiras, óculos de grau e protetor auricular. “É uma ação para que usuários e rodoviários compreendam a importância de respeitar os idosos”, disse o gerente de relacionamento do Grande Recife, Petrônio Iglesias.
 
Motorista há cinco anos, César de Lima, 42, passou pela experiência e achou importante. “Sempre tive paciência pois tenho um em casa. Já parei o ônibus, desci e ajudei um idoso a atravessar a rua. Seria bom que todos os colegas fizessem o mesmo.” O estudante Matheus Souza, 16, também passou pelo teste e acha que as condições dos ônibus não são ideais. “Ando com minha avó de 68 anos e sempre percebi essas dificuldades. Agora, sempre fiz minha parte, sempre dei meu lugar aos idosos”, comentou.

Diretor de Mobilidade da (ANTUERF) Associação Nacional do Transportador e do Usuário de Estradas, Rodovias e Ferrovias de Pernambuco, Jaílson Silva, afirma que o dever do Grande Recife deveria ir além dessa ação. “Os degraus dos ônibus são muito elevados e até quem não é idoso tem dificuldade. O Grande Recife não autoriza ônibus com piso baixo, uma pena, pois em São Paulo tem e é muito bom.”
Questionado sobre os problemas, Petrônio Iglesias afirmou que “entre 94 e 95% dos ônibus têm plataforma elevatória e os idosos podem solicitar que os motoristas abram a porta do meio e utilizem a plataforma para ter acesso ao ônibus.

fonte : Folha Pe
 Por: Gabriel Dias, da Folha de Pernambuco

quarta-feira, 28 de setembro de 2016

Linhas que circulam na Imbiribeira e atendem ao TI Tancredo Neves terão mudança

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A partir desta quinta-feira (29), algumas linhas que atendem ao TI Tancredo Neves terão mudança de itinerário. As linhas 167 - TI Tancredo Neves (Imip), 168 - TI Tancredo Neves (Conde da Boa Vista) e 193 - TI Tancredo Neves (Príncipe) no sentido cidade/subúrbio passarão a acessar diretamente à Rua Coronel Fabriciano, com destino ao Terminal Integrado Tancredo Neves, sem a necessidade de realizar o retorno pelo viaduto Tancredo Neves.

A mudança acontecerá devido à abertura do canteiro central da Avenida Mascarenhas de Morais, na Imbiribeira, realizada pela Prefeitura do Recife. Confira o itinerário em que as linhas passarão a realizar:

….Ponte Motocolombó, Avenida Marechal Mascarenhas de Morais, Rua Coronel Fabriciano, Terminal Integrado Tancredo Neves.

Para mais informações, os usuários podem entrar em contato com a Central de  Atendimento ao Cliente, no 0800 0810158.

 fonte: site GRCT

terça-feira, 20 de setembro de 2016

Assaltos a ônibus disparam em agosto Segundo a SDS, foram 140 ocorrências no Grande Recife. Um aumento de 52,2% em relação a julho


foto: Ed Machado    Números oficiais já apontam 740 investidas em 2016
Os casos de assaltos a ônibus no Grande Recife dispararam em agosto, o mês mais violento deste ano no que diz respeito a esse tipo de crime. Foram 140 ocorrências, um aumento de 52,2% em relação a julho, quando foram contabilizadas 92. Desde março, os registros oficiais oscilavam entre 80 e 90. Já em todo o ano, foram 740 assaltos, ante os 551 ocorridos de janeiro a agosto de 2015 (+34,3%).
Os dados são da Secretaria de Defesa Social (SDS). O Sindicato dos Rodoviários, porém, afirma que a conta já passa de 1,2 mil. Na última segunda-feira (19), mais episódios foram registrados. Um deles terminou com a prisão de um suspeito no Centro do Recife. Já em Olinda, funcionários de uma empresa de ônibus tiveram pertences roubados. Ambas as investidas ocorreram durante a madrugada.

Conforme a Polícia Militar (PM), populares acionaram a corporação sobre um assalto praticado por dois homens dentro de um ônibus da linha 333-Totó (Bacurau) em plena avenida Conde da Boa Vista. Um deles foi abordado na rua do Hospício, foi reconhecido pelas vítimas e seguiu para a Central de Plantões da Capital, onde foi autuado por roubo. O outro não foi localizado. Os pertences levados não foram recuperados, inclusive a renda do coletivo, de R$ 150. Toda a ação pode ter sido filmada pelas câmeras do veículo.


Já em Olinda, o assalto foi praticado por oito homens, que chegaram à garagem da Rodoviária Caxangá, no bairro de Jardim Brasil, em dois carros. O grupo roubou a arma de um vigilante e tentou quebrar vidraças que impediam o acesso. O objetivo era chegar à tesouraria. Como não conseguiram roubar mais nada, tomaram pertences de funcionários que estavam no local. O caso foi confirmado pela empresa, que informou ter prestado queixa. “A situação é insustentável. Os trabalhadores estão indo trabalhar com medo”, lamentou o presidente do Sindicato dos Rodoviários, Benilson Custódio.

Em nota, a SDS informou que a Operação Transporte Seguro, realizada pela PM, foi intensificada em alguns pontos do Grande Recife e que as áreas são selecionadas de acordo com a incidência criminal. Até agosto, 12 armas de fogo e 14 armas brancas foram apreendidas dentro de ônibus, e 60 pessoas foram encaminhadas a delegacias. A pasta também destacou a priorização, pela Polícia Civil, de inquéritos que apuram roubos a coletivos.

Estradas
O Interior não escapa da criminalidade. Um veículo com fiéis que retornavam de uma convenção evangélica foi abordado na BR-101, em Gameleira, na Mata Sul. Ninguém ficou ferido. Já em Ribeirão, passageiros chegaram a sofrer agressões a coronhadas. Os suspeitos fugiram.
fonte: Folha Pe

INCÊNDIO BH - 8h15: Ônibus do Move pega fogo na Avenida Antônio Carlos

Incêndio acontece na altura do bairro São Francisco, no sentido Centro.
Segundo os bombeiros, não há informações sobre feridos no local.

Ônibus pega fogo na Avenida Antônio Carlos, na Região da Pampulha, em BH. (Foto: Reprodução/TV Globo)
Ônibus pega fogo na Avenida Antônio Carlos, na Região da Pampulha, em BH. (Foto: Reprodução/TV Globo)
Um incêndio atinge um ônibus do Move na manhã desta terça-feira (20) na Avenida Antônio Carlos, no sentido Centro, na altura do bairro São Francisco, na Região da Pampulha, em Belo Horizonte. De acordo com o Corpo de Bombeiros, por volta de 8h20, três veículos da corporação estavam no local, tentando conter as chamas.

Ainda segundo os militares, não havia informações sobre feridos no horário. Conforme a Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte (BHTrans), o coletivo é da linha 68, que faz o itinerário entre a estação Vilarinho e o bairro Lagoinha.
FONTE: G1 MG


sexta-feira, 16 de setembro de 2016

Mobilidade - Recuperação de trecho da BR-101 Norte começa na segunda-feira

As obras entre Igarassu e Paulista devem ser concluídas até janeiro.
Serviço de requalificação tem investimento total de mais de R$ 15 milhões.


O Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (DNIT) apresentou nesta quinta-feira (15) os detalhes da obra de requalificação do trecho de 10,2 Km da BR-101 Norte entre Igarassu e Paulista, na Região Metropolitana do Recife. Estiveram presentes representantes da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Secretaria de Cidades de Pernambuco e Grande Recife Consórcio de Transportes, além das prefeituras dos municípios afetados. [Veja vídeo acima]
Com custo total de mais de R$ 15 milhões, a obra tem cronograma de execução dividido em cinco etapas, de modo a minimizar os transtornos no trânsito. O serviço, que tem início na próxima segunda-feira (19) próximo ao Mercado de Abreu e Lima, compreende substituição de placas de concreto, reposição de dispositivos de drenagem, aplicação de revestimento asfáltico e implantação de nova sinalização horizontal. A previsão é que as obras estejam concluídas até o final de janeiro de 2017. 
O chefe da unidade local do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), Lincolin Oliveira, falou dos benefícios da obra para a região. “Haverá melhor escoamento nos veículos no local. No início, a gente melhora o que a gente chama de conforto da condução e, com isso, melhora o escoamento nos veículos no local”, explicou.
Em Abreu e Lima, por exemlo, a pista é toda irregular. Buracos provocam trânsito lento e causam muitos transtornos aos motoristas. Em alguns trechos sequer há acostamento. "Está péssimo, quebrando os carros direto, fazendo manutenção", disse um motorista sem se identificar.
Cerca de 45 mil a 50 mil veículos passam diariamente pelo trecho. Para tentar diminuir os impactos da obra no trânsito, a pista exclusiva para os ônibus será liberada para veículos comuns. Dezesseis linhas de ônibus que passam pelo trajeto transportando 40 mil passageiros por dia também serão atingidas.
"Dessas 16, 14 são do Sistema Estrutural Integrado (SEI), do TI de Igarassu e do TI de Abreu e Lima. Esses usuários terão que ter um pouquinho mais de paciência por conta da interferência das obras, tanto no trânsito normal quanto no transporte público de passageiros", afirmou o coordenador de operações do Grande Recife Consórcio de Transportes, Mário Sérgio Cornélio.
FONTE: Cláudia Ferreira  Do G1 PE

Metrô do Recife - Escada rolante de estação do metrô quebrou por causa de acúmulo de lixo

CBTU removeu grande quantidade de sujeira do equipamento.
Vandalismo é a principal causa de defeitos em escadas rolantes e elevadores.

Lixo foi retirado da escada rolante do Metrô de Camaragibe (Foto: Ascom CBTU)
Lixo foi retirado da escada rolante do Metrô de Camaragibe (Foto: Ascom CBTU)
A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) detectou, na noite de quinta-feira (15), um problema responsável pela paralisação das escadas rolantes da Estação Camaragibedo Metrô, no GrandeRecife. Os técnicos de manutenção do sistema retiraram uma grande quantidade de lixo do equipamento. De acordo com a empresa, o vandalismo é a principal causa de defeito nos aparelhos e nos elevadores das unidades.
Só este ano, RS 900 mil estão sendo gastos para o conserto desses equipamentos. Em 2015, reparos desse tipo no sistema consumiram R$ 800 mil.A CBTU informou, ainda, que o contrato de manutenção dos elevadores e escadas rolantes não inclui a cláusula de quebra por ocorrência de vandalismo. Por isso, a empresa será obrigada a  abrir novo processo de licitação para que os equipamentos sejam consertados.
Diante do problema, a CBTU alerta os passageiros para evitar a utilização dos equipamentos fora dos padrões estabelecidos. Assim, eles poderão permitir a melhor locomoção nas dependências do metrô de pessoas com mobilidade reduzida.

Campanha
Para combater o problema da sujeira nas estações, trens e trilhos do metrô do Recife,  a CBTU Recife lançou, no dia 22 de junho deste ano, a campanha 'Metrô Sem lixo: Abrace essa ideia'. Desde o início da iniciativa, já foram retiradas 8,8 toneladas de lixo do sistema.
A iniciativa é composta por várias ações, como a instalação de 227 novas lixeiras nas estações, distribuição de folders educativos aos passageiros, avisos sonoros no sistema de sonorização das estações, além de trabalhos educativos com artistas e realização de mutirões de limpeza.
fonte: G1 Pe dados CBTU Recife

Licitação dos Terminais III E IV Perimetral abandonadoa a anos foi lançado em pregão eletrônico.



A obra orçada em 53 milhões e pode ser arebatida até o dia 27 de Setembro de 2016. Este estilo de licitação é mais rápido e prático, e deve terminar essa lengalenga e depois que a Mendes Jr se envolveu na lava jato.

Fonte: Secretária das Cidades
Texto: Jailson Silva


quarta-feira, 14 de setembro de 2016

Meia passagem aos Domingos com os dias contados.


A partir de janeiro de 2017, as passagens pagas em dinheiro aos domingos só será meia se o usuários pagar no cartão VEM e para quem pagar em dinheiro a passagem será inteira.
Isso é uma forma desesperada do governador para frear a onda de assaltos que está sem controle no estado de Pernambuco.

Em 23 agosto de 2016, foi assinada pelo então André de Paula, o decreto para os usuários terem descontos, será preciso ter o VEM Comum.
 A justificativa da CSTM (conselho superior de transportes urbanos) é diminuir a circulação de dinheiro e beneficiar os Usuários do BRT que Hoje, paga só com o cartão e aos Domingos a passagem é inteira.
Isso esta valendo, desde 1° de Setembro de 2016 e o GRCT tem 120 dias pra por em prática, até 1° de janeiro de 2017.
A URBANA  PE informou, que atualmente são transportados 700 mil passageiros aos domingo e apenas 10% paga com o VEM .

Ao meu ver, a URBANA PE quer fazer, com que a população por sua maioria assim venha  pagar a passagem inteira.

Fonte:Secretária das Cidades.
 texto: Jailson Silva do Blog GRMPE

terça-feira, 13 de setembro de 2016

VLT do Ceará (Parangaba-Mucuripe) começa a operar no dia 27

Transportes sobre trilhos

Construído pela Seinfra, o VLT, que terá 13,4Km e cortará 22 bairros no total, está 60% concluído. As obras começaram em abril de 2012 e, inicialmente, tinham previsão de término para a Copa do Mundo de 2014.Os testes, que envolvem apenas profissionais do modal, ocorrerão entre o Montese e a Av. Borges de Melo


A fase de Operação Experimental do Veícu
Diário do Nordeste
 lo Leve sobre Trilho (VLT) Parangaba-Mucuripe, em Fortaleza, deverá ser iniciada a partir do dia 27 deste mês. Nesse procedimento, segundo a Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos (Metrofor), todos os dias, o trem circulará sobre os trilhos entre as estações do Montese e da Avenida Borges de Melo. O objetivo, conforme as informações do Metrofor, é permitir avaliação do funcionamento geral da via férrea. Nesta etapa, ainda não haverá transporte de passageiros.
Segundo o Metrofor, somente profissionais da área operacional participarão dos testes. Por dia três profissionais farão a condução dos dois trens do tipo VLT que serão usados neste momento inicial.
Construído pela Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), o VLT, que terá 13,4Km e cortará 22 bairros no total, está com 60% das obras concluídas. Ainda de acordo com o Metrofor, paralela a esta fase de Operação Experimental será realizada a seleção pública temporária para a contratação dos trabalhadores que atuarão no novo modal. O projeto de lei que autoriza as contratações foi aprovado na Assembleia Legislativa e o edital de seleção tem previsão de ser lançado ainda neste mês.
Dando continuidade aos testes, ao finalizar a Operação Experimental, segundo o Metrofor, será executada a fase de Operação Assistida, prevista para ser iniciada entre dezembro deste ano e março de 2017.
Esta projeção, de acordo com as informações repassadas pelo órgão, acompanha o período de finalização das contratações dos profissionais do modal.
Na Operação Assistida, três unidades do VLT transportarão a população de forma gratuita e o percurso será ampliado, indo da estação Parangaba até a estação Borges de Melo. Em um segundo momento desta operação, o trajeto será novamente estendido, interligando as estações Parangaba e Iate.

Andamento
As obras do VLT começaram em abril de 2012 e, inicialmente, tinham previsão de término para a Copa do Mundo de 2014. Porém, as intervenções tiveram atrasos e ficaram paradas de junho de 2014 a junho de 2015. Com a retomada, a previsão de encerramento das obras, divididas em três trechos, tem agora datas distintas.
No trecho I, que é o da passagem inferior da Borges de Melo, os trabalhos, retomados em abril deste ano, deverão ser concluídos em abril de 2017. No trecho II - entre as estações Borges de Melo e Parangaba - as obras que foram reiniciadas em outubro de 2015 devem ser concluídas no próximo mês. Já no trecho II - entre as estações Iate e Borges de Melo - a estimativa é que o encerramento das intervenções, retomadas em julho de 2015 - a contar desta data - fiquem prontas em 18 meses.
Os serviços nos três trechos, conforme a Seinfra, são executados pelo Consórcio VLT Fortaleza, formado pelas empresas AZVI S.A do Brasil e Construtora e Incorporadora Squadro Ltda. O valor total do VLT é de R$ 284.644.592,16. Até o momento foram investidos cerca de R$ 120 mi, equivalente a 42,2%.

Desapropriações
Para dar andamento à obra, segundo a Seinfra, o projeto prevê a desapropriação de 2.185 imóveis. Destes, 1.513 já foram desapropriados. Das 1.864 famílias (proprietários e inquilinos) desapropriadas, 640, segundo a pasta, receberam aluguel social. Atualmente, 503 famílias continuam recebendo o benefício e outras 137 receberam os apartamentos no Cidade Jardim, no bairro José Walter.
A Seinfra informou que do total de desapropriações, 44 casos foram judicializados. Para reassentamento, o governo adquiriu cinco terrenos em áreas próximas. O antigo CSU do Bairro de Fátima foi destinado para a comunidade Aldaci Barbosa.
Fonte - Diário do Nordeste  

segunda-feira, 12 de setembro de 2016

DENÚNCIA – MORADORES DE BARREIROS SOFREM COM A CRUZEIRO

Denúncia - Moradores de Barreiros sofrem com a Cruzeiro

Viação Cruzeiro continua a desrespeitar os Passageiros.

Passageiros no Aguardo do Ônibus

Passageiros no Aguardo do Ônibus – (Foto Produtor)
Ontem foi mais um dia penoso para os barreirenses que trabalham na RMR (Região Metropolitana do Recife) e veem passar o final de semana em Barreiros. O problema que já de conhecimento de muitos e que se repete semana após semana, que é o mal serviço oferecido pela Viação Cruzeiro, responsável pelo o transporte intermunicipal na região.
Para apurar a denúncia, a equipe do Info é Aqui! enviou um de seus integrantes para utilizar o serviço na data de ontem(11/09). Nosso produtor chegou por volta das 15:30 no local e se direcionou ao guichê da Viação, para perguntar qual o horário da próxima viagem para Recife. Ele, foi informado por uma funcionária da empresa, que a próxima viagem sairia as 16 horas. “Porém, isto não ocorreu. Muita gente se encontrava na Rodoviária do Município aguardando a viagem e fomos informado que o motorista estava atrasado e que ele chegaria em poucos minutos.” – Fala do nosso produtor.
Porém, isso não ocorreu, o que começou a gerar desconforto aos que estavam no aguardo do serviço e uma das moradoras informou ao nosso produtor, que estava aguardando uma viagem desde as 14:50hrs. “Eu cheguei aqui era 14:50 e disseram que o próximo ônibus era as 15:30hrs, mas até agora nada. Já estou a mais de duas horas esperando o ônibus. O último que saiu foi as 14:30hrs.”
As 17:05hrs o nosso produtor novamente se dirigiu ao guichê da Viação Cruzeiro e perguntou se de fato teria um ônibus às 17 horas, e foi informado que sim e o que faltava era o motorista. “Sim, senhor, estamos aguardando apenas a chegada do motorista.” – informou a atendente.
O ônibus só chegou as 17:25hrs na rodoviária, onde só veio a sair as 17:32hrs, lotado, com cerca de 10 pessoas em pé, no corredor do ônibus. O ônibus era climatizado e possuía banheiro, porém, segundo os passageiros, não é comum este tipo de veículo. “Só tem 2 ônibus desse, eram pra ser todos desse jeito.” – criticava um dos passageiros que estava em pé, no corredor do ônibus. Segundo a determinação, ônibus intermunicipais, devem ter banheiro, mas, novamente segundo os passageiros, apenas 2 veículos, dos quase 20 ofereciam este serviço.
Ônibus irregulares
Ônibus irregulares que realizam o Transporte – (Foto: Produtor)
Estacionados no pátio da rodoviária, tinham 5 ônibus, porém, nenhum possuía banheiros nem ar-condicionado. Mostrando a irregularidade no serviço prestado e a falta de fiscalização do poder público da cidade e do governo estadual.
Ônibus com o Vidro Trincado
Ônibus com o Vidro Trincado – (Foto: Produtor)
E um deles, estava com o para-brisa trincado, podendo gerar um incidente ou até mesmo, provocar um acidente, porém, a placa do veículo não consta nenhuma multa sobre esta irregularidade, mesmo na saída da cidade, havendo um Posto da Polícia Rodoviária(BPRv). Mesmo com várias reclamações registradas, a Viação Cruzeiro não tomou providências segundo os moradores.
FONTE:Informação é Aqui!
COLABORAÇÃO NA MATERIA: BUSOLOGO LUIZ FELIPE

domingo, 11 de setembro de 2016

Víolencia mancha o classico entre Sport e Santa Cruz nestr Domingo 11/09/16 e deixa uma vitima EM ESTADO GRAVE




Estação Joana Bezerra muito tumulto e vandalismo.


Policia escoltando esses vandalos e a população sem proteção.
Esse torcedor chamado de Buiu , deu entrada no Getúlio Vargas em estado gravíssimo e ainda não se sabe se ele ,devido as pancadas na cabeça mas já chegou noticiais eles estão bem.

BUIU NO GETULIO VARGAS.(foto cortesia via whatsapp)

Videos dos ataques das organizadas na Caxangá e ao redor da ilha do retiro:


                                              Video de ataque ao Buiu.
                                 fonte: Blog GRMPE com Jailson Silva  

sábado, 10 de setembro de 2016

Fortalbus.com - O dia a dia do nosso transporte: Vem ai o 8° Encontro Nacional de Busólogos Guanaba...

Fortalbus.com - O dia a dia do nosso transporte: Vem ai o 8° Encontro Nacional de Busólogos Guanaba...: Por Fortalbus Pelo oitavo ano consecutivo, será realizado o maior encontro de busólogos do País. O evento, promovido pela Guanabara em pa...

FUTEBOL E MOBILIDADE - CLÁSSICO DAS MULTIDÕES TERÁ ESQUEMA ESPECIAL DE ÔNIBUS

 A Ilha do Retiro recebe neste domingo (11), mais uma partida do Campeonato Brasileiro da Série A. Desta vez, o Sport enfrenta o Santa Cruz pela 24ª rodada da competição. Para auxiliar os torcedores que irão assistir a partida, o Grande Recife Consórcio de Transporte preparou um esquema especial de mobilidade. 

Na ida ao estádio, dez veículos estarão disponíveis a partir das 13h, nos seguintes Terminais Integrados: quatro no TI Afogados, cinco no TI PE-15 e um no TI Rio Doce.  Já na volta para casa, 18 veículos estarão disponíveis no Terminal Integrado Joana Bezerra, a partir das 16h30.

Para mais informações, os usuários podem entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente, no 0800 081 0158. 
Fonte:Site GRCT

quinta-feira, 8 de setembro de 2016

LICITAÇÃO DO SISTEMA STCIP/PE ( INTERMUNICIPAL ) FOI DIVIDIDA EM 03 LOTES E O QUE SE VÊ , É UM MONOPOLIO DE EMPRESAS QUE ATUAM A DECADAS NO ESTADO PE.

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TECNOLOGIA E MOBILIDADE NOS TRANSPORTES - A biometria Facial vai substituir a digital em breve no Recife.

Biometria facial evitará fraudes em transportes 

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O governo regulamentou ontem as regras para a implantação de controle biométrico no sistema de Bilhetagem eletrônica dos transportes públicos do estado. A tecnologia de reconhecimento facial começará a ser instalada nos validadores dos ônibus intermunicipais e, posteriormente, também nos trens, metrô e barcas, para garantir a prevenção de fraudes no uso dos cartões de gratuidade e do Bilhete único Intermunicipal (BU), que atende a mais de 5 milhões de pessoas.
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O cronograma do novo sistema ainda será definido em resolução posterior. O investimento será arcado pelas empresas que operam os modais, sem custo para o estado nem impacto nas tarifas. No caso dos ônibus, a Fetranspor calcula que o setor deve gastar R$ 11 milhões.

O decreto que regulamenta a lei, aprovada em dezembro, diz que fica "exigida a biometria facial, digital ou por outro meio tecnologicamente adequado." Porém, a Secretaria estadual de Transportes informou que a tecnologia será apenas de imagens. Com uma câmera acoplada ao validador, será possível comprovar se o portador do cartão é mesmo o titular do benefício. A secretaria garante que nenhum usuário será barrado na roleta, mesmo diante de irregularidade.
Em caso de divergência entre as imagens do passageiro e do dono do BU ou da gratuidade de alunos da rede pública, a concessionária deverá convocar o titular para renovar seu cadastro em até cinco dias úteis. Se a divergência for em relação à gratuidade de idosos, deficientes físicos, mentais ou portadores de doenças crônicas, o prazo será o dobro.
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Se não atender à convocação, o usuário terá bloqueados os direitos à gratuidade ou ao subsídio do BU, que é financiado pelo estado e concede desconto em integrações. Não será necessário fazer re-cadastramento, a não ser que haja divergências. Este procedimento será gratuito nos postos do BU ou por auto-cadastro em um aplicativo.
O decreto prevê punições progressivas, como suspensão do benefício por 60 dias e cancelamento definitivo para reincidentes. Os dados dos usuários serão cruzados com o cadastro do BU, o banco de dados do Detran e demais bancos de identificação civil. Além do uso de cartões por terceiros, é proibido emprestá-los, usá-los em desacordo com suas finalidades e fornecer informações falsas para obter os benefícios de isenção ou redução de tarifa.
Exemplo: No VLT, 33 usuários tentam dar calote
> O primeiro dia de fiscalização no VLT teve 33 passageiros multados por falta de pagamento da tarifa, de R$ 3,80, que deve ser feito espontaneamente no interior dos bondes. Dez são turistas, sendo um estrangeiro, do Equador. A multa é de R$ 170 e, em caso de reincidência, sobe para R$ 255. A primeira autuação foi às 7h33. A maior parte das multas foi emitida pela manhã: 19 até meio-dia.
Os usuários receberam notificação na hora, com instruções para o pagamento e orientações para recurso. Caso não pague a multa, o devedor poderá ser inscrito nos órgãos de proteção ao crédito e ser incluído na Dívida Ativa do Município, o que o sujeita
a cobrança judicial. Sendo de outro estado, as restrições são as mesmas, já que órgãos como o Serasa têm atuação em todo o país e Mercosul. Os estrangeiros podem ficar impedidos de sair do país sem o pagamento. A multa pode ser emitida pela internet e o pagamento, realizado na rede bancária.
A Secretaria de Transportes e a concessionária não informaram quantos passageiros efetivamente embarcaram ontem.

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fonte:NTU / URBANA PE