terça-feira, 15 de março de 2016

Cidadão frauda cartão VEM Livre Acesso como alerta e expõe deficiência do sistema no Recife

LivreAcesso
O crime por uma justa causa. A fraude cometida como alerta. Essas foram as razões para um cidadão de Olinda, na Região Metropolitana do Recife, fraudar o processo de aquisição de um VEM Livre Acesso, cartão que garante a gratuidade para pessoas com algum tipo de deficiência nos ônibus do Grande Recife. Indignado com o comércio dos cartões, o anônimo não só fraudou o processo como enviou todas as provas aos gestores do sistema para alertá-los sobre a facilidade. A biometria nos ônibus, implantada há mais de um ano, conseguiu reduzir em 90% a falsificação dos cartões de gratuidade, mas a concessão ainda é uma grande janela no sistema, que gera um prejuízo ao sistema estimado em R$ 4,704 milhões por mês.
Sei que o que fiz foi errado, mas como cidadão não suportei ver o comércio dessas carteirinhas… Qualquer pessoa mal intencionada pode conseguir uma carteirinha dessas, que dá direito ao deficiente andar de ônibus sem pagar, inclusive com direito a um acompanhante, como a que eu consegui”
cidadão anônimo
O denunciante anônimo enviou uma carta-desabafo para o posto de emissão do VEM, na Boa Vista, Centro do Recife, em que conta como foi fácil fraudar o processo. Diz que obteve na internet os papeis exigidos – no caso o formulário de solicitação da carteira de livre acesso e o atestado médico comprovando que era deficiente intelectual. Para completar o absurdo, inventou um nome e um registro de um médico e finalizou a fraude. O único documento real, verdadeiro, foi uma carteira de identidade encontrada na rua. “Sei que o que fiz foi errado, mas como cidadão não suportei ver o comércio dessas carteirinhas que existe na prefeitura do município de Olinda e que não deve ser diferente das outras. Qualquer pessoa mal intencionada pode conseguir uma carteirinha dessas, que dá direito ao deficiente andar de ônibus sem pagar, inclusive com direito a um acompanhante, como a que eu consegui”, diz o anônimo.
O VEM Livre acesso falsificado foi aprovado em todas as três instâncias por onde passou: Centros de Referência da Assistência Social (Cras), Superintendência Estadual de Apoio à Pessoa com Deficiência (Sead) e o Grande Recife Consórcio de Transporte. O registro que o identifica é 90.02.00194747-4. Estava no banco de dados da Urbana-PE para ser emitido na hora em que o titular fosse buscá-lo. “Apenas o titular da carteira de identidade que deu origem à falsificação poderia retirá-lo após ser aprovado na biometria, é verdade, mas e se o fraudador fosse ele mesmo? Como a deficiência alegada é a intelectual, fica mais difícil identificá-la. Se fosse a física ou visual, por exemplo, seria mais fácil. Mas, mesmo assim, nós somos meros expedidores. Se a documentação consta em nosso cadastro é porque foi aprovada nas etapas anteriores. Não temos como questionar”, afirma a Urbana-PE, que se posicionou como instituição.
É a Urbana-PE, o sindicato dos empresários de ônibus, quem gerencia o sistema de bilhetagem eletrônica do transporte metropolitano e recebeu a denúncia da fraude. Como exemplo da limitação de função, a entidade lembra que numa ocasião um cidadão foi retirar um VEM Livre Acesso por deficiência auditiva e uma funcionária do Posto do Vem, com a mesma deficiência, percebeu que tratava-se de uma fraude. “Distraído, o cidadão chegou a responder a uma atendente quando questionado se estava entendendo o processo da biometria. Mas o que podemos fazer? A falha está no início do processo”, diz o sindicato empresarial.

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O mais grave da denúncia-cidadã enviada à Urbana–PE é que ela expõe a falta de atenção dos órgãos que deveriam fiscalizar a veracidade dos documentos que embasam o pedido de gratuidade. A reportagem, numa consulta de dez minutos, conseguiu descobrir que o médico psiquiatra que assina o laudo atestando a deficiência intelectual do solicitante sequer está registrado no Cremepe. Na carta, o fraudador revela ter inventado o nome e o registro do médico. Mas, como então, isso não foi percebido na checagem dos documentos? Seja nos Cras ou na Sead? Ou no Grande Recife Consórcio e até mesmo na Urbana? Como alguém não descobriu?
Nem o Grande Recife Consórcio nem a Urbana-PE têm números que quantifiquem as fraudes na emissão de cartões de gratuidade no sistema. O setor empresarial é quem ainda arrisca alguns dados. Tendo como base números nacionais, defende que as falsificações continuam – apesar do investimento de quase R$ 30 milhões na biometria nos ônibus. Enquanto em sistemas onde há um controle rígido na concessão do benefício o percentual de cartões de livre acesso está entre 3% a 4%, na Região Metropolitana do Recife é de 8,4%, ou seja, mais do que o dobro. Em 2015, foram emitidos, por mês, uma média de 360 cartões VEM Livre Acesso. “Aparentemente vivemos uma guerra civil na RMR”, ironiza o sindicato.

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É importante lembrar que o prejuízo com as fraudes, por maior ou menor que seja, é do sistema, ou seja, passa pelos passageiros que pagam a passagem – cerca de 34 milhões por mês. Chegamos ao valor de R$ 4,704 milhões com a ajuda da Urbana-PE. Por mês, 40 milhões de passageiros são transportados nos ônibus do Grande Recife e, desse total, 3.360 milhões usam o Livre Acesso. Como o sindicato empresarial estima que, por estarmos acima da média nacional de gratuidades em operação, temos 4% dos cartões falsificados ainda em circulação, imagina-se que, dos 3.360 milhões, 1.680 milhão (metade) são usos irregulares do benefício no mês. Multiplicando essa quantidade pela tarifa do anel A (usado em 80% do sistema), no valor de R$ 2,80, chega-se ao prejuízo de R$ 4,704 milhões. Como é comum se dizer no setor, ‘não tem almoço de graça.’ Alguém, sempre, terá que pagar a conta. E quase sempre é a população.

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CONFIRA A RELAÇÃO DE DOCUMENTOS FRAUDADOS PELO ANÔNIMO E UMA SEGUNDA DENÚNCIA FEITA À URBANA-PE




A RESPOSTA DO PODER PÚBLICO
O poder público transfere responsabilidades e, de fato, assume pouco a culpa. Um joga o ônus da fraude para o outro e assim a vida segue. A reportagem enviou os documentos para as instituições que têm o dever de validar ou não a concessão do benefício. A porta de entrada são os Cras, mas é a Sead e o Grande Recife Consórcio de Transportes quem definem o processo. São eles que têm o dever de autorizar ou não um cidadão a andar nos ônibus de graça e com acompanhante. Representam o Estado de Pernambuco e o sistema de transporte metropolitano é gerido pelo governo estadual, através do Grande Recife Consórcio. Por isso, a reportagem os procurou.
O Consórcio conversou com o JC, a Sead – a quem cabe validar os benefícios – nem isso. Enviou uma nota que passa longe do problema da fraude executada pelo cidadão. Os mesmos documentos que estão relacionados nesta página chegaram às duas instituições. E mesmo assim, a Sead transferiu responsabilidades. “Para os casos em que há inconformidade com o direito e uso do cartão Vem Livre Acesso, a Sead não detém propriedade para fiscalizar e/ou investigar situações de fraudes ou uso indevido do mesmo. Uma vez que esta autonomia cabe à Delegacia de Crimes Contra a Administração e Serviços Públicos”, diz a nota.
Quando questionada sobre o fato de o documento ter sido validado mesmo com um registro médico falso – fato descoberto rapidamente pela reportagem –, a resposta foi a seguinte: “A questão do registro do médico no Cremepe, não está dentro da competência da Sead, uma vez que os registros médicos constam nos Cras’s, sob a gestão municipal.”
Carlos Eduardo Figueiredo, diretor de gestão do Consórcio, reconheceu que ainda há janelas para fraudes, mas lembrou que a biometria nos ônibus reduziu as falsificações. “Resolvemos 95% das fraudes. E mesmo assim, queremos zerar esse percentual. É tanto que todos os beneficiários terão que passar por um novo recadastramento em breve. Em 60 dias estaremos publicando no Diário Oficial a criação de uma junta médica para reavaliar a concessão inicial, como determina a Lei Estadual 15.552/15. Assim, iremos eliminar as fraudes possíveis no início do processo.” Vale ressaltar que a implantação da biometria nos ônibus foi um investimento do setor empresarial, não do governo. E que custou, até agora, R$ 28,7 milhões.

fONTE: JC Trânsito 
retirado do Blog das PPPS.

segunda-feira, 14 de março de 2016

CBTU usa arame farpado para isolar escada rolante no metrô do Recife. Você acredita?

Bloqueio da escada rolante foi feito com ARAME FARPADO. ACREDITE! Fotos feitas por usuários
Bloqueio da escada rolante foi feito com ARAME FARPADO. ACREDITE! Fotos feitas por usuários
Tem 15 dias que a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) enviou release às redações dos jornais informando que os  elevadores e escadas rolantes da Linha Sul do metrô do Recife tinham voltado a funcionar. Na nota, argumentava que a instituição se empenhou para resolver os problemas porque usuários com mobilidade reduzida estavam sendo prejudicados com a paralisação dos serviços em decorrência de vandalismo.
Mas pelo menos na estação Cajueiro Seco, unidade em Jaboatão dos Guararapes que além da integração com o ônibus ainda permite a conexão com o VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) até o Cabo de Santo Agostinho, os equipamentos continuam com problemas. Fotos enviadas por usuários mostram que, além de paradas, a escada rolante da estação foi isolada com ARAME FARPADO para não ser utilizada pela população. Isso mesmo, ARAME FARPADO ??!!!
Na época da nota enviada às redações (dia 29/2/2016), a CBTU denunciou que os problemas não eram resultado da falta de manutenção preventiva, e sim, da ação dos próprios usuários, que “transformam os equipamentos em um verdadeiro depósito de lixo”. O que é verdade. Quem conhece o sistema sabe disso.
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“Durante a manutenção, foram retirados sacos de pipocas, garrafas pet de refrigerantes e água mineral, entre outros objetos. Foi necessária a limpeza dos equipamentos, lubrificação, ajustes e substituição das peças, aumentando ainda mais a sua indisponibilidade aos usuários”, afirmou a Companhia na nota.
Até aí, tudo bem, mas por que a opção pelo arame farpado, que é perigoso e pode machucar as pessoas??? O De Olho no Trânsito tentou contato com a CBTU, mas não conseguiu retorno. Mas estamos no aguardo de uma explicação da instituição.
FONTE: De Olho no Transito.com roberta soares

MOBILIDADE - POR QUE PAGAR MAIS CARO?... POR UMA PASSAGEM MAS BARATA ANEL A=2,80 PRA RIO DOCE.





Hoje pela manhã no TI Rio Doce houve uma panfletagem para saber da população a receptividade do assunto em questão.
A equipe Márcio Morais e Jesualdo Campos foi bem recebida e apoiada, na ação que ainda vai acontecer no mesmo terminal, que será o recolhimento de assinaturas.
Você sabia que a passagem de Rio Doce é a mais cara do sistema, e que o terminal não integra, a nenhum TI do sistema SEI, e que mais de 37 mil pessoas, são atendidas pelas 11 linhas que existem neste TI RIO DOCE todos os dias.Existe uma linha circular de 5km que custa 3,85 e seu percurso é feito em menos de 15 minutos?
 E que as linhas que são anel A 2,85 só circula por fora do terminal. 

A redução da tarifa de 3,85 para 2,80 é o que este ato, busca para a população de Rio Doce.
Além do terminal não existe integração com nenhum terminal do sistema SEI, pejudicando há muito tempo o povo. O Grande Recife consorcio vai ser precionado a dar um basta nesta situação.O conselheiro Márcio Morais fez requerimento ao conselho metropolitano de transporte.
Agora eles pedem o apoio da população e da ANTUERF, e juntos vamos vestir a camisa nesta açaõ de cidadania.

Reportagem: Jailson Silva com informações do Márcio Morais.
Apoio:


sábado, 12 de março de 2016

Acidente com vítima fatal hoje pela manhã na Presidente Kennedy envolvendo ônibus da caxangá e um motociclista, que veio a óbito.

Ônibus estavam desviando de um acidente e o imprevisível aconteceu e houve a colisão com uma moto, levando a morte seu condutor.Segundo o sindicato dos Rodoviários.
Foto cortesia Busologo Fabrício via whatsapp.


Acidente neata manhã na Agamenon Magalhães ,imprudência do motorista da borborema

Um erro do motorista da Borborema causa acidente agora a pouco na Agamenon Magalhães e graças a Deus sem vítimas.



Foto cortesia whatsapp pelo próprio motorista do Conorte e enviado por Vitao.

MANIFESTAÇÃO Sergio Moro usado como garoto propaganda do Vem Pra Rua em vídeo chamando para protesto do dia 13 Vídeo publicado na página do movimento no Facebook já conta com 244 mil visualizações

O vídeo define o juiz que atua na Operação Lava Jato como o mais temido por políticos corruptos
O vídeo define o juiz que atua na Operação Lava Jato como o mais temido por políticos corruptos
Foto: Reprodução/Vem Pra Rua
O juiz federal Sergio Moro está sendo usado como garoto propaganda do Vem Pra Rua em um vídeo chamando a população para os protestos do dia 13 de março contra a corrupção em todo o Brasil. A produção, publicada na quarta-feira (9), na página do movimento no Facebook, já conta com 244 mil visualizações e cerca de 14 mil curtidas.
O vídeo define o juiz que atua na Operação Lava Jato  como o mais temido por políticos corruptos e afirma que ele e sua equipe "estão, de verdade, mudando o Brasil". Até o momento, 308 mil pessoas confirmaram presença no evento organizado pelo Vem Pra Rua. 


Fonte: Vem pra Rua 

sexta-feira, 11 de março de 2016

MOBILIDADE
Membro do Conselho Superior de Transporte entra com ação para suspender o reajuste das tarifas de ônibusAs tarifas em questão entraram em vigor no dia 11 de janeiro de 2015

Publicado em: 11/03/2016 


O membro do Conselho Superior de Transporte Metropolitano, Márcio Morais, juntamente com os advogados Jesualdo Campos e Leonardo Pessoa ajuizaram, nesta sexta-feira, uma ação popular com pedido de liminar solicitando a suspensão do aumento de 12,932% nas tarifas de ônibus do Grande Recife, aplicado desde 11 de janeiro de 2015.

A ação tem como base um documento do Conselho Superior de Transporte Metropolitano (CSTM) sobre a Resolução 001/2015, publicado no Diário Oficial do Estado em 10 de janeiro de 2015. O documento determina, dentre outras ações, que o reajuste das tarifas implica na melhoria do transporte público e na renovação de 400 veículos da frota cadastrada no STPP/RMR. "No nosso entendimento não houve melhora. O transporte público precisa ser levado a sério" afirmou o conselheiro Márcio Morais.

O objetivo da ação é a comprovação do aumento da frota em 400 veículos, visando ainda a anulação do aumento da tarifa até o cumprimento da determinação, caso não seja comprovado. "Se as exigências da resolução não foram cumpridas, ela está sujeita a anulação. É ai que mora a ilegalidade" explicou o advogado Leonardo Pessoa.

O Grande Recife informou através de nota que a recomposição tarifária em 2015 foi realizado pelo IPCA, e não levou em conta a planilha tarifária. Segundo o CSTM, naquela ocasião, o compromisso de renovação de 400 ônibus da frota foi assumido pela Urbana/PE e, embora a renovação tenha sido de 264 ônibus ao invés dos 400 prometidos, não configuraram quebra de contrato, porque o que é estabelecido no regulamento e manual de operação é que a idade máxima da frota não pode ultrapassar 7 anos. Ou seja, não há relação direta entre o reajuste tarifário com a renovação da frota. A CSTM informou também que não pode se pronunciar a respeito da ação, pois não foram notificados obre a mesma.

As tarifas em questão entraram em vigor no dia 11 de janeiro de 2015, aumentando o anel "A"  de R$ 2,15 para o valor de R$ 2,45 e o anel "G" de R$ 1,40 para o valor de R$ 1,60, além das tarifas de ônibus de serviços especiais e opcionais

Renovação da frota de ônibus levada à Justiça Integrante do Conselho Superior de Transporte Metropolitano pede esclarecimentos ao Grande Recife

Paullo Allmeida/Arquivo Folha
Entre as justificativas para o reajuste das tarifas, esteve a promessa compra de novos ônibus
A renovação da frota de ônibus da Região Metropolitana do Recife em 2015 foi alvo de uma ação na Justiça. Um dos integrantes do Conselho Superior de Transporte Metropolitano (CSTM), o estudante de Direito Márcio Morais, acionou a Justiça, na última quinta-feira (10), pedindo esclarecimentos ao Grande Recife Consórcio de Transporte sobre o descumprimento de uma resolução estabelecida durante o reajuste nas tarifas dos coletivos em 2015.

Tal desacordo se refere à renovação da frota em 400 veículos com ar-condicionado, que, segundo o conselheiro, é um dos itens previsto na resolução 001/2015, que elevou a passagem do Anel A de R$ 2,15 para R$ 2,45.
“No entanto, a frota só foi ampliada para 268 veículos foram colocados na rua, assim descumprindo a resolução que previa o aumento da frota como uma das medidas do reajuste. Mas, o que vemos é que nada melhorou, e sim vai de mal a pior. Então vamos brigar para barrar esse reajuste”, comentou o relator da ação, que também integra a Frente de Luta pelo Transporte Público (FLTP). Procurado pela Folha, o Grande Recife informou que ainda não foi notificado da ação.
FONTE: FOLHA PE.

quinta-feira, 10 de março de 2016

MOBILiDADE Uber completa uma semana de atividades no Recife Com serviço mais confortável que a maioria dos taxistas, empresa conquista clientes e motoristas, apesar de polêmica com o poder público.

Blog Grande Recife Molibidade Pe
Adirson Tavares conta que deve conseguir triplicar a renda mensal
Adirson Tavares conta que deve conseguir triplicar a renda mensal
Foto: Ashlley Melo/JC Imagem
Com uma semana em atividade no Recife, o serviço da Uber ainda levanta muitas dúvidas dos clientes e polêmica entre usuários, motoristas, taxistas e o poder público. Enquanto isso, os profissionais cadastrados na empresa vão circulando pela capital pernambucana, atendendo clientes e faturando com as corridas. São pessoas que aproveitaram a chegada da multinacional para se cadastrar e fazer uma renda extra como motorista.
O representante comercial Adirson Tavares tem a expectativa de triplicar sua renda mensal com o serviço. “Eu já fazia esse trabalho de motorista executivo nos fins de semana. O que o Uber me trouxe foi um meio de contato com mais clientes”, diz Adirson, que calcula que faz entre 20 e 35 viagens por dia, sempre das 14h à 0h. “Ainda está no começo e estou sentindo como vai ser para o futuro. Mas esse tipo de serviço chegou para ficar.”
O Recife conta com a categoria UberX, na qual os motoristas devem ter carros de modelos fabricados a partir de 2008, com quatro portas e ar-condicionado. “Não precisei fazer nenhum investimento alto, já que já tinha o carro. Só me esforço para mantê-lo sempre limpo e com o que a empresa exige, como balas, barras de cereal e água gelada”, afirma Adirson.
O conforto e o preço são algumas das características destacadas por quem já usou o aplicativo, como a doutoranda em oceanografia Érika Pinho, de 27 anos. “Em comparação com os táxis que costumo pegar aqui, foi muito melhor. O motorista foi muito educado e a viagem foi quase a metade do valor que já paguei antes”, avalia Érika, que fez no último domingo o mesmo percurso que faz toda semana, da sua casa no Prado até a casa do namorado, em Campo Grande. “Normalmente daria R$ 20 de táxi, mas no Uber ficou por R$ 12.”
Os usuários, entretanto, não livram o aplicativo de críticas. A psicóloga Fernanda Verícimo, de 26 anos, conta que o Uber funcionou muito bem, mas reclamou da demora para conseguir uma corrida. “Tivemos que pedir umas duas vezes até aparecer um carro disponível. Mas isso é aceitável já que o serviço ainda está no começo, era apenas o segundo dia”, lembra. 
Outro ponto negativo apontado pela psicóloga é a restrição nos meios de pagamento. “É um inconveniente não saber na hora quanto da corrida será faturada no cartão, só receber por e-mail depois. Além disso, você precisa ter um telefone com internet pra chamar. Por isso, não acredito que o serviço seja uma concorrência com os táxis, já que se você estiver na rua e precisar pegar um carro, vai ser táxi. São propostas diferentes”, completa. 
Para o jornalista Guilherme Gatis, a interface do aplicativo pode ser um pouco confusa, mas o fato das corridas serem mais baratas do que a bandeira do táxi faz com que ele opte pelo serviço da Uber com mais frequência. “Pontos que alguns consideram positivos no Uber, como a cordialidade dos motoristas e ‘serviços de bordo’, como água e doces para os passageiros, para mim são irrelevantes. Isso não é uma virtude, mas uma dinâmica que deveria ser regra, seja nos táxis, seja nos carros da Uber”, afirma Gatis.
Mesmo ativo há sete dias, o serviço ainda é considerado “ilegal” pela Prefeitura do Recife. Em nota, a Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano afirmou que “os veículos que utilizam a plataforma do Uber não são cadastrados no município, os mesmos poderão ser fiscalizados como transporte irregular de passageiros”. A prefeitura se apoia na lei federal 12.468/2011, que trata das atividades de transporte remunerado de passageiros. A fiscalização fica por conta da CTTU e já acontece de forma contínua com táxis de outras cidades que rodam no Recife e com vans escolares irregulares. O valor da multa para os condutores que realizam esse tipo de transporte sem a devida regulamentação é de R$ 4.322,18. Por outro lado, empresa usa a mesma legislação para respaldar seu funcionamento sob o argumento de que seu serviço não se enquadra em nenhuma categoria tratada no texto, uma vez que não é público, mas restrito às pessoas cadastradas no aplicativo.

