terça-feira, 26 de setembro de 2017

SECRETARIA DAS CIDADES LANÇA MAPA ESTRATÉGICO DA PASTA

Na última quarta-feira (20), foi realizado o lançamento do Mapa Estratégico da Secretaria das Cidades, no prédio sede da instituição. O produto foi desenvolvido pela Gerência Geral de Planejamento e Monitoramento da pasta em parceria com a Secretaria Executiva de Desenvolvimento do Modelo de Gestão da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) com a contribuição dos funcionários da Secid.
Participaram do evento, os secretários executivos da Secretaria das Cidades de Mobilidade, Marcello Amynthas; de Projetos Especiais, Fernando Freire; de Captação de Recursos e Relações Institucionais, Nélson Menezes; a diretora-presidente da Empresa Pernambucana de Transporte Intermunicipal, Thaíse Ferreira; representantes do Grande Recife Consórcio de Transporte e do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PE) e funcionários da Secid.
Na ocasião, o secretário-executivo de Desenvolvimento e Gestão da Seplag, Maurício Cruz, explicou o conteúdo do mapa. “Primeiramente, nós estudamos a organização e tivemos uma aula sobre a secretaria. Identificamos os principais processos e começamos com um trabalho intenso de oficinas para analisar e rever missão, valores, diagnóstico organizacional, forças e necessidades da casa. Olhamos também para fora, para poder ver as oportunidades e validamos tudo com o secretário. Hoje, as informações estão consolidadas em um Mapa Estratégico que alinha a Secid ao mapa do Governo Estadual. O projeto coloca o governo e as secretarias vinculadas na mesma direção.”
Ainda sobre as estratégias organizacionais, Mauricio afirmou que foi um trabalho grande e participativo, porém ainda tem muito a ser trilhado pela frente. “São onze objetivos desdobrados em 30 iniciativas estratégicas, que se mostram em 44 ações e 235 tarefas. Vamos tirar as atividades do papel e tenho absoluta certeza que, monitorando as ações, a Secid terá muito sucesso. Vamos enxergar a secretaria no Mapa Estratégico do Estado nas questões da mobilidade e urbanismo.”
Levando adiante o legado do ex-governador Eduardo Campos, o Secretário das Cidades Francisco Papaléo revela que o modelo de gestão que está sendo implantado é pioneiro e reconhecido mundialmente, fazendo com que as instituições possam acompanhar o desenvolvimento interno e externo mais de perto. “Esse sistema de monitoramento não está sendo de cima para baixo, mas, sim, de baixo para cima. Aqui, debatemos, escutamos, discutimos e chegamos a bons resultados. Em breve, o modelo ficará em conjunto com o Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE), a Empresa Pernambucana de Transporte Intermunicipal (EPTI) e Grande Recife Consórcio de Transporte, que são órgãos  vinculados à pasta.”
Em sua fala, Papaléo disse que recentemente ouviu de um membro da alta cúpula do Governo Estadual que a Secretaria das Cidades é a mais eficiente do Governo de Pernambuco.  “As nossas equipes trabalham e se dedicam e, agora, com o Mapa Estratégico temos uma linha para seguir. Vamos monitorar e continuar com o nosso trabalho, mantendo a energia e a união”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário