segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

MOBILIDADE GRANDE RECIFE - NOVO TORINO 2014

Novo Marcopolo Torino mira o BRT

Marcopolo lança novo Torino com interior mais espaçoso, já pensando no Move, o transporte rápido por ônibus de BH. Design alinhado é outra fonte de inspiração


Publicação: 11/12/2013 21:03 Atualização:

Torino 2014 incorpora novo DNA de design da Marcopolo
 (Fotos: Bruno Freitas/EM/D.A PRESS)
Torino 2014 incorpora novo DNA de design da Marcopolo
Do Rio de Janeiro
 – Sabe aquele busão que você encara todo dia, de casa para o trabalho e vice-versa? A partir de 2014 ele surgirá no ponto de cara nova e pinta de BRT (o transporte rápido por ônibus). Começa a ser produzida em março do ano que vem a sexta geração do Torino, da gaúcha Marcopolo. O ônibus mais vendido do segmento urbano no Brasil e consórcios operadores do transporte coletivo de Belo Horizonte foi revisto, ganhou equipamentos e 5mm de largura (agora são 2,55m), enquadrando-se nas normas da BHTrans para os padrons – BRTs intermediários que em BH terão motor dianteiro e circularão entre os articulados de grande capacidade do Move.

Resultado de R$ 40 milhões de desenvolvimento ao longo de dois anos, o busão também marca uma nova fase da antiga fábrica da Ciferal em Xerém, que passa a ser identificada como Marcopolo Rio como unidade do grupo na produção de ônibus urbanos. O atual Torino permanece do portfólio da marca nos próximos anos por uma razão lógica: o novo, que substitui o defasado Viale (urbano mais refinado oferecido desde 1998), custará R$ 5% a mais.

“Além disso precisamos de tempo para desenvolver todas as configuração da nova família do Torino, como modelos de motor traseiro e articulado”, explica o diretor de operações comerciais da Marcopolo, Paulo Corso. Outros fabricantes como Caio e Mascarello também desenvolvem novos modelos de carrocerias para ônibus buscando atender a nova demanda do BRT, em que toda a frota terá ar-condicionado e suspensão a ar.
Poltronas ganharam encostos para os pés e podem vir com estofamento no tema Copa do Mundo
Poltronas ganharam encostos para os pés e podem vir com estofamento no tema Copa do Mundo


No design, a grande novidade do Torino 2014 é o conjunto ótico integrado e o para-brisa em cunha inspirados na linha de ônibus Viale BRT. Quase idêntico ao novo Torino, o Gran Viale recém lançado na Colômbia difere na construção: enquanto o modelo brasileiro inova na aplicação de plástico injetado, o vizinho, com motor traseiro, ainda é feito em fibra de vidro.

Já o interior não inova tanto em relação aos ônibus urbanos atuais, cuja configuração (tamanho do veículo, tipo de chassis e poltronas) depende da encomenda de cada cliente empresário do setor. No painel há o sistema multiplex, que integra funções de computador de bordo numa tela LCD de 3,5 polegadas à prova de poeira e água, comuns nas lavagens em garagens. O trocador (ou agente de bordo, para os mais específicos) não foi esquecido: ganhou ventilação direcionada e agora pode trabalhar ao lado de uma catraca que não bate no joelho.
Do lado direito do painel, tela LCD informa dados do computador de bordo
Do lado direito do painel, tela LCD informa dados do computador de bordo



Com ar é diferente
Equipado com ar-condicionado, o novo Torino vem ainda um vigia de vidro instalado ao lado da porta dianteira e iluminação em balaústres arredondados, o que possibilita a aplicação de placas publicitárias no interior do ônibus.

Como no lançamento da geração anterior (em 2007), a nova carroceria só estará disponível em chassis de motor dianteiro de início, com comprimento de 11,3m a 13,4m.

A Marcopolo não fala em preços, mas levando em consideração o atual Torino, o novo deverá custar algo em torno de R$ 150 mil. Somado ao valor de um chassi como um Mercedes-Benz OF-1724L (com motor seis cilindros e suspensão a ar, a ser usado no Move), o custo final do ônibus urbano de motor dianteiro supera os R$ 300 mil.
Luzes traseiras foram herdadas do Viale BRT
Luzes traseiras foram herdadas do Viale BRT

sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

MOBILIDADE GRANDE RECIFE - RECIFE TERÁ ONIBUS PANORAMICO PRA TURISTAS

 
  Ônibus turístico entre Recife e Olinda deve começar a funcionar em abril de 2014

10/12/2013

Recifenses e visitantes poderão conhecer os principais pontos turísticos desde o Parque Dona Lindu, na Zona Sul da capital pernambucana, até a Praça do Carmo, em Olinda, na Região Metropolitana, em ônibus de primeiro andar. A expectativa das cidades vizinhas é que o serviço comece a funcionar em abril de 2014. O termo de compromisso foi assinado na manhã desta terça-feira (10), em cerimônia no Centro de Convenções, sede provisória do Governo de Pernambuco.

O custo para a realização do projeto é de R$ 4 milhões. O serviço será operado por uma empresa privada, escolhida após uma chamada pública que será iniciada ainda este mês, até fevereiro do próximo ano. O preço para ir do Dona Lindu até a Praça do Carmo deve ser, em média, de R$ 45, variando de acordo com a idade do passageiro. Passageiros de zero a sete anos não pagarão passagem, quem tiver de 7 a 13 e acima de 60 anos deve pagar R$ 30. A compra das passagens poderá ser feita no próprio ônibus e em pontos como shoppings, hotéis, agências de turismo, terminais marítimo e de ônibus, quiosques e também pela internet.

Os ônibus serão de primeiro andar e terão ar condicionado na parte interna, além de audiodescrição para os deficientes visuais, espaços reservados para os cadeirantes, gestantes, idosos e para acoplar três bicicletas na parte interna. O serviço também contará com tradutores trinlíngues para os idiomas português, inglês e espanhol.

O intervalo de passagem dos seis ônibus que realizarão o percurso será a cada 30 minutos, com isso, o tempo de viagem será de aproximadamente 2h36, funcionando das 9h às 18h. O veículo terá capacidade para 74 pessoas. São 17 passageiros no andar inferior e 57 no andar superior.

A expectativa é de que o trajeto do ônibus tipo double deck seja integrado às ciclofaixas de já existentes, a futuras estações do projeto de navegabilidade e ao projeto Praia Sem Barreiras.

Os passageiros poderão pegar o ônibus Recife-Olinda Tour em 24 paradas exclusivas ao longo do trajeto. Saindo de Boa Viagem, deve sair do Dona Lindu, percorrer a Avenida Boa Viagem, passando pelo Marco Zero, Palácio do Campo das Princesas, Shopping Tacaruna e orla de Olinda. No retorno, deve passar pelo Mercado Eufrásio Barbosa, pegar o Parque Treze de Maio, o Forte das Cinco Pontas e terminar o passeio na Avenida Visconde de Jequitinhonha.

Veja abaixo as paradas da Linha Recife-Olinda Tour

1a Parque Dona Lindu

2ª Pracinha de Boa Viagem

3ª Avenida Boa Viagem (próximo ao Hotel Golden Tulip)

4ª Avenida Boa Viagem (próximo ao 2o Jardim)

5ª Avenida Boa Viagem (próximo ao Polo Pina)

6ª Marco Zero

7ª Novo Terminal Marítimo

8ª Forte do Brum

9ª Palácio do Campo das Princesas

10ª Ginásio Pernambucano

11ª Shopping Tacaruna (Avenida Agamenon Magalhães)

12a Fortim do Queijo

13ª. Orla de Olinda (próximo à Rua Dr. Pedro de Assis Rocha)

14ª. Orla de Olinda (próximo ao Projeto Praia Sem Barreiras, em frente à Praça Duque de Caxias)

15ª. Praça do Carmo (Rua Justiniano Gonçalves)

16ª. Mercado Eufrásio Barbosa

17ª. Centro de Convenções de Pernambuco (Avenida Agamenon Magalhães)

18ª. Shopping Tacaruna (Praça General Carlos Pinto)

19ª. Parque 13 de Maio (em frente à Faculdade de Direito)

20ª. Casa da Cultura

21ª. Forte das Cinco Pontas

22ª. Avenida Domingos Ferreira (Bairro do Pina)

23ª. Avenida Domingos Ferreira (próximo à Rua Jack Ayres)

24ª. Avenida Visconde de Jequitinhonha (próximo ao Restaurante Ponteio)

Ônibus turístico entre Recife e Olinda deve começar a funcionar em abril de 2014

10/12/2013

Recifenses e visitantes poderão conhecer os principais pontos turísticos desde o Parque Dona Lindu, na Zona Sul da capital pernambucana, até a Praça do Carmo, em Olinda, na Região Metropolitana, em ônibus de primeiro andar. A expectativa das cidades vizinhas é que o serviço comece a funcionar em abril de 2014. O termo de compromisso foi assinado na manhã desta terça-feira (10), em cerimônia no Centro de Convenções, sede provisória do Governo de Pernambuco.

O custo para a realização do projeto é de R$ 4 milhões. O serviço será operado por uma empresa privada, escolhida após uma chamada pública que será iniciada ainda este mês, até fevereiro do próximo ano. O preço para ir do Dona Lindu até a Praça do Carmo deve ser, em média, de R$ 45, variando de acordo com a idade do passageiro. Passageiros de zero a sete anos não pagarão passagem, quem tiver de 7 a 13 e acima de 60 anos deve pagar R$ 30. A compra das passagens poderá ser feita no próprio ônibus e em pontos como shoppings, hotéis, agências de turismo, terminais marítimo e de ônibus, quiosques e também pela internet.

Os ônibus serão de primeiro andar e terão ar condicionado na parte interna, além de audiodescrição para os deficientes visuais, espaços reservados para os cadeirantes, gestantes, idosos e para acoplar três bicicletas na parte interna. O serviço também contará com tradutores trinlíngues para os idiomas português, inglês e espanhol.

O intervalo de passagem dos seis ônibus que realizarão o percurso será a cada 30 minutos, com isso, o tempo de viagem será de aproximadamente 2h36, funcionando das 9h às 18h. O veículo terá capacidade para 74 pessoas. São 17 passageiros no andar inferior e 57 no andar superior.

A expectativa é de que o trajeto do ônibus tipo double deck seja integrado às ciclofaixas de já existentes, a futuras estações do projeto de navegabilidade e ao projeto Praia Sem Barreiras.

Os passageiros poderão pegar o ônibus Recife-Olinda Tour em 24 paradas exclusivas ao longo do trajeto. Saindo de Boa Viagem, deve sair do Dona Lindu, percorrer a Avenida Boa Viagem, passando pelo Marco Zero, Palácio do Campo das Princesas, Shopping Tacaruna e orla de Olinda. No retorno, deve passar pelo Mercado Eufrásio Barbosa, pegar o Parque Treze de Maio, o Forte das Cinco Pontas e terminar o passeio na Avenida Visconde de Jequitinhonha.

Veja abaixo as paradas da Linha Recife-Olinda Tour

1a Parque Dona Lindu

2ª Pracinha de Boa Viagem

3ª Avenida Boa Viagem (próximo ao Hotel Golden Tulip)

4ª Avenida Boa Viagem (próximo ao 2o Jardim)

5ª Avenida Boa Viagem (próximo ao Polo Pina)

6ª Marco Zero

7ª Novo Terminal Marítimo

8ª Forte do Brum

9ª Palácio do Campo das Princesas

10ª Ginásio Pernambucano

11ª Shopping Tacaruna (Avenida Agamenon Magalhães)

12a Fortim do Queijo

13ª. Orla de Olinda (próximo à Rua Dr. Pedro de Assis Rocha)

14ª. Orla de Olinda (próximo ao Projeto Praia Sem Barreiras, em frente à Praça Duque de Caxias)

15ª. Praça do Carmo (Rua Justiniano Gonçalves)

16ª. Mercado Eufrásio Barbosa

17ª. Centro de Convenções de Pernambuco (Avenida Agamenon Magalhães)

18ª. Shopping Tacaruna (Praça General Carlos Pinto)

19ª. Parque 13 de Maio (em frente à Faculdade de Direito)

20ª. Casa da Cultura

21ª. Forte das Cinco Pontas

22ª. Avenida Domingos Ferreira (Bairro do Pina)

23ª. Avenida Domingos Ferreira (próximo à Rua Jack Ayres)

24ª. Avenida Visconde de Jequitinhonha (próximo ao Restaurante Ponteio)

MOBILIDADE GRANDE RECIFE- Cenas de violência no vagão do metrô


náutico x corinthians

Cenas de violência no vagão do metrô

POSTADO POR Marcelo ÀS 09:32 EM 12 DE Dezembro DE 2013

O vídeo acima foi feito por um torcedor do Náutico que estava voltando para casa após ver seu time vencer o Corinthians, por 1x0, na Arena Pernambuco. Ele deveria estar comemorando o triunfo alvirrubro. Mas também estava com medo a violência dos seguranças que trabalham no Metro do Recife.
O Blog do Torcedor recebeu um relato de um torcedor que estava no vagão e preferiu não se identificar. Ele conta que alguns torcedores que usavam a camisa da organizada do Náutico, a Fanáutico, chegaram na estação Rodoviária xingando os seguranças.
A partir daí, houve o descontrole dos seguranças. Segundo o relato, os funcionários da empresa que faz a segurança do Metrô do Recife entraram no vagão e bateram em quem estavam na frente. Até que conseguiram encontrar o "alvo": um torcedor que estava vestindo a camisa da organizada alvirrubra.
O torcedor apanhou mesmo já caído no chão do vagão.  Depois, os seguranças deixaram o vagão com a sensação de dever cumprido.
É lógico que os torcedores das organizadas cometeram erros. Mas seria esse o papel dos seguranças?
Está cada vez mais perigoso ir ao estádio de futebol.
Confiram o vídeo.


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quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

MOBILIDADE GRANDE RECIFE - CORREDOR BRS EM AFOGADOS O 1º A SER EMPLANTADO.

Primeiro corredor de BRS do Recife começa segunda-feira, em Afogados, Zona Oeste da capital 

 

Publicado em 12/12/2013, Às 14:01

Foto: Roberta Soares
Foto: Roberta Soares

Enfim, o Recife começa a abrir espaço de verdade em suas ruas para o transporte coletivo. A Rua Cosme Viana, uma das principais vias do movimentado bairro de Afogados, na Zona Oeste do Recife, receberá a primeira faixa exclusiva de ônibus da capital dentro do modelo BRS (Bus Rapid Service), prioridade viária ao transporte coletivo que foi implantada com resultados extremamente positivos de redução de tempo de viagem e aumento da velocidade dos coletivos no Rio de Janeiro e em São Paulo, além de Goiânia, com menos divulgação. É o Faixa Azul, como o projeto recifense está sendo chamado.
A operação começa na próxima segunda-feira (16/12) em dois quilômetros da Cosme Viana. Começará no cruzamento com a Avenida Abdias de Carvalho (pista oeste da Cosme Viana) e seguirá até a Rua Doutor Adelino, uma via antes da Avenida 21 de abril. O percurso é pequeno e contará, inicialmente, apenas com a fiscalização dos agentes de trânsito e o bom senso dos motoristas de automóveis. A fiscalização eletrônica virá apenas numa segunda etapa. Mesmo pequeno, o futuro corredor tem um simbolismo indiscutível: a abertura do espaço viário para aqueles que transportam mais, ou seja, o transporte coletivo.
A Secretaria de Mobilidade do Recife pretendia começar o Faixa Azul pela Avenida Mascarenhas de Moraes, na Imbiribeira, inclusive com uma extensão oito vezes maior do que a da Cosme Viana – 16 km. Mas a necessidade de substituir as placas de concreto da via, com previsão – agora – apenas para ser finalizada no início de janeiro de 2014, fez com que Prefeitura do Recife decidisse agir, partindo para outra área.  Com o Faixa Azul, os veículos particulares (carros, motos e caminhões) poderão circular na área dos ônibus apenas para acessar lojas, por exemplo, e fazer conversões à direita. Quem parar, estacionar ou permanecer por mais de uma quadra na faixa azul será multado.
Confira, no vídeo abaixo, uma pequena imagem de como será o Faixa Azul, e vá se acostumando com ele:
ASSISTA O VÍDEO :
http://youtu.be/UHl9eOLijkg

Postado por Roberta Soares

quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

MOBILIDADE GRANDE RECIFE - BOM JÁ SABÍAMOS ATRASADAS PERNAMBUCO FARÁ FEIO OU NÃO...

