sexta-feira, 18 de setembro de 2015

OBRAS ABANDONADAS - Seis estações do corredor Leste/Oeste sem previsão de entrega




No corredor Norte/Sul, a Estação Complexo do Salgadinho, que está pronta, ainda necessita de conclusão do sistema viário do entorno


No corredor Leste/Leste, o primeiro consórcio responsável pela obra do corredor formado pela Servix e a Mendes Júnior, paralisou as obras desde janeiro deste ano, após problemas financeiros resultado do envolvimento na Operação Lava- Jato. De acordo com a Secretaria das Cidades, o governo optou por uma nova licitação e uma empresa que apresentou proposta está com os documentos sendo analisados. “Até a próxima semana, concluiremos a análise e homologaremos a licitação”, afirmou Gustavo Gurgel, secretário executivo da pasta.

No corredor Leste/Oeste, o secretário explicou que ainda estão pendentes os terminais da 3ª e 4ª perimetral, a conclusão de seis estações da Avenida Conde da Boa Vista, a Estação Benfica, além das quatro estações de Camaragibe. Toda a obra está sem previsão de entrega.
Estações da conde da boa vista, as gaiolas estão cheias de lixo e fede a mijo.

No corredor Norte/Sul, a Estação Complexo do Salgadinho, que está pronta, ainda necessita de conclusão do sistema viário do entorno. Já o terminal Abreu e Lima, ainda depende da ligação de energia e água e deum ajuste no portão de acesso. A ampliação dos terminais existentes como PE-15, Pelópidas e Igarassu não saiu do papel.

BRT - Estações depredadas em 80% e o que se ver após 01 ano de vida, é a sua degradação .

 
Vidros da estação Riachuelo, Centro do Recife, estão quebradas há seis meses – Foto Paulo Paiva DP/D.A.Press

O sistema BRT ainda nem foi totalmente implantado no estado, mas sua estrutura já amarga prejuízos da depredação e do descaso com a manutenção do bem público. Dados do Consórcio Grande Recife revelam um número preocupante: de um total de 37 estações em funcionamento nos dois corredores de transporte, 31 já apresentam algum dano, ou seja, 83,8%. A manutenção das estações em operação é de responsabilidade do consórcio. Até agora, no entanto, a empresa não investiu qualquer valor na recuperação dos danos. O pior: não há previsão para início das reformas. Algumas delas exigem licitação, como a troca de vidros quebrados.

Segundo o consórcio, as primeiras paradas passaram para os cuidados da empresa em julho do ano passado. Ao todo, 17 estações do Norte/Sul e 14 do Leste/Oeste já sofreram atos de depredação. Os registros apontam principalmente vidros quebrados, além de pichações e quebras de quadro de aviso. “90% dos vidros das estações de BRT são laminados, que não são facilmente encontrados no mercado. Os vidros vêm da região Sudeste e, como todo órgão público, a partir de valores maiores, temos que fazer um processo licitatório público para aquisição”, diz um trecho da nota enviada pela assessoria de imprensa do Grande Recife.

Enquanto isso, na Estação Riachuelo, na rua de mesmo nome, na Boa Vista, os vidros estão rachados nos dois lados da estrutura pertencente ao corredor Norte/Sul. Segundo funcionários, adolescentes em situação de rua jogaram pedras contra os vidros há cerca de seis meses. “Eu não estava aqui, mas falaram que ainda era cedo da noite quando os meninos fizeram essa bagunça”, comentou um jovem que trabalha no local.

A poucos minutos dali, outra estação do Leste/Oeste, a Tacaruna, na Avenida Cruz Cabugá, em Santo Amaro, foi danificada pela ação de um motorista de caminhão. “Por esse lado da via somente é permitida a passagem de BRT, mas os caminhões insistem em passar. Esse era muito alto e levou um pedaço do teto”, comentou uma funcionária. Do outro lado, parte do teto também já caiu, deixando buracos à mostra. O mesmo problema com o teto é verificado na Estação do Derby, que compõe o corredor Leste/Oeste.


caminhão que passou pela faixa do BRT, ainda não segregada, arrancou parte da cobertura da Estação Tacaruna – do corredor Norte/Sul.


Pichações e pó acumulado durante meses nos vidros da estação de BRT São Francisco de Assis, em Paulista, é outra prova da falta de cuidado com o espaço público. A estação ainda não foi sequer inaugurada e por isso sua manutenção ainda é de responsabilidade da Secretaria das Cidades.

Diagnóstico atual dos dois corredores de BRT
37 é o total de estações em operação nos dois corredores
31 estações já sofreram algun tipo de dano
83,8 % das estações foram danificadas em um ano de operação
R$ 2 milhões foi o custo de construção de cada estação de BRT
R$ 20 mil é o custo para manter cada estação em operação


Estação São Francisco, ainda não foi inaugurada e já se encontra pichada. Foto – Paulo paica DP/D.A.Press.


* Consórcio não fez nenhum reparo nas estações danificadas desde que assumiu a operação do sistema há um ano

O que está operando e o que ainda falta operar:

Leste/Oeste:
Hoje
15 estações em operação
3 linhas
60 mil passageiros
Futuro
27 estações
7 linhas
155 mil passageiros

Norte/Sul:
Hoje
22 estações em operação
5 linhas
50 mil passageiros
Futuro
28 estações
8 linhas
180 mil usuários

Fonte: DP http://blogs.diariodepernambuco.com.br/mobilidadeurbana/2015/09/mais-de-80-das-estacoes-de-brt-da-regiao-metropolitana-do-recife-ja-sofreram-algum-tipo-de-dano/

quinta-feira, 17 de setembro de 2015

BRT LESTE/OESTE - LINHAS DO VIA LIVRE LESTE/OESTE TERÃO ACRÉSCIMO DE FROTA E VIAGEM NA OPERAÇÃO


Os usuários do Corredor Via Livre Leste/Oeste contam, a partir desta quarta-feira (16), com mais veículos e viagens nas três linhas que circulam com BRT no corredor. A 2437 – TI Caxangá (Centro) passará a contar com mais dois veículos e 14 viagens, totalizando 11 ônibus e 120 viagens por dia. Já a linha 2450 – TI Camaragibe (Centro) terá mais um veículo acrescido à frota, o que possibilitará a redução dos intervalos entre as viagens e totalizará uma frota de 16 BRTs e 121 viagens por dia. 

Além destas, a linha 2480 – TI Camaragibe/Derby também recebeu acréscimo. Ao todo, são mais 11 viagens em sua operação, passando a circular com 18 BRTs realizando 136 viagens por dia. O aumento no serviço das linhas acontece acontecerá nos dias úteis. Atualmente, o Corredor Via Livre Leste/Oeste atende cerca de 50 mil usuários por dia. 

Para mais informações, o usuário dispõem da Central de Atendimento ao Cliente, no 0800.081.0158. 
fonte: GRCT

quarta-feira, 16 de setembro de 2015

Segurança - Metrô do Recife, recebe reforço de 60 novos seguranças a partir desta quarta-feira 16/09/15


Nos últimos nove meses, o sistema metroviária teve 104 ocorrências, contra 90 em todo o ano passado

   

Sessenta novos seguranças terceirizados começam a trabalhar em 29 estações do metrô a partir desta quarta-feira (16). A atuação, antes programada para ter início nesta terça-feira (15), foi adiada por conta da necessidade de últimos ajustes nos uniformes de alguns profissionais. De acordo com a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), com o reforço, o número de vigilantes chegará a cerca de 370 e deve suprir, em parte, as fragilidades do sistema, que, na tarde de ontem, foi cenário de mais um caso de criminalidade. Nos últimos nove meses, foram 104 ocorrências, contra 90 em todo o ano passado.
A vítima da vez foi uma passageira que teve o celular furtado na Estação Cosme e Damião, em Camaragibe, no Grande Recife. Conforme informações repassadas pelo órgão gestor, a mulher não sabe, ao certo, se foi abordada dentro ou fora de um trem que seguia em direção ao Centro da Capital. Ela foi levada para a Delegacia da Várzea, onde prestou queixa sobre o ocorrido. Também houve relatos de outro caso, desta vez, uma tentativa de assalto praticada por dois homens usando camisas da torcida organizada Inferno Coral, mas que não foram confirmados pela CBTU.

