segunda-feira, 12 de setembro de 2016

DENÚNCIA – MORADORES DE BARREIROS SOFREM COM A CRUZEIRO

Denúncia - Moradores de Barreiros sofrem com a Cruzeiro

Viação Cruzeiro continua a desrespeitar os Passageiros.

Passageiros no Aguardo do Ônibus

Passageiros no Aguardo do Ônibus – (Foto Produtor)
Ontem foi mais um dia penoso para os barreirenses que trabalham na RMR (Região Metropolitana do Recife) e veem passar o final de semana em Barreiros. O problema que já de conhecimento de muitos e que se repete semana após semana, que é o mal serviço oferecido pela Viação Cruzeiro, responsável pelo o transporte intermunicipal na região.
Para apurar a denúncia, a equipe do Info é Aqui! enviou um de seus integrantes para utilizar o serviço na data de ontem(11/09). Nosso produtor chegou por volta das 15:30 no local e se direcionou ao guichê da Viação, para perguntar qual o horário da próxima viagem para Recife. Ele, foi informado por uma funcionária da empresa, que a próxima viagem sairia as 16 horas. “Porém, isto não ocorreu. Muita gente se encontrava na Rodoviária do Município aguardando a viagem e fomos informado que o motorista estava atrasado e que ele chegaria em poucos minutos.” – Fala do nosso produtor.
Porém, isso não ocorreu, o que começou a gerar desconforto aos que estavam no aguardo do serviço e uma das moradoras informou ao nosso produtor, que estava aguardando uma viagem desde as 14:50hrs. “Eu cheguei aqui era 14:50 e disseram que o próximo ônibus era as 15:30hrs, mas até agora nada. Já estou a mais de duas horas esperando o ônibus. O último que saiu foi as 14:30hrs.”
As 17:05hrs o nosso produtor novamente se dirigiu ao guichê da Viação Cruzeiro e perguntou se de fato teria um ônibus às 17 horas, e foi informado que sim e o que faltava era o motorista. “Sim, senhor, estamos aguardando apenas a chegada do motorista.” – informou a atendente.
O ônibus só chegou as 17:25hrs na rodoviária, onde só veio a sair as 17:32hrs, lotado, com cerca de 10 pessoas em pé, no corredor do ônibus. O ônibus era climatizado e possuía banheiro, porém, segundo os passageiros, não é comum este tipo de veículo. “Só tem 2 ônibus desse, eram pra ser todos desse jeito.” – criticava um dos passageiros que estava em pé, no corredor do ônibus. Segundo a determinação, ônibus intermunicipais, devem ter banheiro, mas, novamente segundo os passageiros, apenas 2 veículos, dos quase 20 ofereciam este serviço.
Ônibus irregulares
Ônibus irregulares que realizam o Transporte – (Foto: Produtor)
Estacionados no pátio da rodoviária, tinham 5 ônibus, porém, nenhum possuía banheiros nem ar-condicionado. Mostrando a irregularidade no serviço prestado e a falta de fiscalização do poder público da cidade e do governo estadual.
Ônibus com o Vidro Trincado
Ônibus com o Vidro Trincado – (Foto: Produtor)
E um deles, estava com o para-brisa trincado, podendo gerar um incidente ou até mesmo, provocar um acidente, porém, a placa do veículo não consta nenhuma multa sobre esta irregularidade, mesmo na saída da cidade, havendo um Posto da Polícia Rodoviária(BPRv). Mesmo com várias reclamações registradas, a Viação Cruzeiro não tomou providências segundo os moradores.
FONTE:Informação é Aqui!
COLABORAÇÃO NA MATERIA: BUSOLOGO LUIZ FELIPE

domingo, 11 de setembro de 2016

Víolencia mancha o classico entre Sport e Santa Cruz nestr Domingo 11/09/16 e deixa uma vitima EM ESTADO GRAVE




Estação Joana Bezerra muito tumulto e vandalismo.


Policia escoltando esses vandalos e a população sem proteção.
Esse torcedor chamado de Buiu , deu entrada no Getúlio Vargas em estado gravíssimo e ainda não se sabe se ele ,devido as pancadas na cabeça mas já chegou noticiais eles estão bem.

BUIU NO GETULIO VARGAS.(foto cortesia via whatsapp)

Videos dos ataques das organizadas na Caxangá e ao redor da ilha do retiro:


                                              Video de ataque ao Buiu.
                                 fonte: Blog GRMPE com Jailson Silva  

sábado, 10 de setembro de 2016

Fortalbus.com - O dia a dia do nosso transporte: Vem ai o 8° Encontro Nacional de Busólogos Guanaba...

Fortalbus.com - O dia a dia do nosso transporte: Vem ai o 8° Encontro Nacional de Busólogos Guanaba...: Por Fortalbus Pelo oitavo ano consecutivo, será realizado o maior encontro de busólogos do País. O evento, promovido pela Guanabara em pa...

FUTEBOL E MOBILIDADE - CLÁSSICO DAS MULTIDÕES TERÁ ESQUEMA ESPECIAL DE ÔNIBUS

 A Ilha do Retiro recebe neste domingo (11), mais uma partida do Campeonato Brasileiro da Série A. Desta vez, o Sport enfrenta o Santa Cruz pela 24ª rodada da competição. Para auxiliar os torcedores que irão assistir a partida, o Grande Recife Consórcio de Transporte preparou um esquema especial de mobilidade. 

Na ida ao estádio, dez veículos estarão disponíveis a partir das 13h, nos seguintes Terminais Integrados: quatro no TI Afogados, cinco no TI PE-15 e um no TI Rio Doce.  Já na volta para casa, 18 veículos estarão disponíveis no Terminal Integrado Joana Bezerra, a partir das 16h30.

Para mais informações, os usuários podem entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente, no 0800 081 0158. 
Fonte:Site GRCT

quinta-feira, 8 de setembro de 2016

LICITAÇÃO DO SISTEMA STCIP/PE ( INTERMUNICIPAL ) FOI DIVIDIDA EM 03 LOTES E O QUE SE VÊ , É UM MONOPOLIO DE EMPRESAS QUE ATUAM A DECADAS NO ESTADO PE.

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TECNOLOGIA E MOBILIDADE NOS TRANSPORTES - A biometria Facial vai substituir a digital em breve no Recife.

Biometria facial evitará fraudes em transportes 

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O governo regulamentou ontem as regras para a implantação de controle biométrico no sistema de Bilhetagem eletrônica dos transportes públicos do estado. A tecnologia de reconhecimento facial começará a ser instalada nos validadores dos ônibus intermunicipais e, posteriormente, também nos trens, metrô e barcas, para garantir a prevenção de fraudes no uso dos cartões de gratuidade e do Bilhete único Intermunicipal (BU), que atende a mais de 5 milhões de pessoas.
Resultado de imagem para BIOMETRIA FACIAL
O cronograma do novo sistema ainda será definido em resolução posterior. O investimento será arcado pelas empresas que operam os modais, sem custo para o estado nem impacto nas tarifas. No caso dos ônibus, a Fetranspor calcula que o setor deve gastar R$ 11 milhões.

O decreto que regulamenta a lei, aprovada em dezembro, diz que fica "exigida a biometria facial, digital ou por outro meio tecnologicamente adequado." Porém, a Secretaria estadual de Transportes informou que a tecnologia será apenas de imagens. Com uma câmera acoplada ao validador, será possível comprovar se o portador do cartão é mesmo o titular do benefício. A secretaria garante que nenhum usuário será barrado na roleta, mesmo diante de irregularidade.
Em caso de divergência entre as imagens do passageiro e do dono do BU ou da gratuidade de alunos da rede pública, a concessionária deverá convocar o titular para renovar seu cadastro em até cinco dias úteis. Se a divergência for em relação à gratuidade de idosos, deficientes físicos, mentais ou portadores de doenças crônicas, o prazo será o dobro.
Resultado de imagem para BIOMETRIA FACIAL
Se não atender à convocação, o usuário terá bloqueados os direitos à gratuidade ou ao subsídio do BU, que é financiado pelo estado e concede desconto em integrações. Não será necessário fazer re-cadastramento, a não ser que haja divergências. Este procedimento será gratuito nos postos do BU ou por auto-cadastro em um aplicativo.
O decreto prevê punições progressivas, como suspensão do benefício por 60 dias e cancelamento definitivo para reincidentes. Os dados dos usuários serão cruzados com o cadastro do BU, o banco de dados do Detran e demais bancos de identificação civil. Além do uso de cartões por terceiros, é proibido emprestá-los, usá-los em desacordo com suas finalidades e fornecer informações falsas para obter os benefícios de isenção ou redução de tarifa.
Exemplo: No VLT, 33 usuários tentam dar calote
> O primeiro dia de fiscalização no VLT teve 33 passageiros multados por falta de pagamento da tarifa, de R$ 3,80, que deve ser feito espontaneamente no interior dos bondes. Dez são turistas, sendo um estrangeiro, do Equador. A multa é de R$ 170 e, em caso de reincidência, sobe para R$ 255. A primeira autuação foi às 7h33. A maior parte das multas foi emitida pela manhã: 19 até meio-dia.
Os usuários receberam notificação na hora, com instruções para o pagamento e orientações para recurso. Caso não pague a multa, o devedor poderá ser inscrito nos órgãos de proteção ao crédito e ser incluído na Dívida Ativa do Município, o que o sujeita
a cobrança judicial. Sendo de outro estado, as restrições são as mesmas, já que órgãos como o Serasa têm atuação em todo o país e Mercosul. Os estrangeiros podem ficar impedidos de sair do país sem o pagamento. A multa pode ser emitida pela internet e o pagamento, realizado na rede bancária.
A Secretaria de Transportes e a concessionária não informaram quantos passageiros efetivamente embarcaram ontem.

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fonte:NTU / URBANA PE

terça-feira, 6 de setembro de 2016

DESFILE DE 7 DE SETEMBRO ALTERA ITINERÁRIOS DE LINHAS NA AV. MASCARENHAS DE MORAIS

Desfile ocorreu na Avenida Mascarenhas de Moraes (Foto: Reprodução/TV Globo)
A Av. Mascarenhas de Morais, localizada no bairro da Imbiribeira, será receberá por mais um ano o Desfile Cívico-militar em homenagem ao Dia da Independência do Brasil, que acontece nesta quarta-feira (7).
Para viabilizar o evento, trechos da avenida serão interditados a partir das 5h com previsão de serem liberados às 12h. No sentido subúrbio/cidade o trecho compreendido entre a Av. Armindo Moura e Av. General MacArthur (extensão de cerca de 4,3 km), serão bloqueados para tráfego, assim como o trecho entre a Av. Jean Emile Favre e a Alça Noroeste do Viaduto Tancredo Neves no sentido cidade/subúrbio (uma extensão de cerca de 1,8 km).
Com as interdições, 41 linhas terão seus itinerários alterados, 17 paradas de ônibus serão desativadas provisoriamente (11 no sentido subúrbio/cidade e seis no sentido cidade/subúrbio) e três linhas do TI Tancredo Neves deixarão de operar durante o desfile.
Confira abaixo os trajetos que as linhas farão durante a realização do desfile:
Linhas 167 – TI Tancredo Neves (IMIP), 168 – TI Tancredo Neves (Cde. Boa Vista) e 193- TI Tancredo Neves (Príncipe) terão sua operação suspensa no horário do desfile (5h às 12h). Os usuários que utilizam esta linha, devem se dirigir ao Centro da cidade pelo metrô. O Grande Recife disponibilizará uma viagem extra saindo do TI Tancredo Neves, às 4h45, em direção ao Centro do Recife. O ônibus que fará esta viagem deverá realizar embarque dentro do TI. Confira o itinerário da viagem extra:
Subúrbio / Cidade: Terminal Integrado Tancredo, Av. Sul, Viaduto Tancredo Neves, Av. Recife, Av. Jean Emile Favre, Rua Jamaica, Rua Itamaracá, Rua Paris, Rua Noruega, Avenida Marechal Mascarenhas de Morais, Ponte Motocolombó, Avenida Sul, Avenida Sul (Pista Mista), Travessa Padre Azevedo, Ponte Poeta Joaquim Cardozo, Rua dos Coelhos, Rua Doutor José Mariano, Rua da Aurora, Ponte Duarte Coelho, Avenida Guararapes, Avenida Dantas Barreto (Pista Oeste), Av. N. S. do Carmo, Av. Martins de Barros, Cais de Santa Rita, Terminal de Santa Rita.
Cidade / Subúrbio: Terminal de Santa Rita, Av. Martins de Barros, Rua Primeiro de Março, Avenida Guararapes, Ponte Duarte Coelho, Avenida Conde da Boa Vista, Rua Dom Bosco, Avenida Governador Agamenon Magalhães (Pista Central), Ponte Papa João Paulo ll, Viaduto Capitão Temudo, Alça do Viaduto Capitão Temudo, Avenida Saturnino de Brito, Rua Comandante Antônio Manhães Matos, Rua General Estilac Leal, Rua Escritor Souza Barros, Rua Carlos C. Leal Valente, Avenida Sul, Rua da Paz, Largo da Paz, Ponte Motocolombó, Avenida Marechal Mascarenhas de Morais, Rua Jean Emile Favre, Rua David Perneta, Rua Raimundo Diniz, Av. Recife, Viaduto Presidente Tancredo Neves, Av. Sul (“contra mão”), Terminal Integrado Tancredo Neves.
Linhas: 123 - Três Carneiros Baixo/TI Tancredo Neves; 124 - Vila do SESI/TI Tancredo Neves; 125 - Córrego da Gameleira/TI Tancredo Neves; 126 - UR-03/TI Tancredo Neves; 132 - UR-02 (Ibura)/TI Tancredo Neves; 133 - Três Carneiros/TI Tancredo Neves; 134 – Lagoa Encantada/TI Tancredo Neves; 135 - UR-10/TI Tancredo Neves; 136 - UR-05/TI Tancredo Neves; 137 - UR-11/TI Tancredo Neves; 138 - Zumbi do Pacheco/TI Tancredo Neves; 141 - Jardim Monte Verde/TI Tancredo Neves; 142 – Alto Dois Carneiros/TI Tancredo Neves; 143 - UR-06/TI Tancredo Neves; 144 - UR-04/TI Tancredo Neves.
Sentido: subúrbio/TI Tancredo Neves
Alteração de itinerário: ...Av. Dom Hélder Câmara, Av. Recife, Viaduto Presidente Tancredo Neves, Av. Sul (contra mão), TI Tancredo Neves.
Linha: 020 – Candeias/TI Tancredo Neves
Sentido: Candeias/TI Tancredo Neves
Alteração de itinerário: ...Av. Armindo Moura, Rua Cosmorama, Av. Mal. Juarez Távora, Rua Rio Azul, Rua Des. José Neves, Rua Des. João Paes, Av. Visconde de Jequitinhonha, Rua Ribeiro de Brito, Viaduto Tancredo Neves, Alça Noroeste do Viaduto Tancredo, Av. Marechal Mascarenhas de Morais, Alça Sudoeste do Viaduto Tancredo, Viaduto Tancredo Neves, Av. Sul (“contra mão”), TI Tancredo Neves.
Linha: 023 – TI Tancredo Neves/TI Aeroporto
Sentido: TI Tancredo Neves/TI Aeroporto
Alteração de itinerário: TI Tancredo Neves, Av. Sul, Viaduto Tancredo Neves, Alça Noroeste do Viaduto Tancredo, Av.Marechal Mascarenhas de Morais, Alça Sudoeste do Viaduto Tancredo, Viaduto Tancredo Neves, Rua Ernesto de Paula Santos...
Sentido: TI Aeroporto/TI Tancredo Neves
Alteração de itinerário: ... Rua Ribeiro de Brito, Viaduto Tancredo Neves, Alça Noroeste do Viaduto Tancredo, Av. Marechal Mascarenhas de Morais, Alça Sudoeste do Viaduto Tancredo, Viaduto Tancredo Neves, Av. Sul (“contra mão”), TI Tancredo Neves.
Linha: 024 – TI Tancredo Neves (Circular Boa Viagem)
Sentido: TI Tancredo Neves/Boa Viagem
Alteração de itinerário: TI Tancredo Neves, Av. Sul, Viaduto Tancredo Neves, Alça Noroeste do Viaduto Tancredo, Av.Marechal Mascarenhas de Morais, Alça Sudoeste do Viaduto Tancredo, Viaduto Tancredo Neves, Rua Ernesto de Paula Santos, Rua Prof. João Medeiros, Rua General Edson Amâncio Ramalho, Rua Félix de Brito...
Sentido: Boa Viagem/ TI Tancredo Neves
Alteração de itinerário: ...Rua Ribeiro de Brito, Viaduto Tancredo Neves, Alça Noroeste do Viaduto Tancredo, Av. Marechal Mascarenhas de Morais, Alça Sudoeste do Viaduto Tancredo, Viaduto Tancredo Neves, Av. Sul (“contra mão”), TI Tancredo Neves.
Linha: 060 – TI Tancredo Neves/TI Macaxeira
Sentido: TI Macaxeira/TI Tancredo Neves
Alteração de itinerário: ...Av. Recife, Viaduto Tancredo Neves, Av. Sul (“CONTRA MÃO”), TI Tancredo Neves.
Linha: 151 – Jardim Jordão/TI Aeroporto
Sentido: Jordão / TI Aeroporto 
Alteração de itinerário: ….Rua Ana Barreto, Estrada da Batalha, retorno no Viaduto em formato de Ferradura, Estrada da Batalha, Av. Armindo Moura, Rua Cosmorama, Av. Mal. Juarez Távora, Rua Rio Azul, Av. Barão de Souza Leão, Av. Mascarenhas de Morais (Pista Local), Viaduto do Aeroporto (Norte), Av. Mascarenhas de Morais (Pista Local), Viaduto do Aeroporto (Sul), Av. Mascarenhas de Morais (Pista Local), Rua 10 de Julho, TI Aeroporto. 
Linhas: 152 - Jordão Baixo/TI Aeroporto e 153 - Jordão Alto/TI Aeroporto
Sentido: Jordão / TI Aeroporto
Alteração de itinerário: ...Av. Maria Irene, Avenida Centenário Alberto Santos Dumont, Estrada da Batalha, retorno no Viaduto em formato de Ferradura, Estrada da Batalha, Av. Armindo Moura, Rua Cosmorama, Av. Mal. Juarez Távora, Rua Rio Azul, Av. Barão de Souza Leão, Av. Mascarenhas de Morais (Pista Local), Viaduto do Aeroporto (Norte), Av. Mascarenhas de Morais (Pista Local), Viaduto do Aeroporto (Sul), Av. Mascarenhas de Morais (Pista Local), Rua 10 de Julho, TI Aeroporto
Linha: 115 – TI Aeroporto/TI Afogados
Sentido: Aeroporto/TI Afogados
Alteração de itinerário: TI Aeroporto, Rua Dez de Julho, Av. Mal. Juarez Távora, Rua Rio Azul,  Rua Des. José Neves, Av. Dom João VI, Rua Antonio Falcão, Av. Gal. MacArthur, Av. Mascarenhas de Morais...
Sentido: TI Afogados/TI Aeroporto
Alteração de itinerário: ...Av. Marechal Mascarenhas de Morais, Rua Jean Emile Favre, Rua David Perneta, Rua Raimundo Diniz, Av. Recife, Av. Mascarenhas de Morais, Viaduto do Aeroporto (Sul), Av. Marechal Mascarenhas de Morais (pista local), Rua Dez de Julho, TI Aeroporto.
Linha: 161 – Brigadeiro Ivo Borges/TI Aeroporto
Sentido: Brigadeiro Ivo Borges/TI Aeroporto
Alteração de itinerário: ... Av. Armindo Moura, Rua Cosmorama, Av. Mal. Juarez Távora, Rua Rio Azul, Av. Barão de Souza Leão, Av. Mascarenhas de Morais (Pista local), Viaduto do Aeroporto (Norte), Av. Mascarenhas de Morais (Pista local), Viaduto do Aeroporto (Sul), Av. Marechal Mascarenhas de Morais (Pista local), Rua Dez de Julho, TI Aeroporto.
Linha: 370 – TI TIP/TI Aeroporto
Sentido: TI Aeroporto/TI TIP
Alteração de itinerário: TI Aeroporto, Rua Dez de Julho, Av. Mal. Juarez Távora, Rua Rio Azul, Rua Des. José Neves, Rua Des. João Paes, Av. Visconde de Jequitinhonha, Av. Ribeiro de Brito, Viaduto Tancredo Neves, Av. Recife, Rua Ipojuca, Av. Dr. José Rufino... 
Linha: 166 – TI Cajueiro Seco (Rua do Sol)
Sentido: TI Cajueiro Seco/Cidade
Alteração de itinerário: TI de Cajueiro Seco, 7ª Travessa Dr. Júlio Maranhão, Av. Dr. Júlio Maranhão, Estrada da Batalha, Av. Armindo Moura, Rua Cosmorama, Av. Mal. Juarez Távora, Rua Rio Azul, Rua Des. José Neves, Av. Dom João VI, Rua Antonio Falcão, Av. Gal. MacArthur, Av. Mascarenhas de Morais, Ponte Motocolombó...
Sentido: Cidade/TI Cajueiro Seco
Alteração de itinerário: ...Ponte Motocolombó, Av. Marechal Mascarenhas de Morais, Rua Jean Emile Favre, Rua David Perneta, Rua Raimundo Diniz, Av. Recife, Av. Marechal Mascarenhas de Morais, Estrada da Batalha...
Linha: 140 – TI Cajueiro Seco/Shopping Recife
Sentido: TI Cajueiro Seco/Shopping Recife
Alteração de itinerário: ...Estrada da Batalha, Av. Armindo Moura, Rua Cosmorama, Av. Mal. Juarez Távora, Rua Rio Azul, Rua Desembargador José Neves, Av. Dom João VI, Pátio do Shopping Center Recife (Parada 3), Av. Dom João VI, Av. Dom João VI, Rua Pedro Paes Mendonça, Rua Professor Arnaldo Carneiro Leão, Av. Fernando Simões Barbosa... 
Linha: 185- TI Cabo
Sentido: TI Cabo/Cidade
Alteração de itinerário: TI do Cabo, Rua Manoel Estevão,Rua Historiador Pereira da Costa ,Rua Armando Jorge Sales, Rodovia BR-101-Sul, Antiga Rodovia BR-101-Sul, Av. Dr. Júlio Maranhão, Est. da Batalha, Av. Armindo Moura, Rua Cosmorama, Av. Mal. Juarez Távora, Rua Rio Azul, Rua Des. José Neves, Túnel Augusto Lucena, Av. Dom João VI, Rua Antônio Falcão, Av. Gal. MacArthur, Av. Marechal Mascarenhas de Morais, Ponte Motocolombó...
Sentido: Cidade/TI Cabo
Alteração de itinerário: ...Ponte Motocolombó Av. Marechal Mascarenhas de Morais, Rua Jean Emile Favre, Rua David Perneta, Rua Raimundo Diniz, Av. Recife, Av. Marechal Mascarenhas de Morais, Est. da Batalha...
Linha: 120 – IPSEP/Shopping Recife
Sentido: Shopping Recife/IPSEP
Alteração de itinerário: Pátio do Shopping Center Recife (Parada 1), Rua Bruno Veloso, Av. Engenheiro Domingos Ferreira, Rua Barão de Souza Leão, Rua Des. José Neves, Rua Des. João Paes, Av. Visconde de Jequitinhonha, Av. Ribeiro de Brito, Viaduto Presidente Tancredo Neves, Av. Recife...
Linha: 121 – Vila da Sudene
Sentido: subúrbio/cidade
Alteração de itinerário: Rua Jean Emile Favre, Rua Jamaica, Rua Itamaracá, Rua Paris, Rua Noruega, Av. Mascarenhas de Morais, Ponte Motocolombó...
Linha: 118 – Prazeres/Boa Viagem
Sentido: Prazeres/Boa Viagem
Alteração de itinerário: ...Est. da Batalha, Av. Armindo Moura, Rua Cosmorama, Av. Mal. Juarez Távora, Rua Capitão Zuzinha…
Linha: 155 – Jordão Baixo/Boa Viagem
Sentido: Jordão Baixo/Boa Viagem
Alteração de itinerário: ...Av. Maria Irene, Av. Centenário Alberto Santos Dumont, Est. da Batalha, Viaduto Ferradura (em formato de), Est. da Batalha, Av. Armindo Moura, Rua Cosmorama, Av. Mal. Juarez Távora, Rua Capitão Zuzinha...
Linha: 040 – CDU/Boa Viagem/Caxangá
Sentido: CDU/Boa Viagem
Alteração de itinerário: ...Av. Recife, Av. Marechal Mascarenhas de Morais, Viaduto do Aeroporto (Sul)...
Linha: 043 – Aeroporto/Tacaruna (Derby)
Sentido: subúrbio/Derby
Alteração de itinerário: Praça Diário de Pernambuco (terminal), Rua Quatro de Outubro, Contorno na Praça Diário de Pernambuco, Rua Quatro de Outubro (pista local Sul), Rua Quatro de Outubro, Rua Dona Maria Souza, Rua Cosmorama, Rua João Cardoso Ayres, Rua Sá e Souza, Rua Capitão Zuzinha...
Linha: 440 – CDU/Caxangá/Boa Viagem
Sentido: Boa Viagem/CDU
Alteração de itinerário: ...Av. Engenheiro Domingos Ferreira, Rua Barão de Souza Leão, Rua Des. José Neves, Av. Dom João VI, Rua Antonio Falcão, Av. Gal. MacArthur, Av. Mascarenhas de Morais, Rua Missionário Joel Carlson, Av. Arquiteto Luis Nunes, Rua Paris, Rua Jean Emile Favre, Av. Recife...
Linha: 360 – Totó/Boa Viagem
Sentido: Boa Viagem/Totó
Alteração de itinerário: ... Av. Engenheiro Domingos Ferreira, Rua Barão de Souza Leão, Rua Des. José Neves, Rua Des. João Paes, Av. Visconde de Jequitinhonha, Av. Ribeiro de Brito, Viaduto Presidente Tancredo Neves, Av.Recife...
Linha: 206 – TI Barro/ TI Prazeres
Sentido: TI Prazeres/TI Barro
Alteração de itinerário: ...Estrada da Batalha, Av. Armindo Moura, Rua Cosmorama, Av. Mal. Juarez Távora, Rua Rio Azul, Rua Barão de Souza Leão, Av. Marechal Mascarenhas de Morais (Pista Local), Viaduto do Aeroporto (Norte), Av. Marechal Mascarenhas de Morais (Pista Local), Av. Centenário Alberto Santos Dumont, Av. Maria Irene...
Linha: 191 – Recife/Porto de Galinhas (N. S. do Ó)
Sentido: Porto de Galinhas/Recife
Alteração de itinerário: ...Est. da Batalha; Av. Armindo Moura, Rua Cosmorama, Av. Mal. Juarez Távora, Av. Barão de Souza Leão, Av. Mascarenhas de Morais (Pista Local), Viaduto do Aeroporto (Norte), Av. Mascarenhas de Morais, Acesso ao Aeroporto; Plataforma do Aeroporto (Área Interna de Desembarque); Praça Ministro Salgado Filho (Lado Oeste); Viaduto do Aeroporto (Sul); Av. Marechal Mascarenhas de Morais (pista local), Rua Dez de Julho, Rua Rio Azul, Rua Des. José Neves, Av. Dom João VI, Rua Antônio Falcão, Av. Gal. MacArthur, Av. Marechal Mascarenhas de Morais; Ponte Motocolombó...
Sentido: Recife/Porto de Galinhas
Alteração de itinerário: ...Ponte Motocolombó, Av. Marechal Mascarenhas de Morais, Rua Jean Emile Favre, Rua David Perneta, Rua Raimundo Diniz, Av. Recife, Av. Mascarenhas de Morais, Acesso ao Aeroporto, Plataforma do Aeroporto (Área Interna de Desembarque), Praça Ministro Salgado Filho (Lado Oeste), Av. Marechal Mascarenhas de Morais, Est. da Batalha...
Linha: 191 – Recife/Porto de Galinhas (N. S. do Ó) - Via Boa Viagem
Sentido: Porto de Galinhas/Recife
Alteração de itinerário: ...Av. Dr. Júlio Maranhão, Est. da Batalha, Av. Armindo Moura, Rua Cosmorama, Av. Mal. Juarez Távora, Rua Rio Azul, Av. Barão de Souza Leão, Av. Marechal Mascarenhas de Morais, Viaduto do Aeroporto (Norte); Av. Mascarenhas de Morais; Acesso ao Aeroporto; Plataforma do Aeroporto (Área Interna de Desembarque); Praça Ministro Salgado Filho (Lado Oeste); Viaduto do Aeroporto (Sul); Av. Marechal Mascarenhas de Morais, Rua Dez de Julho, Rua Capitão Zuzinha...
Sentido: Recife/Porto de Galinhas
Alteração de itinerário: ...Av. Marechal Mascarenhas de Morais, Rua Jean Emile Favre, Rua David Perneta, Rua Raimundo Diniz, Av. Recife, Viaduto Tancredo Neves, Av. Ernesto de Paula Santos, Av. Engenheiro Domingos Ferreira, Rua Barão de Souza Leão...
Linha: 195 – Recife/Porto de Galinhas (Opcional)
Sentido: Porto de Galinhas/Recife
Alteração de itinerário: ...Av. Dr. Júlio Maranhão, Est. da Batalha, Av. Armindo Moura, Rua Cosmorama, Av. Mal. Juarez Távora, Rua Rio Azul, Av. Barão de Souza Leão, Av. Marechal Mascarenhas de Morais (pista local), Viaduto do Aeroporto (Norte), Acesso ao Aeroporto, Plataforma do Aeroporto (Área Interna de Desembarque), Praça Ministro Salgado Filho (Lado Oeste), Viaduto do Aeroporto (Sul), Av. Marechal Mascarenhas de Morais, Rua Dez de Julho, Rua Capitão Zuzinha... 
Em caso de dúvidas, o Grande Recife disponibiliza a Central de Atendimento ao Cliente, no 0800.081.0158.
FONTE : SITE grct

ELEIÇÕES 2016 - CANDIDATO PROMETE O QUE NÃO PODE FAZER , EM RELAÇÃO AO UBER



Diante da repercussão sobre o vídeo onde afirma que vai intensificar a fiscalização do transporte individual de passageiros, o prefeito e candidato à reeleição Geraldo Julio (PSB) lançou outro vídeo nas redes sociais, nesta segunda-feira (5), se justificando sobre o ocorrido. Segundo ele, a opinião de qualquer gestor municipal não tem influência sobre o Uber no Brasil.
VEJA NOVO VIDEO:


“Existe uma lei federal. Qualquer candidato a prefeito que prometer regulamentar o Uber, não está dizendo a verdade, pois só pode ser feito pelo Congresso Federal”, afirmou Geraldo.
Os usuários do transporte alternativo tinham se queixado nas redes sociais sobre a posição do prefeito. Eles se viram prejudicados com as declarações do gestor. Na gravação do primeiro vídeo, Geraldo Julio esteve reunido com um grupo de taxistas.
Confira o vídeo que causou toda a polêmica:
FONTE: fOLHA PE COM ALEX RIBEIRO

segunda-feira, 5 de setembro de 2016

GRANDE RECIFE INAUGURA MAIS UMA CENTRAL DE ATENDIMENTO AO CLIENTE


Os usuários do transporte público poderão contar com mais uma Central de Atendimento ao Cliente (CAC), a partir desta terça-feira (06). Dessa vez quem ganha a central é o Terminal Integrado Barro. O novo espaço é de fácil acesso aos usuários e é lá onde os passageiros poderão tirar dúvidas sobre itinerários e linhas, além de poder registrar reclamações, sugestões/elogios e tirar dúvidas referentes ao terminal e ao Sistema de Transporte Público de Passageiros.

Atualmente, dos 24 Terminais Integrados localizados no Recife e Região Metropolitana, 12 contam com a Central de Atendimento ao Cliente. As Centrais também funcionam como ponto de recebimento de documentos e objetos que por ventura os usuários venham a perder ou encontrar nos ônibus ou no próprio terminal. No espaço, existe uma atendente que irá registrar esses documentos ou objetos encontrados. A Central de Atendimento do Barro funciona no horário de segunda a sexta, das 7h às 19h, e no sábado das 7h às 13h.
fonte:http://www.granderecife.pe.gov.br/web/grande-recife/exibir_noticia?groupId=1726912&articleId=3533244&templateId=1731187

ELEIÇÕES 2016 - PREFEITO GERALDO JÚLIO EM CAMPANHA PROMETE FISCALIZAR E COMBATER O UBER NO RECIFE



Em vídeo publicado nas redes sociais, o prefeito do Recife, Geraldo Julio (PSB), que busca a reeleição, afirma que o Executivo municipal vai intensificar a fiscalização do transporte individual de passageiros. Nas imagens, o gestor aparece reunido com um grupo de taxistas e diz que a mídia serve para que a categoria saiba dos resultados da reunião.
“Existe uma lei federal que diz que, no Brasil, transporte individual de passageiros é privativo de taxista. A Prefeitura vem cumprindo sua responsabilidade de fiscalização e vai intensificar. Vai ser feita uma comissão que vai ser uma interlocução permanente com os taxistas para fazer o acompanhamento de todas as ações de fiscalização para que seja cumprida a lei federal”, diz Geraldo, no vídeo.
As imagens foram gravadas às vésperas de um protesto programado na Capital contra o aplicativo Uber, que ocorre desde o início da manhã desta segunda-feira (5). O grupo deve seguir em carreata até a sede do Executivo municipal.
FONTE: fOLHA PE CADERNO bLOG DA fOLHA Márcio Didier, com Branca Alves e Alex Ribeiro

Após concentração, taxistas saem em carreata no Recife contra o Uber Segundo Carreras, categoria será recebida pelo prefeito Geraldo Julio às 9h, na Prefeitura do Recife



Os taxistas do Grande Recife saíram em caminhada, por volta das 8h30 desta segunda-feira (5), pelas ruas do Recife. A categoria, que estava concentrada desde as 6h na avenida Beira Rio, na Madalena, na Zona Oeste do Recife, protesta contra os veículos que fazem transporte de passageiros utilizando aplicativos de celular para receber chamadas. A manifestação, que tem como alvo principal o app Uber, prevê uma carreata pela área Central da capital pernambucana.

