quarta-feira, 21 de agosto de 2013
MOBILIDADE GRANDE RECIFE - TI XAMBÁ É NOTICIA TODOS OS DIAS DESDE SUA INAUGURAÇÃO... E SERÁ QUE EDUARDO CAMPOS NÃO ESTA VENDO ESSA DESORGANIZAÇÃO QUE SEUS GESTORES ESTÃO FAZENDO(completo despreparo GRCT)
DIA 17/08/2013
http://g1.globo.com/videos/pernambuco/netv-1edicao/t/edicoes/v/no-primeiro-dia-de-funcionamento-do-terminal-de-xamba-passageiros-enfrentam-dificuldades/2765024/
DIA 19/08/2013
http://g1.globo.com/videos/pernambuco/bom-dia-pe/t/edicoes/v/passageiros-de-onibus-continuam-se-queixando-do-terminal-integrado-de-xamba/2766967/
DIA 20/08/2013
http://g1.globo.com/videos/pernambuco/bom-dia-pe/t/edicoes/v/mais-14-onibus-passam-a-circular-no-terminal-de-xamba/2769453/
DIA 21/08/2013
http://g1.globo.com/videos/pernambuco/bom-dia-pe/t/edicoes/v/terminal-de-xamba-ganha-25-novos-onibus-a-partir-desta-quarta-feira/2771799/
DIA 22/08/2013
http://g1.globo.com/videos/pernambuco/netv-2edicao/t/edicoes/v/passageiros-do-terminal-de-xamba-em-olinda-protestam-por-mais-onibus/2776148/
DIA 23/08/2013
http://g1.globo.com/videos/pernambuco/bom-dia-pe/t/edicoes/v/moradores-de-olinda-protestam-contra-o-terminal-integrado-de-xamba/2776975/
OS MICROS TEM QUE SER SUBSTITUÍDOS POR MIDIS IGUAIS A ESTES. URGENTE!
MOBILIDADE GRANDE RECIFE - AV. CONDE DA BOA VISTA ATÉ QUE EM FIM,VÃO DAR UM JEITINHO NELA E ENCHER OS BOLSOS $$$$$$ TAMBÉM.
www.mobilize.org.br
Sairão os ônibus convencionais para dar lugar ao sistema BRT (Bus Rapid Transit ou Transporte Rápido por Ônibus) do corredor Leste/Oeste. As mudanças, que incluem intervenções urbanísticas para trazer de volta a importância da via, ocorrerão cinco anos depois que a avenida passou por uma reforma que custou R$ 14 milhões, com a proposta de fazer parte do Leste/Oeste.
A modificação é voltada a adequar a via ao modelo do corredor projetado pelo governo do estado, que vai até o Derby e deve ficar pronto em março de 2014.
Atualmente, 54 linhas circulam pela avenida. com um total de 537 ônibus. Com a implantação do BRT, serão 16 linhas e 160 ônibus. As outras 38 linhas e seus 377 ônibus terão que ser deslocados para vias paralelas à avenida. De acordo com o secretário de Mobilidade e Controle Urbano do Recife, João Braga, ruas como Mário Melo, Palmares, Visconde de Suassuna, Príncipe, Manoel Borba e Barão de São Borja passarão por adequações para receber os ônibus convencionais que precisam chegar ao Centro.
O plano da prefeitura só deverá ficar pronto até o fim do ano, mas segundo o secretário de Mobilidade e Controle Urbano, João Braga, isso não atrapalhará as obras das estações do BRT na Avenida Conde da Boa Vista. Ainda de acordo com Braga, as ruas transversais também serão modificadas. “A proposta é devolver o glamour da avenida, com a reurbanização dela e das vias do entorno. Em alguns trechos haverá necessidade de desapropriação para facilitar a circulação dos ônibus”.
A proposta de um novo conceito para a Conde da Boa Vista já foi apresentada ao Grande Recife Consórcio de Transporte Metropolitano, responsável pela gerência do transporte público. Segundo o presidente do Grande Recife, Nélson Menezes, o conceito do município de privilegiar o BRT é interessante. “Por enquanto é um conceito. Somente com os estudos teremos condições de saber o tratamento para as demais linhas”, ressaltou.
Segundo Nélson, como o projeto do município só será entregue no fim do ano, as paradas de ônibus atuais vão passar por uma adequação provisória. “A ideia é fechar algumas paradas para instalar catracas para o pagamento antecipado com os ônibus com portas também do lado direito. As estações definitivas só serão feitas com a conclusão do projeto do município”.
Para o especialista em mobilidade César Cavalcanti a priorização da avenida para o BRT é importante. “A Conde da Boa Vista não tem mais como exercer o seu papel de eixo de transporte e ao mesmo tempo proporcionar as condições de bem-estar para o comércio e quem frequenta a via”, afirmou. Outro especialista que preferiu não se identificar diz que será complicado adequar as demais linhas para as vias paralelas, principalmente para quem tem como destino a Conde da Boa Vista.
A trajetória da Conde da Boa Vista
Em 1840, o governador Francisco do Rego Barros, o conde daBoa Vista, executou o aterramento do que chamou Caminho Novo, que ligaria o Centro do Recife ao então bairro de Camaragibe. Em 1870, com a morte de Rego Barros, o nome da via foi alterado para Rua Conde da Boa Vista, em homenagem ao ex-governador.
Com seu alargamento em 1956, na administração de Pelópidas da Silveira, a rua passou à categoria de avenida, chamando-se, então, Avenida Conde da Boa Vista. Entre 2007 e 2008, a avenida sofreu modificações no seu corredor viário, passando a fazer parte do chamado Corredor Leste-Oeste, um corredor exclusivo de ônibus, juntamente com a Avenida Caxangá e a Rua Benfica.
A Conde da Boa Vista passou por ampla e polêmica reforma, sendo reinaugurada em abril de 2008, na gestão do ex-prefeito João Paulo (PT). Com o propósito de priorizar o transporte coletivo, ganhou paradas de ônibus no meio da via e tirou espaço de carros
de passeio.
A atual proposta da Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano é deixar a avenida exclusivamente para o BRT do corredor Leste/Oeste nas duas faixas destinadas aos ônibus. As demais linhas seguirão por vias paralelas. Os carros vão permanecer com uma faixa por sentido
Leia também:
Plano B para o BRT no Recife
Ônibus híbrido deve voltar a circular em setembro no Recife
Tarifa de ônibus do Recife passa a ser a 2ª mais barata entre as capitais
Recife: Ônibus convencionais sairão para dar lugar ao BRT
A Avenida
Conde da Boa Vista, principal artéria de acesso ao centro do Recife,
terá seu formato modificado, com um novo conceito de uso
Autor: Tânia Passos |
Postado em: 20 de agosto de 2013
| Fonte: Diário de Pernambuco
Sairão os ônibus convencionais para dar lugar ao sistema BRT (Bus Rapid Transit ou Transporte Rápido por Ônibus) do corredor Leste/Oeste. As mudanças, que incluem intervenções urbanísticas para trazer de volta a importância da via, ocorrerão cinco anos depois que a avenida passou por uma reforma que custou R$ 14 milhões, com a proposta de fazer parte do Leste/Oeste.
A modificação é voltada a adequar a via ao modelo do corredor projetado pelo governo do estado, que vai até o Derby e deve ficar pronto em março de 2014.
Atualmente, 54 linhas circulam pela avenida. com um total de 537 ônibus. Com a implantação do BRT, serão 16 linhas e 160 ônibus. As outras 38 linhas e seus 377 ônibus terão que ser deslocados para vias paralelas à avenida. De acordo com o secretário de Mobilidade e Controle Urbano do Recife, João Braga, ruas como Mário Melo, Palmares, Visconde de Suassuna, Príncipe, Manoel Borba e Barão de São Borja passarão por adequações para receber os ônibus convencionais que precisam chegar ao Centro.
O plano da prefeitura só deverá ficar pronto até o fim do ano, mas segundo o secretário de Mobilidade e Controle Urbano, João Braga, isso não atrapalhará as obras das estações do BRT na Avenida Conde da Boa Vista. Ainda de acordo com Braga, as ruas transversais também serão modificadas. “A proposta é devolver o glamour da avenida, com a reurbanização dela e das vias do entorno. Em alguns trechos haverá necessidade de desapropriação para facilitar a circulação dos ônibus”.
A proposta de um novo conceito para a Conde da Boa Vista já foi apresentada ao Grande Recife Consórcio de Transporte Metropolitano, responsável pela gerência do transporte público. Segundo o presidente do Grande Recife, Nélson Menezes, o conceito do município de privilegiar o BRT é interessante. “Por enquanto é um conceito. Somente com os estudos teremos condições de saber o tratamento para as demais linhas”, ressaltou.
Segundo Nélson, como o projeto do município só será entregue no fim do ano, as paradas de ônibus atuais vão passar por uma adequação provisória. “A ideia é fechar algumas paradas para instalar catracas para o pagamento antecipado com os ônibus com portas também do lado direito. As estações definitivas só serão feitas com a conclusão do projeto do município”.
Para o especialista em mobilidade César Cavalcanti a priorização da avenida para o BRT é importante. “A Conde da Boa Vista não tem mais como exercer o seu papel de eixo de transporte e ao mesmo tempo proporcionar as condições de bem-estar para o comércio e quem frequenta a via”, afirmou. Outro especialista que preferiu não se identificar diz que será complicado adequar as demais linhas para as vias paralelas, principalmente para quem tem como destino a Conde da Boa Vista.
A trajetória da Conde da Boa Vista
Em 1840, o governador Francisco do Rego Barros, o conde daBoa Vista, executou o aterramento do que chamou Caminho Novo, que ligaria o Centro do Recife ao então bairro de Camaragibe. Em 1870, com a morte de Rego Barros, o nome da via foi alterado para Rua Conde da Boa Vista, em homenagem ao ex-governador.
Com seu alargamento em 1956, na administração de Pelópidas da Silveira, a rua passou à categoria de avenida, chamando-se, então, Avenida Conde da Boa Vista. Entre 2007 e 2008, a avenida sofreu modificações no seu corredor viário, passando a fazer parte do chamado Corredor Leste-Oeste, um corredor exclusivo de ônibus, juntamente com a Avenida Caxangá e a Rua Benfica.
A Conde da Boa Vista passou por ampla e polêmica reforma, sendo reinaugurada em abril de 2008, na gestão do ex-prefeito João Paulo (PT). Com o propósito de priorizar o transporte coletivo, ganhou paradas de ônibus no meio da via e tirou espaço de carros
de passeio.
A atual proposta da Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano é deixar a avenida exclusivamente para o BRT do corredor Leste/Oeste nas duas faixas destinadas aos ônibus. As demais linhas seguirão por vias paralelas. Os carros vão permanecer com uma faixa por sentido
Leia também:
Plano B para o BRT no Recife
Ônibus híbrido deve voltar a circular em setembro no Recife
Tarifa de ônibus do Recife passa a ser a 2ª mais barata entre as capitais
terça-feira, 20 de agosto de 2013
MOBILIDADE GRANDE RECIFE - SPORTXNAUTICO E BRIGA E CADE A POLICIA?
confusão
Torcedores se enfrentam na Conde da Boa Vista antes de Sport x Náutico
Comerciantes da área disseram que a confusão foi causada por integrantes das torcidas organizadas
Publicado em 20/08/2013, às 15h59<iframe width="420" height="315" src="//www.youtube.com/embed/uPZeiWzxsL4" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>
Do JC Online
Foto: reprodução do YouTube/Eduardo Bitencourt
A poucas horas da primeira
partida internacional entre Sport e Náutico, que acontece às 19h30 desta
terça-feira, integrantes de torcidas organizadas dos dois times
entraram em confronto na Avenida Conde da Boa Vista, área central do
Recife, na esquina com a Rua da União. A briga ocorreu por volta das 15h
desta terça-feira (20).
Em entrevista à Rádio Jornal, uma comerciante que não quis se identificar disse que as brigas entre as torcidas são frequentes em dias de jogos.
"Na Rua da União, fica a sede da Torcida
Jovem, enquanto que a da Fanáutico fica na Boa Vista. Em dias de jogo,
eles brigam, lançam objetos para se agredirem e depois, quando escutam a
sirene da Polícia, eles correm e tiram a camisa do time, dificultando a
identificação", contou.
Como nesta terça (19) não estavam em
grande número, os dois grupos arremessaram objetos um contra o outro de
lados opostos da Avenida, colocando em risco as pessoas que passavem
pelo local a pé, nos veículos e dentro dos ônibus.
Rapidamente, duas viaturas da Polícia
Militar apareceram para evitar o enfretamente mais forte, e os vândalos
fugiram correndo. Um cinegrafista amador flagrou o momento em que
integrantes das duas facções se encontraram. Confira no vídeo.
Sport e Náutico se enfrentam pela
partida de ida da segunda fase da Copa Sul-Americana, na Ilha do Retiro.
Na próxima semana, os dois times se enfrentam novamente, desta vez na
Arena Pernambuco.
Este é o primeiro encontro entre os dois clubes por uma competição internacional. As duas agremiações têm mais de cem anos.
MOBILIDADE GRANDE RECIFE - BURACOS ENGOLE ONIBUS ENFRENTE AO LIXÃO.
Em Olinda, ônibus sanfonado cai em buraco e complica trânsito
Apenas as rodas da frente conseguiram passar pelo buraco.
Passageiros desceram, mas motorista não conseguiu remover veículo.
Do G1 PE
19 comentários
Ônibus sanfonado ficou preso em buraco na Avenida Perimetral, em Olinda. (Foto: Roberta Rêgo / G1)
Um ônibus sanfonado que fazia a linha PE-15/Afogados caiu em um buraco
na manhã desta terça-feira (20) na Avenida II Perimetral, em Olinda, na
altura do Aterro Sanitário de Aguazinha. De acordo com o motorista do
veículo, as rodas da frente conseguiram passar pelo buraco, mas as
traseiras, não. O ônibus não conseguiu sair do lugar e complicou o
trânsito no local."Eu vinha da PE-15 sentido Afogados, como de costume passar por essa buraqueira e aconteceu que o buraco estava maior que antes. Cegou o segundo eixo, onde é a tração do veículo e eu não conseguia ir nem para a frente nem para trás. O carro super lotado, mais ou menos 150 passageiros, e o pessoal teve que descer para ver se eu conseguia tirar o carro, mas não houve sucesso. Nunca aconteceu isso comigo. São 14 anos de profissão", afirma o motorista do ônibus, Gilmar Zacarias, 37 anos.
O ônibus foi retirado do local por volta das 8h.
segunda-feira, 19 de agosto de 2013
MOBILIDADE GRANDE RECIFE - XAMBA COM REFORÇO DE 14 ÔNIBUs.
Grande Recife anuncia reforço de
ônibus em xamba.
A partir de terça-feira (20), serão 14 veículos a mais em operação.
Terminal entrou em operação no último sábado (17), em Olinda.
Do G1 PE
2 comentários
Terminal Integrado Xambá conta com 16 plataformas de
embarque. (Foto: Katherine Coutinho / G1)
embarque. (Foto: Katherine Coutinho / G1)
A partir desta terça-feira (20), o Terminal Integrado Xambá, em Olinda, terá 14 ônibus a mais em operação - nove serão distribuídos entre 19 linhas e cinco ficarão de apoio. A medida foi anunciada nesta segunda (19) pelo Grande Recife Consórcio de Transporte, no segundo dia útil de funcionamento do terminal, inaugurado semana passada. A ideia é que o reforço aumente o número de viagens e reduza o tempo de espera dos passageiros.
Por meio de nota, o Consórcio explica que as cinco linhas alimentadoras, aquelas que levam os passageiros dos bairros próximos até o TI, terão agora um aumento de 73 viagens diariamente. Já as linhas troncais, aquelas que seguem com os passageiros para o Centro do Recife, passarão a realizar 46 viagens a mais que o programado inicialmente.
O Grande Recife Consórcio também informou que cerca de 30 divulgadores trabalham no local para auxiliar a população nessa primeira semana de operação. Outras informações estão disponíveis pelo telefone 0800 081 0158.
Por meio de nota, o Consórcio explica que as cinco linhas alimentadoras, aquelas que levam os passageiros dos bairros próximos até o TI, terão agora um aumento de 73 viagens diariamente. Já as linhas troncais, aquelas que seguem com os passageiros para o Centro do Recife, passarão a realizar 46 viagens a mais que o programado inicialmente.
O Grande Recife Consórcio também informou que cerca de 30 divulgadores trabalham no local para auxiliar a população nessa primeira semana de operação. Outras informações estão disponíveis pelo telefone 0800 081 0158.
MOBILIDADE GRANDE RECIFE - USUÁRIOS QUEREM LINHA TI XAMBÁ - TI PE-15
Com a inauguração e início de funcionamento do Terminal Integrado
do Xambá, em Olinda, os usuários já sentem a necessidade de criação de
novas linhas para interligar algumas áreas. Uma das reivindicações
vistas neste final de semana foi para se criar a linha de ônibus TI
Xambá/TI PE-15 ou dar novo itinerário à linha 883.
Atualmente o TI
Xambá só tem ligação com o TI Joana Bezerra, o que tem prejudicado
muitos usuários. "Precisamos de uma linha que ligue o TI Xambá com outro
TI da região, no caso o TI PE-15, no bairro de Ouro Preto, também em
Olinda", sugere o usuário Leonardo Lima.
Os usuários
estão solicitando a mudança da linha 883 - TI Xambá/Rio Doce (Via II
Perimetral Norte) para 883 - TI Xambá/TI PE-15, com o seguinte
itinerário:
- No sentido TI PE-15: TI Xambá, Avenida Presidente Kennedy, Avenida Senador Nilo Coelho (II Perimetral Norte), Rodovia PE-15, TI PE-15. No sentido TI Xambá: TI PE-15, Rodovia PE-15, Avenida Senador Nilo Coelho (II Perimetral Norte), Avenida Presidente Kennedy, TI Xambá.
