quarta-feira, 27 de setembro de 2017

TRANSPORTE COMPLEMENTAR DO RECIFE FARÁ 14 ANOS EM NOVEMBRO 2017 E HOJE TRANSPORTA MAIS DE 70 MIL PESSOAS COM 23 LINHAS


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O Serviço de Transporte Complementar de Passageiros (STCP) é oferecido à população do Recife desde novembro de 2003, em substituição ao transporte clandestino, que conduzia seus veículos de maneira irregular e perigosa. A Prefeitura do Recife criou o sistema com o objetivo de proporcionar maior segurança e mobilidade aos cidadãos entre os bairros da cidade e em áreas de difícil acesso. Hoje o serviço, gerenciado pela CTTU, beneficia 62 bairros e comunidades da capital pernambucana, com a operação de 23 linhas. Ao todo, o sistema chega a transportar cerca de 70.000 mil pessoas por dia.

O STCP/Recife é formado por dois tipos de linhas: alimentadoras e inter bairros. Com caráter social, as alimentadoras transportam gratuitamente as pessoas que moram em áreas de difícil acesso até os terminais   de ônibus mais próximos. Ao todo, 16 linhas estão em operação, beneficiando cerca de 34 comunidades. Todos os veículos são rastreados via satélite, através do sistema GPS. Essa fiscalização garante o melhor cumprimento das viagens e a qualidade do serviço oferecido à população. Todas as linhas já dispõem dessa tecnologia.


As linhas inter bairros, por sua vez, facilitam o deslocamento de pessoas entre os subúrbios da cidade, sem passar pelo centro do Recife e pelos corredores de ônibus. Neste caso, o transporte é remunerado e o usuário paga o valor equivalente à tarifa do anel A, ou seja, a passagem mais barata do sistema de ônibus. As sete linhas em circulação ainda garantem o benefício da meia passagem aos domingos e a estudantes, além da gratuidade para deficientes físicos e idosos. Com isso, o STCP/Recife supre a necessidade de deslocamento dos recifenses, completando o serviço de transporte dos ônibus.

* Atualmente, a tarifa do Anel A custa R$3,20 (de segunda a sábado) e R$1,60 COM O VEM COMUM (domingos).

Bilhetagem eletrônica 
Os recifenses podem utilizar o Vale Eletrônico Metropolitano (VEM) Trabalhador ou Estudantil nas linhas inter bairros do Serviço de Transporte Complementar de Passageiros do Recife (STCP). Em 2006, a Prefeitura do Recife, através da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU), equipou os veículos definitivos com a bilhetagem eletrônica. A tecnologia, antes exclusiva da frota de ônibus, agora beneficia usuários e permissionários do STCP/Recife.

A bilhetagem eletrônica atraiu, principalmente, as pessoas que tinham dificuldades em usar o STCP/Recife devido ao fim do benefício do vale-transporte e passe estudantil em papel. Antes, por falta do equipamento, alguns estudantes e trabalhadores optavam por pegar até dois ônibus para chegar ao destino, mesmo existindo uma linha direta no sistema complementar. Assim, a implantação da bilhetagem eletrônica proporcionou o aumento na demanda de passageiros das linhas inter bairros, que chega a transportar cerca de 40.000 pessoas por dia.

Além de atrair mais usuários, a bilhetagem eletrônica permite um maior controle na prestação e na qualidade do serviço. Isso porque o equipamento identifica os profissionais (motorista e cobrador) e grava o número de passageiros recolhidos, os horários de saída, chegada ao ponto de retorno e volta ao terminal. Com esses números, é possível coibir a superlotação de veículos, cobrar o cumprimento dos horários e a regularidade das viagens. A CTTU ainda pode observar se o próprio permissionário está guiando seu veículo, como manda a legislação do STCP/Recife.

Linhas permissionárias do Serviço de Transporte Complementar de Passageiros (STCP) no Recife:








ALIMENTADORES:





LINHA: 201 - CURADO – PARKTEL - TIP * LINHA EM DIAS DE JOGOS É ATIVADA





LINHA: 305 – JORDÃO ALTO / JORDÃO BAIXO / ALTO DA BELA VISTA

Informações: CTTU E BLOG GRANDE RECIFE MOBILIDADE PE

GRANDE RECIFE PREPARA ESQUEMA DE ÔNIBUS PARA O EVENTO OBRA DE MARIA

OPER. MOBIBRASIL 15 COLETIVOS COM ACESSIBILIDADE EM LINHA ESPECIAL

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A Arena de Pernambuco, em São Lourenço da Mata, será palco de um grande evento religioso. Neste domingo (1º), a partir das 9h, grandes atrações celebrarão os 27 anos da Obra de Maria e os 50 anos da Renovação Carismática Católica. Para quem optar em ir de transporte público, o Grande Recife preparou um esquema especial de mobilidade. A linha especial 047 - Cosme e Damião/Arena irá operar neste dia levando os usuários do TI Cosme e Damião até a Arena de Pernambuco.

Serão 15 ônibus e 189 viagens das 09h às 22h30. Para ter acesso ao serviço, pulseiras serão vendidas antecipadamente no valor de R$3,20, facilitando o retorno para casa. Elas podem ser adquiridas tanto em dinheiro quanto por meio do cartão VEM Trabalhador ou Comum, no TI Cosme e Damião, e também em um quiosque na Arena de Pernambuco.
É importante lembrar que como se trata de uma linha especial, a tarifa será cobrada integralmente. Em caso de dúvidas, sugestões ou informações, o usuário pode entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente (0800.081.0158).
DICA Do BLOG GRMPE>
Ps: Fica uma dica do Blog você pode ir até ao Terminal do TIP e lá embarcar usando a passagem do metro R$1,60 ( Integração SEI) e pegar a linha PQ Capibaribe/ TI TIP ela te deixa no acesso a arena Pernambuco e pra voltar você vai também a via de acesso na BR408 e pega o mesmo ônibus voltando pro TI TIP e paga a meia passagem 1,60 com o Cartão VEM Comum ou estudantil.

Consórcio anuncia mudança em parada de ônibus na Zona Norte do Recife Ponto que ficava na esquina da Avenida 17 de Agosto com a Rua Flor de Santana, em Casa Forte, vai funcionar 70 metros à frente, na mesma via. Seis linhas são afetadas por mudança, a partir desta quarta-feira (27)

COMUNICADO

Parada de ônibus passa a funcionar 70 metros à frente, em Casa Forte, na Zona Norte do Recife (Foto: Reprodução/Google Street View)
Parada de ônibus passa a funcionar 70 metros à frente, em Casa Forte, na Zona Norte do Recife (Foto: Reprodução/Google Street View)

O Grande Recife Consórcio, que gerencia o transporte coletivo, anunciou mudanças na circulação de ônibus na Zona Norte da capital pernambucana. A partir desta quarta-feira (27), a parada nº 100087, na Avenida 17 de Agosto, no bairro de Casa Forte, passa a funcionar a 70 metros do ponto atual. O ponto, que ficava na esquina com a Rua Flor de Santana, foi instalado no cruzamento com a Rua General Aguiar, no lado aposto ao Plaza Shopping.
A mudança ocorre a partir das 9h. Segundo o Grande Recife Consórcio, a mudança foi motivada por questões operacionais e para dar maior fluidez ao trânsito na região. Para outrs informações, os passageiros devem ligar para a Central de Atendimento ao Cliente (0800.081.0158).

Linhas afetadas

  • 520 - Macaxeira/Parnamirim
  • 521 - Alto Santa Isabel
  • 522 - Dois Irmãos (Rui Barbosa)
  • 523 - Dois Irmãos (Bacurau)
  • 524 - Sítio dos Pintos (Dois Irmãos)
  • 527 - Sítio dos Pintos/IMIP
  • fonte: Site GRCT

BRT transporta 400 mil no Rock in Rio e é vandalizado

Vandalismo encerrou assim Rock Rio




Pós de extintor de incêndio em equipamentos do painel de ônibus articulado, com funções computadorizadas

Veículos e estações foram depredados durante a maratona de shows
Veículos e estações foram depredados durante a maratona de shows
ADAMO BAZANI

BRT transportou 400 mil para o Rock in Rio.
O Consórcio BRT Rio informou na manhã desta segunda-feira, 25, que em seis dias de Rock in Rio, os ônibus transportaram para o evento mais de 400 mil pessoas. Somente no sábado, dia 23,75 mil usuários utilizaram os serviços de ônibus.
O destaque negativo ficou para o comportamento do público. Houve depredações de ônibus e estações em várias oportunidades, como relata o consórcio em nota.
A estação Salvador Allende, do corredor Transoeste, foi alvo de vândalos, por volta de 00h30. O grupo se misturou a passageiros que voltavam do Rock in Rio e quebrou uma porta. O BRT ainda não calculou o valor do prejuízo material. As imagens com a ação serão encaminhadas para a polícia para identificação dos criminosos. No sábado, dia 16, ambulantes começaram um quebra-quebra na estação Morro do Outeiro, em Jacarepaguá, após serem retirados do local.

Estação destruída por criminosos
Na manhã de sábado, 24,cinco ônibus que estavam estacionados perto do terminal Alvorada tiveram os extintores de incêndio retirados e acionados pelos vândalos.
As estações Olaria, Pedro Taques e Pastor José Santos, do Transcarioca, tiveram de ser fechadas depois de um furto de cabos de energia. O sistema elétrico e a rede de dados das estações foram danificados.
Apenas a estação Pedro Taques reabriu.

Sem qualquer sentido, vândalos criminosos acionaram os extintores de incêndio nos ônibus. Houve quebradeira.
Ainda segundo o Consórcio BRT Rio, somente no primeiro semestre deste ano, o desgaste antecipado dos equipamentos e a trocas por causa do vandalismo causaram prejuízos de R$ 12 milhões.

terça-feira, 26 de setembro de 2017

SECRETARIA DAS CIDADES LANÇA MAPA ESTRATÉGICO DA PASTA

Na última quarta-feira (20), foi realizado o lançamento do Mapa Estratégico da Secretaria das Cidades, no prédio sede da instituição. O produto foi desenvolvido pela Gerência Geral de Planejamento e Monitoramento da pasta em parceria com a Secretaria Executiva de Desenvolvimento do Modelo de Gestão da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) com a contribuição dos funcionários da Secid.
Participaram do evento, os secretários executivos da Secretaria das Cidades de Mobilidade, Marcello Amynthas; de Projetos Especiais, Fernando Freire; de Captação de Recursos e Relações Institucionais, Nélson Menezes; a diretora-presidente da Empresa Pernambucana de Transporte Intermunicipal, Thaíse Ferreira; representantes do Grande Recife Consórcio de Transporte e do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PE) e funcionários da Secid.
Na ocasião, o secretário-executivo de Desenvolvimento e Gestão da Seplag, Maurício Cruz, explicou o conteúdo do mapa. “Primeiramente, nós estudamos a organização e tivemos uma aula sobre a secretaria. Identificamos os principais processos e começamos com um trabalho intenso de oficinas para analisar e rever missão, valores, diagnóstico organizacional, forças e necessidades da casa. Olhamos também para fora, para poder ver as oportunidades e validamos tudo com o secretário. Hoje, as informações estão consolidadas em um Mapa Estratégico que alinha a Secid ao mapa do Governo Estadual. O projeto coloca o governo e as secretarias vinculadas na mesma direção.”
Ainda sobre as estratégias organizacionais, Mauricio afirmou que foi um trabalho grande e participativo, porém ainda tem muito a ser trilhado pela frente. “São onze objetivos desdobrados em 30 iniciativas estratégicas, que se mostram em 44 ações e 235 tarefas. Vamos tirar as atividades do papel e tenho absoluta certeza que, monitorando as ações, a Secid terá muito sucesso. Vamos enxergar a secretaria no Mapa Estratégico do Estado nas questões da mobilidade e urbanismo.”
Levando adiante o legado do ex-governador Eduardo Campos, o Secretário das Cidades Francisco Papaléo revela que o modelo de gestão que está sendo implantado é pioneiro e reconhecido mundialmente, fazendo com que as instituições possam acompanhar o desenvolvimento interno e externo mais de perto. “Esse sistema de monitoramento não está sendo de cima para baixo, mas, sim, de baixo para cima. Aqui, debatemos, escutamos, discutimos e chegamos a bons resultados. Em breve, o modelo ficará em conjunto com o Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE), a Empresa Pernambucana de Transporte Intermunicipal (EPTI) e Grande Recife Consórcio de Transporte, que são órgãos  vinculados à pasta.”
Em sua fala, Papaléo disse que recentemente ouviu de um membro da alta cúpula do Governo Estadual que a Secretaria das Cidades é a mais eficiente do Governo de Pernambuco.  “As nossas equipes trabalham e se dedicam e, agora, com o Mapa Estratégico temos uma linha para seguir. Vamos monitorar e continuar com o nosso trabalho, mantendo a energia e a união”.


BRT Corredor Norte sul - Obras se arrastam a cinco anos e carece de manutenção urgentes e o Governo omisso a sua funcionalidade

BRT no Brasil

BRTs fazem fila para passar na PE-15, nos Bultrins, por conta de buracos / Filipe Jordão/JC Imagem
BRTs fazem fila para passar na PE-15, nos Bultrins, por conta de buracos / Filipe Jordão/JC Imagem

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No Corredor Via Livre BRT Norte-Sul, que liga Igarassu ao Recife, obras e descaso caminham juntos. Ao mesmo tempo em que o governo anuncia mais uma etapa do projeto – o alargamento da ponte sobre o Canal da Malária, na PE-15, Complexo de Salgadinho, em Olinda – trechos do corredor, que vem sendo implantado há cinco anos, se deterioram visivelmente. Inúmeras crateras no asfalto, descontinuidade da faixa exclusiva e passeios tomados por mato levam o Norte-Sul a deixar pelo percurso de 32,2 quilômetros os ganhos que o sistema deveria oferecer: velocidade, conforto e melhor acessibilidade.

Mas o projeto ainda inclui outras obras. O alargamento da Ponte Preta, localizada sobre o Rio Beberibe, em Olinda, também começa nos próximos dias, segundo a Secretaria Estadual das Cidades (Secid). E estão em fase de licitação a requalificação dos terminais integrados da PE-15, Pelópidas Silveira e Igarassu.

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“A previsão é de que o TI Igarassu inicie as obras ainda em 2017 e que os serviços nos terminais PE-15 e Pelópidas comecem em 2018, com previsão de um ano de obra e conclusão total do projeto em 2019”, informa a secretaria, por meio de nota.

MANUTENÇÃO

Ao todo, R$ 136,5 milhões já foram investidos no corredor, estimado em R$ 188 milhões, conforme a Secid. Mas apesar do alto custo sua manutenção vem sendo negligenciada.

Nas proximidades da Estação Sítio Histórico, em Ouro Preto, Olinda, o piso dos BRTs (veículos que custam em torno de R$ 800 mil) chega a se arrastar no asfalto enquanto os motoristas tentam driblar as crateras, muitas cobertas por água. Alguns coletivos convencionais que usam a mesma faixa optam por trafegar pelo passeio, que é de terra, para fugir dos buracos, arriscando a vida dos pedestres.

Já os BRTs, que medem 19 ou 21 metros e transportam até 160 pessoas, formam fila para vencer os buracos. Nas imediações da Estação Bultrins, em Jardim Fragoso, Olinda, o cenário também é crítico. “A situação está muito difícil para a gente. Os veículos quebram, a viagem atrasa e aumenta o risco de acidentes porque a gente se mistura com os carros pequenos”, lamenta o motorista de BRT Adalberto Ferreira, 47 anos.