FONTE: JC ONLINE.

INSEGURANÇA Número de assaltos cresce no Grande Recife e assusta população.


Assaltos estão cada vez mais comuns na Região Metropolitana do Recife 
Foto: reprodução


Blog Grande Recife Mobilidade Pe
Se você está se sentindo mais inseguro nas ruas da Região Metropolitana do Recife não é apenas impressão. Situações como assalto a ônibus e roubos em geral, inclusive de veículos, estão cada vez mais comuns. Dados da Secretaria de Defesa Social (SDS) de Pernambuco apontam que esse tipo de crime aumentou consideravelmente no último dois anos.
Comparando janeiro de 2014 com o mesmo mês deste ano, houve um aumento de 129% nos casos de assalto a ônibus. Já com relação aos crimes violentos contra o patrimônio (CVP), que englobam todo tipo de roubo (transeunte, bancos, residências, etc) e extorsão mediante sequestro, o crescimento neste mesmo período foi de 73%. Outro crime que tem assustado a população é o de roubo de veículos, que sofreu um aumento de 54%. Esses dados da SDS correspondem apenas ao Grande Recife, sem incluir zonas da Mata, Agreste ou Sertão do Estado.
Um das vítimas da crescente violência na Região Metropolitana do Recife foi a recepcionista Maria Eduarda Vasquez, 20 anos. Ela contou que há três meses saía de casa com o marido, por volta das 7h30, para ir trabalhar quando foi abordada por dois homens numa bicicleta. Na ocasião, os bandidos chegaram a assediá-la, beijando seu pescoço e dizendo que voltariam atrás dela. “Eles mandaram a gente virar de costas, levaram a moto do meu marido e disseram que se a gente virasse eles atirariam. Sinto medo e nojo. Hoje não ando mais sozinha no bairro onde moro”, relembrou ela, que reside há um ano em Pau Amarelo, em Paulista, e nunca havia sido assaltada.    
Por causa desta situação, algumas pessoas podem relacionar o aumento com a crise financeira que o País atravessa - e que tem reduzido as vagas de emprego, por exemplo. Mas de acordo com o sociólogo e cientista político José Arlindo Soares, ligar uma coisa a outra pode não ser o mais correto. “As pessoas quando se desempregam não significa que vão partir para a criminalidade. A fila nas agências de trabalho mostra que as pessoas estão procurando emprego. Eu não atribuo às duas situações uma ligação direta”, comentou.
No entanto, ele completou: “Em tese, no momento de crise há um aumento de violência, embora não seja apenas a questão da economia que determine a violência. Falta aos governos, principalmente durante a crise, fazer uma governança do cotidiano, evitar custos supérfluos e concentrar no que é imprescindível como saúde e segurança.”
Além dos roubos "comuns" que assombram a população, esta semana o blog Ronda JC divulgou a lista dos dez municípios (com mais 100 mil habitantes) pernambucanos com maior taxa de homicídios. Baseados num levantamento divulgado pela SDS, os números mostram que 2015 foi o período do pior resultado da história do Pacto pela Vida:
1 – Cabo de Santo Agostinho – 80,66
2 – Igarassu – 62,643 – Caruaru – 58,234 – Jaboatão dos Guararapes – 45,865 – Vitória de Santo Antão – 45,856 – Petrolina – 39,387 – São Lourenço da Mata – 38,278 – Olinda – 37,969 – Recife – 35,8310 – Paulista – 35,46.
fonte: NE10 caderno noticias Grande Recife

MUDANÇA DE ITINERÁRIO NA LINHA 680 – VASCO DA GAMA/AFOGADOS TEVE INÍCIO NESTA QUARTA-FEIRA (09)



A linha 680 – Vasco da Gama/Afogados mudou de itinerário, nesta quarta-feira (9), no bairro de Casa Amarela. A instalação de uma placa de trânsito, pela CTTU/Recife, proibindo o giro à esquerda para os veículos que trafegam pela Rua Paula Batista e entram na Rua Conselheiro Nabuco, provocou mudança de parada e de trajeto, no sentido Vasco da Gama/Afogados.
 
Atualmente, os veículos seguem pelas ruas Padre Lemos, Dona Ana Xavier, Paula Batista, Conselheiro Nabuco, Harmonia... Com a mudança, eles passam a fazer o seguinte percurso: ...Rua Padre Lemos, Estrada do Arraial, Rua Conselheiro Nabuco, Rua da Harmonia...
 
A parada nº 100022, em frente ao Bompreço de Casa Amarela, na Rua Paula Batista, deixa de ser atendida. Como opção, os usuários contam com a parada nº 100047, na Rua Conselheiro Nabuco, em frente ao Studio Alaíde Gomes, nº 243.
 
Para mais informações, os usuários podem entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente, no 0800 081 0158.

fonte: Site GRCT

LINHA 518 – APIPUCOS/RIOMAR (OPCIONAL) TEM MUDANÇA DE ITINERÁRIO


A linha 518 – Apipucos/RioMar (Opcional) terá mudança de itinerário no sentido RioMar/Apipucos. A medida será adotada devido à implantação da Faixa Azul na Avenida Antônio de Góes, realizada pela CTTU/Recife. A mudança irá atender a mais paradas na via e passa a valer a partir deste sábado (12).
 
A linha deixará de atender a pista Sul (esquerda) da Av. Antônio de Góes e passará a atender a pista Norte (direita). Com isso, deixa de ser atendida a parada de nº 010112, no canteiro central da pista da esquerda.
 
Com a mudança, os veículos passam a atender as paradas nº 010113, em frente ao Banco do Brasil, e 010115, em frente ao prédio do Dnit. 
 
Confira o novo itinerário da linha:
 
...Túnel do Pina, Rua Manoel de Brito, Rua José Mariano Filho, Av. Engenheiro Antônio de Góes (Pista Norte – pista da direita), Ponte Governador Agamenon Magalhães, Viaduto Capitão Temudo...
 
Para mais informações, os usuários devem entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente, no 0800 081 0158.
fonte : Site GRCT

quarta-feira, 9 de março de 2016

Busscar Ônibus na mira do capital estrangeiro

O grupo chileno Vivipra, importador e distribuidor de diferentes marcas de automóveis, caminhões e ônibus no mercado do país andino, pode apresentar proposta de compra de fábrica da Busscar. O grupo está avaliando o cenário e há conversas em andamento. Faz bastante sentido para empresário estrangeiro – que paga em dólar – olhar boas oportunidades no mercado brasileiro porque o real está desvalorizado e as companhias nacionais estão uma pechincha. 

Mais: quando o negócio pode ser concretizado num leilão, o preço cai naturalmente. A leiloeira Tatiane Duarte fez, também, contatos com todos os fabricantes de carrocerias de ônibus do Brasil. Um deles demonstrou interesse e se espera proposta. O certame está marcado para os dias 15 e 30 de março, em primeira e segunda praças, respectivamente. Segundo informações da coluna de Economia/Claudio Loetz

Trajetória da Busscar
Em 1989 a tradicional fábrica de carrocerias Nielson, de Joinville (SC), passou a utilizar o nome Busscar como marca de fantasia de seus produtos; também ganhou novo logotipo. A tentativa de fixação de nova imagem para seus ônibus tinha alguma razão de ser, já que, estilisticamente, a família recém lançada rompia com uma tradição de design que vinha de 1961, ano da apresentação da primeira versão da carroceria Diplomata, claramente calcado na escola norte-americana. 

As linhas e a concepção do Jum Buss, ao contrário, tinham clara inspiração européia e seguiam as tendências havia muito praticadas pela Marcopolo, na época sua maior concorrente. A empresa chegou a ter cinco mil funcionários em um complexo industrial de 84 mil metros quadrados. Mas acumulou uma dívida de R$ 1,3 bilhão com fornecedores e funcionários.

Fonte:Fortalbus

terça-feira, 8 de março de 2016

Moradores do Recife respondem a questionários para melhorar mobilidade da Cidade Pesquisa é a base para o planejamento do sistema de transporte público

Estudo servirá como base de avaliação políticas de desenvolvimento da mobilidade e do ordenamento territorial do Recife
Estudo servirá como base de avaliação políticas de desenvolvimento da mobilidade e do ordenamento territorial do Recife
Foto: Mariana Campello/ JC Trânsito
Cerca de 43 mil questionários sobre mobilidade do Recife foram respondidos nos últimos três meses. A pesquisa é a base para o planejamento do sistema de transporte público, que possibilitará incluir a definição de linhas de ônibus, expansão do sistema de metrô, a definição da operação do sistema de navegabilidade dos rios Capibaribe e Beberibe, o funcionamento do sistema complementar, a localização das estações de bicicletas compartilhadas e a identificação dos principais corredores caminháveis da capital pernambucana.
O questionário foi formulado para fornecer dados necessários aos diversos estudos que fazem parte do plano urbano, principalmente o desenvolvimento de um modelo integrado de transportes e uso do solo. Assim, o modelo servirá como base de avaliação políticas de desenvolvimento da mobilidade e do ordenamento territorial do Recife. 
O modelo de pesquisa é diferente do tradicional, feito porta a porta, e foi elaborado online poupando uma média de R$ 5 milhões dos cofres públicos para executá-la. Ao responder o formulário, o sistema gera automaticamente um código de autenticação que deve ser anotado e guardado, pois é a confirmação de que o cidadão participou da pesquisa.
Desde janeiro as empresas com mais de 200 postos de trabalho, além de escolas, faculdades e universidades foram acionadas formalmente pela Prefeitura do Recife e desde então estão colaborando com a pesquisa, incluindo o Sistema Jornal do Commercio de Comunicação (SJCC). A Lei Municipal da Informação de Mobilidade (Lei nº 18.205/2015), de autoria do Executivo Municipal, entrou em vigor em janeiro deste ano e é por meio dela que estas instituições têm se pautado para mobilizar seus funcionários e alunos a responderem a pesquisa.
A ação foi desenvolvida e coordenada pela Secretaria de Planejamento Urbano do Recife, por meio do Instituto da Cidade Pelópidas Silveira (ICPS) e em parceria com a Emprel. Até o dia 25 de março, o ICPS recolherá as informações de parte desse levantamento junto às empresas, escolas e universidades que foram acionadas no início deste ano pela PCR para colaborar com a pesquisa.
Fonte: JC TRÂNSITO.

segunda-feira, 7 de março de 2016

NOVAS REGRAS DE EMBARQUE E DESEMBARQUE NOS ÔNIBUS DA REGIÃO METROPOLITANA DO RECIFE


As empresas de ônibus da Região Metropolitana do Recife têm 30 dias para se adequar às novas normas de embarque e desembarque de passageiros. Portaria do Consórcio Grande Recife, publicada no Diário Oficial do último sábado, prevê um controle mais rígido por parte das operadoras. Entre as determinações:

1º Os veículos ficam obrigados a efetuarem o desembarque, nos Terminais de Integração, pelas portas central e traseira, durante toda a operação;
2º Nos horários de pico (5h às 9h e 17h às 20h), o desembarque, durante todo o trajeto, será realizado pelas portas central e traseira;
3º No caso de todos os assentos para idosos estarem ocupados, os motoristas devem permitir o embarque de pessoas acima de 65 anos pela porta traseira, em toda a operação;
4º As empresas terão 30 dias, a partir da publicação da portaria, para confeccionar a comunicação visual alertando para as mudanças, podendo ser punidas em caso de descumprimento.
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Fonte:Jc nas Ruas.
Foto: Guga Matos/JC Imagem

METRO DO RECIFE DESCARRILHA ENTRE JOANA E RECIFE VIAS INTERDITADAS LINHA SUL E LINHA JABOATÃO / CAMARAGIBE

Metrorec trabalha para normalizar composição que saiu dos trilhos


De acordo com informações da assessoria, ninguém ficou ferido. O problema deve ser solucionado até o final da tarde
Foto: Divulgação/ Metrorec

O Metrorec vai investiga o que ocasionou o descarrilamento das rodas de uma composição de um trem que faz a linha Sul no sentido subúrbio/cidade, próximo à Estação Joana Bezerra. O incidente aconteceu na tarde desta segunda-feira (7).
Ninguém ficou ferido. “A gente vai tentar saber a origem desse problema, se foi mecânico, de mudança nesse equipamento que controla a rota dos trens”, explicou Salvino Gomes, assessor de comunicação do Metrorec. “Assim que as rodas saíram a composição parou, porque o trem acaba perdendo a altura necessária para receber o comando de energia e a composição parou e os passageiros não sentiram nada”, garantiu o assessor. “Não houve nada que deixasse as pessoas em pânico”, disse, garantindo que não corria risco de o trem tombar. 
Os técnicos estão no local fazendo a manutenção dos trilhos. O problema deve ser solucionado até o final da tarde. Os passageiros estão precisando fazer uma manobra para fazer o trecho. “Nesse momento, com a interdição entre o trecho Recife-João Bezerra, o passageiro da Linha Sul tem que pegar o trem na linha Sul sentido subúrbio/cidade saindo de Cajueiro Seco, desembarca na plataforma de Joana Bezerra e na plataforma ele pega um trem oriundo da linha Centro para terminar a viagem para Recife”, detalhou Salvino. 
Salvino Gomes falou com a Rádio Jornal: 
Já no sentido cidade/subúrbio o passageiro da linha Sul deve pegar um trem na Estação Recife na linha Centro desembarcar na Estação Joana Bezerra e embarcar em um trem da linha Sul com destino a Cajueiro Seco.  

NÃO HOUVE FERIDOS, MAiS NOTÍCIAS EM INSTANTES.
LOCAL SENDO LIBERADO PELO METROREC

FONTE: Whatsapp cortesia

Transporte Taxistas recifenses discordam do Uber, mas descartam protestos inicialmente


Uber começou a funcionar no Recife nesta quinta / Foto: Fernanda Carvalho/ Fotos Públicas
Uber começou a funcionar no Recife nesta quintaFoto: Fernanda Carvalho/ Fotos Públicas
No primeiro dia de funcionamento do polêmico Uber no Recife, esta quinta-feira (3), as discussões sobre o aplicativo tomaram conta de pontos de táxi na capital pernambucana. Mesmo com a grande maioria dos profissionais contra o aplicativo, protestos foram descartados inicialmente. A mobilização agora deve ser para pressionar a Prefeitura do Recife para se posicionar sobre o assunto.


O presidente da Associação dos Profissionais de Táxi, Sandro Cavalcanti, afirmou que a categoria deverá definir se irá fazer manifestações nas ruas da cidade após uma reunião com a Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano, prevista para o fim da próxima semana. "Se não houver resposta, sim, haverá protestos", advertiu.


Cavalcanti prevê prejuízos para os taxistas com a chegada do Uber. "Com a crise, já perdemos cerca de 45% do faturamento, imagine agora. O Uber é o trabalho deles, mas dar espaço por causa de emprego para uns, mas prejudicando uma categoria que tem direitos adquiridos é desleal", defendeu. Para o presidente da associação, não há espaço para táxis e Uber no mercado recifense.

Recife tem, atualmente, 6.125 táxis, o que equivale a um veículo a cada 250 habitantes. O número não aumenta desde 1995, quando a capital atingiu o limite de permissões - a lei determina que seja de um carro a para 300 pessoas.

O presidente do Sindicato dos Taxistas de Pernambuco, Everaldo Menezes, disse que a entidade não está organizando protestos e que, assim como a associação, vai aguardar um posicionamento da prefeitura, responsável pela regulamentação do transporte remunerado na cidade.

Menezes ressalta ainda que os taxistas têm mais custos do que os motoristas do Uber. "A começar pela documentação, ele tem que ter as duas certidões, federal e estadual; se tiver uma restrição, não tira a documentação que dá direito a ele de dirigir o táxi”, disse em entrevista à Rádio Jornal.

PREÇOS - O cálculo do preço do Uber é de R$ 2,50 de preço base mais R$ 1,15 por quilômetro rodado, além de R$ 0,17 por minuto dentro do veículo. No entanto, o valor mínimo para uma corrida é de R$ 6. A tabela vale para o preço regular, mas os valores podem aumentar em situações de alta demanda, como o Carnaval, por exemplo.

Nos táxis, a bandeirada custa R$ 4,75, que é o valor que qualquer pessoa paga ao entrar no veículo. A partir daí, cada quilômetro rodado na bandeira 1 (válida em dias úteis, das 6h às 22h) custa R$ 2,31. Na bandeira 2, o valor sobe para R$ 2,79.
FONTE: JC TRANSITO

Documento Contran adia para maio cobrança de habilitação para cinquentinhas


Multa para condutor de cinquentinha que não tiver habilitação depois de 31 de maio será de R$ 574,62 / Foto: Bobby Fabisak/JC Imagem
Multa para condutor de cinquentinha que não tiver habilitação depois de 31 de maio será de R$ 574,62Foto: Bobby Fabisak/JC Imagem
Os condutores de cinquentinhas ganharam mais tempo para tirar a Autorização para Conduzir Ciclomotor (ACC) ou a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria A. O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) prorrogou para 31 de maio o prazo para os departamentos estaduais de trânsito, os Detrans, exigirem o documento.
O órgão de Pernambuco estava fazendo blitze para fiscalizar a habilitação dos ciclomotores desde essa terça-feira (1º). Só no primeiro dia 13 veículos foram apreendidos. Porém, com a decisão do Contran, publicada no Diário Oficial da União nessa quinta (3), a ação foi suspensa.

Nenhum pernambucano procurou o Detran-PE para tirar ACC até agora, mesmo com a redução do preço e da carga horária desde o início deste ano.

Proporcionalmente, o número de CNHs na categoria A cresceu. Enquanto em todo o ano passado foram 318.288, só nos dois primeiros meses desde ano, 44.522, incluindo também os números de carteiras solicitadas para duas categorias ao mesmo tempo - um motorista que quer conduzir carros e motos, por exemplo, deve pedir o documento AB. Considerando aqueles apenas na A, foram 8.288 homens e 2.798 mulheres no ano passado e 1.106 homens e 316 mulheres em janeiro e fevereiro.


A habilitação começou a ser exigida com a regulamentação dos ciclomotores, no dia 31 de julho do ano passado. Porém, em 15 de outubro, a juíza Nilcéa Maggy, da 5ª Vara Federal em Pernambuco, suspendeu a exigência em liminar. A decisão foi derrubada, também em caráter liminar, um mês depois pelo desembargador federal Carlos Wagner Dias Ferreira, do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5). O documento chegou a ser exigido em dezembro, mas poucos dias depois foi suspensa novamente.

Com mais esse adiamento no prazo, quem for flagrado conduzindo cinquentinhas sem habilitação só a partir de 31 de maio terá que pagar multa de R$ 574,62 e o veículo apreendido, por descumprir o artigo 162 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). A multa equivale ao valor da penalidade por infração gravíssima, R$ 191,54, multiplicado por três
.fonte: 
Do JC Trânsito

Proposta - Crime cometido dentro de transporte público terá pena agravada, decide Senado


O texto não fixa de antemão qual o aumento de pena será imposto / Foto: Alexandre Gondim/JC Imagem
O texto não fixa de antemão qual o aumento de pena será impostoFoto: Alexandre Gondim/JC Imagem
A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou nesta quarta-feira (2), uma proposta que inclui como circunstância agravante da pena o fato de o crime ter sido cometido no interior de transporte público. O projeto, que passou em caráter terminativo, seguirá diretamente para a Câmara, a não ser que haja recurso de senadores para levá-lo para apreciação do plenário da Casa.

De autoria do senador Jorge Viana (PT-AC), o texto não fixa de antemão qual o aumento de pena que será imposto a uma pessoa que, por exemplo, tenha sido condenada por um roubo de um celular em um ônibus. A proposta acrescenta ao Código Penal como décima segunda circunstância agravante o crime que tenha sido cometido no interior de transporte público e também nos terminais ou pontos de embarque ou desembarque de passageiros.

Essas circunstâncias agravantes são avaliadas pelo juiz no momento em que vai fixar a pena de um condenado. O relator da proposta na CCJ, senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP), disse em seu parecer que, em todo o País, tem havido um crescimento no número de crimes praticados no interior de transportes públicos e nos terminais ou pontos de embarque ou desembarque de passageiros. Ele afirmou que há quadrilhas especializadas nesse tipo de delito e que, no caso dos furtos, a percepção de ocorrência desse tipo de crime é dificultada em razão das circunstâncias.

"Diante dessas considerações, entendemos que os crimes praticados nessas circunstâncias devem ser mais gravemente apenados, tendo em vista os objetivos da pena, que são a prevenção e a repressão à prática de delitos", disse o tucano, em seu parecer.
Fonte: Do Estadão Conteúdo