A partir do TI
PE-15 os usuários poderão se deslocar para a Cidade Tabajara, Paulista e
Boa Viagem, por exemplo. O itinerário até Rio Doce (hoje feito pela
linha 883) seria feito por uma linha complementar, a partir do TI PE-15.
sábado, 17 de agosto de 2013
MOBILIDADE GRANDE RECIFE- XAMBA CHEGOU E O CAOS E DESPREPARO DO GRCT E NÍTIDO.
JC TRÂNSITO // RECLAMAÇÕES
Linhas alteradas e atrasos marcam abertura do Terminal Integrado de Xambá
Publicado em 17.08.2013, às 09h38
Terminal Integrado de Xambá já está funcionando
Foto: Ísis Lima/Rádio Jornal
Do JC Trânsito
Insatisfação foi a palavra que marcou o primeiro dia de funcionamento do novo Terminal Integrado de Xambá, em Olinda, nesta manhã de sábado (17). Linhas alteradas, falta de informação e atrasos foram as principais reclamações de quem usa o serviço.
Veja também=
Inaugurado com a promessa de diminuir os custos das passagens de transporte para os pernambucanos, o TI de Xambá, na verdade, aumentou o percurso de quem mora em Olinda e precisa dos coletivos. Rejane Demétrios, trabalhadora de serviços gerais, que mora no Bairro de Peixinhos, falou que teve que andar mais para conseguir acesso aos ônibus. "Antes do terminal ser inaugurado, a linha que fazia o trajeto para a Avenida Cruz Cabugá, no Centro do Recife, local do meu trabalho, passava na Avenida Luís Correia de Brito, e agora, não circula mais por lá. Por isso precisei ir até a Avenida Presidente Kennedy para pegar o ônibus. Era bom que houvesse mais informações explicando as mudanças", comentou Rejane.
sexta-feira, 16 de agosto de 2013
MOBILIDADE GRANDE RECIFE - GOVERNO DIZ ENTREGAR TUDO A TEMPO... EU SÓ ACREDITO VENDO.
mobilidade
Difícil acreditar no cumprimento dos prazos de algumas obras como Ramal da Copa e Leste-Oeste.
http://www.slideshare.net/FolhadePernambuco/apresentao-obras-300-dias
http://www.slideshare.net/FolhadePernambuco/apresentao-obras-300-dias
Governo promete entregar cinco obras de mobilidade até o final do ano
Trecho externo do Ramal da Copa, entre a ponte nova que liga São Lourenço da Mata à Várzea, na comunidade Cosme e Damião, e o Terminal de Camaragibe, estão com apenas 31% das obras executadas
Publicado em 16/08/2013, às 15h13
Do JC Online
Obras na Avenida Caxangá para o Corredor Leste-Oeste
Foto: Alexandre Gondim/JC Imagem
Faltando 300 dias para o
início da Copa do Mundo de 2014, com sede no Brasil, o governo de
Pernambuco fez um balanço das obras de mobilidade que estão sendo
realizadas pelo Estado, no Grande Recife. Das seis ações prometidas pelo
governo para melhorar a fluidez do trânsito, a Secretaria
Extraordinária da Copa garante que entrega cinco até o fim deste ano.
Pernambuco sediará cinco jogos, sendo quatro da primeira fase do mundial
e uma partida das oitavas de final.
A primeira obra a ser inaugurada é o Terminal Marítimo de Passageiros, no Porto do Recife, que está com 99,5% dos serviços executados. “Só falta marcar a data na agenda da presidente (a presidente do Brasil, Dilma Roussef), porque a obra tem recursos federais”, afirma o secretário-executivo de Supervisão Técnica da Secopa, Sílvio Bompastor, em entrevista coletiva nesta sexta-feira (16). O terminal deve entrar em funcionamento ainda este mês.
No mês de dezembro, o governo esperar concluir a passarela que liga o Aeroporto Internacional do Recife à Estação do Aeroporto do metrô, localizada entre as Ruas Barão de Souza Leão e 10 de Julho (71% das obras estão prontas) e o Corredor de Transporte Norte-Sul, que ligará o município de Igarassu (Norte do Grande Recife) à área central da capital pernambucana (bairro de São José e Ilha Joana Bezerra), passando pelas Avenidas Cruz Cabugá e Agamenon Magalhães. No momento, 61% das obras estão executadas.
Ainda em dezembro, o governo quer inaugurar o Terminal Integrado Cosme e Damião, na Várzea, Zona Oeste do Recife (49% dos trabalhos estão prontos) e o chamado trecho externo do Ramal da Copa – entre a ponte nova que liga São Lourenço da Mata à Várzea, na comunidade Cosme e Damião, e o Terminal de Camaragibe. Só 31% das obras do terminal foram executadas até agora.
O Corredor de Transporte Norte-Sul, de Camaragibe ao Derby, passando pela Avenida Caxangá, tem previsão de abertura para fevereiro de 2014. Com apenas 34% dos serviços realizados, será a última obra de mobilidade específica para a Copa do Mundo a ser inaugurada pelo Estado. O investimento do governo é de R$ 495,4 milhões, nas seis intervenções.
A primeira obra a ser inaugurada é o Terminal Marítimo de Passageiros, no Porto do Recife, que está com 99,5% dos serviços executados. “Só falta marcar a data na agenda da presidente (a presidente do Brasil, Dilma Roussef), porque a obra tem recursos federais”, afirma o secretário-executivo de Supervisão Técnica da Secopa, Sílvio Bompastor, em entrevista coletiva nesta sexta-feira (16). O terminal deve entrar em funcionamento ainda este mês.
No mês de dezembro, o governo esperar concluir a passarela que liga o Aeroporto Internacional do Recife à Estação do Aeroporto do metrô, localizada entre as Ruas Barão de Souza Leão e 10 de Julho (71% das obras estão prontas) e o Corredor de Transporte Norte-Sul, que ligará o município de Igarassu (Norte do Grande Recife) à área central da capital pernambucana (bairro de São José e Ilha Joana Bezerra), passando pelas Avenidas Cruz Cabugá e Agamenon Magalhães. No momento, 61% das obras estão executadas.
Ainda em dezembro, o governo quer inaugurar o Terminal Integrado Cosme e Damião, na Várzea, Zona Oeste do Recife (49% dos trabalhos estão prontos) e o chamado trecho externo do Ramal da Copa – entre a ponte nova que liga São Lourenço da Mata à Várzea, na comunidade Cosme e Damião, e o Terminal de Camaragibe. Só 31% das obras do terminal foram executadas até agora.
O Corredor de Transporte Norte-Sul, de Camaragibe ao Derby, passando pela Avenida Caxangá, tem previsão de abertura para fevereiro de 2014. Com apenas 34% dos serviços realizados, será a última obra de mobilidade específica para a Copa do Mundo a ser inaugurada pelo Estado. O investimento do governo é de R$ 495,4 milhões, nas seis intervenções.
quinta-feira, 15 de agosto de 2013
GRANDE RECIFE - Terminal Integrado em Olinda é entregue com retorno ainda em obras
Terminal Integrado em Olinda é entregue com retorno ainda em obras
Terminal de Xambá deve começar a funcionar no sábado (17).
Previsão é de que o retorno para os ônibus fique pronto a partir do domingo.
Do G1 PE
Comente agora
Terminal Integrado Xambá conta com 16 plataformas de
embarque. (Foto: Katherine Coutinho / G1)
Foi inaugurado nesta quinta-feira (15) o Terminal Integrado do Xambá, na Avenida Presidente Kennedy, em Olinda.
O novo terminal começa a funcionar no sábado (17) e vai contar com 19
linhas de ônibus, mas a obra de acesso ao terminal ainda não está
completa. O retorno na quadra, para que os coletivos não tenham de ficar
aguardando no sinal para virar à esquerda, ainda está sendo finalizado.embarque. (Foto: Katherine Coutinho / G1)
O presidente do Grande Recife Consórcio de Transporte, Nélson Menezes, explica que possivelmente o retorno vai funcionar no domingo (18). “O concreto já está curando, falta secar. A gente sabe que atrapalha um pouco o trânsito, mas logo vai estar funcionando tudo corretamente”, garante Menezes.
O novo terminal conta com 16 plataformas de embarque e três de desembarque. Todas as linhas vão operar com passagem a R$ 2,15, inclusive as que o ligam aos terminais de Joana Bezerra, Afogados e Rio Doce, além das linhas que vão circular pelo subúrbio ou seguir para o Centro do Recife.
Uma das preocupações da população é o corredor exclusivo de ônibus que passa a funcionar na Avenida Presidente Kennedy. O prefeito de Olinda, Renildo Calheiros, admitiu que a via tem problemas, mas afirmou que a gestão municipal vai trabalhar para minimizá-los. “Toda a Região Metropolitana do Recife tem graves problemas de trânsito, são muitos carros na rua. A [avenida] Kennedy é uma avenida estreita, historicamente com buracos e lama. Tudo o que for necessário mudar, nós faremos”, garantiu o prefeito.
Danilo Cabral explica que via vai ser sinalizada.
(Foto: Katherine Coutinho / G1)
O secretário das Cidades, Danilo Cabral, explica que o governo do
estado vai atuar junto da prefeitura nos próximos dias para sinalizar a
via. “Vão ter que ser fechados alguns giros na Presidente Kennedy para
que o corredor [de ônibus] possa funcionar. Vão ser colocados alguns
blocos de concreto para inviabilizar o giro a fim de priorizar a
circulação dos ônibus. São ajustes de detalhes, de refinamento, que são
fáceis de ser realizados”, afirma Cabral.(Foto: Katherine Coutinho / G1)
Possíveis ajustes estruturais não foram descartados pelo secretário. “Em um primeiro momento, nós vamos analisar em conjunto com a prefeitura de Olinda. Estamos trabalhando de forma sintonizada, vamos acompanhar de perto. Havendo necessidade de algum ajuste e adequação àquilo que já foi implantando, o governo do estado será parceiro para que a gente possa executar essa adequação, mas o foco é o transporte público”, apontou Cabral.
O prefeito de Olinda afirmou que agentes de trânsito serão colocados para orientar os motoristas na avenida diante das mudanças, mas apontou que é necessária também uma conscientização maior da população. “Não é possível que as pessoas para ir a uma loja estacionem na via e deixem o carro trancando uma faixa, a [Avenida Presidente] Kennedy não comporta mais isso”, destacou Calheiros.
Centro Cultural
Na ocasião, o governador de Pernambuco, Eduardo Campos, aproveitou para anunciar a construção de um Centro Cultural da Comunidade Xambá, que tinha seu espaço religioso no espaço. O centro vai ter 1.200 metros quadrados e deve estar pronto até março. Um dos integrantes da Nação Xambá, Guitinho da Xambá, participou da cerimônia de inauguração do terminal. “É fundamental reconhecer a importância da cultura afrodescendente na matriz da cultura brasileira. Estamos aqui contando com Guitinho da Xambá quebrando o preconceito que os negros ainda sofrem”, afirmou o governador.
Confira abaixo as novas linhas que vão circular pelo terminal:
831 – Aguazinha / TI Xambá
841 – Nova Olinda (R.Jacira) / TI Xambá
842 – Águas Compridas / TI Xambá
843 – Alto da Bondade / TI Xambá
844 – Santa Casa / TI Xambá
847 – Alto Nova Olinda / TI Xambá
852 – Caixa D’Água / TI Xambá
893 – Alto da Conquista / TI Xambá
832 – Alto do Cajueiro / TI Xambá
894 – Alto da Sucupira (Córrego do Abacaxi) / TI Xambá
895 – Alto do Sol Nascente / TI Xambá
861 – TI Xambá / TI Joana Bezerra
870 – TI Xambá / Afogados
881 – TI Xambá / Rio Doce (G.Vargas)
882 – TI Xambá / Rio Doce (C.L. Cavalcanti)
883 – TI Xambá / Rio Doce (II Perimetral)
820 – TI Xambá (Cabugá)
860 – TI Xambá (Príncipe)
810 – TI Xambá /Encruzilhada
quarta-feira, 14 de agosto de 2013
GRANDE RECIFE- FOTOS ATUALIZADAS DA INAUGURAÇÃO/ TI XAMBA INAUGURADO NESTA MANHA DE QUINTA 15/08/2013.
GALERIA DE FOTOS: atualizada pelo correspondente fotográfico Fernando Silva
Imagem: TV Jornal
ÔNIBUS
// Mesmo com problemas, Terminal de Xambá será inaugurado nesta Quinta em Olinda
Imagem: TV Jornal
Apesar de ter vários problemas estruturais ainda por resolver, o Terminal de Ônibus de Xambá, em Olinda, no Grande Recife, vai ser inaugurado nesta quinta-feira (15). Ao todo, devem passar pelo local 40 mil pessoas por dia. O terminal é parte de um sistema de mobilidade que inclui a Avenida Presidente Kennedy, uma das mais caóticas para motoristas e pedestres que circulam pela cidade. A obra custou mais de R$ 5 milhões e está pronta há nove meses. O motivo da demora para a inauguração foi a tentativa de fazer melhorias na via.
São buracos, animais pela pista e falta sinalização, fiscalização e orientação para os condutores. Não existem placas orientando os retornos, e os veículos trafegam livremente pela faixa exclusiva de ônibus. A rua que serve para retorno dos veículos que vão circular pelo terminal está com um trecho interditado e vários ajustes a serem feitos.
São buracos, animais pela pista e falta sinalização, fiscalização e orientação para os condutores. Não existem placas orientando os retornos, e os veículos trafegam livremente pela faixa exclusiva de ônibus. A rua que serve para retorno dos veículos que vão circular pelo terminal está com um trecho interditado e vários ajustes a serem feitos.
O secretário de Transporte e Trânsito de Olinda garantiu que as obras para recuperação e sinalização da via irão começar. Ele afirmou ainda que vai limitar a velocidade na Avenida Presidente Kennedy e que serão feitos trabalhos para melhorar a sinalização desta e de outras avenidas paralelas.
segunda-feira, 12 de agosto de 2013
GRANDE RECIFE-TI XAMBA INAUGURA MESMO,dia 15-08-13 OFICIAL NO SITE DO GOVERNADOR.
ÔNIBUS
// Mesmo com problemas, Terminal de Xambá será inaugurado nesta Quinta em Olinda
Imagem: TV Jornal
Apesar de ter vários problemas estruturais ainda por resolver, o Terminal de Ônibus de Xambá, em Olinda, no Grande Recife, vai ser inaugurado nesta quinta-feira (15). Ao todo, devem passar pelo local 40 mil pessoas por dia. O terminal é parte de um sistema de mobilidade que inclui a Avenida Presidente Kennedy, uma das mais caóticas para motoristas e pedestres que circulam pela cidade. A obra custou mais de R$ 5 milhões e está pronta há nove meses. O motivo da demora para a inauguração foi a tentativa de fazer melhorias na via.
São buracos, animais pela pista e falta sinalização, fiscalização e orientação para os condutores. Não existem placas orientando os retornos, e os veículos trafegam livremente pela faixa exclusiva de ônibus. A rua que serve para retorno dos veículos que vão circular pelo terminal está com um trecho interditado e vários ajustes a serem feitos.
São buracos, animais pela pista e falta sinalização, fiscalização e orientação para os condutores. Não existem placas orientando os retornos, e os veículos trafegam livremente pela faixa exclusiva de ônibus. A rua que serve para retorno dos veículos que vão circular pelo terminal está com um trecho interditado e vários ajustes a serem feitos.
O secretário de Transporte e Trânsito de Olinda garantiu que as obras para recuperação e sinalização da via irão começar. Ele afirmou ainda que vai limitar a velocidade na Avenida Presidente Kennedy e que serão feitos trabalhos para melhorar a sinalização desta e de outras avenidas paralelas.
sábado, 10 de agosto de 2013
GRANDE RECIFE - PROJETO AGAMENON INÉDITO.
http://www.skyscrapercity.com/showpo...&postcount=349
Não só esse projeto bem como:
Expansão até São Lourenço da Mata (TUE)
Expansão até Moreno (TUE)
Ativação do trecho Cabo <> Ribeirão (Loco e carros pidner)
Ativação/adequação do trecho Largo da Paz <> Cinco Pontas (TUDH)
Ativação/adequação Estação Ponte dos Carvalhos <> Suape (TUDH)
Ativação/Adequação da ligação Estação Tancredo Neves até Estação Werneck (TUDH)
Expansão do trecho Estação Barro até Ti da Macaxeira via BR-101 (TUDH)
Entre outras em estudo
Filho-do-Céu... o que você tanto queria...
Mas foi substituído pelo corredor BRT Norte-Sul Resta o blá blá blá que haverá um Corredor de VLT ligando o TI da Estação Barro até o TI Macaxeira, via canteiro central da BR-101... E o VLT no Recife Antigo, no Terminal Marítimo
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Exemplo a ser seguido clique aqui Seleção de fotos noturnas da Cidade do Recife/PE, vale uma visita, clique aqui | |
sexta-feira, 9 de agosto de 2013
GRANDE RECIFE - BRT EM CAMARAGIBE SAI OU NÃO SAI DO PAPEL
Saiba um pouco sobre as obras no corredor Leste/Oeste e vote na enquete (Válida até o dia 20/07 - Sábado)
Como você deve saber, as obras dos Corredores BRT estão em andamento na Região Metropolitana do Recife. Camaragibe terá uma grande importância nestas obras, pois faz parte do corredor Leste/Oeste, que liga o Centro do Recife à regiões próximas de Camaragibe. O trecho na Av. Caxangá está entrando em uma fase adiantada, onde os novos Terminais Integrados do BRT estão em construção, e já existe 1 ponto 100% concluído, onde já foram feitos diversos testes com veículos de portas no lado esquerdo. No começo de Camaragibe (antes do centro da cidade, sentido Recife/Camaragibe) as obras tomaram início, poucos meses atrás, e caminha "lentamente" para a conclusão. Algumas pessoas chegam a desacreditar na criação de um corredor expresso de ônibus que passa pelo centro de Camaragibe, pois ainda está em fase de estudos e desabitações, na Av. Dr. Belmínio Correia, a "principal" da cidade, continuação da Av. Caxangá. Por este motivo, resolvemos por um novo tema para a enquete da semana. Você, acredita que as obras do BRT em Camaragibe será concluída dentro do prazo estipulado, até junho/2014? (Encerra no dia 20/07 - Sábado)
Algumas imagens:
Novos ônibus terão portas de Embarque / Desembarque também no lado esquerdo. |
Mapa simples do corredor Leste / Oeste atualmente em construção. |
#RafaSMoreira
quinta-feira, 8 de agosto de 2013
GRANDE RECIFE - GOVERNADOR ATROPELA O PREFEITO DE OLINDA (RENILDO)TI XAMBA SERA INAUGURADO.
TI de Xambá, enfim, aberto
De Jorge Cavalcanti (interino)
Nove meses depois de ser finalizado, o Terminal Integrado (TI) de Xambá vai ser, enfim, entregue à população na próxima terça-feira (13). O terminal fica em Olinda, custou R$ 5,5 milhões e vai beneficiar 44 mil pessoas por dia. Mas, até agora, ficou de portas fechadas por causa do desastre chamado Avenida Presidente Kennedy. O terminal está localizado à margem da via. Para funcionar de forma adequada, precisava ser ligado a um corredor de ônibus. Mas a Presidente Kennedy virou um obstáculo e passou a gerar mal-estar na relação entre governo do Estado e prefeitura.
Eduardo Campos já estava incomodado com as cobranças da população e da imprensa pela entrega da obra. Ele mesmo já havia traçado a meta de, até o fim do próximo ano, ter 25 TIs em operação. Hoje, são 17. O governador, então, decidiu mandar um ultimato ao prefeito Renildo Calheiros: a obra seria entregue de qualquer jeito. Ele não queria mais amargar o prejuízo político e eleitoral da Kennedy. Acuada, a prefeitura pediu um pouco mais de paciência e um tempo para, ao menos, ordenar o tráfego na avenida. Mas, até agora, nem a sinalização vertical do corredor foi realizada.
O governador – que não está para brincadeira em ano pré-eleitoral – mandou o cerimonial preparar a solenidade de entrega para terça-feira. E a prefeitura optou pelo silêncio. Tentei insistentemente, por meio da assessoria, contato com a gestão. Mas não tive retorno.
Eduardo Campos já estava incomodado com as cobranças da população e da imprensa pela entrega da obra. Ele mesmo já havia traçado a meta de, até o fim do próximo ano, ter 25 TIs em operação. Hoje, são 17. O governador, então, decidiu mandar um ultimato ao prefeito Renildo Calheiros: a obra seria entregue de qualquer jeito. Ele não queria mais amargar o prejuízo político e eleitoral da Kennedy. Acuada, a prefeitura pediu um pouco mais de paciência e um tempo para, ao menos, ordenar o tráfego na avenida. Mas, até agora, nem a sinalização vertical do corredor foi realizada.
O governador – que não está para brincadeira em ano pré-eleitoral – mandou o cerimonial preparar a solenidade de entrega para terça-feira. E a prefeitura optou pelo silêncio. Tentei insistentemente, por meio da assessoria, contato com a gestão. Mas não tive retorno.
sexta-feira, 2 de agosto de 2013
GRANDE RECIFE - METRÔ CAOS E FALTA DE MANUTENÇÃO.
Publicado em 02/08/2013
Imagem: TV Jornal
Na Estação Joana Bezerra, uma equipe de técnicos tentou resolver o problema à tarde, mexendo na fiação. Logo depois, os trens voltaram a funcionar parcialmente. Apenas uma linha foi ativada no trecho prejudicado da Linha Centro. A Linha Sul, que vai do Recife a Cajueiro Seco, não foi afetada e operou normalmente.
Por conta do incidente, a maioria dos portões da Estação Recife foi fechada e funcionários alertavam os usuários que chegavam sobre a reduzida quantidade de metrôs em circulação. Por conta da deficiência, paradas de ônibus ficaram lotadas. Em Joana Bezerra, muitas pessoas voltavam pelos corredores que davam acesso às plataformas, que estavam bastante cheias. Quando as composições chegavam, a disputa por espaço nos vagões era grande.
Na manhã desta sexta-feira, o sistema voltou a operar normalmente, e desde às 5h, a movimentação na Estação Joana Bezerra é grande. Cerca de 345 mil pessoas utilizam o metrô diariamente no Grande Recife.
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quinta-feira, 1 de agosto de 2013
GRANDE RECIFE- Trânsito sofrerá mudanças em cruzamento da Avenida Caxangá
Cruzamento da Caxangá com a Rua São Mateus será fechado
Foto: Edmar Melo/JC imagem
Do JC Trânsito
O cruzamento da Avenida Caxangá com a Rua São Mateus será interditado a partir desta sexta-feira (02) para o início de mais uma etapa da construção do Corredor Leste-Oeste. A intervenção ficará em vigor até esta segunda-feira (05).
Devido ao bloqueio, os motoristas que seguem pela Rua São Mateus não poderão cruzar a Avenida Caxangá. A orientação é dobrar à direita e fazer o giro de quadra entrando na Rua Professor Joaquim Cavalcanti. Em seguida, devem dobrar novamente à direita na Rua Quipapá e retornar pela Estrada do Barbalho.
Dessa forma, poderão cruzar a Av. Caxangá ou dobrar à esquerda e seguir no sentido centro da cidade. Agentes da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) estarão no local para orientar sobre as rotas.
A CTTU lembra que o tráfego da Avenida Caxangá continuará liberado nos dois sentidos e que apenas o trecho do canteiro da Rua São Mateus que cruza a avenida estará bloqueado.
Confira no mapa as mudanças:
quarta-feira, 31 de julho de 2013
GRANDE RECIFE -ADEUS AOS SVELTOS TRUCKS ITAMARACA QUE VAI ASSUMIR TODO O TRANSPORTES DE ARACAJU.
Consórcio Atalaia Transportes
Grupo é formado por três empresas do setor que atuam no Nordeste.
Dez ônibus começarão a rodar no sábado (03), e outros trinta na segunda.
Denise Gomes e Flávio AntunesDo G1 SE
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Prefeito João Alves Filho fez o anúncio da empresa que assumirá as linhas operadas pela Viação Cidade de Aracaju e São Cristóvão (Foto: Flávio Antunes/G1)
O consórcio formado por três empresas do setor de transporte que atuam em diversas cidades do Nordeste do país e que em Sergipe foi batizado de Atalaia Transportes irá assumir as linhas da Viação Cidade de Aracaju (VCA) e São Cristóvão, que por determinação judicial, foram excluídas do sistema de transporte coletivo na capital sergipana e região metropolitana. O anúncio foi realizado na manhã desta quarta-feira (31), pelo prefeito de Aracaju (SE), João Alves Filho.
A Atalaia Transportes é formada pelas empresas Itamaracá, RCR Locação e AR Consultoria em Transporte, da cidade de Recife, em Pernambuco. A partir deste sábado (03), dez ônibus entrarão em operação e na próxima segunda-feira (05), outros trinta veículos serão integrados ao sistema.
De acordo com o prefeito João Alves Filho, as empresas atuam em Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte e também em Angola, na África. “A empresa tem um prazo de 75 dias para disponibilizar a frota de 150 ônibus, que irão suprir às necessidades da população da capital e região metropolitana. Além disso, no contrato foi estipulada como prioridade a contratação dos funcionários das empresas VCA e São Cristóvão, que desta forma, não ficarão desempregados”, afirmou.
saiba mais
- Empresas de ônibus são retiradas do transporte público de Aracaju
- Funcionários da VCA se reúnem na porta da empresa em Aracaju
- Setransp se compromete repassar recursos a rodoviários de Aracaju
- Número da frota de ônibus da Grande Aracaju é reduzido
- Valor da tarifa de ônibus de Aracaju retorna para R$ 2,35
Segundo Alberto Almeida, representante da Atalaia Transportes, dos quarenta ônibus que entrarão em operação, trinta são modelos convencionais e dez são articulados ou ‘sanfonas’ como são popularmente conhecidos. “Desses trinta veículos, dez são novos e vinte são usados. Iremos disponibilizar gradativamente mais veículos e assim completar a frota de 150 ônibus até o final do prazo que nos foi dado. Fechamos um compromisso com a prefeitura de prestarmos um transporte de qualidade à população sergipana e assim faremos”, destacou.
Nesta terça-feira (30), uma decisão judicial da 18ª Vara manteve as empresas VCA e São Cristóvão fora do transporte público da capital e Grande Aracaju. A Justiça indeferiu ação cautelar do grupo empresarial que havia pedido, antes mesmo da Prefeitura Municipal excluí-lo do sistema, liminar que garantisse a permanência das duas empresas na prestação do serviço de transporte coletivo. A ação alegava que o grupo não teve oportunidade de defesa.
No entanto, a Procuradoria do Município de Aracaju provou que as duas empresas foram notificadas várias vezes desde o início do ano, sobre o dano causado à população por causa dos problemas de gestão, entre eles atraso no pagamento dos funcionários.
Entenda o caso
No dia 24 de julho, o prefeito João Alves Filho, anunciou a retirada das empresas de ônibus Viação Cidade de Aracaju (VCA) e São Cristóvão do transporte coletivo. Na ocasião, ele também informou sobre a criação de um consórcio para realização de uma licitação envolvendo os municípios de Barra dos Coqueiros, Nossa Senhora do Socorro e São Cristóvão, iniciativa essa, que foi apoiada pelo governador em exercício, Jackson Barreto.
No dia 24 de julho, o prefeito João Alves Filho, anunciou a retirada das empresas de ônibus Viação Cidade de Aracaju (VCA) e São Cristóvão do transporte coletivo. Na ocasião, ele também informou sobre a criação de um consórcio para realização de uma licitação envolvendo os municípios de Barra dos Coqueiros, Nossa Senhora do Socorro e São Cristóvão, iniciativa essa, que foi apoiada pelo governador em exercício, Jackson Barreto.
O prefeito admitiu ainda que a situação do transporte público da capital é caótica e uma solução simples não irá resolver o problema. “Obviamente o transporte foi deixado de lado ao longo dos anos. Não será uma resposta pronta que vai resolver”, disse.
Reunião
Nesta segunda-feira (29), cerca de mil funcionários da empresa Viação Cidade de Aracaju (VCA), se reuniram na porta da empresa no Bairro América, na Zona Oeste de Aracaju, para tentar saber as providências que seriam tomadas após a empresa ter sido impedida pela Prefeitura de Aracaju de atuar no transporte público.
Nesta segunda-feira (29), cerca de mil funcionários da empresa Viação Cidade de Aracaju (VCA), se reuniram na porta da empresa no Bairro América, na Zona Oeste de Aracaju, para tentar saber as providências que seriam tomadas após a empresa ter sido impedida pela Prefeitura de Aracaju de atuar no transporte público.
Na ocasião, os rodoviários esperavam a confirmação de que a empresa que assumiria os serviços da VCA e São Cristóvão iria contratá-los. Os funcionários informaram ainda, que no dia 27 de maio começaram as demissões, e até o início desta semana 140 rodoviários perderam o emprego e não receberam o pagamento da rescisão contratual.
“Eles não deram baixa na minha carteira de ninguém que saiu. Fomos demitidos no dia 30 de maio e não pagaram o salário do mês, nem junho a decisão ficou para o dia cinco de julho. Chegamos no Sintra ninguém apareceu e nem falou nada. A última vez que eles depositaram o fundo de garantia foi em setembro do ano passado”, disse a cobradora Joelma Conceição de Souza.
A reclamação sobre o fundo de garantia é compartilhada por quem ainda trabalha na empresa. “Eu tenho nove anos e nove meses de carteira assinada. E tenho R$1.900 de fundo de garantia. Procurei a Caixa e o gerente mandou eu procurar a empresa e resolver. Só foram depositados os dois primeiros anos”, desabafou o motorista Cosme Gomes Batista.
Nenhum representante da VCA foi localizado para falar sobre a situação dos funcionários.
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