A ideia dos organizadores é realizar uma carreata até a Prefeitura do Recife, no Cais do Apolo, passando pelo Palácio do Campos das Princesas, no bairro de Santo Antônio. Segundo Washington Teles, um dos organizadores do ato, a categoria, que deve ocupar todas as faixas da via, vai fazer um ato pacífico. "Vamos realizar uma manifestação pacífica. Pretendemos passar pela avenida Conde da Boa Vista também, mas a gente vai ocupar todas as faixas da via. Ontem, conversamos com o prefeito, mas queremos oficializar a negociação", comentou.
O Secretário de Turismo Esportes e Lazer de Pernambuco, Felipe Carreras, conversou com os taxistas na manhã desta segunda e se mostrou sensível à reivindicação da categoria. "A gente veio aqui falar olho no olho. Somos sensíveis à reivindicação dos taxistas, que têm um papel importante. Eles transportam não só os pernambucanos, mas os turistas também. Negociamos uma manifestação pacífica, que não complique o trânsito", comentou. Ainda segundo o secretário, o prefeito Geraldo Julio vai receber uma comissão às 9h.
fonte: Folha Pe

sexta-feira, 2 de setembro de 2016

Zona Azul nos suburbios - Entorno do Mercado da Madalena terá primeira Zona Azul fora do Centro.

A partir de sábado, serão 43 vagas de estacionamento regulamentadas. 
Novidade provocará mudanças no trânsito de algumas ruas próximas.

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Recife na Madalena
A partir deste sábado (3), o bairro da Madalena, na Zona Oeste do Recife, vai passar a contar com a primeira Zona Azul fora da área central da capital pernambucana. A Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano do Recife (Semoc) e a Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) vão inaugurar 43 vagas de estacionamento rotativas, sendo 42 destinadas a veículos de passeio e uma para carga e descarga.
As vagas ficarão na pista local da Rua Real da Torre, em frente ao Mercado da Madalena. Para possibilitar a implantação das vagas, serão necessárias mudanças no trânsito da área. A pista local da Rua Real da Torre, que é mão dupla, passará a ser mão única no sentido Rua José Osório/Rua Menezes Drumond.
Apenas um pequeno trecho da pista, a partir da Rua Menezes Drumond, permanecerá com circulação nos dois sentidos, para facilitar o acesso dos moradores à pista principal da Rua Real da Torre. Além disso, a Rua Dom João de Souza passará a ter o sentido invertido, agora em direção à Rua Real da Torre.
De acordo com informações da Prefeitura do Recife, além de toda a sinalização necessária, haverá equipes de orientadores e agentes de trânsito monitorando a área e explicando as mudanças aos condutores que circulam no entorno. Estacionar de forma irregular nas vagas de Zona Azul é considerado infração grave, com multa no valor de R$ 127,69 e cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação, e o veículo está passível de remoção ao depósito.
Atualmente, o Recife possui cerca de 2.400 vagas de Zona Azul regulamentadas, todas localizadas na região central da cidade. Todas as vagas de Zona Azul são rotativas, com tempo de permanência máxima de duas horas, e tem o valor de R$ 1. O horário de funcionamento será de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e aos sábados, das 8h às 16h.
http://g1.globo.com/pernambuco/noticia/2016/09/entorno-do-mercado-da-madalena-tera-primeira-zona-azul-fora-do-centro.html

terça-feira, 30 de agosto de 2016

CLÁSSICO DAS MULTIDÕES TERÁ ESQUEMA ESPECIAL DE ÔNIBUS PARA ARENA DE PERNAMBUCO

O jogo de volta entre Sport X Santa Cruz que acontece nesta quarta-feira (31), na Arena de Pernambuco, contará com um esquema especial de ônibus para auxiliar os torcedores no deslocamento até o estádio. O clássico das multidões começa às 21h45 e o torcedor terá três opções de deslocamento para chegar à Arena utilizando o transporte público. 
 
O Consórcio irá ativar a linha especial 058 - Expresso Arena, que irá operar com até 4 veículos BRT. Os BRTs sairão do segundo módulo da Estação Derby, localizado mais próximo ao Quartel, e irão direto para o estádio. As viagens são expressas e o serviço estará à disposição dos torcedores das 18h45 às 20h45. Na volta para casa, os veículos da linha especial 058 aguardarão os torcedores na Arena, a partir das 23h45. O Grande Recife lembra que haverá venda antecipada de pulseira na Estação Derby e na Arena de Pernambuco, apenas em dinheiro. A pulseira garante a ida e a volta do torcedor e pode ser adquirida por R$ 15,00. É importante lembrar que como se trata de um serviço especial, não será aceita meia passagem e nem gratuidade na linha.
Além dessa opção de deslocamento, os torcedores poderão chegar ao estádio através do metrô e dos Terminais Integrados. Os torcedores do Sport, time mandante, poderão utilizar a linha Centro do metrô e desembarcar no Terminal Integrado Cosme e Damião. Ao chegar no terminal, sete veículos da linha 047 – Cosme e Damião/Arena estarão à disposição dos usuários, a partir das 19h30. Já no retorno para casa, a linha 047 estará aguardando os usuários no estádio para seguir de volta ao Terminal Integrado Cosme e Damião. Quem optar por se deslocar através do TI Cosme e Damião deve adquirir a pulseira da volta antes da partida, no valor de R$ 2,80 no próprio TI. Os usuários devem pegar os ônibus no mesmo lugar onde desembarcaram.

Já os torcedores do Santa Cruz, time visitante, devem optar por se deslocar pelo Terminal Integrado TIP na linha 048 – TI TIP/Arena. Os veículos da linha especial estarão aguardando os torcedores no TI, a partir das 19h30. A linha opera com tarifa A (R$2,80) e o pagamento poderá ser feito em dinheiro ou com o VEM Estudante ou Comum. Não será aceita meia passagem e gratuidade. Na volta para casa, o embarque desta linha acontecerá do lado oposto onde os usuários desembarcaram, ao lado o elevado da BR-408. O Grande Recife irá acompanhar toda a operação e fazer os ajustes que forem necessários.

Para mais informações, os usuários devem entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente, no 0800 081 0158.
fonte: Site GRCT

PARTIDA ENTRE NÁUTICO X LONDRINA TEM ESQUEMA ESPECIAL DE ÔNIBUS

O Náutico enfrenta o Londrina (PR) às 20h30, na Arena de Pernambuco, nesta terça-feira (30). A partida é válida pelo Campeonato Brasileiro da série B. Para facilitar o deslocamento dos torcedores até o estádio, o Grande Recife organizou um plano especial de mobilidade com ativação de linha especial.

Na ida à Arena, os torcedores poderão utilizar a linha Centro do metrô e desembarcar no Terminal Integrado Cosme e Damião. Ao chegar ao terminal, a partir das 19h30, veículos da linha 047- Cosme e Damião estarão disponíveis para levar os usuários à Arena de Pernambuco.

Já no retorno para casa, a linha 047 estará aguardando os usuários no estádio para seguir de volta ao Terminal Integrado Cosme e Damião, a partir das 22h30. Os usuários que se deslocarem pelo TI Cosme e Damião devem adquirir a pulseira da volta antes da partida, no valor de R$ 2,80, no próprio TI. É importante lembrar os usuários devem pegar os ônibus no mesmo lugar onde desembarcaram.

