segunda-feira, 5 de maio de 2014

Ti Barro é um caos em dia de chuva e o povo protesta e depreda e GRCT órgão desqualificado e sem solução.

RECIFE

Revoltados com atraso, passageiros depredam ônibus no TI do Barro

A Polícia Militar foi acionada e negociou com a população o fim da mobilização, que durou cerca de 40 minutos

Publicado em 05/05/2014, às 10h03

Orkut

Do JC Online

 / Foto: Kennedy Anderson/Especial para o JC

Foto: Kennedy Anderson/Especial para o JC

Passageiros da linha TI Cajueiro Seco/TI Barro (216) se revoltaram com o atraso do ônibus e fizeram protesto na manhã desta segunda-feira (5) no Terminal Integrado do Barro, na Zona Oeste do Recife. Segundo a assessoria do Consórcio Grande Recife de Transportes, a manifestação durou cerca de 40 minutos. A Polícia Militar foi acionada e negociou com a população o fim da mobilização.
O Grande Recife disse que a linha 216 pegou engarrafamento na BR-101 Sul, atrasando a sua chegada ao terminal do Barro. Quando o ônibus chegou na entrada do TI, os passageiros acionaram as travas da saída de emergência do veículo, quebrando as janelas, que ficaram dependuradas.
Foto: Kennedy Anderson/Especial para o JC
O motorista Kennedy Anderson estava no local do protesto e relatou que os passageiros chegaram a interditar a entrada de veículos no TI. "Eles paravam os ônibus do lado de fora do terminal. Nenhum veículo entrava no Barro", contou Kennedy.
Com a chegada dos policiais militares, o tumulto se acalmou. Não foram registrados maiores alterações, como feridos ou outros ônibus depredados além do veículo envolvido.
assista o vídeo:

https://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=-keRqa7kV0A

Comentários

Por tiago,05/05/2014

Infelizmente isso é muito comum nas linhas da Viação Vera Cruz, ônibus velhos caindo aos pedaços, inclusive na linha UR 11 Barro, recentemente adquirida pela empresa devido a retirada da Viação Santa Cruz,no dia de hoje por volta das 5:40 minutos o ônibus com defeito ( sem freios e já abarrotado) chega a esse terminal precariamente. Todos os dias dias após a retirada das carrancas da Santa Cruz, os usuários são obrigados a se servirem dessa carroças com arranque a manivela brasa e fumaça além de goteiras e pingueiras em dia de chuva. Fora os intervalos de 12 minutos a 17 minutos pela manhã, enquanto que a outra empresa( Santa Cruz) o intervalo não chegava a 3 minutos nos horários de maior pico. Um tremendo absurdo... Será que a Grande Recife não vai tomar providências, ônibus quebrando todos os dias nessa famigerada linha da Viação Vera Cruz?

Por Silva,05/05/2014

Sou contra a violência, Isso que aconteceu é que a população não aguenta as desculpas do gestores do transporte público........em todos os bairros já está insuportavel a espera pela condução e quando se liga é desculpa que não aguentamos mais....antes do transito caotico era que tinha carro quebrado.... Vocês já observaram que a Empresa nunca tem culpa? è o culpado somos nós que precisamos do transporet público que de melhor não tem nada mesmo....por isso quem tem condições compra uma carro para não depender do ônibus e nem ir para uma Integração que foi a puior coisa que o GOVERNO DEU DE PRESENTE AO POVO. ATÉ HOJE NINGUÉM AGUENTA A ESPERA TANTO NOS PONTOS COMO NA INTEGRAÇÃO..............ESTAMOS SENDO PREJUDICADOS ATÉ AGORA MELHORAS PARA QUEM ??????? CONHEÇO PESSOAS QUE ESTÃO DESISTINDO DE SAIR DE CASA POR CAUSA DA DIFICULDADE EM LOCOMOVER-SE....... TENHO MEDO DESTAS REAÇÕES POIS PAGAMOS UM PREÇO MUITO ALTO PELA IMCOMPETENCIA DOS GESTORES............ É ISSO

Por Monica,05/05/2014

Concordo com o comentário Por Bando de Idiotas. É isso aí protestar do jeito certo, não com violencia e quebra-quebra.Vamos fazer o dia D,ninguém vai trabalhar e ai quando nada com nada fi=uncionar vão mudar tudo pode apostar.O povo deve unir-se desta forma.

Por Matheus,05/05/2014

Carrão... E vem mais linhas nesse TI

Campanha Maio Amarelo contra a violência no trânsito.

1604745_549184188523121_1035543339_n                                            O blog grande Recife Mobilidade também aderiu a campanha mudou de cor para alertar sobre a violência no trânsito brasileiro. Substituiu o azul pelo amarelo para apoiar o Movimento Maio Amarelo, instituído há quatro anos pela ONU como uma das iniciativas da Década de Ações para a Segurança no Trânsito (2011-2020). O amarelo significa advertência. Diante de um trânsito cada dia mais violento, que deixa 60 mil mortos por ano no País (números que podem ser maiores) e recebe a cada dia mais e mais automóveis, oBlog Grande Recife mobilidade Pe vestiu a camisa e se pintou de amarelo. A mudança de cor permanece durante todo o mês de maio e pretende, assim, provocar uma reflexão sobre o que somos e como agimos no trânsito. Não só ao volante, mas também como pedestre e ciclista. Participe você também. O Movimento Maio Amarelo não pertence a um, mas a todos. Não é do setor público nem do privado. Todos, sem exceção, podem e devem participar. Basta vestir, pintar, representar e usar o amarelo onde e da forma que for mais interessante. Em Pernambuco, o movimento é coordenado pelo Detran-PE e está sendo chamado de Pernambuco Amarelo.
ps: texto retirado do blog De Olho no Trânsito autoria: Roberta Soares.

assista os vídeos relacionados a campanha:


Empresas de ônibus do Recife estará diminuindo a frota pra não trabalhar no vermelho?

A volta dos ônibus superlotados no Recife

quinta-feira, 1 de maio de 2014

Cerca de 2,1 milhões de habitantes, esse é o número de usuários transportados todos os dias na Região Metropolitana do Recife segundo o GRCT, mas algo está acontecendo nos últimos meses, pois a sensação é que os ônibus estão sumindo.

Só quem usa o transporte coletivo que pode perceber na realidade que andar de ônibus ultimamente na Região Metropolitana do Recife está ficando pior a cada dia que passa, pois além do desconforto, falta de pontualidade e segurança, é notável vermos novamente ônibus e terminais superlotados deixando a sensação de piora para os usuários.
É como se pudéssemos voltar ao passado, pois é fácil vermos ônibus circulando com passageiros em cima do motor na qual não cabe mais ninguém, expremidos nas portas ou com as portas abertas, deixando outros usuários prejudicados nas paradas.

Muitos usuários também reclamam dos terminais integrados, pois toda semana a relatos de mini protestos dos passageiros que reclamam da demora e superlotação.

Agente trabalha o dia inteiro e fica numa parada escura e cheia dessas, porque não passa ônibus, e quando vem, passa cheio demais relata Josenilda Silva, moradora de Camaragibe.

O sistema não paga
Um dos fatores que pesam na falta de ônibus é o déficit que as empresas estão tendo com a política tarifária do governo, pois informações extra-oficiais relatam que as mesmas estão tendo sérios prejuízos financeiros, ou seja, estão operando no vermelho.

Isto também tem a ver com muitas pesquisas já realizadas na qual não somente o preço é atrativo para um transporte coletivo, pois o principal fator que os usuários relatam é a eficiência e a qualidade, pois melhor seria pagar um valor a mais e ter qualidade e quantidade, sinal que ter uma tarifa barata não atende aos anseios da maioria dos usuários que pagando R$ 2,15, sofrem com a superlotação dentro dos ônibus e terminais, ou seja, esses mesmos R$ 2,15 acabam se tornando caro demais para o sistema hiperlotado que se encontra hoje.

Informações: Blog Meu Transporte


domingo, 4 de maio de 2014

TI Santa Luzia será entregue em maio após 4 anos em obras

 // TI Santa Luzia


Imagem: TV Jornal
O Terminal Integrado (TI) Santa Luzia, no bairro da Estância, na Zona Oeste do Recife, já deveria estar beneficiando 14 mil passageiros do transporte coletivo desde janeiro de 2012, mas as obras extrapolaram dois prazos e ainda estão em andamento. De acordo com usuários, os serviços estavam parados e eles têm que conviver com o improvisos das paradas de ônibus e do acesso à estação do metrô.

De acordo com moradores do entorno, o cenário de obras e os incômodos causados por elas existem há cerca de quatro anos. Em nota, a Secretaria Estadual das Cidades disse que o andamento das obras do TI Santa Luzia foi prejudicado por causa do atraso dos fornecedores na entrega dos materiais. A obra já foi retomada, está em fase de acabamento e tem previsão de conclusão no mês de maio. O terminal vai operar com oito linhas de ônibus.
ASSISTA VÍDEO
http://zip.net/bpm3YS

quinta-feira, 1 de maio de 2014

Denominado de novo esquema,esta mas pra nova incompetência da secretária das cidades do Governo do estado Pe.

Novo esquema de operação dos BRTs para a Copa do Mundo no Recife

Publicado em 30/04/2014, Às 21:00

BRT pernambucano se chamará Via Livre. Fotos: Hélia Scheppa/JC Imagem
BRT pernambucano se chamará Via Livre. Fotos: Hélia Scheppa/JC Imagem

Nem duas, nem três estações. Agora, a previsão do governo do Estado é que o sistema Bus Rapid Transit (BRT) pernambucano entre em operação para a Copa do Mundo com cinco estações novas, três improvisadas na Avenida Conde da Boa Vista, e um terminal integrado, o TI da PE-15, em Olinda. Talvez, mais uma estação na Avenida Caxangá, na altura do Bairro do Cordeiro. Outra novidade: em dia de competição, o serviço BRT será exclusivo para quem for assistir aos jogos na Arena Pernambuco, com ingresso em mãos. Esse é o planejamento atual de operação que a Secretaria das Cidades está trabalhando para ter início no dia 7 de junho, a sete dias do primeiro jogo da Copa no Recife e a cinco dias do início do mundial. Os corredores Leste-Oeste e Norte-Sul, entretanto, só estarão funcionando plenamente, com todas as 45 estações, os três TIs construídos (Abreu e Lima, III e IV Perimetral), os elevados e o Túnel da Abolição (Zona Oeste do Recife), no fim do ano.

Essas são as previsões apresentadas pelo novo secretário estadual das Cidades, Evandro Avelar, que garantiu que o atendimento ao torcedor que estiver no Recife para assistir aos jogos da Copa do Mundo e quiser chegar à Arena da Copa de BRT será feito com eficiência. A expectativa é de que 6 mil pessoas optem pelo sistema de ônibus para chegar à Arena durante os cinco jogos da competição realizados em Pernambuco, segundo estimativa da Secretaria da Copa (Secopa).
O Corredor Leste-Oeste, o mais importante para o mundial, irá operar, a partir do dia 7 de junho, com as estações Guararapes e Derby (novas, com embarque em nível e pagamento antecipado da tarifa) e as três provisórias da Avenida Conde da Boa Vista (que terão pagamento antecipado, mas não terão embarque no mesmo nível dos BRTs nem serão refrigeradas). As estações novas terão ar-condicionado, mas ainda sem o sistema de informação ao usuário, que indica o horário dos coletivos em tempo real.
Já o Corredor Norte-Sul, menos importante para a demanda de passageiros interessados em chegar à Arena da Copa, mas mesmo assim com um papel fundamental na alimentação do metrô e do Corredor Leste-Oeste, entrará em operação com três estações novas: Tacaruna, 13 de Maio e Riachuelo. A operação do Norte-Sul começará no TI da PE-15, em Olinda, passará pela estação Guararapes e chegará à estação Recife do metrô. “O ideal, sem dúvida, era que estivéssemos operando com mais estações. Entendemos a cobrança da população e ela é correta. Mas é preciso considerar o montante de investimentos que está sendo feito na mobilidade do Grande Recife. Estamos falando de R$ 1,5 bilhão em projetos pensados para a Copa do Mundo, sem dúvida, mas que ficarão para a população”, lembrou Evandro Avelar.
O secretário explica o motivo de a operação nos dias de jogo ser exclusiva para quem estiver com o  ingresso. “Os corredores já estão passando por alguns testes, os motoristas começaram a treinar nos veículos. Mas essa operação que estamos montando é apenas para a Copa. O teste do sistema começará pelo Leste-Oeste, em 17 de maio”, afirmou. O restante do sistema BRT pernambucano entrará em operação gradativamente. Evandro Avelar não quis adiantar, mas um cronograma está quase fechado para os próximos meses, à medida que as obras vão sendo finalizadas. “Nossa expectativa é que até o fim do ano tudo esteja operando integralmente, com terminais integrados, túnel e todas as estações”, prometeu o secretário.

Conheça um pouco o futuro veículo BRT,assista o vídeo:





EMPRESAS SÃO PAULO E RODOLINDA JÁ FORA DO SISTEMA
Pelo menos duas empresas que hoje operam o transporte por ônibus na Região Metropolitana do Recife já estão fora do futuro sistema que está sendo licitado. As empresas São Paulo Ltda e Rodolinda Transporte e Turismo Ltda não passaram na primeira fase da segunda etapa da concorrência, que começou no início do ano e prevê uma nova operação para as linhas que não atenderão ao BRT (Bus Rapid Transit). Na fase de avaliação dos preços, as duas empresas deixaram de atender à exigência de documento que garante recursos para a prestação dos serviços contratados. Como o documento não foi apresentado, foram desclassificadas pela Comissão de Licitação.
A São Paulo e a Rodolinda disputavam o lote 6 juntamente com a empresa Rodoviária Caxangá S/A, única classificada. Depois de quase dez anos de discussões e ensaios, o governo de Pernambuco lançou a licitação do sistema de transporte público da Região Metropolitana do Recife, dividida em duas etapas. A primeira, que licitou os Corredores Leste-Oeste e Norte-Sul de BRT, teve o contrato assinado em novembro de 2013 e já deu início a fase de testes na primeira semana de abril. A segunda etapa da licitação passou pela avaliação de preços e no final de março foram abertos os envelopes de habilitação, que é a fase atual, onde está sendo avaliada a documentação das empresas. Não há prazo, por enquanto, para o resultado final
A segunda etapa representa um sistema avaliado em R$ 10,5 bilhões, com os corredores: José Rufino e Abdias de Carvalho, Mascarenhas de Moraes, Rosa e Silva, Rui Barbosa e Avenida Norte, Beberibe e Presidente Kennedy, Domingos Ferreira e BR-101 Cabo/Ipojuca.

Postado por Roberta Soares

quarta-feira, 30 de abril de 2014

Os viadutos e a via mangue inaugura em maio mês das noivas e como um longo tempo de espera.

Polêmicas à parte, Via Mangue já é fato



A Via Mangue já é fato. É verdade que teve sua conclusão atrasada em mais de um ano e meio, que gerou polêmica por representar um alto investimento – atualmente de R$ 433 milhões – para o transporte individual e que destruiu quilômetros de mangue quando se deveria preservá-lo. Mas é verdade também que o corredor viário pensado e discutido há mais de dez anos como solução ao trânsito sufocante da Zona Sul do Recife está em vias de tornar-se realidade. Por isso, já é propriedade da cidade, não só dos recifenses, mas de toda a Região Metropolitana. Impossível ignorá-la. Se ficará pronta em 31 de maio, a tempo da Copa do Mundo, como garante com veemência a Prefeitura do Recife, ou se atrasará mais alguns dias, a essa altura, pouco importa. O Blog De Olho no Trânsito percorreu toda a obra e constatou que o corredor está quase concluído. Falta pouco, muito pouco.
Se os cinco quilômetros da Via Mangue – dois deles de vias propriamente ditas – vão resolver ou ao menos amenizar o tráfego pesado da Zona Sul por alguns anos, desafogando ruas completamente saturadas do Pina e de Boa Viagem, como as Avenidas Herculano Bandeira, Domingos Ferreira, Conselheiro Aguiar e Antônio de Góis, é impossível garantir. Mas olhando para a via, desapegado das intrigas políticas e do que ficou para trás, é indiscutível que será uma obra que ajudará na mobilidade das pessoas. Não terá faixa ou corredor para ônibus – até porque nunca foram previstos no projeto – mas terá ciclovia bidirecional (de fato segregada do tráfego de veículos), com 2,5 metros, e um passeio público de três metros. Quem hoje leva, quase sempre, mais de uma hora para sair, por exemplo, do Centro do Recife e chegar no fim do bairro de Boa Viagem ou em Piedade, em Jaboatão dos Guararapes, sentirá os benefícios.

Fotos: Bobby Fabisak/JC Imagem
Fotos: Bobby Fabisak/JC Imagem
A Via Mangue tem duas pistas e a proposta de ser expressa, sem semáforos ou interferências. A pista Oeste (próxima ao mangue) terá duas faixas, enquanto a pista Leste (próxima ao mar) contará com três – duas de tráfego e uma para aceleração e desaceleração dos veículos que entrarem na via pelos oito ou 13 acessos previstos inicialmente. O gradil verde, com quase dois metros, separa as pistas da via e o corredor do mangue e da área urbanizada de Boa Viagem. Além dos acessos, a via terá dois retornos, localizados a 800 metros um do outro, que permitirão sair de uma pista para a outra.
“Está tudo certo e dia 31 de maio nós entregamos a Via Mangue completa, funcionando totalmente. Essa é a nossa meta. Ela está quase pronta. Pelo relatório do dia 15 de abril último, estava com 96,5% concluída nas cinco frentes de trabalho que criamos. Pegamos essa obra com 38% e, em 17 meses, estamos finalizando. A Via Mangue começou a ser construída em abril de 2011. Ou seja, fizemos mais da metade dos trabalhos em metade do tempo”, argumenta o diretor de engenharia da Empresa de Urbanização do Recife (URB), Vicente Perrusi. Os viadutos que ligam a Via Mangue às marginais dos Canais de Setúbal e Jordão, sobre a Avenida Antônio Falcão, estão prontos e até com a sinalização horizontal, faltando apenas finalizar a interligação dos elevados com a via elevada. Esta, está praticamente pronta, já com os gradis em toda sua extensão e a iluminação instalada.

ViaMangue6
GARGALOS, ENTRETANTO, PERMANECEM SEM SOLUÇÃO
As lacunas de projeto deixadas na Via Mangue permanecerão. A principal delas, o gargalo de tráfego existente na confluência do túnel construído sob a Avenida Herculano Bandeira, no Pina, desde a execução da primeira etapa do corredor, em 2009, não terá uma solução definitiva para o início da circulação, programada para o dia 31 de maio. A Prefeitura do Recife planeja apenas paliativos.
A característica da via que vai, mas não volta – numa referência ao fato de que os veículos que estiverem trafegando no sentido subúrbio-cidade enfrentarão retenções no túnel para acessar a Avenida Antônio de Góis, no Pina – continuará. “As soluções para aquele ponto seriam o prolongamento do túnel sob a Antônio de Góis ou a construção de um elevado nessa mesma via, mas são grandes obras que não estão previstas para agora. Até porque não temos tempo. Vamos encontrar soluções de engenharia de tráfego, que melhorem a circulação na área, facilitando o acesso da população”, explica o diretor de engenharia da URB, Vicente Perrusi.

ViaMangue1
O planejamento da mobilidade da Via Mangue, ou seja, como será a circulação na via, começou em setembro do ano passado e está para ser concluído até o dia 15 de maio. “Temos algumas soluções, mas elas estão sendo analisadas pelos técnicos, inclusive pelo prefeito Geraldo Júlio. Uma solução maior e definitiva só no futuro”, diz.
Leia mais na edição impressa do Jornal do Commercio desta quarta-feira (30/4)

Postado por Roberta Soares

Chuvas e acidentes graves nesta manhã de quarta e feriado chegando,esses motoristas correm muito neste corredor exclusivo.

Engavetamento entre ônibus deixa feridos na PE-15



Motorista de um dos coletivos ficou preso às ferragens. Foto: Ciro Guimarães/TV Clube
Motorista de um dos coletivos ficou preso às ferragens. Foto: Ciro Guimarães/TV Clube
O engavetamento entre três ônibus da empresa Itamaracá deixou feridos na manhã desta quarta-feira, na PE-15, em Paulista. De acordo com o Corpo de Bombeiros, um dos motoristas teria ficado preso às ferragens do veículo e outras cinco pessoas também teriam ficado feridas. 

Pelo WhatsApp, leitores do Diario de Pernambuco enviaram imagens do acidente, registrado nas imediações do 17º Batalhão de Polícia e do Cemitério de Paulista. Duas viaturas do Corpo de Bombeiros foram ao local. O Batalhão de Polícia Rodoviária  (BPRV) também foi acionado.
Mais cedo, a Companhia de Trânsito e Transportes Urbanos (CTTU) registrou outros dois acidentes na cidade.Na Avenida Mascarenhas de Morais, um veículo e um ônibus colidiram nas imediações do Terminal Integrado. Na Avenida Cruz Cabugá um carro e uma viatura do Corpo de Bombeiros também se chocaram em frente à Esposende. Ninguém ficou ferido.

terça-feira, 29 de abril de 2014

Metro do Recife e mais um capitulo lamentável de um transporte que pede socorro.

E os transtornos continuam...
Além das ruas alagadas, que nosso leitores enviaram via WhatsApp, agora há pouco o metrô de Jaboatão quebrou na estação de Afogados. Os passageiros tiveram que ir andando até o Largo da Paz em busca de um transporte alternativo.
Mais informações em instantes.
Foto: Sávio Gabriel/DP/DA Press
Foto de Diario de Pernambuco.Passageiros da estação Recife sofre também neste fim de noite,com chuva e sem metrô...

segunda-feira, 28 de abril de 2014

Relatos de revolta dos Usuários do Metrô do Recife,acompanhe alguns vistos nas redes sociais...



Serviço de primeira.....
Gostaria de “parabenizar” o metrô de Recife pelo péssimo serviço prestado aos seus usuários. São tantos que vou apenas citar alguns. Virou baderna dentro e fora das estações, os ambulantes tomaram conta de tudo, a sujeira impera nas estações, coisa que não se via antes, escadas rolantes em péssimo estado, e mais outra coisa que me chamou a atenção, cadê os trens novos? E hoje para aumentar o meu grau de “satisfação”, a linha sul parou logo após a estação Largo da Paz e nós tivemos que descer e ir caminhando até a estação Joana Bezerra. 
Foram momentos difíceis e humilhantes para nós, usuários, principalmente para as grávidas, crianças de colo, pessoas com deficiência, eu e meu marido e tantos outros sexagenários que viajavam. Nunca imaginaria em minha longa vida que iria passar por uma situação vexatória e constrangedora como essa. Agora deixo uma pergunta: É o treino para a Copa?
Postado pela usuaria:Luci Pimenta.
"TESTE PRA COPA DO MUNDO"
Foi assim que foi chamada uma palhaçada que fizeram dia 26/04/14 por volta das 16 horas com os usuários do metrô. Todos os metrôs que saiam de Recife estavam indo pra Camaragibe, os usuários que usam a linha que vai pra Jaboatão, foram orientados a ir até a estação coqueiral e la´receber orientações. Mas porquê? Bem isso não informaram, chegando lá vi pessoas com camisa escrito: Posso ajudar e Can help? logo imaginei que fosse algo relacionado à copa, só pude confirmar essa informação depois, e sinceramente, discordo dessa estratégia. Na linha SUL estavam os metrôs velhos. O metrô de Jaboatão só ia até coqueiral e voltava, agora imaginem o tumulto para pegar esse metrô. A demanda de pessoas que vão em sentido a Jaboatão é enorme, tava horrível pra transitar em coqueiral, e pra piorar fiquei sabendo por um dos orientadores que em dias de jogos na Arena vai ser assim, e que aquilo não passava de um treinamento pra copa. Ok. Treinamento pra beneficiar quem mesmo?
A população aprovou? Deu certo joga o povo que vai pra Jaboatão num plataforma e os fazer esperar e ir em latas de sardinha? Deve ter dado porque eles não estavam no metrô que ia pra Jaboatão. Pra o povo de fora vai tá tudo lindo e perfeito, mas e pra quem é daqui? como fica?
Fazem de tudo pra aumentar o uso do metrô, e ainda chama isso de melhoria, aperfeiçoamento do sistema. Isso deve ser revisto com urgência. Não sei como as pessoas reagiriam se isso fosse em um dia de semana. O sistema é pra ser melhorado e não interrompido pra privilegiar uma minoria.
Postado pelo usuário: Cleberson Soares

sábado, 26 de abril de 2014

Secretária das Cidades comandada pelo Evandro Avelar,mas perdidos do que cego em tiroteio,não sabe o que dizer e como fazer.

BRT do Recife pode ter reforço de mais três estações


Corredor Leste/Oeste - Foto - Roberto Ramos DP/D.A.Press
Corredor Leste/Oeste na Avenida Caxangá- Foto – Roberto Ramos DP/D.A.Press
Um dia depois de anunciar que apenas duas estações de BRT seriam utilizadas para o Expresso Copa, no corredor Leste/Oeste, o governo sinaliza a possibilidade de ampliar mais três estações.
Além das estações na Avenida Guararapes e Derby, já anunciadas, poderão ser incluídas outras três na Avenida Caxangá. Também está em estudo a implantação de um terceiro estacionamento remoto, dessa vez na Zona Sul, que integrará o Expresso Copa, levando torcedores para a Arena de BRT. Estão sendo avaliados os estacionamentos dos shoppings Recife e RioMar.
De acordo com a Secretaria das Cidades, a ampliação da demanda no corredor Leste/Oeste, de 6 mil passageiros ao dia, dependerá do que for definido pela Secretaria da Copa. “Nós recebemos uma demanda de seis mil pessoas para transportar para a Arena, mas se houver necessidade de ampliar essa demanda, nós temos todas as condições”, afirmou o secretário das Cidades, Evandro Avelar.
Demanda é o que não falta, segundo o secretário da Copa, Ricardo Leitão. “Nós temos demanda, desde que haja ônibus suficiente do BRT”, ressaltou.O Sindicato das Empresas de Transporte Urbano de Passageiros (Urbana-PE) garante que até a Copa serão disponibilizados cem ônibus para o Leste/Oeste e 125 para o Norte/Sul. Até maio, no entanto, só 14 ônibus estarão disponíveis para os testes com o público, que tem data marcada para 17 daquele mês.
O teste será feito entre o Terminal de Camaragibe e a estação do Derby. Das 28 estações do corredor, 13 estão com as obras ainda no piso e outras 15 praticamente prontas. “Vamos pedir prioridade à Secretaria das Cidades para as estações que serão usadas no Expresso Copa”, revelou Ricardo Leitão.
Dentro da estimativa de 54 mil pessoas a serem transportadas nos dias de jogo, sendo 44 mil torcedores e 10 mil trabalhadores, há pelo menos 7,8 mil pessoas ainda não incluidas nos modais apresentados no plano de mobilidade da Copa. “Essa diferença pode ser incluída no estacionamento da Zona Sul”, destacou Leitão.

Metrô do Recife uma verdadeira sucata,e os novos não dá conta é apenas 14 pois 1 deles foi canibalizado, pra se retirar as peças de reposição.

galeria de fotos :jailson silva

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Metrô quebra e passageiros precisam andar nos trilhos até Joana BezerraVagão parou por volta das 10h, entre as estações Largo da Paz e Joana Bezerra

Publicação: 26/04/2014 10:28 Atualização: 26/04/2014 15:26

Foto: WhatsApp/DP
Foto: WhatsApp/DP
Um problema no sistema elétrico do metrô fez com que usuários tivessem de andar pelos trilhos da linha azul (que liga Cajueiro Seco ao centro do Recife) na manhã deste sábado, por volta das 10h. Vários leitores entraram em contato com a redação através do WhatsApp do Diario.

De acordo com Aline Michele, que estava indo para o trabalho, o ar-condicionado do vagão estava sem funcionar desde Cajueiro Seco, no Cabo. “Disseram que o metrô estava com problema na eletricidade. Por isso, o ar-condicionado estava desligado. Em todas as estações, era dado o mesmo aviso, para o pessoal que estava subindo”, conta Aline.

Foto: WhatsApp/DP
Foto: WhatsApp/DP
O vagão parou entre as estações Largo da Paz e Joana Bezerra, por volta das 10h. Durante cerca de 15 minutos, o veículo ficou parado, para que técnicos verificassem as origens do problema e tentassem solucioná-lo. Por volta das 10h25, de acordo com a usuária, o condutor autorizou a saída dos passageiros.

“Ele disse que quem conseguisse descer, poderia, porque não iria voltar a funcionar logo. Muitos idosos ficaram lá, porque é muito algo. A altura é superior à de um homem. Eu mesma desci com a ajuda de duas pessoas”, conta Aline.

Os passageiros caminharam até a estação Joana Bezerra, na Imbiribeira. De acordo com a assessoria de imprensa do Metrorec, o trem perdeu velocidade, por isso foi rebocado, mas o problema não estava relacionado à falta de energia. Ele informou que o veículo ficou parado por volta de 15 minutos, mas foi rebocado em seguida.

sexta-feira, 25 de abril de 2014

Curto-circuito seguido de incêndio e protesto causa tumulto em Terminal Integrado

TI BARRO NOVO E ACABADO ENTREGUE A SORTE.

Passageiros que utilizam o TI enfrentaram mais uma volta para casa tumultuada


Reprodução/Facebook
Terminal do Barro ficou às escuras nesta quinta-feira
Passageiros que utilizam o Terminal Integrado do Barro enfrentaram, nesta quinta-feira, mais uma volta para casa tumultuada. Como se já não bastasse os transtornos diários provocados pelo trânsito e ônibus lotados, os usuários precisaram de muita paciência para aguardar os coletivos, que por alguns minutos foram impedidos de entrar e sair do TI por conta de um protesto. Paralelo ao ato, um pequeno incêndio foi registrado no interior do terminal, o que causou a interrupção do fornecimento da energia no local.
Devido aos dois incidentes, ocorridos por volta das 18h - horário de grande movimentação no terminal -, um princípio de tumulto foi registrado. Segundo a assessoria do Grande Recife, responsável pela administração do TI, o Corpo de Bombeiros foi acionado por conta da fumaça que pairou no local. De acordo com o Consórcio, o incêndio foi provocado por um curto-circuito iniciado em uma das salas da administração. Por conta do incidente, o fornecimento de energia precisou ser interrompido.
Em um pequeno intervalo, usuários realizaram um protesto por conta da demora de uma linha que circula pela BR-101. De acordo com o Grande Recife, alguns passageiros bloquearam a entrada e saída veículos, causando ainda mais transtornos para quem não tinha nada a ver com o problema. Por conta do ato, os coletivos que demoravam a chegar tiveram ainda mais dificuldades para acessar o terminal. Segundo informações do Consórcio, os próprios usuários desbloquearam o acesso minutos depois.
O Grande Recife informou ainda que o fornecimento de energia no TI do Barro já foi restabelecido.

Brt de Pernambuco e sua Mobilidade... e seus incompetentes senhores da secretária das cidades. ( Fiasco).



BRT do Recife só terá 2 estações funcionando na Copa

Obras das estações provisórias do BRT em Camaragibe Foto - Teresa Maia DP D.A.Press
Obras das estações provisórias do BRT em Camaragibe Foto – Teresa Maia DP D.A.Press
O modelo de operação de transporte para a Arena Pernambuco nos jogos da Copa do Mundo já foi definido. O corredor Leste/Oeste do BRT, principal obra da matriz da Copa, não terá o desempenho que se previa inicialmente. Com capacidade estimada em 126 mil passageiros por dia, depois de pronto, só deverá transportar seis mil pessoas para a Arena em cada um dos cinco jogos.
A principal razão é que das 28 estações do corredor, sendo 16 no padrão BRT e 12 provisórias, apenas duas serão usadas. O atraso na conclusão de estações e de terminais, principalmente em Camaragibe, são as maiores causas. O Grande Recife Consórcio de Transporte Metropolitano escolheu as estações da Avenida Guararapes e do Derby como ponto de partida para a Arena, por serem estações duplas e localizadas em áreas de grande fluxo.
Do Derby, os ônibus farão viagem expressa. Uma terceira estação, nas imediações do Parque de Exposição do Cordeiro, poderá fazer parte da operação, mas ainda está em estudo. A Secretaria das Cidades e a própria Secretaria da Copa (Secopa), estimam uma média de 54 mil pessoas nos dias de jogos, sendo 44 mil para a Arena e cerca de 10 mil para outros destinos. A secretária-executiva de gestão da Secretaria das Cidades, Ana Suassuna, tentou amenizar o atraso da obra. “O expresso do BRT é uma boa alternativa, uma vez que vai possibilitar um transporte mais rápido.”
O público restante terá que recorrer principalmente ao metrô,  que deverá transportar até 18 mil pessoas. Na distribuição dos modais, o sistema que permite aos motoristas deixar seu carro no estacionamento e seguir de ônibus para o estádio será repetido. É o caso do estacionamento do Parqtel, que já funcionou na Copa das Confederações. A previsão é que 10 mil pessoas sejam atendidas somente neste estacionamento, quatro mil a mais do que o BRT transportará.
Frustração
Entre o que se apostava no corredor e o que efetivamente será implantado até a Copa há uma longa distância. Para o presidente da Associação Nacional de Transporte Urbano (NTU), Otávio Cunha, há uma sensação de frustração, mas não só no Recife. Segundo ele, com exceção de Belo Horizonte, todas as cidades-sede que optaram pelo sistema não cumpriram o cronograma. “Havia um prazo razoável de implantação do projeto”, disse Cunha. “Se perdeu um tempo precioso com as desapropriações”, acrescentou. Segundo ele, no caso do Recife não há como avaliar o funcionamento do sistema. “Duas estações e seis mil pessoas é mesmo que nada.”
Caso tivesse ficado pronto com todos os terminais funcionando, o Leste/Oeste teria capacidade de transportar até duas vezes o público estimado para a Arena. “Mais uma vez o metrô será sobrecarregado”, lamentou César Cavalcanti, coordenador regional da Associação Nacional de Transporte Público (ANTP).
Sobrecarga à vista no metrô
Estação Cosme e Damião - Foto - Teresa Maia DP/D.A.Press
Estação Cosme e Damião nos jogos da Copa das Conderações- Foto – Teresa Maia DP/D.A.Press
A estação Cosme e Damião será mais uma vez testada. Só que agora na Copa do Mundo. Sem ter sido projetada para as missões que têm recebido desde a Copa das Confederações, ela mais uma vez estará só. A estação do Terminal Integrado de Camaragibe, que iria dividir a parcela do público do metrô e do Corredor Leste/Oeste não estará operando na Copa.
As obras de expansão do terminal sequer começaram. Além disso, o ramal da Copa que deveria sair do terminal de Camaragibe até a Arena, ainda está em terraplanagem a menos de 50 dias do mundial.
Mesmo assim, ele será utilizado segundo o presidente do Grande Recife Consórcio de Transporte Metropolitano, Nélson Menezes. “Será construída uma faixa para o ônibus por sentido até a Copa”, revelou.
De acordo com o Grande Recife Consórcio, serão disponibilizados cinco ônibus a cada três minutos da estação Cosme Damião para a Arena Pernambuco. O metrô fará uma viagem a cada seis minutos.
Na Copa das Confederações houve congestionamento de metrô. As composições fizeram fila na linha, enquanto o público se espremia na plataforma à espera do transporte. “Mesmo com as mudanças, vai haver sobrecarga na estação Cosme e Damião”, previu o especialista César Cavalcanti.
A estação do TIP receberá o público vindo do interior. “Os torcedores poderão usar a linha já existente – Parque/Capibaribe -, que tem parada em frente à Arena, na rodovia BR-408”, explicou a secretária-executiva de gestão da Secretaria das Cidades, Ana Suassuna.