Imagens de câmeras de segurança da estação e do trem serão analisadas com o intuito de identificar os envolvidos. “O reforço de seguranças terceirizados é importante, mas é necessário que a polícia aumente o índice de prisões e combata a impunidade, até porque a violência não é só no metrô, é um problema que vem de fora”, declarou o assessor de comunicação da CBTU, Salvino Gomes.
fonte: FolhaPe

Paralisação - Após incêndio em coletivos, linhas estão suspensas na comunidade do Detran

Do JC Trânsito
Protesto é contra a prisão de um casal por tráfico de drogas / Foto: Corpo de Bombeiros/ divulgação
Protesto é contra a prisão de um casal por tráfico de drogasFoto: Corpo de Bombeiros/ divulgação
Depois de dois ônibus terem sido incendiados em menos de 24h por membros da comunidade do Detran, o Sindicato dos Rodoviários decidiu paralisar o funcionamento das linhas 422-Monsenhor Fabrício e 425 - Barbalho/Detran, nestas terça (15) e quarta-feiras (16). Juntas, as duas linhas contam com 15 veículos e atendem 11.400 pessoas diariamente.
O assessor de imprensa do sindicato,Genildo Pereira, informou que os motoristas e cobradores correm risco de morte trafegando pela área. "A falta de insegurança no local causa medo aos trabalhadores. Nenhum rodoviário que corre risco de morte é obrigado a trabalhar nessas condições. Uma pessoa da comunidade pode até incendiar um ônibus com o cobrador e o motorista dentro. Os ônibus param hoje (terça) e amanhã (quarta) até segunda ordem", falou Genildo.
CASO -  Os moradores queimaram um ônibus na Estrada do Barbalho na noite dessa segunda (14) e outro na manhã desta terça em protesto contra a prisão de um casal por tráfico de drogas. Para os manifestantes, a ação policial foi injusta.
O clima ficou tenso na comunidade, com inúmeros policiais armados. Além disso, como fios também pegaram fogo no momento em que o veículo foi incendiado, o local ficou sem fornecimento de energia até essa manhã.
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Ônibus queimados


Crédito: Foto: Ricardo Labastier/JC Imagem

Ônibus queimados


Crédito: Foto: Ricardo Labastier/JC Imagem

Ônibus queimados


Crédito: Foto: Ricardo Labastier/JC Imagem

Ônibus queimados


Crédito: Corpo de Bombeiros/ divulgação

Ônibus queimados


Crédito: Corpo de Bombeiros/ divulgação
fonte: JC Transito.

terça-feira, 15 de setembro de 2015

VANDALISMO - Moradores da comunidade do Detran voltam a queimar ônibus da Mobibrasil CRT.

Do JC Trânsito
Outro ônibus ficou completamente destruído / Foto: Claudinete Prado via Comuniq
Outro ônibus ficou completamente destruídoFoto: Claudinete Prado via Comuniq

Moradores da localidade disseram que homens entraram no veículo e mandaram os passageiros descerem. Eles estavam armados e atiraram para cima como forma de intimidação. 
Mais um ônibus da linha Barbalho (Detran) foi queimado por volta das 10h30 desta terça-feira (15) na Estrada do Barbalho, na Iputinga, Zona Oeste do Recife.
Incêndio no ônibus assustou moradores
Incêndio no ônibus assustou moradoresFoto: Luis Galvão via Comuniq
SEGUNDO CASO - Os moradores queimaram um ônibus na Estrada do Barbalho essa noite, em protesto contra a prisão de um casal por tráfico de drogas. Para os manifestantes, a ação policial foi injusta.
O clima ficou tenso na comunidade, com inúmeros policiais armados. Além disso, como fios também pegaram fogo no momento em que o veículo foi incendiado, o local ficou sem fornecimento de energia até essa manhã.
fonte: JC Transito

segunda-feira, 14 de setembro de 2015

Ônibus da CRT Mobibrasil queimado hoje no Detran

Ônibus é incendiado em protesto de moradores na Zona Oeste do Recife
Motivo do protesto seria uma ação da PM na comunidade do Detran. Coletivo foi incendiado na Estrada do Barbalho, na Iputinga.

Do G1 PE
Ônibus foi incendiado na comunidade do Detran, na Zona Oeste do Recife (Foto: Reprodução / WhatsApp)Ônibus foi incendiado na comunidade do Detran, na Zona Oeste do Recife (Foto: Reprodução / WhatsApp)
Manifestantes colocaram fogo em um ônibus que passava pela Estrada do Barbalho, no bairro da Iputinga, Zona Oeste do Recife, na noite desta segunda-feira (14). De acordo com um morador, que preferiu não se identificar, o motivo do protesto é devido a uma ação da Polícia Militar na comunidade do Detran, na tarde desta segunda, considerada violenta pela comunidade.
Ainda segundo a população, está faltando energia na área devido ao fogo. O Corpo de Bombeiros e a Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) enviaram equipes para o local. A assessoria de imprensa da PM informou, por telefone, que vai apurar o fato e que os moradores devem procurar a Corregedoria da Secretaria de Defesa Social (SDS), na Avenida Conde da Boa Vista, nº 428, para denunciar o caso.

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FUNDO DO MAR - "PRÓXIMA PARADA: RECIFE ARTIFICIAL!"

 Ambiente Mar Oceano Recife Metro Metropolitano Vagoes Carruagens Red Bird
Na costa de Slaugther Beach em Delaware, Estados Unidos, uma paisagem submarina está sendo modificada. Onde antes era um inóspito e deserto fundo de mar, está hoje um incrível recife artificial feito com vagões de metrô aposentados. O nome, Red Bird, homenageia a tradicional companhia de metrô novaiorquina, e é como se chama o projeto que transformou a região.
O Departamento de Recursos Naturais e Controle Ambiental é o responsável pelo programa criado há alguns anos e que conseguiu superpovoar o fundo do mar com peixes e diversas outras espécies marinhas, graças à utilização dos vagões. Segundo Jeff Tinsman, encarregado pelo programa: "um verdadeiro condomínio de luxo foi criado para os peixes". São 666 antigos carros que hoje repousam no fundo, garantindo o desenvolvimento, não só da vida subaquática, mas também da pesca e viagens de mergulho. Acontecem mais de 10.000 passeios anuais em busca de diversão, peixes e boas imagens.
Com o sucesso, anteriormente questionado, Delaware agora enfrenta um novo problema: a falta de vagões. É que outras cidades se interessaram pelo projeto e disputam cada vagão disponibilizado. O fato é que quando uma idéia é boa e ajuda o planeta, nada mais interessante que seja copiada e replicada. O mais incrível, é que quando se vê as grandes barcaças com enormes guindastes empurrando para a última viagem vagões que transportaram milhares de pessoas, têm-se uma impressão ruim. Mas muito pelo contrário, o metrô agora ajuda um novo tipo de passageiro.

FONTE:OBIVIUS
© obvious: http://obviousmag.org/archives/2008/04/proxima_parada.html#ixzz3ljmk502w 
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 Ambiente Mar Oceano Recife Metro Metropolitano Vagoes Carruagens Red Bird

Segurança - O povo clamou e implorou e parece que a CBTU escutou.


O Metrô do Recife vai receber, a partir da próxima terça-feira (15), um reforço na segurança do sistema. Ao todo, 60 seguranças terceirizados vão começar a trabalhar, atuando nas 29 estações do metrô, de acordo com a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU).

As estações vêm enfrentando problemas de segurança nos últimos meses. Uma loja de doces foi assaltada no dia 9 de setembro. Na quarta-feira (9), três homens pularam a catraca da Estação Werneck e furtaram o celular de uma passageira. No dia 31 de agosto, duas pessoas morreram após uma investida criminosa dentro de um vagão em Afogados. Um assalto foi registrado na linha Cajueiro Seco, no dia 26 de agosto. Outros dois assaltos na mesma linha foram registrados no dia 24 e no dia 20 de agosto.

Ainda segundo a CBTU, a presidência da companhia, que fica no Rio de Janeiro, também tem projetos para melhorar a segurança. "Existe a pressão da presidência, junto ao Ministério das Cidades, para a contratação de 150 concursados da segurança para que eles se juntem ao nosso efetivo", comentou o assessor de comunicação da CBTU no Recife, Salvino Gomes.

