quinta-feira, 9 de novembro de 2017

Protocolo de Montreal foi implementado há 30 anos para eliminar as substâncias poluidoras da camada de ozônio. Veículo número 32 leva aos passageiros informações sobre as ações ambientais realizadas

Metrô do Recife tem vagão adesivado sobre Protocolo de Montreal (Foto: Divulgação/CBTU)
Metrô do Recife tem vagão adesivado sobre Protocolo de Montreal (Foto: Divulgação/CBTU

Celebrando os 30 anos de implementação do Protocolo de Montreal, que visa proteger a camada de ozônio, uma ação vem chamando a atenção no Metrô do Recife. Com um dos vagões de trem adesivados, o veículo número 32 leva aos passageiros informações sobre as ações realizadas para eliminar as substâncias poluidoras. Ao todo, cerca de 400 mil pessoas circulam pelas linhas Sul e Centro do sistema ferroviário do Recife.
Além do Recife, também foi adesivado um trem em cada sistema de metrô em oito cidades de quatro regiões do país: Porto Alegre (RS), São Paulo (SP), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Salvador (BA), Maceió (AL), João Pessoa (PB) e Natal (RN). A Campanha visa atingir um público de cerca de 4,2 milhões de pessoas por dia.
A iniciativa faz parte de uma campanha comemorativa, que também contempla a instalação de painéis com a linha do tempo das principais ações do Protocolo de Montreal no Brasil nas estações Recife e Barro.
Em três décadas de implementação, os países participantes do protocolo eliminaram totalmente o consumo e produção dos clorofluorcarbonos (CFCs), halons, brometo de metila para fins agrícolas, CTC e, atualmente, estão em fase de eliminação dos hidroclorofluorcarnobos (HCFCs), substâncias conhecidas por destruir a camada de ozônio.
fonte: CBTU RECIFE

quarta-feira, 8 de novembro de 2017

Governo tem descaso com o alto imposto que se paga de Ipva e não é empregado nas rodovias

Rodovias estaduais de PE têm 94,1% da extensão consideradas regulares, ruins ou péssimas, diz CNT

No aspecto geral, em que estão incluídas as rodovias federais no estado, 56,1% do total da extensão é classificado da mesma forma. Pesquisa da Confederação Nacional dos Transportes foi divulgada nesta terça (7).

Ônibus circula por trecho repleto de buracos na PE-15, em Olinda (Foto: Maurício Melo/TV Globo)
Ônibus circula por trecho repleto de buracos na PE-15, em Olinda (Foto: Maurício Melo/TV Globo)

s rodovias estaduais de Pernambuco têm deixado a desejar no quesito qualidade. De acordo com uma pesquisa divulgada pela Confederação Nacional dos Transportes (CNT) nesta terça-feira (7), 94,1% das rodovias sob jurisdição do estado foram classificadas como regulares, ruins ou péssimas, em comparação com a extensão federal. O percentual representa 950 dos 1.009 quilômetros de extensão sob jurisdição estadual.
Para a realização do levantamento, feito nacionalmente, foram levados em consideração aspectos como sinalização, pavimento e geometria das rodovias. No que diz respeito à sinalização, as rodovias estaduais de Pernambuco têm 95,1% da extensão classificadas como regulares, ruins ou péssimas.
Veja a classificação das rodovias estaduais em PE em 2017
Pesquisa da Confederação Nacional dos Transportes leva em conta sinalização, pavimento e geometria das vias
Péssimo: 45,5 %Ruim: 35,6 %Regular: 13 %Bom: 2,7 %Ótimo: 3,2 %
Fonte: CNT
Quanto ao pavimento, a pesquisa registra que 54,6% da extensão de rodovias estaduais são regulares, enquanto 30,9% são ruins e 3,9% são péssimas. As rodovias estaduais de Pernambuco também têm 65,1% da sinalização consideradas péssimas, 17,4% classificadas como ruins e outros 12,6% tidas como regulares.
“Péssimo” é o adjetivo adotado para qualificar 59,6% da extensão no que diz respeito à geometria das rodovias estaduais de Pernambuco, critério que leva em consideração a condição de curvas, pontes, viadutos e do acostamento das rodovias. Outros 20,9% das rodovias estaduais receberam a classificação ‘ruim’, enquanto 12,1% da extensão foram tidas como regulares nesse segmento.
A PE-15, rodovia que corta a área norte da Região Metropolitana do Recife, é um exemplo dos percentuais de insatisfação mostrados pela pesquisa. A via é utilizada por muitas pessoas que saem de cidades como Abreu e Lima e Paulista com destino ao Recife, mas é do trecho em Olinda que os motoristas e pedestres mais se queixam.
G1 entrou em contato com o Departamento de Estradas de Rodagem de Pernambuco (DER-PE) e aguarda retorno sobre as classificações da pesquisa. A reportagem também espera resposta sobre o total de investimentos feitos em 2017 pelo órgão para requalificar as rodovias estaduais.

Desempenho geral

Veja a classificação das rodovias de PE em 2017
Pesquisa da Confederação Nacional dos Transportes leva em conta sinalização, pavimento e geometria das vias
Péssimo: 15,6 %Ruim: 15,8 %Regular: 24,7 %Bom: 37,4 %Ótimo: 6,5 %
Fonte: CNT
As rodovias federais em Pernambuco, no entanto, possibilitam um equilíbrio na avaliação de uma forma geral do total de rodovias no estado, já que 61,7% receberam a classificação “ótima” ou “boa”. Com esse resultado, o quesito “bom” predomina na avaliação das rodovias em Pernambuco, pois 37,4% da extensão delas foram classificadas dessa forma.
No entanto, 56,1% do total são consideradas regulares, ruins ou péssimas. Esse percentual é menor do que o registrado em 2016, quando 57,9% das rodovias estaduais e federais tiveram essa mesma classificação. Em 2015, esse levantamento da CNT identificou 53,1% das rodovias nessa situação.
fonte : G1 / DNIT

terça-feira, 7 de novembro de 2017

Protestos paralisa a saída dos ônibus e fiquem ligados pois ate o momento tudo parado

Foto da frente da garagem da CDA 

O protesto é feito pela Abirp e a  oposição da Cut e as principais reivindicações são a cobrança absurda das avarias , o não pagamento de horas extras, a cobrança de passagem aos cobradores de invasões de usuários fazem entrando pela porta traseira e o rodízio de escalas. 
A CDA opera,  31 linhas entre Olinda e Recife e transporta mais de 100 mil pessoas e sua frota tem mais de 240 ónibus.
O protesto começou as 3 hrs da madrugada.
O Conorte que é o consórcio entre 3. empresas e vamos aguardar que o grupo.coloquem ônibus nas linhas da CDA. 


A empresa tem 224 veículos sendo 209 em operação e 15 reservas. São 800 funcionários, entre motoristas, cobradores, coordenadores de terminal e supervisores.
De acordo com os responsáveis pelo movimento, há várias reivindicações. Os antigos cobradores, que hoje atuam como motoristas, exigem reajuste salarial para exercer a nova função. Os trabalhadores sem queixam, ainda, de cobrança por avarias nos coletivos, referentes ao período até 2014.
As categorias informam também que não contam com intervalos completos para descansar e fazer refeições. Há queixas sobre problemas nas folgas semanais para os trabalhadores que estão em perído pós-férias.

Resposta

Diante da paralisação, o Grande Recife Consórcio, responsável pelo gerenciamento do sistema, informou que foi surpreendido pelo movimento dos trabalhadores da Cidade Alta. O consórcio alegou que não houve comunicação prévia aos gestores.
Disse também que a paralisação é política e não tem ligação com o sindicato dos rodoviários. A empresa gestora assegurou que vai tentar deslocar ônibus das frotas de outras transportadoras para minimizar os transtornos.
O diretor-executivo da Cidade Alta, Almiri Buonoro, afirmou, por telefone, que as denúncias feitas pelos manifestantes não procedem. Disse, por exemplo, que os salários foram depositados na segunda-feira (6).
Segundo o executivo, empresa não reconhece a legalidade desse movimento. "Vamos tomar medidas judiciais cabíveis", anunciou.

Por volta das 10h, funcionários da transportadora, acionados pela direção, tentavam negociar com os manifestantes para tentar retirar coletivos que atrapalhavam a saída de ônibus da garagem. "Infelizmente, tem áreas sem ônibus, já que são atendidas apenas pela Cidade Alta", observou.
Ônibus da Cidade Alta ficaram parados na garagem, em Olinda, nesta terça-feira (7) (Foto: Reprodução TV Globo)Ônibus da Cidade Alta ficaram parados na garagem, em Olinda, nesta terça-feira (7) (Foto: Reprodução TV Globo)
Ônibus da Cidade Alta ficaram parados na garagem, em Olinda, nesta terça-feira (7) (Foto: Reprodução TV Globo)

Transtornos

A paralisação dos funcionários da empresa Cidade Alta diminuiu o movimento nos terminais e deixou as paradas de ônibus lotadas. No bairro de Jardim Atlântico, em Olinda, a única linha que funciona não circulou. A auxiliar de farmácia Érika Santana é uma das passageiras que, desavisada, foi ao terminal para tentar chegar ao trabalho.
"Estou indo para o centro do Recife, mas os ônibus estão lotados e queimando a parada. Trabalhei a noite toda, quero ir para casa, mas não posso", disse.
Situação parecida é enfrentada por Josinete Teixeira, estudante de farmácia que tentava entrar no terminal de Rio Doce, também em Olinda. "Você sai de casa e se depara com essa situação, é muito complicado. Todos nós temos compromissos. Hoje, vou perder meu dia por conta disso. Era pra eles diminuírem a frota e não pasalisar de vez. Vamos ver de que horas vai voltar", disse.

Veja algumas áreas atendidas pelos ônibus da Cidade Alta

  • Rio Doce
  • Jardim Atlântico
  • Casa Caiada
  • Bairro Novo
  • Carmo
  • Varadouro
  • Janga
  • Pau Amarelo
  • Maria Farinha
  • Loteamento Conceição
  • Jardim Maranguape
  • Maranguape I
  • Maranguape II
  • Santo Amaro
  • Arthur Lundgren
  • Engenho Maranguape
  • fonte: GRCT e Blog GRMPE

Ao meio desta terça feira os ônibus começaram a sair da garagem.

segunda-feira, 6 de novembro de 2017

As velhas promessas disso e aquilo e o povo vai ter que decidir nas urnas

Ministro diz que retomada da obra de navegabilidade do Capibaribe depende do governo de PE

Bruno Araújo, titular do Ministério das Cidades, apontou que União tem saldo de R$ 130 milhões para projeto e que governo do estado deve solucionar problemas com TCU.


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O ministro das Cidades, Bruno Araújo, afirmou, nesta segunda-feira (6), que o governo federal tem R$ 130 milhões de saldo para as obras de navegabilidade do Rio Capibaribe. O serviço foi iniciado em 2012, para a Copa do Mundo de 2014, mas está parado há três anos por causa de erros no projeto. Em entrevista ao Bom dia Pernambuco, o ministro apontou, no entanto, que não pode repassar recursos por determinação do Tribunal de Contas da União (TCU). “Existem problemas que precisam ser sanados pelo governo de Pernambuco”, afirmou. 
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De acordo com Araújo, a obra foi paralisada por causa de uma falha na comprovação dos gastos com a dragagem do rio. “Investimos R$ 55 milhões nesse serviço. Há dúvidas sobre a aplicação inteira do valor. Cabe ao estado conseguir comprovar ao TCU que pode recomeçar os trabalhos. Esperamos que ele possa regularizar a situação”, disse.
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olha só quantos políticos nesta barca pra por a mão em 100 milhões já foi gasto e agora querem mais 130 milhões que ainda esta no fundo do tacho.

O ministro ressaltou que o governo federal não é responsável pela execução direta do projeto. “Não tocamos obra. A gente aprova o projeto e faz parceria. Paga a conta. Estamos dando apoio ao estado”, observou.
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O Rio Capibaribe atravessa 16 bairros do Recife e o projeto de navegabilidade consumiu, ao todo, R$ 75 milhões para a dragagem. Foram retiradas 32 mil caminhões-caçamba cheios de areia. O Tribunal de Contas do Estado (TCE) identificou problemas nos serviços e alegou que o projeto foi iniciado sem o estado levar em conta os moradores que vivem em casebres fincados no rio.
Técnicos apontaram que, caso o volume de terra retirado aumentasse, essas edificações, conhecidas como palafitas, poderiam afundar. A conselheira do TCE Teresa Dueire afirmou à TV Globo que houve erro de gestão. Segundo ela, foi falta de planejamento.
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Atualmente, os canteiros de obra estão cheios de mato. Materiais de construção encontram-se enferrujados. Há problemas de desgaste nas fundações nas sete futuras estações de embarque e desembarque, segundo o TCE. Quando ficar pronta, a hidrovia terá 11 quilômetros e capacidade para transportar 300 mil passageiros por dia.
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No caminho a 30 anos de  promessas que nunca vai ser concretizar para o povo

Enquanto o projeto não é retomado, moradores de várias comunidades ribeirinhas cobram, ao menos, os planos de construção de conjuntos habitacionais. Durante a entrevista o Bom dia Pernambuco, o ministro também falou sobre a assinatura da ordem de serviço para construção de 2.700 casas do Programa Minha Casa Minha Vida no estado. “São, ao todo, 5,4 mil unidades previstas para Pernambuco”, comentou.
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Dinheiro jogado fora mais de 100 milhões.

Resposta

Por meio de nota, o Governo de Pernambuco informou que está trabalhando para garantir a retomada do Projeto Rios da Gente, que prevê a implantação de um sistema de transporte fluvial público de passageiros. A Secretaria das Cidades (Secid) realiza um levantamento dos remanescentes das obras e a atualização do projeto das estações.
Também está sendo realizado pelo Grande Recife Consórcio de Transporte, por meio da Fundação Getúlio Vargas (FGV), a atualização do estudo econômico-financeiro para operação do sistema.
Segundo o governo, já foram removidos 450 mil metros cúbicos de material da calha do Capibaribe, incluindo material contaminado, proporcionando o estabelecimento de um canal de navegação.
A secretaria das Cidades informa que está tomando todas as medidas para a guarda e preservação do patrimônio público. Todos os serviços executados serão aproveitados quando da retomada das obras.
O governo de Pernambuco informou também que o Tribunal de Contas da União (TCU) solicitou ao Ministério das Cidades que suspendesse o repasse de recursos do Termo de Compromisso até que o estado apresente o resultado do estudo econômico-financeiro. Não há suspensão de repasse por irregularidade de execução da obra.
A nota da Secretaria das Cidades informa, ainda, que em março de 2018 estará finalizada a requalificação dos projetos. Em seguida, ocorrerá licitação para a retomada dos serviços.

Política

No domingo (5), o ministro Bruno Araújo, que é deputado federal licenciado, foi eleito presidente estadual do PSDB. Ele vai comandar o partido em Pernambuco em 2018 e 2019.