terça-feira, 26 de abril de 2016

Avenidas do Recife são liberadas após protestos nesta terça (26) Pontos nas zonas Norte e Sul da capital pernambucana já estão livres. Interdição ainda ocorre na BR-101, no municípios de Paulista, na RMR.

fonte: Do G1 PE
Bombeiros apagam o fogo ateado pelos manifestantes, liberando a Avenida Norte (Foto: Reprodução/WhatsApp)Avenida Norte foi liberada por volta das 8h40 desta terça (26) (Foto: Reprodução/WhatsApp)
Após osprotestos em vias importantes do Recife na manhã desta terça (26), o trânsito nos locais interditados já foi liberado. As manifestações tiveram início por volta das 7h30 da manhã e aconteceram de forma simultânea no cruzamento da Avenida Norte com a Rua Cônego Barata,  na Avenida Sul, próximo ao Largo do Cabanga, e na Avenida Agamenon Magalhães, no trecho próximo à Fábrica Tacaruna.
Segundo o representante do Movimento Nacional de Luta pela Moradia (MNLM), Paulo André Araújo, as mobilizações foram a favor da manutenção de programas sociais do governo, como o Minha Casa, Minha Vida e o Bolsa Família. "Se esses programas forem extintos, mais de dois milhões de famílias brasileiras não terão acesso à moradia", defende.
Além disso, outros grupos envolvidos nas mobilizações desta terça (26) dizem defender a democracia. É o caso do Movimento Revolucionário Cidadão (MRC), contrário ao processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT). "Acreditamos que isso que está acontecendo no Senado é uma fraude", pontuou Eraldo Lira, representante do movimento que ocupou os dois sentidos da Avenida Norte.
Manifestantes interditaram a Avenida Sul, próximo ao Largo do Cabanga  (Foto: Aldo Carneiro/Pernambuco Press)Manifestantes interditaram a Avenida Sul, próximo ao Largo do Cabanga (Foto: Aldo Carneiro/Pernambuco Press)
De acordo com a Companhia de Trânsito e Trasnporte Urbano (CTTU), houve, ainda, um ponto de interdição localizado na Avenida Caxangá, num trecho próximo ao viaduto da BR-101. Por volta das 9h30, o trânsito foi liberado no local, mas o tráfego de veículos ainda apresentava retenções mesmo após a liberação. No mesmo horário, houve desinterdição dos pontos na Avenida Sul e na Avenida Agamenon Magalhães.
Ainda há pontos fechados na BR-232, no trecho próximo à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Caruaru, no Agreste, e no quilômetro 52 da BR-101, no município de Paulista, na Região Metropolitana do Recife (RMR). Em Caruaru, a manifestação é feita por integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). Por volta das 10h, os manifestantes chegaram a liberar uma faixa de cada sentido da rodovia e, em seguida, o tráfego foi completamente liberado.
De acordo com a PRF, o trecho em Paulista reúne cerca de 200 pessoas. Há pneus queimando nas vias e a orientação dada aos motoristas é para evitar utilizar o trecho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário