sábado, 12 de março de 2016

Acidente com vítima fatal hoje pela manhã na Presidente Kennedy envolvendo ônibus da caxangá e um motociclista, que veio a óbito.

Ônibus estavam desviando de um acidente e o imprevisível aconteceu e houve a colisão com uma moto, levando a morte seu condutor.Segundo o sindicato dos Rodoviários.
Foto cortesia Busologo Fabrício via whatsapp.


Acidente neata manhã na Agamenon Magalhães ,imprudência do motorista da borborema

Um erro do motorista da Borborema causa acidente agora a pouco na Agamenon Magalhães e graças a Deus sem vítimas.



Foto cortesia whatsapp pelo próprio motorista do Conorte e enviado por Vitao.

MANIFESTAÇÃO Sergio Moro usado como garoto propaganda do Vem Pra Rua em vídeo chamando para protesto do dia 13 Vídeo publicado na página do movimento no Facebook já conta com 244 mil visualizações

O vídeo define o juiz que atua na Operação Lava Jato como o mais temido por políticos corruptos
O vídeo define o juiz que atua na Operação Lava Jato como o mais temido por políticos corruptos
Foto: Reprodução/Vem Pra Rua
O juiz federal Sergio Moro está sendo usado como garoto propaganda do Vem Pra Rua em um vídeo chamando a população para os protestos do dia 13 de março contra a corrupção em todo o Brasil. A produção, publicada na quarta-feira (9), na página do movimento no Facebook, já conta com 244 mil visualizações e cerca de 14 mil curtidas.
O vídeo define o juiz que atua na Operação Lava Jato  como o mais temido por políticos corruptos e afirma que ele e sua equipe "estão, de verdade, mudando o Brasil". Até o momento, 308 mil pessoas confirmaram presença no evento organizado pelo Vem Pra Rua. 


Fonte: Vem pra Rua 

sexta-feira, 11 de março de 2016

MOBILIDADE
Membro do Conselho Superior de Transporte entra com ação para suspender o reajuste das tarifas de ônibusAs tarifas em questão entraram em vigor no dia 11 de janeiro de 2015

Publicado em: 11/03/2016 


O membro do Conselho Superior de Transporte Metropolitano, Márcio Morais, juntamente com os advogados Jesualdo Campos e Leonardo Pessoa ajuizaram, nesta sexta-feira, uma ação popular com pedido de liminar solicitando a suspensão do aumento de 12,932% nas tarifas de ônibus do Grande Recife, aplicado desde 11 de janeiro de 2015.

A ação tem como base um documento do Conselho Superior de Transporte Metropolitano (CSTM) sobre a Resolução 001/2015, publicado no Diário Oficial do Estado em 10 de janeiro de 2015. O documento determina, dentre outras ações, que o reajuste das tarifas implica na melhoria do transporte público e na renovação de 400 veículos da frota cadastrada no STPP/RMR. "No nosso entendimento não houve melhora. O transporte público precisa ser levado a sério" afirmou o conselheiro Márcio Morais.

O objetivo da ação é a comprovação do aumento da frota em 400 veículos, visando ainda a anulação do aumento da tarifa até o cumprimento da determinação, caso não seja comprovado. "Se as exigências da resolução não foram cumpridas, ela está sujeita a anulação. É ai que mora a ilegalidade" explicou o advogado Leonardo Pessoa.

O Grande Recife informou através de nota que a recomposição tarifária em 2015 foi realizado pelo IPCA, e não levou em conta a planilha tarifária. Segundo o CSTM, naquela ocasião, o compromisso de renovação de 400 ônibus da frota foi assumido pela Urbana/PE e, embora a renovação tenha sido de 264 ônibus ao invés dos 400 prometidos, não configuraram quebra de contrato, porque o que é estabelecido no regulamento e manual de operação é que a idade máxima da frota não pode ultrapassar 7 anos. Ou seja, não há relação direta entre o reajuste tarifário com a renovação da frota. A CSTM informou também que não pode se pronunciar a respeito da ação, pois não foram notificados obre a mesma.

As tarifas em questão entraram em vigor no dia 11 de janeiro de 2015, aumentando o anel "A"  de R$ 2,15 para o valor de R$ 2,45 e o anel "G" de R$ 1,40 para o valor de R$ 1,60, além das tarifas de ônibus de serviços especiais e opcionais

Renovação da frota de ônibus levada à Justiça Integrante do Conselho Superior de Transporte Metropolitano pede esclarecimentos ao Grande Recife

Paullo Allmeida/Arquivo Folha
Entre as justificativas para o reajuste das tarifas, esteve a promessa compra de novos ônibus
A renovação da frota de ônibus da Região Metropolitana do Recife em 2015 foi alvo de uma ação na Justiça. Um dos integrantes do Conselho Superior de Transporte Metropolitano (CSTM), o estudante de Direito Márcio Morais, acionou a Justiça, na última quinta-feira (10), pedindo esclarecimentos ao Grande Recife Consórcio de Transporte sobre o descumprimento de uma resolução estabelecida durante o reajuste nas tarifas dos coletivos em 2015.

Tal desacordo se refere à renovação da frota em 400 veículos com ar-condicionado, que, segundo o conselheiro, é um dos itens previsto na resolução 001/2015, que elevou a passagem do Anel A de R$ 2,15 para R$ 2,45.
“No entanto, a frota só foi ampliada para 268 veículos foram colocados na rua, assim descumprindo a resolução que previa o aumento da frota como uma das medidas do reajuste. Mas, o que vemos é que nada melhorou, e sim vai de mal a pior. Então vamos brigar para barrar esse reajuste”, comentou o relator da ação, que também integra a Frente de Luta pelo Transporte Público (FLTP). Procurado pela Folha, o Grande Recife informou que ainda não foi notificado da ação.
FONTE: FOLHA PE.

quinta-feira, 10 de março de 2016

MOBILiDADE Uber completa uma semana de atividades no Recife Com serviço mais confortável que a maioria dos taxistas, empresa conquista clientes e motoristas, apesar de polêmica com o poder público.

Blog Grande Recife Molibidade Pe
Adirson Tavares conta que deve conseguir triplicar a renda mensal
Adirson Tavares conta que deve conseguir triplicar a renda mensal
Foto: Ashlley Melo/JC Imagem
Com uma semana em atividade no Recife, o serviço da Uber ainda levanta muitas dúvidas dos clientes e polêmica entre usuários, motoristas, taxistas e o poder público. Enquanto isso, os profissionais cadastrados na empresa vão circulando pela capital pernambucana, atendendo clientes e faturando com as corridas. São pessoas que aproveitaram a chegada da multinacional para se cadastrar e fazer uma renda extra como motorista.
O representante comercial Adirson Tavares tem a expectativa de triplicar sua renda mensal com o serviço. “Eu já fazia esse trabalho de motorista executivo nos fins de semana. O que o Uber me trouxe foi um meio de contato com mais clientes”, diz Adirson, que calcula que faz entre 20 e 35 viagens por dia, sempre das 14h à 0h. “Ainda está no começo e estou sentindo como vai ser para o futuro. Mas esse tipo de serviço chegou para ficar.”
O Recife conta com a categoria UberX, na qual os motoristas devem ter carros de modelos fabricados a partir de 2008, com quatro portas e ar-condicionado. “Não precisei fazer nenhum investimento alto, já que já tinha o carro. Só me esforço para mantê-lo sempre limpo e com o que a empresa exige, como balas, barras de cereal e água gelada”, afirma Adirson.
O conforto e o preço são algumas das características destacadas por quem já usou o aplicativo, como a doutoranda em oceanografia Érika Pinho, de 27 anos. “Em comparação com os táxis que costumo pegar aqui, foi muito melhor. O motorista foi muito educado e a viagem foi quase a metade do valor que já paguei antes”, avalia Érika, que fez no último domingo o mesmo percurso que faz toda semana, da sua casa no Prado até a casa do namorado, em Campo Grande. “Normalmente daria R$ 20 de táxi, mas no Uber ficou por R$ 12.”
Os usuários, entretanto, não livram o aplicativo de críticas. A psicóloga Fernanda Verícimo, de 26 anos, conta que o Uber funcionou muito bem, mas reclamou da demora para conseguir uma corrida. “Tivemos que pedir umas duas vezes até aparecer um carro disponível. Mas isso é aceitável já que o serviço ainda está no começo, era apenas o segundo dia”, lembra. 
Outro ponto negativo apontado pela psicóloga é a restrição nos meios de pagamento. “É um inconveniente não saber na hora quanto da corrida será faturada no cartão, só receber por e-mail depois. Além disso, você precisa ter um telefone com internet pra chamar. Por isso, não acredito que o serviço seja uma concorrência com os táxis, já que se você estiver na rua e precisar pegar um carro, vai ser táxi. São propostas diferentes”, completa. 
Para o jornalista Guilherme Gatis, a interface do aplicativo pode ser um pouco confusa, mas o fato das corridas serem mais baratas do que a bandeira do táxi faz com que ele opte pelo serviço da Uber com mais frequência. “Pontos que alguns consideram positivos no Uber, como a cordialidade dos motoristas e ‘serviços de bordo’, como água e doces para os passageiros, para mim são irrelevantes. Isso não é uma virtude, mas uma dinâmica que deveria ser regra, seja nos táxis, seja nos carros da Uber”, afirma Gatis.
Mesmo ativo há sete dias, o serviço ainda é considerado “ilegal” pela Prefeitura do Recife. Em nota, a Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano afirmou que “os veículos que utilizam a plataforma do Uber não são cadastrados no município, os mesmos poderão ser fiscalizados como transporte irregular de passageiros”. A prefeitura se apoia na lei federal 12.468/2011, que trata das atividades de transporte remunerado de passageiros. A fiscalização fica por conta da CTTU e já acontece de forma contínua com táxis de outras cidades que rodam no Recife e com vans escolares irregulares. O valor da multa para os condutores que realizam esse tipo de transporte sem a devida regulamentação é de R$ 4.322,18. Por outro lado, empresa usa a mesma legislação para respaldar seu funcionamento sob o argumento de que seu serviço não se enquadra em nenhuma categoria tratada no texto, uma vez que não é público, mas restrito às pessoas cadastradas no aplicativo.

FONTE: JC ONLINE.

INSEGURANÇA Número de assaltos cresce no Grande Recife e assusta população.


Assaltos estão cada vez mais comuns na Região Metropolitana do Recife 
Foto: reprodução


Blog Grande Recife Mobilidade Pe
Se você está se sentindo mais inseguro nas ruas da Região Metropolitana do Recife não é apenas impressão. Situações como assalto a ônibus e roubos em geral, inclusive de veículos, estão cada vez mais comuns. Dados da Secretaria de Defesa Social (SDS) de Pernambuco apontam que esse tipo de crime aumentou consideravelmente no último dois anos.
Comparando janeiro de 2014 com o mesmo mês deste ano, houve um aumento de 129% nos casos de assalto a ônibus. Já com relação aos crimes violentos contra o patrimônio (CVP), que englobam todo tipo de roubo (transeunte, bancos, residências, etc) e extorsão mediante sequestro, o crescimento neste mesmo período foi de 73%. Outro crime que tem assustado a população é o de roubo de veículos, que sofreu um aumento de 54%. Esses dados da SDS correspondem apenas ao Grande Recife, sem incluir zonas da Mata, Agreste ou Sertão do Estado.
Um das vítimas da crescente violência na Região Metropolitana do Recife foi a recepcionista Maria Eduarda Vasquez, 20 anos. Ela contou que há três meses saía de casa com o marido, por volta das 7h30, para ir trabalhar quando foi abordada por dois homens numa bicicleta. Na ocasião, os bandidos chegaram a assediá-la, beijando seu pescoço e dizendo que voltariam atrás dela. “Eles mandaram a gente virar de costas, levaram a moto do meu marido e disseram que se a gente virasse eles atirariam. Sinto medo e nojo. Hoje não ando mais sozinha no bairro onde moro”, relembrou ela, que reside há um ano em Pau Amarelo, em Paulista, e nunca havia sido assaltada.    
Por causa desta situação, algumas pessoas podem relacionar o aumento com a crise financeira que o País atravessa - e que tem reduzido as vagas de emprego, por exemplo. Mas de acordo com o sociólogo e cientista político José Arlindo Soares, ligar uma coisa a outra pode não ser o mais correto. “As pessoas quando se desempregam não significa que vão partir para a criminalidade. A fila nas agências de trabalho mostra que as pessoas estão procurando emprego. Eu não atribuo às duas situações uma ligação direta”, comentou.
No entanto, ele completou: “Em tese, no momento de crise há um aumento de violência, embora não seja apenas a questão da economia que determine a violência. Falta aos governos, principalmente durante a crise, fazer uma governança do cotidiano, evitar custos supérfluos e concentrar no que é imprescindível como saúde e segurança.”
Além dos roubos "comuns" que assombram a população, esta semana o blog Ronda JC divulgou a lista dos dez municípios (com mais 100 mil habitantes) pernambucanos com maior taxa de homicídios. Baseados num levantamento divulgado pela SDS, os números mostram que 2015 foi o período do pior resultado da história do Pacto pela Vida:
1 – Cabo de Santo Agostinho – 80,66
2 – Igarassu – 62,643 – Caruaru – 58,234 – Jaboatão dos Guararapes – 45,865 – Vitória de Santo Antão – 45,856 – Petrolina – 39,387 – São Lourenço da Mata – 38,278 – Olinda – 37,969 – Recife – 35,8310 – Paulista – 35,46.
fonte: NE10 caderno noticias Grande Recife

MUDANÇA DE ITINERÁRIO NA LINHA 680 – VASCO DA GAMA/AFOGADOS TEVE INÍCIO NESTA QUARTA-FEIRA (09)



A linha 680 – Vasco da Gama/Afogados mudou de itinerário, nesta quarta-feira (9), no bairro de Casa Amarela. A instalação de uma placa de trânsito, pela CTTU/Recife, proibindo o giro à esquerda para os veículos que trafegam pela Rua Paula Batista e entram na Rua Conselheiro Nabuco, provocou mudança de parada e de trajeto, no sentido Vasco da Gama/Afogados.
 
Atualmente, os veículos seguem pelas ruas Padre Lemos, Dona Ana Xavier, Paula Batista, Conselheiro Nabuco, Harmonia... Com a mudança, eles passam a fazer o seguinte percurso: ...Rua Padre Lemos, Estrada do Arraial, Rua Conselheiro Nabuco, Rua da Harmonia...
 
A parada nº 100022, em frente ao Bompreço de Casa Amarela, na Rua Paula Batista, deixa de ser atendida. Como opção, os usuários contam com a parada nº 100047, na Rua Conselheiro Nabuco, em frente ao Studio Alaíde Gomes, nº 243.
 
Para mais informações, os usuários podem entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente, no 0800 081 0158.

fonte: Site GRCT

LINHA 518 – APIPUCOS/RIOMAR (OPCIONAL) TEM MUDANÇA DE ITINERÁRIO


A linha 518 – Apipucos/RioMar (Opcional) terá mudança de itinerário no sentido RioMar/Apipucos. A medida será adotada devido à implantação da Faixa Azul na Avenida Antônio de Góes, realizada pela CTTU/Recife. A mudança irá atender a mais paradas na via e passa a valer a partir deste sábado (12).
 
A linha deixará de atender a pista Sul (esquerda) da Av. Antônio de Góes e passará a atender a pista Norte (direita). Com isso, deixa de ser atendida a parada de nº 010112, no canteiro central da pista da esquerda.
 
Com a mudança, os veículos passam a atender as paradas nº 010113, em frente ao Banco do Brasil, e 010115, em frente ao prédio do Dnit. 
 
Confira o novo itinerário da linha:
 
...Túnel do Pina, Rua Manoel de Brito, Rua José Mariano Filho, Av. Engenheiro Antônio de Góes (Pista Norte – pista da direita), Ponte Governador Agamenon Magalhães, Viaduto Capitão Temudo...
 
Para mais informações, os usuários devem entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente, no 0800 081 0158.
fonte : Site GRCT

quarta-feira, 9 de março de 2016

Busscar Ônibus na mira do capital estrangeiro

O grupo chileno Vivipra, importador e distribuidor de diferentes marcas de automóveis, caminhões e ônibus no mercado do país andino, pode apresentar proposta de compra de fábrica da Busscar. O grupo está avaliando o cenário e há conversas em andamento. Faz bastante sentido para empresário estrangeiro – que paga em dólar – olhar boas oportunidades no mercado brasileiro porque o real está desvalorizado e as companhias nacionais estão uma pechincha. 

Mais: quando o negócio pode ser concretizado num leilão, o preço cai naturalmente. A leiloeira Tatiane Duarte fez, também, contatos com todos os fabricantes de carrocerias de ônibus do Brasil. Um deles demonstrou interesse e se espera proposta. O certame está marcado para os dias 15 e 30 de março, em primeira e segunda praças, respectivamente. Segundo informações da coluna de Economia/Claudio Loetz

Trajetória da Busscar
Em 1989 a tradicional fábrica de carrocerias Nielson, de Joinville (SC), passou a utilizar o nome Busscar como marca de fantasia de seus produtos; também ganhou novo logotipo. A tentativa de fixação de nova imagem para seus ônibus tinha alguma razão de ser, já que, estilisticamente, a família recém lançada rompia com uma tradição de design que vinha de 1961, ano da apresentação da primeira versão da carroceria Diplomata, claramente calcado na escola norte-americana. 

As linhas e a concepção do Jum Buss, ao contrário, tinham clara inspiração européia e seguiam as tendências havia muito praticadas pela Marcopolo, na época sua maior concorrente. A empresa chegou a ter cinco mil funcionários em um complexo industrial de 84 mil metros quadrados. Mas acumulou uma dívida de R$ 1,3 bilhão com fornecedores e funcionários.

Fonte:Fortalbus

terça-feira, 8 de março de 2016

Moradores do Recife respondem a questionários para melhorar mobilidade da Cidade Pesquisa é a base para o planejamento do sistema de transporte público

Estudo servirá como base de avaliação políticas de desenvolvimento da mobilidade e do ordenamento territorial do Recife
Estudo servirá como base de avaliação políticas de desenvolvimento da mobilidade e do ordenamento territorial do Recife
Foto: Mariana Campello/ JC Trânsito
Cerca de 43 mil questionários sobre mobilidade do Recife foram respondidos nos últimos três meses. A pesquisa é a base para o planejamento do sistema de transporte público, que possibilitará incluir a definição de linhas de ônibus, expansão do sistema de metrô, a definição da operação do sistema de navegabilidade dos rios Capibaribe e Beberibe, o funcionamento do sistema complementar, a localização das estações de bicicletas compartilhadas e a identificação dos principais corredores caminháveis da capital pernambucana.
O questionário foi formulado para fornecer dados necessários aos diversos estudos que fazem parte do plano urbano, principalmente o desenvolvimento de um modelo integrado de transportes e uso do solo. Assim, o modelo servirá como base de avaliação políticas de desenvolvimento da mobilidade e do ordenamento territorial do Recife. 
O modelo de pesquisa é diferente do tradicional, feito porta a porta, e foi elaborado online poupando uma média de R$ 5 milhões dos cofres públicos para executá-la. Ao responder o formulário, o sistema gera automaticamente um código de autenticação que deve ser anotado e guardado, pois é a confirmação de que o cidadão participou da pesquisa.
Desde janeiro as empresas com mais de 200 postos de trabalho, além de escolas, faculdades e universidades foram acionadas formalmente pela Prefeitura do Recife e desde então estão colaborando com a pesquisa, incluindo o Sistema Jornal do Commercio de Comunicação (SJCC). A Lei Municipal da Informação de Mobilidade (Lei nº 18.205/2015), de autoria do Executivo Municipal, entrou em vigor em janeiro deste ano e é por meio dela que estas instituições têm se pautado para mobilizar seus funcionários e alunos a responderem a pesquisa.
A ação foi desenvolvida e coordenada pela Secretaria de Planejamento Urbano do Recife, por meio do Instituto da Cidade Pelópidas Silveira (ICPS) e em parceria com a Emprel. Até o dia 25 de março, o ICPS recolherá as informações de parte desse levantamento junto às empresas, escolas e universidades que foram acionadas no início deste ano pela PCR para colaborar com a pesquisa.
Fonte: JC TRÂNSITO.

segunda-feira, 7 de março de 2016

NOVAS REGRAS DE EMBARQUE E DESEMBARQUE NOS ÔNIBUS DA REGIÃO METROPOLITANA DO RECIFE


As empresas de ônibus da Região Metropolitana do Recife têm 30 dias para se adequar às novas normas de embarque e desembarque de passageiros. Portaria do Consórcio Grande Recife, publicada no Diário Oficial do último sábado, prevê um controle mais rígido por parte das operadoras. Entre as determinações:

1º Os veículos ficam obrigados a efetuarem o desembarque, nos Terminais de Integração, pelas portas central e traseira, durante toda a operação;
2º Nos horários de pico (5h às 9h e 17h às 20h), o desembarque, durante todo o trajeto, será realizado pelas portas central e traseira;
3º No caso de todos os assentos para idosos estarem ocupados, os motoristas devem permitir o embarque de pessoas acima de 65 anos pela porta traseira, em toda a operação;
4º As empresas terão 30 dias, a partir da publicação da portaria, para confeccionar a comunicação visual alertando para as mudanças, podendo ser punidas em caso de descumprimento.
busguga1

Fonte:Jc nas Ruas.
Foto: Guga Matos/JC Imagem

METRO DO RECIFE DESCARRILHA ENTRE JOANA E RECIFE VIAS INTERDITADAS LINHA SUL E LINHA JABOATÃO / CAMARAGIBE

Metrorec trabalha para normalizar composição que saiu dos trilhos


De acordo com informações da assessoria, ninguém ficou ferido. O problema deve ser solucionado até o final da tarde
Foto: Divulgação/ Metrorec

O Metrorec vai investiga o que ocasionou o descarrilamento das rodas de uma composição de um trem que faz a linha Sul no sentido subúrbio/cidade, próximo à Estação Joana Bezerra. O incidente aconteceu na tarde desta segunda-feira (7).
Ninguém ficou ferido. “A gente vai tentar saber a origem desse problema, se foi mecânico, de mudança nesse equipamento que controla a rota dos trens”, explicou Salvino Gomes, assessor de comunicação do Metrorec. “Assim que as rodas saíram a composição parou, porque o trem acaba perdendo a altura necessária para receber o comando de energia e a composição parou e os passageiros não sentiram nada”, garantiu o assessor. “Não houve nada que deixasse as pessoas em pânico”, disse, garantindo que não corria risco de o trem tombar. 
Os técnicos estão no local fazendo a manutenção dos trilhos. O problema deve ser solucionado até o final da tarde. Os passageiros estão precisando fazer uma manobra para fazer o trecho. “Nesse momento, com a interdição entre o trecho Recife-João Bezerra, o passageiro da Linha Sul tem que pegar o trem na linha Sul sentido subúrbio/cidade saindo de Cajueiro Seco, desembarca na plataforma de Joana Bezerra e na plataforma ele pega um trem oriundo da linha Centro para terminar a viagem para Recife”, detalhou Salvino. 
Salvino Gomes falou com a Rádio Jornal: 
Já no sentido cidade/subúrbio o passageiro da linha Sul deve pegar um trem na Estação Recife na linha Centro desembarcar na Estação Joana Bezerra e embarcar em um trem da linha Sul com destino a Cajueiro Seco.  

NÃO HOUVE FERIDOS, MAiS NOTÍCIAS EM INSTANTES.
LOCAL SENDO LIBERADO PELO METROREC

FONTE: Whatsapp cortesia

Transporte Taxistas recifenses discordam do Uber, mas descartam protestos inicialmente


Uber começou a funcionar no Recife nesta quinta / Foto: Fernanda Carvalho/ Fotos Públicas
Uber começou a funcionar no Recife nesta quintaFoto: Fernanda Carvalho/ Fotos Públicas
No primeiro dia de funcionamento do polêmico Uber no Recife, esta quinta-feira (3), as discussões sobre o aplicativo tomaram conta de pontos de táxi na capital pernambucana. Mesmo com a grande maioria dos profissionais contra o aplicativo, protestos foram descartados inicialmente. A mobilização agora deve ser para pressionar a Prefeitura do Recife para se posicionar sobre o assunto.


O presidente da Associação dos Profissionais de Táxi, Sandro Cavalcanti, afirmou que a categoria deverá definir se irá fazer manifestações nas ruas da cidade após uma reunião com a Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano, prevista para o fim da próxima semana. "Se não houver resposta, sim, haverá protestos", advertiu.


Cavalcanti prevê prejuízos para os taxistas com a chegada do Uber. "Com a crise, já perdemos cerca de 45% do faturamento, imagine agora. O Uber é o trabalho deles, mas dar espaço por causa de emprego para uns, mas prejudicando uma categoria que tem direitos adquiridos é desleal", defendeu. Para o presidente da associação, não há espaço para táxis e Uber no mercado recifense.

Recife tem, atualmente, 6.125 táxis, o que equivale a um veículo a cada 250 habitantes. O número não aumenta desde 1995, quando a capital atingiu o limite de permissões - a lei determina que seja de um carro a para 300 pessoas.

O presidente do Sindicato dos Taxistas de Pernambuco, Everaldo Menezes, disse que a entidade não está organizando protestos e que, assim como a associação, vai aguardar um posicionamento da prefeitura, responsável pela regulamentação do transporte remunerado na cidade.

Menezes ressalta ainda que os taxistas têm mais custos do que os motoristas do Uber. "A começar pela documentação, ele tem que ter as duas certidões, federal e estadual; se tiver uma restrição, não tira a documentação que dá direito a ele de dirigir o táxi”, disse em entrevista à Rádio Jornal.

PREÇOS - O cálculo do preço do Uber é de R$ 2,50 de preço base mais R$ 1,15 por quilômetro rodado, além de R$ 0,17 por minuto dentro do veículo. No entanto, o valor mínimo para uma corrida é de R$ 6. A tabela vale para o preço regular, mas os valores podem aumentar em situações de alta demanda, como o Carnaval, por exemplo.

Nos táxis, a bandeirada custa R$ 4,75, que é o valor que qualquer pessoa paga ao entrar no veículo. A partir daí, cada quilômetro rodado na bandeira 1 (válida em dias úteis, das 6h às 22h) custa R$ 2,31. Na bandeira 2, o valor sobe para R$ 2,79.
FONTE: JC TRANSITO

Documento Contran adia para maio cobrança de habilitação para cinquentinhas


Multa para condutor de cinquentinha que não tiver habilitação depois de 31 de maio será de R$ 574,62 / Foto: Bobby Fabisak/JC Imagem
Multa para condutor de cinquentinha que não tiver habilitação depois de 31 de maio será de R$ 574,62Foto: Bobby Fabisak/JC Imagem
Os condutores de cinquentinhas ganharam mais tempo para tirar a Autorização para Conduzir Ciclomotor (ACC) ou a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria A. O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) prorrogou para 31 de maio o prazo para os departamentos estaduais de trânsito, os Detrans, exigirem o documento.
O órgão de Pernambuco estava fazendo blitze para fiscalizar a habilitação dos ciclomotores desde essa terça-feira (1º). Só no primeiro dia 13 veículos foram apreendidos. Porém, com a decisão do Contran, publicada no Diário Oficial da União nessa quinta (3), a ação foi suspensa.

Nenhum pernambucano procurou o Detran-PE para tirar ACC até agora, mesmo com a redução do preço e da carga horária desde o início deste ano.

Proporcionalmente, o número de CNHs na categoria A cresceu. Enquanto em todo o ano passado foram 318.288, só nos dois primeiros meses desde ano, 44.522, incluindo também os números de carteiras solicitadas para duas categorias ao mesmo tempo - um motorista que quer conduzir carros e motos, por exemplo, deve pedir o documento AB. Considerando aqueles apenas na A, foram 8.288 homens e 2.798 mulheres no ano passado e 1.106 homens e 316 mulheres em janeiro e fevereiro.


A habilitação começou a ser exigida com a regulamentação dos ciclomotores, no dia 31 de julho do ano passado. Porém, em 15 de outubro, a juíza Nilcéa Maggy, da 5ª Vara Federal em Pernambuco, suspendeu a exigência em liminar. A decisão foi derrubada, também em caráter liminar, um mês depois pelo desembargador federal Carlos Wagner Dias Ferreira, do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5). O documento chegou a ser exigido em dezembro, mas poucos dias depois foi suspensa novamente.

