terça-feira, 26 de abril de 2016

Avenidas do Recife são liberadas após protestos nesta terça (26) Pontos nas zonas Norte e Sul da capital pernambucana já estão livres. Interdição ainda ocorre na BR-101, no municípios de Paulista, na RMR.

fonte: Do G1 PE
Bombeiros apagam o fogo ateado pelos manifestantes, liberando a Avenida Norte (Foto: Reprodução/WhatsApp)Avenida Norte foi liberada por volta das 8h40 desta terça (26) (Foto: Reprodução/WhatsApp)
Após osprotestos em vias importantes do Recife na manhã desta terça (26), o trânsito nos locais interditados já foi liberado. As manifestações tiveram início por volta das 7h30 da manhã e aconteceram de forma simultânea no cruzamento da Avenida Norte com a Rua Cônego Barata,  na Avenida Sul, próximo ao Largo do Cabanga, e na Avenida Agamenon Magalhães, no trecho próximo à Fábrica Tacaruna.
Segundo o representante do Movimento Nacional de Luta pela Moradia (MNLM), Paulo André Araújo, as mobilizações foram a favor da manutenção de programas sociais do governo, como o Minha Casa, Minha Vida e o Bolsa Família. "Se esses programas forem extintos, mais de dois milhões de famílias brasileiras não terão acesso à moradia", defende.
Além disso, outros grupos envolvidos nas mobilizações desta terça (26) dizem defender a democracia. É o caso do Movimento Revolucionário Cidadão (MRC), contrário ao processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT). "Acreditamos que isso que está acontecendo no Senado é uma fraude", pontuou Eraldo Lira, representante do movimento que ocupou os dois sentidos da Avenida Norte.
Manifestantes interditaram a Avenida Sul, próximo ao Largo do Cabanga  (Foto: Aldo Carneiro/Pernambuco Press)Manifestantes interditaram a Avenida Sul, próximo ao Largo do Cabanga (Foto: Aldo Carneiro/Pernambuco Press)
De acordo com a Companhia de Trânsito e Trasnporte Urbano (CTTU), houve, ainda, um ponto de interdição localizado na Avenida Caxangá, num trecho próximo ao viaduto da BR-101. Por volta das 9h30, o trânsito foi liberado no local, mas o tráfego de veículos ainda apresentava retenções mesmo após a liberação. No mesmo horário, houve desinterdição dos pontos na Avenida Sul e na Avenida Agamenon Magalhães.
Ainda há pontos fechados na BR-232, no trecho próximo à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Caruaru, no Agreste, e no quilômetro 52 da BR-101, no município de Paulista, na Região Metropolitana do Recife (RMR). Em Caruaru, a manifestação é feita por integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). Por volta das 10h, os manifestantes chegaram a liberar uma faixa de cada sentido da rodovia e, em seguida, o tráfego foi completamente liberado.
De acordo com a PRF, o trecho em Paulista reúne cerca de 200 pessoas. Há pneus queimando nas vias e a orientação dada aos motoristas é para evitar utilizar o trecho.

Atos de vandalismo de torcedores danificam 3 trens do metrô do Recife

Dois deles já foram recuperados e colocados novamente em circulação.
Ausência do 3º trem representa 12 mil lugares a menos em horários de pico.

fonte: Do G1 PE
Trem do metrô do Recife passa por reparos após atos de vandalismo (Foto: Metrorec/Divulgação)Trem do metrô do Recife passa por reparos após
atos de vandalismo (Foto: Metrorec/Divulgação)
Atos de vandalismo registrados no último domingo (24), após o clássico entre Náutico e Santa Cruz pelas semifinais do Campeonato Pernambucano, na Arena Pernambuco, deixou saldo de três trens depredados na linha Centro do Metrô. Dos três veículos, dois foram recuperados ainda ontem, mas um deles precisará ficar fora de operação por aproximadamente uma semana, complicando ainda mais o já saturado sistema de tranporte coletivo da cidade.
O reflexo da ações das torcidas já pôde ser sentido na manhã desta segunda-feira (25). Com um trem a menos, seis viagens deixaram de ser realizadas o que, segundo cálculos do Metrorec, representa 12 mil lugares a menos no horário de pico, que vai das 5h30 às 8h30.
Segundo o gerente de comunicação da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) no Recife, Salvino Gomes, o reparo deverá custar algo em torno de R$ 30 mil. "Foram dois vidros e um parabrisa que já havia sido danificado por torcedores em outra oportunidade. Com isso, o trem vai ficar fora de operação, o que representará vagões mais cheios e prejuízo para a população", explicou. Com a expectativa de sete dias para solucionar o problema, o metrô deve oferecer 84 mil vagas a menos em horários de pico nesse período.
A permanência da Polícia Militar (PM) afirmou que não registrou queixas relativas a depredações após o jogo entre Náutico e Santa Cruz. Informou, no entanto, que atendeu uma ocorrência de uma suposta pessoa armada na estação Coqueiral após a partida. Uma equipe foi enviada ao local, mas após buscas ninguém foi encontrado.

segunda-feira, 25 de abril de 2016

ENCERRADA A PARALISAÇÃO DA VERA CRUZ


TODOS VOLTANDO AO TRABALHO NESTE MOMENTO.

PARALISAÇÃO CONTINUA NA VERA CRUZ E O GRCT, NÃO TEM UM ESQUEMA DE ALTERNATIVA PARA OS USUÁRIOS (LAMENTÁVEL)



Transporte

Motoristas e cobradores da Vera Cruz fazem paralisação

foto: Jailson Silva


Passageiros da Vera Cruz ficaram sem ônibus na manhã desta segunda-feira (25). Motoristas, cobradores e funcionários da área de manutenção da empresa fazem uma paralisação desde as 3h30 para reivindicar melhores condições de trabalho. Não há previsão para que os ônibus voltem a circular.

De acordo com o Sindicato dos Rodoviários, os trabalhadores enfrentam problemas para receber o pagamento de horas extras desde maio do ano passado. "As horas extras são rateadas e tem ainda o atraso no pagamento", explicou Genildo Pereira, representante da entidade.


Pereira afirma também que há problemas com equipamentos dos ônibus e denuncia a circulação de veículos com pneus carecas. "Correm o risco com essa falta de manutenção o operador e o usuários", reclamou. Motoristas, cobradores e fiscais enfrentam ainda, segundo o sindicato, a falta de estrutura nos terminais, alguns deles sem banheiros, por exemplo.

Por causa da paralisação, muitos passageiros ficaram esperando muito tempo nos pontos de localidades atendidas pela Vera Cruz, como o Barro, na Zona Oeste do Recife. A seguidora  no Twitter @Thay_Nun afirmou que aguardava um ônibus no Ibura, na Zona Sul, havia mais de 40 minutos. As paradas estão lotadas.
Devido ao protesto, o Grande Recife Consórcio de Transporte orienta os moradores das áreas atendidas pela Vera Cruz a usar o metrô. Segundo o órgão, 120 mil pessoas são usuárias das linhas da empresa. Há 1.300 funcionários e 400 veículos.
Esta não é a primeira vez que funcionários da empresa fazem paralisação por melhores condições de trabalho. Em novembro do ano passado, uma das denúncias era de que havia ônibus circulando com o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV) vencido, embora seja um documento obrigatório.
FONTE: JC TRÂSITO

Protesto - Sindicato faz piquete na frente da garagem da Vera Cruz .

A classe dos Rodoviários faz greve na Verá Cruz e pedem pra a diretoria aparecer pra negociar. Caso contrário não circula ônibus nenhum .

Canal Blog GRMPE:
com Ronney ao Vivo pagina do Facebook

entrevista com o Presidente do Sindicato:

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Foto: cortesia whatsapp willames

sábado, 23 de abril de 2016

INAUGURADO SEM DIVULGAÇÃO O TI STA LUZIA TEM SUAS ATIVIDADES INICIADAS NESTE SÁBADO 23/04/16 COM 3 ANOS DE CONSTRUÇÃO E A 1 ANO E MEIO CONCLUÍDO E FOI ENTREGUE PELA METADE. ( LAMENTÁVEL)


Com atraso, o Terminal Integrado de Santa Luzia, na Zona Oeste do Recife será aberto neste sábado (23). Após quatro anos de obras e investimento de R$ 4,3 milhões, o TI será aberto com apenas três linhas, cinco a menos do que foi previsto.
O equipamento fica entre as avenidas Recife e Doutor José Rufino e, na primeira fase, será ponto de retorno das linhas 102–Ibura/TI Santa Luzia, 106–Parque Aeronáutica/TI Santa Luzia e a 204–Loteamento Jiquiá/TI Santa Luzia, todas de tarifa A (R$ 2,80). O terminal faz ainda integração com o metrô, na estação Santa Luzia. A estimativa é de receber 4,5 mil passageiros por dia.


O Grande Recife Consórcio de Transporte afirma que mais cinco linhas deverão entrar em funcionamento na segunda etapa. A implantação delas está sendo analisada com base em pesquisas nas comunidades vizinhas ao novo terminal. Porém, ainda não há prazos.



A estrutura do TI Santa Luzia já estava pronta há mais de um ano, mas, sem inaugurar a integração, se degradava. Havia um impasse entre a Secretaria das Cidades e a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), operadora do metrô, sobre adequações propostas pela Companhia. A obra começou em 2012, ainda orçada em R$ 3,4 milhões.

PRAZERES - O último terminal inaugurado foi o de Prazeres, há duas semanas, também após quatro anos de obras. O TI custou R$ 4,4 milhões e foi aberto só com duas linhas, também cinco a menos do que o previsto no projeto inicial.
Fonte: JC TRÂNSITO com fotos do Blog GRMPE

sexta-feira, 22 de abril de 2016

VIOLÊNCIA Baleado, homem foge e morre dentro do metrô do Recife


Metrô ficou circulando com intervalos maiores 
Foto: Hélia Scheppa/Acervo JC Imagem


Do JC Trânsito
Um homem foi baleado em Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife, no início da noite desta quarta-feira (20), próximo aos trilhos do metrô. Ferido, ele conseguiu fugir para dentro da via, mas acabou morrendo entre as estações Monte dos Guararapes e Prazeres.
O crime aconteceu por volta das 18h. Desde então, como o corpo da vítima ficou na via por onde passam os trens, esse eixo não pôde ser usado. As composições que passam tanto em direção ao Centro quanto ao subúrbio estão por uma única linha entre Cajueiro Seco e Porta Larga.

Com menos espaço para os trens, os intervalos ficaram maiores, passando de seis para 12 minutos. O número de composições em circulação na linha Sul passou de nove para sete trens.

O Instituto de Medicina Legal (IML) chegou ao local para recolher o corpo do homem por volta das 20h30. A Polícia Militar faz ronda no entorno das estações para tentar prender os suspeitos de balear a vítima. O caso será investigado pela Polícia Civil.
Fonte: jc trânsito 

quinta-feira, 21 de abril de 2016

Um Pais de primeiro mundo cuida de seu povo com tecnologias viáveis.


Modernização de frota de ônibus faz Espanha economizar 8.600 euros por veículo


Além de investir em novos ônibus, País tem convertido modelos já em circulação
Barcelona tem registrado resultados positivos com ônibus híbridos de grande porte
Barcelona tem registrado resultados positivos com ônibus híbridos de grande porte.
Bom para o meio ambiente e bom para o bolso.
A Associação das Empresas Gestoras de Transportes Coletivos Urbanos da Espanha diz que a prática de converter e modernizar o ônibus a diesel e a gás natural, implantando tecnologias mais novas, tem representado uma economia significativa e também melhorias no meio ambiente.
Em Barcelona, por exemplo, a transformação dos ônibus pode gerar uma economia de 8.640 euros por ano para cada veículo, levando em consideração apenas o consumo menor de óleo diesel ou gás natural. Em dois ou três anos de operação, praticamente o custo da conversão por veículo já foi totalmente pago.
De acordo com a associação, a conversão de um ônibus diesel para um sistema híbrido pode trazer economia anual de 22% no gasto de combustível enquanto que o ônibus a gás natural convertido pode trazer uma economia ainda maior, de 30%.
A empresa de Transportes Metropolitanos de Barcelona TMB já tem na frota de 1.065 veículos, 411 ônibus convertidos.
Além disso, foram compradas mais de 160 unidades de ônibus híbridos novos desde o final de 2012, hoje sendo considerada uma das frotas mais limpas da Europa.
A opção pela conversão e pelos modelos híbridos tem ocorrido por questão de economia, meio ambiente e também desempenho. A TMB diz que, por enquanto, os ônibus 100% elétricos, apenas com baterias, não são viáveis para compor toda a frota.
A operação na cidade requer uma autonomia mínima de 16 horas por dia. No inverno, com sistema de recarga rápida, é possível atender a essa exigência, mas no verão, devido ao uso maior de ar condicionado, a margem de segurança para autonomia cai significativamente. Barcelona também não tem investido apenas em tecnologias alternativas ao diesel.
Os novos ônibus a diesel seguem o padrão europeu com menor emissões, Euro 6.
Além disso, foram colocados filtros no sistema de escape de 425 ônibus diesel, o que tem reduzido em 60% as emissões de óxido de nitrogênio em torno de 90% de materiais particulados.
Toda essa preocupação ambiental se justifica em favor da vida.
De acordo como a OMS – Organização Mundial da Saúde, em torno de 25 mil mortes por ano na Espanha têm relação com a poluição.
Fonte: Adamo Bazani.Do OB

quarta-feira, 20 de abril de 2016

DEPOIS DE 3 ANOS, MAIS UM TERMINAL INAUGURA INCOMPLETO POR FALTA DE ÔNIBUS NOVOS PRA OS USUÁRIOS.(LAMENTÁVEL)


Terminal de Santa Luzia, no Recife, é outro que já deveria estar à disposição (Foto: Thays Estarque/G1)
No TI de Santa Luzia, a sensação é de que o local já poderia estar beneficiando os usuários do transporte público. Estruturas montadas, vigilantes e trabalhadores realizando a limpeza da área interna e das pichações. Mas nada. Para um dos seguranças, que preferiu não se identificar, o terminal - que deverá receber 17 mil pessoas diariamente - ficou “largado” por muito tempo.

Ele espera que agora o local seja, finalmente, inaugurado. “Chamaram todo muito e mandaram o trabalho acontecer. Eu sei sobre esses seis terminais abandonados, já passei por quase todos. Esse aqui é um paraíso comparado ao outros”, ironiza. A obra total do do terminal custou aos cofres públicos R$ 3,4 milhões.
O Governo de Pernambuco, através da Secretaria das Cidades e do Grande Recife Consórcio de Transporte, entrega à população neste sábado (23), o 21º Terminal Integrado da Região Metropolitana, o TI Santa Luzia. 

O novo equipamento, localizado no entroncamento entre as Avenidas Recife e José Rufino, no bairro da Estância, inicia sua primeira etapa de operação com três linhas alimentadoras já existentes, a 102 – Ibura/TI Santa Luzia, 106 – Parque Aeronáutica/TI Santa Luzia e a 204 – Loteamento Jiquiá/TI Santa Luzia. 

Nesta primeira fase, ele irá operar com nove veículos realizando 127 viagens por dia, atendendo cerca de 4.500 passageiros diariamente. As linhas irão operar nos dias úteis, sábados e domingos, exceto a 204 que não circula nos finais de semana. O Terminal será ponto de retorno das linhas alimentadoras e funcionará a partir das 4h50. A segunda etapa deve contar com a implantação de mais cinco linhas que estão sendo analisadas juntamente com as comunidades beneficiadas com o equipamento. 

O Governo do Estado investiu cerca de 4,3 milhões na construção do novo equipamento que conta com uma área total de 5.643 m² e plataforma de 1.024 m². O terminal possui oito plataformas de embarque e duas para desembarque, rampas de acesso, piso tátil (que facilita a orientação de pessoas com deficiência visual e visibilidade reduzida), e mecanismos antiderrapantes, para evitar quedas e escorregões e acesso ao metrô.

O sistema viário externo do Terminal ganhou um binário com as ruas José Gomes de Moura e Rocha Pombo, respectivamente, entrada e saída de veículos do TI. As linhas alimentadoras do terminal que têm origem na região Sul, poderão ao sair do TI, converter à esquerda na Avenida Recife (movimento exclusivo para ônibus) quando estiverem no sentido terminal/subúrbio, e trafegar pela Rua Marquês de Itanhaém. Essa manobra irá evitar que os ônibus precisem pegar à direita na Avenida Recife, realizar o looping de quadra na Av. João Cabral de Melo Neto (3ª Perimetral) para retornar a Avenida Recife no sentido Sul, resultando em uma redução de 1,2 Km por viagem e um ganho de tempo nos deslocamentos. 

É importante informar que com a implantação do SEI, as linhas passam a operar com Anel A (2,80).

Confira abaixo o itinerário das linhas do Terminal Integrado Santa Luzia: 

102 – Ibura/TI Santa Luzia

Sentido subúrbio/TI: Av. Quixeramobim (Terminal), Av. São Paulo, Av. São Paulo (retorno), Av. Quixeramobim, Av. Santa Fé, Rua Rio Sanhauá, Av. Santos, Av. Rio Largo, Av. Eng. Serra Verde, Av. Rio São Francisco, Av. Pernambuco, Ladeira da Cohab, Av. Dois Rios, Av. Dom Hélder Câmara, Av. Recife, Viaduto Ulisses Guimarães, Av. Recife, Rua Peroba, Rua José Gomes de Moura, Av. Central, TI Santa Luzia.

Sentido TI/subúrbio: TI Santa Luzia, Rua Rocha Pombo, Rua Marquês de Itanhaém, Av. Recife, Viaduto Ulisses Guimarães, Av. Recife, Av. Dom Hélder Câmara, Av. Dois Rios, Ladeira da Cohab, Av. Pernambuco, Av. Rio São Francisco, Av. Eng. Muribara, Av. Eng. Muribeca. Rua Eng. Serra Verde, Av. Rio Largo, Av. Santos, Rua Rio Sanhauá, Av. Santa Fé, Av. Quixeramobim, Av. São Paulo, Av. São Paulo (retorno), Av. São Paulo e Av. Quixeramobim (Terminal). 


106 – Parque Aeronáutica/TI Santa Luzia

Sentido subúrbio/TI: Rua Rio Moxotó (terminal), Parque Aeronáutica, Av. Jornalista Edson Régis, Rua Dom Hélder Câmara, Av. Recife, Rua Jean Emile Favre, Rua Silveira Neto, Rua Raimundo Diniz, Rua Saturnino Meireles, Rua Anísio Galvão, Rua Aristides Lobo, Rua Professor José Vicente, Rua São Nicolau, Av. Recife, Viaduto Ulisses Guimarães, Av. Recife, Rua Peroba, Rua José Gomes de Moura, Av. Central, TI Santa Luzia (ponto de retorno). 

Sentido TI/subúrbio: TI Santa Luzia, Rua Rocha Pombo, Rua Marquês de Itanhaém, Av. Recife, Viaduto Ulisses Guimarães, Av. Recife, Rua Dom Hélder Câmara, Rua Pintor Antônio Albuquerque, Rua Professor José Vicente, Rua Aristides Lobo, Rua Anísio Galvão, Rua Jean Emile Favre, AV. Recife, Rua Pintor Antônio Albuquerque,  Rua Hélio Brandão, Rua São Nicolau, Av. Dom Hélder Câmara, Av. Jornalista Edson Régis, Parque Aeronáutica, Rua Rio Moxotó (terminal). 


106 – Parque Aeronáutica/TI Santa Luzia

Sentido subúrbio/TI: Rua Jornalista Jorge Abrantes (terminal), Rua Silverânia, Rua Juarez Millet, Rua João Teixeira, Av. Dr. José Rufino, Av. Estância, Av. Recife, Rua Peroba, Rua José Gomes de Moura, Av. Central, TI Santa Luzia (ponto de retorno). 

Sentido TI/subúrbio: TI Santa Luzia, Rua Rocha Pombo, Rua Marquês de Itanhaém, Av. Recife, Viaduto Ulisses Guimarães, Rua Aires Belo, Av. Dr. José Rufino, Rua João Teixeira, Rua Juarez Millet, Rua Silverânia, Rua Jornalista Jorge Abrantes (terminal). 

Para mais informações, os usuários podem entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente (0800.0810158) ou acessar o site: www.granderecife.pe.gov.br.
 Fonte: GRCT

Polícia Rodoviária reforça ações nas estradas durante o feriadão

Operação Tiradentes será realizada em Pernambuco até o domingo (24).
Metas são coibir infrações mais graves e educar motoristas pernambucanos.


G1PE
Agentes da PRF realizam operação (Foto: Ascom/PRF)Agentes da PRF realizam operação (Foto: Ascom/PRF)
A partir desta quarta-feira (20), a fiscalização no trânsito será reforçada nas estradas federais que cortam Pernambuco.  A Operação Tiradentes segue até o domingo (24).
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) intensificará as ações para tentar reduzir o índice de acidentes e mortes, sobretudo, nas estradas que levam ao interior a e ao litoral.
Estão previstos bloqueios  coibir as infrações mais graves, como excesso de velocidade,  embriaguez ao volante, ultrapassagens em local proibido e uso irregular de motocicletas. As ações serão realizadas em pontos estratégicos, com a utilização de radares e de bafômetros, em conjunto com as equipes da Operação Lei Seca.
Educação
Entre quinta-feira (21) e sábado (23),  haverá  ações educativas com motoristas e passageiros, em Garanhuns (Agreste), por meio do Projeto Cinema Rodoviário. Durante as abordagens, o público será convidado a participar de uma palestra com vídeos educativos, que fornecem informações sobre cuidados que devem ser adotados nas rodovias.
Cuidados
Antes de iniciar a viagem, o motorista deve fazer a revisão no veículo, observando as condições dos pneus, o nível do óleo e combustível, o funcionamento dos sistemas de freio e de iluminação, além do estado dos para-brisas.
Riscos
Sob chuva, a pista fica escorregadia e o motorista deve adotar medidas de segurança para evitar acidentes.  É preciso reduzir a velocidade do veículo, transitar com o farol do carro ligado mesmo durante o dia e manter uma distância segura em relação aos demais veículos.
No caso de aquaplanagem, em que o veículo perde o contato dos pneus com o asfalto ao passar em uma superfície molhada, deve-se tirar o pé do acelerador, evitar pisar no freio de forma brusca e manter o volante firme, até passar pelo local.
FONTE: G1 PE

terça-feira, 19 de abril de 2016

Estação Complexo de Salgadinho deve começar a funcionar em maio Atualmente, 24 estações estão funcionando, das 26 estações previstas.


foto: Fred Metro

A estação Complexo de Salgadinho, que integra o corredor Norte/Sul, deve começar a funcionar no próximo mês. Caso seja aberta em maio, conforme prometido pela Secretaria das Cidades, a inauguração acontecerá um ano e 10 meses depois do primeiro dia de operação do transporte rápido por ônibus (BRT) no corredor. O consórcio construtor Emsa/Aterpa está executando as obras da estação, do Terminal Integrado (TI) Abreu e Lima e de duas passarelas.

Atualmente, 24 estações estão funcionando (do total de 26 estações previstas). Faltam as estações do Complexo de Salgadinho, em Olinda, e São Francisco de Assis, em Paulista. Também precisam ser concluídas as passarelas da Estação São Francisco, em Paulista, e Peixe Agulha, na rodovia PE-15.

“As obras ainda não iniciadas (estação São Francisco) dependem de interferências e pendência de projetos, tais como licenças ambientais da CPRH (Agência Estadual de Meio Ambiente), revisão de projetos e realocação de redes de alta tensão pela Celpe”, informou a Secretaria das Cidades. Ainda não há previsão de início das obras. O órgão, no entanto, estima que a conclusão deve acontecer no segundo semestre de 2017.

A recepcionista Ivanilda Percila, 48, estima que os moradores dos arredores do Complexo de Salgadinho deixarão de precisar caminhar por aproximadamente 20 minutos para chegar até uma estação do BRT. “Hoje, as opções são antes do viaduto (da Pan Nordestina) ou a estação do Shopping Tacaruna. A abertura de uma aqui vai melhorar a mobilidade de muita gente”, afirmou.
fonte: Secretaria das Cidades e DP.

domingo, 17 de abril de 2016

O Brasil agora sim zz



Câmara aprova processo de impeachment contra Dilma Rousseff

Resultado da votação deste domingo indica que a voz das ruas se sobrepôs à tentativa do Planalto de cooptar parlamentares em negociações conduzidas por Lula. Agora, caberá ao Senado definir se a presidente permanece no cargo

Por: Laryssa Borges, Marcela Mattos e Felipe Frazão, de Brasília - Atualizado em 


A presidente do Brasil, Dilma Rousseff no Palácio do Planalto, em Brasília (DF) - 01/04/2016
A presidente do Brasil, Dilma Rousseff no Palácio do Planalto, em Brasília (DF) - 01/04/2016(Adriano Machado/Reuters)
Há um tempo para tudo debaixo do céu, e este domingo trouxe o tempo de Dilma Vana Rousseff e seu partido, o PT, se haverem com as consequências da crise econômica e política que semearam. Às 23h07, com o voto de Bruno Araújo (PSDB-PB), formou-se a maioria de 342 deputados necessária para que o processo de impeachment que tramitava na Casa siga para o Senado, onde Dilma poderá ser julgada por crime de responsabilidade. Quarta presidente eleita desde a Constituição de 1988, a petista agora faz dupla com Fernando Collor de Mello, que enfrentou, em 1991, o mesmo ritual de impedimento.

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Dilma e o PT insistem em dizer que a democracia brasileira sofre um golpe, e que seu impeachment representará uma ruptura institucional. Mas a votação de hoje está imune a qualquer questionamento. O governo teve ampla oportunidade de atacar na Justiça todos os aspectos da tramitação do processo de impeachment na Câmara. Seus argumentos foram analisados pelo Supremo Tribunal Federal, acolhidos em alguns casos, rejeitados na maioria. Disso resultou um rito que já não pode ser questionado. Mais importante, o impeachment requer a maioria de dois terços do plenário da Câmara justamente para garantir que nao paire nenhuma dúvida sobre uma decisão de tamanha gravidade. Cabia ao governo a tarefa mais "fácil": a de obter o apoio de 172 parlamentares. O fato de que não foi capaz de fazê-lo atesta o grau de aversão a Dilma. E não foi pouco o que ela ofereceu para cooptar parlamentares. Ou melhor: o que Lula ofereceu. O ex-presidente, um político infinitamente mais hábil que sua pupila e sucessora, tranformou um hotel de Brasília em bunker anti-impeachment. Às vésperas da votação, o Diário Oficial registrava nada menos que 26 nomeações feitas como consequência do frenético loteamento de cargos promovido pelo governo. Mas nem isso bastou. Pesou mais o sentimento registrado pelas pesquisas de opinião, que mostram que mais de 60% dos brasileiros desejam que Dilma seja apeada o quanto antes de seu lugar no Planalto.
Numa analogia com o processo penal, a Câmara atua como o Ministério Público na tramitação do impeachment: observa se existem indícios de crime e oferece uma denúncia. Cabe ao Senado o papel de julgador. É la que a denúncia é aceita ou rejeitada numa primeira comissão. Se for aceita em decisão referendada pelo plenário, Dilma tem de se afastar do cargo e o mérito da acusação deve ser avaliado em até 180 dias. Para que perca o mandato em definitivo, é preciso que 54 dos 81 senadores julguem que ela é culpada de crime de responsabilidade - mais uma vez, uma maioria de dois terços. Dilma, obviamente, repetiu reiteradas vezes que não cometeu crime algum. Mas o relatório do deputado Jovair Arantes, defendendo o contrário, é uma peça poderosa. Pedaladas fiscais e outros atentados à ordem orçamentária da República - os crimes de que Dilma é acusada - não representam, nas palavras de Arantes, "atos de menor gravidade ou mero tecnicismo contabil". Eles são, pelo contrário, "gravíssimos e sistemáticos atentados à Constituição Federal, em diversos principios estruturantes do Estado de Direito, mais precisamente a separação de Pderes, o controle parlamentar das finanças públicas, a responsabilidade e equilíbrio fiscal, o planejamento e a transparência das contas do governo, a boa gestão do dinheiro público e o respeito às leis orçamentárias e à probidade administrativa."
Se a presidente sofrer impeachment por crimes orçamentários, a mensagem será poderosa. A noção de que os governantes não recebem carta branca para realizar seus planos de governo a qualquer custo, quando ganham uma eleição, talvez fique inscrita com fogo na ordem pública brasileira. Mas o fato é que o embasamento jurídico é apenas um requisito do processo de impeachment. Esse processo, na essência, é político. E no campo da política, Dilma se autoinfligiu todos os danos. A corrosão de seu capital começou na campanha de 2014, quando ela mentiu aos eleitores sobre a necessidade de consertos na economia. Seu segundo mandato comecou com ajustes de tarifas que ela prometera não fazer e um aumento da inflação que ela jurou que não viria. Mês a mês a economia foi se mostrando mais frágil - e em paralelo caiam os índices de aprovação de Dilma. Somem-se a crise economica e o declinio de seu prestigio à incapacidade da presidente e de seus assessores mais próximos de fazer com habilidade o jogo da articulação política, e estão dadas as condições objetivas para o desastre.
A presidente não soube, em particular, lidar com o PMDB, e acabou transformando seu principal sócio na coalizão governista em um ninho de inimigos figadais - o presidente da Camara, Eduardo Cunha, e o vice-presidente Michel Temer, à fente. O fato de que muitos peemedebistas são alvos graúdos da Operação Lava Jato - Cunha em particular - em nada desculpa os erros de Dilma, nem elimina o fato de que, para governar, ela precisava saber manter sob controle o PMDB, ou substituí-lo em sua base. Dilma não soube fazer nenhuma das duas coisas. Na verdade, suas tentativas inábeis de fortalecer legendas como o PSD em detrimento do PMDB só fizeram acirrar os ânimos. Nem mesmo o apoio do partido de Gilberto Kassab, até outro dia ministro das Cidades, ela conseguiu na votação do impeachment: a maioria dos parlamentares do PSD votou pelo seguimento do processo neste domingo.
Do outro lado, estava um vice que circula pelo Congresso com particular habilidade. E soube aproveitar a tendência anti-Dilma. Michel Temer adiantou os vetores de seu mandato num áudio espalhado pouco antes da votação pela continuidade do processo na comissão do impeachment, na última segunda-feira. Proposital ou não, o vazamento do que seria seu discurso após o resultado deste domingo deverá ser repetido nas próximas horas e quiçá tenha produzido efeitos nos últimos dias para quem flertava com a oferta de um lote na máquina pública em troca de um voto precificado. Porém, se o Senado barrar o impeachment, o futuro será como dar fôlego a um paciente terminal. Dilma pode até ganhar sobrevida até o final do mandato numa caminhada certamente ladeada de desconfiança e malogro. É possível que essa travessia, capitaneada por um grupo irascível e chancelado no Senado por uma minoria autoritária, desembarque num futuro ainda menos alvissareiro. Não há uma fagulha que indique um corrigir urgente da rota econômica tíbia nem tampouco o governo parece ter reserva útil de base parlamentar depois de uma derrota acachapante na feira livre que o PT tentou montar na Câmara. De qualquer forma, se Dilma reassumir, terá a menor base no Congresso desde os anos escuros de Collor e isso desenha um horizonte de novas tempestades no caminho.
A partir desta segunda-feira, serão 31 dias até que o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), um veterano de quase morte e ressurreição política, agende a data para a resolução de um processo que deixou os brasileiros prostrados à espera de um novo despertar, mas cuja segunda-feira começa auspiciosa. Em Brasília, existe uma máxima de que a Câmara, pela capilaridade do voto dos rincões, é a voz do povo. Mas é o Senado da República quem ditará os dias futuros.

sexta-feira, 15 de abril de 2016

Na Paraiba - Justiça exclui empresa da responsabilidade por assalto no interior de ônibus


Foto: JC Barboza
O 2º Juizado Civil da Comarca de Campina Grande, homologando sentença proferida por juiz leigo, e manifestando-se sobre ação com pedido de indenização requerida por uma passageira do sistema de transporte público coletivo de nossa cidade, entendeu que “o assalto a ônibus por se apresentar como fato totalmente estranho ao serviço de transporte (força maior), constitui-se em causa excludente da responsabilidade da empresa concessionária do serviço público de passageiros”.
Alegou a autora que no dia 22 de maio de 2015, por volta das 07 horas, o ônibus em que trafegava foi assaltado nas proximidades do bairro do Pedregal, tendo um meliante lhe roubado vários pertences, dentre um celular Samsung Galaxy Pocket, que, segundo a denunciante, custaria cerca de R$ 250,00, motivando o pedido de indenização por danos morais e materiais.
De acordo com a sentença que julgou improcedente o pedido de indenização, os assaltos a ônibus se tornaram relativamente comuns.
“Nem por isso parece ser exigível das empresas de ônibus a manutenção de guarda permanente nos veículos de molde a evita-los”. Segundo o entendimento do 2º Juizado Cível desta comarca, a prevenção de atos dessa natureza cabe a autoridade pública, inexistindo fundamento jurídico para transferi-los a terceiros”, no caso às empresas de ônibus.
Fonte: Paraíba online

Redução de jornada é aprovada por trabalhadores da Caio Induscar em Botucatu


Foto: Adriano Minervino
A partir do próximo dia 17, cerca de 3 mil funcionários da Caio Induscar, fabricante de ônibus de Botucatu (100 quilômetros de Bauru), deixarão de trabalhar às sextas. A proposta de redução da jornada e salários em 20%, apresentada pela empresa, foi aprovada por 83% dos trabalhadores em assembleia realizada na última quarta-feira. A mudança é válida por 90 dias e, durante este período, os funcionários terão estabilidade no emprego.
Conforme já divulgado pelo JC, o Acordo de Redução de Jornada foi uma alternativa encontrada pela diretoria da Caio Induscar para evitar novas demissões. De janeiro até agora, segundo apurado pela reportagem, 950 trabalhadores foram mandados embora em razão da crise enfrentada pelo setor de vendas da empresa.
A diminuição de 20% na carga horária e vencimentos atinge funcionários de todos os setores (administrativos e fabris), de todos os níveis hierárquicos, do Grupo Caio Induscar. Segundo a empresa, a proposta será reavaliada à medida em que houver maior volume de vendas e de disponibilidade de chassis.
Para reduzir o impacto do corte nos salários, a Caio Induscar irá adiantar a primeira parcela do 13º salário para cerca de 2.500 trabalhadores (os demais receberam o 13º com as  férias). O valor será dividido em três vezes. A empresa tenta negociar os prazos de empréstimos junto aos bancos conveniados.
Benefícios como plano de saúde, alimentação, transporte, dentista e fisioterapeuta na empresa serão mantidos. Segundo a diretoria da Caio Induscar, o atual quadro de funcionários está estruturado para fabricar 21 carrocerias/dia ou 105 por semana. Contudo, a produção atual está em torno de 80 unidades por semana.
Fonte: JC Net

Zona Sul Motociclista morre após colisão com ônibus na Avenida Domingos Ferreira


Acidente aconteceu por volta das 5h30. Informações do Instituto de Criminalística (IC) destacam que um dos veículos avançou o sinal vermelho / Foto: Twitter @tvjornalsbt
Acidente aconteceu por volta das 5h30. Informações do Instituto de Criminalística (IC) destacam que um dos veículos avançou o sinal vermelhoFoto: Twitter @tvjornalsbt
Um motociclista morreu na manhã desta sexta-feira (15) após colidir com um ônibus na Avenida Domingos Ferreira, no bairro de Boa Viagem, Zona Sul do Recife. Acidente aconteceu por volta das 5h30 e deixou o trânsito complicado no local. 

A vítima foi identificada como Edimilson Silva da Costa, com cerca de 40 anos de idade. Ele colidiu com um coletivo da empresa Vera Cruz que fazia a linha Jordão Baixo/Boa Viagem.
Informações passadas pelo Instituto de Criminalística (IC) destacam que um dos dois veículos envolvidos no acidente avançou o sinal no cruzamento da Domingos Ferreira com a Rua Ernesto de Paula Santos, mas ainda não é possível dizer qual dos veículos avançou o sinal. 
Por volta das 7h da manhã o corpo do motociclista e os veículos ainda estavam no local da colisão.
Com o trânsito travado tanto na Avenida Domingos Ferreira, como na Rua Ernesto de Paula Santos, a Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) do Recife trabalha com equipes que realizam desvios na área. 
Com informações da TV Jornal.
CUIDADO: ACIDENTES - O JC Trânsito iniciou, no Dia Nacional do Trânsito, 25 de setembro, o mapeamento dos principais pontos de acidentes com vítimas na capital pernambucana, através do projeto Cuidado: Acidentes. O objetivo é descobrir, ao longo de um ano, o que está sendo feito para melhorar a segurança nesses lugares e dar dicas para motoristas, motociclistas e pedestres.
fonte:Do JC Trânsito