quinta-feira, 14 de fevereiro de 2019

CARNAVAL COMEÇA A SE VESTIR E O RECIFE A SUA MOBILIDADE VAI SE MOLDANDO


Montagem de arquibancadas muda itinerário de ônibus na Av. N. Srª. do Carmo


A Avenida Nossa Senhora do Carmo, no Centro do Recife, será interditada a partir deste sábado (16), para a instalação das arquibancadas do Carnaval 2019. A via, que durante a Folia de Momo se torna um grande corredor para o desfile de agremiações, será fechada no sentido Avenida Martins de Barros/Avenida Dantas Barreto. Por isso, o Grande Recife modifica o itinerário de cinco linhas e desativa temporariamente três paradas de ônibus.

Com a interdição de parte da Avenida Nossa Senhora do Carmo, serão desativadas as paradas de nº 180231, que atende a linha 013 – Jardim Beira Rio (Pina); nº 180235, que atende a linha 200 – Jaboatão (Parador) e nº 180236, que atende as linhas 031 – Shopping Center (Terminal Residencial Boa Viagem), 033 – Aeroporto e 062 – Jardim Piedade.

Estes mesmos ônibus terão seus itinerários modificados e, até o fim do Carnaval, quando a via for liberada, circulam com os seguintes desvios:

013 – Jardim Beira Rio (Pina)

Terminal de Passageiros Santa Rita (terminal provisório), Avenida Martins de Barros, Rua Siqueira Campos, Avenida Dantas Barreto (pista leste), Avenida Dantas Barreto (pista oeste), Avenida Dantas Barreto (parada provisória em frente à Igreja do Carmo), Rua de São João, Rua da Concórdia...

031 – Shopping Recife (Terminal Residencial Boa Viagem)
033 – Aeroporto
062 – Jardim Piedade
200 – Jaboatão (Parador)

...Cais de Santa Rita, Terminal de Passageiros Santa Rita, Avenida Martins de Barros, Rua Siqueira Campos, Avenida Dantas Barreto (pista leste), Avenida Dantas Barreto (pista oeste), Avenida Dantas Barreto (parada provisória em frente à Igreja do Carmo)...

Todas estas linhas terão como opções para embarque e desembarque do usuário o Terminal de Santa Rita ou a parada provisória que será instalada na Avenida Dantas Barreto, em frente à Igreja de Nossa Senhora do Carmo.

Em caso de dúvidas, sugestões ou reclamações o usuário pode entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente (0800 081 0158) ou WhatsApp para reclamações, (99488.3999).
Montagem de arquibancadas muda itinerário de ônibus na Av. N. Srª. do Carmo


A Avenida Nossa Senhora do Carmo, no Centro do Recife, será interditada a partir deste domingo (17), para a instalação das arquibancadas do Carnaval 2019. A via, que durante a Folia de Momo se torna um grande corredor para o desfile de agremiações, será fechada no sentido Avenida Martins de Barros/Avenida Dantas Barreto. Por isso, o Grande Recife modifica o itinerário de cinco linhas e desativa temporariamente três paradas de ônibus.

Com a interdição de parte da Avenida Nossa Senhora do Carmo, serão desativadas as paradas de nº 180231, que atende a linha 013 – Jardim Beira Rio (Pina); nº 180235, que atende a linha 200 – Jaboatão (Parador) e nº 180236, que atende as linhas 031 – Shopping Center (Terminal Residencial Boa Viagem), 033 – Aeroporto e 062 – Jardim Piedade.

Estes mesmos ônibus terão seus itinerários modificados e, até o fim do Carnaval, quando a via for liberada, circulam com os seguintes desvios:

013 – Jardim Beira Rio (Pina)

Terminal de Passageiros Santa Rita (terminal provisório), Avenida Martins de Barros, Rua Siqueira Campos, Avenida Dantas Barreto (pista leste), Avenida Dantas Barreto (pista oeste), Avenida Dantas Barreto (parada provisória em frente à Igreja do Carmo), Rua de São João, Rua da Concórdia...

031 – Shopping Recife (Terminal Residencial Boa Viagem)
033 – Aeroporto
062 – Jardim Piedade
200 – Jaboatão (Parador)

...Cais de Santa Rita, Terminal de Passageiros Santa Rita, Avenida Martins de Barros, Rua Siqueira Campos, Avenida Dantas Barreto (pista leste), Avenida Dantas Barreto (pista oeste), Avenida Dantas Barreto (parada provisória em frente à Igreja do Carmo)...

Todas estas linhas terão como opções para embarque e desembarque do usuário o Terminal de Santa Rita ou a parada provisória que será instalada na Avenida Dantas Barreto, em frente à Igreja de Nossa Senhora do Carmo.

Em caso de dúvidas, sugestões ou reclamações o usuário pode entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente (0800 081 0158) ou WhatsApp para reclamações, (99488.3999).

terça-feira, 12 de fevereiro de 2019

MAIS UMA QUEDA DE BRAÇO VENCIDA PELA FLTP-PE

Um conselho sem credibilidade

Publicado por Roberta Soares do Blog de Olho no trânsito especialista em mobilidade e transportes.
Fotos: Filipe Jordão/JC Imagem

É difícil discordar da percepção popular, política e técnica de que o governo do Estado não está preocupado em discutir melhorias reais para o Sistema de Transporte Público de Passageiros da Região Metropolitana do Recife (STPP). E que se reúne quase que exclusivamente apenas para aprovar o aumento das passagens. Não estamos aqui afirmando que as mudanças não acontecem, nem que não haja a intenção de executá-las, mas que o gestor do sistema não gosta de discuti-las no fórum adequado. O adiamento, no início da manhã desta terça-feira (12/2) da reunião do Conselho Superior de Transporte Metropolitano (CSTM), colegiado que tem autoridade para aprovar ou não as principais mudanças do setor, deu um recado claro: ela aconteceria apenas para aprovar o reajuste tarifário. E com certeza, como a expectativa nos bastidores confirmava, seria o percentual de 7,07% defendido pelo próprio governo do Estado.
Ninguém do Estado concedeu entrevista sobre as razões do adiamento. Em nota oficial, é dito: “A Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh) informa que, em consideração à decisão judicial que suspende a eficácia de uma eventual deliberação sobre a revisão das tarifas, a reunião extraordinária do Conselho Superior de Transporte Metropolitano (CSTM), marcada para hoje (12), foi suspensa. A nova data será agendada em momento oportuno”. Ou seja, não restam dúvidas de que ela aconteceria apenas para validar um aumento, que não seria o proposto pelos empresários de ônibus, de R$ 16,18%. A reunião foi adiada, mais uma vez, por decisão do juiz Djalma Andrelino, da 4ª Vara da Fazenda Pública da Capital, numa decisão cautelar dentro da ação civil pública movida pela Articulação Recife pelo Transporte, que reúne entidades da sociedade civil como a Frente de Luta Pelo Transporte Público (FLTP) e o Centro Popular De Direitos Humanos (CPDH).
O funcionamento equivocado do CSTM é lamentável para o sistema de transporte público. Perdem todos: gestores, operadores e, mais do que qualquer um, passageiros. O colegiado foi criado para ser muito mais do que um validador dos aumentos da tarifa pré-definidos anteriormente pelo governo – quem acompanha o setor sabe como a votação é feita. Não é à toa que há muitos anos passou a ser fechada, sem acesso da imprensa. Antes, os jornalistas acompanhavam todo o processo. Muita gente não sabe, mas o CSTM deveria se reunir a cada dois meses (antes, era mensalmente), o que nunca aconteceu. Por muitos anos, inclusive, era uma única reunião por ano, exatamente a que definiria o reajuste. A reportagem aguarda dados oficiais do governo com a relação de reuniões realizadas e as pautas discutidas nos últimos cinco anos. Em 2018, por exemplo, foram apenas três encontros.
Deveria discutir melhorias, cobrar mudanças e rever erros da operação. Para se ter ideia: a criação de linhas ou a eliminação delas só precisam ser validadas pelo conselho. A obrigatoriedade de refrigeração nos ônibus é outro exemplo. Ou seja, para o bem e para o mal, o sistema de transporte precisa da aprovação do CSTM. E ele se reúne uma ou três vezes no ano? Como pode?
Confira AQUI como deveria funcionar o CSTM

A composição do conselho é outro aspecto questionável, que embasou, ente outras informações, a ação civil pública movida na Justiça por entidades da sociedade civil e que resultou no cancelamento, pela segunda vez, da reunião do CSTM que validaria o aumento das passagens. São 24 conselheiros presididos por quem estiver sentado no comanda da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh), antes chamada Secretária das Cidades. Atualmente quem preside o CSTM é o secretário Marcelo Bruto, responsável pelo cancelamento do encontro. A composição é a seguinte: Governo do Estado (6 representantes), Prefeitura do Recife (1), Prefeitura de Olinda (1), Assembleia Legislativa (1), Câmara de Vereadores do Recife (1), Câmara de Vereadores de Olinda (1), empresários de ônibus (1), Companhia Brasileira de Trens Urbanos – CBTU (1), Sindicato dos Rodoviários (1), Sindicato do Transporte Complementar do Recife (1), usuários do sistema (4), estudantes (2), pessoas com deficiência (1) e idosos (1). Ou seja, uma composição com mais representatividade do poder público e que historicamente fecha com o governo do Estado.
Confira AQUI a composição atual do CSTM
ENTENDA O PROCESSO
Uma coisa é certa: se a reunião do CSTM acontecer, o aumento sairá. É fato. Para sorte dos passageiros, a expectativa é de que predomine o reajuste de 7,07% defendido pelo governo do Estado, gestor do sistema de transporte. Sendo oficializado, o anel A passará de R$ 3,20 para R$ 3,45; o anel B de R$ 4,40 para R$ 4,70, e o anel G (pouco utilizado) de R$ 2,10 para R$ 2,25. Pela proposta do governo, o anel D seria extinto e as quatro linhas que hoje o utilizam passariam a integrar o anel A. </DC>Nos bastidores é praticamente certo que a proposta dos empresários de ônibus não deverá passar para felicidade dos 1,8 milhão de passageiros que utilizam o sistema diariamente. O setor, representado pelo Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros de Pernambuco (Urbana-PE), defende uma majoração de 16,18% nas tarifas. Caso fosse aprovada, a passagem do anel A subiria para R$ 3,70, do anel B iria para R$ 5,10, o anel D (hoje de R$ 4,35) chegaria a R$ 4 e o anel G passaria para R$ 2,45.
Os movimentos defendem a redução da passagem para R$ 2,90 (redução para R$ 2,70 que, com o IPCA de 2017 e 2018, subiria para R$ 2,88), de acordo com os valores do Índice de Preço ao Consumidor Amplo (IPCA), de 2015 a 2018, e tendo como base o Manual de Operação do sistema, que condiciona o aumento ao imposto. Segundo a articulação, os três últimos aumentos das passagens foram acima do IPCA e faltam documentos que comprovem o desequilíbrio econômico-financeiro do Sistema de Transporte Público de Passageiros da Região Metropolitana do Recife (STPP/RMR). Outro argumento levantado leva em consideração a Nota Técnica para Recomposição Tarifária de 2019 apresentada pelo Grande Recife, que, segundo a Articulação, não leva em consideração as receitas provenientes de publicidade nos ônibus e comércio dentro dos terminais, além de apresentar argumentos que não justifiquem o aumento, como por exemplo, a redução de passageiros e o aumento da frota. O último ponto apresentado são as eleições para conselheiros da Sociedade Civil do CSTM.
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sexta-feira, 8 de fevereiro de 2019

LICITAÇÃO INTERMUNICIPAL CANCELADA PELA JUSTIÇA


TCE anula licitação do sistema de transporte intermunicipal de passageiros.


Do blog de Olho no trânsito
Escrito por Roberta Soares







Fotos: Guga Matos/Arquivo JC Imagem

As pessoas que precisam do sistema de transporte público no interior de Pernambuco vão continuar enfrentando as mesmas dificuldades com a pouca oferta, baixa qualidade e a invasão dos clandestinos por mais um bom tempo. Isso porque o Tribunal de Contas do Estado (TCE) decidiu pela definitiva anulação da licitação do Sistema de Transporte de Passageiros Intermunicipal, realizada ainda em 2014 pelo governo de Pernambuco através da Empresa Pernambucana de Transporte Intermunicipal (EPTI). Em votação na tarde desta quarta-feira, o Pleno do tribunal decidiu, por quatro votos a favor e dois contra, recomendar que o processo seja interrompido e refeito pelo Estado.

ENTENDA O ASSUNTO
Longa espera pela licitação do transporte intermunicipal em Pernambuco
Justiça suspende licitação do transporte intermunicipal de Pernambuco

Os conselheiros votaram o recurso da Empresa João Tude Transportes e Turismo LTDA – Jotude, que ficou de fora da licitação, apresentado após o resultado da auditoria especial realizada pelo tribunal, julgada regular com ressalvas ainda no início de 2017. Na votação do recurso, a escolha pela anulação de todo o trâmite, inclusive dos contratos firmados com os futuros operadores, predominou. E mais uma vez foi embasada numa auditoria minuciosa realizada pela Coordenadoria de Controle Externo do TCE, que afirmava, em resumo, que a concorrência pública que o Estado tinha homologado em 2014, via a recém-criada EPTI, era uma das maiores inconsequências jurídicas que o governo poderia assumir.


O relatório definia o processo licitatório como viciado e, por isso, sugeria a anulação dos três contratos firmados entre a EPTI e os vencedores dos três lotes. A operação de transporte em todo o interior de Pernambuco passaria de 14 para apenas três operadores: Consórcio Progresso/Logo, esta última uma nova empresa que faz parte do grupo econômico da Caruaruense, que não participou da licitação; o Consórcio 1002/Rodotur, e a Rodoviária Borborema.



No relatório final da auditoria especial produzida pelo TCE e que gerou toda a disputa judicial, o auditor Fernando Rolim afirma que os vícios no processo são tantos que impediram a competitividade e contaminaram todo o processo. Também critica o fato de a EPTI ter ignorado as alterações recomendadas pelo Tribunal ainda na época do lançamento do primeiro edital. Foram inúmeras recomendações para dar legalidade ao processo, simplesmente ignoradas pela gestão da EPTI na época.



“Meu voto foi pela anulação de toda a licitação pública. O processo tem falhas e as principais podem ser resumidas em três pontos. A modelagem levou à mitigação da competitividade e sabemos que ela é princípio que deve ser preservado nas licitações. O processo pecou nesse aspecto. Os estudos de viabilidade econômica da operação também não vieram com consistência, não convenceram. E por fim, a modelagem apresentou despesas superestimadas e receitas subdimensionadas. Ou seja, do jeito que estava, o novo sistema intermunicipal poderia custar muito caro e, no futuro, exigir um aumento da tarifa que a população do interior não suportaria”, afirmou o conselheiro Dirceu Rodolfo de Melo.

O maior prejudicado pela indefinição continua sendo o homem do interior, sem direito a nada ou, no máximo, a muito pouco, quando o assunto é mobilidade. No interior de Pernambuco, assim como na grande maioria dos interiores do Brasil, não ter como se deslocar é via de regra. É carimbo de nascimento. Depender do transporte coletivo é ser um excluído. A licitação do sistema, executada da forma correta, poderia mudar essa realidade, ampliar e qualificar a oferta. Por isso a urgência pelo fim da longa espera.

A reportagem procurou o governo do Estado para comentar a decisão, mas ainda não teve retorno.



Editado:Blog GRMPE por Jailson Silva Blogueiro especialista em mobilidade transpotes de ônibus.






ATENÇÃO CURADO MUDANÇAS DE INTINRARIOS


Bloco de Carnaval muda o itinerário da linha 303 – Curado II/Caxangá (BR-232)


O desfile do bloco “Só vai quem é... Folião” interdita a Rua Terra Grande, no trecho entre a Estrada do Barbalho e a Rua Antônio de Oliveira, em frente à sede do Detran, na Ipuntiga. A via fica fechada das 17h às 23h, deste sábado (09), período em que o Grande Recife muda o itinerário da linha 303 – Curado II/Caxangá (BR-232), que passa pela localidade no sentido ponto de retorno/terminal. Confira, abaixo, o desvio:

...pista local da Rodovia BR-101, Avenida Maurício de Nassau, Estrada do Barbalho, Avenida Caxangá...

Em caso de dúvidas, sugestões ou reclamações o usuário pode entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente (0800 081 0158) ou WhatsApp para reclamações, (99488.3999).
Fonte: GRCT via e-mail

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2019

Linhas de ônibus mudam o ponto de parada na Avenida Guararapes

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foto: arquivo blog pesquisada na web


Algumas linhas de ônibus, que têm parada na Rua Primeiro de Março próximo à Praça da Independência, serão distribuídas entre pontos de embarque e desembarque de passageiros na Avenida Guararapes. A ação que inicia nesta quinta-feira (07), a partir das 09h, tem por objetivo melhorar o atendimento ao usuário e dar mais fluidez ao trânsito da região.

Com a mudança, as linhas 713 – Bomba do Hemetério717 – José Amarino dos Reis721 – Água Fria722 – Campina do Barreto723 – Cajueiro e 724 – Chão de Estrelas deixam de atender a parada de nº 180290 localizada na Rua Primeiro de Março, antes do cruzamento com a Avenida Dantas Barreto. Já a linha 860 – TI Xambá (Príncipe) deixa de atender a parada nº 180292 localizada na Avenida Guararapes, em frente ao Edifício Santo Albino, pois o ponto será removido.

A partir desta quinta-feira (07), os usuários passam a embarcar ou desembarcar nestas linhas na Avenida Guararapes da seguinte forma:

A parada de nº 180293, que fica em frente à financeira Help, atendia somente a linha 711 – Alto do Pascoal, passa a atender os ônibus da 722 – Campina do Barreto, 723 – Cajueiro, 724 – Chão de Estrelas e 860 – TI Xambá (Príncipe).

Já a parada de nº 180294, localizada em frente à antiga agência do Banco do Brasil e que atende as linhas 712 – Alto Santa Terezinha e 726 – Alto Santa Terezinha (Conde da Boa Vista), passa a atender também os ônibus da 711 – Alto do Pascoal, 713 – Bomba do Hemetério, 717 – José Amarino dos Reis e 721 – Água Fria.

Em caso de dúvidas, sugestões ou reclamações o usuário pode entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente (0800 081 0158) ou WhatsApp para reclamações, (99488.3999).

INSEGURANÇA Grande Recife tem seis ônibus assaltados nas últimas 24 horas

Grande Recife tem seis ônibus assaltados nas últimas 24 horas
No mês de fevereiro, foram 35 investidas contra ônibus até agora - Foto: Foto: JC Imagem

Já são 216 investidas contra ônibus no ano de 2019

A Região Metropolitana do Recife  registrou seis assaltos a ônibus nas últimas 24 horas, sendo dois deles contra coletivos do segmento BRT. As informações são da Editoria de Polícia da Rádio Jornal em parceria com o Sindicato dos Rodoviários. 
No mês de fevereiro, foram 35 investidas contra coletivos.  Do dia 1º de janeiro até agora, já são 216 assaltos no Grande Recife.

Confira as linhas, com o horário e o local, que foram alvos de assaltantes nas últimas 24h:

12h20: Alto Santa Isabel - Av. Agamenon Magalhães
16h10: BRT Pelópidas Silveira/PCR - Salgadinho
14h20: Tancredo Neves/Macaxeira - Hospital da Mulher
10h40: BRT Abreu e Lima/PCR - PE-15
20h35: TI Xambá/Príncipe - Av. Luiz Correia de Brito
21h40: Vila Cardeal e Silva - Av. Sul
fonte: Radio jornal

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2019

CADE MEU DINHEIRO FUI USAR E NÃO ESTAVA LÁ E AGORA ...VOU PAGAR POR MAIS COISAS NO SISTEMA ONDE NÃO SE TEM RETORNO



CADERNO BLOG -TRANSPORTE

Você sabe qual o destino dos créditos expirados do cartão VEM?

