quinta-feira, 21 de abril de 2016

Um Pais de primeiro mundo cuida de seu povo com tecnologias viáveis.


Modernização de frota de ônibus faz Espanha economizar 8.600 euros por veículo


Além de investir em novos ônibus, País tem convertido modelos já em circulação
Barcelona tem registrado resultados positivos com ônibus híbridos de grande porte
Barcelona tem registrado resultados positivos com ônibus híbridos de grande porte.
Bom para o meio ambiente e bom para o bolso.
A Associação das Empresas Gestoras de Transportes Coletivos Urbanos da Espanha diz que a prática de converter e modernizar o ônibus a diesel e a gás natural, implantando tecnologias mais novas, tem representado uma economia significativa e também melhorias no meio ambiente.
Em Barcelona, por exemplo, a transformação dos ônibus pode gerar uma economia de 8.640 euros por ano para cada veículo, levando em consideração apenas o consumo menor de óleo diesel ou gás natural. Em dois ou três anos de operação, praticamente o custo da conversão por veículo já foi totalmente pago.
De acordo com a associação, a conversão de um ônibus diesel para um sistema híbrido pode trazer economia anual de 22% no gasto de combustível enquanto que o ônibus a gás natural convertido pode trazer uma economia ainda maior, de 30%.
A empresa de Transportes Metropolitanos de Barcelona TMB já tem na frota de 1.065 veículos, 411 ônibus convertidos.
Além disso, foram compradas mais de 160 unidades de ônibus híbridos novos desde o final de 2012, hoje sendo considerada uma das frotas mais limpas da Europa.
A opção pela conversão e pelos modelos híbridos tem ocorrido por questão de economia, meio ambiente e também desempenho. A TMB diz que, por enquanto, os ônibus 100% elétricos, apenas com baterias, não são viáveis para compor toda a frota.
A operação na cidade requer uma autonomia mínima de 16 horas por dia. No inverno, com sistema de recarga rápida, é possível atender a essa exigência, mas no verão, devido ao uso maior de ar condicionado, a margem de segurança para autonomia cai significativamente. Barcelona também não tem investido apenas em tecnologias alternativas ao diesel.
Os novos ônibus a diesel seguem o padrão europeu com menor emissões, Euro 6.
Além disso, foram colocados filtros no sistema de escape de 425 ônibus diesel, o que tem reduzido em 60% as emissões de óxido de nitrogênio em torno de 90% de materiais particulados.
Toda essa preocupação ambiental se justifica em favor da vida.
De acordo como a OMS – Organização Mundial da Saúde, em torno de 25 mil mortes por ano na Espanha têm relação com a poluição.
Fonte: Adamo Bazani.Do OB

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