Para mais informações, os usuários podem entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente, no 0800 081 0158. 
fonte: site GRCT
http://www.granderecife.pe.gov.br/web/grande-recife/exibir_noticia?groupId=1726912&articleId=3531064&templateId=1731187

Vigilantes do metrô protestam contra morte de colega e salários atrasados.


Manifestação teve início às 6h desta terça (30), na Estação Werneck. 
Grupo reivindica pagamento de dois meses de salário e vale alimentação.

Após a morte de um vigilante do metrô na segunda-feira (29), a categoria realizou um protesto na Estação Werneck, na manhã desta terça (30). Os funcionários terceirizados chegaram ao local por volta das 6h e, além de demonstrar repúdio à morte do colega durante o expediente, eles também pediram o pagamento de salários e benefícios atrasados. [Veja vídeo acima]. Por volta das 13h, uma comissão foi recebida por representantes da superintendência do Metrô do Recife para discutir as reivindicações.
Categoria reclama da morte de um vigilante no Metrô do Recife na última segunda (29) (Foto: Marlon Costa/Pernambuco Press)“Viemos prestar solidariedade à família do companheiro vitimado ontem, mas tínhamos planejado esse protesto, porque estamos sem receber salário há dois meses e sem receber o vale alimentação há quatro meses. A categoria não aguenta mais o que está acontecendo”, disse o diretor do Sindicato dos Vigilantes de Pernambuco(Sindesv), Gilberto Olímpio. Ainda segundo ele, a insegurança dos profissionais também é uma questão delicada.

“Eles reduziram o número de vigilantes e disseram que era por causa da crise financeira. Agora, são poucos profissionais para dar conta de milhares de passageiros que passam pelas estações todos os dias”, criticou o representante da categoria. Ainda segundo Olímpio, a empresa terceirizada já adiou a data de pagamento dos salários por três vezes. “Eles jogam a responsabilidade para o metrô e o metrô joga para eles. No final, quem se prejudica é o trabalhador”, avaliou.
Categoria reclama da morte de um vigilante
(Foto: Marlon Costa/Pernambuco Press)
Segundo o representante do Sindesv, a categoria promete acampar na estação caso não haja resposta da CBTU ou da empresa terceirizada. O G1 tentou entrar em contato com a empresa terceirizada, mas não obteve retorno. A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), por sua vez, informou ter depositado R$ 1 milhão na conta da empresa terceirizada na segunda (29).
De acordo com o assessor do órgão, Salvino Gomes, o depósito não foi feito anteriormente, porque a empresa apresentava certidões negativas, o que inviabiliza a transferência financeira. Ainda segundo a Companhia, os valores atrasados devem entrar na conta dos trabalhadores até a quarta (31).

Morte no metrô
Na última segunda (29), um vigilante de 51 anos foi assassinado na Estação Ipiranga do Metrô do Recife. De acordo com a Polícia, três homens estacionaram um veículo na frente da entrada de acesso às catracas, entraram no metrô e, na plataforma de embarque e desembarque, efetuaram disparos contra o segurança, que foi atingido na cabeça e no pescoço e morreu no local.
Corpo do vigilante, que trabalhava há quatro anos como segurança do metrô, é recolhido pelo IML (Foto: Marlon Costa Lisboa/Pernambuco Press)Corpo do vigilante, que trabalhava há quatro anos como segurança do metrô, é recolhido pelo IML (Foto: Marlon Costa Lisboa/Pernambuco Press)
Segundo a CBTU, o crime aconteceu às 11h45. O vigilante, que trabalha há quatro anos no local, estava de colete balístico, mas de nada adiantou. A companhia revelou, ainda, que a Polícia Militar fez buscas na região e chegou a deter três pessoas, que foram levadas para o Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), no bairro do Cordeiro, na Zona Oeste do Recife. A estação tinha pouco movimento no momento do assassinato. Por isso, a Polícia Civil vai usar as imagens das câmeras de segurança para identificar os suspeitos.
fonte: G1 Pe

BRT BRASIL - O exemplo dos BRTs do Rio quebrando alguns “mitos” da mobilidade

BRT Rio de Janeiro
BRTs no Rio de Janeiro precisam de melhorias, mas aumentaram a qualidade de vida da população.Foto: Renato Sette Camara
Cidadãos do Rio de Janeiro ganharam até três por dia e malha de corredores desmistifica alegação de que sistema “nasce” saturado, mostra jornal
ADAMO BAZANI
Críticos do BRT do Rio de Janeiro diziam que as linhas do Transoeste e Transcarioca já estavam saturadas e começaram a criticar o modal de transporte.
No entanto, com a inauguração de mais um lote BRT Transoeste, a demanda começou a se organizar, o que vem provar que, além obviamente do Metrô, mais corredores de ônibus em cidades como Rio de Janeiro, Curitiba, Salvador e São Paulo são medidas certas para melhoria da mobilidade urbana.
Mas não bastam um ou dois corredores de ônibus ou alguns parcos quilômetros de metrô. São necessárias malhas, redes e muito mais.
Reportagem do Jornal Extra desta segunda-feira, 29 de agosto, revela com dados oficiais e por entrevistas com os passageiros que apenas o serviço parador do BRT Transolímpica, entre a Vila Militar e Recreio, e o lote Zero do Transoeste, inaugurado recentemente entre Alvorada e Jardim Oceânico, já estão provocando mudanças no comportamento dos passageiros que economizam até três horas no trajeto ida e volta entre casa e trabalho.
No caso do corredor Transolímpica, a previsão inicial era de diminuição de 60% no tempo de percurso, ou seja, cerca de 30 minutos. Mas quem mora em locais mais distantes e precisa utilizar esse corredor tem contado com uma redução de tempo ainda maior.
Outra prova de que os BRTs beneficiam as pessoas mais necessitadas de serviços públicos.
Já o lote Zero reduziu em 50%, mas em alguns casos, a viagem ficou mais rápida que isso.
REORGANIZAÇÃO DA DEMANDA
Com mais um trecho de corredor BRT, está havendo uma organização da demanda de passageiros.
De acordo com o consórcio BRT, a abertura do Transolímpica provocou uma migração de usuários que antes seguiam pelos corredores já existentes.
Apenas nos primeiros dias de novo corredor, 10% da demanda dos passageiros que embarcavam no Transcarioca pelo terminal Paulo Portela, em Madureira, foram para o Transolímpica. Isso significa uma migração de quatro mil pessoas por dia.
O secretário municipal de Transportes, Alexandre Sansão, disse ao jornal que só em Mato Alto e Magarça deve ter uma redução de 5% (1.300) dos passageiros que vão preferir a conexão com a Transolímpica na Vila Militar ou em Magalhães Bastos e, futuramente, Sulacap, que deve abrir com o serviço expresso, após a Paralimpíada.
— Com a Transolímpica a gente tem uma rede de transporte e isso dá alternativa ao passageiro — avalia Sansão.
O lote Zero do Transoeste é considerado estratégico porque geograficamente tem uma posição de estações e terminais que promove o equilíbrio nos deslocamentos em relação ao Transcarioca e ao Transolímpica.
“Segundo o consórcio BRT, o trajeto do BRT Transolímpica fica entre o traçado do Transcarioca e o do Transoeste e, neste sentido, o Terminal Marechal Fontenelle surge como nova opção para quem deseja, por exemplo, seguir para Bangu, Realengo e Padre Miguel.”
A reportagem também destaca que apenas nos primeiros dias, o trecho do lote Zero do Transoeste transporta em torno de 20 mil passageiros por dia.
No entanto, este trecho deve atrair ainda mais usuários. A secretaria de transportes da cidade prevê que quando lote Zero ganhar operação plena, contando com linhas expressas, a demanda atual de todo Transoeste deve passar dos 200 mil passageiros por dia para 320 mil passageiros diários. Mesmo assim, por causa das conexões, não haverá saturação, garante.
IMPORTANTE:
Vale ressaltar, para os mais exaltados de plantão, que nem a reportagem de o Extra, nem este artigo, dizem que os BRTs no Rio de Janeiro não têm problemas, não apresentam lotação, principalmente nos horários de pico, ou que não tenham problemas.
Mas quando a há benefícios para a população, como comprovadamente existiram com os corredores de ônibus da capital fluminense, seria leviandade não citá-los.
Assim os BRTs do Rio de Janeiro precisam de melhorias, precisam ter uma malha maior, mas é uma simplificação perigosa dizer que estão “se saturando” sem entender esse contexto apresentado de malhas e maior oferta.
NÃO É O BRT QUE SE SATURA, MAS SIM AÇÕES INCOMPLETAS:
O exemplo do Rio de Janeiro, de acordo com os dados, mostra que o BRT não se satura tão rapidamente como alguns insistem em dizer. No entanto, é necessário planejar uma rede de ônibus e não apenas intervenções pontuais. É o mesmo que ocorre com o Metrô.
É óbvio que chega um determinado momento que a demanda pode alcançar o pico de capacidade do modal. Mas é importante entender que isso não é exclusividade dos corredores de ônibus. Existem linhas de metrô que já estão praticamente em seu limite.
É o caso da linha 3-Vermelha de São Paulo. Com a mudança e modernização de sinalização, que podem diminuir a distância entre os trens, haverá mais a capacidade.
Mesmo assim será insuficiente para atender plenamente à demanda.
As linhas da CPTM paralelas também são importantes no caso da linha 3-Vermelha, assim como o corredor de ônibus tão esperado da Radial Leste, que não tem previsão certa de sair do papel.
A linha de ônibus 4310/10, chamada de Golden Line, leva praticamente o mesmo tempo de deslocamento do Metrô da linha 3, entre Itaquera (zona leste) e o Parque Dom Pedro II (centro) e circula apenas em faixas à direita.
Se houver BRT na Radial Leste ,muita gente do metrô pode optar pelo ônibus, como já ocorre com esta linha 4310/10, havendo assim uma redução da “saturada” da linha 3- vermelha.
BOBAGEM É RIVALIZAR:
O exemplo ainda mostra que é uma extrema bobagem rivalizar modais, como ainda muitos insistem em fazer ou por interesse econômico, ou por puro gosto ou então por falta de conhecimento mesmo.
O BRT jamais vai substituir a necessidade de metrô, mas o metrô também jamais vai substituir a necessidade de BRT. Isso mesmo! Em alguns perfis e deslocamento, o metrô não traz as mesmas vantagens dos corredores de ônibus que são mais capilares (vão onde os trilhos nem sempre conseguem) e de implantação rápida com menor custo.
O mantra: “Metrô é a solução! Metrô é solução! Metrô é a solução, Metrô é a solução”só serve para discussões acaloradas e pouco produtivas entre ditos especialistas ou para promessas vazias de políticos.
“Metrô é a solução, sim”. “Ônibus é a solução, sim”, “Bicicleta é a solução, sim” e principalmente, a reorganização dos perfis de deslocamento das cidades, ao mesmo tempo que se pensa numa malha de transportes de alta e média capacidade.
MEDIDAS NÃO ELEITOREIRAS, MAS INDISPENSÁVEIS:
É importante reorganizar a cidade na oferta de oportunidades, de emprego, renda e serviços.
Nenhuma cidade que se propõe a ser moderna pode pensar ainda em manter o modelo pelo qual os cidadãos moram de um lado do território e precisam cortar todo o município para ir trabalhar ou estudar.
É certo que isso demora pra acontecer. Se na realidade das cidades brasileiras, há polêmicas até mesmo pra se fazer uma faixa para ônibus ou uma ciclovia, e corredores de ônibus simples, que nem são BRTs, demoram anos para saírem do papel, é claro que uma reorganização dessa não vai ser do dia para a noite, mas isso já deve começar a ser feito.
E planos diretores bem elaborados que pensam no futuro de verdade também são fundamentais nesse processo de mudança do perfil das cidades.
Mas mobilidade não é apenas corredor de ônibus, metrô e reorganização da cidade no futuro.
É pensar AGORA nos cidadãos que se deslocam a pé, que na prática, são todos. Afinal até mesmo quem vai trabalhar ou estudar de carro é pedestre em algum momento do seu trajeto.
Quem utiliza o transporte público precisa se deslocar a pé até a estação ou ponto.
Como estão as calçadas? Como está sendo o cumprimento das leis de trânsito, que dizem que o pedestre é prioridade nas vias?
A vantagem do BRT bem elaborado também é priorizar o pedestre, que é o seu público, seu cliente, seu faturamento, em última instância.
E nas medidas que devem ser tomadas agora também é necessário que os gestores públicos, apesar de serem políticos partidários em sua essência, não pensem apenas nos holofotes, mas no cidadão de fato.
É muito bonito inaugurar um BRT, inaugurar a “inovação” do monotrilho, uma linha de metrô (nem que sejam poucos quilômetros apenas). Dá mídia, sai nos jornais.
Mas e a intervenção de trânsito e transportes nas periferias?
Como é o serviço de ônibus pequenos e lotações alimentadores de grandes sistemas?
Não adianta muito para quem mora em áreas afastadas ter um BRT ou um metrô maravilhoso, se é difícil chegar até ele.
É necessário também pensar na qualidade e na eficiência dos ônibus e vans alimentadores e, às vezes, intervenções simples podem mudar a realidade de muitas pessoas que deixam de fazer um curso, deixam de ficar mais tempo com a família, porque estão presas no trânsito.
Por exemplo: a questão dos estacionamentos em vias estreitas das periferias. Muitas vezes os ônibus de pequeno porte ou a lotação ficam presos em trânsito da periferia porque há carro parado em todo lado.
Por que também não pensar na reorganização do trânsito nas áreas mais afastadas? Não proibindo estacionamento, mas regulamentando horários, fiscalizando melhorando, inclusive as condições de via.
É muito bonito ter um BRT que parece um tapete enquanto que nas periferias, as viagens são atrasadas por causa de buracos, de valetas desnecessárias e outros obstáculos que até quebram diariamente os ônibus.
Vale a reflexão para que a mobilidade não faça ainda mais parte de um “oba-oba político”, como infelizmente ocorre nas campanhas.
FONT: Adamo Bazani, jornalista