Na quinta-feira (10), a CBTU também se reuniu com a Secretaria de Defesa Social (SDS), para articular ações de segurança, segundo a assessoria do metrô. Salvino Gomes afirmou que o encontro discutiu uma forma de fazer com que as imagens cheguem mais rápido à polícia, para que os suspeitos sejam presos.

Mesmo com o reforço, a companhia informou que, por enquanto, os caixas eletrônicos não devem ser reativados. "A gente tem que primeiro preservar a integridade dos nossos funcionários e também dos passageiros. Foram ações violentas, com uso de explosivos, o que poderia colocar em risco a circulação do metrô", afirmou Gomes.

Informações: G1 PE

Governo do Rio estuda construção de nove linhas de BRT em Niterói e Baixada


fonte: Meu Transporte com Clayton Leal.

Empresários que administram linhas de ônibus vão apresentar ao Governo do Estado um projeto de construção de nove corredores de BRT na Região Metropolitana do Rio, como mostrou o RJTV, nesta quarta-feira (9). Quatro deles em Niterói e São Gonçalo, um na Ponte Rio-Niterói e quatro na Baixada Fluminense.

Os projetos foram apresentados durante um congresso internacional de transportes, realizado no Rio. Representantes de cidades como Londres e Paris mostraram como o problema da mobilidade urbana foi tratado em cada local.

No projeto para o Rio, em Niterói e São Gonçalo, os três corredores farão as ligações entre BR-101 e terminal de Manilha; terminal Araribóia e terminal Alcântara; e Triboró e Maricá.
Já na Baixada, os BRTs ficarão na Via Light e Via Dutra. O terceiro vai ligar Belford Roxo a Duque de Caxias. O quarto vai ligar a Baixada até Petrópolis.

“O estado está estudando os projetos. Entende que o BRT pode ser uma opção. Uma opção interessante. Porém no leste metropolitano a prioridade é BRT com a Linha 3 do metrô e na Baixada Fluminense. O BRT conectando os trens e os BRTs do município do Rio de Janeiro”, explicou Carlos Roberto Osório, secretário estadual de transportes.

Especialistas, no entanto, alertam que o BRT traz apenas um alívio imediato.
“Pelas características da demanda, os estudos mostram que o metrô é a melhor alternativa. O BRT pode até entender em parte por pouco tempo esta demanda. Mas ele não é permanente ele em breve tempo irá se esgotar”, explicou o professor Rojas, da UERJ.

Informações: G1 RJ

Está em Brasília ou tem viagem programada para a capital federal? Vale a pena conhecer a Biblioteca do Transporte!

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Um passeio imperdível para quem adora o mundo dos transportes. Assim é a Biblioteca do Transporte, que funciona desde 2008 em Brasília. O local não poderia ser mais propício, pois a biblioteca fica dentro da sede da CNT (Confederação Nacional do Transporte), em um espaço de, aproximadamente, 500 m2.
O acervo conta com mais de três mil itens, entre livros, teses, obras raras e de referência. Por lá, também é possível usar internet sem fio e toda a infraestrutura necessária a pesquisas e leituras. Existem 18 cabines individuais de estudo e três salas com sistema de áudio e vídeo para conferências.
Na sala de multimeios, os visitantes podem assistir a DVDs em TVs individuais, aproveitando o conforto das poltronas com suporte para notebooks. A biblioteca conta, ainda, com uma área de exposições de obras importantes para o setor.
Funciona de segunda a sexta-feira, das 8h15 às 11h, e das 12h30 às 18h15. Mais informações podem ser obtidas por meio do telefone 61 3315-7293.

Mobilidade - Saiba o que mudou em São Paulo após a implantação das faixas exclusivas de ônibus

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Você sabia que as faixas dedicadas exclusivamente aos ônibus aumentaram a velocidade dos coletivos, aumentando também a economia do tempo dos usuários em viagens? De acordo com estudos realizados pela CET – Companhia de Engenharia de Tráfego, nos últimos meses, a velocidade média desses veículos cresceu 68%. Segundo a SPTrans, mais de 2,3 milhões de passageiros são beneficiados diariamente pela mudança.
Isso tudo colabora para que, pela primeira vez, quem anda de ônibus ou metrô chegue mais rápido ao destino do que quem opta por veículos individuais. Enquanto quem anda exclusivamente de carro gasta diariamente 2h53 no trânsito, quem anda apenas de ônibus leva 2h46 para se deslocar, de acordo com uma pesquisa feita pelo Ibope, a pedido da Rede Nossa São Paulo.
Um outro reflexo da rapidez dos coletivos talvez seja o fato de que quase a metade dos paulistanos ouvidos pelo Ibope (43%) são a favor da ampliação do rodízio para dois dias e 71% estão dispostos a usar o transporte público todos os dias se houver boas alternativas.
Outra boa novidade é que, com a rapidez das viagens, algumas pessoas elegeram o ônibus como meio de transporte, desistindo do carro. Ainda de acordo com a SPTrans, os ônibus municipais registraram 2,9 bilhões de passageiros em 2013, ano em que aumentou a implantação das faixas exclusivas, seis milhões a mais do que em 2012.
Aqui em Recife esta longe, de acontecer algo com a mesma qualidade e velocidade, que hoje acontece no sudeste do Brasil.

Mobilidade - Os apps que mostram onde está o seu ônibus

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Foi-se o tempo em que ficávamos no ponto sem poder saber quanto tempo o ônibus iria demorar para passar. Graças à tecnologia, já existem bons aplicativos que ajudam a prever o tempo de espera, ajudando a planejar melhor o dia a dia. Alguns deles têm dados sobre linhas em várias cidades do Brasil e mostram a localização dos ônibus em tempo real, além dos pontos, itinerários, problemas no trajeto, entre outras informações. Conheça alguns:
Moovit: contém dados sobre ônibus, metrô, trem e até embarcações. Mostra horários e itinerários e permite comparar trajetos a partir de informações em tempo real. Traz, ainda, mapas fáceis para quem precisa fazer uma parte do trajeto a pé. Emite alertas sobre atrasos, greves e paralisações e funciona em vários pontos do Brasil. O download está disponível para Android, iOS e Windows Phone.
CittaMobi: mostra a previsão de chegada dos ônibus em tempo real e permite consultar os pontos mais próximos, itinerários e veículos adaptados para cadeirantes. No entanto, funciona em poucas cidades brasileiras, nem todas capitais. Entre elas estão Colatina, Juiz de Fora, Maceió, Recife, Rio Branco, Rio Grande, Santa Rita, Volta Redonda, Diadema, São Caetano do Sul e Santo André. O download está disponível para Android e iOS.
Cadê o Ônibus? Este é específico para quem vive ou está na cidade de São Paulo. Bem completo, traz dados sobre a localização de ônibus municipais e intermunicipais em tempo real, além do itinerário completo, com horários de partida e os pontos mais próximos. Também gera alertas sobre o trânsito e notícias da SPTrans, do Metrô e da CPTM. O download está disponível para Android, iOS e Windows Phone.
Fonte: Canaltech

Mobilidade e Articulados a solução da superlotação, São Paulo olhando pro cidadãos.

Os corredores da capital vão ser exclusivos dos ônibus articulados

A ideia é que com essa nova estrutura, os veículos menores abram espaço para os ônibus articulados e superarticulados, que têm uma maior capacidade e melhor desempenho.
Para isso, neste mês, a prefeitura já vai colocar em operação 100 ônibus desse porte, aumentando consideravelmente o fluxo e, teoricamente, diminuindo o tempo de viagem.
Pelo fato desses veículos serem muito grandes, circulam preferencialmente em linha reta, desta forma, as baldeações aumentarão – já que para trafegar de uma grande avenida para ruas menores e bairros os passageiros deverão trocar de coletivo.
O objetivo da mudança é aumentar as áreas de atuação das empresas de coletivos, assim como as interligações, facilitando a vida dos passageiros.
Gostou da novidade?
Fonte: Estadão

