quinta-feira, 15 de agosto de 2013

GRANDE RECIFE - Terminal Integrado em Olinda é entregue com retorno ainda em obras

Terminal Integrado em Olinda é entregue com retorno ainda em obras

Terminal de Xambá deve começar a funcionar no sábado (17).
Previsão é de que o retorno para os ônibus fique pronto a partir do domingo.

Do G1 PE
Comente agora
Terminal Integrado Xambá conta com 16 plataformas de embarque. (Foto: Katherine Coutinho / G1)Terminal Integrado Xambá conta com 16 plataformas de
embarque. (Foto: Katherine Coutinho / G1)
Foi inaugurado nesta quinta-feira (15) o Terminal Integrado do Xambá, na Avenida Presidente Kennedy, em Olinda. O novo terminal começa a funcionar no sábado (17) e vai contar com 19 linhas de ônibus, mas a obra de acesso ao terminal ainda não está completa. O retorno na quadra, para que os coletivos não tenham de ficar aguardando no sinal para virar à esquerda, ainda está sendo finalizado.
O presidente do Grande Recife Consórcio de Transporte, Nélson Menezes, explica que possivelmente o retorno vai funcionar no domingo (18). “O concreto já está curando, falta secar. A gente sabe que atrapalha um pouco o trânsito, mas logo vai estar funcionando tudo corretamente”, garante Menezes.
O novo terminal conta com 16 plataformas de embarque e três de desembarque. Todas as linhas vão operar com passagem a R$ 2,15, inclusive as que o ligam aos terminais de Joana Bezerra, Afogados e Rio Doce, além das linhas que vão circular pelo subúrbio ou seguir para o Centro do Recife.
Uma das preocupações da população é o corredor exclusivo de ônibus que passa a funcionar na Avenida Presidente Kennedy. O prefeito de Olinda, Renildo Calheiros, admitiu que a via tem problemas, mas afirmou que a gestão municipal vai trabalhar para minimizá-los. “Toda a Região Metropolitana do Recife tem graves problemas de trânsito, são muitos carros na rua. A [avenida] Kennedy é uma avenida estreita, historicamente com buracos e lama. Tudo o que for necessário mudar, nós faremos”, garantiu o prefeito.
Danilo Cabral  explica que via vai ser sinalizada. (Foto: Katherine Coutinho / G1)Danilo Cabral explica que via vai ser sinalizada.
(Foto: Katherine Coutinho / G1)
O secretário das Cidades, Danilo Cabral, explica que o governo do estado vai atuar junto da prefeitura nos próximos dias para sinalizar a via. “Vão ter que ser fechados alguns giros na Presidente Kennedy para que o corredor [de ônibus] possa funcionar. Vão ser colocados alguns blocos de concreto para inviabilizar o giro a fim de priorizar a circulação dos ônibus. São ajustes de detalhes, de refinamento, que são fáceis de ser realizados”, afirma Cabral.
Possíveis ajustes estruturais não foram descartados pelo secretário. “Em um primeiro momento, nós vamos analisar em conjunto com a prefeitura de Olinda. Estamos trabalhando de forma sintonizada, vamos acompanhar de perto. Havendo necessidade de algum ajuste e adequação àquilo que já foi implantando, o governo do estado será parceiro para que a gente possa executar essa adequação, mas o foco é o transporte público”, apontou Cabral.
O prefeito de Olinda afirmou que agentes de trânsito serão colocados para orientar os motoristas na avenida diante das mudanças, mas apontou que é necessária também uma conscientização maior da população. “Não é possível que as pessoas para ir a uma loja estacionem na via e deixem o carro trancando uma faixa, a [Avenida Presidente] Kennedy não comporta mais isso”, destacou Calheiros.
Centro Cultural
Na ocasião, o governador de Pernambuco, Eduardo Campos, aproveitou para anunciar a construção de um Centro Cultural da Comunidade Xambá, que tinha seu espaço religioso no espaço. O centro vai ter 1.200 metros quadrados e deve estar pronto até março. Um dos integrantes da Nação Xambá, Guitinho da Xambá, participou da cerimônia de inauguração do terminal.  “É fundamental reconhecer a importância da cultura afrodescendente na matriz da cultura brasileira. Estamos aqui contando com Guitinho da Xambá quebrando o preconceito que os negros ainda sofrem”, afirmou o governador.
Confira abaixo as novas linhas que vão circular pelo terminal:
831 – Aguazinha / TI Xambá
841 – Nova Olinda (R.Jacira) / TI Xambá
842 – Águas Compridas  / TI Xambá
843 – Alto da Bondade  / TI Xambá
844 – Santa Casa  / TI Xambá
847 – Alto Nova Olinda  / TI Xambá
852 – Caixa D’Água  / TI Xambá
893 – Alto da Conquista  / TI Xambá
832 – Alto do Cajueiro  / TI Xambá
894 – Alto da Sucupira  (Córrego do Abacaxi) / TI Xambá
895 – Alto do Sol Nascente  / TI Xambá
861 – TI Xambá / TI Joana Bezerra
870 – TI Xambá / Afogados
881 – TI Xambá / Rio Doce (G.Vargas)
882 – TI Xambá / Rio Doce (C.L. Cavalcanti)
883 – TI Xambá / Rio Doce (II Perimetral)
820 – TI Xambá (Cabugá)
860 – TI Xambá (Príncipe)
810 – TI Xambá /Encruzilhada

5 comentários:

  1. Jailson, você sabe informar qual empresa vai operar cada linha do TI Xambá??? Ou todas vão ficar com a Rod. Caxangá??

    ResponderExcluir
  2. com a inauguração do TI Xambá,o que acontecerá com as linhas 830/840 e 850 ?

    ResponderExcluir
  3. O Xamba II PERIMETRAR VAI ENTRAR NO TI DA PE 15? ASS: CORREIA JULIANO

    ResponderExcluir
  4. as linhas 830,840 e 850 serão EXTINTAS!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. essas 3 linhas 830,840 e 850,eram um atras da outra pra quem,eu sempre utilizava elas e agora temos que pegar um onibus descer na integração pra esperar outro onibus,isso deixa qualquer um frustrado

      Excluir