10/12/2013 13h24 - Atualizado em 11/12/2013 09h25

Atrasadas, obras viárias devem ser entregues a um mês da Copa em PE

Prazo final já foi 2012 e depois 2013 – nova data para obra é maio de 2014.
Governo diz que desapropriações, licenças e licitações alteraram as datas.

Luna Markman Do G1 PE
Corredor Leste-Oeste - Recife - novembro 2013 (Foto: Luna Markman / G1)Corredor Leste-Oeste no Grande Recife. Prazo de conclusão é março de 2014 (Foto: Luna Markman / G1)
Cinco obras de mobilidade necessárias para quem quer assistir aos jogos ou se locomover durante a Copa do Mundo 2014 no Recife (PE) estão atrasadas, em média, um ano. A seis meses do mundial, o governo de Pernambuco afirma que a data limite para entrega é o dia 15 de maio. O investimento total é de R$ 1,4 bilhão.
G1 publica, entre 9 e 15 de dezembro, uma série de reportagens sobre os preparativos para a Copa do Mundo 2014. Segundo levantamento, 75% das obras de mobilidade estão atrasadas ou foram descartadas.
Pernambuco recebeu verbas do governo federal, por meio do PAC da Copa, para cinco obras viárias, entre corredores, terminais e avenidas.
Os corredores Norte-Sul e Leste-Oeste devem ser vias exclusivas para ônibus interligando várias cidades da Região Metropolitana do Recife. O Norte-Sul tem 33 quilômetros de extensão e, no último dia 11 de novembro, teve um trecho de 5 km liberado.
Apenas um trecho, no entanto, ficará pronto para a Copa, o que passará pela Cruz Cabugá até o Centro do Recife. O outro só deve ser concluído no primeiro semestre de 2015.
O Leste-Oeste tem 12,5 km de extensão, partindo da Praça do Derby até o Terminal Integrado de Camaragibe. A via terá um corredor exclusivo de BRT [Bus Rapid Transit]. Serão dois terminais integrados, 22 estações, três elevados, um túnel e um viaduto.
Obra ao lado do HGV. (Foto: Luna Markman/ G1)Terminal do BRT próximo a hospital causa prejuízo,
diz Ministério Público (Foto: Luna Markman/ G1)
Um dos terminais, no entanto, deve virar alvo de uma ação civil pública, segundo o promotor de Meio Ambiente, Ricardo Coelho, que atuará junto com as promotorias de Saúde, Justiça e Urbanismo.
"O terminal fica dentro do terreno do Hospital Getúlio Vargas, muito próximo da UTI, da emergência, da urgência. Isso está causando prejuízos ao hospital, como barulho, poluição, trepidação. Hoje mesmo [dia 28 de novembro], soube que caiu parte do teto de um setor. Não vamos pedir suspensão da obra e nem, a princípio, a retirada do terminal, mas modificações no projeto", afirma.
O secretário estadual das Cidades, Danilo Cabral, informou que só vai se manifestar quando o estado for notificado sobre a ação, mas disse que o projeto está com todas as licenças em dia.
Outra obra prevista é o Ramal da Copa no entorno da Arena Pernambuco, para facilitar o acesso ao estádio, que fica na cidade de São Lourenço da Mata, com 6,3 km de extensão. Em maio deste ano, o trecho interno ficou pronto. O externo tem previsão para março de 2014.
A Secretaria das Cidades afirma que o que atrasou a conclusão dos corredores e do trecho externo foram questões relacionadas a desapropriações de terrenos. "Os processos demoram e muitas vezes a Secretaria das Cidades precisa esperar a liberação da área para dar continuidade à obra", informa em nota.
A Via Mangue, único projeto da Prefeitura do Recife, é aguardada por quem precisa se deslocar entre o Centro e a Zona Sul do Recife. Na primeira quinzena de novembro, o sistema viário chegou aos 77% de conclusão.
O TI Cosme e Damião está sendo instalado ao lado da estação de metrô no bairro da Várzea, na Zona Oeste. Segundo a Secretaria, faltam poucas etapas para a conclusão, como a instalação da coberta e a pavimentação da área externa.
A estação de metrô entrou em funcionamento durante a Copa das Confederações e acabou virando um retrato negativo da preparação de Pernambuco para os eventos esportivos.
Parada de BRT na Caxangá. (Foto: Luna Markman/ G1)Corredor Leste-Oeste vai ligar a Praça do Derby, no Recife,
a terminal em Camaragibe, na Região Metropolitana, com
via exclusiva para BRTs (Foto: Luna Markman/ G1)
O titular da Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo em Pernambuco (Secopa), Ricardo Leitão, afirma que a prioridade é concluir o corredor Leste-Oeste e o trecho externo do Ramal da Copa.
"O corredor terá BRT [Bus Rapid Transit], que levará o torcedor até o Terminal Integrado de Camaragibe e, de lá, ele pode pegar o metrô para a estação Cosme e Damião ou um circular direto para a Arena [Pernambuco], por meio do trecho externo do Ramal da Copa. Isso dará um novo acesso ao estádio, pela margem esquerda do Rio Capibaribe. Hoje, só há acesso pela margem direita, pela BR-408", afirma.
"O peso político de uma não-conclusão [das obras] é enorme, e o governo do estado não vai correr esse risco", afirma o especialista em transporte urbano César Cavalcanti, professor aposentado da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). "Minha expectativa é que a implantação desses corredores seja bem aplicada, com frotas e paradas bem dimensionadas, frequência dos serviços adequada à demanda. Se isso acontecer, dará nova forma de transporte à população", avalia.
Leonardo Meira, professor da UFPE e especialista em transporte e mobilidade, afirma que é possível concluir as obras no tempo previsto. "Só que isso pode gerar mais custos, se eles já não estiverem previstos no orçamento", avalia.
"Acredito que os corredores vão trazer benefícios, porque priorizam o transporte público; já a Via Mangue tem um conceito mais voltado para o automóvel particular, que transporta menor quantidade de pessoas, uma média de 1,17 por carro, enquanto um ônibus leva de 40 a 70 e um BRT, até 100. A preocupação tem que ser com o transporte de pessoas e não a quantidade de automóveis [que uma via suporta]", diz.
CINCO PRINCIPAIS OBRAS VIÁRIAS PARA A COPA DO MUNDO NO GRANDE RECIFE TÊM PRAZOS RECORRENTEMENTE ATUALIZADOS DESDE 2012

Corredor Norte-Sul. (Foto: Luna Markman/ G1)Corredor Norte-Sul. (Foto: Luna Markman/ G1)

CORREDOR NORTE-SUL
Prazo no balanço dos 1000 dias: maio de 2013
Prazo no balanço dos 200 dias: março de 2014
Motivo do atraso: demora nos processos de desapropriação
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Corredor Leste-Oeste. (Foto: Luna Markman/ G1)Corredor Leste-Oeste. (Foto: Luna Markman/ G1)
CORREDOR LESTE-OESTE

Prazo no balanço dos 1.000 dias
: maio de 2013
Prazo no balanço dos 200 dias: março de 2014

Motivo do atraso: demora nos processos de desapropriação
Via Mangue. (Foto: Luna Markman/ G1)Via Mangue. (Foto: Luna Markman/ G1)
VIA MANGUE

Prazo no balanço dos 1000 dias
: setembro de 2013

Prazo no balanço dos 200 dias: abril de 2014

Motivo do atraso: liberação de áreas do Aeroclube, onde passa trecho da via, e demora na liberação de licenças ambientais.
Trecho exteno do Ramal da Copa. (Foto: Luna Markman/ G1)Trecho exteno do Ramal da Copa. (Foto: Luna Markman/ G1)
TRECHO EXTERNO DO RAMAL DA COPA

Balanço dos 1000 dias
: maio de 2013
Prazo no balanço dos 200 dias: março de 2014

Motivo do atraso: demora nos processos de desapropriação
Famílias foram desapropriadas para construção do TI Cosme e Damião. (Foto: Luna Markman/ G1)TI Cosme e Damião. (Foto: Luna Markman/ G1)
TERMINAL INTEGRADO COSME E DAMIÃO

Prazo no balanço dos mil dias
: novembro de 2012

Prazo no balanço dos 200 dias: janeiro de 2014

Motivo do atraso: Empresa ganhadora da primeira licitação abandonou a obra, por isso um novo processo licitatório foi realizado
Fontes: Secretaria Estadual das Cidades e Prefeitura do Recife

terça-feira, 10 de dezembro de 2013

MOBILIDADE GRANDE RECIFE - SISTEMA BRT EXISTE DÚVIDAS E MUITAS PROMESAS E CERTEZA NENHUMA DE FUNCIONAR BEM...

