quinta-feira, 28 de novembro de 2013

MOBILIDADE GRANDE RECIFE - TRADUZINDO COMO FICOU A LICITAÇÃO DO RECIFE DE ONIBUS ( VITORIA DOS EMPRESARIO).

Só 30% dos ônibus da RMR vão ter ar-condicionado Governo cede a empresas, que não terão mais prazo para climatizar os coletivos convencionais


Tânia Passos - Diário de Pernambuco



Usuários de ônibus convencionais, que não pertencem ao SEI, vão continuar a usar o transporte no desconforto do calor. Foto: Blenda Souto Maior/DP/D.A Press
Usuários de ônibus convencionais, que não pertencem ao SEI, vão continuar a usar o transporte no desconforto do calor. Foto: Blenda Souto Maior/DP/D.A Press
A última etapa da licitação do Sistema de Transporte Público de Passageiros (STPP) da Região Metropolitana do Recife começa amanhã com a publicação do edital das linhas referentes aos lotes 3, 4, 5, 6 e 7, que correspondem a 70% do sistema. A publicação do edital não deverá surpreender os empresários do setor. O governo vai manter os mesmos critérios em relação às exigências de climatização, câmbio automático e motor traseiro nos ônibus, referente ao edital dos lotes 1 e 2, onde estão inseridos os corredores Norte/Sul e Leste/Oeste. Dessa forma, as empresas terão até dois anos para climatizar os ônibus que façam parte das linhas do Sistema Estrutural Integrado (SEI). Já os ônibus convencionais não têm mais prazo para climatização. No primeiro edital, lançado em janeiro deste ano, a previsão era refrigerar toda a frota do SEI até junho de 2014 e os convencionais até 2020, mas a licitação foi esvaziada e o governo acabou cedendo à pressão dos empresários.

Na prática, dos 2.603 ônibus da frota prevista com a nova licitação para todo o sistema, somente 764 serão climatizados em até dois anos, o que corresponde a 30% da frota. De acordo o secretário das Cidades, Danilo Cabral, a climatização vai atender principalmente os ônibus que integram o Sistema Estrutural Integrado (SEI), que atualmente têm uma frota de 1.416 veículos e deverá passar a ter 852. “Nós estamos priorizando a frota do SEI, que hoje atende 800 mil usuários e, com a implantação dos 25 terminais, passará a atender 1,6 milhão de usuários”, afirmou. Segundo o presidente do Grande Recife Consórcio de Transporte Metropolitano, Nélson Menezes, a climatização dos ônibus convencionais pode ser definida no futuro depois que se tiver dados concretos de custo. “Nós não temos no país nenhum parâmetro com toda a frota climatizada para avaliarmos os custos. Nós esperamos que a frota que será climatizada em até dois anos possa nos dar subsídios para definir se compensa ampliar a refrigeração para toda a frota”, explicou Nélson Menezes.

A nova licitação vai cobrir 269 linhas com uma frota de 1.892 veículos, sendo 1.338 convencionais e 554 articulados no modelo padron, dotado de câmbio automático e motor traseiro, uma das principais reivindicações dos motoristas. “Em uma das inaugurações dos terminais um motorista me parou e disse que chega a passar até 500 marchas por dia. O câmbio automático trará mais conforto ao usuário e principalmente ao motorista”, ressaltou o governador Eduardo Campos. Os ônibus que serão equipados com câmbio automático e motor traseiro também serão climatizados, o que chega ao mesmo percentual de 30% da frota. As empresas têm até dois anos para implantar os equipamentos, sendo 50% da frota no primeiro ano.

Etapa inicialA primeira parte da licitação das linhas da RMR foi com os lotes 1 e 2, que fazem parte dos corredores Norte/Sul e Leste/Oeste. As empresas que já operavam nas linhas foram as vencedoras e as únicas que apresentaram propostas. No lote 1 venceu o consórcio Conorte, formado pelas empresas Itamaracá, Cidade Alta e Rodotur, que vai operar o trecho mais longo, com 33 km, do corredor Norte/Sul. Já o lote 2 teve a empresa Rodoviária Metropolitana como vencedora e vai operar o trecho do corredor Leste/Oeste.

A RMR dispõe de 18 operadoras, sendo que quatro já foram contempladas nos lotes 1 e 2. Para os lotes 3, 4, 5, 6 e 7 disputarão pelo menos 10 operadoras que já exploram as linhas. “A gente espera que esse lote tenha uma participação maior de outras empresas no país”, revelou o presidente do Grande Recife Consórcio, Nélson Menezes.

Para a idade da frota será obedecida na nova licitação a mesma regra dos lotes 1 e 2 com 3,5 anos para ônibus convencionais e oito anos para ônibus articulados. Já a idade máxima dos ônibus será de 7 anos para os convencionais e 10 para os articulados. Também será exigido para a frota o certificado de Euro 5 (redução de emissão de poluentes). “No contrato estarão especificados quais os tipos de equipamentos a serem usados pelas operadoras e os critérios para a prestação dos serviços”, revelou o secretário das Cidades, Danilo Cabral.
 

4 comentários:

  1. IMAGINEM O DANILO CABRAL OU EDUARDO CAMPOS INDO TRABALHAR NESTE ÔNIBUS QUENTINHO E COM UM AROMA MARAVILHOSO, HÁ ESQUECI QUE NOSSO GOVERNADOR ANDE DE HYUNDAI SANTA FÉ,E DANILO CABRAL A ULTIMA VEZ NA INAUGURAÇÃO DE UM TERMINAL ELE ESTAVA EM UM CRUISE DA CHEVROLET AI UM FRIOZIM MASSA DENTRO DESTES CARRÕES. NA VERDADE OS EMPRESARIO GANHOU A QUEBRA DE BRAÇO COMO SEMPRE,POIS SABE QUANDO VAI TER ÔNIBUS COM AR AQUI EM RECIFE ,NUNCA POIS OS PRIMEIROS VAI TER AR,MAS ESSA HISTÓRIA DE DEPOIS COLOCAR É HISTORIA PRA BOI DORMIR...

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  2. e bote vitória dos empresários nisso!aliada a falta de educação dos usuarios,todos sairam perdendo nisso! sobre o TI Xambá, cá pra nós,Micros no Alto Nova Olinda pra quem tinha ônibus mesmo é dose. engraçado:quando o TI xambá não estava em uso,a turma chiava. agora que está,a turma chia e muito. vá entender!

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    1. VERDADE MEU AMIGO,E ESSA HISTORIA DE DEPOIS COLOCA OS AR CONDICIONADO,AI É FOGO TU ACHA QUE VAI HAVER ISSO,NUNCA POIS ISSO VAI ACONTECER POIS FOI FEITO ASSIM COM A RETIDADA DAS KOMBIS .

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  3. Não tem porque a turma quebra, se o povo soubesse zelar pelas pequenas coisas que temos, o Brasil não seria do jeito que é, aliás, o mundo não seria do jeito que é!

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