São arrecadados R$2,6 milhões por mês pelos créditos expirados; movimentos cobram transparência na gestão do dinheiro

Brasil de Fato | Blogueiro Jailson Silva - Edição da Matéra no blog
De acordo com a Assessoria de Imprensa do Grande Recife Consórcios, são arrecadados, por mês, R$2,6 milhões a partir dos créditos expirados / Marcos Barbosa

Para onde vão os créditos expirados do “cartão VEM”? Se você anda de ônibus no Recife, com certeza já se fez essa pergunta. O Vale Eletrônico Metropolitano, ou simplesmente VEM, é um sistema de bilhetagem eletrônica utilizado pelos usuários do transporte público, que consiste em um cartão recarregável. Existem várias modalidades do VEM, as mais populares são VEM estudante, VEM Trabalhador e VEM Comum. 

O sistema VEM funciona da seguinte maneira: o usuário adquire o cartão e passa a recarregá-lo, pagando antecipadamente pelos créditos que precisa para realizar suas viagens. Por exemplo, se você é usuário do VEM Comum e vai fazer quatro viagens de ônibus em linhas do Anel A (cada trajeto custa R$3,20), você precisará ter no mínimo R$12,80 em créditos no seu VEM para poder fazer seu roteiro. 

No entanto, o que poderia ser uma alternativa prática para quem usa o transporte público no cotidiano, muitas vezes acaba dando certa dor de cabeça. Isso porque ficou estabelecido pela Lei nº 15.190, de 12 de dezembro de 2013, no seu artigo 17, que os créditos oriundos das vendas antecipadas de bilhetes, tanto do VEM Estudante, como do VEM Comum e do VEM Trabalhador, ou de qualquer outro tipo, passariam a ter validade de 180 dias corridos. 

Ou seja, desde 2014, os créditos inseridos no cartão VEM passaram a expirar após seis meses. A princípio isso pode parecer tempo suficiente para uso dos créditos, mas não é bem assim. De acordo com a Assessoria de Imprensa do Grande Recife Consórcios, são arrecadados, por mês, R$2,6 milhões a partir dos créditos expirados, o que representa mais de R$30 milhões por ano. Ainda de acordo com o Grande Recife, “os recursos dos créditos expirados do Vale Eletrônico Metropolitano (VEM) são destinados à manutenção dos 26 Terminais Integrados do Recife e Região Metropolitana, além das 42 estações de BRT Via Livre”. 

Para Erika Santos, da Articulação Recife pelo Transporte e do Centro Popular de Direitos Humanos (CPDH), o que se tem nesse caso é uma apropriação indevida desses créditos pelo Sistema de Transporte Públicos de Passageiros da Região Metropolitana do Recife (STM), principalmente porque não se tem uma prestação de contas das empresas, nem sequer a apresentação de uma planilha analítica que comprove que os milhões de reais em créditos expirados realmente são convertidos em manutenção e investimento no sistema de transporte público. “Eles não justificam o que fazem com esse montante que fica de crédito expirado do VEM e a gente não tem como resgatar esses créditos. A comprovação técnica deles é bem precária”, afirma.

Erika chama atenção que, quando o crédito expira, o usuário já vai ter pago pelo serviço, mas seu direito é tirado. “Então, basicamente, você está perdendo dinheiro. Para o VEM trabalhador, isso é descontado em folha. Você vai estar tendo uma porcentagem descontada do seu salário à qual você não vai ter acesso. O que a gente pede é que os créditos não sejam expirados, tem que acabar com esse prazo”, reforça. 
Repasse para CBTU

Outro problema levantado por Erika na administração dos créditos expirados está na ausência de repasse de parte da verba para a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), recurso ao qual a empresa de metrôs tem direito porque diz respeito aos usuários que chegam nas plataformas de trem através dos Terminais Integrados (TIs) com os ônibus, utilizando o cartão VEM. “Os recursos que dizem respeito aos usuários que entram pelos terminais integrados para utilizar as plataformas de trem mediante VEM é direito da CBTU. Mas, esse repasse não vem ocorrendo e essa transferência é intermediada pela Grande Recife”, completa.

A CBTU é a empresa pública responsável pelos metrôs da Região Metropolitana do Recife, que atende a cinco municípios: Recife, Jaboatão, São Lourenço da Mata, Camaragibe e Cabo de Santo Agostinho. A empresa cobre mais de 2,5 milhões de pessoas e transporta aproximadamente 63,5 milhões de passageiros por ano. 





FONTE: GRCT - EDITADO PELO BLOGUEIRO JAÍLSON SILVA ESPECIALISTA EM MOBILIDADE E TRANSPORTES

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Reunião de reajuste de passagens pode ser novamente adiada

Em reunião com o secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação, representantes da sociedade civil pediram adiamento da discussão
JC Online


Os conselheiros pediram que o adiamento seja confirmado em três dias pelo presidente
Os conselheiros pediram que o adiamento seja confirmado em três dias pelo presidente
Foto: Guga Matos/ JC Imagem
As tarifas das passagens de ônibus da Região Metropolitana do Recife (RMR) voltaram a ser discutidas e a reunião para definição do reajuste, marcada para o dia 12 deste mês, pode ser novamente adiada. Na tarde desta sexta-feira (1º), representantes da Frente de Luta pelo Transporte Público de Pernambuco (FLTP) se reuniram com o secretário estadual de Desenvolvimento Urbano e Habitação e presidente do Conselho Superior de Transporte Metropolitano (CSTM), Marcelo Bruto, para apresentar as reivindicações da sociedade civil, incluindo a proposta de redução da passagem de R$ 3,20 para R$ 2,70, a adesão da tarifa única e transparência de custos.
Durante o encontro, os representantes da FLTP Pedro Josephi e Márcio Morais, que também são conselheiros do CSTM, pediram o adiamento da reunião de discussão do reajuste alegando falta de documentos que comprovem a necessidade do aumento. “Não ficou claro se o reajuste é da tarifa, que é preço final pago pelo consumidor, ou do Preço de Remuneração ao Operador (PRO), que é o custo do serviço. Se for a segunda opção, precisam disponibilizar documentos que comprovem a necessidade do aumento das passagens. Mas, se o aumento for na tarifa final, não aceitaremos, já que os reajustes devem seguir o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (IPCA) e, segundo ele, a passagem deveria estar custando R$ 2,70”, explica Pedro.

Outro ponto citado pelos representantes foi que, caso o aumento seja nas despesas do serviço, as mesmas podem ser custeadas de outras formas, não apenas com as passagens. Um das sugestões do grupo é que, para fechar a conta, seja usado os valores bloqueados do Vale Eletrônico Metropolitano (VEM). “Por ano, são milhões de reais bloqueados. Esse valor poderia ser utilizado para arcar com esse aumento sem que o reajuste chegasse ao consumidor”, pontua. Os créditos do VEM são retidos após seis meses da recarga.
Também discutida a atualização da composição do Conselho, onde apenas oito dos 25 conselheiros são representantes da sociedade civil, a implementação completa do Sistema Inteligente de Monitoramento da Operação (Simop) e a criação de um cronograma de implementação da tarifa única, promessa do governador Paulo Câmara em seu primeiro mandato, e a integração temporal.

No último dia 24, a FLTP e a Articulação Recife Pelo Transporte conseguiram, junto à Justiça, cancelar a discussão que determinaria o reajuste das passagens, marcada para o dia seguinte, 25 de janeiro.
Os conselheiros pediram que o adiamento seja confirmado em três dias pelo presidente. Questionada sobre o que foi discutido e acatado na reunião, a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação não se pronunciou.

Prêmio lata de sardinha

Paralelamente à reunião, membros dos dois grupos realizaram um protesto em frente à Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). Contestando o posicionamento do governador Paulo Câmara, manifestantes usaram um carro de som para chamar atenção do público que chegava para a posse dos novos deputados estaduais, que acontecia no mesmo local. O grupo levou latas de sardinhas para serem entregues ao governador.
“Viemos aqui entregar a Paulo Câmara o Prêmio Lata de Sardinha, que é como nós, usuários do transporte público, nos sentimos dentro dos ônibus e metrôs lotados. Ele precisa ter responsabilidade fiscal com o dinheiro público e social, com o povo pernambucano. Também estamos aqui para pedir à nova legislatura que seja criada na Casa uma frente ampla em defesa do transporte público”, registrou Raisa Rabelo, coordenadora da FLTP.

quinta-feira, 31 de janeiro de 2019

REUNIÃO AMANHA PARA DISCUTIRIR SOBRE A REDUÇÃO DAS PASSAGENS DE 3,20 PARA 2,70 ANEL A


Frente de Luta apresenta proposta de redução das passagens de ônibus



Assunto será discutido com o secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Marcelo Bruto, às 15h30
Fonte:Redação OP9

Redução na tarifa será pauta nesta sexta Foto: Grande Recife/Divulgação
Redução na tarifa será pauta nesta sexta Foto: Grande Recife/Divulgação
Representantes da Frente de Luta pelo Transporte Público de Pernambuco (FLTP) se reunirão com o governo do estado, na tarde desta sexta-feira (1º), para apresentar uma proposta de redução na tarifa dos ônibus. Na reunião será discutida a baixa no valor da tarifa do Anel A de R$ 3,20 para R$ 2,70, além da extinção dos outros anéis.
O assunto será discutido com o secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Marcelo Bruto, às 15h30. Na ocasião, também será discutida a implementação integral do Sistema Inteligente de Monitoramento da Operação (Simop), no qual o usuário pode ter acesso através do aplicativo às opções de ônibus e seus destinos, valor das tarifas, horário das linhas, entre outros. O sistema atualmente está funcionando em fase de teste, com dois corredores de BRT e na frota da empresa Globo.
A FLTP também pretende abordar a segurança e climatização dos veículos, modelo remuneratório e tarifário, licitação para linhas de ônibus e a transparência e abertura dos dados do sistema e das empresas de ônibus. Entre os principais assuntos que a frente pretende discutir está o valor tarifário único. “A tarifa única foi um compromisso do governador Paulo Câmara. Esperamos que o novo secretário faça encaminhamentos concretos”, explicou o conselheiro Pedro Josephi.

APÓS SUPOSTO ROUBO DE CABOS DE FORÇA METRÔ DESMENTE E VOLTA A OPERAR E ESCLARECE QUE NAO FOI ROUBO E SIM FALTA DE MANUTENÇÃO NO SISTEMA


A CBTU Recife informa que às 11h13 de hoje, 31, o trecho entre as estações Coqueiral e Camaragibe do Metrô do Recife voltou a funcionar e as estações já estão abertas ao público. O ramal ficou sem operar desde o início da manhã desta quinta, devido a um problema nos cabos de energia que alimentam os trens. Equipe de manutenção foi acionada imediatamente e trabalhou durante toda a manhã para o restabelecimento da operação. A Companhia destaca que o problema não foi gerado devido a roubo de cabos
Fonte:
Gerência Operacional de Comunicação e Marketing - Gomak
CBTU Recife.
Nota ao Blog GRMPE via e-mail.

Metrô amanheceu fechado entre Camaragibe e Tejipió

foto: BUSÓLOGO no TI CAMARAGIBE AS 07:50 HOJE

Segundo a CBTU RECIFE informa que houve roubos de cabos de energia elétrica, e os trens estão parados até Tejipió.
O GRCT pediu a Mobibrasil a fazer um reforço nas linhas 2450 Centro e 2480- Derby.

Fonte: CBTu e Blog GRMPE.

sexta-feira, 25 de janeiro de 2019

MUDANCAS NAS OPERAÇÕES DA LINHA 1909 AGORA COM ARTICULADOS ONDE VOCÊ VIAJA COM MAIS CONFORTO





Linha 1909 – TI Pelópidas/TI Joana Bezerra passa por melhorias na operação



Os usuários da linha 1909 – ganharão mais conforto em suas viagens a partir desta segunda-feira (28). Parte da frota desta linha receberá ônibus articulados equipados com ar-condicionado, passando a ter frota mista. A novidade trará mais comodidade aos passageiros, por se tratar de um veículo maior e mais confortável.
Serão mais de 10 mil passageiros beneficiados com a mudança nesta linha, que trafega por grandes corredores como o da Agamenon Magalhães e PE-15. Três Terminais Integrados serão contemplados, são eles: TI Pelópidas, TI PE-15 e TI Joana Bezerra. Para outras dúvidas, sugestões ou reclamações, o usuário pode entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente (0800.081.0158)
Nota enviada via e-mail ao blog GRMPE










Fotos exclusivas cortesia dos amigos BUSÓLOGOS.

AUMENTO DE PASSAGEM ADIADA A REUNIÃO PARA DIA 12/02/18

Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação

Nota à imprensa

Reunião do Conselho Superior Metropolitano de Transporte (CSTM)
A Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação sediou, na manhã desta sexta-feira (25),
a primeira reunião do Conselho Superior Metropolitano de Transportes (CSTM) de 2019, com a
participação de 22 conselheiros de um total de 24 membros.
Conforme determinação judicial expedida na tarde da última quarta-feira (24), pelo Exmo. Sr.
juiz da 4ª Vara da Fazenda Pública da Capital, Teodomiro Noronha, a deliberação sobre a
recomposição tarifária não aconteceu.
No entanto, diversos outros temas foram colocados à mesa, entre eles:
1. A posse dos conselheiros eleitos durante a III Conferência Metropolitana de Transportes,
realizada em 06 de dezembro de 2018;
2. A posse dos novos conselheiros;
3. A aprovação da resolução CSTM nº 12/2018, que homologou a redução tarifária da linha
Chã de Cruz/ TI Camaragibe, passando do Anel D para o A.
4. A eleição dos novos conselheiros titulares e suplentes da Comissão de Julgamento de
Recursos por Infrações ao Regulamento do Transporte Público de Passageiros da Região
Metropolitana do Recife (RTPP/RMR), do CSTM, conforme estabelece o regimento interno.
5. Outros assuntos de interesse.
Conforme já destacado, a decisão judicial foi cumprida à risca e uma nova data para debate da
recomposição tarifária foi marcada pelo CSTM. Ocorrerá no próximo dia 12 fevereiro, às 8h30,no mesmo local.

Fotos exclusivas da reunião na Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação.






Fonte : IMPRENSA SDUH

quinta-feira, 24 de janeiro de 2019

Liminar cancela reunião sobre o aumento dás passagens , mas se mantém as discussões sobre mobilidade e posse dos membros da comissão de transporte


Grupo consegue liminar suspendendo discussão sobre aumento de passagem


Anúncio da suspensão foi divulgado nesta quinta (24), mesmo dia em que manifestantes realizaram um protesto contra o aumento do preço das passagens de ônibus no Centro do Recife


Por: Portal FolhaPE em 24/01/19 às 17H11, atualizado em 24/01/19 às 21H01




Usuários cobram melhorias no sistema de transporte coletivo antes do reajuste da passagemFoto: Anderson Stevens /Folha de Pernambuco




Na véspera reunião do Conselho Superior de Transporte Metropolitano (CSTM), marcada para esta sexta-feira (25) para discutir o reajuste da tarifa de ônibus na Região Metropolitana do Recife (RMR), a Frente de Luta pelo Transporte Público de Pernambuco informou que conseguiu liminarsuspendendo o encontro. O pedido de suspensão é uma reação àspropostas de reajusteapresentadas pelo Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros de Pernambuco (Urbana-PE) e Grande Recife Consórcio de Transporte Metropolitana (GRCTM), que sugerem, respectivamente, um aumento de 16,18% e 7,07% nas tarifas.




A liminar, deferida pela 2ª Vara da Fazenda Pública da Capital, não proíbe a reunião, mas impede o Conselho de discutir sobre o reajuste. "Defiro a liminar para determinar, que o CSTM, por meio do seu presidente, se abstenha de discutir o ponto sobre o 'equilíbrio econômico-financeiro do STTP/RMR' e de definir qualquer tipo de reajuste das tarifas de ônibus no Grande Recife na reunião marcada", diz o juiz no documento.




O anúncio da suspensão foi divulgado nesta quinta (24), mesmo dia em que manifestantes realizaram um protesto contra o aumento do preço das passagens de ônibus no Centro do Recife. Cerca de 50 pessoas reivindicavam o aumento zero no preço das passagens, dentre elas políticos e representantes de movimentos sociais.


Em nota, a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação informou que a reunião do CSTM está mantida, com primeira chamada às 8h e segunda chamada às 8h30. Ainda segundo a nota, o Conselho cumprirá a liminar deferida pela 4ª Vara da Fazenda Pública da Capital que impede o debate sobre a recomposição tarifária. "Há, no entanto, outros assuntos na pauta, que serão apreciados durante o encontro e, por isso, reforçamos que a reunião acontecerá normalmente", diz a nota.

ÔNIBUS COM AR CONDICIONADO É LEI DESDE MAIO DE 2014 AQUI EM RECIFE E REGIAO METROPOLITANA ( Lei 15.293)





CADÊ O AR-CONDICIONADO?

Se você usa ônibus do sistema do SEI nas cores Azul ( Radial)Vermelho ( Perimetral) Verde ( Interminal ), saiba que estas linhas do sistema SEI, devem ter ar-condicionado.

Está na Lei Nº 15.293 aprovada em 2014 (veja aqui: http://bit.ly/2iF9lwp).

É obrigatória a instalação de ar-condicionado nas linhas Radiais (ônibus azul), Perimetrais (ônibus vermelho) e Inter terminais (ônibus verdes).

Mais de 3 anos se passaram desde que a Lei entrou em vigor, e até hoje as empresas não adquiriu ônibus com ar-condicionado, para estas linhas especificais acima citadas.
O governo finge que não vê e assim descumpre a lei em vigor desde 2014.
O Grande Recife Consórcio de Transporte faz de conta que não sabe, e não faz seu papel de fiscalizar , exigir a aplicação da lei e de punir as suas permicionárias.
As empresas ignoram e finge não conhecer da lei em vigor e você usuário paga caro, para andar dentro de um ônibus lotado, inseguro e calorento ( põe calor) que só a bexiga.
A Urbana Pe, sabe da Lei e não faz cumprir junto com os empresários.

No Mês passado o Edilson Deputado Estadual, fez um Requerimento para que a Agência Reguladora (Arpe) e o Grande Recife Consórcio de Transporte apresentem o relatório e o cronograma de implementação da Lei que obriga a colocação de ar-condicionado nas linhas Radiais, Perimetrais e Inter terminais (leia o requerimento aqui: http://bit.ly/2iHn9qa). O prazo de resposta é até o dia 20 de novembro.

O Blog Grande Recife Mobilidade Pe, tem a obrigação com os seus leitores e assim, continua-mos pegando no pé do governo para exigir soluções, para um transporte de qualidade. É obrigação do Governo Paulo Câmara e do Grande Recife Consorcio aplicar a Lei e fiscalizar energicamente o seu cumprimento.
É obrigação da URBANA PE e das empresas em cumprir a Lei.
É dever nosso como cidadão em cobrar e é tarefa sua fortalecer essa cobrança.



#CADÊoARCONDICIONADO?

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fonte: Edílson Dep Estadual
texto editado : Jaílson Silva

Tragédia em Garagem da empresa Borborema, morre funcionário e o sindicato investiga com a polícia o ocorrido


Foto meramente ilustrativa

BORBOREMA EMPRESA DE ÔNIBUS PE



Funcionário morre atropelado ao fazer manutenção de ônibus em garagem

Vítima, que seria lanterneiro, morreu na hora. Acidente aconteceu dentro da garagem da empresa do coletivo



Um funcionário da empresa de ônibus Borborema morreu, nesta quarta-feira (23), após ser esmagado enquanto fazia serviços de manutenção em um coletivo dentro da garagem da empresa, em Boa Viagem, na Zona Sul do Recife. Segundo testemunhas, a vítima era lanterneiro e realizava um conserto embaixo do transporte quando o ônibus desceu e o atropelou. Amigos do trabalhador, que não teve o nome revelado, ainda tentaram socorrê-lo para uma unidade de saúde próxima, mas ele não resistiu.

Para o Sindicato dos Rodoviários de Pernambuco, é preciso que seja feita uma análise séria sobre o caso. “Ele estava fazendo um serviço de manutenção. O carro desceu de ré sozinho, porque estava solto ou então alguém mexeu. Tem câmeras dentro da empresa e dentro do ônibus. É preciso ver tudo para saber o que realmente aconteceu”, detalhou Genildo Pereira.

A equipe de reportagem entrou em contato com a Borborema, através de assessoria de imprensa, mas foi informada de que o Sindicato das Empresas de Transporte Integrado (Urbana-PE) é que vai se pronunciar. Por sua vez, a entidade adiantou que se posicionará através de nota, mas, até as 22h, não houve resposta.
Fonte / Matéria: OP9 (Site)