RECLAMAÇÕES

As reclamações dos passageiros vão mais além. “No começo o BRT era mais rápido e funcionava bem. Agora ele atrasa por conta dos buracos, vive tendo assalto e estamos com dificuldade de carregar o VEM (bilhete eletrônico). Aqui mesmo (na Estação Bultrins) roubaram a máquina de recarga e amarraram o funcionário”, conta a vendedora autônoma Crisleide Pontes, 53 anos.

O corredor começou a ser implantado em janeiro de 2012 e deveria ter ficado pronto para a Copa de 2014, mas somente em julho daquele ano passou a funcionar parcialmente. Hoje, opera com 27 das suas 29 estações, oito das nove linhas e 75 dos 126 BRTs previstos. Conforme o Grande Recife Consórcio de Transporte, 66,4 mil pessoas são transportadas ao dia, devendo chegar a 160 mil quando o corredor for concluído.

“A manutenção dos trechos críticos da PE-15 está sendo executada pelo Departamento de Estradas de Rodagem de Pernambuco (DER-PE), que iniciou os serviços na última sexta-feira (11/09/17)”, informa a Secid.

fonte: Secretária das Cidades/ Secid 
edição de testo e imagens; Jailson silva

Ultrapassagem de BRTs causa colisão com dois feridos em Olinda


fonte: Folha PeResultado de imagem para brt no complexo salgadinho olinda
foto arquivo blog ilustrativa

Duas pessoas ficaram feridas, na manhã desta terça-feira (26), em uma colisão de um táxi com um poste na Avenida Agamenon Magalhães, no Complexo de Salgadinho, em Olinda, na Região Metropolitana do Recife. 

De acordo com o taxista Salomão da Silva Neves, o acidente ocorreu após uma ultrapassagem envolvendo dois BRTs na frente do Classic Hall. “Eu vinha na direita e vinha um BRT ultrapassando outro BRT. Os dois iam se chocar e um abriu para cima de mim. Eu, como estava na direita, próximo ao meio-fio, puxei para ele não bater no carro. Quando puxei, subi o meio-fio e colidi com o poste”, relatou Salomão.

O taxista estava acompanhado da esposa, que foi socorrida pelo Samu para o Hospital de Fraturas do Espinheiro com escoriações no ombro. Ele contou ainda que o motorista do BRT não prestou socorro e que o carro não tem seguro. Salomão sofreu escoriações na boca e na perna e esperava a chegada do dono do veículo para seguir para o hospital acompanhar a sua esposa.

Acidente de táxi na Avenida Agamenon Magalhães
Acidente de táxi na Avenida Agamenon Magalhães


segunda-feira, 25 de setembro de 2017

Assaltos a ônibus em Pernambuco - 31 ônibus foram assaltados no Grande Recife durante fim de semana Entre os coletivos assaltados estão veículos que fazem as linhas TI Xambá/Cabugá e Beira Mar/Derby entre outros


Um Final de Semana de muita Violência, se não basta-se uma verdadeira carnificina no estado com u 47 assassinatos em 48hrs deste final de semana, já em questão dos Roubos a ônibus o final de semana da madrugada do sábado a meia noite do Domingo dia 24/09/17 foram 31 ônibus assaltados e 3 BRTs do corredor Norte Sul. 
Em uma das ocorrências o bandido foi pego com um punhal e você tem duvidas sobre a permanência dele preso quando ele passar pela audiência de custodia, não se surpreenda não , pois ele já foi solto por não ter antecedentes criminais e por estar usando arma branca.( Policia enxugando Gelo)

Mas o dia mau começou e as 4hrs da manhã e no mesmo local Av sul um coletivo foi assaltado da empresa Metropolitana que fazia a linha 243- Linha Vila dois Carneiros e o pior de tudo com uma faca peixeira e um revolver ele a travesou na frente do coletivo, e ao parar o mesmo entrou e fez ameaças ao funcionários e a triste história é que com esse assalto o motorista acumula 9º assalto e a cobradora o 8º assalto.( Levou renda e pertences dos usuários e funcionários)



Videos caseiro só pra ilustrar a matéria

fonte: Sindicato dos Rodoviários e texto Jaílson Silva.