Tânia Passos - Diário de Pernambuco
Usuários de ônibus convencionais, que não pertencem ao SEI, vão continuar a usar o transporte no desconforto do calor. Foto: Blenda Souto Maior/DP/D.A Press |
Na prática, dos 2.603 ônibus da frota prevista com a nova licitação para todo o sistema, somente 764 serão climatizados em até dois anos, o que corresponde a 30% da frota. De acordo o secretário das Cidades, Danilo Cabral, a climatização vai atender principalmente os ônibus que integram o Sistema Estrutural Integrado (SEI), que atualmente têm uma frota de 1.416 veículos e deverá passar a ter 852. “Nós estamos priorizando a frota do SEI, que hoje atende 800 mil usuários e, com a implantação dos 25 terminais, passará a atender 1,6 milhão de usuários”, afirmou. Segundo o presidente do Grande Recife Consórcio de Transporte Metropolitano, Nélson Menezes, a climatização dos ônibus convencionais pode ser definida no futuro depois que se tiver dados concretos de custo. “Nós não temos no país nenhum parâmetro com toda a frota climatizada para avaliarmos os custos. Nós esperamos que a frota que será climatizada em até dois anos possa nos dar subsídios para definir se compensa ampliar a refrigeração para toda a frota”, explicou Nélson Menezes.
A nova licitação vai cobrir 269 linhas com uma frota de 1.892 veículos, sendo 1.338 convencionais e 554 articulados no modelo padron, dotado de câmbio automático e motor traseiro, uma das principais reivindicações dos motoristas. “Em uma das inaugurações dos terminais um motorista me parou e disse que chega a passar até 500 marchas por dia. O câmbio automático trará mais conforto ao usuário e principalmente ao motorista”, ressaltou o governador Eduardo Campos. Os ônibus que serão equipados com câmbio automático e motor traseiro também serão climatizados, o que chega ao mesmo percentual de 30% da frota. As empresas têm até dois anos para implantar os equipamentos, sendo 50% da frota no primeiro ano.
Etapa inicialA primeira parte da licitação das linhas da RMR foi com os lotes 1 e 2, que fazem parte dos corredores Norte/Sul e Leste/Oeste. As empresas que já operavam nas linhas foram as vencedoras e as únicas que apresentaram propostas. No lote 1 venceu o consórcio Conorte, formado pelas empresas Itamaracá, Cidade Alta e Rodotur, que vai operar o trecho mais longo, com 33 km, do corredor Norte/Sul. Já o lote 2 teve a empresa Rodoviária Metropolitana como vencedora e vai operar o trecho do corredor Leste/Oeste.
A RMR dispõe de 18 operadoras, sendo que quatro já foram contempladas nos lotes 1 e 2. Para os lotes 3, 4, 5, 6 e 7 disputarão pelo menos 10 operadoras que já exploram as linhas. “A gente espera que esse lote tenha uma participação maior de outras empresas no país”, revelou o presidente do Grande Recife Consórcio, Nélson Menezes.
Para a idade da frota será obedecida na nova licitação a mesma regra dos lotes 1 e 2 com 3,5 anos para ônibus convencionais e oito anos para ônibus articulados. Já a idade máxima dos ônibus será de 7 anos para os convencionais e 10 para os articulados. Também será exigido para a frota o certificado de Euro 5 (redução de emissão de poluentes). “No contrato estarão especificados quais os tipos de equipamentos a serem usados pelas operadoras e os critérios para a prestação dos serviços”, revelou o secretário das Cidades, Danilo Cabral.
IMAGINEM O DANILO CABRAL OU EDUARDO CAMPOS INDO TRABALHAR NESTE ÔNIBUS QUENTINHO E COM UM AROMA MARAVILHOSO, HÁ ESQUECI QUE NOSSO GOVERNADOR ANDE DE HYUNDAI SANTA FÉ,E DANILO CABRAL A ULTIMA VEZ NA INAUGURAÇÃO DE UM TERMINAL ELE ESTAVA EM UM CRUISE DA CHEVROLET AI UM FRIOZIM MASSA DENTRO DESTES CARRÕES. NA VERDADE OS EMPRESARIO GANHOU A QUEBRA DE BRAÇO COMO SEMPRE,POIS SABE QUANDO VAI TER ÔNIBUS COM AR AQUI EM RECIFE ,NUNCA POIS OS PRIMEIROS VAI TER AR,MAS ESSA HISTÓRIA DE DEPOIS COLOCAR É HISTORIA PRA BOI DORMIR...
ResponderExcluire bote vitória dos empresários nisso!aliada a falta de educação dos usuarios,todos sairam perdendo nisso! sobre o TI Xambá, cá pra nós,Micros no Alto Nova Olinda pra quem tinha ônibus mesmo é dose. engraçado:quando o TI xambá não estava em uso,a turma chiava. agora que está,a turma chia e muito. vá entender!
ResponderExcluirVERDADE MEU AMIGO,E ESSA HISTORIA DE DEPOIS COLOCA OS AR CONDICIONADO,AI É FOGO TU ACHA QUE VAI HAVER ISSO,NUNCA POIS ISSO VAI ACONTECER POIS FOI FEITO ASSIM COM A RETIDADA DAS KOMBIS .
ExcluirNão tem porque a turma quebra, se o povo soubesse zelar pelas pequenas coisas que temos, o Brasil não seria do jeito que é, aliás, o mundo não seria do jeito que é!
ResponderExcluir