Com mais esse adiamento no prazo, quem for flagrado conduzindo cinquentinhas sem habilitação só a partir de 31 de maio terá que pagar multa de R$ 574,62 e o veículo apreendido, por descumprir o artigo 162 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). A multa equivale ao valor da penalidade por infração gravíssima, R$ 191,54, multiplicado por três
.fonte: 
Do JC Trânsito

Proposta - Crime cometido dentro de transporte público terá pena agravada, decide Senado


O texto não fixa de antemão qual o aumento de pena será imposto / Foto: Alexandre Gondim/JC Imagem
O texto não fixa de antemão qual o aumento de pena será impostoFoto: Alexandre Gondim/JC Imagem
A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou nesta quarta-feira (2), uma proposta que inclui como circunstância agravante da pena o fato de o crime ter sido cometido no interior de transporte público. O projeto, que passou em caráter terminativo, seguirá diretamente para a Câmara, a não ser que haja recurso de senadores para levá-lo para apreciação do plenário da Casa.

De autoria do senador Jorge Viana (PT-AC), o texto não fixa de antemão qual o aumento de pena que será imposto a uma pessoa que, por exemplo, tenha sido condenada por um roubo de um celular em um ônibus. A proposta acrescenta ao Código Penal como décima segunda circunstância agravante o crime que tenha sido cometido no interior de transporte público e também nos terminais ou pontos de embarque ou desembarque de passageiros.

Essas circunstâncias agravantes são avaliadas pelo juiz no momento em que vai fixar a pena de um condenado. O relator da proposta na CCJ, senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP), disse em seu parecer que, em todo o País, tem havido um crescimento no número de crimes praticados no interior de transportes públicos e nos terminais ou pontos de embarque ou desembarque de passageiros. Ele afirmou que há quadrilhas especializadas nesse tipo de delito e que, no caso dos furtos, a percepção de ocorrência desse tipo de crime é dificultada em razão das circunstâncias.

"Diante dessas considerações, entendemos que os crimes praticados nessas circunstâncias devem ser mais gravemente apenados, tendo em vista os objetivos da pena, que são a prevenção e a repressão à prática de delitos", disse o tucano, em seu parecer.
Fonte: Do Estadão Conteúdo

Metrô - Superlotado, elevador de Cajueiro Seco quebra poucas horas após conserto.


Em Cajueiro Seco, elevadores foram consertados e logo depois um já foi danificado / Foto: Amanda Miranda/JC Trânsito
Em Cajueiro Seco, elevadores foram consertados e logo depois um já foi danificadoFoto: Amanda Miranda/JC Trânsito
Quebrados há meses, os dois elevadores da estação Cajueiro Seco, em Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife, foram consertados nessa segunda-feira (29). Mas não durou muito. Um dos equipamentos voltou a apresentar problemas poucas horas depois, fazendo com que passageiros com mobilidade reduzida voltassem a enfrentar transtornos para chegar aos trens. 


Escadas rolantes continuam paradas
Segundo a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), no entanto, o elevador foi danificado pelo excesso de peso, pois havia sido usado por mais de cinco pessoas ao mesmo tempo. A operadora do metrô ressaltou que o reparo já foi feito.

A CBTU divulgou nessa segunda que os elevadores de sete estações da linha Sul haviam passado por serviços de manutenção e voltado a funcionar: Joana Bezerra, Largo da Paz, Antônio Falcão, Shopping, Aeroporto, Monte dos Guararapes e Cajueiro Seco. A previsão para o reparo do elevador de Tancredo Neves é no próximo dia 21; uma peça deverá ser substituída, mas ainda não está disponível. Veja no mapa onde os equipamentos continuam com defeito:



Estão parados também os elevadores das estações Camaragibe e Cosme e Damião, na linha Centro. Lá, pessoas com deficiência física têm que contra com a ajuda de outros passageiros para subir até as plataformas.

Escadas rolantes continuam paradasFoto: Amanda Miranda/JC Trânsito
A CBTU não informou um prazo para o conserto das escadas. A prioridade da Companhia são elevadores, segundo a empresa, para atender aos passageiros que têm necessidades especiais.

Está prevista a instalação de chaves para impedir que os elevadores sejam usados sem a presença de funcionários do metrô. O objetivo é tentar evitar a superlotação e a quebra dos equipamentos, como aconteceu em Cajueiro Seco.

De acordo com a CBTU, foram gastos R$ 250 mil no conserto dos elevadores da linha Sul dessa vez. As empresas responsáveis pelo serviço foram escolhidas através de pregão eletrônico, em processo que começou no segundo semestre do ano passado. Uma licitação está em andamento para reparar as escadas.
Fonte: Do JC Trânsito

domingo, 6 de março de 2016

TRANSPORTE COLETIVO Falta de educação ao furar filas ainda é comum nos T.Is do Recife e RMR


Passageiros furam fila no T.I Macaxeira
Foto: Júlio Cirne/JC Trânsito


Do JC Trânsito
Quem está habituado a usar o transporte coletivo do Recife e Região Metropolitana (RMR) já deve ter se deparado com a incômoda e revoltante situação de ver outros usuários desrespeitando as filas para entrar nos coletivos. Em visitas aos Terminas de Integração na RMR, o JC Trânsito flagrou várias dessas atitudes que, além de serem agressivas com quem espera na fila, não colaboram para a melhora do sistema de transporte público. 
Um dos mais movimentados da capital é o T.I Macaxeira, na Zona Norte. Na tarde dessa sexta-feira (4), a empregada doméstica Maria José da Silva, de 43 anos, voltava do trabalho e esperava sentada pelo ônibus da linha T.I Macaxeira/T.I Camaragibe. "Eu nem espero mais na fila, porque sei que não vou sentada, e ainda tem o risco de me machucar por causa da agressividade do pessoal da fila", desabafou.
Estudante relata que já teve os óculos quebrados por causa da falta de educação de usuários ao subir no ônibus
Estudante relata que já teve os óculos quebrados por causa da falta de educação de usuários ao subir no ônibusFoto: Júlio Cirne/JC Trânsito
Thiago Morais, estudante do curso de turismo, relata que já teve os óculos quebrados por causa da confusão dos mal educados que furam as filas. "Na hora que eu fui subir no ônibus, começaram a empurrar e meus óculos caíram no chão, eu ainda tentei pegar, mas já tinha pisado nele", lamentou o jovem, que usa a linha T.I Pelópidas/T.I Macaxeira.
Esperando por um ônibus que o levasse para Igarassu, na RMR, o armador de ferragens Adeilton Ferreira, de 42 anos, acredita que boa parte dessa situação acontece porque o número de ônibus não é suficiente: "O pessoal fica desesperado, achando que não vai conseguir chegar na hora e fura a fila, isso prejudica todo mundo". 
Adeilton acredita que o número insuficientes de ônibus contribui para a falta de educação de alguns usuários
Adeilton acredita que o número insuficientes de ônibus contribui para a falta de educação de alguns usuáriosFoto: Júlio Cirne/JC Trânsito
O pesquisador do programa de pós-doutorado em Sociologia da UFPE, Marcos de Araújo Silva explica que essas situações de falta de educação estão somadas a uma realidade de transporte público precário e que não atende à demanda de usuários.
"Isso acontece por causa de uma população que tem um conceito limitado de cidadania", disse o professor, explicando que, no Brasil, criou-se uma cultura de que "se existe a possibilidade de passar na frente e eu não passo, isso é visto como se eu fosse um idiota".  
Além disso, o sociólogo lembra que essas atitudes do "jeitinho brasileiro", de tentar tirar vantagem em tudo, não se restringe às pessoas com baixa renda. "É muito comum, em filas de check-in no aeroporto, você ver pessoas com um padrão de renda mais alto e que, mesmo assim, tentam furar essa fila".  
O Grande Recife Consórcio de Transporte Metropolitano (GRCTM) informou por meio de sua assessoria que trabalha com campanhas educativas para conscientizar os usuários sobre o respeito aos demais passageiros.
Entre essas campanhas está a "Gentileza faz a diferença", com artistas atuando dentro dos terminais de integração e estações de BRT, e a "Educa Transporte", que consiste na realização de palestras em escolas da rede pública, voltadas para o público jovem
Fonte: JC TRÂNSITO

MOTORISTA PROVOCA ACIDENTE NA AGAMENON E FAZ VITIMA PROCURAR POR SEUS DIREITOS.



Apois várias freadas bruscas, motorista do Conorte (Empresa Itamaracá)nº de ordem 1.799 que fazia a linha Joana Bezerra/ Pe 15 e também muitos zig zags na agamenon, os usuário reclamando com o mesmo, e em seguida houve a colisão, como já era de se esperar.
Usuária Debora estudante universitária, foi uma das vitimas, que teve fratura no braço e torceu o pé, com isso a Antuerf (associação nacional do transportador e dos usuários de estradas, rodovias e Ferrovias), esta a orienta-lá sobre o seguro que as empresas pagam , e que o usuários tem direito em caso de acidentes, assaltos e outros, sinistros.

RELATANDO O FATOS:
Testemunha : Frederico e Srª Marta.
¨Descrição do acidente: após freada brusca motorista bateu no carro a frente um Ford Ka preto, placa não anotada. Com a colisão passageiros q estavam em pé no corredor do veículo foram jogados pra frente, a Sra Débora chegou a cair no chão e teve fratura no braço esquerdo e luchação no pé esquerdo. Testemunhas Fred e Marta.

Data 04/03/2016, aproximadamente 19:00. Acidente na Agamenon Magalhães sentido Derby-Olinda em frente ao Colégio Contato.Ônibus fazia a linha PE-15/Joana Bezerra.
fonte: Cortesia whatsapp colaboração