“Arrumadinhos” colocam em dúvida eficiência do BRT recifense

Publicado em 10/12/2013.

Fotos Guga Matos/JC Imagem
Corredor Norte-Sul. Fotos Guga Matos/JC Imagem

O atual está ruim e o que está por vir ainda é duvidoso. Essa é a realidade, hoje, do Sistema de Transporte Público de Passageiros da Região Metropolitana do Recife. No projeto, os corredores de BRT (Bus Rapid Transit) Norte-Sul e Leste-Oeste – este último maior aposta do governo para ser o principal tronco alimentador de transporte coletivo para a Arena da Copa de 2014, ao lado do metrô – são perfeitos e eficientes. Mas o que o recifense tem visto nas ruas começa a colocar em dúvida duas questões: se a mobilidade, tão prometida pelo governador Eduardo Campos, chegará a tempo do mundial, em junho, e se o que está sendo construído terá a mesma eficiência do papel. São mais obstáculos a serem vencidos pelo transporte do Grande Recife, além da prioridade no trânsito e o uso da tecnologia para informar o passageiro.
Técnicos e empresários do setor ouvidos pelo JC, antes de apontar os pontos duvidosos do projeto e da obra física em si, evidenciam a importância de estarmos construindo os corredores de BRT. Mesmo que venham a ter deficiências, os ganhos virão para o passageiro. Não há dúvidas, até porque, como explicam tecnicamente, uma das vantagens do sistema de BRT é a sua versatilidade. Ele adapta-se a variadas situações e adequações. Mas que os vácuos existem, ninguém duvida. Alguns, são visíveis aos olhos de todos.
Há pontos duvidosos de várias proporções. A partir do projeto, o principal seria a incerteza da demanda de passageiros, estimada em 430 mil pessoas para os dois corredores. Existe o temor de que a quantidade aumente ou reduza, supreendendo a operação, especialmente num sistema totalmente remunerado pela tarifa. “Por isso a licitação das linhas é importante. Com um contrato em mãos, o risco diminui porque o Estado terá responsabilidade pelo equilíbrio econômico-financeiro. Mas há muitas dúvidas no ar. O projeto de circulação está em andamento, assim como as obras dos corredores. Não temos uma demanda certa, isso é preocupante. A integração direta com o metrô do Centro pelo Norte-Sul, prevista inicialmente para existir, será feita por linhas alimentadoras. Ou seja, o passageiro terá que pegar ônibus convencionais, com menor capacidade”, pondera um dos futuros operadores do BRT, já com o contrato em mãos, assinado há duas semanas pelo governador Eduardo Campos.

Corredor Leste-Oeste
Corredor Leste-Oeste
“Nos vemos que há muita coisa improvisada. A prioridade, sem dúvida, é a falta do estudo de demanda. Podemos criar um sistema que fique ocioso, o que irá gerar custos desnecessários, ou que tenha uma superdemanda, provocando problemas ainda maiores. Poderemos estar jogando dinheiro fora, como jogamos por 20 anos com o metrô do Recife, um sistema projetado para transportar 500 mil, que em todos esses anos transportou apenas 100 mil”, aponta, em sigilo, um consultor de transporte. Luis Antônio Lindau, presidente da Embarq Brasil, um dos maiores conhecedores do BRT no Brasil, vai direto ao ponto. “A letra mais importante da sigla BRT é o ‘R’, que significa rápido. Sem o ‘R’ não temos um BRT, temos outra coisa. O ‘R’ também é reliable em inglês, que significa confiável. Ele não pode, de forma alguma, circular em tráfego misto.

É primordial o tráfego segregado, especialmente nas área centrais, que concentram um volume maior de veículos. Isso é até aceitável em áreas mais distantes. No Centro não. As adequações dos projetos não são vistas apenas no Recife, mas em outras cidades brasileiras. Só que pagaremos um preço. Teremos que trocar o pneu com o carro andando”, critica. A Embarq é uma entidade mundial que auxilia governos e empresas na implantação de soluções sustentáveis de transporte e mobilidade, sendo a principal disseminadoras das vantagens do sistema BRT no mundo.
E os BRTs do Estado vão circular, sim, em tráfego misto, não só com ônibus convencionais, mas também com automóveis (confira arte abaixo). É o caso da Avenida Conde da Boa Vista (Corredor-Leste-Oeste) e do Complexo de Salgadinho (Corredor Norte-Sul). Outro temor é o custo de manutenção das estações, refrigeradas e de vidro. Enfim, são adequações que comprometem a eficiência do sistema BRT, sustentado em três premissas básicas: tráfego segregado do comum, totalmente exclusivo; pagamento antecipado das passagens (feito nas estações e, não, nos coletivos); e embarque em nível, para que o passageiro não perca tempo vencendo obstáculos como meios-fios e degraus.
O Grande Recife Consórcio de Transporte não deu entrevista para a série A Vez dos Ônibus, respondendo aos questionamentos por email. Sobre os ajustes que vêm sendo feitos nos corredores de BRT, argumentou que tudo está sob controle, que as adequações têm embasamento técnico e que não comprometerão a eficiência do futuro sistema. E que tudo estará pronto em março de 2014, em pleno funcionamento para a Copa do Mundo. Só nos resta acreditar.

Postado por Roberta Soares

sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

MOBILIDADE GRANDE RECIFE - PROMESAS SÓ SANTO ACEITA E CUMPRE JÁ AS OBRAS DO PROMOB...

Mobilidade em Pernambuco fica, com sorte, para 2014

Publicado em 05/12/2013

estação

Por Fernando Castilho
Coluna JC Negócios
Lembra daquela promessa do governo de colocar para funcionar todos os seis novos terminais do SEI no primeiro semestre e 2014? Adie. E aquela de operar os dois sistemas de Integração – Norte e Sul e Leste Oeste – também em março? Esqueça. E aquela de concluir todo o pacote de obras de dragagem do Porto de Suape para a refinaria? Bom, pode ser que antes dela operar, no começo de 2015, o serviço seja retomado e fique pronto.
Quanto aos terminais, como se sabe, três estão prontos. Mas em relação aos de Joana Bezerra, Afogados e Prazeres, ou o governo do Estado saca do seu caixa e conclui o pagamento das faturas vencidas ou as obras que dependem da União vão se arrastar e, em alguns casos, como o da Joana Bezerra, ficarão parados até o início de 2014.
O problema é que desde junho o Ministério das Cidades (que está bancando as obras, via PAC) decidiu conferir tudo. E como sempre acontece, acha o que contestar e aí o pagamento não sai. Em alguns casos, depois de 90 dias sem receber, a empreiteira já pode desmobilizar as equipes e isso já está acontecendo. Na verdade, quem está operando esses contratos para o Estado finaliza apenas os serviços que podem ficar mais caros se parar a obra de vez, pois, faz tempo que a Secretaria das Cidade não paga a seus fornecedores.
Se o problema é grave com os terminais em construção do SEI, o problema é mais sério em relação aos dois grandes corredores – Norte Sul e Leste Oeste. Sem verbas federais, o ritmo é menor. Quem é do setor acha que em março nenhum dos dois ficará pronto porque, sem verbas, os contratados do governo do Estado estão mantendo o fluxo dos contratos até onde é possível e o ritmo de obras ficou lento.
E como tudo que é ruim pode ficar pior, é bom saber que dia 20 o setor da construção dá férias coletivas e só volta em 6 de janeiro. Ou seja: serão duas semanas de paralisação nas obras. As dificuldades de captação do Estado na União têm outra data ruim. Se até o dia 15 as faturas das obras já entregues não forem empenhadas, ficam para o exercício de 2014
No fundo, o que acontece nas Secretarias das Cidades e de Desenvolvimento Econômico é reflexo do comportamento de Brasília: o que antes era pago em nome do cronograma, agora exige conferência total. O complicador dessa falta de caixa com verba da União é o fechamento do exercício dia 15. Não há expectativa de que o que falta pagar de 2013 seja empenhado. Ou seja: a mobilidade da RMR ficou para 2014.

Postado por Roberta Soares

MOBILIDADE GRANDE RECIFE - FESTA DO MORRO E COMO CHEGAR ATÉ A SANTA.

Festa do Morro 2013

Grande Recife organiza ações para beneficiar usuários que forem ao Morro da Conceição












Os devotos de Nossa Senhora da Conceição que utilizam o transporte público e que desejarem reverenciar a santa no período de 30 de novembro a 08 de dezembro contarão com algumas ações realizadas pelo Grande Recife Consórcio de Transporte, que facilitarão a participação do público na festa. Entre as ações estão o reforço de linhas, a transferência do terminal da linha 612 – Morro da Conceição, abertura durante a madrugada do Terminal Integrado da Macaxeira e a instalação de paradas seletivas.

Durante os 9 dias de festa, 21 linhas de ônibus receberão reforço, sendo 2.252 veículos nas ruas, realizando 19.648 viagens. Isso corresponde a dizer que serão 186 ônibus e 1.377 viagens a mais que em dias normais. Tudo isso dividido da seguinte forma:

Neste primeiro final de semana (30 de novembro e 1º de dezembro), 13 linhas serão reforçadas, dando um total de 332 ônibus e 3.208 viagens. Já na semana de 2 a 6 de dezembro, apenas a linha 640 – Guabiraba/Derby terá o acréscimo de mais um veículo e quatro viagens por dia, totalizando 90 ônibus e 725 viagens. Na sexta-feira (6), a linha 612 – Morro da Conceição circulará com mais dois ônibus, resultando em 7 ônibus e 80 viagens. No último final de semana de festa (7 e 8 de dezembro) 23 linhas serão reforçadas. No total, serão 420 veículos e 4.012 viagens, sendo 134 ônibus e 1.065 viagens a mais nestes dois dias.

Para atender melhor a população, o terminal da linha 612 – Morro da Conceição será transferido para a Rua Pedro Allain (esquina com Avenida Norte), em Casa Amarela. A ação acontece no dia 08 de dezembro. Já nos dias 07 e 08, o Terminal Integrado da Macaxeira funcionará, excepcionalmente, durante toda a madrugada do sábado para o domingo. Com esta mudança, oito linhas terão sua programação prolongadas (dia/noite/madrugada), são elas: 645 – Ave. Norte/Macaxeira; 207- Barro /Macaxeira; 601- Bola na Rede/Macaxeira; 901- Caetés/Macaxeira; 902- Mirueira/Macaxeira; 906- Paulista/Macaxeira e 948- Arthur Lundgreen II/Macaxeira.

Outra ação que beneficiará os usuários são as 12 linhas que terão paradas seletivas, a partir das 14h da próxima segunda-feira (2) até às 6h do dia 9 de dezembro. Os ônibus atenderão as seguintes paradas: a linha 645 - Av. Norte/Macaxeira utilizará a parada seletiva 1, localizada na Avenida Note, em frente ao restaurante Escola/Procape. Já as linhas 330 - Casa Amarela/CDU (TRT); 517- Córrego do Inácio; 612- Morro da Conceição; 621- Alto Treze de Maio; 622- Vasco da Gama (Cabugá); 623- Vasco da Gama (J. de Barros); 624- Brejo; 631- Nova Descoberta (Cabugá); 632- Alto do Refúgio; 642- Guabiraba (Córrego do Jenipapo) e 644- Largo do Maracanã, realizarão embarque e desembarque de passageiros na parada seletiva 2, localizada na Av. Norte, em frente ao nº 5924, Clínica Veterinária Animal Control.

Confira os horários das viagens especiais da madrugada do dia 7 para o 8 de dezembro das linhas que sairão do TI Macaxeira e atenderão o morro a partir das 00h.

207- Barro/Macaxeira (BR101) – 00h01; 00h30; 01h; 01h30; 02h; 02h30; 03h; 03h30; 04h; 04h30 e 05h.

601- Bola na Rede/Macaxeira - 00h01; 01h; 02h; 03h e 04h.

901- Caetés/Macaxeira – 00h30; 01h; 01h30; 02h; 02h30; 03h e 03h30.

902- Mirueira/Macaxeira – 00h10; 01h10; 02h10; 03h10 e 04h10.

948- Arthur Lundgreen II/Macaxeira – 00h30; 03h e 04h30.

906- Paulista/Macaxeira – 00h30; 01h; 01h30; 02h; 02h30; 03h; 03h30; 04h. (Estas viagens terão como ponto de retorno a interseção entre a BR-101 e a Rua Capitão José Primo, em Abreu e Lima.

Lembramos que as linhas que normalmente fazem integração no Terminal Integrado Barro farão o seguinte itinerário: TI Macaxeira; BR-101; Retorno Viaduto da Av. José Rufino; BR-101; TI Macaxeira.


Linhas que receberão reforço nos 9 dias de festa:

513 – Córrego da Areia
514- Nova Descoberta/Córrego do Joaquim
515- Nova Descoberta (Bacurau)
517-Córrego do Inácio
612-Morro da Conceição
613-Morro da Conceição (Bacurau)
622-Vasco da Gama (Cabugá)
623-Vasco da Gama (João de Barros)
640-Guabiraba/Derby
642-Guabiraba (Córrego do Jenipapo)
643- Córrego do Jenipapo (Bacurau)
644-Largo do Maracanã
645-Av. Norte/Macaxeira
680-Vasco da Gama / Afogados
700- Beberibe/Afogados
914-PE-15/ Afogados
624-Brejo
626- Brejo (Bacurau)
630- Vasco da Gama/Derby
631- Nova Descoberta (Cabugá)
632- Alto do Refúgio

Para mais informações, os usuários devem entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente, no 0800 081 0158.

quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

MOBILIDADE GRANDE RECIFE - ESTAÇÃO DE BRT NA RUA DO HOSPICIO MUDA BARRACAS DASPARADAS.

Barracas são retiradas da esquina da Rua do Hospício com a Av. Mário Melo, no Centro do Recife. Darão lugar à estação de passageiros do BRT, os novos ônibus que vão circular nos corredores Norte-Sul e Leste-Oeste http://bit.ly/IsFaou

Foto: Beatriz Albuquerque

quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

[JC] - Motorista se veste de Papai Noel e leva alegria a passageiros

MOBILIDADE GRANDE RECIFE - BUSSCAR RETORNA DAS CINZAS.

Busscar poderá voltar ao mercado

Créditos: Guto de Castro/Acervo

A Busscar Ônibus conseguiu anular a sua falência no Tribunal de Justiça do Estado de Santa Catarina, após 14 meses do juiz Maurício Povoas, da camarca de Joinville (SC) ter decretado a sua falência porque a assembleia de credores rejeitou o plano de recuperação judicial.
Com essa nova decisão, a empresa tem até o dia 7 de janeiro de 2014 para apresentar um novo plano de recuperação que será submetido novamente a assembleia de credores no dia 6 de fevereiro.
A esperança para que a Busscar volte a operar está na entrada de novos investidores do Panamá ou do México.

Transporte Mundial

MOBILIDADE GRANDE RECIFE - MAS UMA ETAPA DO BRT NA PAN NORDESTINA.

Grande Recife: Linhas que circulam na Pan Nordestina terão mudanças de paradas

terça-feira, 3 de dezembro de 2013
Com o início das obras de alargamento da Rodovia Pan Nordestina, em Olinda, para a construção da estação de BRT do Corredor Norte/Sul, as linhas que trafegam no local sofrerão mudanças de paradas. Os pontos de ônibus de número 150064 e 150066, localizadas em frente a loja da Hyundai e a empresa Líder Terceirização, respectivamente, serão removidas. 

Os usuários que utilizam estas paradas passarão a pegar os ônibus no ponto de nº 150065, localizado em frente ao Fórum de Olinda. A alteração acontecerá a partir das 9h, desta quarta-feira (4). 

Para mais informações, o usuário pode entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente, no 0800.081.0158. 

Confira as linhas que trafegam pela Rodovia Pan Nordestina: 

050 - PE-15/Boa Viagem 
821 - Jardim Brasil I (Estrada de Belém) 
822 - TI Xambá/Rio Doce (Carlos de Lima Cavalcanti) 
886 – Ouro Preto/Rio Doce 
909 – Paulista /Joana Bezerra 
911 – Ouro Preto (Cohab) 
913 – PE-15/Joana Bezerra 
915 – PE-15 
916 – Ouro Preto/Joana Bezerra 
921 – Ouro Preto (Jatobá I) 
926 – Ouro Preto (Jatobá II) 
927 – Ouro Preto (Bacurau) 
928 – Maranguape II (Bacurau) 
936 – Mirueira (Bacurau) 
946 – Igarassu (BR-101) 
956 – Igarassu (Bacurau) 
957 – Caetés I (Bacurau) 
967 – Igarassu (Sitio Histórico) 
971 – Amparo 
975 – Amparo (Bacurau) 
976 – Paulista (Prefeitura) 
977 – Paulista (Cond. Boa Vista) 
979 – Paulista (Rua do Sol) – Expresso

Informações: GRCT


 

segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

MOBILIDADE GRANDE RECIFE - TI JOANA BEZERRA SOFRE BOICOTE DO GOVERNO FEDERAL,PRA ATINGIR EDUARDO CAMPOS... AS ELEIÇÕES JÁ ESTA FAZENDO SUAS VÍTIMAS.

Obras do TI Joana Bezerra paradas por falta de recursos do governo Federal

Publicado em 02/12/2013, Às 8:00

Perspectiva do TI Joana Bezerra
Perspectivas do TI Joana Bezerra

As obras de construção do novo Terminal Integrado Joana Bezerra, estratégico para a eficiência do Sistema Estrutural Integrado (SEI) e para a operação dos corredores de BRT (Bus Rapid Transit) Norte-Sul e Leste-Oeste, estão paradas há 15 dias por falta de recursos. O dinheiro, repassado pela Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), leia-se o governo federal, leia-se a presidente Dilma Roussef, do PT, não chegou mais. A explicação da secretaria das Cidades é que a obra vinha num ritmo excelente, mas foi diminuindo para realização apenas de pequenos serviços, como a colocação de pastilhas. Por sorte, a obra está 70% construída. Dos R$ 9,4 milhões previstos para o TI, R$ 5,1 milhões já foram pagos. Há um saldo de R$ 3,2 milhões pendente. A empresa responsável é a Gusmão Engenharia.
A Secretaria das Cidades prefere não acreditar numa represália do governo federal aos movimentos feitos pelo governador Eduardo Campos na disputa pela presidência da República, mas nos bastidores isso é certo. O mesmo vem acontecendo com os recursos de algumas obras do PAC. Pernambuco não vive mais em céu de brigadeiro, como quando o governador e seu PSB eram aliados do PT. O Estado, principalmente nessa reta final de obras, pagará por isso.
Entre os seis terminais integrados (ônibus x metrô) construídos pelo governador Eduardo Campos com recursos do governo federal (cinco na Linha Sul e apenas um na Linha Centro, exatamente Joana Bezerra), apenas três estão em obras: Joana Bezerra, Largo da Paz e Prazeres. O Termo de Compromisso entre o Governo e a CBTU envolve o valor de R$ 47,9 milhões. Desse total, R$ 43,7 milhões já foram desembolsados pela Companhia. Restam apenas R$ 7,9 milhões.
Esse valor está distribuídos nas obras dos TIs: Aeroporto (concluído), Cajueiro Seco (concluído), Tancredo Neves (concluído),  Largo da Paz (em fase final de obra, apenas aguardando a instalação do elevador e escada rolante pela CBTU), Prazeres (obra em ritmo lento. O TI tem investimento total de R$ 3,8 milhões. Está com 65% da obra realizada e já foram pagos R$ 1 milhão. Há um saldo de R$ 622 mil pendente. E a empresa que executa a obra é a Trópicos Engenharia), e Joana Bezerra (obras paradas).

TIJoanaBezerra


Briga política à parte, a conclusão do novo TI Joana Bezerra é crucial para o transporte da Região Metropolitana do Recife. Do jeito que o TI está em operação hoje, nenhum terminal de ônibus do sistema representa tanto a falta de cuidado com o passageiro como a unidade.  Por ele passam 50 mil pessoas por dia, sendo um dos maiores do setor. A importância do TI Joana Bezerra é ainda maior pela localização que possui, sendo fundamental para a integração dos passageiros e a ligação com a Zona Sul do Recife. Quando estiver construído, a nova unidade vai beneficiar 67 mil usuários de ônibus, além de receber veículos BRT.

Postado por Roberta Soares

quinta-feira, 28 de novembro de 2013

MOBILIDADE GRANDE RECIFE - TRADUZINDO COMO FICOU A LICITAÇÃO DO RECIFE DE ONIBUS ( VITORIA DOS EMPRESARIO).

Só 30% dos ônibus da RMR vão ter ar-condicionado Governo cede a empresas, que não terão mais prazo para climatizar os coletivos convencionais


Tânia Passos - Diário de Pernambuco



Usuários de ônibus convencionais, que não pertencem ao SEI, vão continuar a usar o transporte no desconforto do calor. Foto: Blenda Souto Maior/DP/D.A Press
Usuários de ônibus convencionais, que não pertencem ao SEI, vão continuar a usar o transporte no desconforto do calor. Foto: Blenda Souto Maior/DP/D.A Press
A última etapa da licitação do Sistema de Transporte Público de Passageiros (STPP) da Região Metropolitana do Recife começa amanhã com a publicação do edital das linhas referentes aos lotes 3, 4, 5, 6 e 7, que correspondem a 70% do sistema. A publicação do edital não deverá surpreender os empresários do setor. O governo vai manter os mesmos critérios em relação às exigências de climatização, câmbio automático e motor traseiro nos ônibus, referente ao edital dos lotes 1 e 2, onde estão inseridos os corredores Norte/Sul e Leste/Oeste. Dessa forma, as empresas terão até dois anos para climatizar os ônibus que façam parte das linhas do Sistema Estrutural Integrado (SEI). Já os ônibus convencionais não têm mais prazo para climatização. No primeiro edital, lançado em janeiro deste ano, a previsão era refrigerar toda a frota do SEI até junho de 2014 e os convencionais até 2020, mas a licitação foi esvaziada e o governo acabou cedendo à pressão dos empresários.

Na prática, dos 2.603 ônibus da frota prevista com a nova licitação para todo o sistema, somente 764 serão climatizados em até dois anos, o que corresponde a 30% da frota. De acordo o secretário das Cidades, Danilo Cabral, a climatização vai atender principalmente os ônibus que integram o Sistema Estrutural Integrado (SEI), que atualmente têm uma frota de 1.416 veículos e deverá passar a ter 852. “Nós estamos priorizando a frota do SEI, que hoje atende 800 mil usuários e, com a implantação dos 25 terminais, passará a atender 1,6 milhão de usuários”, afirmou. Segundo o presidente do Grande Recife Consórcio de Transporte Metropolitano, Nélson Menezes, a climatização dos ônibus convencionais pode ser definida no futuro depois que se tiver dados concretos de custo. “Nós não temos no país nenhum parâmetro com toda a frota climatizada para avaliarmos os custos. Nós esperamos que a frota que será climatizada em até dois anos possa nos dar subsídios para definir se compensa ampliar a refrigeração para toda a frota”, explicou Nélson Menezes.

A nova licitação vai cobrir 269 linhas com uma frota de 1.892 veículos, sendo 1.338 convencionais e 554 articulados no modelo padron, dotado de câmbio automático e motor traseiro, uma das principais reivindicações dos motoristas. “Em uma das inaugurações dos terminais um motorista me parou e disse que chega a passar até 500 marchas por dia. O câmbio automático trará mais conforto ao usuário e principalmente ao motorista”, ressaltou o governador Eduardo Campos. Os ônibus que serão equipados com câmbio automático e motor traseiro também serão climatizados, o que chega ao mesmo percentual de 30% da frota. As empresas têm até dois anos para implantar os equipamentos, sendo 50% da frota no primeiro ano.

Etapa inicialA primeira parte da licitação das linhas da RMR foi com os lotes 1 e 2, que fazem parte dos corredores Norte/Sul e Leste/Oeste. As empresas que já operavam nas linhas foram as vencedoras e as únicas que apresentaram propostas. No lote 1 venceu o consórcio Conorte, formado pelas empresas Itamaracá, Cidade Alta e Rodotur, que vai operar o trecho mais longo, com 33 km, do corredor Norte/Sul. Já o lote 2 teve a empresa Rodoviária Metropolitana como vencedora e vai operar o trecho do corredor Leste/Oeste.

A RMR dispõe de 18 operadoras, sendo que quatro já foram contempladas nos lotes 1 e 2. Para os lotes 3, 4, 5, 6 e 7 disputarão pelo menos 10 operadoras que já exploram as linhas. “A gente espera que esse lote tenha uma participação maior de outras empresas no país”, revelou o presidente do Grande Recife Consórcio, Nélson Menezes.

Para a idade da frota será obedecida na nova licitação a mesma regra dos lotes 1 e 2 com 3,5 anos para ônibus convencionais e oito anos para ônibus articulados. Já a idade máxima dos ônibus será de 7 anos para os convencionais e 10 para os articulados. Também será exigido para a frota o certificado de Euro 5 (redução de emissão de poluentes). “No contrato estarão especificados quais os tipos de equipamentos a serem usados pelas operadoras e os critérios para a prestação dos serviços”, revelou o secretário das Cidades, Danilo Cabral.
 

MOBILIDADE GRANDE RECIFE - TI XAMBÁ E SEUS 100 DIAS DE INFERNO E O GRCT NÃO FAZ NADA PRA MELHORAR.

Completando 100 dias de funcionamento, TI de Xambá, em Olinda, acumula críticas

xamba
Foto: Rafael Carneiro / JC Imagem
Passado um período intenso de manifestações da população contra a implantação do Terminal Integrado de Xambá, na Avenida Presidente Kennedy, em Olinda, o espaço chega a mais de 100 dias de operação. Criado como alternativa de melhorar o acesso ao Recife e reduzir o custo das passagens, o TI acumula críticas.
Em cada plataforma é fácil encontrar quem reclame de velhos problemas de funcionamento com longas filas, demora no intervalo entre as viagens e superlotação dos ônibus. Dentro do pátio, o espaço do terminal é considerado pequeno pelos rodoviários. Em alguns horários há congestionamento e falta lugar para estacionar os coletivos, o que obriga os profissionais a deixar os carros em local proibido, gerando multas.
O repórter Rafael Carneiro conversou com usuários e motoristas de coletivos que operam no TI:

Por dia circulam cerca 64 mil pessoas no Xambá. No terminal, 19 linhas operam e 2 mil viagens são realizadas por dia.
ASSISTA OS VÍDEOS:


quarta-feira, 27 de novembro de 2013

MOBILIDADE GRANDE RECIFE - BRT EM JANEIRO E LICITAÇÃO A SEGUNDA ETAPA SAI EM 90 DIAS.


 Foto: O governador Eduardo Campos e o secretário das Cidades, Danilo Cabral, assinaram o contrato com a empresas que vão operar as linhas de ônibus que circulam nos corredores Norte/Sul e Leste/Oeste e suas alimentadoras. Os gestores também autorizaram a publicação da licitação para operação das demais linhas que compõem o Sistema de Transporte Público de Passageiros da Região Metropolitana.

Leia mais: http://diariode.pe/1xy

Foto: Divulgação

Contrato assinado com empresas que vão operar nos corredores Norte/Sul e Leste/Oeste O edital de licitação para operação das linhas que circulam nos demais corredores será publicado no Diário Oficial desta quinta-feira (28)

Publicação: 27/11/2013 17:16 Atualização: 27/11/2013 18:20

Esta quarta-feira (27) foi decisiva para o início da operação dos BRTs no estado. O governador Eduardo Campos e o secretário das Cidades, Danilo Cabral, assinaram o contrato com a empresas que vão operar as linhas de ônibus que circulam nos corredores Norte/Sul e Leste/Oeste e suas alimentadoras. Os gestores também autorizaram a publicação da licitação para operação das demais linhas que compõem o Sistema de Transporte Público de Passageiros da Região Metropolitana.

O contrato com as empresas operadoras ganhadoras do processo licitatório dos lotes 1 e 2 (Corredores Norte/Sul e Leste/Oeste + alimentadoras) representa R$ 4,5 bilhões. Os dois corredores compreendem uma frota de 712 veículos, dos quais 170 são do modelo de BRT (Bus Rapid Transit), 39 são articulados e 503 são convencionais. Juntos, eles são responsáveis por 111 linhas de ônibus e pelo transporte de cerca de 732 mil passageiros.

Nova licitação
Os demais lotes (3,4,5,6 e 7) representam um custo de R$ 10,5 bilhões. Eles terão 269 linhas, o equivalente a 70% da frota de todo o sistema. Deverão atender aos corredores da Avenida José Rufino, Abdias de Carvalho, Mascarenha de Morais, Avenida Rosa e Silva, Rui Barbosa, Avenida Norte, Beberibe, Presidente Kennedy, Domingos Ferreira e BR-101 (do Cabo de Santo Agostinho até Ipojuca) e representam uma frota de 1892 veículos. Deste, 1338 são convencionais e 554 articulados e padron (modelo de ônibus com motor traseiro, automático e com ar-condicionado com capacidade para 90 passageiros). De acorgo com a gestão municipal, por esses corredores circulam mais de 1 milhão de usuários.

O edital de licitação para operação das linhas que circulam nos corredores será publicado nesta quinta-feira (28) no Diário Oficial da União e no portal Bird (Envelopment Bussines) já que se trata de uma licitação internacional. A expectativa é que a assinatura do contrato aconteça em março de 2014 e o início da operação ocorra 90 dias depois, em junho.

MOBILIDADE GRANDE RECIFE - A LICITAÇÃO DO SEGUNDO LOTE AGORA SAI, COM SUPER ATRASO.




Estado e prefeitura lançam edital de mais cinco lotes do sistema de transporte público

Publicação: 27/11/2013 08:09 Atualização: 27/11/2013 09:41

O governador Eduardo Campos e o prefeito do Recife, Geraldo Julio, participam, na tarde desta quarta-feira, da assinatura do contrato de concessão dos lotes 1 e 2 e do lançamento do edital dos outros cinco lotes do Sistema de Transporte Público.
A solenidade está marcada para as 14h, no Salão de Eventos do Centro de Convenções, sede provisória do governo do estado.
Em junho deste ano, o governo do estado lançou o segundo edital de licitação para o Sistema de Transporte Público de Passageiros da Região Metropolitana do Recife (STPP). A segunda tentativa ocorreu 70 dias após o fracasso da primeira, que não registrou nenhuma empresa interessada em concorrer.
O segundo edital teve a missão de ser mais atraente aos empresários do setor e ao mesmo tempo responder aos anseios da população que exige melhorias no transporte público. Uma das mudanças é que a licitação foi dividida em duas etapas: a primeira com dois lotes, ondes estão inseridos os corredores exclusivos Norte/Sul e Leste/Oeste e a segunda com cinco lotes.
Outra mudança é que apenas os ônibus que irão circular nos corredores do sistema BRT (Bus Rapid Transit), sigla inglesa para transporte rápido por ônibus, serão climatizados em 2014. E até junho de 2015, os articulados (sanfonados), que já atuam no sistema convencional.
O edital anterior previa climatização em todos os ônibus do Sistema Estrutural Integrado (SEI) em 2014 e o restante da frota até 2020. A expectativa é que até março de 2014, toda a frota esteja disponibilizada, mas pretende-se iniciar a operação dos dois corredores em janeiro de 2014.

terça-feira, 26 de novembro de 2013

IMPRESSIONANTE!!!! CLIQUE NA IMAGEM E OLHE FIXAMENTE PARA O CENTRO DELA.. DEPOIS OLHE PARA O TECLADO.

MOBILIDADE GRANDE RECIFE - TI BARRO O INFERNO A ENTRADA É POR ELE.

Transporte
 // Usuários do TI do Barro reclamam da pouca quantidade de ônibus

Publicado em 25/11/2013


Imagem: TV Jornal
Usuários de ônibus reclamam do serviço oferecido no Terminal Integrado do Barro, na Zona Oeste do Recife. Passageiros enfrentam sujeira, demora e invasão de pessoas nas filas. Segundo a população, a quantidade de coletivos é insuficiente para a demanda.

Depois de longa espera, os ônibus lotam rapidamente e nem todo mundo consegue subir. Há quem já tema perder o emprego por conta dos frequentes atrasos. O TI Barro atende 10 linhas com 89 coletivos. Passam pelo local todos os dias aproximadamente 50 mil usuários.

Em relação às denúncias de superlotação e a quantidade insuficiente de veículos fazendo a rota de algumas linhas, o Grande Recife Consórcio respondeu que vai estudar a possibilidade de fazer uma nova programação das linhas, para que diminua o intervalo entre os ônibus. O órgão ressaltou ainda que a demora dos veículos também acontece em função dos problemas de trânsito na BR-101 e na Muribeca, por onde passam as linhas atendidas por esse terminal.
ASSISTA O VÍDEO:
http://mais.uol.com.br/view/14767932

domingo, 24 de novembro de 2013

MOBILIDADE GRANDE RECIFE - BACURAU E A VELHA HISTORIA DOS TRABALHADORES E SUA VIDA.

Ônibus "bacuraus" acumulam quilômetros de histórias nas noites do Recife


Créditos: Paulo Paiva/Diário de Pernambuco

Na madrugada do Recife, o terminal de ônibus do Cais de Santa Rita, no bairro de São José, pulsa como um coração acelerado. É de lá que saem as 43 linhas de coletivos que circulam na Região Metropolitana do Recife (RMR), conhecidos como bacurau. De 0h às 4h, o movimento de pessoas dentro e fora do terminal impressiona quem passa por lá. Usuários de diferentes bairros da Região Metropolitana do Recife (RMR), por algumas horas, respiram o mesmo ar. Têm o mesmo desejo. Chegar em casa depois de um dia de trabalho ou de uma noite de diversão. O auxiliar de cozinha Rosivaldo Facundo, 31 anos, faz parte do universo de mais de 5.360 pessoas que fazem uso do ônibus na madrugada para voltar ao lar. “Todos os dias pego meu bacurau depois de esperar um bocado. É o único jeito da gente (sic) chegar em casa sem ser de táxi, o que ficaria muito caro”, comenta Rosivaldo.


Nas primeiras horas da última quarta-feira, o Cais de Santa Rita tinha ares de festa. Além das centenas de trabalhadores que aguardavam suas conduções, o terminal abrigava ainda o público que voltava do Pátio de São Pedro, após o final do evento Terça Negra. Caldinho de feijão, mingau de cachorro, cafezinho e latão de cerveja estão entre os produtos mais consumidos pelos passageiros das linhas da madrugada. Para orientar os passageiros e garantir a segurança de quem utiliza os coletivos na madrugada, fiscais, seguranças de uma empresa privada e policiais militares ficam de prontidão até o dia amanhecer. “Aqui dentro não tem problema, mas quem sai do terminal corre um risco grande de ser assaltado e até espancado”, disse um motorista, em reserva.



Rosivaldo Facundo conta que quando utiliza o coletivo aos sábados ou domingos, é frequente a presença de pessoas embriagadas durante a viagem. Apesar de o horário ser considerado perigoso por muitos passageiros, o auxiliar de cozinha diz que nunca foi assaltado na volta para casa. “Uma situação engraçada aconteceu na semana passada. Peguei o ônibus às 2h no Cais de Santa Rita e dormi. Acabei passando da minha parada e fui bater no Terminal de Xambá. Na volta, peguei no sono novamente e voltei para o Cais de Santa Rita. Acabei chegando em casa às 5h”, conta Rosivaldo, que viaja todos os dias na linha Águas Compridas, uma das que tem maior movimento no horário.


Sorridente e falante, a auxiliar de cozinha Cícera Maria da Silva, 36, já subiu no ônibus que iria para Monsenhor Fabrício cumprimentando o motorista e o cobrador. A saudação também foi estendida a outros dois passageiros que seguiram no mesmo coletivo. A linha, geralmente, tem um movimento fraco na madrugada. “Como largo muito tarde do trabalho, tenho que recorrer ao bacurau para chegar em casa. Aqui a gente acaba fazendo amizades. O motorista já sabe as paradas onde todo mundo desce e, no meu caso, ele ainda para o ônibus perto da minha casa para eu não andar muito sozinha”, revela Cícera. A garçonete Cláudia Lúcia, 28, era uma entre os três passageiros que seguiam num ônibus que deixou o Cais de Santa Rita às 2h da quarta-feira. Como forma de proteção, as duas mulheres e um homem que voltavam para casa estavam sentados em cadeiras uma atrás da outra. 




Medo
O bartender Isllan Rodrigues, 31, esperava sozinho o bacurau que o levaria para casa. Pouco antes de conversar com o Diario, havia se refugiado num posto de combustível. Teve medo de ser assaltado. Diferentemente da grande maioria dos usuários do bacurau, Isllan não precisa ir até o terminal do Cais de Santa Rita. “Meu trabalho é na Manoel Borba (avenida), então, venho para a Conde da Boa Vista e espero o Candeias/Bacurau. Dentro do ônibus, nunca tive problemas e procuro sentar perto do cobrador”, afirma.




Esperar é um verbo comum a quem usa bacurau. Isso porque as linhas saem do terminal apenas de hora em hora. Segundo a diretora de Operações da Rodoviária Caxangá, Márcia Cavalcanti, empresa filiada ao Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros no Estado de Pernambuco (Urbana-PE), as linhas do bacurau funcionam mais com caráter social do que financeiro. “Lucro nessas linhas não existe”.




Segundo o diretor de Operações do Grande Recife, André Melibeu, o serviço de ônibus na madrugada foi criado para atender quem precisa do transporte público nesse horário. “É importante manter o serviço mesmo nos horários de baixa demanda de passageiros”, ressalta.

Amizades
Além dos passageiros, dezenas de motoristas e cobradores passam a noite em claro com a função de transportar quem está voltando para casa e ainda os colegas de profissão que irão começar a jornada muito cedo. Histórias de amizade e medo fazem parte do cotidiano deles. O cobrador Manoel Sebastião tem 51 anos e há um ano e quatro meses trabalha no horário do bacurau. “Gosto de rodar nesse horário. Apesar de que uma vez um camarada tentou me assaltar na primeira viagem. Como não tinha dinheiro na gaveta, ele queria levar o meu dinheiro. Mas, graças a Deus, o assalto não foi consumado”, diz.





Há quatro meses trabalhando na madrugada, o motorista Luís Azevedo, 43, guarda na memória as cenas das brigas, dos assaltos e o barulho que é obrigado a ouvir durante algumas viagens. “Tem o lado bom, que são as amizades que a gente faz com os passageiros. Sei até o nome de vários deles. Porém, a gente enfrenta algumas situações difíceis, também”, afirma. De acordo com o Grande Recife, as linhas do bacurau se concentram no Cais de Santa Rita por ele ser um local estratégico para a saída e a chegada dos coletivos. O consórcio diz ainda que não tem dados de vandalismo referente a esse horário.

Diário de Pernambuco