sexta-feira, 11 de setembro de 2015

O futuro que não saiu do papel na mobilidade do Grande Recife

Cidade da Copa só ficou na maquete crédito: Arena/reprodução

Cidade da Copa só ficou na maquete
crédito: Arena/reprodução
Nem tudo o que é desenhado vira obra. Na última década, o recifense esperou e acreditou em uma nova cidade, de mais espaços de convivência e melhores condições de deslocamentos. O anúncio da capital pernambucana como subsede da Copa encheu de expectativas de novas possibilidades em infraestrutura, principalmente na área de mobilidade.
Da ilusão da implantação do monotrilho ou do Veículo Leve sob Trilho (VLT) à realidade do BRT (Transporte Rápido por Ônibus) ainda incompleto vimos a cidade do futuro em forma de maquetes e acordamos com a realidade das obras inacabadas na segunda metade da década de 2010.
Projeto dos viadutos na Agamenon foi abortado pelo estado por pressão dos moradores Crédito: Secretaria das Cidades/Divulgação
Projeto dos viadutos na Agamenon foi abortado pelo estado por pressão dos moradores Crédito: Secretaria das Cidades/Divulgação
Também sonhamos com uma nova cidade, a da Copa, idealizada nas imediações da Arena Pernambuco para estimular o desenvolvimento na Zona Oeste, mas isso só ficou na maquete. “A gente esperava que essa região seria mais valorizada com a Arena, mas as pessoas assistem aos jogos e vão embora”, relatou o mecânico Gustavo Xavier, 43, na sua oficina às margens da BR-408.
Requalificação da PE-15 não saiu do papel e não tem previsão de sair. Crédito: Secretaria das idades/reprodução
Requalificação da PE-15 não saiu do papel e não tem previsão de sair. Crédito: Secretaria das Cidades/reprodução
Não foi a primeira vez que a Zona Oeste do Recife ficou no “quase”. No fim da década de 1970, com a construção do Terminal Integrado de Passageiros (TIP), a expectativa era estimular o desenvolvimento local com a implantação de um Centro Administrativo do estado, o projeto desenhado por Oscar Niemeyer no governo de Marco Maciel não saiu do papel. “A proposta era descentralizar e estimular o desenvolvimento, mas depois Marco Maciel foi para o Senado, vice-presidência e o projeto não foi adiante. O cenário seria outro, sem dúvida”, afirmou o arquiteto e urbanista José Luiz da Mota Menezes.
Previsto para ser entregue em 2014, projeto de navegabilidade tem nova previsão em 2017 - crédito: Secretaria das Cidades/Reprodução
Previsto para ser entregue em 2014, projeto de navegabilidade tem nova previsão em 2017 – crédito: Secretaria das Cidades/Reprodução
Com a Cidade da Copa todos os olhares voltaram-se novamente para a Zona Oeste e até um condomínio de luxo se instalou nas imediações. A Cidade da Copa havia sido projetada para ser a primeira Smart City da América Latina a 19 quilômetros do Centro do Recife. A proposta era implantar um modelo de mobilidade urbana com incentivo ao transporte público e criação de faixa exclusiva para ciclistas e pedestres no entorno da Arena. Além de moradias, também prometia faculdades, bancos e hospital. Mas hoje é um grande espaço de nada no entorno da Arena.
O governo do estado acabou concentrando os esforços para viabilizar a construção da Arena e dos corredores de transporte de BRT. A Arena ficou pronta depois de consumir R$ 743 milhões na parceria público-privada. Já os corredores de BRT ainda estão com as obras inacabadas, um ano após a realização do mundial. E deixando de fora pontos previstos no projeto original como a pavimentação nova ao longo dos corredores, faixas segregadas, expansão dos terminais antigos e requalificação da PE-15.
Segundo a Secretaria das Cidades o corredor Norte/Sul será entregue até o fim do ano. O Leste/Oeste está parado e depende de nova licitação. Já a requalificação da PE-15 depende de captação de recursos.
Para o urbanista Geraldo Marinho, as obras incompletas ou modificadas provocam frustração e perda na qualidade dos espaços. “É um desastre, uma vez que o produto esperado  não se concretiza e causa frustração e descrédito do poder público”, apontou.
Uma Agamenon a ser reinventada
Avenida Agamenon Magalhães, perimetral do Recife, travada. Foto: Ricardo Fernandes DP/D.A.Press
Avenida Agamenon Magalhães, perimetral do Recife, travada. Foto: Ricardo Fernandes DP/D.A.Press
Dos espaços idealizados em maquetes, a Avenida Agamenon Magalhães é um dos que mais receberam projetos que não saíram do papel nesta última década. Em 2009, o urbanista Jaime Lerner trouxe para a cidade um desenho futurista de uma Agamenon com um elevado sobre o canal em toda sua trajetória com um espaço segregado para o transporte público.
O projeto, contratado pelo Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros (Urbana-PE), tinha como propósito a implantação do corredor Norte/Sul nos moldes do BRT. Pelo projeto de Lerner, as estações ficariam sobre o canal e sob o elevado e o ônibus não teria nenhum contato com o tráfego misto.
Dois anos depois, o governo do estado apresentou um outro projeto para o corredor Norte/Sul no trecho da Avenida Agamenon Magalhães. O elevado de Jaime Lerner ao longo do canal ficaria de fora e, no lugar dele, quatro viadutos cortando os principais cruzamentos da perimetral.
A proposta do governo era garantir velocidade para o transporte público com uma faixa exclusiva para o BRT ao lado do canal e não mais em cima. Os viadutos acabaram provocando uma forte reação da sociedade e o estado recuou e não levou o projeto adiante.
Para o corredor Norte/Sul foi desenhado um terceiro projeto. Os viadutos saíram, mas a faixa exclusiva ao lado do canal e as estações sobre o canal foram mantidas. O projeto passou a ser chamado de ramal da Agamenon. Ou seja, o corredor Norte/Sul passa pela Avenida Cruz Cabugá, que está em obras, e outro ramal passará pela Agamenon. O projeto era para ficar pronto até a Copa, ainda não saiu do papel. E não há previsão de quando o ramal será construído ou se a Agamenon receberá um quarto projeto ainda nesta década.
Segundo o secretário adjunto da Secretaria das Cidades, Gustavo Gurgel há pendências com o consórcio responsável pela obra, orçada em R$ 96 milhões. “Estão sendo revistas questões contratuais com consórcio Heleno Fonseca/Consben referente a remanescentes do início da obra e adequação ao modelo determinado pelo Tribunal de Contas da União. A empresa alega que a adequação determinada pelo TCU é anterior à assinatura do projeto”, revelou Gurgel. A Secretaria das Cidades decidiu não dar prazo de início das obras na Agamenon. “Não temos como precisar, pois se não houver acordo com a empresa teremos que refazer a licitação”. 
fonte: fórum de mobilidade e transportes.

Mobilidade - Biarticulados pra diminuir a super lotação dos BRT de Pernambuco, hoje já esta se tornando um sufoco andar neles.



Grande Recife estuda implantação de ônibus Biarticulados

quarta-feira, 9 de setembro de 2015

Apontado como uma das formas de amenizar a superlotação nos horários de pico em Recife, o ônibus biarticulado – modelo que combina duas articulações e três cabines, com capacidade até 53% maior que a de um articulado simples ainda segue distante do transporte rápido por ônibus (BRT) da cidade.

Enquanto o Rio de Janeiro já recebeu as primeiras 150 unidades para o corredor Transoeste, entre a Barra da Tijuca e o aeroporto do Galeão, O GRCT, que regula o transporte da capital pernambucana, vem estudando uma possível implementação destes ônibus em alguns corredores da região metropolitana.

A opção por corredores que não comportam o coletivo de alta capacidade é apontada por especialista como um fator que ameaça tornar o sistema de BH saturado em pouco tempo.

Estes ônibus foram implementados pela primeira vez em Curitiba em 2011 como o maior ônibus do mundo, na qual teria a capacidade de transportar até 250 passageiros por viagem e fora implantado, na qual faz parte de um sistema de linhas diretas que transitam apenas em vias exclusivas e com um número menor de paradas do que o expresso tradicional da cidade (biarticulados vermelhos). Como não param em todos os tubos e têm prioridade nos semáforos, os ônibus Ligeirão reduzem o tempo de viagem. 

Esses veiculos já foram implantados em cidades de Curitiba, Rio de Janeiro, São Paulo, Goiânia, Campinas e até em São Luís.

Ainda de acordo com o GRCT, ainda não há previsão de implantação desses ônibus na cidade do Recife.

Informações: Blog Meu Transporte