terça-feira, 8 de março de 2016

Moradores do Recife respondem a questionários para melhorar mobilidade da Cidade Pesquisa é a base para o planejamento do sistema de transporte público

Estudo servirá como base de avaliação políticas de desenvolvimento da mobilidade e do ordenamento territorial do Recife
Estudo servirá como base de avaliação políticas de desenvolvimento da mobilidade e do ordenamento territorial do Recife
Foto: Mariana Campello/ JC Trânsito
Cerca de 43 mil questionários sobre mobilidade do Recife foram respondidos nos últimos três meses. A pesquisa é a base para o planejamento do sistema de transporte público, que possibilitará incluir a definição de linhas de ônibus, expansão do sistema de metrô, a definição da operação do sistema de navegabilidade dos rios Capibaribe e Beberibe, o funcionamento do sistema complementar, a localização das estações de bicicletas compartilhadas e a identificação dos principais corredores caminháveis da capital pernambucana.
O questionário foi formulado para fornecer dados necessários aos diversos estudos que fazem parte do plano urbano, principalmente o desenvolvimento de um modelo integrado de transportes e uso do solo. Assim, o modelo servirá como base de avaliação políticas de desenvolvimento da mobilidade e do ordenamento territorial do Recife. 
O modelo de pesquisa é diferente do tradicional, feito porta a porta, e foi elaborado online poupando uma média de R$ 5 milhões dos cofres públicos para executá-la. Ao responder o formulário, o sistema gera automaticamente um código de autenticação que deve ser anotado e guardado, pois é a confirmação de que o cidadão participou da pesquisa.
Desde janeiro as empresas com mais de 200 postos de trabalho, além de escolas, faculdades e universidades foram acionadas formalmente pela Prefeitura do Recife e desde então estão colaborando com a pesquisa, incluindo o Sistema Jornal do Commercio de Comunicação (SJCC). A Lei Municipal da Informação de Mobilidade (Lei nº 18.205/2015), de autoria do Executivo Municipal, entrou em vigor em janeiro deste ano e é por meio dela que estas instituições têm se pautado para mobilizar seus funcionários e alunos a responderem a pesquisa.
A ação foi desenvolvida e coordenada pela Secretaria de Planejamento Urbano do Recife, por meio do Instituto da Cidade Pelópidas Silveira (ICPS) e em parceria com a Emprel. Até o dia 25 de março, o ICPS recolherá as informações de parte desse levantamento junto às empresas, escolas e universidades que foram acionadas no início deste ano pela PCR para colaborar com a pesquisa.
Fonte: JC TRÂNSITO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário