terça-feira, 30 de agosto de 2016

Vigilantes do metrô protestam contra morte de colega e salários atrasados.


Manifestação teve início às 6h desta terça (30), na Estação Werneck. 
Grupo reivindica pagamento de dois meses de salário e vale alimentação.

Após a morte de um vigilante do metrô na segunda-feira (29), a categoria realizou um protesto na Estação Werneck, na manhã desta terça (30). Os funcionários terceirizados chegaram ao local por volta das 6h e, além de demonstrar repúdio à morte do colega durante o expediente, eles também pediram o pagamento de salários e benefícios atrasados. [Veja vídeo acima]. Por volta das 13h, uma comissão foi recebida por representantes da superintendência do Metrô do Recife para discutir as reivindicações.
Categoria reclama da morte de um vigilante no Metrô do Recife na última segunda (29) (Foto: Marlon Costa/Pernambuco Press)“Viemos prestar solidariedade à família do companheiro vitimado ontem, mas tínhamos planejado esse protesto, porque estamos sem receber salário há dois meses e sem receber o vale alimentação há quatro meses. A categoria não aguenta mais o que está acontecendo”, disse o diretor do Sindicato dos Vigilantes de Pernambuco(Sindesv), Gilberto Olímpio. Ainda segundo ele, a insegurança dos profissionais também é uma questão delicada.

“Eles reduziram o número de vigilantes e disseram que era por causa da crise financeira. Agora, são poucos profissionais para dar conta de milhares de passageiros que passam pelas estações todos os dias”, criticou o representante da categoria. Ainda segundo Olímpio, a empresa terceirizada já adiou a data de pagamento dos salários por três vezes. “Eles jogam a responsabilidade para o metrô e o metrô joga para eles. No final, quem se prejudica é o trabalhador”, avaliou.
Categoria reclama da morte de um vigilante
(Foto: Marlon Costa/Pernambuco Press)
Segundo o representante do Sindesv, a categoria promete acampar na estação caso não haja resposta da CBTU ou da empresa terceirizada. O G1 tentou entrar em contato com a empresa terceirizada, mas não obteve retorno. A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), por sua vez, informou ter depositado R$ 1 milhão na conta da empresa terceirizada na segunda (29).
De acordo com o assessor do órgão, Salvino Gomes, o depósito não foi feito anteriormente, porque a empresa apresentava certidões negativas, o que inviabiliza a transferência financeira. Ainda segundo a Companhia, os valores atrasados devem entrar na conta dos trabalhadores até a quarta (31).

Morte no metrô
Na última segunda (29), um vigilante de 51 anos foi assassinado na Estação Ipiranga do Metrô do Recife. De acordo com a Polícia, três homens estacionaram um veículo na frente da entrada de acesso às catracas, entraram no metrô e, na plataforma de embarque e desembarque, efetuaram disparos contra o segurança, que foi atingido na cabeça e no pescoço e morreu no local.
Corpo do vigilante, que trabalhava há quatro anos como segurança do metrô, é recolhido pelo IML (Foto: Marlon Costa Lisboa/Pernambuco Press)Corpo do vigilante, que trabalhava há quatro anos como segurança do metrô, é recolhido pelo IML (Foto: Marlon Costa Lisboa/Pernambuco Press)
Segundo a CBTU, o crime aconteceu às 11h45. O vigilante, que trabalha há quatro anos no local, estava de colete balístico, mas de nada adiantou. A companhia revelou, ainda, que a Polícia Militar fez buscas na região e chegou a deter três pessoas, que foram levadas para o Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), no bairro do Cordeiro, na Zona Oeste do Recife. A estação tinha pouco movimento no momento do assassinato. Por isso, a Polícia Civil vai usar as imagens das câmeras de segurança para identificar os suspeitos.
fonte: G1 Pe

Nenhum comentário:

Postar um comentário